XXXV Congresso da ANPPOM
Comunicação – Subáreas e Simpósios Temáticos
ST 01 – Acervos Musicais Brasileiros
| ID | Subárea | Título | |
| 349 | ST1 | Presença e atuação musical feminina no Recife entre os séculos XIX e XX: Apontamentos documentais a partir do Acervo Padre Jaime Diniz Wheldson Rodrigues Marques; Gilson Rodrigues Chacon de Oliveira |
|
| 120 | ST1 | O Acervo musical da Igreja Matriz de São José da cidade de Além Paraíba: Vestígios de uma atividade musical de características locais Fernando Lacerda Simões Duarte |
|
| 257 | ST1 | Instrumentos musicais e documentos musicográficos no acervo do Museu da Capela das Irmãs Dominicanas de Monteils em Uberaba-MG Fernando Lacerda Simões Duarte |
|
| 489 | ST1 | Os documentos musicográficos no arquivo da Cúria Metropolitana de Pouso Alegre, em Minas Gerais: características e a busca por conexões com a história local Fernando Lacerda Simões Duarte |
|
| 73 | ST1 | Entre acervos, coleções e espólios: a obra musical de Frei Pedro Sinzig na Alemanha Marta Castello Branco |
|
| 43 | ST1 | Abordagem etnográfica em acervos musicográficos Nira Pomar |
|
| 260 | ST1 | Arranjos de Cyro Pereira na Rádio Record: memória e desafios na pesquisa de obras não catalogadas Pedro Henrique Melo Pousas Melo Pousas |
|
| 275 | ST1 | Transformações nos sites da ANPPOM: contexto, linha do tempo e perdas informacionais e documentais Renato Pereira Torres Borges |
|
| 277 | ST1 | Rumo a um Guia Digital de Acervos Musicais Renato Pereira Torres Borges |
|
| 495 | ST1 | Presença brasileira no RISM: Repertório Internacional de Fontes Musicais Rosana Lanzelotte |
ST 03 – Música e interseccionalidade: deficiência, racialidade e outros marcadores sociais da diferença em contextos educacionais
| ID | Título | ||
| 485 | ST3 | A inclusão de estudantes surdos nas práticas musicais coletivas: o papel pedagógico do Programa Música na Rede Julia de Oliveira Bolina; Ana Carolina dos Santos Martins; Ingride Miranda da Silva Narciso |
|
| 480 | ST3 | Performance Musical Acessível: Cantora-sinalizante e a Interdependência como Prática de Inclusão Lara Cheluje; Ana Carolina dos Santos Martins |
|
| 121 | ST3 | Transtorno do Espectro Autista: mitigado pelas políticas públicas no contexto da inclusão educacional Tayná Kethellen Santiago Alves; Cassia Virgínia Coelho de Souza |
|
| 108 | ST3 | Estratégias pedagógicas de professores de música em Belém-PA para autistas: um estudo investigativo em andamento Celso Alexandre de Araújo Ribeiro; Jessika Rodrigues da Silva |
|
| 162 | ST3 | Atuação Docente em Música e a Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva de Alunos com TEA: Pesquisa em Andamento Paulo Roberto da Costa BARRA; JESSIKA RODRIGUES DA SILVA |
|
| 325 | ST3 | Educação Musical Especial: : A 13ª Diretriz para currículos criativos e inovadores em música Ana Carolina dos Santos Martins; Marcus Vinicius Medeiros Pereira |
|
| 397 | ST3 | Inclusão cultural de pessoas com deficiência em práticas musicais comunitárias Etna Marzolla Gutierres |
|
| 523 | ST3 | Onde me veem, mas não me enxergam: a invisibilidade de estudantes neurodivergentes na Faculdade de Música do Espírito Santo “Maurício de Oliveira” — Fames Julia de Oliveira Bolina |
|
| 364 | ST3 | Música e inclusão no curso de licenciatura em música da UFCG: primeira oficina de música para pessoas surdas Marisa Nóbrega Rodrigues |
|
| 502 | ST3 | Para além da escuta auditiva: práticas musicais inclusivas com pessoas surdas THIAGO GUEDES REIS |
|
| 191 | ST3 | Educação musical para surdos: uma revisão de literatura da produção acadêmica (2019 – 2025) Mercia Mathias |
ST 04 – Práticas em Pesquisa Artística: metodologias, epistemes e poéticas
| 271 | ST4 | Sarabanda do meu jeito: desafios técnico-interpretativos da obra de Mignone para quatro fagotes Ricardo Aurélio de oliveira; Catherine Carignan; Fábio Cury; Romeu Rabelo |
|
| 40 | ST4 | Artista, operador, pesquisador: um percurso metodológico de pesquisa artística em performance musical com base em instanciações Bruno da Silva Ghirardi; Luís Antônio Eugênio Afonso |
|
| 142 | ST4 | Ligando pontos no mapa do jazz manouche brasileiro: de Django Reinhardt a Garoto e Laurindo de Almeida Fernando Campos Caramori; Luiz Carlos Mantovani Junior |
|
| 222 | ST4 | Pesquisa artística em movimento: Processos de construção interpretativa em Mais uma lenda de Francisco Mignone Fábio Cury; Ricardo Aurélio de Oliveira; Romeu Rabelo ; Catherine Carignan |
|
| 58 | ST4 | Amazônia paraense sampleada: o entrelaçar de narrativas, paisagens e cultura digital Joliene Kate Nascimento Pinto; Sônia Maria Moares Chada |
|
| 425 | ST4 | Seria a pesquisa artística apropriada para a teorização da improvisação livre? Lucca Perrone Totti |
|
| 202 | ST4 | A presença do modalismo na Suíte Violão ao Sul: investigando a busca por unidade entre as canções Mateus Moraes |
|
| 433 | ST4 | Estudo 1: composição, prática e reflexão autoetnográfica na pesquisa artística em música Rafael Gonçalves |
|
| 259 | ST4 | Escutando a dança-frevo: a composição de frevo de rua a partir da improvisação do passista Rodolfo Santos |
|
| 483 | ST4 | Fotografias da infância como um disparador criativo: cartografia sentimental e pesquisa artística na criação da canção Maria Sara Firmino de Oliveira |
|
| 232 | ST4 | Escrever com música: possibilidades metodológicas para uma etnografia poética através da canção Vítor Vieira Machado |
|
| 524 | ST4 | A performance na música eletroacústica mista: perspectivas de permanência a partir da pesquisa artística William Teixeira da Silva |
ST 05 – Encontros entre Educação Musical e Etnomusicologia: música, colonialidade e práxis de resistência
| 270 | ST5 | Reflexos de colonialidade nas práticas de coleta musical: uma análise da relação entre informantes e folcloristas Marcos Paulo Cassiano de Lima; Andrea Albuquerque Adour da Camara |
|
| 478 | ST5 | O O mestre de cultura no processo de transmissão de saberes e fazeres do reisado de congo Karine Freire Teles Alves; Ewelter de Siqueira e Rocha |
|
| 16 | ST5 | O estudo da saraswati veena e da música carnática no sul da Índia ADRIANO MICHALOVICZ |
|
| 302 | ST5 | Oficina como forma de vida: formação musical e criação situada na Música Universal Francisco Orniudo Fernandes Filho |
|
| 486 | ST5 | O O reflexo da colonialidade nas práticas de música sinfônica em projetos sociais, localizados na cidade do Rio de Janeiro (RJ) Gláucia Maciel |
|
| 389 | ST5 | O PD enquanto acessibilidade à práticas anti-hegemônicas LEONARDO MATEUS LOURENÇO |
|
| 449 | ST5 | Tribo carnavalesca Comanches: ressonâncias de uma resistência afro-indígena no carnaval gaúcho Stefania Johnson Colombo |
|
| 282 | ST5 | Violência simbólica de gênero contra mulheres musicistas compositoras: uma revisão de escopo Janaina Fellini; Gislaine Cristina Vagetti |
|
| 240 | ST5 | Levantamento de obras para percussão orquestral escritas por mulheres Camila Cristina Cardoso; Juliane Cristina Larsen |
|
| 112 | ST5 | Trajetórias de mulheres violonistas no Ensino Superior: Um estudo de caso na UFSJ Carolina Vilela Domingues; Luísa Camargo Mitre de Oliveira |
|
| 315 | ST5 | Zaíra de Oliveira: análise historiográfica de uma cantora pelo viés do feminismo negro Luzia Eleonora Rohr Balaj; Pedro de Moura Aragão |
|
| 129 | ST5 | Tia Amélia – estratégias de ocupação dos espaços artísticos majoritariamente ocupados por homens Natália Lepri; Sílvia Berg |
|
| 218 | ST5 | Procura-se Maria Helena da Costa: retalhos biográficos de uma compositora desaparecida Fernando Magre |
|
| 520 | ST5 | Trajetória musical, mulheres do carimbó e feminismos Ingrid Rafaella Marques Corrêa |
|
| 351 | ST5 | Maestra Dinorá de Carvalho e a Orquestra Feminina de São Paulo: memória, protagonismo e apagamento histórico LARISSA MACEDO DA SILVA |
ST 06 – Desafi(n)ando os cânones: música, feminismos e estudos de gênero
| ID | Título | ||
| 282 | ST6 | Violência simbólica de gênero contra mulheres musicistas compositoras: uma revisão de escopo Janaina Fellini; Gislaine Cristina Vagetti |
|
| 240 | ST6 | Levantamento de obras para percussão orquestral escritas por mulheres Camila Cristina Cardoso; Juliane Cristina Larsen |
|
| 112 | ST6 | Trajetórias de mulheres violonistas no Ensino Superior: Um estudo de caso na UFSJ Carolina Vilela Domingues; Luísa Camargo Mitre de Oliveira |
|
| 315 | ST6 | Zaíra de Oliveira: análise historiográfica de uma cantora pelo viés do feminismo negro Luzia Eleonora Rohr Balaj; Pedro de Moura Aragão |
|
| 129 | ST6 | Tia Amélia – estratégias de ocupação dos espaços artísticos majoritariamente ocupados por homens Natália Lepri; Sílvia Berg |
|
| 218 | ST6 | Procura-se Maria Helena da Costa: retalhos biográficos de uma compositora desaparecida Fernando Magre |
|
| 520 | ST6 | Trajetória musical, mulheres do carimbó e feminismos Ingrid Rafaella Marques Corrêa |
|
| 351 | ST6 | Maestra Dinorá de Carvalho e a Orquestra Feminina de São Paulo: memória, protagonismo e apagamento histórico LARISSA MACEDO DA SILVA |
ST 07 – Ecologia sonora e criação musical
| ID | Subárea | Título | |
| 374 | ST7 | An ecology of invention: for relational, situated, and diverse practices in sound creation and research José Henrique Padovani |
|
| 510 | ST7 | A voz do vento: a musicalidade Terena entre a memória ancestral e a experimentação artística Mariana Gonçalves |
|
| 317 | ST7 | Vida Breve:polifonias multiespecíficas e espectroesculturas pantaneiras Max Packer |
|
| 254 | ST7 | Da imaginação ao gesto: aproximações entre a ecologia sonora e a performance musical William Teixeira da Silva |
ST 08 – O trabalho no campo da Música no Brasil
| ID | Título | ||
| 328 | ST8 | Um olhar sobre as condições de trabalho de musicistas atuantes em gigs na cidade de Curitiba Eduardo Comunello Eleotero ; Laize Soares Guazina |
|
| 285 | ST8 | Ensino conservatorial e eurocentrismo contra o mundo do trabalho : de que formação precisam os/as musicistas hoje? Álvaro Neder |
|
| 353 | ST8 | Análise da representatividade de gênero em orquestras brasileiras: interfaces com políticas internacionais de diversidade, equidade e inclusão Giullia Assmann Knothe |
|
| 312 | ST8 | Do micro ao macrossocial: discutindo potências e limites de projetos sociais com a aula de música da Casa Amarela, Morro da Providência Karin Peres Verthein |
|
| 134 | ST8 | Músicos atuantes nos anos 1970 no Rio de Janeiro: : levantamento e análise das fichas de propostas de admissão ao SindMusi Luciana Requião |
|
| 379 | ST8 | A performance musical como trabalho imaterial: reflexões sociológicas Nelson Soares |
|
| 126 | ST8 | Trabalho e Performance Musical: um estudo com músicos atuantes nas décadas de 1980 e 1990 no Rio de Janeiro Thiago Gomes |
|
ST 09 – Música e Pensamento Afrodiaspórico
| ID | Título | ||
| 365 | ST9 | Okè, Odé ko ké ma wo!: um estudo de caso da ortografia e transcrição fonética do yorubá a partir da Inteligência Artificial Zelma Amaral da Rosa; Andréa Albuquerque Adour da Camara; Rafael Bezerra de Souza |
|
| 68 | ST9 | Ancestralidades no método UPB e sua aplicabilidade para a educação básica Elaine Guedes de Barros; Celso Garcia de Araújo Ramalho |
|
| 44 | ST9 | O Apagamento de Johnny Alf, Leny Andrade e Alaíde Costa no caldeirão de preconceitos da bossa nova e sambajazz Glaw Nader; Fausto Borém |
|
| 320 | ST9 | Ensino e aprendizagem nas práticas tradicionais: O toque dos atabaques no candomblé ketu Zabelê da Silva Medina; Paulo de Tarso Camargo Cambraia Salles |
|
| 149 | ST9 | Cruzamentos da música africana em minha trajetória musical Ailton Nascimento |
|
| 72 | ST9 | Contracolonialismo e música experimental Carlos Roberto Ferreira dos Santos |
|
| 339 | ST9 | Hip Hop e Educação Musical: Uma revisão de literatura a partir de teses, dissertações, publicações da ABEM e da ANPPOM entre 2000 e 2024 Djenane Vieira dos Santos Silva |
|
| 443 | ST9 | Juventude negra, pertencimento e criação musical: análise do projeto de extensão “Hip Hop de Dentro pra Fora” realizado com estudantes de Ensino Médio Integrado da rede Federal à luz da Pedagogia Hip Hop Djenane Vieira dos Santos Silva |
|
| 128 | ST9 | Década de 1950: A consolidação da Orquestra Afro-Brasileira impressa nas páginas dos jornais da época Felipe Siles de Castro |
|
| 78 | ST9 | Tocar é Saber: ancestralização e práticas musicais afro-diaspóricas como epistemologias encarnadas Ferran Tamarit |
|
| 18 | ST9 | Textos musicais de mbira em Moçambique na contemporaneidade: lutas e res(ex)istências Micas Orlando Silambo |
|
| 125 | ST9 | Gravações comerciais do início do século XX como fontes de estudo entre música e racialização: um estudo das linhas de cor sonoras aplicadas ao contexto brasileiro Pedro de Moura Aragão |
|
| 337 | ST9 | Aquilombamento sonoro e processos criativos: oralidade musical em Palmares Stefani Silva Souza |
ST 10 – Áudio e produção musical: agentes, meios, processos e desdobramentos
| 238 | ST10 | Desinmersão: audição para a realidade Alexandre Siqueira de Almeida; Afonso Eder Portela de Messias |
|
| 331 | ST10 | Tecendo um Varal: processos de criação, produção musical e formação: Processos de criação, produção musical e formação Paloma Cristina Lima dos Santos; Bruno Westermann |
|
| 500 | ST10 | O looping como recurso de criatividade e marca de estilo: Uma análise dos processos criativos de Glass, de Hania Rani Luiza Mollulo; Daniel Tapia |
|
| 237 | ST10 | Mediação e produção musical: relação entre concepção estética e procedimentos técnicos adotados pelo produtor musical no estúdio de gravação Alexandre Siqueira de Almeida; Guilherme Sauerbronn de Barros |
|
| 171 | ST10 | Avaliação comparativa de curva de resposta em frequência de microfones condensadores: desempenho de modelos de baixo custo frente ao Neumann KM184 Alexandre Maiorino; Yngrew Rafael Mendes Palmeira |
|
| 497 | ST10 | Remasterização de fonogramas: reciclagem ou atualização? Gilberto Assis Rosa |
|
| 461 | ST10 | Práticas educativo-musicais em plataformas de produção musical online: revisão bibliográfica de uma pesquisa em andamento Ian Bandeira |
|
| 168 | ST10 | (Re)estruturação da área de áudio e tecnologias aplicadas à música na UFXX:: experiências, propostas e o fortalecimento do tripé universitário Lucas Zangirolami Bonetti |
|
| 177 | ST10 | Entre loops, samples e montagens:: definindo contrastes e explorando sonoridades em “Sludge” Luisa Meirelles |
ST 11 – Música, Corpo, Gênero e Sexualidade
| 122 | ST11 | Geni, malandra ou travesti? uma análise político-identitária da personagem por meio da dramaturgia da canção em Ópera do Malandro de Chico Buarque Gabriel Vera Machado Mello; Claudiney Rodrigues Carrasco |
|
| 368 | ST11 | Música, envelhecimento e necessidades psicológicas básicas:: a motivação de mulheres 60+ em uma escola particular de música Débora Shirley; Mario Andre |
|
| 46 | ST11 | Estudos de gênero e feminismos na música: : um levantamento bibliográfico dos anais dos Congressos da ANPPOM (2013-2023) Carla Giovana Cabral; Yanaêh Vasconcelos Mota |
|
| 507 | ST11 | Mulheres na Licenciatura em Música EaD da XXX: : desafios e possibilidades de acesso à pesquisa acadêmica Jamilly Lidianne Freire de Mendonça |
|
| 413 | ST11 | Pensar uma performance feminista: como a performance pode contribuir para a desconstrução do cânone musical Nathalia Gidali |
|
| 10 | ST11 | Pedagogia vocal e feminismos: análises e discussões para o ensino dos cantos populares do Brasil Simone Valle |
|
| 11 | ST11 | Feminismos e educação vocal: reflexões para práticas pedagógicas comprometidas com a resistência à opressão de gênero Simone Valle |
ST 12 – Choro Patrimônio Cultural do Brasil: desafios e estratégias
| ID | Título | ||
| 356 | ST12 | Os Espaços do choro em Belo Horizonte a partir da sua inserção na Rádio Inconfidência Ian Zadorosny Quadrps Vieira; Edite Rocha |
|
| 346 | ST12 | II Encontro e Oficina de Choro na Escola de Música da UFBA Gabriela de Mello Machado; Joel Luis da Silva Barbosa |
|
| 250 | ST12 | A construção de um repositório virtual dos choros originais para flauta doce Lucas Barbosa da Silva; Lucia Becker Carpena |
|
| 101 | ST12 | A participação de compositoras e instrumentistas na construção da cena atual do choro na cidade de Belo Horizonte Priscila Ribeiro Norberto; Lúcia Campos |
|
| 244 | ST12 | O saxofone e o choro: revisão para um recital didático Jorge Geraldo; Marcel Gregório de Almeida |
|
| 375 | ST12 | Rodas de choro e dinâmicas de gênero:: Solos, silêncios e resistências Beatriz Rodrigues Nascimento |
|
| 373 | ST12 | A Base de Dados do Choro Patrimônio como ferramenta de salvaguarda EDUARDA AVILA |
|
| 310 | ST12 | Memórias do cavaquinho brasileiro no início do século XX: análise de uma entrevista com Honório Cavaquinho Guido Tornaghi |
|
| 116 | ST12 | Elementos idiomáticos do Violão de 7 Cordas de Aço utilizados no processo criativo e na concepção da obra Obrigado, Dino Guilherme Lamas |
|
| 348 | ST12 | Ginga 57: a interpretação de Moacyr Portes Helder da Rocha Coelho |
|
| 283 | ST12 | O Choro para flauta solo: uma análise reflexiva de dois arranjos de choros de roda JANE PEDRO |
|
| 145 | ST12 | O trompetista e compositor negro Bomfiglio de Oliveira e seus fonogramas associados à base de dados Discografia Brasileira Juan Varela |
|
| 456 | ST12 | No meu tempo era assim: elementos biográficos sobre a vida e a obra do compositor e bandolinista Rossini Ferreira Leandro Montovani da Rosa |
|
| 111 | ST12 | O simbólico e a prática do choro em Brasília: enfoque de um processo de reconstrução de identidades Magda De Miranda Climaco |
ST 13 – Quem Tem Medo da Música Popular? Discutindo as formas canônicas e as vozes dissonantes nas Universidades
| ID | ST | Título | |
| 421 | ST13 | A criação espiralar de Odete de Pilar Guilherme Vieira Sperb |
|
| 45 | ST13 | Entre permanências e rupturas: disputas curriculares na formação do músico popular Letícia Dias de Lima |
SA-1. Composição e Sonologia
| ID | SA | Título/autores | |
| 39 | SA1 | Apontamentos para uma análise retórica de A-ronne: o madrigalle rappresentativo de Luciano Berio Silvio Mansani da Silva; Acacio Tadeu de Camargo Piedade |
|
| 472 | SA1 | Sobre uma convergência entre composição escrita e improvisação não-idiomática: em direção a uma escuta escritural Lucca Perrone Totti; Austeclínio Lopes de Farias |
|
| 387 | SA1 | O som direto como elemento composicional sonoro no cinema paraibano: : contribuições para a escuta estética Breno Felipe Lima de Sousa; Cleisson de Castro Melo ; Enderson Flávio Barbosa Pereira |
|
| 226 | SA1 | Entre tocar e jogar Caio Silva Souza; Daniel Fils Puig |
|
| 399 | SA1 | Diálogos entre orquestração, música contemporânea e práticas pedagógicas: uma revisão bibliográfica Rafael Felicio Silva Godoi; Igor Leão Maia |
|
| 75 | SA1 | A dimensão estético-política do debate sobre transcrição musical no Brasil Alexandre Remuzzi Ficagna; Jackson Vinicius Dias Batista |
|
| 66 | SA1 | Aspectos da teoria dos contornos aplicados na composição da peça Batalhas do Rio Paraíba para banda show Diego Michel Coelho da Rocha; José Orlando Alves |
|
| 95 | SA1 | Uma engenharia de sistemas composicionais contemplando a criação de um modelo monoparamétrico e sua aplicação no planejamento de Zaíra, a Rainha Ana Miccolis; Liduino Pitombeira de Olibeira |
|
| 193 | SA1 | Sonus ex machina: autonomia sonora em sintetizadores modulares na exposição Knob Detox Felipe De Almeida Ribeiro; Lucas Carlos Chagas; Marcelo Augusto Sena Ribeiro de Campos |
|
| 93 | SA1 | Dinâmica labial e o canto belting: um estudo sobre ajustes articulatórios e produção vocal Rafael Augusto de Lima Barbosa; Mauricio Alves Loureiro |
|
| 229 | SA1 | Intertextualidade musical na perspectiva das proporções revisionárias de Harold Bloom Liduino José Pitombeira de Oliveira; Nina Oliveira Queiroz de Paula |
|
| 431 | SA1 | Uma experiência prática na criação e implementação sonora para videogames Matheus Gomes Teixeira da Paz; Rael Bertarelli Gimenes Toffolo |
|
| 436 | SA1 | Música procedural e cognição dinâmica nos videogames: limites dos sistemas composicionais e caminhos para uma integração significativa Matheus Gomes Teixeira da Paz; Rael Bertarelli Gimenes Toffolo |
|
| 107 | SA1 | Afetações transdutivas: a interação entre improvisação, composição e sistemas interativos Thayná Xavier; Rogério Costa |
|
| 292 | SA1 | Compor mundos: hibridação, apropriação e reflexões em busca de um fazer dialógico Lucas Telles; Rogério Vasconcelos Barbosa |
|
| 363 | SA1 | Se aproximar tanto que a escuta atravessa Herbert Baioco Vasconcelos |
|
| 378 | SA1 | Coordenadas político-estéticas da música informal de Adorno repensadas a partir da improvisação radical: primeiras direções Lucca Perrone Totti |
|
| 334 | SA1 | Sons da Praça 24 de Outubro: Site-specific como elo entre composição musical, intérpretes e o ambiente Luiz Henrique Reis Machado |
SA-2. Educação Musical
| ID | Subarea | Título | |
|---|---|---|---|
| 83 | SA2 | Além das paredes: um estudo comparativo da influência tipológica da acústica arquitetônica nas relações espaciais para o ensino e a prática musical Rafaella Rocha; Alexandre Maiorino; Gabryeli Rocha |
|
| 143 | SA2 | Percursos e impasses na formação docente em música e tecnologias digitais: Adesão, resistência e tensões na pesquisa-ação João Francisco de Jesus Bruno; Andréia Miranda de Moraes Nascimento |
|
| 293 | SA2 | Relações entre Currículo e Ensino-aprendizagem do Violoncelo no Curso Técnico do Instituto Estadual Carlos Gomes Rafaela Alcantara Barata; Áureo Déo DeFreitas Júnior; Thaynah Patricia Borges Conceição; Doriedison Viana de Souza |
|
| 309 | SA2 | Pesquisa com estudantes e professores de flauta doce em escolas públicas do Rio de Janeiro (RJ): considerações sobre os percursos metodológicos e desafios enfrentados Patricia Michelini Aguilar; Cristal Angélica Velloso |
|
| 505 | SA2 | Práticas musicais nas escolas de educação infantil de Tramandaí/RS Lilian Querlen Leão da Silva; Cristina Rolim Wolffenbüttel |
|
| 471 | SA2 | Umas A música na Rede Municipal de Ensino de Três Cachoeiras/RS: : uma pesquisa documental Giedre Nascimento; Cristina Rolim Wolffwenbüttel |
|
| 272 | SA2 | Descrição e análise de The Real Easy Ear Training Book de Roberta Radley Alberto Americano Fairbairn; Daniel Fils Puig |
|
| 157 | SA2 | A Educação Musical no Ceará: : Perspectivas e Realidades das Licenciaturas João Emanoel Ancelmo Benvenuto; Danilo Meneses da Rocha; Daniel Gomes da Silveira; Ana Beatriz Bezerra Brandão de Melo Lima; Laiza Maria do Nascimento Silva |
|
| 102 | SA2 | O ensino de música no litoral do Rio Grande do Sul: uma pesquisa documental Cristina Rolim Wolffenbüttel; Dienifer Zucco da Silva; Bruno Fernando Provitina Mayer; Thalita Suyane Mença da Cruz |
|
| 394 | SA2 | Bandas de Música Paraense: analisando o cenário de produções acadêmicas Juliane Barbosa de Sousa Leal; Edite Rocha; Vinícius Eufrásio |
|
| 525 | SA2 | Formação docente na Pós-Graduação em Música: apontamentos e questões a partir do Estágio Supervisionado Micael Carvalho dos Santos; Fábio Henrique Gomes Ribeiro |
|
| 336 | SA2 | Uma análise preliminar dos ingressantes na licenciatura em música pelo processo seletivo especial nos anos de 2022 e 2023 Ana Maria Souza; Francielem Pantoja; Larissa Souza |
|
| 521 | SA2 | Aula de canto para crianças: técnica vocal e ludicidade Hellem Pimentel; Isabela Deps Bolelli |
|
| 289 | SA2 | Panorama da produção acadêmica sobre os Conservatórios Estaduais de Música de Minas Gerais (1993–2025): um estudo do estado do conhecimento Rafael Mariano Camilo da Silva; Mariana Faria Scandar |
|
| 376 | SA2 | Perspectivas de discentes e egressos/as de um curso brasileiro de Licenciatura em Música sobre o seu processo de formação em pesquisa ALAN ROMMEL RODRIGUES VERAS; Mário André Wanderley Oliveira |
|
| 515 | SA2 | “Não faço para ser um MC, eu faço para sair do meu mundo”: a batalha de rap como prática formativa e espaço de reconstrução de sentido e pertencimento no hip-hop Ana Clara da Silva Ponciano; Mário André Wanderley Oliveira |
|
| 496 | SA2 | “Calanguetu, Tina Charles e Pica-paus”: : “cifração verbal” como aprendizagem da guitarra do forró eletrônico potiguar IRANILDO DE MELO; Mário André Wanderley Oliveira |
|
| 241 | SA2 | Jogos digitais e educação musical: uma revisão de literatura Sabrina dos Santos Siqueira Silva; Matheus Henrique da Fonseca barros |
|
| 342 | SA2 | Plataformas digitais, mídias sociais e saberes necessários para a atuação docente de professores de música: uma revisão de literatura Maria Regilâni Angelo de Souza; Matheus Henrique da Fonsêca Barros |
|
| 305 | SA2 | “Postais Brasileiros” para piano de Elvira Drummond: uma análise a partir de parâmetros didáticos Ana Beatriz Bezerra; Regiane Hiromi Yamaguchi |
|
| 206 | SA2 | Manuais escolares e inteligência artificial generativa: análise de manual didático de música pelo ChatGPT e DeepSeek Jennifer Gonzaga; Tânia Maria Figueiredo Braga Garcia |
|
| 313 | SA2 | Construção de Instrumentos musicais na Educação Infantil: análise metodológica de estudos realizados no Brasil José Warley Souza e Souza; Thaynah Patricia Borges Conceição; Rafaela Alcantara Barata |
|
| 427 | SA2 | A criança como agente ativo na educação musical: : uma abordagem sociológica Larissa Dias; Vania Malagutti |
|
| 246 | SA2 | Levantamento sobre métodos de violão para crianças publicados no Brasil:: Entre a ludicidade e a tradição Andrielle Evelyn de Sousa Teixeira |
|
| 195 | SA2 | Tecnologia e formação musical na Worship Music: o uso do metrônomo e das MultiTracks/Stems na construção da expertise Caio Bruno Medeiros de Paiva |
|
| 148 | SA2 | O Papel do CEEd/RS na Operacionalização do Ensino de Música: uma Análise da Legislação e sua Aplicação Cristina Rolim Wolffenbüttel |
|
| 252 | SA2 | O Prática musical em conjunto: uma proposta para aulas de música no ensino médio Darielson Nascimento da Silva |
|
| 172 | SA2 | Possibilidades para o ensino de música na rede estadual cearense a partir das Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Felipe Moreira de Oliveira |
|
| 476 | SA2 | Entre Cordas e Saberes: Um Estudo sobre o Ensino de Violão na EMMUS de Parauapebas Gabriel Veras Silva Sousa |
|
| 290 | SA2 | Caderno didático para a iniciação à flauta doce no Ensino Fundamental I: abordagens lúdicas GRACIEDEI INÊS CURVELLO MACHADO |
|
| 388 | SA2 | O canto coral amador como espaço de desvio da lógica utilitarista João Luís Komosinski |
|
| 261 | SA2 | Quem ensina história da música em cursos de Licenciatura em Música? Perfis docentes e breves reflexões Matheus Silva Rocha |
|
| 3 | SA2 | Opinião de professores e estudantes sobre escolha de repertório e leitura de notação musical em aulas de piano Rodrigo Bastos Cunha |
|
| 217 | SA2 | Vincent D’Indy e o ensino de música: um estudo acerca do discurso Une école de musique repondant aux besoins modernes e do Cours de composition mulicale Tálio Lourenço |
|
| 358 | SA2 | Criação musical na escola de educação básica: compondo, cantando e gravando com alunos do ensino fundamental Vinícius Eufrásio |
SA-3. Etnomusicologia
| ID | Subarea | Título | |
|---|---|---|---|
| 181 | SA3 | Variação e estabilidade em Lord Lovel: estudo da incorporação do componente musical na identificação de uma balada-ideia na tradição de língua inglesa Silvano Fernandes Baia; José João Cunha e Souza |
|
| 527 | SA3 | Caminhos, fronteiras e diálogos entre as áreas de educação musical, etnomusicologia e patrimônio musical imaterial Ana Roseli Paes dos Santos; Wilson Rogério dos Santos dos Santos |
|
| 138 | SA3 | O Bar Boate Berimbau de Belo Horizonte através do acervo Museu Clube da Esquina: notas preliminares sobre etnografia em arquivos voltados à etnomusicologia urbana Bernardo Fabris |
|
| 484 | SA3 | A patrimonialização do samba rural paulista e interações sociais no âmbito extra- musical Ellis Regina Sanchez Hermoza |
|
| 460 | SA3 | Uma perspectiva sobre a circulação das músicas nos estádios de futebol no Brasil: : dos processos de autorias às performances Felipe Camargo |
|
| 185 | SA3 | Um estudo a partir da memória e identidade na brincadeira dos Pretinhos de Santarém Novo (PA) Ingrid Rafaella Marques Corrêa |
|
| 408 | SA3 | Música, diferença e identidade na Nação Zamberacatu: reflexões sobre confluências e refluências em território simbólico KLEBER DA SILVA MOREIRA |
|
| 204 | SA3 | O cancioneiro teuto-brasileiro de Leonido Krey:: função social da canção tradicional germânica desde a diáspora à influência do folclorismo no Sesquicentenário da Imigração Alemã no Brasil. Lucas Hesselmann |
|
| 198 | SA3 | Lupi: um divisor de águas? : Reflexões etnomusicológicas sobre o sopapo, ancestralidade e Lupicínio Rodrigues Paulo Parada |
|
| 494 | SA3 | Arraial do Pavulagem: um estudo sobre o Arrastão do Círio Tainá Maria Magalhães Façanha |
SA-4. Música Popular
| ID | Subarea | Título | |
|---|---|---|---|
| 182 | SA4 | O violão autoral de Djavan Bruno Yukio Meireles Ishisaki; Arthur Junca Bersot |
|
| 354 | SA4 | A canção Cravo e Canela: hibridismo e construção de identidade no contexto da Música Popular Brasileira (MPB) Potiguara Curione Menezes; BRUCE FIGUEIREDO GOMES LEITE |
|
| 84 | SA4 | Maracatu Nação Estrela Brilhante do Recife: baques e sua adaptação para o piano Pedro Henrique Izar de Souza; Claudio Peter Dauelsberg |
|
| 304 | SA4 | O frevo de rua no repertório da música instrumental praticada em Pernambuco: um estudo da 5ª edição da Mostra Canavial de Música Instrumental Ronaldo Filho; Daniela Ferreira |
|
| 380 | SA4 | A internalização musical pelo baterista através do canto de levadas, fraseados e melodias Otho Guimarães Filho; Fernando de Oliveira Rocha |
|
| 197 | SA4 | Na Estrada das Areias de Ouro e Cantoria Pastoral: análise estrutural de mitos em duas canções de Elomar Figueira Mello Luís Antônio Santos Vilalva; Francisco Zmekhol Nascimento de Oliveira |
|
| 219 | SA4 | Uma Quadrilha progressiva:: análise de Prova de Fogo (1981) de Lenine e Zeh Rocha Carlos Roberto Ferreira dos Santos; Reginaldo Venâncio |
|
| 280 | SA4 | Sambas-enredo capixabas (1984–1991): : um levantamento de dados e reflexões preliminares sobre suas temáticas Potiguara Curione Menezes; Viviane Saconi |
|
| 409 | SA4 | Voces del litoral: Un estudio comparativo del canto de la guarania a través de la canción Ñane Aramboha. Alexis David Ramirez Ojeda |
|
| 479 | SA4 | “Cuando canta, uno habla y chau”: breve estudio sobre la cantautoría en el Uruguay Analía Chernavsky |
|
| 475 | SA4 | Free jazz, cena virtual de uma escuta pedagógica ARTHUR DUTRA |
|
| 311 | SA4 | A “cozinha” funk-jazz na gravação de Nanã em Colors (1975) Bruna Melo |
|
| 322 | SA4 | Investigação de elementos musicais e socioculturais do carnaval do Catumbi da década de 1960 a partir da análise da produção fonográfica do Bloco Carnavalesco Vai Quem Quer Daniel Costa Fernandes |
|
| 59 | SA4 | Transcrição:: suas funcionalidades e seu uso pedagógico David Ganc |
|
| 326 | SA4 | A divulgação internacional da música brasileira pela diplomacia cultural e para além dela Enzo Schilirò Zajdsznajder |
|
| 393 | SA4 | A institucionalização da música popular em ambientes de ensino formal no Brasil (1980-1990): o caso do Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba (CMPB) Gabriela Mainardes |
|
| 187 | SA4 | The Rain Song: reflexões sobre escrita, transcrição, percepção e gestualidade instrumental na produção sonora. George Manoel Farias |
|
| 286 | SA4 | A viola do cantador: Estrutura e breve histórico GILBER CESAR SOUTO MAIOR |
|
| 227 | SA4 | Surfboard: uma proposta de partitura para violão e guitarra Guilherme Espindola |
|
| 82 | SA4 | Estilo interpretativo da microrrítmica de Jacob do Bandolim em Falta-me você: uma reflexão sobre as curvas oscilográficas de softwares de gravação e edição GUSTAVO MENDONÇA |
|
| 340 | SA4 | Bola Sete e a transcrição da música Muita Bossa Brasileira Igor Colombo |
|
| 414 | SA4 | Representações do feminino na obra de Fátima Guedes:: uma investigação cancional e do gesto vocal Isabella Grossi |
|
| 140 | SA4 | Contracantos de Pixinguinha: reflexões sobre seu estudo e prática interpretativa Jose Reis de Geus |
|
| 236 | SA4 | O Pandeiro no Jazz: a performance de Túlio Araújo Mateus Espinha Oliveira |
|
| 113 | SA4 | Cellofunk:: o funk brasileiro no violoncelo Peppi Araujo |
|
| 115 | SA4 | Tocar violoncelo em pé: desafios técnicos, corporeidade e adaptação performática na interpretação do funk brasileiro Peppi Araujo |
|
| 14 | SA4 | Argumentos de legitimação da bossa nova em Balanço da bossa de Júlio Medaglia Thomas Fontes Saboga Cardoso |
|
| 8 | SA4 | Convite à democracia? o samba-rumba de Chico Buarque Vinícius Gueraldo |
SA-5. Performance Musical
| ID | Subarea | Título | |
|---|---|---|---|
| 175 | SA5 | Apontamentos sobre a hierarquização de musicalidades e o ensino do piano na atualidade Luísa Camargo Mitre de Oliveira; Ana Cláudia de Assis |
|
| 127 | SA5 | Ensino-aprendizagem do acordeom: criação de estudos técnicos e dentro do repertório (acordeonístico) brasileiro Rossini Antônio da Silva Xavier; Ana Luisa Fridman |
|
| 136 | SA5 | Tipos de atenção utilizados em leitura musical no contexto do piano colaborativo Taiur Fontana; Bernardete Póvoas |
|
| 335 | SA5 | Mestre Radamés: o protagonismo da bateria na composição de Hermeto Pascoal Leandro Barsalini; Carlos Eduardo Sueitt Garanhão |
|
| 64 | SA5 | Notas sobre o músico balzaquiano Luigi Brandão; Cláudia Araújo Garcia |
|
| 144 | SA5 | O movimento de Helmholtz revisitado: uma análise fundamental e suas implicações para a performance violinística contemporânea Marcos Pereira Osaki; Eliane Tokeshi |
|
| 152 | SA5 | A filosofia Song and Wind: revisão bibliográfica, conceitos e implicações para a performance musical Enrique Batista Felix da Silva; Ernesto Frederico Hartmann |
|
| 153 | SA5 | A manobra de Valsalva em instrumentos de sopro: definições e considerações para a performance musical Enrique Batista Felix da Silva; Ernesto Frederico Hartmann |
|
| 130 | SA5 | Debaxo da cajazera (1926) de Paulo Florence: canção de câmara original para canto e violão descoberta em acervo particular Jhony de Souza Pinto; Fernando Araújo de Paula |
|
| 63 | SA5 | Potências de uma per-formação: o que faz um intérprete musical? Luigi Brandão; Flavio Barbeitas |
|
| 9 | SA5 | Inovação no violão: o nascimento da técnica “imalt” de Alexandre Atmarama Marcos da Rosa Garcia; Francisco Ronildo Freire |
|
| 253 | SA5 | O Protagonismo colaborativo: a construção de uma performance cênico-musical no canto coral brasileiro Marco Aurélio da Silva Tavares; John Kennedy Pereira de Castro |
|
| 5 | SA5 | Da orquestra ao piano: A transcrição da Fantasia Sul América para violino e orquestra de Claudio Santoro Thiago de Freitas Ferreira Costa; José Jonas Gondim Farias Júnior |
|
| 213 | SA5 | Corpo, som e movimento : Expressividade e linguagem musical na Banda Mantiqueira Leandro Barsalini; Josué Batista dos Santos |
|
| 295 | SA5 | Classificação de vozes trans no contexto coral adulto: Considerações sobre gênero, vocalidade e performance musical Anderson Vieira; Juliana Rheinboldt |
|
| 119 | SA5 | Técnica Zabundeiro de Daniel Guedes e Suas Contribuições para performance e Ensino do Pandeiro Thales Ferreira Pereira; Klesley Bueno Brandão; Bruno Soares Santos |
|
| 423 | SA5 | Mulheres na música e compositoras brasileiras para viola de arco: uma perspectiva histórica Ana Cielo Guerra; Maria Bernardete Castelan Póvoas |
|
| 47 | SA5 | A presença de canções da tradição oral brasileira na obra coral de Gerard Galloway: : quatro peças arranjadas para coro misto a cappella BRUNO DOS ANJOS PIMENTEL; Mmaria Jose Chevitarese |
|
| 265 | SA5 | Apreciação Programada e Sistêmica (APS): : uma proposta metodológica voltada em habilidades de escuta e de ação no ensino e aprendizagem do trompete Jefferson Roberto Anastácio; Paulo Adriano Ronqui |
|
| 190 | SA5 | Forrozinho no píccolo: a construção da performance de uma obra brasileira escrita para grupo de trompetes. Daniel Cavalcante; Paulo Ronqui |
|
| 192 | SA5 | Matraca e Pandeirão: processo de criação da obra para trompete sem acompanhamento a partir de elementos do Bumba meu boi Daniel Cavalcante; Paulo Ronqui |
|
| 350 | SA5 | Crenças de eficácia coletiva na prática e aprendizagem musical em grupo:: contribuições de um survey interseccional com instrumentistas cameristas Flávio Denis Dias Veloso; Rosane Cardoso de Araújo |
|
| 473 | SA5 | Cuidar de quem faz arte: : relato de experiência do primeiro ano da Rede Brasileira de Saúde do Artista Ravi Shankar Magno Viana Domingues; Samuel Barros ; Sandra Paola Romero Rojas; Camila de Oliveira Luiz; Mariana de Moraes Holschuh |
|
| 15 | SA5 | A Trajetória do pianista colaborador sob a perspectiva da literatura e prática: identificação/habilidades, experiencial e metodologias Alfeu Rodrigues de Araújo Filho; Thaylisi Alves Batista |
|
| 30 | SA5 | Narração e Performance Musical: considerações acerca da experiência do intérprete Caio Cezar Braga Bressan; William Teixeira |
|
| 109 | SA5 | “Caritas” de Silvia Berg:: uma releitura da obra homônima de Hildegard von Bingen Kismara Pessatti; Yuka de Almeida Prado; Silvia Cabrera Berg |
|
| 369 | SA5 | A interpretação baterística de Rubens Barsotti na visão de ex-alunos ALAN GASPARELLO RAMOS |
|
| 160 | SA5 | Métodos Suzuki e Sassmannshaus no ensino do violoncelo: : um estudo comparativo para abordagens integradas e criativas Amanda Melo Massa |
|
| 258 | SA5 | A interação musical e a improvisação Diogo Freitas de Oliveira |
|
| 303 | SA5 | Perspectivas sobre a ambivalência do pandeiro brasileiro: explorando a “porção chocalho” do instrumento Eduardo Vidili |
|
| 216 | SA5 | Temporalidade musical e escuta: a imagem do tempo musical na performance Gabriel Ferraz da Silva |
|
| 468 | SA5 | Movimentos Corporais, Componentes Musicais e Modelagem Interpretativa – Uma Perspectiva Integrativa da Prática na Realização Pianística das Duas Elegias de Béla Bartók Maria Bernardete Castelan Póvoas |
|
| 92 | SA5 | A Contribuição da similaridade interpretativa entre músicos para a sincronização na performance em conjunto Mauricio Alves Loureiro |
|
| 314 | SA5 | A expansão do vocabulário técnico do contrabaixo acústico: um estudo sobre a incorporação de técnicas de outros instrumentos musicais Natalia Cristina Pinheiro Dantas |
|
| 118 | SA5 | A performance e transcrição musical como pesquisa artística e feminista:: um processo criativo com Porto das Flores de Rosinha de Valença para violão Thaís Nascimento Oliveira |
|
| 201 | SA5 | Estudos sobre o Bumba meu Boi sotaque de matraca e propostas para performance na bateria Rodrigo Heringer Costa e André Machado Queiroz |
SA-6. Musicologia
| ID | Subarea | Título | |
| 499 | SA6 | Os arranjos corais de Reginaldo Carvalho: uma análise das obras seculares escritas entre 1946 e 1956 Vladimir Silva; Alexandre Magno Negreiros Pereira; Ian Junqueira Ayres Barbosa |
|
| 100 | SA6 | Diálogos entre sonoridades modernas e antigas: como a Missa Orbis Factor de Aylton Escobar constrói sua sonoridade complexa a partir das sonoridades litúrgicas antigas Leonardo Paz; Angelo Fernandes |
|
| 418 | SA6 | Marcas de Tinta Fresca: a presença da música brasileira no repertório da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais Igor Leão Maia; Arthur Versiani de Azevedo |
|
| 446 | SA6 | O redirecionamento da pesquisa sobre a Missa De Profundis de Dinorá de Carvalho a partir da descoberta de novas fontes André Guimarães Rodrigo; Carlos Fernando Fiorini |
|
| 167 | SA6 | Sinfonia visual na Belle Époque: Música, design e arte nas partituras de Manoel Castelo Branco (1867-1926) Alexandre Galvão Leite; Dione Colares de Souza |
|
| 273 | SA6 | Dmitri Shostakovich na imprensa brasileira nos anos 1940 Natália Leite Braga; Edite Rocha |
|
| 508 | SA6 | Família Wanderley nas bandas militares da Bahia (1910-1935) Welissa Carvalho; Edite Rocha |
|
| 366 | SA6 | Programas da Semana Santa de São João del-Rei (MG) entre 1884 e 2025: da presença estrangeira à valorização de compositores brasileiros e locais Simonne Ellem Fonseca Nascimento; Flávia Toni |
|
| 324 | SA6 | OSUSP em números: o repertório da orquestra em dados quantitativos Imira Rando; João Batista Carvalho de Brito Cruz; Fábio Cury; Lucas Lima Coelho |
|
| 306 | SA6 | Neoclassicismo de Brenno Blauth e o Pós-modernismo de Almeida Prado nas suas Sonatas para Viola e Piano Daniel Marques de Almeida Rolim; Luciana Noda |
|
| 442 | SA6 | Modinha: As multifaces de Miguel Dultra Leonardo Leite dos Santos; Marcos Cunha Lopes Virmond |
|
| 403 | SA6 | O poderoso discurso de um audacioso argumento: a análise da dispositio musical de cadenze ad libitum escritas por W.A. Mozart Roger Lins de Albuquerque Gomes Ribeiro; Monica Isabel Lucas |
|
| 17 | SA6 | A música na periferia da São Paulo colonial e imperial: músicos e violeiros da Penha, Santana, São Bernardo, Caguaçú e São Miguel (1768-1836) Daniel Issa Gonçalves; Paulo Castagna |
|
| 159 | SA6 | Ouvidos para o invisível: o harmônio entre o silêncio do patrimônio e a memória da música André Felipe Carpes |
|
| 200 | SA6 | Beethoven como referência estética na crítica musical de Robert Schumann Beatriz Stervid |
|
| 323 | SA6 | Alvorada musical libertária: os primeiros anos da música anarquista no Rio de Janeiro (1900-1910) Bernardo Gimenes Fantini |
|
| 490 | SA6 | As políticas da música: a institucionalização da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo nas atas da Câmara Municipal (1949) Breno Amparo |
|
| 103 | SA6 | Curt Lange e o Interamericanismo Musical Daniel Querino |
|
| 13 | SA6 | Violões em perspectiva: Itinerários artísticos e formativos no CPF-Sesc São Paulo (2014–2024) Flavia Prando |
|
| 137 | SA6 | El Duende llega a Río: Primera zarzuela representada en Brasil Isaac William Kerr |
|
| 511 | SA6 | Vicente Salles: Coletor de saberes, guardião e difusor de conhecimentos Jonas Monteiro Arraes |
|
| 85 | SA6 | O conceito adorniano de radiofisionomia e sua aplicação na programação musical de uma Rádio Educativa Juliana Araújo Gomes |
|
| 308 | SA6 | Do banjo ao violão tenor: a evolução dos instrumentos musicais como retratados nos periódicos BMG nos EUA (1882-1934) JULIO SMARCARO |
|
| 251 | SA6 | Os músicos baianos no período Independência do Brasil a partir de dados hemerográficos Jusciana da Silva Oliveira |
|
| 205 | SA6 | Americanismo Musical às margens do Brasil: excursões de Curt Lange e da delegação do Instituto Interamericano de Musicologia à Pelotas entre 1941 e 1954 Lucas Hesselmann |
|
| 530 | SA6 | Elementos musicais nas suítes IV e VII das Cantigas Folclóricas do Brasil de José Siqueira:: um estudo baseado no Sistema Trimodal Marcel Ramalho de Mello |
|
| 395 | SA6 | José Siqueira e o patrimônio musical brasileiro: uma proposta de edição crítica da I Sonata para Violoncelo e Piano Marcelo Moreno da Sllva |
|
| 347 | SA6 | A recepção da música de Anton Webern na vanguarda do pós-Guerra: apoteose ou renúncia da dominação da natureza musical? Paulo Cerruti de Arruda Sampaio |
|
| 488 | SA6 | Indícios gregorianos nos martelos da cantoria de viola Philippe Meyohas Martins Saraiva Pereira |
|
| 279 | SA6 | Mapeamento de Grupos de Pesquisa ligados a Musicologia no Brasil Renato Pereira Torres Borges |
|
| 526 | SA6 | Reconstituindo um legado musical: a edição de obras para piano de José Brazilício de Souza Rodrigo Warken |
|
| 156 | SA6 | Ur-Musik y fidelidad imposible: revisitando el pensamiento estético y trabajo editorial de Ferruccio Busoni Susana Castro Gil |
|
| 396 | SA6 | Amélia Brandão Nery antes da profissionalização: vestígios na imprensa da década de 1910 Thiago Leme Marconato |
|
| 332 | SA6 | O ensino do contrabaixo na região nordeste: um levantamento das instituições reconhecidas pelo MEC que oferecem o ensino de performance do instrumento Victor Mesquita Vieira |
SA-7. Teoria e Análise Musical
| ID | Subárea | Título | |
| 110 | SA7 | Entre motivos e ecos: um olhar estrutural sobre a inovação coral na música filipina contemporânea Eduardo dos Santos Oliveira Junior; Elisa Maria de Souza; Ana Cláudia de Lima Marciano; Helena de Rezende Campos Sancho |
|
| 76 | SA7 | Entre som e palavra: diálogos estéticos entre o Guarany de José de Alencar e a abertura da ópera Guarani de Carlos Gomes. Eduardo dos Santos Oliveira Junior; Elisa Maria de Souza |
|
| 390 | SA7 | Quatro Orquestrações de Der Erlkönig: Transcrição e Análise Felipe Mendes de Vasconcelos; Igor Leão Maia |
|
| 164 | SA7 | Uma perspectiva histórico-analítica da orquestração na música clássica brasileira Michel Curi e Silva Júnior; Igor Leão Maia |
|
| 166 | SA7 | As barcarolas de Henrique Oswald: análise do Op. 4/5, Op 14/4 e Sur la Plage (Op. 33/1) Francisco Zmekhol Nascimento de Oliveira e Luiza de Mathias Almeida |
|
| 67 | SA7 | Convergências e divergências entre procedimentos organizacionais: o parâmetro alturas em três teorias musicais Victor Vitoriano Dantas; José Orlando Alves |
|
| 455 | SA7 | Despertando sonâmbulos: a enigmática figuração rítmica da introdução de The Sleepwalkers, clássico da banda progressiva Van der Fernando Pereira; Marcos Nogueira |
|
| 333 | SA7 | Écfrase musical: o poema Llegó Con Tres Heridas de Miguel Hernández e o Preludio Epigramático No. 6 de Leo Brouwer Raquel Turra Loner; Maria Bernardete Castelan Póvoas |
|
| 264 | SA7 | Modalismo funcional cromático: perspectivas para além do paradigma tonal Pauxy Gentil Nunes Filho; Max Kühn Barcellos da Rocha |
|
| 266 | SA7 | O intervalo singular como articulador da funcionalidade harmônica Pauxy Gentil Nunes Filho; Max Kühn Barcellos da Rocha |
|
| 385 | SA7 | Retrato de Ronaldo Miranda Rafael Gelfuso Thomazini; Silvia Maria Pires Cabrera Berg |
|
| 422 | SA7 | Contraste rítmico e suas implicações formais na Ciaccona de J. S. Bach Ednelma Cunha; Yara Caznok |
|
| 186 | SA7 | Composição eletroacústica algorítmica: processo criativo da obra eco queen vs marks baseada em Cadeias de Markov em Python Ivan Simurra |
|
| 74 | SA7 | Jaama Frevo: análise do arranjo Matheus Maciel |
|
| 437 | SA7 | Um estudo sobre a relação texto-música: : análise retórico-musical do Versus II de Christ lag in Todesbanden de Johann Sebastian Bach Regina Amaral |
|
| 12 | SA7 | A densidade sonora como ferramenta de construção da estrutura do discurso musical orquestral na obra Soterofonia de Lindembergue Cardoso Roberto Intelisano Intelisano |
| ID | Subárea | Título | |
| 374 | ST7 | An ecology of invention: for relational, situated, and diverse practices in sound creation and research José Henrique Padovani |
|
| 510 | ST7 | A voz do vento: a musicalidade Terena entre a memória ancestral e a experimentação artística Mariana Gonçalves |
|
| 317 | ST7 | Vida Breve:polifonias multiespecíficas e espectroesculturas pantaneiras Max Packer |
|
| 254 | ST7 | Da imaginação ao gesto: aproximações entre a ecologia sonora e a performance musical William Teixeira da Silva |
SA-8. Demais Subáreas e Interfaces da Música: Musicoterapia, Estética Musical, Mídia, Semiótica, entre outras não listadas acima
| ID | Subárea | Título | |
| 245 | SA8 | Avaliação do canto/voz na musicoterapia brasileira: uma revisão integrativa Alana Oliveira Magalhães; Aline Moreira Brandão André; Verônica Magalhães Rosário |
|
| 492 | SA8 | Tempo, tragédia e eterno retorno em A chegada: a trilha musical como articulação fílmica Wellington Goncalves; Claudiney Carrasco |
|
| 123 | SA8 | A música do teatro musical brasileiro aplicada ao violão no exemplo da Ópera do Malandro de Chico Buarque Gabriel Vera Machado Mello; Claudiney Rodrigues Carrasco |
|
| 183 | SA8 | Do tripé “tópicas musicais, camadas de linguagem e níveis de interpretação” como um possível caminho analítico André Rosalem Signorelli; Ernesto Hartmann |
|
| 371 | SA8 | Produção científica da Região Norte do Brasil: um levantamento nos Anais e periódicos da ABEM e ANPPOM entre os anos de 2012 e 2025 Catarina Rosa da Silva Pimenta; Fábio Roberto Fonseca da Silva; Neuza Adrielle Leal do Nascimento; Paulo Roberto da Costa Barra |
|
| 263 | SA8 | Lutty: uma ferramenta para a visualização de fôrmas de acordes em instrumentos de cordas Max Kühn; Felipe Martins |
|
| 355 | SA8 | Mononeon: um estudo sobre o impacto das mídias digitais nas práticas musicais improvisadas Diego Nicolás Silva Saavedra; Felipe Pessin manzoli |
|
| 316 | SA8 | Musicoterapia em coterapia interdisciplinar no desenvolvimento infanto juvenil: Vivências clínicas em processos terapêuticos colaborativos Rômullo Moraes; José Davison da Silva Júnior |
|
| 231 | SA8 | Inconsciente artificial: estratégias tecno-poéticas na criação e improvisação musical com IA Afonso Felipe Galdino Leite Romagna; José Henrique Padovani |
|
| 398 | SA8 | De/Re:Generação: desenvolvimento de uma obra multimídia baseado em cigarras e bioplásticos como interfaces de toque Adriano Claro Monteiro; Rafaela Blanch Pires |
|
| 454 | SA8 | Divulgação Científica da Música em Minas Gerais: um diagnóstico preliminar e apontamentos críticos Anderson dos Reis dos Santos; Stanley Levi Nazareno Fernandes |
|
| 501 | SA8 | Forma, Emergência e Duração: Articulações entre a Escritura de Adorno e a Escuta de Nicolas Austeclinio de Farias |
|
| 7 | SA8 | Escuta, discurso e posições de enunciação:: O caso da paisagem sonora Daniel Gouvea Pizaia |
|
| 104 | SA8 | Desigualdade na pesquisa entre norte e sul global: Questões metodológicas em pesquisa multicêntrica Graziela Bortz |
|
| 419 | SA8 | Psiqué e performance musical: entre angústia, ansiedade de desempenho e sofrimento psíquico Kelly Davis Moura |
|
| 105 | SA8 | Equivalências entre pintura e música: Um ensaio sobre a ligação entre Kandinky e Schoenberg Marcello Soares Cascino |
|
| 106 | SA8 | Pontos de correspondência entre a poesia de Mallarmé e a música de Debussy Marcello Soares Cascino |
|
| 278 | SA8 | A obra musical como fenômeno espectral: Notas para uma ontologia assombrada da música Matheus Fernandes |
|
| 25 | SA8 | Betty Boop: dinâmicas raciais em alto e bom som Raphael Reis Medeiros de Campos |
|
| 135 | SA8 | Estereótipos e autenticidade em trilhas sonoras de games Vinicius Yglesias |
Acompanhe-nos!