Comunicação – Subáreas e Simpósios Temáticos
ST 1 – Música e Pensamento Afrodiaspórico |
|
---|---|
Década de 1940: o florescimento da Orquestra Afro-Brasileira através dos olhares da imprensa de sua época | |
Felipe Siles Castro | |
O piano-corpo-voz de Tânia Maria e sua subversão do lugar de negro e de mulher | |
Ilessi Souza da Silva | |
Perspectivas pedagógico-musicais e os ambientes de inscrição da intelectualidade afrodiaspórica a partir de Racionais MC’s | |
Stefani Silva Souza | |
Oração à Anastácia: Interfaces entre Cultura e Tecnologias nas Vozes Negras | |
Pitter Gabriel Maciel Rocha, Luiza Nascimento Almeida | |
Pensamento e Conhecimentos Afrodiaspórico no Curso de Licenciatura em música da UFBA | |
Cleydson Luan Amancio de Lima, Cristiane Maria Galdino de Almeida | |
O ST Música e Pensamento Afrodiaspórico: proposições, reverberações, provocações | |
Eurides de Souza Santos, Agata Chistie Rodrigues Lima da Silva, Micas Silambo, Amana Veiga Santos, Eduardo Guedes Pacheco
|
|
Afrofuturismo e musicalidade: bases e reflexos nas identidades afrodiaspóricas | |
Manuela Azevedo Correia de Lima | |
Em busca de um compor afrodiaspórico | |
Ruan Santos de Souza | |
O paradigma da estridência: o som e a presença de Clementina de Jesus durante o florescimento cultural pós-1964 | |
Gabriel Nogueira Batista Strauss | |
Experiências afrofuturistas na educação musical: primeiros passos | |
Beatriz de Souza Bessa | |
Forma, estrutura e pensamento compositivo na compreensão musical em práticas formativas afrodiaspóricas | |
Vinicius Borges Amaro | |
Brasis musicais: onde educação e cultura se encontram | |
Elaine Guedes Barros | |
Cantos sagrados de Resistencia: construção do acervo de música sacra afro-brasileira do Coro Oyá Igbalé | |
Julice Oliveira Dias dos Santos | |
O samba e a experiência coletiva por mulheres no nordeste do Brasil | |
Rayra Mayara Santos | |
A arte de Zeza do coco: contribuições para manutenção da identidade cultural do quilombo Castainho em Garanhuns – PE | |
Efrem Kaick Wanderley de Siqueira Gomes, Johnne Lendon Cardoso Lins | |
Ressonâncias ancestrais: música, corpo e ancestralidade em performance | |
Elen Firmino de Santana | |
Práticas musicais na comunidade quilombola: revisão de literatura de um estudo em andamento | |
Efrem Kaick Wanderley de Siqueira Gomes, Klesia Garcia Andrade, Valdiene Carneiro Pereira | |
A presença do lundu na opereta Os Noivos de Arthur Azevedo e Francisco de Sá Noronha (1880) | |
Jean Carlos Ramos Ribeiro | |
A melodia oculta: ecoando as notas do epistemicídio no estágio de educação musical | |
Thaís Lobosque Aquino, Raoni da Cruz Frazão | |
Ventos do quilombo: perspectiva criativo-decolonial em oficinas de pífanos | |
Mayara Araujo Amaral, Viviane Beineke |
ST 2 – Música e Promoção de Saúde |
|
---|---|
Reflexões sobre a saúde mental de estudantes dos cursos de música da Universidade Federal da Paraíba | |
Harue Tanaka | |
Música, gênero e saúde: considerações entre o ensino e a saúde mental de estudantes de piano (extensão universitária) | |
Harue Tanaka | |
A saúde musculoesquelética de instrumentistas de cordas friccionadas (violino e viola): malefícios físicos agregados aos músicos durante o estudo desses instrumentos | |
Rodrigo Santana de Souza, José Jonas Gondin Farias Júnior | |
“Mulheres musicando localmente”: análise de dois casos | |
Harue Tanaka, Mariana Bulhões | |
O violão na promoção de saúde e bem-estar: uma revisão bibliográfica | |
Talmer Regis Rodrigues Oliveira, Everton Alves Silva, João Henrique Corrêa Cardoso | |
Pesquisa com criança na Revista da Abem | |
Rosângela Silva do Carmo | |
Análise estrutural do livro Defining Music Therapy, de Kenneth Bruscia: contribuições de um método de leitura | |
Khaoe Augusto da Rocha, Rodrigo Aparecido Vicente | |
A música dos encontros: Relato de um projeto de música comunitária | |
Srº Cláudio Cerqueira Mendes Santos | |
Benefícios do projeto Banda na Escola da Polícia Militar de Minas Gerais: um relato de experiência | |
Adriana Regina Moreira | |
Interação sociomusical a partir de cantos fragmentados e repetitivos de crianças em condições neurodiversas | |
Melissa Bernardo Lima, Diana Santiago | |
Canto no setting musicoterapêutico: uma abordagem analítica para promoção da saúde | |
Viviane Mota Ramos, José Davison da Silva Júnior | |
Tecnologias assistivas para a educação musical de pessoas com deficiência intelectual e comorbidades: estratégias e recursos de suporte musical baseados em ABA e na IMTAP | |
Natanael de Souza Ourives, Diana Santiago da Fonseca | |
Efeitos positivos da música: Um estudo sobre vivência musical, empatia e bullying em estudantes adolescentes no contexto da promoção de saúde | |
Everton Alves Silva, José Davison da Silva Junior |
ST 3 – Pesquisas sobre o ensino e a prática do canto no Brasil | |
---|---|
Canto coral infantojuvenil em escolas públicas: considerações sobre a extensão e a pesquisa no projeto Paraná Canta | |
Ana Lucia Iara Gaborim-Moreira, Marcelo Fernandes Pereira, Viviane Alves Kubo, Ronaldo da Silva, Paulo Lopes, Felix Ceneviva Eid
|
|
O perfil socioprofissional dos professores de canto popular da cidade Campina Grande (PB) | |
Wellyddna Paula Santos Pontes, Ana Carolina Nunes do Couto | |
Do entoar de mundos à invenção de si: reflexões sobre o caráter de fala nos cantos de música popular brasileira | |
Simone Franco Valle | |
O canto belting: Conceitos e avanços científicos sobre esta qualidade de canto | |
Rafael Augusto de Lima Barbosa, Mauricio Alves Loureiro | |
Tradição e modernidade nos arranjos corais de Marcos Leite: uma proposta analítico-interpretativa para Vassourinhas e Rosa | |
Anderson Maurício do Nascimento, Vladimir Alexandro Pereira Silva | |
Desafios do belting em português do Brasil: Meta-síntese de sete estudos | |
Helen Bovo Tormina | |
O Método DVP: Princípios Pedagógicos para o Desenvolvimento Vocal Proprioceptivo no Canto | |
Moacyr Silva Costa Filho | |
Contribuições da sociologia da educação musical para a pedagogia do canto: uma revisão de literatura | |
Jaqueline Soares Marques | |
Vozes plurais, identidade, estereótipos e possibilidades de empoderamento | |
Daniela Weingärtner | |
Canto popular e decolonialidade: voz, território e pertencimento no ensino universitário latinoamericano | |
Livia Oliveira Itaborahy | |
Respiração na aula de canto: a técnica de appoggio e a propriocepção como base de estratégia pedagógica | |
Jackson Santos Trindade | |
A literatura coral paraibana: panorama dos estudos sobre a obra de José Alberto Kaplan, Eli-Eri Moura e Tom K | |
Vladimir Alexandro Pereira Silva, Laís Lorrany Andrade, José Adriano de Sousa Lima Júnior, Daniel Berg Cirilo Alves
|
|
Canto coral e produção de subjetividades | |
João Luís Komosinski, Vânia Beatriz Müller | |
Sonoridades vocais na obra coral de Lindembergue Cardoso (1939-1989) com notação não tradicional | |
Denise Castilho de Oliveira Cocareli, Susana Cecília Igayara-Souza | |
Pedagogia vocal brasileira na atualidade: contextos estilísticos, abordagens pedagógicas e posturas de ensino | |
Joana Mariz |
ST 4 – Ekphrasis, transcriação e intertextualidade no repertório da música de concerto para piano |
|
---|---|
Entre a partitura e o texto: Liszt, Sonata Dante e A Divina Comédia | |
André Castro | |
Tres Piezas op. 6 de Alberto Ginastera (1916-1983): uma proposta dialógica-interpretativa | |
César Augusto Batista | |
Três Croquis de Israel, de José Antônio de Almeida Prado: reflexões dialógicas em torno de um relato de experiência | |
Gabriel Cursino Madeira Casara | |
Trânsitos intermidiáticos entre Almeida Prado e Sylvia Plath: uma leitura crítica dos Sonetos para piano solo 1, 2 e 3 | |
Andressa Zoi Nathanailidis |
ST 5 – Música e cultura das mídias |
|
---|---|
Do corpo ao papel: o Grupo Música Nova entre o happening e a composição musical | |
Fernando de Oliveira Magre | |
Streaming: padronização da oferta e limitação de possibilidades de acesso a música instrumental brasileira | |
Nathan Tejada de Podestá | |
Real trap: vivência, crime e armadilha no contexto brasileiro | |
Manoel Magalhães |
ST 6 – Música em contextos digitais |
|
---|---|
Educação musical e tecnologias: resultados parciais de uma pesquisa documental em anais de congressos | |
Mattews Asaph Domingues Sol Sol, Juciane Araldi Beltrame, Marcos Da Rosa Garcia, Gutenberg De Lima Marques
|
|
A prática em conjunto na licenciatura em música a distância | |
Marcos da Rosa Garcia | |
Simbiose criativa: uma perspectiva transdisciplinar de tutores artificiais na amplificação da educação musical sustentável | |
Tauan Da Cunha Ribeiro, Paulo Roberto Affonso Marins, Jefferson Nunes de Amorim | |
Uma pesquisa bibliográfica sobre a utilização de tecnologias no ensino de música: ferramentas, metodologias e potencialidades | |
Luiz Carlos Vieira Junior, Amaralina Miranda de Souza | |
Fruity Loops e Youtube no musicar da Helipa Records | |
Meno Del Picchia | |
Playlists temáticas e Envolver: dois estudos de caso sobre músicas no Spotify | |
Bruno Westermann, Adilson Argolo, Elaine Silva Lopes | |
Tópicos especiais em pedagogia musical: um relato sobre a experiência de construção de um curso de música online | |
Joicemara Aparecida do Amaral, Rosana Borges Kawaguici Fernandes, Zefanias Almeida Mubai, Iris Emanuella Castro Nascimento, Fernanda de Assis Oliveira-Torres
|
|
Formas de interatividade na música de Jacob Collier: projetos IHarmU e In My Room | |
Caio José Rodrigues Maciel, Elder Thomaz da Silva | |
Recomendações para a digitalização de documentos musicais grafados | |
Rosana Lanzelotte, Rosana Lanzelotte | |
Vamos viajar ao futuro? Uma análise preliminar a partir da Cultura Participativa Digital de uma proposta de planejamento colaborativo com crianças do 1º ano do ensino fundamental | |
Igor de Tarso Maracajá Bezerra | |
Tecnologias digitais nos periódicos qualificados de educação musical: resultados parciais de uma pesquisa documental | |
Alexandre Augusto da Silva Peixoto, Juciane Araldi Beltrame, Gutenberg de Lima Marques, Marcos da Rosa Garcia
|
ST 7 – Choro patrimônio cultural do Brasil: perspectivas interdisciplinares |
|
A cidade onde o vento solfeja: transmissão, difusão e memória dos chorões de Rio Grande (RS) | |
RAFAEL HENRIQUE SOARES VELLOSO, Neverton Costa Fernandes | |
Choro na Universidade: Práxis Sonora e Dialogismo Cultural | |
RAFAEL HENRIQUE SOARES VELLOSO | |
As quatro cordas no sul: resultados iniciais do estudo de trajetória do cavaquinista Avendano Júnior | |
Pedro Nogueira Duarte da Silva, RAFAEL HENRIQUE SOARES VELLOSO | |
“No Elite é assim”: o choro como processo colaborativo entre pesquisa, ensino e extensão | |
Luiz Henrique Alexandre, Lúcia Campos | |
Apontamentos sobre as levadas de maxixe tocadas por Celsinho Silva no pandeiro, reco-reco e prato e faca | |
Mateus Espinha Oliveira, Lúcia Campos | |
As transmissões aural, oral e escrita: conjugando as formas de aprendizado no choro | |
Lucas Santos Boga Marques Porto, Clifford Hill Korman | |
Valsa Seresta Nº 3 para violão de Sérgio Belluco: estudo para uma edição prática | |
Alessandro dos Santos Penezzi | |
A flauta doce nas rodas de choro brasileiras | |
Lucas Barbosa da Silva, Lucia Becker Carpena | |
Fantasias e variações para flauta e a influência na construção melódica das polcas de salão de flautistas- compositores no Rio de Janeiro imperial | |
Paula Cristina Cabral Martins | |
Discursos sobre música popular: a ambivalência na crítica aos conjuntos regionais de rádio | |
Marcio Modesto, Silvia Maria Pires Cabrera Berg | |
Atividades de Choro na Escola de Música da Universidade Federal da Bahia | |
Gabriela de Mello Machado, Joel Luis da Silva Barbosa, Washington Oliveira Souza | |
Tia Amélia: trajetória da compositora que encontrou no Choro sua síntese musical | |
JEANNE D´ARC SILVA ALVES DE CASTRO | |
Eu não desisti: um ensaio (auto)etnográfico sobre o choro em Porto Alegre | |
Paulo Fernando Parada, Gabriela Nascimento | |
A expressividade do saxofone no choro: análise comparativa de duas interpretações de Linda Érika (Luiz Americano) | |
Noemi Biet Guimarães, Clifford Hill Korman | |
Regras para a flexibilização rítmica em melodias de choro | |
Mário Sève | |
Aloyn Soares e sua contribuição nos choros de Avendano Júnior | |
Lucas Borba da Silveira, Raul Costa d’Avila | |
A Cena do Choro em Salvador | |
Washington Oliveira Souza | |
O ensino de choro em escolas de música: o caso da EMESP Tom Jobim e do Regional Infanto-Juvenil do Guri Santa Marcelina | |
Luciana Fernandes Rosa | |
“Lado A /Lado B”: considerações sobre o repertório nas rodas de choro do interior paulista | |
Renan Moretti Bertho | |
Choro na Europa: práticas artísticas e pedagógicas institucionalizadas que contribuem para a sustentabilidade do gênero fora do Brasil | |
Marcelo Leite Nascimento |
ST 8 – Bandas de Música (fanfarra, filarmônica, banda sinfônica, banda escolar, performance, ensino, repertório, história |
|
Estudos acadêmicos sobre bandas de música no Brasil: uma revisão de literatura crítico-reflexiva | |
Francisval Candido Costa, Bibiana Maria Bragagnolo | |
O musicar local da Banda Dona Gabriela: reflexões sobre seu papel a partir da experiência pandêmica | |
João Henrique Amancio Gião, Suzel Ana Reily | |
O panorama do ensino de trompete nas bandas civis e escolares do estado do Espírito Santo: um estudo em andamento | |
Marcos José Ferreira Rodrigues, Rafael Peres Martins, Dizzy Gillespie de Souza Mota | |
Bandas de música brasileiras: uma investigação sobre os diferentes tipos de instrumentações utilizadas atualmente | |
Gilson Pereira Silva, Lélio Eduardo Alves da Silva | |
Ordem Unida: aspectos básicos no desenvolvimento performático marcial no Projeto Bandas do Estado do Espírito Santo | |
Marcelo Rodrigues de Oliveira, Michele de Almeida Rosa Rodrigues | |
Materiais didático-musicais audiovisuais: softwares e processos de criação | |
Érico Fonseca |
ST 9 – O trabalho no campo da música no Brasil |
|
---|---|
A educação musical das classes trabalhadoras: pedagogia histórico-crítica, trabalho como princípio educativo e trabalho acústico | |
Álvaro Simões Corrêa Neder | |
Musicistas de rua em Curitiba: um estudo sobre as relações entre trabalho, público e poder público | |
Lucas Abreu, Laize Guazina | |
Mapeando músicos, locais e relações de trabalho: incursões iniciais em um projeto de pesquisa sobre o mercado formalizado de trabalho no Rio de Janeiro dos anos 1970 | |
Luciana Requião | |
“Donzelas pobres que tiram os meios de sua subsistência do exercício da música”: a profissionalização de mulheres no Conservatório de Música do Rio de Janeiro (1853-1866) | |
Clara Fernandes Albuquerque | |
Caminhos para a profissionalização a partir de experiências laborais de músicos atuantes em São Paulo (SP) e Salvador (BA) | |
Rodrigo Heringer Costa, Júlia Donley | |
Interações entre performance e docência na carreira musical contemporânea: uma análise histórica e contextual | |
Thiago Pinheiro de Siqueira Gomes Gomes | |
A situação do músico profissional na sociedade contemporânea brasileira: reflexões acerca do trabalho com música inserido na dinâmica da produção capitalista | |
Leandro Montovani da Rosa | |
Categorias sociomusicais de trabalho entre os rabequeiros | |
Agostinho Jorge de Lima | |
Entre a racionalidade neoliberal e o ócio: reflexões teóricas sobre políticas culturais e trabalho musical | |
João Luís Santos Meneses | |
Trabalho e educação: perfil dos alunos de graduação em Música do IVL/UNIRIO – análise de um questionário preliminar | |
Álvaro Simões Corrêa Neder, Gabriel Bittencourt Azevedo | |
Música e trabalho: mapeamento da inserção do músico violonista por meio da Educacão Profissional e Tecnológica ofertadas pelos projetos ligados às Escolas do Futuro de Goiás | |
Amanda Pereira Bras Gonçalves, Flavia Maria Cruvinel |
ST 10 – Diálogos e perspectivas em criação e performance musical |
|
Uma especificação de sistemas composicionais a partir da modelagem estilística sistêmica | |
Ana Maria Galvão Miccolis, Liduino José Pitombeira de Olibeira | |
Interlocução performer-compositor no processo criativo de Pontevedra | |
José Batista Júnior | |
A fonografia como possibilidade de criação musical através da performance | |
Yuri Behr Kimizuka | |
Palavra, Jogo e Som: composição a partir da remodelagem de uma canção pré-existente | |
Vítor Vieira Machado, Ana Luisa Fridman | |
Tell me once again: memória e nomadismo das canções dos “Brazilian singers” | |
Heloísa de Araújo Duarte Valente | |
Arranjando Gêneros | |
David Ganc | |
Possibilidades de conceitos-método para o estudo da prática do performer-compositor | |
Rafael Dias Santos Almeida | |
Criação colaborativa na performance musical: referenciais teóricos e montagem de um concerto com uso do violão GuiaRT | |
Renato Mendes Rosa, Sérgio Freire | |
Cavaquinho à Capela | |
Washington Oliveira Souza |
ST 11 – Educação musical especial: temas, contextos e diálogos emergentes |
|
Talvez ele tenha uma certa blindagem à Síndrome de Burnout: um relato de experiência de um professor de música com deficiência da/na Educação Básica | |
Giácomo de Carli da Silva | |
Música e surdez: mapeamento bibliográfico nas publicações da ABEM, ANPPOM e CAPES de 2022 a 2024 | |
Beatrice Menezes de Araújo, Ana Carolina dos Santos Martins, Viviane dos Santos Louro | |
Empowering Song: música do oprimido | |
José Fortunato Fernandes | |
Aprendizagem cooperativa no ensino de música popular em uma turma de arte/música do ensino médio técnico (IFPE): uma pesquisa-ação | |
Osman Jose Osman José dps santos junior, Srª Josélia Ramalho Vieira | |
A prevalência de maloclusões em pessoas com Transtorno do Espectro Autista: considerações para o ensino musical em instrumentos de sopro | |
Rafael Peres Martins | |
Viva Voz: uma experiência de Canto Coral com pacientes laringectomizados totais em Vitória – ES | |
Ingride Miranda da Silva Narciso | |
Formação do estudante cego nas licenciaturas em música do Ceará | |
lia raquel venturieri | |
O ser docente e o processo educacional na perspectiva do professor com deficiência | |
Julia de Oliveira Bolina e Ana Carolina dos Santos Martins | |
As ressonâncias e irressonâncias da música | |
Rosana Corrêa Abrantes |
ST 12 – Acervos Musicais Brasileiros |
|
O Acervo musical de Frei Pedro Sinzig no Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis | |
Marta Castello Branco | |
A Banda da Light & Power de São Paulo (SP) e seu arquivo remanescente | |
Paulo Augusto CASTAGNA | |
Arquivo vivo de memórias culturais: uma abordagem histórico-analítica do repertório e documentos sonoros do Coral Mater Verbi | |
Jéssica Wisniewski Dias | |
Cordis Mariae Filii: um acervo musical claretiano na capital paulista | |
Fernando Lacerda Simões Duarte | |
Proposta de normatização para transcrição de selos de discos fonográficos, uma abordagem geral | |
Sandor Christiano Buys | |
Por dentro da coleção: em busca dos itinerários de possíveis fundos e da vida social de itens musicais da Biblioteca Municipal João Bosco Pantoja Evangelista em Manaus | |
Fernando Lacerda Simões Duarte | |
Desvendando a produção musical sacra de José Annunciação Pereira Leite (1823-1872) a partir dos acervos musicais: uma proposta de edição para a Salve Regina | |
Thais Fernanda Vicente Rabelo | |
Acervo da Orquestra Ribeiro Bastos: análise documental sobre a fundação e relação entre a família Braziel e o conjunto de Francisco José das Chagas | |
Rodrigo Pardini Corrêa, Edite Rocha | |
Organizar é preciso: como tratar acervos musicográficos? | |
NIRA AZIBEIRO POMAR, Marcos Tadeu Holler | |
Coral Zanzalá: Itinerário de obtenção, organização e gerenciamento de dados por meio do programa Atlas.ti e do site da Hemeroteca Digital Brasileira | |
Abner de Souza Santana, Susana Cecília Igayara-Souza | |
Entre instrumentos e memórias: o acervo musical do Museu Histórico Emílio da Silva, em Jaraguá do Sul-SC | |
Fernando Lacerda Simões Duarte | |
Muito além dos salões: estudo sobre a valsa em Aracaju (SE), no alvorecer do século XX | |
Thais Fernanda Vicente Rabelo, IVAN AUGUSTO DE OLIVEIRA DANTAS, FLÁVIA LÍVIA SILVA OLEGÁRIO
|
|
Papéis e serafinas: uma pesquisa de campo em quatro cidades paraibanas | |
Fernando Lacerda Simões Duarte | |
Vestígios dispersos: em busca de uma prática musical religiosa franco-brasileira entre acervos da cidade de Cáceres-MT | |
Fernando Lacerda Simões Duarte |
SA 1. Composição e Sonologia |
|
Composição de planos de escuta em transcrições para violino solo por meio de abordagem morfológica | |
Jackson Vinicius Dias Batista, Alexandre Remuzzi Ficagna | |
Aplicação de técnicas e ideias do Sistema Schillinger de Composição Musical na obra Contemplação para piano e quarteto de cordas | |
Gabriel Paolo Gnoatto Tafarel | |
Arte sonora como categoria: tensões e problemáticas no discurso crítico-musicológico | |
Daniel Gouvea Pizaia | |
Retrato sonoro como proposição metodológica no campo da composição musical | |
Izabella Baldoíno Almeida | |
Entre o texto e a música: estratégias notacionais em duas composições para narradora/cantora e quinteto de cordas | |
Antonio Luiz Drummond Miranda, José Orlando Alves | |
A criação de “mundos sonoros” baseados nos toques dos orixás do candomblé queto, através do procedimento derivado do Time Point Reverso na obra Exu Jazz | |
Victor Hugo Chaves da Rocha | |
Estética do frio III de Celso Loureiro Chaves: reflexões frias sobre estéticas sul-rio-grandenses | |
Fabianna Bandeira Menezes | |
Processos composicionais de três obras solo para tambores de moldura brasileiros | |
Vitor Lyra Biagioni | |
Planejamento composicional a partir de sistemas markovianos genéricos | |
Liduino José Pitombeira de Oliveira | |
Monitoramento multimodal interativo da técnica do arco do violino: abordagem inicial com descritores acústicos e sensores de força e movimento | |
Marcus Vinicius da Silva Evangelista, Sergio Freire Garcia, Augusto Armondes | |
História de um dia: memórias em escuta | |
Sarah Alencar Alves | |
Perspectivas comprovisativas sobre a indeterminação a partir da teoria dos contornos | |
George Cristian Vilela Pereira | |
Destrinçar e transcrever: a composição de Brins Emmêlés para Orquestra | |
FELIPE MENDES DE VASCONCELOS, Igor Leão Maia | |
Vita Vitae, de Vânia Dantas Leite: apresentação das fontes primárias e discussão de alguns aspectos composicionais e estéticos | |
Alexandre Sperandéo Fenerich, Bruna Saraiva Melo, Arthur Murtinho | |
Utilização de técnicas de machine learning em análise musical: um estudo de Kürze Schatten II (Brian Ferneyhough) | |
Rogério Vasconcelos Barbosa | |
A composicionalidade do material sonoro: fundamentos para a construção de uma noção de música da sonoridade a partir da improvisação livre | |
Lucca Perrone Totti | |
A espectralidade entre notação e escuta: uma investigação teórica e prática acerca da noção de figura na composição escrita | |
Austeclínio Lopes de Farias | |
Relações entre a pegada da palheta, ritmo e dinâmica no violão: análise de três técnicas distintas tocadas por três músicos | |
Augusto Armondes, Sergio Freire | |
Investigação dos processos criativos do performer-compositor e compositor performer: uma encruzilhada epistemológica | |
Gilmario Celso Bispo de Jesus, Rafael Dias Santos Almeida | |
Análise comparativa das obras Piano Memory de Vânia Dantas Leite e Espiral de Jéssica Marinho Silva | |
Alexandre Sperandéo Fenerich, Arthur Henriques Murtinho, Bruna Saraiva Melo | |
Voz Mediatizada, Voz Maquinada, Voz sem Órgãos | |
Flora Holderbaum | |
Composição auxiliada por inteligência artificial – CAIA: um estudo | |
Ivan Eiji Simurra | |
A model for the individual decision process in collective free improvisations | |
Arthur Faraco | |
A questão da presença nos estudos do som: uma revisão crítica na base de dados da ANPPOM | |
Thayná Aline Bonacorsi Xavier, Rogério Luiz Moraes Costa | |
O sistema modal cromático de Ron Miller como ferramenta composicional: uma abordagem prática | |
Gessé Souza Santos | |
O sistema computacional de Magnus Lindberg e sua implementação no Openmusic | |
Paulo Henrique Guimarães Raposo |
SA 2. Educação Musical |
|
A obrigatoriedade do ensino de música na educação básica: uma análise da legislação educacional do Rio Grande do Sul | |
Cristina Rolim Wolffenbüttel | |
De onde vem a criatividade musical?: concepções de professores da educação básica | |
Rodrigo Lisboa da Silva, Maura Penna | |
Canções populares como ferramenta pedagógica no ensino do canto: um relato de experiência no CEEP Música | |
Tainara Maria Machado Figueiredo Costa Lopes | |
Aprendizagem cooperativa e ensino de música: tendências e abordagens a partir de uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico. | |
João Pedro Santiago da Silva, Josélia Ramalho Vieira | |
Entre crianças, gatos e cadeados: formação docente no projeto “XXX: coro infantojuvenil” | |
Klesia Garcia Andrade, Myartt da Silva Brito, Semmuth Bezerra de Almeida, Hermano Henrique Cabral de Paula, Julia Ellen Sabino Santos, Karen ARIELLE XAVIER DE ALVARENGA Leite, José Antônio Nunes, SHARLYNI KERCIA DA SILVA
|
|
O corpo na música, a música do corpo: uma revisão bibliográfica | |
Sarah Thamires Alves de Lima, Jéssica de Almeida | |
Avaliação no Ensino Remoto Emergencial: um estudo em três universidades baianas | |
Obadias de Oliveira Cunha, Thiago de Paula Borges, Gabriel Melo Borges da Silva, Leonardo Vinicius Muniz da Silva, Tainara Maria Machado Figueiredo Costa, Pedro Dattoli Lopes, Danilo Machado dos Santos
|
|
Cantos populares do Brasil e outras epistemes: Uma pedagogia vocal para a diversidade | |
Simone Franco Valle | |
Vivências musicais em família: experiências na infância e juventude e suas relações com estudos na maturidade | |
Maura Lucia Fernandes Penna, Rayssa Claudino de Melo, Laídia da Silva Evangelista, Rodrigo Lisboa da Silva
|
|
Instalações audiovisuais interativas em atividades de educação musical inclusiva | |
Clayton Rosa Mamedes, Valéria Lüders | |
Educação Musical e Pedagogia: narrativas sobre formar professores no ensino superior | |
Cláudia Bellochio | |
Sentidos e significados atribuídos por indígenas Apinajé as aulas de música | |
Mara Pereira da Silva | |
A música na formação feminina: o capital cultural nas relações de Flora com seu piano | |
Rayssa Claudino de Melo, Maura Lucia Fernandes Penna | |
A oferta de repertório na formação docente: um olhar sobre o PROLICENMUS | |
Jaqueline Câmara Leite | |
Relações dialógicas na prática educacional e artística: reflexões sobre a peça Espanca Pandemia para 2 pandeiros | |
Jorge Luiz Schroeder, Maria Carolina Thomé | |
Os professores de música e sua autoeficácia na inclusão escolar na rede pública básica, municipal e estadual, em Salvador (BA). | |
Alana da Silva Costa | |
Aprender e sentir, sentir e aprender: a música na vida adulta | |
Maura Lucia Fernandes Penna, Ana Rosa Fernandes Cabral, Ingrid Tuany Simplício Ferreira, João Tomaz da Costa Neto, Micael Carvalho dos Santos
|
|
Em busca de Caldeira Filho e Satis Coleman na Hemeroteca Digital Brasileira: considerações sobre pesquisa com fontes digitais | |
Tamya Moreira | |
Criação e performance do arranjo da canção De papo pr’o á: aplicando a proposta didático-metodológica de Mansilla (2019) | |
Carolina Andrade Oliveira, Susana Cecilia Igayara-Souza | |
Culturas populares e corporeidade na Educação Musical: um caminho epistêmico | |
Aline Moraes Silva, Vânia Beatriz Müller | |
Christopher Small e práticas músico-pedagógicas: uma aproximação com a produção de subjetividades | |
Rafael Menotti Mazini, Vânia Beatriz Müller | |
Método de violão em tablatura: Estratégias para a elaboração de material de apoio aos exames do London College of Music na modalidade acoustic guitar | |
Eder da Silva Francisco | |
Conhecimento poderoso no ensino de música | |
Raquel Di Maria Mitrovick, Flávia Motoyama Narita | |
Oficina de música com crianças: um breve levantamento | |
Dioleno Dantas Loureiro, Sandra Mara da Cunha | |
Observation as a research method in the collaborative piano field: designing a protocol to generate qualitative data | |
Guilherme Montenegro | |
Aspectos da educação musical inclusiva: uma revisão nos anais da ABEM e ANPPOM no período entre 2017 a 2023 | |
Julie Anne Astro Pereira, Thiago de Paula Borges | |
A linguagem musical nas aulas de arte: considerações sobre as preferências musicais dos estudantes de uma escola pública em Ananindeua/PA | |
Patrícia Garcia Ribeiro | |
Uma análise de práticas de aprendizagem informal de música no filme “Escola de Rock” | |
Enderson Flávio Barbosa Pereira, Breno Felipe Lima de Sousa, Leonardo da Silveira Borne | |
Grupo NÓ(S) – Pesquisa e criação em arte e educação: propostas integradas para a formação e atuação de professores de música na educação básica | |
Helena Lopes da Silva, Jussara Rodrigues Fernandino | |
Música em rede: Educação e prática no pós covid-19 | |
Tiago Varella Negreiros | |
Ensino de piano em grupo num projeto social: uma pesquisa em andamento | |
Lívia Figueiredo de Alencar Silva | |
Interesse e dedicação de licenciandos em música: um estudo da afiliação em universidades públicas mineiras | |
Marcus Vinícius Medeiros Pereira, Gustavo de Oliveira Coelho, Josuan Vicenzi Daun, Silvana Souza Pereira, Amanda Martins Barbosa
|
|
Formação musical nos processos de performance e produção musical do Worship Drummer | |
Caio Bruno Paiva | |
Revisão bibliográfica: métodos sobre tocar e tirar harmonia de ouvido | |
Alberto Americano Fairbairn | |
Políticas Educacionais, Currículo e Educação Musical nos Colégios de Aplicação das universidades federais brasileiras | |
MICAEL CARVALHO DOS SANTOS, CRISTIANE MARIA GALDINO DE ALMEIDA | |
Aspectos formais, não-formais e informais dos processos de educação musical ocorridos na Festa do Divino de Niquelândia – GO | |
Felipe Vinhal | |
Intersecções entre educação formal e musical feminina no século XIX | |
Aline da Paz Souza | |
O desenvolvimento de habilidades harmônicas em aulas de piano para crianças de 7 e 8 anos: resultados de um projeto piloto | |
Luciano Barros Carneiro, Betânia Parizzi | |
A memória musical no centro dos estudos sobre envelhecimento para uma educação musical de pessoas idosas | |
Lunara Pliny Cardoso | |
Música, afetividade e formação de vínculos: um estudo com bebês de 0 a 2 anos | |
Hannah Tamires Calero, Liliam Abílio Dantas, Jéssica Tainã Cruz, Mara Menezes Kroger | |
Comunidade online de professores de música da educação básica: perfis de participação | |
Lucila Prestes de Souza Pires de Andrade, Cristiane Maria Galdino de Almeida | |
A prática do canto coral como componente curricular nos cursos de graduação em música: desafios e possibilidades | |
Rafael Luís Garbuio | |
A Poética etnomusicológica (poetnomus) nos TCCs do curso de música da UFCA | |
MARCIO MATTOS, ISAC TOMAZ TELES, FABIANE ALMEIDA SOUSA | |
BNCC e o ensino de música na Educação Infantil: Um mapeamento de publicações | |
Tatiane Rocha Matos | |
Colete para estudante de violino: tecnologia assistiva como órtese/acessório facilitador ao aprendizado do violino de pessoas com Síndrome de Down | |
Áureo Deo DeFreitas Júnior, Alcir Nascimento da Costa, Lucian José de Souza Costa e Costa, Adriano Prazeres de Miranda, Arlindo Alves de Aguiar Junior
|
|
Pesquisa em acervos históricos da educação musical: relato de uma experiência investigativa | |
Thiago Xavier de Abreu | |
Fundamentos histórico-críticos da educação musical: a pesquisa em desenvolvimento | |
Thiago Xavier de Abreu | |
Experiências Musicais na Escola Parque 313/314 Sul: Reflexões sobre Gênero | |
Nicolly Barreto Melo, Flávia Motoyama Narita | |
Canto de Iemanjá: a relação entre religião e repertório cultural numa turma de canto coral universitário | |
Irma Ferreira, Érica de Paula, Priscila Pio | |
Contando histórias da Práxis Sonora I | |
Mara Pereira da Silva | |
Análise comparativa dos trabalhos de ensino coletivo de violão: Na ponta dos dedos de Marcelo Brazil e Violão Orquestral de Cláudio Weizmann | |
Alexandre Ribeiro de Oliveira | |
O ensino de trompete sob a perspectiva da educação musical: um levantamento de produções acadêmicas recentes | |
Rogerio Schilahta de Magalhães, Vania Malagutti Fialho | |
Formação multicultural de professores e a diversidade musical presente nos materiais didáticos desenvolvidos por bolsistas PIBID | |
Gabriela Magalhães Silva, Cláudia Elisiane Ferreira dos Santos | |
“Princípios básicos de pedagogia de instrumentos de cordas para estudantes do bacharelado”: um relato de disciplina teste | |
Marina Maugeri Santos, Emerson Luiz De Biaggi | |
A prática musical de guitarristas de Xxxxx/XX: algumas contribuições para o Curso Técnico de Instrumento | |
Iranildo Barreto de Melo | |
Entre montanhas e cafezais: o Capital Cultural no processo de construção da práxis formativo-musical de Milton Nascimento | |
Lílian Oliveira Sales de Souza | |
Educação musical e cultura maker: criação de instrumentos musicais virtuais em dispositivos mobile | |
João Batista Rodrigues Cruz Compagnon | |
Fixador de Dedos no Arco do Violino: tecnologia assistiva como acessório facilitador ao aprendizado de pessoas com autismo | |
Áureo Déo DeFreitas Júnior, Rafaela Alcantara Barata, Lucian José de Souza Costa e Costa, Douglas R. Peña Rondon
|
|
A contribuição de Henriqueta Braga para a formação de educadores musicais entre as décadas de 1930 e 1970 | |
Rafaela Leonardo Theodoro da Fonseca | |
Projeto #30dias30beats: aprendizagens musicais que surgem das experiências de criação musical online de beats | |
WILAME CORREIA DE ARAUJO | |
Ensino e aprendizagem num contexto colaborativo: narrativas de duas pianistas e uma cantora acerca das suas relações musicais | |
Carmerindo Miranda de Souza Júnior | |
Potencialidades do vídeo na formação acadêmico-profissional em música | |
Marisleusa de Souza Egg, Teresa Mateiro | |
Perspectivas decoloniais sobre a formação violinística na educação formal em música: estudos iniciais, cânones, referências, rupturas e desafios | |
Letícia Oliveira Augusto de Carvalho | |
O ensino de música na educação infantil: um estudo de caso dos CEMEIs de Montes Claros (MG) | |
Ludmilla Barbosa Gomes, Maria Odilia De Quadros Pimentel | |
Egressos de cursos de graduação em música no Brasil: um levantamento de artigos, teses e dissertações publicados entre 2014 e 2023 | |
Larissa da Costa Novo, Jussara Rodrigues Fernandino | |
Educação musical especial em Minas Gerais: um mapeamento das instituições escolares e não-escolares | |
Maria Odília de Quadros Pimentel, José Soares, Maria Clara Soares Nunes, Luana Soares Pereira, Ludmilla Barbosa Gomes, Marcelo Soares Martins, José Eustáquio Pereira Júnior
|
|
Ensino coletivo da bateria: técnicas, materiais e aprendizagem na escola de música aires em igarapé-miri | |
Reinaldo Sousa Aires, Walter Silva Almeida | |
A formação do saxofonista popular na educação superior em música do Brasil | |
Luis Ricardo Silva Queiroz, Heleno Feitosa Costa Filho | |
Educação Musical: O que pensam os monitores do Projeto Social de um país africano | |
Ainoã Santos Cruz, Cássia Virgínia Coelho de Souza | |
A formação superior de flautistas na contemporaneidade: uma análise da colonialidade nos projetos pedagógicos | |
RENAN FELIPE SANTOS REZENDE |
SA 3. Etnomusicologia |
|
Etnomusicologia em cursos de Licenciatura em Música no Brasil | |
Matheus Silva Rocha, Tainá Maria Magalhães Façanha | |
Afroperspectivas: reflexões sobre a sustentabilidade musical a partir do pensamento negro | |
THIAGO COSTA DE SOUZA | |
Música e Religiosidade: Um estudo sobre a transmissão musical na Comunidade Católica Shalom – Missão Natal/RN | |
Fernando Martins de Oliveira Neto | |
Carros e pássaros entre um sobrado colonial e o país das árvores: uma acustemologia na região Centro-Serra do Rio Grande do Sul | |
Caio Prestes Góes Rocha | |
As marcas da opressão de gênero, classe e etnia em duas variantes brasileiras do romance medieval ‘Veneno de Moriana’: um estudo semiótico comparativo do texto lítero-musical | |
Ricardo Nogueira de Castro Monteiro | |
A prática musical do Grupo de Carimbó Sereia do Mar, Marapanim (PA) | |
Társila Lameira Ataide, Sonia Chada | |
Oralidade e transmissão de saberes na roda de samba paulistana: algumas reflexões | |
Sofia Chiavacci | |
Cartografia Musical dos Bairros Belenenses e Intercâmbio de Saberes Musicais: projetos educacionais do LabEtno | |
Sonia Chada, Liliam Cohen, Evelyn Tainá Silva, Marina Donza | |
A cabaça, o arame e um pedaço de pau: pensar a etnomusicologia através do berimbau | |
Leonardo Saconatto, Luiz Henrique Fiammenghi | |
Explorando a “intra-ação” no contexto das performances no flamenco: uma abordagem de emaranhados, matéria e significados | |
Micael Gustavo Pancrácio dos Santos | |
“Para todos os corações partidos”: Descrições iniciais da criação e da produção musical de um show-coral | |
Carlos Renato de Lima Brito, Jordayene Thayna dos Santos Silva | |
Etnografia da música e decolonialidade: relatos de um curso de extensão na Universidade Federal do Piauí, campus Teresina | |
Renan Moretti Bertho, JOÁO BATISTA RODRIGUES CRUZ COMPAGNON, IGOR DE SOUSA SOARES
|
|
A importância do registro escrito e fonográfico dos cânticos entoados nos candomblés de Caboclo | |
André Victor Cunha | |
O cortejo dos “Blocos dos Índios” de Piquirí | |
Vinícius Eufrásio, Marlyson Pablo | |
As bandas de pífano Pankararu: uma etnografia dos festejos do padroeiro Santo Antônio | |
Andeson Cleomar dos Santos | |
Narrativas do frevo: conversando com maestros | |
Deneil José Laranjeira | |
O Bumba meu boi sotaque de Orquestra: Uma Análise à Luz da Teoria do Mundo das Artes de Howard S. Becker | |
Amos Souza Noia, Carlos Sandroni | |
Sobre “apropriação cultural”: um pequeno ensaio | |
Guilherme Sperb | |
O mundo do maracatu de baque virado sob o prisma da translocalidade | |
Emilia Maria Chamone de Freitas | |
A Presença dos Epstemicídios no Curso Superiores de Música da UFSJ: Uma Leitura Decolonial sobre os Cursos de Música No Brasil | |
Vinicius Frias Bueno | |
Orikis de Pai Dessemi: canto da ancestralidade africana e indígena brasileira no centro de São Paulo | |
Raquel Mendonça Martins | |
“Bicha pre-tra-tra-tra-tra”: o enviadescimento artivista de Pabllo Vittar e Linn da Quebrada | |
Caio Felipe Gonçalves Mourão |
SA 4. Música Popular | |
O acorde meio-diminuto como dispositivo multifuncional na improvisação musical: três aplicações para violão e guitarra | |
Bruno Yukio Meireles Ishisaki | |
O valor da música: O popular e o erudito segundo Astor Piazzolla | |
Thomas Fontes Saboga Cardoso | |
Historicizando a canção, cancionalizando a história: apontamentos sobre O século da canção, de Luiz Tatit | |
Jonas Bertuol Garcia | |
A valsa de Frou Frou e a opereta italiana em São Paulo | |
Anna Maria Greco Carvalho | |
O meio é a mensagem: o disco concretista-paulista de Caetano Veloso à luz da utilização do estúdio de gravação como ferramenta criativa | |
Guilherme de Azevedo Granato | |
Na Quadrada das Águas Perdidas: representação dos sertões real, clássico e profundo no álbum de 1979 de Elomar Figueira Mello | |
Luís Antônio Santos Vilalva, Francisco Zmekhol Nascimento de Oliveira | |
Sutilezas na composição do samba de Geovana | |
Hellen Cristina Sousa Sabino, Adriana Lopes Moreira | |
De onde vem o Baião de Gilberto Gil: Uma proposta de análise rítmica | |
Carlos dos Santos, Ana Rosa Fernandes | |
Alfredo Alcântara: a trajetória pioneira – e silenciada – de um pandeirista brasileiro | |
Eduardo Marcel Vidili | |
Nota sobre os sentidos da bossa nova: da musak no gabinete da Presidência da República à melancolia da modernização | |
Walter Garcia da Silveira Junior | |
Investigação sobre a primeira parte de Principia de Emicida e Nave Beatz | |
Carlos Roberto Ferreira dos Santos | |
Thiago Amud: sínteses, correspondências, análises e reverberações | |
Rafael Santos Macedo | |
Uma proposta de análise para o estudo de “levadas” de violão na música popular | |
Gabriel Silva Ribeiro Ferreira, Almir Côrtes Barreto | |
A canção Alfonsina y el mar pelo prisma da MPB: a interpretação de uma zamba argentina pela cantora Simone no álbum Corpo e alma | |
Daniel Menezes Lovisi | |
Um estudo sobre a guitarra elétrica e o maracatu de Baque Virado | |
Marcos da Rosa Garcia, Alexandre Augusto da Silva Peixoto, Adriano Caçula Mendes | |
A construção de um solo: análise da improvisação de Claudio Roditi em Velas | |
Elder Thomaz da Silva | |
A integração voz e violão na canção Passarinho (Joyce Moreno e Mário Quintana) | |
Ana Lis de Nobrega Marum, Regina Machado | |
Propostas dialógicas para a performance do toque Vassi na bateria, a partir de interlocuções no terreiro do Gantois (Salvador/BA) | |
Rodrigo Heringer Costa, André Machado Queiroz | |
Vem de baixo do barro do chão: confluências rítmicas entre o universo do forró e o ilú | |
João Camargo Lucas | |
Sinal fechado: análise musical e contextual da canção de Paulinho da Viola | |
Eduardo Seabra | |
Produto e produção musical em contexto: alguns apontamentos sobre o álbum Gal Canta Caymmi | |
Ian Cardoso | |
Técnicas de arranjo para voz e violão a partir da análise comparativa de duas versões de A Raça Humana de Gilberto Gil | |
Filipe Silva Rego Sousa, Almir Barreto Côrtes | |
O violão do Expresso 2222 de Gilberto Gil e da chula por Roberto Mendes: conexões entre elementos musicais e aspectos socioculturais | |
Almir Côrtes Barreto | |
A psicologia dos ritmos na música popular brasileira: Como padrões e grooves afetam as emoções humanas | |
Caio Lima Braga, André Alves Gaby | |
Repensando os níveis da voz no canto popular: por uma esquematização horizontalizada e interseccional | |
Ricardo Lima (Frei), Anderson Quirino de Oliveira |
SA 5. Performance Musical |
|
A pandemia e a ópera no Brasil: lições sobre repertório | |
Homero Antonio Velho | |
O repertório esquecido dos salões cariocas: uma proposta interpretativa da Faceira Impromptu-Valse Op. 28, de Leopoldo Miguéz | |
Ana Paula da Matta Machado Avvad | |
O piano de brinquedo no recital: possibilidades dinâmicas e dramatúrgicas | |
Késia Decoté Rodrigues, Luciana Noda, Tayná Batista Lorenção | |
Placere, docere, movere: sobre a interpretação musical | |
Luigi Brandão, Flavio Barbeitas | |
Konnakol: algumas considerações sobre sua aplicação em improvisos, e de que maneira ele dialoga com os referenciais de improvisação | |
Rogerio Barroso Lopes | |
Noite, de José Maria Neves: uma percepção da morte | |
Elenis Guimarães | |
A interpretação dos contrapontos a duas vozes de Le istitutioni harmoniche com um conjunto de flautas doces | |
Paula Andrade Callegari, Carlos Augusto Vieira Lisboa, Ana Roberta Fonseca Gregório, Isabele Martins dos Reis, Maria Eduarda Gomes Martins
|
|
A lógica interpretativa – Noël Devos e os caminhos para a expressividade musical | PDF () |
Paulo de Castro Andrade, Aloysio Moraes Rego Fagerlande | |
Elementos da música tradicional maranhense utilizados na obra Tribo de Daniel Cavalcante: breve contextualização histórica, estética e performática. | |
Daniel Moraes Cavalcante, Paulo Adriano Ronqui | |
Aos Romeiros, de Lúcia Cysneiros: música programática em estilo armorial para cravo | |
Maria Aida Falcão Santos Barroso | |
Música além dos sons, linguagem além do aspecto cognitivo: teatralidade e corporeidade em Arthur Kampela | |
Artur de Melo Miranda Azzi, Rogerio Vasconcelos Barbosa | |
A relação entre intérprete e compositor na criação do Concerto para oboé e cordas de Liduino Pitombeira com base na Teoria dos Círculos Colaborativos de Michael Farrell | |
Juliana Bravim, Aloysio Moraes Rego Fagerlande | |
Contribuições da Sociolinguística para o ensino da Fonética aplicada ao Canto | |
LUIZ RICARDO RICARDO BASSO BASSO BALLESTERO | |
Contribuições dos exercícios técnicos preparatórios diários (ETPD) na rotina de clarinetistas | |
Hudson de Sousa Ribeiro, Joel Luis da Silva Barbosa | |
Jean-Louis Duport e a expansão da escrita idiomática para o violoncelo: um legado para além do século XIX | |
Amanda Melo Massa, Felipe Avellar de Aquino | |
Mudanças, acréscimos e ênfases de Elis Regina na construção de sua performance em Eu, hein Rosa, de João Nogueira e Paulo Cesar Pinheiro | |
Alfredo Ribeiro, Fausto Borém, Leonardo Lopes | |
Polirritmia ou polifonia rítmica? | PDF () |
Cezar Augusto Xavier Borgatto | |
Uma introdução à música para contrabaixo de Virgílio Mortari | |
José Roberto Imperatore Vianna | |
A interatividade musical em Maiden Voyage | |
Diogo Freitas Oliveira, José Roberto Imperatore Vianna | |
Para além da bateria: o toque de Hermeto em Moreneide | |
Carlos Eduardo Sueitt Garanhão, Leandro Barsalini | |
Compreendendo o papel do intérprete em meio ao processo colaborativo compositor-intérprete | |
Marlon Barros de Lima, Lélio Eduardo Alves da Silva | |
Tripatos: uma análise de aspectos interpretativos da canção harmonizada por Maurice Ravel | |
Helena Lopes de Oliveira Giachini | |
Divisão rítmica na performance musical solo e em conjunto | |
Mauricio Alves Loureiro | |
I Sonata para Violoncelo e Piano de José Siqueira: um estudo analítico e sugestão de edição | |
Marcelo Moreno da Silva | |
Planejando um recital metacognitivamente: o desenvolvimento de uma ferramenta baseada em SWOT | |
Gabriel Lima da Silva, Rafael Stefanichen Ferronato | |
Os impactos do aparelho ortodôntico fixo na performance dos instrumentistas de metais | |
Rafael Peres Martins, Marcos José Ferreira Rodrigues | |
Uma transcrição para piano da Sonata opus 77 Omaggio a Boccherini de Mario Castelnuovo-Tedesco | |
Daniela Lucatelle Bartoloni, Gilson Antunes | |
O piano acústico em Natal-RN: três espaços distintos em suas práticas | |
Mikaele do Nascimento Costa, Lorena Gabriela Pinheiro Teixeira, Vitória Karollyne da Silva Rufino | |
O efeito da umidade relativa do ar na fisiologia da ponta da palheta de Clarinete | |
Joelson Temoteo Pereira | |
Usos dos tambores por Rubinho Barsotti | |
ANDRE Luis Santos Moura, Leandro Barsalini | |
Uma dialética de processos artísticos como modalidade de pesquisa: percursos corporificados em ação pianística | |
Weliton de Carvalho, Maria Bernardete Castelan Póvoas | |
Conexiones: el rizoma como herramienta para la construcción de una performance musical experimental | |
Sebastián Barroso | |
Os limites da memória racional para a memorização musical | |
Nathália Martins, Fabio Adour da Camara | |
(Im)permanência da rabeca no Cavalo Marinho do Bairro dos Novais: prática e performance do instrumento sob a ótica da rabequeira brincante | |
Ana Carolina Pereira Guimarães, Paula Farias Bujes | |
Ferramentas para a performance do ciclo Frauenliebe und-leben de Robert Schumann: o idioma, harmonia e a relação texto-música | |
Ela/Camila Patricia Santigo Serafim, Ele/John Kennedy De Castro | |
Presença e uso de aparelhos celulares durante a prática musical: considerações a partir de um estudo com estudantes de graduação em piano | |
Celso Luiz Barrufi dos Santos Junior, Regina Antunes Teixeira dos Santos | |
Pedagogia Vocal e escolha de repertório: critérios e estratégias de preparação | |
Flavia Albano de Lima, Elisama da Silva Gonçalves Santos | |
O ensino de violão na universidade brasileira: tecnicismo, tradições e seus valores | |
João Henrique Corrêa Cardoso, Flavio Terrigno Barbeitas, Cristiano Braga Oliveira | |
Métodos para violão dos séculos XIX e XX: técnicas, divergências e abordagens pedagógicas | |
João Henrique Corrêa Cardoso, Flavio Terrigno Barbeitas, Cristiano Braga Oliveira | |
O processo criativo em tempo real: estudo de caso em duas performances de Blirium C9, para piano, de Gilberto Mendes | |
Eduardo Henrique de Souza Santos, Ana Paula da Matta Machado Avvad | |
Estudo comparativo de duas versões da canção Mayezena, trabalhadas pelo processo de transmissão oral, pelo Majescoral, em Maputo, Moçambique | |
Feliciano de Castro Comé, Maria José Chevitarese de Souza Lima | |
Modelagem IX, de Edson Zampronha: uma proposta de análise para o preparo de performance ao piano a partir do conceito de jogos musicais na perspectiva de F. Delalande | |
Mateus Santin Mendes, Alexandre Zamith Almeida | |
Considerações sobre o idiomatismo violonístico de Violeta Parra e edição crítica da Anticueca Nº1. | |
Maria Eduarda Fernandes Mazula, Paulo José de Siqueira Tiné | |
Anotações na partitura como indicações para guias de performance da Fantasia Nº 3 para Flauta Solo de G. P. Telemann | PDF () |
Dainer Schmidt, Leonardo Loureiro Winter, Ariel da Silva Alves | |
Princípios da Técnica Alexander: abordagens e aplicações na pedagogia da performance musical | PDF () |
Ravi Shankar Magno Viana Domingues, Ariana Pedrosa, Rafael Stefanichen Ferronato | |
Initial remarks on the 19th-century orchestral flute in the sacred repertory in the region of São João del Rei (MG), Brazil: compositional and performance practices | |
Antonio Carlos Guimarães, Fausto Borém | |
Bel canto e a controversa disputa de conceitos | |
Kaio César Freitas Morais, Guilherme Antonio Sauerbronn de Barros | |
Tania Maria: uma reflexão sobre o princípio africano teoria-na-prática na performance afro-brasileira | |
Ricardo Alexandre Freitas, Sâmela Kerem Ramos Paulo | |
Aspectos do planejamento da ação de mão esquerda ao violão na perspectiva do Walking | |
Raquel Turra Loner, Maria Bernardete Castelan Póvoas | |
O legado francês de Noël Devos: características idiomáticas do fagote francês na obra de Mignone | |
Fabio Cury |
SA 6. Musicologia |
|
Radamés e seu milhão de melodias: o encontro entre o popular e o erudito | |
Rodrigo Bastos Cunha | |
Os “violeiros” da rua do Piques: uma família de luthiers na São Paulo colonial e imperial (1798-1858) | |
Daniel Issa Gonçalves, Paulo Augusto Castagna | |
As caravanas da Lei Humberto Teixeira: divulgação internacional da música popular brasileira entre 1958 e 1964 | |
Enzo Schilirò Zajdsznajder | |
A inserção da mulher no campo da música através do protagonismo de Chiquinha Gonzaga | |
Isabel Nepomuceno Felizardo, Alfeu Rodrigues Araújo Filho | |
Cavaquinhos brasileiros: um panorama dos seus tipos e modelos | |
Lucas Ladeia Ribeiro | |
Um mapeamento da escaleta: revisão bibliográfica e levantamento de repertório | |
André Luiz Martinez Sant’Anna, Ana Luisa Fridman | |
O Bleforé e Pelo Telefone no contexto do samba urbano soteropolitano (1918) | |
Welissa Lopes Saliba | |
Acervos pessoais e memória: o tratamento do acervo do maestro Samuel Kerr | |
João Marcos Lopes de Souza Miranda | |
A participação da compositora Lycia de Biase Bidart nos Festivais da Guanabara | |
Nicole Manzoni Garcia, Paulo Augusto Castagna | |
Mulheres na música: a urgência de uma revisão histórica | |
Sabrina Laurelee Schulz | |
Cenário musical campineiro: Corporação Musical Brasileira de Campinas, Corporação Musical Carlos Gomes e os concertos na Vila Industrial | |
Claudia Felipe da Silva | |
Limpando a poeira do esquecimento: a vida de Henrique Alves de Mesquita e sua opéra-comique Une Nuit au Château | |
Victor Cassemiro Leite | |
Alterações nos Toques dos Sinos da Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar de São João del-Rei em decorrência da pandemia de Covid-19. | |
Rafael Mendes Resende, Edilson Assunção Rocha | |
Processos de organização, acondicionamento e inventariação do arquivo musical do Coro do Espírito Santo, da Paróquia Luterana Blumenau Centro (SC) | |
Jordana Stefany da Conceição Santos e Roberto Fabiano Rossbach | |
Diversidade documental: um levantamento sobre os tipos de arquivos e documentos acessados nas pesquisas em musicologia histórica | |
Nathalia Lange Hartwig | |
Considerações sobre os aspectos rítmicos da Sinfonia 4 “sinfonia da paz” de Cláudio Santoro | |
Paulo Roberto Machado de Paula, Carlos Fernando Fiorini | |
O Te Deum Laudamus “de Nossa Senhora da Vitória” de Euclides Fonseca, um hino em prol da campanha abolicionista de 1888: contextualização da obra, a problemática de suas fontes e consequente edição | |
Sérgio Dias | |
João Baptista Siqueira e a Sociedade Cultural e Artística Uirapuru | |
Agata Chrisite Rodrigues Lima da Silva | |
Coralidades: Wagner, coro grego e orquestração | |
Marcus Mota | |
Missa de Profundis de Dinorá de Carvalho: um relato sobre as fontes utilizadas para sua edição crítica | PDF () |
André GUIMARAES Guimarães Rodrigo, Carlos Fernando Fiorini | |
Música anarquista em movimento: o repertório do Grupo Renovação Teatro e Música nos festivais operários de 1923 | |
Bernardo Gimenes Fantini | |
A música e a flauta de Tonico do Padre: peculiaridades e inserção no contexto de música instrumental pirenopolino | |
Pyero Talone, Magda Clímaco | |
Mapeamento das produções acadêmicas acerca da regência orquestral no Brasil | |
Lincoln Thiego Espíndola, Cristina Emboaba Camargo | |
Constantina Araújo: excelência artística na formação de cantoras brasileiras em São Paulo nas décadas de 1940-1950 | |
Benedicto Bueno Gurgel Júnior, Adriana Lopes Moreira | |
Figuras de retórica na tratadística musical do século XVII: caminhos linguísticos para uma perspectiva interdisciplinar | |
Pedro Seara Pastor | |
Rememorando Octavio Maul: registros em periódicos de 1913 a 1951 | |
Rodrigo Warken, Maria Bernardete Castelan Póvoas | |
O cânone musical ocidental e a exclusão do Outro | |
Nathália Gidali | |
Entre o eurocentrismo e a invisibilização: um levantamento da música latino-americana em tratados de orquestração | |
Igor Leão Maia, Arthur Versiani de Azevedo | |
Pesquisa Artística: Panorama das Teses defendidas entre 2018 a 2022 em Cinco Programas de Pós-Graduação de Universidades Públicas Brasileiras | |
Marta Macedo Brietzke, Mario Videira | |
Havia música contemporânea na OSESP reestruturada?: análise quantitativa de uma década de programações (2000-2009) | |
João Batista de Brito Cruz | |
Francesca Caccini: o protagonismo feminino na Florença do século XVII | |
Isadora Soares Pontes, John Kennedy Pereira de Castro |
SA 7. Teoria e Análise Musical |
|
Pra Laila: análise do arranjo | |
Matheus Maciel Maciel | |
Da palavra ao som: as relações texto/música segundo Pierre Boulez | |
Rafael Felicio Silva Godoi, Igor Leão Maia | |
A densidade-compressão de eventos texturais em espaços intervalares variáveis de 1 a 87 semitons | |
Tálio Vítor de Lima Lourenço, Wesley Silva Dantas, Francisco Ernani de Lima Barbosa | |
Uma abordagem para o uso de acordes na música de Hermeto Pascoal: ferramentas tecnológicas aplicadas ao tema #143 do Calendário do Som | |
Felipe José Oliveira Abreu, Sérgio Freire Garcia, Victor Diz Queiroz Leoni, Wadrian Alefe | |
A semelhança desapropriada em Efebo con radio, de Salvatore Sciarrino | |
Alexandre Remuzzi Ficagna, Fábio Parra Furlanete, Tadeu Moraes Taffarello | |
As tipologias sonoras de Helmut Lachenmann e sua aplicação na música eletroacústica | |
Lucas Mateus Silva, Felipe de Almeida Ribeiro | |
Quadro teórico-analítico para abordagem de obras de Claudio Santoro | |
Matheus Avlis Gonzaga Valdevino de Sousa | |
A Produção Vocal de Martin Braunwieser (1901-1991) no Brasil: análise dos procedimentos composicionais e retóricos da peça Ave Maria (1952) | |
Regina Marcondes Amaral | |
Chôros n. 2 de Heitor Villa-Lobos: análise de variações em camadas texturais | |
Alexandre Guilherme Montes Silva, Adriana Lopes da Cunha Moreira | |
Song of the Blacksmith, de Gustav Holst: aprendizagem de conceitos analíticos através da preparação de uma performance musical | |
Luísa Campelo de Freitas, Adriana Lopes da Cunha Moreira | |
Análise comparativa entre a Bagatela n. 3 de Bartók e a os Prelúdios n. 1 e n. 4 de Scriabin: atonalismo a partir de diferentes combinações entre as coleções cromática e diatônica | |
Marcelo José Bellini Dino, Adriana Lopes Moreira |
SA 8. Subáreas e Interfaces da Música: Musicoterapia, Estética Musical, Mídia, Semiótica |
|
A natureza do Anel: uma análise simbólica e metafísica de O Anel dos Nibelungos | |
Lucas Souza Miranda | |
A improvisação impossível e as ficções úteis | |
Martin Robbio | |
Glitch e o mainstream: estética da disfunção tecnológica da década de 1990 a 2010 | |
Matheus Prado Garcia | |
Música e lógica em Adorno: a dialética negativa da síntese musical em Beethoven | |
Pablo de Morais | |
Terapias sonoras: explorando metodologias e relevâncias para investigação composicional | |
Carlos Henrique Ribeiro Vieira | |
Musicoterapia e atendimentos remotos na pandemia do Covid-19: reflexões a partir da revisão de literatura | |
Aynara Dilma Vieira da Silva Montenegro | |
Produção de mulheres negras na composição instrumental brasileira: uma pesquisa bibliográfica em publicações da ANPPOM e da ABEM entre 2013 e 2023 | |
Sâmia Maria Costa Rodrigues Lima Cantuário, Gabriel Nunes Lopes Ferreira | |
Projeto de extensão “Quarta Aumentada”: multiculturalismo, interculturalidade e arte-educação na Universidade Federal do Piauí” | |
Renan Moretti Bertho, Elem Wylfa Brito de Assis | |
O violão solo de Arthur Verocai | |
Felipe Rodrigues | |
Melopoética: uma ferramenta para a interpretação da canção Para Sempre de Edmundo Villani-Côrtes | |
Roberto Guimarães do Santos, Lúcia de Vascocelos Jatahy | |
Teoria crítica e feminismo em Susan McClary a partir do pensamento filosófico e musicológico de Adorno: estrutura e significado na obra musical | |
Marlon Santos Trindade |
Fora d´água: histórias de meninas – Pocket Show | |
Sarah Alencar Alves | |
A ação “Mini Recitais Virtuais” do Núcleo Sinfônico UFMS na difusão musical a partir de atividades de ensino, pesquisa e extensão | |
Jorge Augusto Mendes Geraldo | |
O intervalo de quarta como elemento catalisador do processo composicional | |
Raphael Ferreira da Silva | |
Três Croquis de Israel: esboços poéticos da transcriação musical de Almeida Prado (1943-2010) | |
Gabriel Cursino Madeira Casara | |
Quarteto do adeus | |
Daniel Wolff | |
As canções de câmara de Radamés Gnattali: diálogos composicionais | |
Luísa Vogt Cota, Thiago de Freitas | |
Disco Duro: Ficção Sônica na Improvisação com Eletrônica Ao Vivo | |
Pitter Rocha | |
Arranjos e interações entre voz, flugelhorn e violão nas canções de Luciana Viana e parcerias | |
Klesley Bueno Brandão, Luciana Alves Viana, Eddy Adrade Da Silva | |
Canções para a Chapada: Performance coral e música do Cariri cearense | |
Carlos Renato de Lima Brito | |
Duo para bateria e tambores de moldura: Possibilidades criativas | |
Vitor Lyra Biagioni, Gustavo de Oliveira Lavandeira | |
Três valsas para violão solo de Sérgio Belluco | |
Alessandro dos Santos Penezzi | |
Afluentes Trio e a Eletrocomprovisação Afrossurrrealista | |
George Cristian Vilela Pereira | |
Quatro peças ufbianas para flauta transversal | |
Rafael Dias Santos Almeida | |
Redemoinho e Diálogos a partir um falso Aleph: criação e performance com o violão GuiaRT | |
Renato Mendes Rosa, Sebastián Miguel Barroso, Sérgio Freire | |
Músicas eletroacústicas para contrabaixo escritas por mulheres: peças de Sonia Ray, Thais Montanari e Danielle Williams | |
Rebeca Tavares Furtado | |
Canto de Oxum | |
Marina Coelho dos Santos | |
Duo para contrabaixo e fagote de Ernst Mahle: contextualização e performance | |
Glaubert Nüske, Diogo Baggio | |
O legado de Violeta Parra para o violão: uma performance do ciclo das 5 Anticuecas | |
Maria Eduarda Fernandes Mazula | |
Acervo José Pascoal Guimarães (1932 – 2021): o violão mineiro e seus expoentes | |
Roger Deboben Schena | |
Afluentes Ensemble e A Nova Lenda do Abaeté | |
George Cristian Vilela Pereira | |
As Coisas Que Nos Importam – escolhas interpretativas na elaboração do arranjo de Coisa Nº6, de Moacir Santos, pelo Quarteto Hipocrisia | |
Luísa Campelo de Freitas, Bruno Teixeira de Mello Millan, Mateus Salles Nogueira, Yuri Calixto Federsoni | |
Inflexões performativas e projeções audiovisuais em Ponto, Bendito e Forró para piano solo de Osvaldo Lacerda | |
Weliton de Carvalho | |
O rosto se torna uma parte dentre tantas: a performance enquanto material construtivo | |
Austeclínio Lopes de Farias | |
Série da Viola | |
Austeclínio Lopes de Farias | |
Ponte da Saudade: até que a saudade perde o fôlego | |
Daniel Fils Puig | |
O fazer musical de cada um: sonoridades de alunos com TEA | |
Rosângela Silva do Carmo | |
Para a nuvem, os pingos são ausências, ao invés de sons. | |
Daniel Fils Puig | |
Obras de Oscar Lorenzo Fernândez para canto e piano | |
Carmerindo Miranda de Souza Júnior | |
Eleanor Rigby: um processo de autoaprendizagem na escaleta | |
André Luiz Martinez Sant’Anna | |
Vozes do Empoderamento Feminino: Espetáculo Opará o Canto das Águas do Coro Oyá Igbalé | |
Julice Oliveira Dias dos Santos | |
O Violão Solo de Arthur Verocai | |
Felipe Jorge Rodrigues | |
O que faz um material: objeto e dimensão na improvisação a partir de Pierre Schaeffer e Hugues Dufourt | |
Austeclínio Lopes de Farias, Lucca Perrone Totti | |
O piano delas: obras de Lili Boulanger, Carmem Barradas, Lera Auerbach e Valéria Bonafé | |
Sabrina Laurelee Schulz | |
A voz do corpo, o corpo da voz: cantoras negras da música brasileira | |
Sarah Alves de Lima, Tauan da Cunha Ribeiro, Lucas Ramalho Evangelista |
Acompanhe-nos!