XXXV Congresso da ANPPOM
Comunicação – Subáreas e Simpósios Temáticos

ST 01 – Acervos Musicais Brasileiros

ID Subárea Título PDF
349 ST1 Presença e atuação musical feminina no Recife entre os séculos XIX e XX: Apontamentos documentais a partir do Acervo Padre Jaime Diniz
Wheldson Rodrigues Marques; Gilson Rodrigues Chacon de Oliveira
PDF
120 ST1 O Acervo musical da Igreja Matriz de São José da cidade de Além Paraíba: Vestígios de uma atividade musical de características locais
Fernando Lacerda Simões Duarte
PDF
257 ST1 Instrumentos musicais e documentos musicográficos no acervo do Museu da Capela das Irmãs Dominicanas de Monteils em Uberaba-MG
Fernando Lacerda Simões Duarte
PDF
489 ST1 Os documentos musicográficos no arquivo da Cúria Metropolitana de Pouso Alegre, em Minas Gerais: características e a busca por conexões com a história local
Fernando Lacerda Simões Duarte
PDF
73 ST1 Entre acervos, coleções e espólios: a obra musical de Frei Pedro Sinzig na Alemanha
Marta Castello Branco
PDF
43 ST1 Abordagem etnográfica em acervos musicográficos
Nira Pomar
PDF
260 ST1 Arranjos de Cyro Pereira na Rádio Record: memória e desafios na pesquisa de obras não catalogadas
Pedro Henrique Melo Pousas Melo Pousas
PDF
275 ST1 Transformações nos sites da ANPPOM: contexto, linha do tempo e perdas informacionais e documentais
Renato Pereira Torres Borges
PDF
277 ST1 Rumo a um Guia Digital de Acervos Musicais
Renato Pereira Torres Borges
PDF
495 ST1 Presença brasileira no RISM: Repertório Internacional de Fontes Musicais
Rosana Lanzelotte
PDF

ST 03 – Música e interseccionalidade: deficiência, racialidade e outros marcadores sociais da diferença em contextos educacionais

ID Título PDF
485 ST3 A inclusão de estudantes surdos nas práticas musicais coletivas: o papel pedagógico do Programa Música na Rede
Julia de Oliveira Bolina; Ana Carolina dos Santos Martins; Ingride Miranda da Silva Narciso
PDF
480 ST3 Performance Musical Acessível: Cantora-sinalizante e a Interdependência como Prática de Inclusão
Lara Cheluje; Ana Carolina dos Santos Martins
PDF
121 ST3 Transtorno do Espectro Autista: mitigado pelas políticas públicas no contexto da inclusão educacional
Tayná Kethellen Santiago Alves; Cassia Virgínia Coelho de Souza
PDF
108 ST3 Estratégias pedagógicas de professores de música em Belém-PA para autistas: um estudo investigativo em andamento
Celso Alexandre de Araújo Ribeiro; Jessika Rodrigues da Silva
PDF
162 ST3 Atuação Docente em Música e a Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva de Alunos com TEA: Pesquisa em Andamento
Paulo Roberto da Costa BARRA; JESSIKA RODRIGUES DA SILVA
PDF
325 ST3 Educação Musical Especial: : A 13ª Diretriz para currículos criativos e inovadores em música
Ana Carolina dos Santos Martins; Marcus Vinicius Medeiros Pereira
PDF
397 ST3 Inclusão cultural de pessoas com deficiência em práticas musicais comunitárias
Etna Marzolla Gutierres
PDF
523 ST3 Onde me veem, mas não me enxergam: a invisibilidade de estudantes neurodivergentes na Faculdade de Música do Espírito Santo “Maurício de Oliveira” — Fames
Julia de Oliveira Bolina
PDF
364 ST3 Música e inclusão no curso de licenciatura em música da UFCG: primeira oficina de música para pessoas surdas
Marisa Nóbrega Rodrigues
PDF
502 ST3 Para além da escuta auditiva: práticas musicais inclusivas com pessoas surdas
THIAGO GUEDES REIS
PDF
191 ST3 Educação musical para surdos: uma revisão de literatura da produção acadêmica (2019 – 2025)
Mercia Mathias
PDF

ST 04 – Práticas em Pesquisa Artística: metodologias, epistemes e poéticas

271 ST4 Sarabanda do meu jeito: desafios técnico-interpretativos da obra de Mignone para quatro fagotes
Ricardo Aurélio de oliveira; Catherine Carignan; Fábio Cury; Romeu Rabelo
PDF
40 ST4 Artista, operador, pesquisador: um percurso metodológico de pesquisa artística em performance musical com base em instanciações
Bruno da Silva Ghirardi; Luís Antônio Eugênio Afonso
PDF
142 ST4 Ligando pontos no mapa do jazz manouche brasileiro: de Django Reinhardt a Garoto e Laurindo de Almeida
Fernando Campos Caramori; Luiz Carlos Mantovani Junior
PDF
222 ST4 Pesquisa artística em movimento: Processos de construção interpretativa em Mais uma lenda de Francisco Mignone
Fábio Cury; Ricardo Aurélio de Oliveira; Romeu Rabelo ; Catherine Carignan
PDF
58 ST4 Amazônia paraense sampleada: o entrelaçar de narrativas, paisagens e cultura digital
Joliene Kate Nascimento Pinto; Sônia Maria Moares Chada
PDF
425 ST4 Seria a pesquisa artística apropriada para a teorização da improvisação livre?
Lucca Perrone Totti
PDF
202 ST4 A presença do modalismo na Suíte Violão ao Sul: investigando a busca por unidade entre as canções
Mateus Moraes
PDF
433 ST4 Estudo 1: composição, prática e reflexão autoetnográfica na pesquisa artística em música
Rafael Gonçalves
PDF
259 ST4 Escutando a dança-frevo: a composição de frevo de rua a partir da improvisação do passista
Rodolfo Santos
PDF
483 ST4 Fotografias da infância como um disparador criativo: cartografia sentimental e pesquisa artística na criação da canção Maria
Sara Firmino de Oliveira
PDF
232 ST4 Escrever com música: possibilidades metodológicas para uma etnografia poética através da canção
Vítor Vieira Machado
PDF
524 ST4 A performance na música eletroacústica mista: perspectivas de permanência a partir da pesquisa artística
William Teixeira da Silva
PDF

ST 05 – Encontros entre Educação Musical e Etnomusicologia: música, colonialidade e práxis de resistência

270 ST5 Reflexos de colonialidade nas práticas de coleta musical: uma análise da relação entre informantes e folcloristas
Marcos Paulo Cassiano de Lima; Andrea Albuquerque Adour da Camara
PDF
478 ST5 O O mestre de cultura no processo de transmissão de saberes e fazeres do reisado de congo
Karine Freire Teles Alves; Ewelter de Siqueira e Rocha
PDF
16 ST5 O estudo da saraswati veena e da música carnática no sul da Índia
ADRIANO MICHALOVICZ
PDF
302 ST5 Oficina como forma de vida: formação musical e criação situada na Música Universal
Francisco Orniudo Fernandes Filho
PDF
486 ST5 O O reflexo da colonialidade nas práticas de música sinfônica em projetos sociais, localizados na cidade do Rio de Janeiro (RJ)
Gláucia Maciel
PDF
389 ST5 O PD enquanto acessibilidade à práticas anti-hegemônicas
LEONARDO MATEUS LOURENÇO
PDF
449 ST5 Tribo carnavalesca Comanches: ressonâncias de uma resistência afro-indígena no carnaval gaúcho
Stefania Johnson Colombo
PDF
282 ST5 Violência simbólica de gênero contra mulheres musicistas compositoras: uma revisão de escopo
Janaina Fellini; Gislaine Cristina Vagetti
PDF
240 ST5 Levantamento de obras para percussão orquestral escritas por mulheres
Camila Cristina Cardoso; Juliane Cristina Larsen
PDF
112 ST5 Trajetórias de mulheres violonistas no Ensino Superior: Um estudo de caso na UFSJ
Carolina Vilela Domingues; Luísa Camargo Mitre de Oliveira
PDF
315 ST5 Zaíra de Oliveira: análise historiográfica de uma cantora pelo viés do feminismo negro
Luzia Eleonora Rohr Balaj; Pedro de Moura Aragão
PDF
129 ST5 Tia Amélia – estratégias de ocupação dos espaços artísticos majoritariamente ocupados por homens
Natália Lepri; Sílvia Berg
PDF
218 ST5 Procura-se Maria Helena da Costa: retalhos biográficos de uma compositora desaparecida
Fernando Magre
PDF
520 ST5 Trajetória musical, mulheres do carimbó e feminismos
Ingrid Rafaella Marques Corrêa
PDF
351 ST5 Maestra Dinorá de Carvalho e a Orquestra Feminina de São Paulo: memória, protagonismo e apagamento histórico
LARISSA MACEDO DA SILVA
PDF

ST 06 – Desafi(n)ando os cânones: música, feminismos e estudos de gênero

ID Título
282 ST6 Violência simbólica de gênero contra mulheres musicistas compositoras: uma revisão de escopo
Janaina Fellini; Gislaine Cristina Vagetti
PDF
240 ST6 Levantamento de obras para percussão orquestral escritas por mulheres
Camila Cristina Cardoso; Juliane Cristina Larsen
PDF
112 ST6 Trajetórias de mulheres violonistas no Ensino Superior: Um estudo de caso na UFSJ
Carolina Vilela Domingues; Luísa Camargo Mitre de Oliveira
PDF
315 ST6 Zaíra de Oliveira: análise historiográfica de uma cantora pelo viés do feminismo negro
Luzia Eleonora Rohr Balaj; Pedro de Moura Aragão
PDF
129 ST6 Tia Amélia – estratégias de ocupação dos espaços artísticos majoritariamente ocupados por homens
Natália Lepri; Sílvia Berg
PDF
218 ST6 Procura-se Maria Helena da Costa: retalhos biográficos de uma compositora desaparecida
Fernando Magre
PDF
520 ST6 Trajetória musical, mulheres do carimbó e feminismos
Ingrid Rafaella Marques Corrêa
PDF
351 ST6 Maestra Dinorá de Carvalho e a Orquestra Feminina de São Paulo: memória, protagonismo e apagamento histórico
LARISSA MACEDO DA SILVA
PDF

ST 07 – Ecologia sonora e criação musical

ID Subárea Título PDF
374 ST7 An ecology of invention: for relational, situated, and diverse practices in sound creation and research
José Henrique Padovani
PDF
510 ST7 A voz do vento: a musicalidade Terena entre a memória ancestral e a experimentação artística
Mariana Gonçalves
PDF
317 ST7 Vida Breve:polifonias multiespecíficas e espectroesculturas pantaneiras
Max Packer
PDF
254 ST7 Da imaginação ao gesto: aproximações entre a ecologia sonora e a performance musical
William Teixeira da Silva
PDF

ST 08 – O trabalho no campo da Música no Brasil

ID Título
328 ST8 Um olhar sobre as condições de trabalho de musicistas atuantes em gigs na cidade de Curitiba
Eduardo Comunello Eleotero ; Laize Soares Guazina
PDF
285 ST8 Ensino conservatorial e eurocentrismo contra o mundo do trabalho : de que formação precisam os/as musicistas hoje?
Álvaro Neder
PDF
353 ST8 Análise da representatividade de gênero em orquestras brasileiras: interfaces com políticas internacionais de diversidade, equidade e inclusão
Giullia Assmann Knothe
PDF
312 ST8 Do micro ao macrossocial: discutindo potências e limites de projetos sociais com a aula de música da Casa Amarela, Morro da Providência
Karin Peres Verthein
PDF
134 ST8 Músicos atuantes nos anos 1970 no Rio de Janeiro: : levantamento e análise das fichas de propostas de admissão ao SindMusi
Luciana Requião
PDF
379 ST8 A performance musical como trabalho imaterial: reflexões sociológicas
Nelson Soares
PDF
126 ST8 Trabalho e Performance Musical: um estudo com músicos atuantes nas décadas de 1980 e 1990 no Rio de Janeiro
Thiago Gomes
PDF

ST 09 – Música e Pensamento Afrodiaspórico

ID Título
365 ST9 Okè, Odé ko ké ma wo!: um estudo de caso da ortografia e transcrição fonética do yorubá a partir da Inteligência Artificial
Zelma Amaral da Rosa; Andréa Albuquerque Adour da Camara; Rafael Bezerra de Souza
PDF
68 ST9 Ancestralidades no método UPB e sua aplicabilidade para a educação básica
Elaine Guedes de Barros; Celso Garcia de Araújo Ramalho
PDF
44 ST9 O Apagamento de Johnny Alf, Leny Andrade e Alaíde Costa no caldeirão de preconceitos da bossa nova e sambajazz
Glaw Nader; Fausto Borém
PDF
320 ST9 Ensino e aprendizagem nas práticas tradicionais: O toque dos atabaques no candomblé ketu
Zabelê da Silva Medina; Paulo de Tarso Camargo Cambraia Salles
PDF
149 ST9 Cruzamentos da música africana em minha trajetória musical
Ailton Nascimento
PDF
72 ST9 Contracolonialismo e música experimental
Carlos Roberto Ferreira dos Santos
PDF
339 ST9 Hip Hop e Educação Musical: Uma revisão de literatura a partir de teses, dissertações, publicações da ABEM e da ANPPOM entre 2000 e 2024
Djenane Vieira dos Santos Silva
PDF
443 ST9 Juventude negra, pertencimento e criação musical: análise do projeto de extensão “Hip Hop de Dentro pra Fora” realizado com estudantes de Ensino Médio Integrado da rede Federal à luz da Pedagogia Hip Hop
Djenane Vieira dos Santos Silva
PDF
128 ST9 Década de 1950: A consolidação da Orquestra Afro-Brasileira impressa nas páginas dos jornais da época
Felipe Siles de Castro
PDF
78 ST9 Tocar é Saber: ancestralização e práticas musicais afro-diaspóricas como epistemologias encarnadas
Ferran Tamarit
PDF
18 ST9 Textos musicais de mbira em Moçambique na contemporaneidade: lutas e res(ex)istências
Micas Orlando Silambo
PDF
125 ST9 Gravações comerciais do início do século XX como fontes de estudo entre música e racialização: um estudo das linhas de cor sonoras aplicadas ao contexto brasileiro
Pedro de Moura Aragão
PDF
337 ST9 Aquilombamento sonoro e processos criativos: oralidade musical em Palmares
Stefani Silva Souza
PDF

ST 10 – Áudio e produção musical: agentes, meios, processos e desdobramentos

238 ST10 Desinmersão: audição para a realidade
Alexandre Siqueira de Almeida; Afonso Eder Portela de Messias
PDF
331 ST10 Tecendo um Varal: processos de criação, produção musical e formação: Processos de criação, produção musical e formação
Paloma Cristina Lima dos Santos; Bruno Westermann
PDF
500 ST10 O looping como recurso de criatividade e marca de estilo: Uma análise dos processos criativos de Glass, de Hania Rani
Luiza Mollulo; Daniel Tapia
PDF
237 ST10 Mediação e produção musical: relação entre concepção estética e procedimentos técnicos adotados pelo produtor musical no estúdio de gravação
Alexandre Siqueira de Almeida; Guilherme Sauerbronn de Barros
PDF
171 ST10 Avaliação comparativa de curva de resposta em frequência de microfones condensadores: desempenho de modelos de baixo custo frente ao Neumann KM184
Alexandre Maiorino; Yngrew Rafael Mendes Palmeira
PDF
497 ST10 Remasterização de fonogramas: reciclagem ou atualização?
Gilberto Assis Rosa
PDF
461 ST10 Práticas educativo-musicais em plataformas de produção musical online: revisão bibliográfica de uma pesquisa em andamento
Ian Bandeira
PDF
168 ST10 (Re)estruturação da área de áudio e tecnologias aplicadas à música na UFXX:: experiências, propostas e o fortalecimento do tripé universitário
Lucas Zangirolami Bonetti
PDF
177 ST10 Entre loops, samples e montagens:: definindo contrastes e explorando sonoridades em “Sludge”
Luisa Meirelles
PDF

ST 11 – Música, Corpo, Gênero e Sexualidade

122 ST11 Geni, malandra ou travesti? uma análise político-identitária da personagem por meio da dramaturgia da canção em Ópera do Malandro de Chico Buarque
Gabriel Vera Machado Mello; Claudiney Rodrigues Carrasco
PDF
368 ST11 Música, envelhecimento e necessidades psicológicas básicas:: a motivação de mulheres 60+ em uma escola particular de música
Débora Shirley; Mario Andre
PDF
46 ST11 Estudos de gênero e feminismos na música: : um levantamento bibliográfico dos anais dos Congressos da ANPPOM (2013-2023)
Carla Giovana Cabral; Yanaêh Vasconcelos Mota
PDF
507 ST11 Mulheres na Licenciatura em Música EaD da XXX: : desafios e possibilidades de acesso à pesquisa acadêmica
Jamilly Lidianne Freire de Mendonça
PDF
413 ST11 Pensar uma performance feminista: como a performance pode contribuir para a desconstrução do cânone musical
Nathalia Gidali
PDF
10 ST11 Pedagogia vocal e feminismos: análises e discussões para o ensino dos cantos populares do Brasil
Simone Valle
PDF
11 ST11 Feminismos e educação vocal: reflexões para práticas pedagógicas comprometidas com a resistência à opressão de gênero
Simone Valle
PDF

ST 12 – Choro Patrimônio Cultural do Brasil: desafios e estratégias

ID Título
356 ST12 Os Espaços do choro em Belo Horizonte a partir da sua inserção na Rádio Inconfidência
Ian Zadorosny Quadrps Vieira; Edite Rocha
PDF
346 ST12 II Encontro e Oficina de Choro na Escola de Música da UFBA
Gabriela de Mello Machado; Joel Luis da Silva Barbosa
PDF
250 ST12 A construção de um repositório virtual dos choros originais para flauta doce
Lucas Barbosa da Silva; Lucia Becker Carpena
PDF
101 ST12 A participação de compositoras e instrumentistas na construção da cena atual do choro na cidade de Belo Horizonte
Priscila Ribeiro Norberto; Lúcia Campos
PDF
244 ST12 O saxofone e o choro: revisão para um recital didático
Jorge Geraldo; Marcel Gregório de Almeida
PDF
375 ST12 Rodas de choro e dinâmicas de gênero:: Solos, silêncios e resistências
Beatriz Rodrigues Nascimento
PDF
373 ST12 A Base de Dados do Choro Patrimônio como ferramenta de salvaguarda
EDUARDA AVILA
PDF
310 ST12 Memórias do cavaquinho brasileiro no início do século XX: análise de uma entrevista com Honório Cavaquinho
Guido Tornaghi
PDF
116 ST12 Elementos idiomáticos do Violão de 7 Cordas de Aço utilizados no processo criativo e na concepção da obra Obrigado, Dino
Guilherme Lamas
PDF
348 ST12 Ginga 57: a interpretação de Moacyr Portes
Helder da Rocha Coelho
PDF
283 ST12 O Choro para flauta solo: uma análise reflexiva de dois arranjos de choros de roda
JANE PEDRO
PDF
145 ST12 O trompetista e compositor negro Bomfiglio de Oliveira e seus fonogramas associados à base de dados Discografia Brasileira
Juan Varela
PDF
456 ST12 No meu tempo era assim: elementos biográficos sobre a vida e a obra do compositor e bandolinista Rossini Ferreira
Leandro Montovani da Rosa
PDF
111 ST12 O simbólico e a prática do choro em Brasília: enfoque de um processo de reconstrução de identidades
Magda De Miranda Climaco
PDF

ST 13 – Quem Tem Medo da Música Popular? Discutindo as formas canônicas e as vozes dissonantes nas Universidades

ID ST Título PDF
421 ST13 A criação espiralar de Odete de Pilar
Guilherme Vieira Sperb
PDF
45 ST13 Entre permanências e rupturas: disputas curriculares na formação do músico popular
Letícia Dias de Lima
PDF

SA-1. Composição e Sonologia

ID SA Título/autores
39 SA1 Apontamentos para uma análise retórica de A-ronne: o madrigalle rappresentativo de Luciano Berio
Silvio Mansani da Silva; Acacio Tadeu de Camargo Piedade
PDF
472 SA1 Sobre uma convergência entre composição escrita e improvisação não-idiomática: em direção a uma escuta escritural
Lucca Perrone Totti; Austeclínio Lopes de Farias
PDF
387 SA1 O som direto como elemento composicional sonoro no cinema paraibano: : contribuições para a escuta estética
Breno Felipe Lima de Sousa; Cleisson de Castro Melo ; Enderson Flávio Barbosa Pereira
PDF
226 SA1 Entre tocar e jogar
Caio Silva Souza; Daniel Fils Puig
PDF
399 SA1 Diálogos entre orquestração, música contemporânea e práticas pedagógicas: uma revisão bibliográfica
Rafael Felicio Silva Godoi; Igor Leão Maia
PDF
75 SA1 A dimensão estético-política do debate sobre transcrição musical no Brasil
Alexandre Remuzzi Ficagna; Jackson Vinicius Dias Batista
PDF
66 SA1 Aspectos da teoria dos contornos aplicados na composição da peça Batalhas do Rio Paraíba para banda show
Diego Michel Coelho da Rocha; José Orlando Alves
PDF
95 SA1 Uma engenharia de sistemas composicionais contemplando a criação de um modelo monoparamétrico e sua aplicação no planejamento de Zaíra, a Rainha
Ana Miccolis; Liduino Pitombeira de Olibeira
PDF
193 SA1 Sonus ex machina: autonomia sonora em sintetizadores modulares na exposição Knob Detox
Felipe De Almeida Ribeiro; Lucas Carlos Chagas; Marcelo Augusto Sena Ribeiro de Campos
PDF
93 SA1 Dinâmica labial e o canto belting: um estudo sobre ajustes articulatórios e produção vocal
Rafael Augusto de Lima Barbosa; Mauricio Alves Loureiro
PDF
229 SA1 Intertextualidade musical na perspectiva das proporções revisionárias de Harold Bloom
Liduino José Pitombeira de Oliveira; Nina Oliveira Queiroz de Paula
PDF
431 SA1 Uma experiência prática na criação e implementação sonora para videogames
Matheus Gomes Teixeira da Paz; Rael Bertarelli Gimenes Toffolo
PDF
436 SA1 Música procedural e cognição dinâmica nos videogames: limites dos sistemas composicionais e caminhos para uma integração significativa
Matheus Gomes Teixeira da Paz; Rael Bertarelli Gimenes Toffolo
PDF
107 SA1 Afetações transdutivas: a interação entre improvisação, composição e sistemas interativos
Thayná Xavier; Rogério Costa
PDF
292 SA1 Compor mundos: hibridação, apropriação e reflexões em busca de um fazer dialógico
Lucas Telles; Rogério Vasconcelos Barbosa
PDF
363 SA1 Se aproximar tanto que a escuta atravessa
Herbert Baioco Vasconcelos
PDF
378 SA1 Coordenadas político-estéticas da música informal de Adorno repensadas a partir da improvisação radical: primeiras direções
Lucca Perrone Totti
PDF
334 SA1 Sons da Praça 24 de Outubro: Site-specific como elo entre composição musical, intérpretes e o ambiente
Luiz Henrique Reis Machado
PDF

SA-2. Educação Musical

ID Subarea Título PDF
83 SA2 Além das paredes: um estudo comparativo da influência tipológica da acústica arquitetônica nas relações espaciais para o ensino e a prática musical
Rafaella Rocha; Alexandre Maiorino; Gabryeli Rocha
PDF
 
143 SA2 Percursos e impasses na formação docente em música e tecnologias digitais: Adesão, resistência e tensões na pesquisa-ação
João Francisco de Jesus Bruno; Andréia Miranda de Moraes Nascimento
PDF
293 SA2 Relações entre Currículo e Ensino-aprendizagem do Violoncelo no Curso Técnico do Instituto Estadual Carlos Gomes
Rafaela Alcantara Barata; Áureo Déo DeFreitas Júnior; Thaynah Patricia Borges Conceição; Doriedison Viana de Souza
PDF
309 SA2 Pesquisa com estudantes e professores de flauta doce em escolas públicas do Rio de Janeiro (RJ): considerações sobre os percursos metodológicos e desafios enfrentados
Patricia Michelini Aguilar; Cristal Angélica Velloso
PDF
505 SA2 Práticas musicais nas escolas de educação infantil de Tramandaí/RS
Lilian Querlen Leão da Silva; Cristina Rolim Wolffenbüttel
PDF
471 SA2 Umas A música na Rede Municipal de Ensino de Três Cachoeiras/RS: : uma pesquisa documental
Giedre Nascimento; Cristina Rolim Wolffwenbüttel
PDF
272 SA2 Descrição e análise de The Real Easy Ear Training Book de Roberta Radley
Alberto Americano Fairbairn; Daniel Fils Puig
PDF
157 SA2 A Educação Musical no Ceará: : Perspectivas e Realidades das Licenciaturas
João Emanoel Ancelmo Benvenuto; Danilo Meneses da Rocha; Daniel Gomes da Silveira; Ana Beatriz Bezerra Brandão de Melo Lima; Laiza Maria do Nascimento Silva
PDF
102 SA2 O ensino de música no litoral do Rio Grande do Sul: uma pesquisa documental
Cristina Rolim Wolffenbüttel; Dienifer Zucco da Silva; Bruno Fernando Provitina Mayer; Thalita Suyane Mença da Cruz
PDF
394 SA2 Bandas de Música Paraense: analisando o cenário de produções acadêmicas
Juliane Barbosa de Sousa Leal; Edite Rocha; Vinícius Eufrásio
PDF
525 SA2 Formação docente na Pós-Graduação em Música: apontamentos e questões a partir do Estágio Supervisionado
Micael Carvalho dos Santos; Fábio Henrique Gomes Ribeiro
PDF
336 SA2 Uma análise preliminar dos ingressantes na licenciatura em música pelo processo seletivo especial nos anos de 2022 e 2023
Ana Maria Souza; Francielem Pantoja; Larissa Souza
PDF
521 SA2 Aula de canto para crianças: técnica vocal e ludicidade
Hellem Pimentel; Isabela Deps Bolelli
PDF
289 SA2 Panorama da produção acadêmica sobre os Conservatórios Estaduais de Música de Minas Gerais (1993–2025): um estudo do estado do conhecimento
Rafael Mariano Camilo da Silva; Mariana Faria Scandar
PDF
376 SA2 Perspectivas de discentes e egressos/as de um curso brasileiro de Licenciatura em Música sobre o seu processo de formação em pesquisa
ALAN ROMMEL RODRIGUES VERAS; Mário André Wanderley Oliveira
PDF
515 SA2 “Não faço para ser um MC, eu faço para sair do meu mundo”: a batalha de rap como prática formativa e espaço de reconstrução de sentido e pertencimento no hip-hop
Ana Clara da Silva Ponciano; Mário André Wanderley Oliveira
PDF
496 SA2 “Calanguetu, Tina Charles e Pica-paus”: : “cifração verbal” como aprendizagem da guitarra do forró eletrônico potiguar
IRANILDO DE MELO; Mário André Wanderley Oliveira
PDF
241 SA2 Jogos digitais e educação musical: uma revisão de literatura
Sabrina dos Santos Siqueira Silva; Matheus Henrique da Fonseca barros
PDF
342 SA2 Plataformas digitais, mídias sociais e saberes necessários para a atuação docente de professores de música: uma revisão de literatura
Maria Regilâni Angelo de Souza; Matheus Henrique da Fonsêca Barros
PDF
305 SA2 “Postais Brasileiros” para piano de Elvira Drummond: uma análise a partir de parâmetros didáticos
Ana Beatriz Bezerra; Regiane Hiromi Yamaguchi
PDF
206 SA2 Manuais escolares e inteligência artificial generativa: análise de manual didático de música pelo ChatGPT e DeepSeek
Jennifer Gonzaga; Tânia Maria Figueiredo Braga Garcia
PDF
313 SA2 Construção de Instrumentos musicais na Educação Infantil: análise metodológica de estudos realizados no Brasil
José Warley Souza e Souza; Thaynah Patricia Borges Conceição; Rafaela Alcantara Barata
PDF
427 SA2 A criança como agente ativo na educação musical: : uma abordagem sociológica
Larissa Dias; Vania Malagutti
PDF
246 SA2 Levantamento sobre métodos de violão para crianças publicados no Brasil:: Entre a ludicidade e a tradição
Andrielle Evelyn de Sousa Teixeira
PDF
195 SA2 Tecnologia e formação musical na Worship Music: o uso do metrônomo e das MultiTracks/Stems na construção da expertise
Caio Bruno Medeiros de Paiva
PDF
148 SA2 O Papel do CEEd/RS na Operacionalização do Ensino de Música: uma Análise da Legislação e sua Aplicação
Cristina Rolim Wolffenbüttel
PDF
252 SA2 O Prática musical em conjunto: uma proposta para aulas de música no ensino médio
Darielson Nascimento da Silva
PDF
172 SA2 Possibilidades para o ensino de música na rede estadual cearense a partir das Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI)
Felipe Moreira de Oliveira
PDF
476 SA2 Entre Cordas e Saberes: Um Estudo sobre o Ensino de Violão na EMMUS de Parauapebas
Gabriel Veras Silva Sousa
PDF
290 SA2 Caderno didático para a iniciação à flauta doce no Ensino Fundamental I: abordagens lúdicas
GRACIEDEI INÊS CURVELLO MACHADO
PDF
 
388 SA2 O canto coral amador como espaço de desvio da lógica utilitarista
João Luís Komosinski
PDF
261 SA2 Quem ensina história da música em cursos de Licenciatura em Música? Perfis docentes e breves reflexões
Matheus Silva Rocha
PDF
3 SA2 Opinião de professores e estudantes sobre escolha de repertório e leitura de notação musical em aulas de piano
Rodrigo Bastos Cunha
PDF
217 SA2 Vincent D’Indy e o ensino de música: um estudo acerca do discurso Une école de musique repondant aux besoins modernes e do Cours de composition mulicale
Tálio Lourenço
PDF
358 SA2 Criação musical na escola de educação básica: compondo, cantando e gravando com alunos do ensino fundamental
Vinícius Eufrásio
PDF

SA-3. Etnomusicologia

ID Subarea Título PDF
181 SA3 Variação e estabilidade em Lord Lovel: estudo da incorporação do componente musical na identificação de uma balada-ideia na tradição de língua inglesa
Silvano Fernandes Baia; José João Cunha e Souza
PDF
527 SA3 Caminhos, fronteiras e diálogos entre as áreas de educação musical, etnomusicologia e patrimônio musical imaterial
Ana Roseli Paes dos Santos; Wilson Rogério dos Santos dos Santos
PDF
138 SA3 O Bar Boate Berimbau de Belo Horizonte através do acervo Museu Clube da Esquina: notas preliminares sobre etnografia em arquivos voltados à etnomusicologia urbana
Bernardo Fabris
PDF
484 SA3 A patrimonialização do samba rural paulista e interações sociais no âmbito extra- musical
Ellis Regina Sanchez Hermoza
PDF
460 SA3 Uma perspectiva sobre a circulação das músicas nos estádios de futebol no Brasil: : dos processos de autorias às performances
Felipe Camargo
PDF
185 SA3 Um estudo a partir da memória e identidade na brincadeira dos Pretinhos de Santarém Novo (PA)
Ingrid Rafaella Marques Corrêa
PDF
408 SA3 Música, diferença e identidade na Nação Zamberacatu: reflexões sobre confluências e refluências em território simbólico
KLEBER DA SILVA MOREIRA
PDF
204 SA3 O cancioneiro teuto-brasileiro de Leonido Krey:: função social da canção tradicional germânica desde a diáspora à influência do folclorismo no Sesquicentenário da Imigração Alemã no Brasil.
Lucas Hesselmann
PDF
198 SA3 Lupi: um divisor de águas? : Reflexões etnomusicológicas sobre o sopapo, ancestralidade e Lupicínio Rodrigues
Paulo Parada
PDF
494 SA3 Arraial do Pavulagem: um estudo sobre o Arrastão do Círio
Tainá Maria Magalhães Façanha
PDF

SA-4. Música Popular

ID Subarea Título PDF
182 SA4 O violão autoral de Djavan
Bruno Yukio Meireles Ishisaki; Arthur Junca Bersot
PDF
354 SA4 A canção Cravo e Canela: hibridismo e construção de identidade no contexto da Música Popular Brasileira (MPB)
Potiguara Curione Menezes; BRUCE FIGUEIREDO GOMES LEITE
PDF
84 SA4 Maracatu Nação Estrela Brilhante do Recife: baques e sua adaptação para o piano
Pedro Henrique Izar de Souza; Claudio Peter Dauelsberg
PDF
304 SA4 O frevo de rua no repertório da música instrumental praticada em Pernambuco: um estudo da 5ª edição da Mostra Canavial de Música Instrumental
Ronaldo Filho; Daniela Ferreira
PDF
380 SA4 A internalização musical pelo baterista através do canto de levadas, fraseados e melodias
Otho Guimarães Filho; Fernando de Oliveira Rocha
PDF
197 SA4 Na Estrada das Areias de Ouro e Cantoria Pastoral: análise estrutural de mitos em duas canções de Elomar Figueira Mello
Luís Antônio Santos Vilalva; Francisco Zmekhol Nascimento de Oliveira
PDF
219 SA4 Uma Quadrilha progressiva:: análise de Prova de Fogo (1981) de Lenine e Zeh Rocha
Carlos Roberto Ferreira dos Santos; Reginaldo Venâncio
PDF
280 SA4 Sambas-enredo capixabas (1984–1991): : um levantamento de dados e reflexões preliminares sobre suas temáticas
Potiguara Curione Menezes; Viviane Saconi
PDF
409 SA4 Voces del litoral: Un estudio comparativo del canto de la guarania a través de la canción Ñane Aramboha.
Alexis David Ramirez Ojeda
PDF
479 SA4 “Cuando canta, uno habla y chau”: breve estudio sobre la cantautoría en el Uruguay
Analía Chernavsky
PDF
475 SA4 Free jazz, cena virtual de uma escuta pedagógica
ARTHUR DUTRA
PDF
311 SA4 A “cozinha” funk-jazz na gravação de Nanã em Colors (1975)
Bruna Melo
PDF
322 SA4 Investigação de elementos musicais e socioculturais do carnaval do Catumbi da década de 1960 a partir da análise da produção fonográfica do Bloco Carnavalesco Vai Quem Quer
Daniel Costa Fernandes
PDF
59 SA4 Transcrição:: suas funcionalidades e seu uso pedagógico
David Ganc
PDF
326 SA4 A divulgação internacional da música brasileira pela diplomacia cultural e para além dela
Enzo Schilirò Zajdsznajder
PDF
393 SA4 A institucionalização da música popular em ambientes de ensino formal no Brasil (1980-1990): o caso do Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba (CMPB)
Gabriela Mainardes
PDF
187 SA4 The Rain Song: reflexões sobre escrita, transcrição, percepção e gestualidade instrumental na produção sonora.
George Manoel Farias
PDF
286 SA4 A viola do cantador: Estrutura e breve histórico
GILBER CESAR SOUTO MAIOR
PDF
227 SA4 Surfboard: uma proposta de partitura para violão e guitarra
Guilherme Espindola
PDF
82 SA4 Estilo interpretativo da microrrítmica de Jacob do Bandolim em Falta-me você: uma reflexão sobre as curvas oscilográficas de softwares de gravação e edição
GUSTAVO MENDONÇA
PDF
340 SA4 Bola Sete e a transcrição da música Muita Bossa Brasileira
Igor Colombo
PDF
414 SA4 Representações do feminino na obra de Fátima Guedes:: uma investigação cancional e do gesto vocal
Isabella Grossi
PDF
140 SA4 Contracantos de Pixinguinha: reflexões sobre seu estudo e prática interpretativa
Jose Reis de Geus
PDF
236 SA4 O Pandeiro no Jazz: a performance de Túlio Araújo
Mateus Espinha Oliveira
PDF
113 SA4 Cellofunk:: o funk brasileiro no violoncelo
Peppi Araujo
PDF
115 SA4 Tocar violoncelo em pé: desafios técnicos, corporeidade e adaptação performática na interpretação do funk brasileiro
Peppi Araujo
PDF
14 SA4 Argumentos de legitimação da bossa nova em Balanço da bossa de Júlio Medaglia
Thomas Fontes Saboga Cardoso
PDF
8 SA4 Convite à democracia? o samba-rumba de Chico Buarque
Vinícius Gueraldo
PDF

SA-5. Performance Musical

ID Subarea Título PDF
175 SA5 Apontamentos sobre a hierarquização de musicalidades e o ensino do piano na atualidade
Luísa Camargo Mitre de Oliveira; Ana Cláudia de Assis
PDF
127 SA5 Ensino-aprendizagem do acordeom: criação de estudos técnicos e dentro do repertório (acordeonístico) brasileiro
Rossini Antônio da Silva Xavier; Ana Luisa Fridman
PDF
136 SA5 Tipos de atenção utilizados em leitura musical no contexto do piano colaborativo
Taiur Fontana; Bernardete Póvoas
PDF
335 SA5 Mestre Radamés: o protagonismo da bateria na composição de Hermeto Pascoal
Leandro Barsalini; Carlos Eduardo Sueitt Garanhão
PDF
64 SA5 Notas sobre o músico balzaquiano
Luigi Brandão; Cláudia Araújo Garcia
PDF
144 SA5 O movimento de Helmholtz revisitado: uma análise fundamental e suas implicações para a performance violinística contemporânea
Marcos Pereira Osaki; Eliane Tokeshi
PDF
152 SA5 A filosofia Song and Wind: revisão bibliográfica, conceitos e implicações para a performance musical
Enrique Batista Felix da Silva; Ernesto Frederico Hartmann
PDF
153 SA5 A manobra de Valsalva em instrumentos de sopro: definições e considerações para a performance musical
Enrique Batista Felix da Silva; Ernesto Frederico Hartmann
PDF
130 SA5 Debaxo da cajazera (1926) de Paulo Florence: canção de câmara original para canto e violão descoberta em acervo particular
Jhony de Souza Pinto; Fernando Araújo de Paula
PDF
63 SA5 Potências de uma per-formação: o que faz um intérprete musical?
Luigi Brandão; Flavio Barbeitas
PDF
9 SA5 Inovação no violão: o nascimento da técnica “imalt” de Alexandre Atmarama
Marcos da Rosa Garcia; Francisco Ronildo Freire
PDF
253 SA5 O Protagonismo colaborativo: a construção de uma performance cênico-musical no canto coral brasileiro
Marco Aurélio da Silva Tavares; John Kennedy Pereira de Castro
PDF
5 SA5 Da orquestra ao piano: A transcrição da Fantasia Sul América para violino e orquestra de Claudio Santoro
Thiago de Freitas Ferreira Costa; José Jonas Gondim Farias Júnior
PDF
213 SA5 Corpo, som e movimento : Expressividade e linguagem musical na Banda Mantiqueira
Leandro Barsalini; Josué Batista dos Santos
PDF
295 SA5 Classificação de vozes trans no contexto coral adulto: Considerações sobre gênero, vocalidade e performance musical
Anderson Vieira; Juliana Rheinboldt
PDF
119 SA5 Técnica Zabundeiro de Daniel Guedes e Suas Contribuições para performance e Ensino do Pandeiro
Thales Ferreira Pereira; Klesley Bueno Brandão; Bruno Soares Santos
PDF
423 SA5 Mulheres na música e compositoras brasileiras para viola de arco: uma perspectiva histórica
Ana Cielo Guerra; Maria Bernardete Castelan Póvoas
PDF
47 SA5 A presença de canções da tradição oral brasileira na obra coral de Gerard Galloway: : quatro peças arranjadas para coro misto a cappella
BRUNO DOS ANJOS PIMENTEL; Mmaria Jose Chevitarese
PDF
265 SA5 Apreciação Programada e Sistêmica (APS): : uma proposta metodológica voltada em habilidades de escuta e de ação no ensino e aprendizagem do trompete
Jefferson Roberto Anastácio; Paulo Adriano Ronqui
PDF
190 SA5 Forrozinho no píccolo: a construção da performance de uma obra brasileira escrita para grupo de trompetes.
Daniel Cavalcante; Paulo Ronqui
PDF
192 SA5 Matraca e Pandeirão: processo de criação da obra para trompete sem acompanhamento a partir de elementos do Bumba meu boi
Daniel Cavalcante; Paulo Ronqui
PDF
350 SA5 Crenças de eficácia coletiva na prática e aprendizagem musical em grupo:: contribuições de um survey interseccional com instrumentistas cameristas
Flávio Denis Dias Veloso; Rosane Cardoso de Araújo
PDF
473 SA5 Cuidar de quem faz arte: : relato de experiência do primeiro ano da Rede Brasileira de Saúde do Artista
Ravi Shankar Magno Viana Domingues; Samuel Barros ; Sandra Paola Romero Rojas; Camila de Oliveira Luiz; Mariana de Moraes Holschuh
PDF
15 SA5 A Trajetória do pianista colaborador sob a perspectiva da literatura e prática: identificação/habilidades, experiencial e metodologias
Alfeu Rodrigues de Araújo Filho; Thaylisi Alves Batista
PDF
30 SA5 Narração e Performance Musical: considerações acerca da experiência do intérprete
Caio Cezar Braga Bressan; William Teixeira
PDF
109 SA5 “Caritas” de Silvia Berg:: uma releitura da obra homônima de Hildegard von Bingen
Kismara Pessatti; Yuka de Almeida Prado; Silvia Cabrera Berg
PDF
369 SA5 A interpretação baterística de Rubens Barsotti na visão de ex-alunos
ALAN GASPARELLO RAMOS
PDF
160 SA5 Métodos Suzuki e Sassmannshaus no ensino do violoncelo: : um estudo comparativo para abordagens integradas e criativas
Amanda Melo Massa
PDF
258 SA5 A interação musical e a improvisação
Diogo Freitas de Oliveira
PDF
303 SA5 Perspectivas sobre a ambivalência do pandeiro brasileiro: explorando a “porção chocalho” do instrumento
Eduardo Vidili
PDF
216 SA5 Temporalidade musical e escuta: a imagem do tempo musical na performance
Gabriel Ferraz da Silva
PDF
468 SA5 Movimentos Corporais, Componentes Musicais e Modelagem Interpretativa – Uma Perspectiva Integrativa da Prática na Realização Pianística das Duas Elegias de Béla Bartók
Maria Bernardete Castelan Póvoas
PDF
92 SA5 A Contribuição da similaridade interpretativa entre músicos para a sincronização na performance em conjunto
Mauricio Alves Loureiro
PDF
314 SA5 A expansão do vocabulário técnico do contrabaixo acústico: um estudo sobre a incorporação de técnicas de outros instrumentos musicais
Natalia Cristina Pinheiro Dantas
PDF
118 SA5 A performance e transcrição musical como pesquisa artística e feminista:: um processo criativo com Porto das Flores de Rosinha de Valença para violão
Thaís Nascimento Oliveira
PDF
201 SA5 Estudos sobre o Bumba meu Boi sotaque de matraca e propostas para performance na bateria
Rodrigo Heringer Costa e André Machado Queiroz
PDF

SA-6. Musicologia

ID Subarea Título PDF
499 SA6 Os arranjos corais de Reginaldo Carvalho: uma análise das obras seculares escritas entre 1946 e 1956
Vladimir Silva; Alexandre Magno Negreiros Pereira; Ian Junqueira Ayres Barbosa
PDF
100 SA6 Diálogos entre sonoridades modernas e antigas: como a Missa Orbis Factor de Aylton Escobar constrói sua sonoridade complexa a partir das sonoridades litúrgicas antigas
Leonardo Paz; Angelo Fernandes
PDF
418 SA6 Marcas de Tinta Fresca: a presença da música brasileira no repertório da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais
Igor Leão Maia; Arthur Versiani de Azevedo
PDF
446 SA6 O redirecionamento da pesquisa sobre a Missa De Profundis de Dinorá de Carvalho a partir da descoberta de novas fontes
André Guimarães Rodrigo; Carlos Fernando Fiorini
PDF
167 SA6 Sinfonia visual na Belle Époque: Música, design e arte nas partituras de Manoel Castelo Branco (1867-1926)
Alexandre Galvão Leite; Dione Colares de Souza
PDF
273 SA6 Dmitri Shostakovich na imprensa brasileira nos anos 1940
Natália Leite Braga; Edite Rocha
PDF
508 SA6 Família Wanderley nas bandas militares da Bahia (1910-1935)
Welissa Carvalho; Edite Rocha
PDF
366 SA6 Programas da Semana Santa de São João del-Rei (MG) entre 1884 e 2025: da presença estrangeira à valorização de compositores brasileiros e locais
Simonne Ellem Fonseca Nascimento; Flávia Toni
PDF
324 SA6 OSUSP em números: o repertório da orquestra em dados quantitativos
Imira Rando; João Batista Carvalho de Brito Cruz; Fábio Cury; Lucas Lima Coelho
PDF
306 SA6 Neoclassicismo de Brenno Blauth e o Pós-modernismo de Almeida Prado nas suas Sonatas para Viola e Piano
Daniel Marques de Almeida Rolim; Luciana Noda
PDF
442 SA6 Modinha: As multifaces de Miguel Dultra
Leonardo Leite dos Santos; Marcos Cunha Lopes Virmond
PDF
403 SA6 O poderoso discurso de um audacioso argumento: a análise da dispositio musical de cadenze ad libitum escritas por W.A. Mozart
Roger Lins de Albuquerque Gomes Ribeiro; Monica Isabel Lucas
PDF
17 SA6 A música na periferia da São Paulo colonial e imperial: músicos e violeiros da Penha, Santana, São Bernardo, Caguaçú e São Miguel (1768-1836)
Daniel Issa Gonçalves; Paulo Castagna
PDF
159 SA6 Ouvidos para o invisível: o harmônio entre o silêncio do patrimônio e a memória da música
André Felipe Carpes
PDF
200 SA6 Beethoven como referência estética na crítica musical de Robert Schumann
Beatriz Stervid
PDF
323 SA6 Alvorada musical libertária: os primeiros anos da música anarquista no Rio de Janeiro (1900-1910)
Bernardo Gimenes Fantini
PDF
490 SA6 As políticas da música: a institucionalização da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo nas atas da Câmara Municipal (1949)
Breno Amparo
PDF
103 SA6 Curt Lange e o Interamericanismo Musical
Daniel Querino
PDF
13 SA6 Violões em perspectiva: Itinerários artísticos e formativos no CPF-Sesc São Paulo (2014–2024)
Flavia Prando
PDF
137 SA6 El Duende llega a Río: Primera zarzuela representada en Brasil
Isaac William Kerr
PDF
511 SA6 Vicente Salles: Coletor de saberes, guardião e difusor de conhecimentos
Jonas Monteiro Arraes
PDF
85 SA6 O conceito adorniano de radiofisionomia e sua aplicação na programação musical de uma Rádio Educativa
Juliana Araújo Gomes
PDF
308 SA6 Do banjo ao violão tenor: a evolução dos instrumentos musicais como retratados nos periódicos BMG nos EUA (1882-1934)
JULIO SMARCARO
PDF
251 SA6 Os músicos baianos no período Independência do Brasil a partir de dados hemerográficos
Jusciana da Silva Oliveira
PDF
205 SA6 Americanismo Musical às margens do Brasil: excursões de Curt Lange e da delegação do Instituto Interamericano de Musicologia à Pelotas entre 1941 e 1954
Lucas Hesselmann
PDF
530 SA6 Elementos musicais nas suítes IV e VII das Cantigas Folclóricas do Brasil de José Siqueira:: um estudo baseado no Sistema Trimodal
Marcel Ramalho de Mello
PDF
395 SA6 José Siqueira e o patrimônio musical brasileiro: uma proposta de edição crítica da I Sonata para Violoncelo e Piano
Marcelo Moreno da Sllva
PDF
347 SA6 A recepção da música de Anton Webern na vanguarda do pós-Guerra: apoteose ou renúncia da dominação da natureza musical?
Paulo Cerruti de Arruda Sampaio
PDF
488 SA6 Indícios gregorianos nos martelos da cantoria de viola
Philippe Meyohas Martins Saraiva Pereira
PDF
279 SA6 Mapeamento de Grupos de Pesquisa ligados a Musicologia no Brasil
Renato Pereira Torres Borges
PDF
526 SA6 Reconstituindo um legado musical: a edição de obras para piano de José Brazilício de Souza
Rodrigo Warken
PDF
156 SA6 Ur-Musik y fidelidad imposible: revisitando el pensamiento estético y trabajo editorial de Ferruccio Busoni
Susana Castro Gil
PDF
396 SA6 Amélia Brandão Nery antes da profissionalização: vestígios na imprensa da década de 1910
Thiago Leme Marconato
PDF
332 SA6 O ensino do contrabaixo na região nordeste: um levantamento das instituições reconhecidas pelo MEC que oferecem o ensino de performance do instrumento
Victor Mesquita Vieira
PDF

SA-7. Teoria e Análise Musical

ID Subárea Título PDF
110 SA7 Entre motivos e ecos: um olhar estrutural sobre a inovação coral na música filipina contemporânea 
Eduardo dos Santos Oliveira Junior; Elisa Maria de Souza; Ana Cláudia de Lima Marciano; Helena de Rezende Campos Sancho
PDF
76 SA7 Entre som e palavra: diálogos estéticos entre o Guarany de José de Alencar e a abertura da ópera Guarani de Carlos Gomes.
Eduardo dos Santos Oliveira Junior; Elisa Maria de Souza
PDF
390 SA7 Quatro Orquestrações de Der Erlkönig: Transcrição e Análise
Felipe Mendes de Vasconcelos; Igor Leão Maia
PDF
164 SA7 Uma perspectiva histórico-analítica da orquestração na música clássica brasileira
Michel Curi e Silva Júnior; Igor Leão Maia
PDF
166 SA7 As barcarolas de Henrique Oswald: análise do Op. 4/5, Op 14/4 e Sur la Plage (Op. 33/1)
Francisco  Zmekhol Nascimento de Oliveira e Luiza de Mathias Almeida
PDF
67 SA7 Convergências e divergências entre procedimentos organizacionais: o parâmetro alturas em três teorias musicais
Victor Vitoriano Dantas; José Orlando Alves
PDF
455 SA7 Despertando sonâmbulos: a enigmática figuração rítmica da introdução de The Sleepwalkers, clássico da banda progressiva Van der
Fernando Pereira; Marcos Nogueira
PDF
333 SA7 Écfrase musical: o poema Llegó Con Tres Heridas de Miguel Hernández e o Preludio Epigramático No. 6 de Leo Brouwer
Raquel Turra Loner; Maria Bernardete Castelan Póvoas
PDF
264 SA7 Modalismo funcional cromático: perspectivas para além do paradigma tonal
Pauxy Gentil Nunes Filho; Max Kühn Barcellos da Rocha
PDF
266 SA7 O intervalo singular como articulador da funcionalidade harmônica
Pauxy Gentil Nunes Filho; Max Kühn Barcellos da Rocha
PDF
385 SA7 Retrato de Ronaldo Miranda
Rafael Gelfuso Thomazini; Silvia Maria Pires Cabrera Berg
PDF
422 SA7 Contraste rítmico e suas implicações formais na Ciaccona de J. S. Bach
Ednelma Cunha; Yara Caznok
PDF
186 SA7 Composição eletroacústica algorítmica: processo criativo da obra eco queen vs marks baseada em Cadeias de Markov em Python
Ivan Simurra
PDF
74 SA7 Jaama Frevo: análise do arranjo
Matheus Maciel
PDF
437 SA7 Um estudo sobre a relação texto-música: : análise retórico-musical do Versus II de Christ lag in Todesbanden de Johann Sebastian Bach
Regina Amaral
PDF
12 SA7 A densidade sonora como ferramenta de construção da estrutura do discurso musical orquestral na obra Soterofonia de Lindembergue Cardoso
Roberto Intelisano Intelisano
PDF
ID Subárea Título PDF
374 ST7 An ecology of invention: for relational, situated, and diverse practices in sound creation and research
José Henrique Padovani
PDF
510 ST7 A voz do vento: a musicalidade Terena entre a memória ancestral e a experimentação artística
Mariana Gonçalves
PDF
317 ST7 Vida Breve:polifonias multiespecíficas e espectroesculturas pantaneiras
Max Packer
PDF
254 ST7 Da imaginação ao gesto: aproximações entre a ecologia sonora e a performance musical
William Teixeira da Silva
PDF

SA-8. Demais Subáreas e Interfaces da Música: Musicoterapia, Estética Musical, Mídia, Semiótica, entre outras não listadas acima

ID Subárea Título PDF
245 SA8 Avaliação do canto/voz na musicoterapia brasileira: uma revisão integrativa
Alana Oliveira Magalhães; Aline Moreira Brandão André; Verônica Magalhães Rosário
PDF
492 SA8 Tempo, tragédia e eterno retorno em A chegada: a trilha musical como articulação fílmica
Wellington Goncalves; Claudiney Carrasco
PDF
123 SA8 A música do teatro musical brasileiro aplicada ao violão no exemplo da Ópera do Malandro de Chico Buarque
Gabriel Vera Machado Mello; Claudiney Rodrigues Carrasco
PDF
183 SA8 Do tripé “tópicas musicais, camadas de linguagem e níveis de interpretação” como um possível caminho analítico
André Rosalem Signorelli; Ernesto Hartmann
PDF
371 SA8 Produção científica da Região Norte do Brasil: um levantamento nos Anais e periódicos da ABEM e ANPPOM entre os anos de 2012 e 2025
Catarina Rosa da Silva Pimenta; Fábio Roberto Fonseca da Silva; Neuza Adrielle Leal do Nascimento; Paulo Roberto da Costa Barra
PDF
263 SA8 Lutty: uma ferramenta para a visualização de fôrmas de acordes em instrumentos de cordas
Max Kühn; Felipe Martins
PDF
355 SA8 Mononeon: um estudo sobre o impacto das mídias digitais nas práticas musicais improvisadas
Diego Nicolás Silva Saavedra; Felipe Pessin manzoli
PDF
316 SA8 Musicoterapia em coterapia interdisciplinar no desenvolvimento infanto juvenil: Vivências clínicas em processos terapêuticos colaborativos
Rômullo Moraes; José Davison da Silva Júnior
PDF
231 SA8 Inconsciente artificial: estratégias tecno-poéticas na criação e improvisação musical com IA
Afonso Felipe Galdino Leite Romagna; José Henrique Padovani
PDF
398 SA8 De/Re:Generação: desenvolvimento de uma obra multimídia baseado em cigarras e bioplásticos como interfaces de toque
Adriano Claro Monteiro; Rafaela Blanch Pires
PDF
454 SA8 Divulgação Científica da Música em Minas Gerais: um diagnóstico preliminar e apontamentos críticos
Anderson dos Reis dos Santos; Stanley Levi Nazareno Fernandes
PDF
501 SA8 Forma, Emergência e Duração: Articulações entre a Escritura de Adorno e a Escuta de Nicolas
Austeclinio de Farias
PDF
7 SA8 Escuta, discurso e posições de enunciação:: O caso da paisagem sonora
Daniel Gouvea Pizaia
PDF
104 SA8 Desigualdade na pesquisa entre norte e sul global: Questões metodológicas em pesquisa multicêntrica
Graziela Bortz
PDF
419 SA8 Psiqué e performance musical: entre angústia, ansiedade de desempenho e sofrimento psíquico
Kelly Davis Moura
PDF
105 SA8 Equivalências entre pintura e música: Um ensaio sobre a ligação entre Kandinky e Schoenberg
Marcello Soares Cascino
PDF
106 SA8 Pontos de correspondência entre a poesia de Mallarmé e a música de Debussy
Marcello Soares Cascino
PDF
278 SA8 A obra musical como fenômeno espectral: Notas para uma ontologia assombrada da música
Matheus Fernandes
PDF
25 SA8 Betty Boop: dinâmicas raciais em alto e bom som
Raphael Reis Medeiros de Campos
PDF
135 SA8 Estereótipos e autenticidade em trilhas sonoras de games
Vinicius Yglesias
PDF