XXXV Congresso da ANPPOM
Comunicação – Subáreas e Simpósios Temáticos
ST 01 – Acervos Musicais Brasileiros
| ID | Subárea | Título | |
| 349 | ST1 | Presença e atuação musical feminina no Recife entre os séculos XIX e XX: Apontamentos documentais a partir do Acervo Padre Jaime Diniz Wheldson Rodrigues Marques; Gilson Rodrigues Chacon de Oliveira |
|
| 120 | ST1 | O Acervo musical da Igreja Matriz de São José da cidade de Além Paraíba: Vestígios de uma atividade musical de características locais Fernando Lacerda Simões Duarte |
|
| 257 | ST1 | Instrumentos musicais e documentos musicográficos no acervo do Museu da Capela das Irmãs Dominicanas de Monteils em Uberaba-MG Fernando Lacerda Simões Duarte |
|
| 489 | ST1 | Os documentos musicográficos no arquivo da Cúria Metropolitana de Pouso Alegre, em Minas Gerais: características e a busca por conexões com a história local Fernando Lacerda Simões Duarte |
|
| 73 | ST1 | Entre acervos, coleções e espólios: a obra musical de Frei Pedro Sinzig na Alemanha Marta Castello Branco |
|
| 43 | ST1 | Abordagem etnográfica em acervos musicográficos Nira Pomar |
|
| 260 | ST1 | Arranjos de Cyro Pereira na Rádio Record: memória e desafios na pesquisa de obras não catalogadas Pedro Henrique Melo Pousas Melo Pousas |
|
| 275 | ST1 | Transformações nos sites da ANPPOM: contexto, linha do tempo e perdas informacionais e documentais Renato Pereira Torres Borges |
|
| 277 | ST1 | Rumo a um Guia Digital de Acervos Musicais Renato Pereira Torres Borges |
|
| 495 | ST1 | Presença brasileira no RISM: Repertório Internacional de Fontes Musicais Rosana Lanzelotte |
ST 03 – Música e interseccionalidade: deficiência, racialidade e outros marcadores sociais da diferença em contextos educacionais
| ID | Título | ||
| 485 | ST3 | A inclusão de estudantes surdos nas práticas musicais coletivas: o papel pedagógico do Programa Música na Rede Julia de Oliveira Bolina; Ana Carolina dos Santos Martins; Ingride Miranda da Silva Narciso |
|
| 480 | ST3 | Performance Musical Acessível: Cantora-sinalizante e a Interdependência como Prática de Inclusão Lara Cheluje; Ana Carolina dos Santos Martins |
|
| 121 | ST3 | Transtorno do Espectro Autista: mitigado pelas políticas públicas no contexto da inclusão educacional Tayná Kethellen Santiago Alves; Cassia Virgínia Coelho de Souza |
|
| 108 | ST3 | Estratégias pedagógicas de professores de música em Belém-PA para autistas: um estudo investigativo em andamento Celso Alexandre de Araújo Ribeiro; Jessika Rodrigues da Silva |
|
| 162 | ST3 | Atuação Docente em Música e a Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva de Alunos com TEA: Pesquisa em Andamento Paulo Roberto da Costa BARRA; JESSIKA RODRIGUES DA SILVA |
|
| 325 | ST3 | Educação Musical Especial: : A 13ª Diretriz para currículos criativos e inovadores em música Ana Carolina dos Santos Martins; Marcus Vinicius Medeiros Pereira |
|
| 397 | ST3 | Inclusão cultural de pessoas com deficiência em práticas musicais comunitárias Etna Marzolla Gutierres |
|
| 523 | ST3 | Onde me veem, mas não me enxergam: a invisibilidade de estudantes neurodivergentes na Faculdade de Música do Espírito Santo “Maurício de Oliveira” — Fames Julia de Oliveira Bolina |
|
| 364 | ST3 | Música e inclusão no curso de licenciatura em música da UFCG: primeira oficina de música para pessoas surdas Marisa Nóbrega Rodrigues |
|
| 502 | ST3 | Para além da escuta auditiva: práticas musicais inclusivas com pessoas surdas THIAGO GUEDES REIS |
|
| 191 | ST3 | Educação musical para surdos: uma revisão de literatura da produção acadêmica (2019 – 2025) Mercia Mathias |
|
| 438 | ST3 | A prevalência de maloclusões em pessoas com Síndrome de Down: considerações para o ensino musical em instrumentos de sopro Rafael Martins e Julia de Oliveira Bolina |
ST 04 – Práticas em Pesquisa Artística: metodologias, epistemes e poéticas
| 271 | ST4 | Sarabanda do meu jeito: desafios técnico-interpretativos da obra de Mignone para quatro fagotes Ricardo Aurélio de oliveira; Catherine Carignan; Fábio Cury; Romeu Rabelo |
|
| 40 | ST4 | Artista, operador, pesquisador: um percurso metodológico de pesquisa artística em performance musical com base em instanciações Bruno da Silva Ghirardi; Luís Antônio Eugênio Afonso |
|
| 142 | ST4 | Ligando pontos no mapa do jazz manouche brasileiro: de Django Reinhardt a Garoto e Laurindo de Almeida Fernando Campos Caramori; Luiz Carlos Mantovani Junior |
|
| 222 | ST4 | Pesquisa artística em movimento: Processos de construção interpretativa em Mais uma lenda de Francisco Mignone Fábio Cury; Ricardo Aurélio de Oliveira; Romeu Rabelo ; Catherine Carignan |
|
| 58 | ST4 | Amazônia paraense sampleada: o entrelaçar de narrativas, paisagens e cultura digital Joliene Kate Nascimento Pinto; Sônia Maria Moares Chada |
|
| 425 | ST4 | Seria a pesquisa artística apropriada para a teorização da improvisação livre? Lucca Perrone Totti |
|
| 202 | ST4 | A presença do modalismo na Suíte Violão ao Sul: investigando a busca por unidade entre as canções Mateus Moraes |
|
| 433 | ST4 | Tríades abertas e palhetada híbrida no Estudo 1: digitação, técnica e pesquisa artística Rafael Gonçalves |
|
| 259 | ST4 | Escutando a dança-frevo: a composição de frevo de rua a partir da improvisação do passista Rodolfo Santos |
|
| 483 | ST4 | Fotografias da infância como um disparador criativo: cartografia sentimental e pesquisa artística na criação da canção Maria Sara Firmino de Oliveira |
|
| 232 | ST4 | Escrever com música: possibilidades metodológicas para uma etnografia poética através da canção Vítor Vieira Machado |
|
| 524 | ST4 | A performance na música eletroacústica mista: perspectivas de permanência a partir da pesquisa artística William Teixeira da Silva |
|
| 87 | ST4 | Diálogo, dispersão e borda para formar comunidade : Apresentação do livro Seminários dispersos em criação musical Daniel Quaranta, Pedro Leal David, Martim Robbio e Rodolfo Pereira dos Santos |
ST 05 – Encontros entre Educação Musical e Etnomusicologia: música, colonialidade e práxis de resistência
| 270 | ST5 | Reflexos de colonialidade nas práticas de coleta musical: uma análise da relação entre informantes e folcloristas Marcos Paulo Cassiano de Lima; Andrea Albuquerque Adour da Camara |
|
| 478 | ST5 | O O mestre de cultura no processo de transmissão de saberes e fazeres do reisado de congo Karine Freire Teles Alves; Ewelter de Siqueira e Rocha |
|
| 16 | ST5 | O estudo da saraswati veena e da música carnática no sul da Índia ADRIANO MICHALOVICZ |
|
| 302 | ST5 | Oficina como forma de vida: formação musical e criação situada na Música Universal Francisco Orniudo Fernandes Filho |
|
| 486 | ST5 | O O reflexo da colonialidade nas práticas de música sinfônica em projetos sociais, localizados na cidade do Rio de Janeiro (RJ) Gláucia Maciel |
|
| 389 | ST5 | O PD enquanto acessibilidade à práticas anti-hegemônicas LEONARDO MATEUS LOURENÇO |
|
| 449 | ST5 | Tribo carnavalesca Comanches: ressonâncias de uma resistência afro-indígena no carnaval gaúcho Stefania Johnson Colombo |
|
| 282 | ST5 | Violência simbólica de gênero contra mulheres musicistas compositoras: uma revisão de escopo Janaina Fellini; Gislaine Cristina Vagetti |
|
| 240 | ST5 | Levantamento de obras para percussão orquestral escritas por mulheres Camila Cristina Cardoso; Juliane Cristina Larsen |
|
| 112 | ST5 | Trajetórias de mulheres violonistas no Ensino Superior: Um estudo de caso na UFSJ Carolina Vilela Domingues; Luísa Camargo Mitre de Oliveira |
|
| 315 | ST5 | Zaíra de Oliveira: análise historiográfica de uma cantora pelo viés do feminismo negro Luzia Eleonora Rohr Balaj; Pedro de Moura Aragão |
|
| 129 | ST5 | Tia Amélia – estratégias de ocupação dos espaços artísticos majoritariamente ocupados por homens Natália Lepri; Sílvia Berg |
|
| 218 | ST5 | Procura-se Maria Helena da Costa: retalhos biográficos de uma compositora desaparecida Fernando Magre |
|
| 520 | ST5 | Trajetória musical, mulheres do carimbó e feminismos Ingrid Rafaella Marques Corrêa |
|
| 351 | ST5 | Maestra Dinorá de Carvalho e a Orquestra Feminina de São Paulo: memória, protagonismo e apagamento histórico LARISSA MACEDO DA SILVA |
ST 06 – Desafi(n)ando os cânones: música, feminismos e estudos de gênero
| ID | Título | ||
| 282 | ST6 | Violência simbólica de gênero contra mulheres musicistas compositoras: uma revisão de escopo Janaina Fellini; Gislaine Cristina Vagetti |
|
| 240 | ST6 | Levantamento de obras para percussão orquestral escritas por mulheres Camila Cristina Cardoso; Juliane Cristina Larsen |
|
| 112 | ST6 | Trajetórias de mulheres violonistas no Ensino Superior: Um estudo de caso na UFSJ Carolina Vilela Domingues; Luísa Camargo Mitre de Oliveira |
|
| 315 | ST6 | Zaíra de Oliveira: análise historiográfica de uma cantora pelo viés do feminismo negro Luzia Eleonora Rohr Balaj; Pedro de Moura Aragão |
|
| 129 | ST6 | Tia Amélia – estratégias de ocupação dos espaços artísticos majoritariamente ocupados por homens Natália Lepri; Sílvia Berg |
|
| 218 | ST6 | Procura-se Maria Helena da Costa: retalhos biográficos de uma compositora desaparecida Fernando Magre |
|
| 520 | ST6 | Trajetória musical, mulheres do carimbó e feminismos Ingrid Rafaella Marques Corrêa |
|
| 351 | ST6 | Maestra Dinorá de Carvalho e a Orquestra Feminina de São Paulo: memória, protagonismo e apagamento histórico LARISSA MACEDO DA SILVA |
ST 07 – Ecologia sonora e criação musical
| ID | Subárea | Título | |
| 374 | ST7 | An ecology of invention: for relational, situated, and diverse practices in sound creation and research José Henrique Padovani |
|
| 510 | ST7 | A voz do vento: a musicalidade Terena entre a memória ancestral e a experimentação artística Mariana Gonçalves |
|
| 317 | ST7 | Vida Breve:polifonias multiespecíficas e espectroesculturas pantaneiras Max Packer |
|
| 254 | ST7 | Da imaginação ao gesto: aproximações entre a ecologia sonora e a performance musical William Teixeira da Silva |
ST 08 – O trabalho no campo da Música no Brasil
| ID | Título | ||
| 328 | ST8 | Um olhar sobre as condições de trabalho de musicistas atuantes em gigs na cidade de Curitiba Eduardo Comunello Eleotero ; Laize Soares Guazina |
|
| 285 | ST8 | Ensino conservatorial e eurocentrismo contra o mundo do trabalho : de que formação precisam os/as musicistas hoje? Álvaro Neder |
|
| 353 | ST8 | Análise da representatividade de gênero em orquestras brasileiras: interfaces com políticas internacionais de diversidade, equidade e inclusão Giullia Assmann Knothe |
|
| 312 | ST8 | Do micro ao macrossocial: discutindo potências e limites de projetos sociais com a aula de música da Casa Amarela, Morro da Providência Karin Peres Verthein |
|
| 134 | ST8 | Músicos atuantes nos anos 1970 no Rio de Janeiro: : levantamento e análise das fichas de propostas de admissão ao SindMusi Luciana Requião |
|
| 379 | ST8 | A performance musical como trabalho imaterial: reflexões sociológicas Nelson Soares |
|
| 126 | ST8 | Trabalho e Performance Musical: um estudo com músicos atuantes nas décadas de 1980 e 1990 no Rio de Janeiro Thiago Gomes |
|
ST 09 – Música e Pensamento Afrodiaspórico
| ID | Título | ||
| 365 | ST9 | Okè, Odé ko ké ma wo!: um estudo de caso da ortografia e transcrição fonética do yorubá a partir da Inteligência Artificial Zelma Amaral da Rosa; Andréa Albuquerque Adour da Camara; Rafael Bezerra de Souza |
|
| 68 | ST9 | Ancestralidades no método UPB e sua aplicabilidade para a educação básica Elaine Guedes de Barros; Celso Garcia de Araújo Ramalho |
|
| 44 | ST9 | O Apagamento de Johnny Alf, Leny Andrade e Alaíde Costa no caldeirão de preconceitos da bossa nova e sambajazz Glaw Nader; Fausto Borém |
|
| 320 | ST9 | Ensino e aprendizagem nas práticas tradicionais: O toque dos atabaques no candomblé ketu Zabelê da Silva Medina; Paulo de Tarso Camargo Cambraia Salles |
|
| 149 | ST9 | Cruzamentos da música africana em minha trajetória musical Ailton Nascimento |
|
| 72 | ST9 | Contracolonialismo e música experimental Carlos Roberto Ferreira dos Santos |
|
| 339 | ST9 | Hip Hop e Educação Musical: Uma revisão de literatura a partir de teses, dissertações, publicações da ABEM e da ANPPOM entre 2000 e 2024 Djenane Vieira dos Santos Silva |
|
| 443 | ST9 | Juventude negra, pertencimento e criação musical: análise do projeto de extensão “Hip Hop de Dentro pra Fora” realizado com estudantes de Ensino Médio Integrado da rede Federal à luz da Pedagogia Hip Hop Djenane Vieira dos Santos Silva |
|
| 128 | ST9 | Década de 1950: A consolidação da Orquestra Afro-Brasileira impressa nas páginas dos jornais da época Felipe Siles de Castro |
|
| 78 | ST9 | Tocar é Saber: ancestralização e práticas musicais afro-diaspóricas como epistemologias encarnadas Ferran Tamarit |
|
| 18 | ST9 | Textos musicais de mbira em Moçambique na contemporaneidade: lutas e res(ex)istências Micas Orlando Silambo |
|
| 125 | ST9 | Gravações comerciais do início do século XX como fontes de estudo entre música e racialização: um estudo das linhas de cor sonoras aplicadas ao contexto brasileiro Pedro de Moura Aragão |
|
| 337 | ST9 | Aquilombamento sonoro e processos criativos: oralidade musical em Palmares Stefani Silva Souza |
ST 10 – Áudio e produção musical: agentes, meios, processos e desdobramentos
| 238 | ST10 | Desinmersão: audição para a realidade Alexandre Siqueira de Almeida; Afonso Eder Portela de Messias |
|
| 331 | ST10 | Tecendo um Varal: processos de criação, produção musical e formação: Processos de criação, produção musical e formação Paloma Cristina Lima dos Santos; Bruno Westermann |
|
| 500 | ST10 | O looping como recurso de criatividade e marca de estilo: Uma análise dos processos criativos de Glass, de Hania Rani Luiza Mollulo; Daniel Tapia |
|
| 237 | ST10 | Mediação e produção musical: relação entre concepção estética e procedimentos técnicos adotados pelo produtor musical no estúdio de gravação Alexandre Siqueira de Almeida; Guilherme Sauerbronn de Barros |
|
| 171 | ST10 | Avaliação comparativa de curva de resposta em frequência de microfones condensadores: desempenho de modelos de baixo custo frente ao Neumann KM184 Alexandre Maiorino; Yngrew Rafael Mendes Palmeira |
|
| 497 | ST10 | Remasterização de fonogramas: reciclagem ou atualização? Gilberto Assis Rosa |
|
| 461 | ST10 | Práticas educativo-musicais em plataformas de produção musical online: revisão bibliográfica de uma pesquisa em andamento Ian Bandeira |
|
| 168 | ST10 | (Re)estruturação da área de áudio e tecnologias aplicadas à música na UFXX:: experiências, propostas e o fortalecimento do tripé universitário Lucas Zangirolami Bonetti |
|
| 177 | ST10 | Entre loops, samples e montagens:: definindo contrastes e explorando sonoridades em “Sludge” Luisa Meirelles |
ST 11 – Música, Corpo, Gênero e Sexualidade
| 122 | ST11 | Geni, malandra ou travesti? uma análise político-identitária da personagem por meio da dramaturgia da canção em Ópera do Malandro de Chico Buarque Gabriel Vera Machado Mello; Claudiney Rodrigues Carrasco |
|
| 368 | ST11 | Música, envelhecimento e necessidades psicológicas básicas:: a motivação de mulheres 60+ em uma escola particular de música Débora Shirley; Mario Andre |
|
| 46 | ST11 | Estudos de gênero e feminismos na música: : um levantamento bibliográfico dos anais dos Congressos da ANPPOM (2013-2023) Carla Giovana Cabral; Yanaêh Vasconcelos Mota |
|
| 507 | ST11 | Mulheres na Licenciatura em Música EaD da XXX: : desafios e possibilidades de acesso à pesquisa acadêmica Jamilly Lidianne Freire de Mendonça |
|
| 413 | ST11 | Pensar uma performance feminista: como a performance pode contribuir para a desconstrução do cânone musical Nathalia Gidali |
|
| 10 | ST11 | Pedagogia vocal e feminismos: análises e discussões para o ensino dos cantos populares do Brasil Simone Valle |
|
| 11 | ST11 | Feminismos e educação vocal: reflexões para práticas pedagógicas comprometidas com a resistência à opressão de gênero Simone Valle |
|
| 86 | ST11 | Ensino de música no conservatório e questões de gênero em demandas normativas e emancipatórias Hugo Romano Mariano |
|
| 467 | ST11 | Experiências do I Encontro de Música, Educação e Gênero da UFPI: reflexões e encaminhamentos Sâmia Maria Costa Rodrigues Lima Cantuário, Gabriel Nunes Lopes Ferreira |
|
| 516 | ST11 | “As menina e os menino da pecuária”: ensinando feminilidades e masculinidades musicalmente Mário André Wanderley Oliveira, Ana Clara da Silva Ponciano, Jamilly Lidianne Freire de Mendonça, Ewerthon Lucas de Oliveira Lima Santos, Alan Rommel Rodrigues Veras, Pamella Carneiro Silva, Mariana Araújo da Silva |
ST 12 – Choro Patrimônio Cultural do Brasil: desafios e estratégias
| ID | Título | ||
| 356 | ST12 | Os Espaços do choro em Belo Horizonte a partir da sua inserção na Rádio Inconfidência Ian Zadorosny Quadros Vieira; Edite Rocha |
|
| 346 | ST12 | II Encontro e Oficina de Choro na Escola de Música da UFBA Gabriela de Mello Machado; Joel Luis da Silva Barbosa |
|
| 250 | ST12 | A construção de um repositório virtual dos choros originais para flauta doce Lucas Barbosa da Silva; Lucia Becker Carpena |
|
| 101 | ST12 | A participação de compositoras e instrumentistas na construção da cena atual do choro na cidade de Belo Horizonte Priscila Ribeiro Norberto; Lúcia Campos |
|
| 244 | ST12 | O saxofone e o choro: revisão para um recital didático Jorge Geraldo; Marcel Gregório de Almeida |
|
| 375 | ST12 | Rodas de choro e dinâmicas de gênero:: Solos, silêncios e resistências Beatriz Rodrigues Nascimento |
|
| 373 | ST12 | A Base de Dados do Choro Patrimônio como ferramenta de salvaguarda EDUARDA AVILA |
|
| 310 | ST12 | Memórias do cavaquinho brasileiro no início do século XX: análise de uma entrevista com Honório Cavaquinho Guido Tornaghi |
|
| 116 | ST12 | Elementos idiomáticos do Violão de 7 Cordas de Aço utilizados no processo criativo e na concepção da obra Obrigado, Dino Guilherme Lamas |
|
| 348 | ST12 | Ginga 57: a interpretação de Moacyr Portes Helder da Rocha Coelho |
|
| 283 | ST12 | O Choro para flauta solo: uma análise reflexiva de dois arranjos de choros de roda JANE PEDRO |
|
| 145 | ST12 | O trompetista e compositor negro Bomfiglio de Oliveira e seus fonogramas associados à base de dados Discografia Brasileira Juan Varela |
|
| 456 | ST12 | No meu tempo era assim: elementos biográficos sobre a vida e a obra do compositor e bandolinista Rossini Ferreira Leandro Montovani da Rosa |
|
| 111 | ST12 | O simbólico e a prática do choro em Brasília: enfoque de um processo de reconstrução de identidades Magda De Miranda Climaco |
ST 13 – Quem Tem Medo da Música Popular? Discutindo as formas canônicas e as vozes dissonantes nas Universidades
| ID | ST | Título | |
| 421 | ST13 | A criação espiralar de Odete de Pilar Guilherme Vieira Sperb |
|
| 45 | ST13 | Entre permanências e rupturas: disputas curriculares na formação do músico popular Letícia Dias de Lima |
SA-1. Composição e Sonologia
| ID | SA | Título/autores | |
| 39 | SA1 | Apontamentos para uma análise retórica de A-ronne: o madrigalle rappresentativo de Luciano Berio Silvio Mansani da Silva; Acacio Tadeu de Camargo Piedade |
|
| 472 | SA1 | Sobre uma convergência entre composição escrita e improvisação não-idiomática: em direção a uma escuta escritural Lucca Perrone Totti; Austeclínio Lopes de Farias |
|
| 387 | SA1 | O som direto como elemento composicional sonoro no cinema paraibano: : contribuições para a escuta estética Breno Felipe Lima de Sousa; Cleisson de Castro Melo ; Enderson Flávio Barbosa Pereira |
|
| 226 | SA1 | Entre tocar e jogar Caio Silva Souza; Daniel Fils Puig |
|
| 399 | SA1 | Diálogos entre orquestração, música contemporânea e práticas pedagógicas: uma revisão bibliográfica Rafael Felicio Silva Godoi; Igor Leão Maia |
|
| 75 | SA1 | A dimensão estético-política do debate sobre transcrição musical no Brasil Alexandre Remuzzi Ficagna; Jackson Vinicius Dias Batista |
|
| 66 | SA1 | Aspectos da teoria dos contornos aplicados na composição da peça Batalhas do Rio Paraíba para banda show Diego Michel Coelho da Rocha; José Orlando Alves |
|
| 95 | SA1 | Uma engenharia de sistemas composicionais contemplando a criação de um modelo monoparamétrico e sua aplicação no planejamento de Zaíra, a Rainha Ana Miccolis; Liduino Pitombeira de Olibeira |
|
| 193 | SA1 | Sonus ex machina: autonomia sonora em sintetizadores modulares na exposição Knob Detox Felipe De Almeida Ribeiro; Lucas Carlos Chagas; Marcelo Augusto Sena Ribeiro de Campos |
|
| 93 | SA1 | Dinâmica labial e o canto belting: um estudo sobre ajustes articulatórios e produção vocal Rafael Augusto de Lima Barbosa; Mauricio Alves Loureiro |
|
| 229 | SA1 | Intertextualidade musical na perspectiva das proporções revisionárias de Harold Bloom Liduino José Pitombeira de Oliveira; Nina Oliveira Queiroz de Paula |
|
| 431 | SA1 | Uma experiência prática na criação e implementação sonora para videogames Matheus Gomes Teixeira da Paz; Rael Bertarelli Gimenes Toffolo |
|
| 436 | SA1 | Música procedural e cognição dinâmica nos videogames: limites dos sistemas composicionais e caminhos para uma integração significativa Matheus Gomes Teixeira da Paz; Rael Bertarelli Gimenes Toffolo |
|
| 107 | SA1 | Afetações transdutivas: a interação entre improvisação, composição e sistemas interativos Thayná Xavier; Rogério Costa |
|
| 292 | SA1 | Compor mundos: hibridação, apropriação e reflexões em busca de um fazer dialógico Lucas Telles; Rogério Vasconcelos Barbosa |
|
| 363 | SA1 | Se aproximar tanto que a escuta atravessa Herbert Baioco Vasconcelos |
|
| 378 | SA1 | Coordenadas político-estéticas da música informal de Adorno repensadas a partir da improvisação radical: primeiras direções Lucca Perrone Totti |
|
| 334 | SA1 | Sons da Praça 24 de Outubro: Site-specific como elo entre composição musical, intérpretes e o ambiente Luiz Henrique Reis Machado |
SA-2. Educação Musical
| ID | Subarea | Título | |
|---|---|---|---|
| 83 | SA2 | Além das paredes: um estudo comparativo da influência tipológica da acústica arquitetônica nas relações espaciais para o ensino e a prática musical Rafaella Rocha; Alexandre Maiorino; Gabryeli Rocha |
|
| 143 | SA2 | Percursos e impasses na formação docente em música e tecnologias digitais: Adesão, resistência e tensões na pesquisa-ação João Francisco de Jesus Bruno; Andréia Miranda de Moraes Nascimento |
|
| 293 | SA2 | Relações entre Currículo e Ensino-aprendizagem do Violoncelo no Curso Técnico do Instituto Estadual Carlos Gomes Rafaela Alcantara Barata; Áureo Déo DeFreitas Júnior; Thaynah Patricia Borges Conceição; Doriedison Viana de Souza |
|
| 309 | SA2 | Pesquisa com estudantes e professores de flauta doce em escolas públicas do Rio de Janeiro (RJ): considerações sobre os percursos metodológicos e desafios enfrentados Patricia Michelini Aguilar; Cristal Angélica Velloso |
|
| 505 | SA2 | Práticas musicais nas escolas de educação infantil de Tramandaí/RS Lilian Querlen Leão da Silva; Cristina Rolim Wolffenbüttel |
|
| 471 | SA2 | Umas A música na Rede Municipal de Ensino de Três Cachoeiras/RS: : uma pesquisa documental Giedre Nascimento; Cristina Rolim Wolffwenbüttel |
|
| 272 | SA2 | Descrição e análise de The Real Easy Ear Training Book de Roberta Radley Alberto Americano Fairbairn; Daniel Fils Puig |
|
| 157 | SA2 | A Educação Musical no Ceará: : Perspectivas e Realidades das Licenciaturas João Emanoel Ancelmo Benvenuto; Danilo Meneses da Rocha; Daniel Gomes da Silveira; Ana Beatriz Bezerra Brandão de Melo Lima; Laiza Maria do Nascimento Silva |
|
| 102 | SA2 | O ensino de música no litoral do Rio Grande do Sul: uma pesquisa documental Cristina Rolim Wolffenbüttel; Dienifer Zucco da Silva; Bruno Fernando Provitina Mayer; Thalita Suyane Mença da Cruz |
|
| 394 | SA2 | Bandas de Música Paraense: analisando o cenário de produções acadêmicas Juliane Barbosa de Sousa Leal; Edite Rocha; Vinícius Eufrásio |
|
| 525 | SA2 | Formação docente na Pós-Graduação em Música: apontamentos e questões a partir do Estágio Supervisionado Micael Carvalho dos Santos; Fábio Henrique Gomes Ribeiro |
|
| 336 | SA2 | Uma análise preliminar dos ingressantes na licenciatura em música pelo processo seletivo especial nos anos de 2022 e 2023 Ana Maria Souza; Francielem Pantoja; Larissa Souza |
|
| 521 | SA2 | Aula de canto para crianças: técnica vocal e ludicidade Hellem Pimentel; Isabela Deps Bolelli |
|
| 289 | SA2 | Panorama da produção acadêmica sobre os Conservatórios Estaduais de Música de Minas Gerais (1993–2025): um estudo do estado do conhecimento Rafael Mariano Camilo da Silva; Mariana Faria Scandar |
|
| 376 | SA2 | Perspectivas de discentes e egressos/as de um curso brasileiro de Licenciatura em Música sobre o seu processo de formação em pesquisa ALAN ROMMEL RODRIGUES VERAS; Mário André Wanderley Oliveira |
|
| 515 | SA2 | “Não faço para ser um MC, eu faço para sair do meu mundo”: a batalha de rap como prática formativa e espaço de reconstrução de sentido e pertencimento no hip-hop Ana Clara da Silva Ponciano; Mário André Wanderley Oliveira |
|
| 496 | SA2 | “Calanguetu, Tina Charles e Pica-paus”: : “cifração verbal” como aprendizagem da guitarra do forró eletrônico potiguar IRANILDO DE MELO; Mário André Wanderley Oliveira |
|
| 241 | SA2 | Jogos digitais e educação musical: uma revisão de literatura Sabrina dos Santos Siqueira Silva; Matheus Henrique da Fonseca barros |
|
| 342 | SA2 | Plataformas digitais, mídias sociais e saberes necessários para a atuação docente de professores de música: uma revisão de literatura Maria Regilâni Angelo de Souza; Matheus Henrique da Fonsêca Barros |
|
| 305 | SA2 | “Postais Brasileiros” para piano de Elvira Drummond: uma análise a partir de parâmetros didáticos Ana Beatriz Bezerra; Regiane Hiromi Yamaguchi |
|
| 206 | SA2 | Manuais escolares e inteligência artificial generativa: análise de manual didático de música pelo ChatGPT e DeepSeek Jennifer Gonzaga; Tânia Maria Figueiredo Braga Garcia |
|
| 313 | SA2 | Construção de Instrumentos musicais na Educação Infantil: análise metodológica de estudos realizados no Brasil José Warley Souza e Souza; Thaynah Patricia Borges Conceição; Rafaela Alcantara Barata |
|
| 427 | SA2 | A criança como agente ativo na educação musical: : uma abordagem sociológica Larissa Dias; Vania Malagutti |
|
| 246 | SA2 | Levantamento sobre métodos de violão para crianças publicados no Brasil:: Entre a ludicidade e a tradição Andrielle Evelyn de Sousa Teixeira |
|
| 195 | SA2 | Tecnologia e formação musical na Worship Music: o uso do metrônomo e das MultiTracks/Stems na construção da expertise Caio Bruno Medeiros de Paiva |
|
| 148 | SA2 | O Papel do CEEd/RS na Operacionalização do Ensino de Música: uma Análise da Legislação e sua Aplicação Cristina Rolim Wolffenbüttel |
|
| 252 | SA2 | O Prática musical em conjunto: uma proposta para aulas de música no ensino médio Darielson Nascimento da Silva |
|
| 172 | SA2 | Possibilidades para o ensino de música na rede estadual cearense a partir das Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Felipe Moreira de Oliveira |
|
| 476 | SA2 | Entre Cordas e Saberes: Um Estudo sobre o Ensino de Violão na EMMUS de Parauapebas Gabriel Veras Silva Sousa |
|
| 290 | SA2 | Caderno didático para a iniciação à flauta doce no Ensino Fundamental I: abordagens lúdicas GRACIEDEI INÊS CURVELLO MACHADO |
|
| 388 | SA2 | O canto coral amador como espaço de desvio da lógica utilitarista João Luís Komosinski |
|
| 261 | SA2 | Quem ensina história da música em cursos de Licenciatura em Música? Perfis docentes e breves reflexões Matheus Silva Rocha |
|
| 3 | SA2 | Opinião de professores e estudantes sobre escolha de repertório e leitura de notação musical em aulas de piano Rodrigo Bastos Cunha |
|
| 217 | SA2 | Vincent D’Indy e o ensino de música: um estudo acerca do discurso Une école de musique repondant aux besoins modernes e do Cours de composition mulicale Tálio Lourenço |
|
| 358 | SA2 | Criação musical na escola de educação básica: compondo, cantando e gravando com alunos do ensino fundamental Vinícius Eufrásio |
SA-3. Etnomusicologia
| ID | Subarea | Título | |
|---|---|---|---|
| 181 | SA3 | Variação e estabilidade em Lord Lovel: estudo da incorporação do componente musical na identificação de uma balada-ideia na tradição de língua inglesa Silvano Fernandes Baia; José João Cunha e Souza |
|
| 527 | SA3 | Caminhos, fronteiras e diálogos entre as áreas de educação musical, etnomusicologia e patrimônio musical imaterial Ana Roseli Paes dos Santos; Wilson Rogério dos Santos dos Santos |
|
| 138 | SA3 | O Bar Boate Berimbau de Belo Horizonte através do acervo Museu Clube da Esquina: notas preliminares sobre etnografia em arquivos voltados à etnomusicologia urbana Bernardo Fabris |
|
| 484 | SA3 | A patrimonialização do samba rural paulista e interações sociais no âmbito extra- musical Ellis Regina Sanchez Hermoza |
|
| 460 | SA3 | Uma perspectiva sobre a circulação das músicas nos estádios de futebol no Brasil: : dos processos de autorias às performances Felipe Camargo |
|
| 185 | SA3 | Um estudo a partir da memória e identidade na brincadeira dos Pretinhos de Santarém Novo (PA) Ingrid Rafaella Marques Corrêa |
|
| 408 | SA3 | Música, diferença e identidade na Nação Zamberacatu: reflexões sobre confluências e refluências em território simbólico KLEBER DA SILVA MOREIRA |
|
| 204 | SA3 | O cancioneiro teuto-brasileiro de Leonido Krey:: função social da canção tradicional germânica desde a diáspora à influência do folclorismo no Sesquicentenário da Imigração Alemã no Brasil. Lucas Hesselmann |
|
| 198 | SA3 | Lupi: um divisor de águas? : Reflexões etnomusicológicas sobre o sopapo, ancestralidade e Lupicínio Rodrigues Paulo Parada |
|
| 494 | SA3 | Arraial do Pavulagem: um estudo sobre o Arrastão do Círio Tainá Maria Magalhães Façanha |
SA-4. Música Popular
| ID | Subarea | Título | |
|---|---|---|---|
| 182 | SA4 | O violão autoral de Djavan Bruno Yukio Meireles Ishisaki; Arthur Junca Bersot |
|
| 354 | SA4 | A canção Cravo e Canela: hibridismo e construção de identidade no contexto da Música Popular Brasileira (MPB) Potiguara Curione Menezes; BRUCE FIGUEIREDO GOMES LEITE |
|
| 84 | SA4 | Maracatu Nação Estrela Brilhante do Recife: baques e sua adaptação para o piano Pedro Henrique Izar de Souza; Claudio Peter Dauelsberg |
|
| 304 | SA4 | O frevo de rua no repertório da música instrumental praticada em Pernambuco: um estudo da 5ª edição da Mostra Canavial de Música Instrumental Ronaldo Filho; Daniela Ferreira |
|
| 380 | SA4 | A internalização musical pelo baterista através do canto de levadas, fraseados e melodias Otho Guimarães Filho; Fernando de Oliveira Rocha |
|
| 197 | SA4 | Na Estrada das Areias de Ouro e Cantoria Pastoral: análise estrutural de mitos em duas canções de Elomar Figueira Mello Luís Antônio Santos Vilalva; Francisco Zmekhol Nascimento de Oliveira |
|
| 219 | SA4 | Uma Quadrilha progressiva:: análise de Prova de Fogo (1981) de Lenine e Zeh Rocha Carlos Roberto Ferreira dos Santos; Reginaldo Venâncio |
|
| 280 | SA4 | Sambas-enredo capixabas (1984–1991): : um levantamento de dados e reflexões preliminares sobre suas temáticas Potiguara Curione Menezes; Viviane Saconi |
|
| 409 | SA4 | Voces del litoral: Un estudio comparativo del canto de la guarania a través de la canción Ñane Aramboha. Alexis David Ramirez Ojeda |
|
| 479 | SA4 | “Cuando canta, uno habla y chau”: breve estudio sobre la cantautoría en el Uruguay Analía Chernavsky |
|
| 475 | SA4 | Free jazz, cena virtual de uma escuta pedagógica ARTHUR DUTRA |
|
| 311 | SA4 | A “cozinha” funk-jazz na gravação de Nanã em Colors (1975) Bruna Melo |
|
| 322 | SA4 | Investigação de elementos musicais e socioculturais do carnaval do Catumbi da década de 1960 a partir da análise da produção fonográfica do Bloco Carnavalesco Vai Quem Quer Daniel Costa Fernandes |
|
| 59 | SA4 | Transcrição:: suas funcionalidades e seu uso pedagógico David Ganc |
|
| 326 | SA4 | A divulgação internacional da música brasileira pela diplomacia cultural e para além dela Enzo Schilirò Zajdsznajder |
|
| 393 | SA4 | A institucionalização da música popular em ambientes de ensino formal no Brasil (1980-1990): o caso do Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba (CMPB) Gabriela Mainardes |
|
| 187 | SA4 | The Rain Song: reflexões sobre escrita, transcrição, percepção e gestualidade instrumental na produção sonora. George Manoel Farias |
|
| 286 | SA4 | A viola do cantador: Estrutura e breve histórico GILBER CESAR SOUTO MAIOR |
|
| 227 | SA4 | Surfboard: uma proposta de partitura para violão e guitarra Guilherme Espindola |
|
| 82 | SA4 | Estilo interpretativo da microrrítmica de Jacob do Bandolim em Falta-me você: uma reflexão sobre as curvas oscilográficas de softwares de gravação e edição GUSTAVO MENDONÇA |
|
| 340 | SA4 | Bola Sete e a transcrição da música Muita Bossa Brasileira Igor Colombo |
|
| 414 | SA4 | Representações do feminino na obra de Fátima Guedes:: uma investigação cancional e do gesto vocal Isabella Grossi |
|
| 140 | SA4 | Contracantos de Pixinguinha: reflexões sobre seu estudo e prática interpretativa Jose Reis de Geus |
|
| 236 | SA4 | O Pandeiro no Jazz: a performance de Túlio Araújo Mateus Espinha Oliveira |
|
| 113 | SA4 | Cellofunk:: o funk brasileiro no violoncelo Peppi Araujo |
|
| 115 | SA4 | Tocar violoncelo em pé: desafios técnicos, corporeidade e adaptação performática na interpretação do funk brasileiro Peppi Araujo |
|
| 14 | SA4 | Argumentos de legitimação da bossa nova em Balanço da bossa de Júlio Medaglia Thomas Fontes Saboga Cardoso |
|
| 8 | SA4 | Convite à democracia? o samba-rumba de Chico Buarque Vinícius Gueraldo |
SA-5. Performance Musical
| ID | Subarea | Título | |
|---|---|---|---|
| 175 | SA5 | Apontamentos sobre a hierarquização de musicalidades e o ensino do piano na atualidade Luísa Camargo Mitre de Oliveira; Ana Cláudia de Assis |
|
| 127 | SA5 | Ensino-aprendizagem do acordeom: criação de estudos técnicos e dentro do repertório (acordeonístico) brasileiro Rossini Antônio da Silva Xavier; Ana Luisa Fridman |
|
| 136 | SA5 | Tipos de atenção utilizados em leitura musical no contexto do piano colaborativo Taiur Fontana; Bernardete Póvoas |
|
| 335 | SA5 | Mestre Radamés: o protagonismo da bateria na composição de Hermeto Pascoal Leandro Barsalini; Carlos Eduardo Sueitt Garanhão |
|
| 64 | SA5 | Notas sobre o músico balzaquiano Luigi Brandão; Cláudia Araújo Garcia |
|
| 144 | SA5 | O movimento de Helmholtz revisitado: uma análise fundamental e suas implicações para a performance violinística contemporânea Marcos Pereira Osaki; Eliane Tokeshi |
|
| 152 | SA5 | A filosofia Song and Wind: revisão bibliográfica, conceitos e implicações para a performance musical Enrique Batista Felix da Silva; Ernesto Frederico Hartmann |
|
| 153 | SA5 | A manobra de Valsalva em instrumentos de sopro: definições e considerações para a performance musical Enrique Batista Felix da Silva; Ernesto Frederico Hartmann |
|
| 130 | SA5 | Debaxo da cajazera (1926) de Paulo Florence: canção de câmara original para canto e violão descoberta em acervo particular Jhony de Souza Pinto; Fernando Araújo de Paula |
|
| 63 | SA5 | Potências de uma per-formação: o que faz um intérprete musical? Luigi Brandão; Flavio Barbeitas |
|
| 9 | SA5 | Inovação no violão: o nascimento da técnica “imalt” de Alexandre Atmarama Marcos da Rosa Garcia; Francisco Ronildo Freire |
|
| 253 | SA5 | O Protagonismo colaborativo: a construção de uma performance cênico-musical no canto coral brasileiro Marco Aurélio da Silva Tavares; John Kennedy Pereira de Castro |
|
| 5 | SA5 | Da orquestra ao piano: A transcrição da Fantasia Sul América para violino e orquestra de Claudio Santoro Thiago de Freitas Ferreira Costa; José Jonas Gondim Farias Júnior |
|
| 213 | SA5 | Corpo, som e movimento : Expressividade e linguagem musical na Banda Mantiqueira Leandro Barsalini; Josué Batista dos Santos |
|
| 295 | SA5 | Classificação de vozes trans no contexto coral adulto: Considerações sobre gênero, vocalidade e performance musical Anderson Vieira; Juliana Rheinboldt |
|
| 119 | SA5 | Técnica Zabundeiro de Daniel Guedes e Suas Contribuições para performance e Ensino do Pandeiro Thales Ferreira Pereira; Klesley Bueno Brandão; Bruno Soares Santos |
|
| 423 | SA5 | Mulheres na música e compositoras brasileiras para viola de arco: uma perspectiva histórica Ana Cielo Guerra; Maria Bernardete Castelan Póvoas |
|
| 47 | SA5 | A presença de canções da tradição oral brasileira na obra coral de Gerard Galloway: : quatro peças arranjadas para coro misto a cappella BRUNO DOS ANJOS PIMENTEL; Mmaria Jose Chevitarese |
|
| 265 | SA5 | Apreciação Programada e Sistêmica (APS): : uma proposta metodológica voltada em habilidades de escuta e de ação no ensino e aprendizagem do trompete Jefferson Roberto Anastácio; Paulo Adriano Ronqui |
|
| 190 | SA5 | Forrozinho no píccolo: a construção da performance de uma obra brasileira escrita para grupo de trompetes. Daniel Cavalcante; Paulo Ronqui |
|
| 192 | SA5 | Matraca e Pandeirão: processo de criação da obra para trompete sem acompanhamento a partir de elementos do Bumba meu boi Daniel Cavalcante; Paulo Ronqui |
|
| 350 | SA5 | Crenças de eficácia coletiva na prática e aprendizagem musical em grupo:: contribuições de um survey interseccional com instrumentistas cameristas Flávio Denis Dias Veloso; Rosane Cardoso de Araújo |
|
| 473 | SA5 | Cuidar de quem faz arte: : relato de experiência do primeiro ano da Rede Brasileira de Saúde do Artista Ravi Shankar Magno Viana Domingues; Samuel Barros ; Sandra Paola Romero Rojas; Camila de Oliveira Luiz; Mariana de Moraes Holschuh |
|
| 15 | SA5 | A Trajetória do pianista colaborador sob a perspectiva da literatura e prática: identificação/habilidades, experiencial e metodologias Alfeu Rodrigues de Araújo Filho; Thaylisi Alves Batista |
|
| 30 | SA5 | Narração e Performance Musical: considerações acerca da experiência do intérprete Caio Cezar Braga Bressan; William Teixeira |
|
| 109 | SA5 | “Caritas” de Silvia Berg:: uma releitura da obra homônima de Hildegard von Bingen Kismara Pessatti; Yuka de Almeida Prado; Silvia Cabrera Berg |
|
| 369 | SA5 | A interpretação baterística de Rubens Barsotti na visão de ex-alunos ALAN GASPARELLO RAMOS |
|
| 160 | SA5 | Métodos Suzuki e Sassmannshaus no ensino do violoncelo: : um estudo comparativo para abordagens integradas e criativas Amanda Melo Massa |
|
| 258 | SA5 | A interação musical e a improvisação Diogo Freitas de Oliveira |
|
| 303 | SA5 | Perspectivas sobre a ambivalência do pandeiro brasileiro: explorando a “porção chocalho” do instrumento Eduardo Vidili |
|
| 216 | SA5 | Temporalidade musical e escuta: a imagem do tempo musical na performance Gabriel Ferraz da Silva |
|
| 468 | SA5 | Movimentos Corporais, Componentes Musicais e Modelagem Interpretativa – Uma Perspectiva Integrativa da Prática na Realização Pianística das Duas Elegias de Béla Bartók Maria Bernardete Castelan Póvoas |
|
| 92 | SA5 | A Contribuição da similaridade interpretativa entre músicos para a sincronização na performance em conjunto Mauricio Alves Loureiro |
|
| 314 | SA5 | A expansão do vocabulário técnico do contrabaixo acústico: um estudo sobre a incorporação de técnicas de outros instrumentos musicais Natalia Cristina Pinheiro Dantas |
|
| 118 | SA5 | A performance e transcrição musical como pesquisa artística e feminista:: um processo criativo com Porto das Flores de Rosinha de Valença para violão Thaís Nascimento Oliveira |
|
| 201 | SA5 | Estudos sobre o Bumba meu Boi sotaque de matraca e propostas para performance na bateria Rodrigo Heringer Costa e André Machado Queiroz |
|
| 424 | SA5 | A Literatura coral brasileira na sala de ensaio: Uma proposta interpretativa para três arranjos de Marcos Leite Anderson Mauricio Nascimento e Vladimir Alexandro Pereira Silva |
|
| 56 | SA5 | Sugestões técnico-interpretativas: um estudo das possibilidades timbrísticas do gesto percussivo na obra Ritmata de Edno Krieger Leonardo Meneses Pereira e Ezequias Oliveira Lira |
|
| 274 | SA5 | Impacts of diversified repetition on multilevel motor organization during piano performance Paloma Felicio Monteiro, Maxwell Gentili-Morin, Giordano Gatti, João Paulo Casarotti, Jefferson Fagundes Loss, Marcelo M. Wanderley e Regina Antunes Teixeira dos Santos |
SA-6. Musicologia
| ID | Subarea | Título | |
| 499 | SA6 | Os arranjos corais de Reginaldo Carvalho: uma análise das obras seculares escritas entre 1946 e 1956 Vladimir Silva; Alexandre Magno Negreiros Pereira; Ian Junqueira Ayres Barbosa |
|
| 100 | SA6 | Diálogos entre sonoridades modernas e antigas: como a Missa Orbis Factor de Aylton Escobar constrói sua sonoridade complexa a partir das sonoridades litúrgicas antigas Leonardo Paz; Angelo Fernandes |
|
| 418 | SA6 | Marcas de Tinta Fresca: a presença da música brasileira no repertório da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais Igor Leão Maia; Arthur Versiani de Azevedo |
|
| 446 | SA6 | O redirecionamento da pesquisa sobre a Missa De Profundis de Dinorá de Carvalho a partir da descoberta de novas fontes André Guimarães Rodrigo; Carlos Fernando Fiorini |
|
| 167 | SA6 | Sinfonia visual na Belle Époque: Música, design e arte nas partituras de Manoel Castelo Branco (1867-1926) Alexandre Galvão Leite; Dione Colares de Souza |
|
| 273 | SA6 | Dmitri Shostakovich na imprensa brasileira nos anos 1940 Natália Leite Braga; Edite Rocha |
|
| 508 | SA6 | Família Wanderley nas bandas militares da Bahia (1910-1935) Welissa Carvalho; Edite Rocha |
|
| 366 | SA6 | Programas da Semana Santa de São João del-Rei (MG) entre 1884 e 2025: da presença estrangeira à valorização de compositores brasileiros e locais Simonne Ellem Fonseca Nascimento; Flávia Toni |
|
| 324 | SA6 | OSUSP em números: o repertório da orquestra em dados quantitativos Imira Rando; João Batista Carvalho de Brito Cruz; Fábio Cury; Lucas Lima Coelho |
|
| 306 | SA6 | Neoclassicismo de Brenno Blauth e o Pós-modernismo de Almeida Prado nas suas Sonatas para Viola e Piano Daniel Marques de Almeida Rolim; Luciana Noda |
|
| 442 | SA6 | Modinha: As multifaces de Miguel Dultra Leonardo Leite dos Santos; Marcos Cunha Lopes Virmond |
|
| 403 | SA6 | O poderoso discurso de um audacioso argumento: a análise da dispositio musical de cadenze ad libitum escritas por W.A. Mozart Roger Lins de Albuquerque Gomes Ribeiro; Monica Isabel Lucas |
|
| 17 | SA6 | A música na periferia da São Paulo colonial e imperial: músicos e violeiros da Penha, Santana, São Bernardo, Caguaçú e São Miguel (1768-1836) Daniel Issa Gonçalves; Paulo Castagna |
|
| 159 | SA6 | Ouvidos para o invisível: o harmônio entre o silêncio do patrimônio e a memória da música André Felipe Carpes |
|
| 200 | SA6 | Beethoven como referência estética na crítica musical de Robert Schumann Beatriz Stervid |
|
| 323 | SA6 | Alvorada musical libertária: os primeiros anos da música anarquista no Rio de Janeiro (1900-1910) Bernardo Gimenes Fantini |
|
| 490 | SA6 | As políticas da música: a institucionalização da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo nas atas da Câmara Municipal (1949) Breno Amparo |
|
| 99 | SA6 | Perspectivas de povos indígenas como inspirações na obra de Heitor Villa-Lobos Eduardo Santos Oliveira Junior e Adriana Lopes da Cunha Moreira |
|
| 103 | SA6 | Curt Lange e o Interamericanismo Musical Daniel Querino |
|
| 13 | SA6 | Violões em perspectiva: Itinerários artísticos e formativos no CPF-Sesc São Paulo (2014–2024) Flavia Prando |
|
| 137 | SA6 | El Duende llega a Río: Primera zarzuela representada en Brasil Isaac William Kerr |
|
| 511 | SA6 | Vicente Salles: Coletor de saberes, guardião e difusor de conhecimentos Jonas Monteiro Arraes |
|
| 85 | SA6 | O conceito adorniano de radiofisionomia e sua aplicação na programação musical de uma Rádio Educativa Juliana Araújo Gomes |
|
| 308 | SA6 | Do banjo ao violão tenor: a evolução dos instrumentos musicais como retratados nos periódicos BMG nos EUA (1882-1934) JULIO SMARCARO |
|
| 251 | SA6 | Os músicos baianos no período Independência do Brasil a partir de dados hemerográficos Jusciana da Silva Oliveira |
|
| 205 | SA6 | Americanismo Musical às margens do Brasil: excursões de Curt Lange e da delegação do Instituto Interamericano de Musicologia à Pelotas entre 1941 e 1954 Lucas Hesselmann |
|
| 530 | SA6 | Elementos musicais nas suítes IV e VII das Cantigas Folclóricas do Brasil de José Siqueira:: um estudo baseado no Sistema Trimodal Marcel Ramalho de Mello |
|
| 395 | SA6 | José Siqueira e o patrimônio musical brasileiro: uma proposta de edição crítica da I Sonata para Violoncelo e Piano Marcelo Moreno da Sllva |
|
| 347 | SA6 | A recepção da música de Anton Webern na vanguarda do pós-Guerra: apoteose ou renúncia da dominação da natureza musical? Paulo Cerruti de Arruda Sampaio |
|
| 488 | SA6 | Indícios gregorianos nos martelos da cantoria de viola Philippe Meyohas Martins Saraiva Pereira |
|
| 279 | SA6 | Mapeamento de Grupos de Pesquisa ligados a Musicologia no Brasil Renato Pereira Torres Borges |
|
| 526 | SA6 | Reconstituindo um legado musical: a edição de obras para piano de José Brazilício de Souza Rodrigo Warken |
|
| 156 | SA6 | Ur-Musik y fidelidad imposible: revisitando el pensamiento estético y trabajo editorial de Ferruccio Busoni Susana Castro Gil |
|
| 396 | SA6 | Amélia Brandão Nery antes da profissionalização: vestígios na imprensa da década de 1910 Thiago Leme Marconato |
|
| 332 | SA6 | O ensino do contrabaixo na região nordeste: um levantamento das instituições reconhecidas pelo MEC que oferecem o ensino de performance do instrumento Victor Mesquita Vieira |
SA-7. Teoria e Análise Musical
| ID | Subárea | Título | |
| 110 | SA7 | Entre motivos e ecos: um olhar estrutural sobre a inovação coral na música filipina contemporânea Eduardo dos Santos Oliveira Junior; Elisa Maria de Souza; Ana Cláudia de Lima Marciano; Helena de Rezende Campos Sancho |
|
| 76 | SA7 | Entre som e palavra: diálogos estéticos entre o Guarany de José de Alencar e a abertura da ópera Guarani de Carlos Gomes. Eduardo dos Santos Oliveira Junior; Elisa Maria de Souza |
|
| 390 | SA7 | Quatro Orquestrações de Der Erlkönig: Transcrição e Análise Felipe Mendes de Vasconcelos; Igor Leão Maia |
|
| 164 | SA7 | Uma perspectiva histórico-analítica da orquestração na música clássica brasileira Michel Curi e Silva Júnior; Igor Leão Maia |
|
| 166 | SA7 | As barcarolas de Henrique Oswald: análise do Op. 4/5, Op 14/4 e Sur la Plage (Op. 33/1) Francisco Zmekhol Nascimento de Oliveira e Luiza de Mathias Almeida |
|
| 67 | SA7 | Convergências e divergências entre procedimentos organizacionais: o parâmetro alturas em três teorias musicais Victor Vitoriano Dantas; José Orlando Alves |
|
| 455 | SA7 | Despertando sonâmbulos: a enigmática figuração rítmica da introdução de The Sleepwalkers, clássico da banda progressiva Van der Fernando Pereira; Marcos Nogueira |
|
| 333 | SA7 | Écfrase musical: o poema Llegó Con Tres Heridas de Miguel Hernández e o Preludio Epigramático No. 6 de Leo Brouwer Raquel Turra Loner; Maria Bernardete Castelan Póvoas |
|
| 264 | SA7 | Modalismo funcional cromático: perspectivas para além do paradigma tonal Pauxy Gentil Nunes Filho; Max Kühn Barcellos da Rocha |
|
| 266 | SA7 | O intervalo singular como articulador da funcionalidade harmônica Pauxy Gentil Nunes Filho; Max Kühn Barcellos da Rocha |
|
| 385 | SA7 | Retrato de Ronaldo Miranda Rafael Gelfuso Thomazini; Silvia Maria Pires Cabrera Berg |
|
| 422 | SA7 | Contraste rítmico e suas implicações formais na Ciaccona de J. S. Bach Ednelma Cunha; Yara Caznok |
|
| 186 | SA7 | Composição eletroacústica algorítmica: processo criativo da obra eco queen vs marks baseada em Cadeias de Markov em Python Ivan Simurra |
|
| 74 | SA7 | Jaama Frevo: análise do arranjo Matheus Maciel |
|
| 437 | SA7 | Um estudo sobre a relação texto-música: : análise retórico-musical do Versus II de Christ lag in Todesbanden de Johann Sebastian Bach Regina Amaral |
|
| 12 | SA7 | A densidade sonora como ferramenta de construção da estrutura do discurso musical orquestral na obra Soterofonia de Lindembergue Cardoso Roberto Intelisano Intelisano |
|
| 97 | SA7 | Estratégias estruturais e traços latinoamericanos em Danza del viejo boyero de Alberto Ginastera Javier Alberto Mora Clavijo e Adriana Lopes da Cunha Moreira |
|
| 98 | SA7 | Organização de alturas na obra Symphonies d’Instruments à vent, de Igor Stravinsky: estruturas bi-quintais e análise de conjuntos Matheus Carraturi Eigenheer e Adriana Lopes da Cunha Moreira |
|
| 230 | SA7 | Estratégias lineares no tema marcial da Sonata para violino e piano, de Galina Ustvolskaya Nathália Gidali e Adriana Lopes da Cunha Moreira |
SA-8. Demais Subáreas e Interfaces da Música: Musicoterapia, Estética Musical, Mídia, Semiótica, entre outras não listadas acima
| ID | Subárea | Título | |
| 245 | SA8 | Avaliação do canto/voz na musicoterapia brasileira: uma revisão integrativa Alana Oliveira Magalhães; Aline Moreira Brandão André; Verônica Magalhães Rosário |
|
| 492 | SA8 | Tempo, tragédia e eterno retorno em A chegada: a trilha musical como articulação fílmica Wellington Goncalves; Claudiney Carrasco |
|
| 123 | SA8 | A música do teatro musical brasileiro aplicada ao violão no exemplo da Ópera do Malandro de Chico Buarque Gabriel Vera Machado Mello; Claudiney Rodrigues Carrasco |
|
| 183 | SA8 | Do tripé “tópicas musicais, camadas de linguagem e níveis de interpretação” como um possível caminho analítico André Rosalem Signorelli; Ernesto Hartmann |
|
| 371 | SA8 | Produção científica da Região Norte do Brasil: um levantamento nos Anais e periódicos da ABEM e ANPPOM entre os anos de 2012 e 2025 Catarina Rosa da Silva Pimenta; Fábio Roberto Fonseca da Silva; Neuza Adrielle Leal do Nascimento; Paulo Roberto da Costa Barra |
|
| 263 | SA8 | Lutty: uma ferramenta para a visualização de fôrmas de acordes em instrumentos de cordas Max Kühn; Felipe Martins |
|
| 355 | SA8 | Mononeon: um estudo sobre o impacto das mídias digitais nas práticas musicais improvisadas Diego Nicolás Silva Saavedra; Felipe Pessin manzoli |
|
| 316 | SA8 | Musicoterapia em coterapia interdisciplinar no desenvolvimento infanto juvenil: Vivências clínicas em processos terapêuticos colaborativos Rômullo Moraes; José Davison da Silva Júnior |
|
| 231 | SA8 | Inconsciente artificial: estratégias tecno-poéticas na criação e improvisação musical com IA Afonso Felipe Galdino Leite Romagna; José Henrique Padovani |
|
| 398 | SA8 | De/Re:Generação: desenvolvimento de uma obra multimídia baseado em cigarras e bioplásticos como interfaces de toque Adriano Claro Monteiro; Rafaela Blanch Pires |
|
| 454 | SA8 | Divulgação Científica da Música em Minas Gerais: um diagnóstico preliminar e apontamentos críticos Anderson dos Reis dos Santos; Stanley Levi Nazareno Fernandes |
|
| 501 | SA8 | Forma, Emergência e Duração: Articulações entre a Escritura de Adorno e a Escuta de Nicolas Austeclinio de Farias |
|
| 7 | SA8 | Escuta, discurso e posições de enunciação:: O caso da paisagem sonora Daniel Gouvea Pizaia |
|
| 104 | SA8 | Desigualdade na pesquisa entre norte e sul global: Questões metodológicas em pesquisa multicêntrica Graziela Bortz |
|
| 419 | SA8 | Psiqué e performance musical: entre angústia, ansiedade de desempenho e sofrimento psíquico Kelly Davis Moura |
|
| 105 | SA8 | Equivalências entre pintura e música: Um ensaio sobre a ligação entre Kandinky e Schoenberg Marcello Soares Cascino |
|
| 106 | SA8 | Pontos de correspondência entre a poesia de Mallarmé e a música de Debussy Marcello Soares Cascino |
|
| 278 | SA8 | A obra musical como fenômeno espectral: Notas para uma ontologia assombrada da música Matheus Fernandes |
|
| 25 | SA8 | Betty Boop: dinâmicas raciais em alto e bom som Raphael Reis Medeiros de Campos |
|
| 135 | SA8 | Estereótipos e autenticidade em trilhas sonoras de games Vinicius Yglesias |
Acompanhe-nos!