A Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM) foi fundada, em 1988, como sociedade civil sem fins lucrativos, com o intuito de promover e consolidar a pesquisa e a pós-graduação em música no país. A ideia da criação do que viria a ser a ANPPOM foi consolidada durante o Simpósio Nacional sobre a Problemática da Pesquisa e o Ensino Musical (SINAPEM), realizado em 1987, na Universidade Federal da Paraíba, com o propósito de discutir a formação musical no país, em todos os seus níveis. O Simpósio contou com a participação de diversas instituições de ensino superior e instituições de ensino de música, além de representantes do CNPq, da CAPES e de secretarias dos Ministérios da Educação e da Cultura. Dentre as propostas resultantes do SINAPEM estava a criação de uma Sociedade Brasileira de Educação e Pesquisa Musical. A proposta foi encaminhada ao CNPq, em setembro de 1987, e, em abril de 1988, foi realizada, em Brasília/DF, a reunião de fundação da ANPPOM, sob os auspícios da Direção de Ciências Humanas e Sociais do CNPq. Assinaram a ata dessa reunião os seguintes associados fundadores: Alda Oliveira, Cristina Magaldi, Estércio Marques Cunha, Ilza Nogueira, Jamary Oliveira, Jorge Antunes, Manuel Veiga, Marisa Rezende e Raimundo Martins. A primeira presidente da ANPPOM, eleita pelos associados fundadores, foi a Profª. Drª. Ilza Nogueira, da UFPB.

Na sua estrutura atual, a ANPPOM é composta dos seguintes órgãos deliberativos e administrativos, todos sem qualquer tipo de remuneração: a) Assembleia Geral, constituída por todos os associados; b) Diretoria, composta por um presidente, representante legal da ANPPOM; primeiro e segundo secretários; um tesoureiro; e um editor das publicações da ANPPOM; c) Conselho Fiscal; e d) Conselho Editorial. Atualmente, a Associação reúne pesquisadores, docentes do ensino superior, discentes de pós-graduação e graduação, além de profissionais pós-graduados que atuam em diversos espaços educacionais, artísticos e culturais da sociedade.

Conforme estabelecido em seu Estatuto, a ANPPOM tem como objetivos:

  1. Incentivar a pesquisa e a formação de pesquisadores e de pós-graduados em música;
  2. Congregar e estimular a interação entre os cursos brasileiros de pós-graduação em música;
  3. Atuar e representar os interesses da área junto às agências de fomento a pesquisa e pós-graduação;
  4. Promover eventos científicos, objetivando a divulgação e o intercâmbio de trabalhos na área;
  5. Promover e divulgar a produção artístico/intelectual na área musical;
  6. Fomentar o intercâmbio docente e a cooperação entre os programas de pós-graduação em música;
  7. Identificar e estimular temas de interesse para a pesquisa em música no país;
  8. Prestar assessoria, consultoria e serviços técnicos na sua área de atuação;
  9. Viabilizar acordos, convênios, ajustes e outros instrumentos jurídicos com instituições nacionais e estrangeiras, públicas e privadas, que assegurem recursos para a consecução de suas finalidades;
  10. Contribuir para a manutenção e desenvolvimento da música, em âmbito acadêmico, enquanto área de pesquisa e criação científica e artística.

Desde a sua fundação, a ANPPOM vem cumprindo papel fundamental para a expansão e o desenvolvimento da pesquisa e da pós-graduação em música no Brasil, pois se constitui como espaço privilegiado de divulgação e discussão do conhecimento produzido na área. Tem também contribuído de modo significativo para promover a integração entre os programas de pós-graduação em música e, assim, fortalecer a formação pós-graduada na área.

Os eventos nacionais regularmente realizados pela Associação, em parceria com instituições de ensino superior, têm sido instância privilegiada para a discussão sobre a pesquisa e a pós-graduação em música; a divulgação da produção científica e artística da área; e a formação de futuros pesquisadores. A ANPPOM é associação pioneira na história dos eventos científicos brasileiros na área de música, tendo promovido regularmente um número significativo de eventos com renomados convidados internacionais e nacionais. De 1988 a 1999, os encontros foram realizados anualmente; a partir de 1999, passaram a ser realizados a cada dois anos, sendo que, em 2003, os eventos promovidos pela Associação ampliaram seu escopo, assumindo a dimensão de congresso. Com a expansão dos programas de pós-graduação e o consequente crescimento da produção científica da área, a comunidade acadêmica decidiu retornar à realização anual dos congressos, a partir de 2005.