V.26, 2016
XXVI Congresso da Anppom
Tema: Criação musical, criação artística e a pesquisa acadêmica
Data: 22 a 26 de Agosto de 2016
Local: Belo Horizonte / MG
Composição |
|
A forma da tonalidade: um conceito e uma técnica revisitados | |
Marcos Nogueira | |
A relação sistema/ideia em 5 Fantasias para violão solo | |
Eduardo Campolina Vianna Loureiro | |
A teoria dos contornos aplicada na ordenação de elementos extraídos de um frevo de rua pernambucano no planejamento composicional da peça Criação nº 3 para quinteto para metais | |
Flávio Fernandes de Lima, José Orlando Alves | |
As principais características do planejamento textural na composição da peça sinfônica Variações Texturais II | |
José Orlando Alves | |
Composição do primeiro movimento de Sonatina, para tuba e piano, de Marcel Castro-Lima, a partir da modelagem sistêmica do Ponteio 23 de Camargo Guarnieri | |
Marcel Macedo de Castro-Lima, Gabriel de Mesquita Maddalena, Liduino José Pitombeira de Oliveira | |
Desenvolvendo ferramentas para o ensino de composição partir de um processo colaborativo entre intérprete, compositores e computador | |
Guilherme Bertissolo, Vitor Silva Rios, George Cristian Vilela Pereira, Igor Galindo Silva | |
Dicotomias entre os conceitos de espaço na música acusmática | |
Fábio Wanderley Janhan Sousa, João Pedro Paiva de Oliveira | |
Entre a fonte e o som: técnicas estendidas no ensino de piano | |
Levy Oliveira, Ana Claudia de Assis | |
Entre o que já é e o que não é ainda: o axioma da criação de uma composição musical | |
Antonio Celso Ribeiro | |
Formalização do espaço textural melódico em instrumentos monofônicos | |
Pauxy Gentil-Nunes | |
Improvements of a Computational Tool intended to Systematical Production of Abstract Melodic Variations | |
Carlos de Lemos Almada | |
Interconexões entre os instrumentos eletrônicos e a música de concerto no século XXI: reconceituação como horizonte composicional | |
Ricardo Augusto Moreira Alves | |
Jogos musicais: o jogo como estratégia composicional | |
Alexandre de Souza Ferreira da Silva Pinto, Helder Alves de Oliveira, André Codeço dos Santos, Liduino José Pitombeira de Oliveira | |
Modelagem sistêmica do primeiro movimento de Brinquedo de Roda, de Heitor Villa-Lobos, como uma metodologia para o planejamento composicional de Villa | |
Max Kühn Barcellos da Rocha, Claudia Usai Gomes, Liduino José Pitombeira de Oliveira | |
Música Cimática: aplicação e desenvolvimento de materiais na composição da Sinfonia Cimática | |
Halley Chaves da Silva, Luís Otávio Teixeira Passos | |
O gesto corporal/teatral no processo criativo do grupo Obra Aberta | |
Lucas Zewe Uriarte, José Augusto Mannis | |
O imaginário cinestésico como estímulo composicional no percurso criativo de duas peças para violão solo. | |
Daniel de Souza Mendes | |
Planejamento composicional no domínio da textura a partir da expansão dos espaços musicais | |
Daniel Moreira de Sousa, Pauxy Gentil-Nunes | |
Pesquisa-ação e a intertextualidade no processo composicional da obra Um Tom Triste | |
Ednar Leite de Pinho Pessoa, Daniel Escudeiro | |
Questões de intertextualidade e composição em Fascination para piano e violoncelo (2013), de Acácio Piedade. | |
Raphael Duarte Alves Augusto, Acácio Piedade | |
Educação Musical |
|
A análise da influência do fator região na inserção profissional dos egressos dos Conservatórios Estaduais de Música de Minas Gerais | |
Maria Odília de Quadros Pimentel | |
“A atividade de Apreciação Musical” no PRONATEC | |
Francisco Canindé de Medeiros Sena | |
A composição musical como ferramenta pedagógica: relatos sobre a prática de Estágio | |
Andrey Cristovão, Daniela Weingärtner | |
A descoberta pela invenção: prolegômenos a uma teoria substantiva | |
Luciano da Costa Nazario | |
A Educação Musical Aliada à Clínica Psicomotora e a Construção Simbólica no Trabalho com Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) | |
Caroline Blumer | |
A educação musical frente a indústria midiática: a formação de plateia como uma ferramenta de democratização do acesso à música | |
Caio Higor Morais Araujo, Máximo José da Costa | |
A escuta como atividade central da aula de música: uma proposta para o Ensino Médio | |
Helena Lopes da Silva, Aline Nunes Carneiro, Davi Alves Sousa | |
A importância da música e sua pluralidade nos currículos escolares e universitários | |
Alexandre Siqueira de Freitas | |
A mediação da escuta musical no Ensino Médio: uma proposta para a formação pedagógica e musical dos professores e alunos das escolas públicas de Belo Horizonte, MG | |
Helena Lopes da Silva, Gislene Marino, Aline Nunes Carneiro | |
A música na escola e o Programa Mais Educação: algumas considerações | |
Maura Penna | |
A musicalização e o desenvolvimento social de crianças abrigadas em uma Casa Lar de São João del-Rei (MG) | |
Estéfany Cipriano da Silva, Liliana Pereira Botelho | |
A pedagogia vocal na regência coral infantojuvenil: conceitos e reflexões | |
Ana Lúcia Iara Gaborim-Moreira, Marco Antonio da Silva Ramos | |
A pesquisa em técnica vocal, voz e canto na área de música: análise dos resumos de teses no Brasil | |
Fábio Miguel, Lucas Gonçalves Moutinho, Luis Guilherme Anselmi, Silvio Fernando Janson, Willian Gomes Pedrozo, André Laitano dos Santos, Diógenes Manoel dos Santos Junior, Dayse Rodrigues Bulgarelli, Caroline Cabral Romano Fukumoto, Oziel Seles Silva, Pedro Alexandre Shimabukuro de Miranda | |
A prática do ensino de música nas escolas do Rio Grande do Norte: avanços e implicações na implantação da Lei 11.769/2008 | |
Carlos Antônio Freitas da Silva, Valeria Lázaro de Carvalho | |
A prática instrumental na formação de professores de música da Universidade Federal de Uberlândia | |
Gaspar Ribeiro Rodrigues, José Soares | |
A study on the use of ICT as a tool in music education of students with visual impairment | |
Alexandre Henrique dos Santos, Vilson Zattera, Jose Fornari, Adriana Mendes | |
Análise do universo cultural/social de estudantes de licenciatura/ Bolsistas PIBID em música | |
Angela Lühning, Laura Cardoso, Gabriel Vieira, Flávia Candusso | |
Análise de melodias do método Milanov para violino e suas substituições por canções brasileiras | |
Shirley Vieira dos Santos, Paula Farias Bujes | |
Aprendizagem colaborativa, liderança e a pedagogia da autonomia | |
Daniel Augusto Machado, Heloisa Feichas | |
As cartas de Schiller e a educação estética: um processo para a criação musical | |
Daniela Amaral Rodrigues Nicoletti, Silvia Maria Pires Cabrera Berg | |
As interações no ensino da música a distância apoiadas na utilização de videoconferências | |
Vanessa de Souza Jardim, Paulo Roberto Affonso Marins | |
As possibilidades dos aplicativos como ferramentas de aprendizagem musical: estudo de caso dos alunos da licenciatura em Música da UFAM | |
Rosemara Staub de Barros, Lucas Passos de Lima | |
Atividades criativas nas aulas de piano para adultos iniciantes | |
Adriana Moraes dos Santos Dias, Marcos Câmara de Castro | |
“Bate-ria”: apreendendo o instrumento com o corpo e alegria | |
Magno Altieri Chaves de Sousa, Cleber da Silveira Campos | |
Bhajans na cerimônia do darshan: implicações para o processo de aprendizagem | |
Daniel Augusto Machado, Heloisa Feichas | |
Certificação de Habilidade Específica: a perspectiva dos professores de teoria e percepção musical | |
Roberta Alves Gouveia, Sônia Tereza da Silva Ribeiro | |
Compondo com crianças: reflexões sobre a aprendizagem musical em uma comunidade de prática | |
Viviane Beineke | |
Comunidades de Práticas: questões sobre a coletividade docente na educação musical | |
Cristiane Nogueira | |
Criação de arranjos para Microcanções CDG: possibilidades de desenvolvimento pessoal no ensino de teclado do PROLICENMUS | |
Cláudia Elisiane Ferreira dos Santos, Jaqueline Câmara Leite, Helena de Souza Nunes | |
Criação e adaptação de material didático para pessoas com deficiência visual: relatos de egressos da graduação em música | |
Daltro Keenan Junior, Regina Finck Schambeck | |
Criação e performance em sala de aula: uma experiência musical com alunos do projeto “Entrelaçando” | |
Davidson Furtado Moreira, Luana Dias, Marcos Paulo de Souza | |
Cultura escolar e o ensino de música na escola de educação básica | |
Carla Pereira dos Santos | |
De pais pra filhos: tempos e espaços em que ocorre a aprendizagem musical dos filhos na relação com seus pais | |
João Paulo de Rezende Oliveira, Cintia Thais Morato | |
Educação Musical e Autonomia: um relato de experiência a partir do princípio sobre autonomia de Paulo Freire | |
Alan Caldas Simões | |
Educação musical e inclusão em escolas da Educação Básica | |
Crislany Viana da Silva, Cristiane Maria Galdino de Almeida | |
Educação musical para adultos no Brasil e representações sociais | |
Magno Augusto Job de Andrade, Jean Joubert Freitas Mendes | |
Gravando um CD: Perspectivas das crianças sobre o processo de gravação em uma oficina de música | |
Mariana Roncale Martins, Viviane Beineke | |
Jardim En-Cantado: materiais didáticos para alunos com transtorno do espectro autista | |
Luciano da Silva Candemil, Josiane Vitôr da Silva, Cristiane Muller | |
Leitura à primeira vista ao piano: uma análise de métodos de ensino | |
Marcelo Almeida Sampaio, Patrícia Furst Santiago | |
Meta-análise e teorização da Educação Musical que envolve jovens: recursos e desafios da análise secundária qualitativa de dissertações e tese (2010-2015) | |
Margarete Arroyo | |
Música e contexto na educação musical: um estudo bibliográfico a partir das revistas da ABEM | |
Gleison Costa dos Santos, Jean Joubert Freitas Mendes | |
Música e Educação Básica: processos criativos do projeto Oficina de Música-Escola Integrada | |
Jussara Fernandino, Brennda Sales, Douglas Domingos, Levy Oliveira, Matheus Macedo | |
Música e Saúde: um caminho lúdico para a humanização do serviço hospitalar pediátrico | |
Paulo César Cardozo de Miranda | |
Música na educação de jovens e adultos: considerações acerca das preferências musicais | |
Jucélia Estumano Henderson, Sonia Maria Moraes Chada, José Ruy Henderson Filho | |
Música na Escola Parque é para ser divertida: um recorte do processo de análise de uma pesquisa em andamento com alunos dos anos iniciais | |
Olívia Augusta Benevides Marques | |
Música na escola: investigando práticas pedagógico-musicais | |
Simone Marques Braga | |
Música na Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria: lugar e/ou lugares? | |
Laila Azize Souto Ahmad, Claudia Ribeiro Bellochio | |
O canto orfeônico na instrução pública do Espírito Santo (1928-1930): vestígios de histórias não contadas | |
Ademir Adeodato | |
O Curso de Iniciação Musical na Escola de Música de Blumenau (SC) na década de 1970 | |
Júlio César Tesche Bach, Roberto Fabiano Rossbach | |
O Curso de Licenciatura em Música da UFSJ: o que considerar dez anos depois? | |
Liliana Pereira Botelho, Maria Betânia Parizzi, Carla Silva Reis | |
O desenvolvimento musical do bebê nos dois primeiros anos de vida: um estudo exploratório | |
Dalila Mayara Caetano Werneck Silva, Maria Betânia Parizzi | |
O ensino coletivo de instrumentos musicais: reflexões acerca do modelo na perspectiva da experiência com a criação musical | |
Danilo Ribeiro Paziani | |
O ensino de música na Escola Normal do Espírito Santo (1908 – 1930): novos rumos para a formação docente capixaba | |
Ademir Adeodato | |
O ensino de música na rede estadual de São Paulo pós Lei Federal nº11.769/08 | |
Humberto William Alves Muniz, José Marcelino de Rezende Pinto | |
O espelho tem duas faces: pedagogia do piano, psicomotricidade e o papel do professor em tempos de gamificação sob diferentes perspectivas | |
Euridiana Silva Souza, Izabela da Cunha Pavan Alvin, Lais Fabiana Silva | |
O Método “O Passo” e o desenvolvimento da leitura rítmica à primeira vista: um estudo com professoras da educação básica | |
Luiz Carlos Martins Loyola Filho, Rosane Cardoso de Araújo | |
O PIBID/Música da UFSJ e o desenvolvimento pedagógico- musical de seus egressos | |
Sarah Fagundes Sousa, Liliana Pereira Botelho | |
O processo de ensino aprendizagem: uma reflexão sobre a disciplina de pratica de conjunto na orquestra jovem de sopros e percussão da FAMES e os meios tradicionais de ensino | |
Kaio Marcos Coutinho de Souza Oliveira, Eduardo Gonçalves dos Santos | |
O projeto “Piano.Pérolas – desvelando o repertório didático brasileiro”: extensão e formação | |
Carla Silva Reis, Ighor Patrick Andrade dos Anjos | |
O senso de competência dos alunos na motivação para aprender música: relato de uma pesquisa ação no contexto escolar | |
Francine Kemmer Cernev | |
Os saberes docentes e o PIBID na formação em música | |
Catarina Aracelle Porto do Nascimento, Jean Joubert Freitas Mendes | |
Parâmetros Curriculares Nacionais e Musical Futures: análise comparativa de propostas para o ensino de música | |
Gustavo Lopes Zanotelli, Darcy Alcantara Neto | |
Perfil dos professores de música da rede municipal de ensino da cidade do Natal / RN | |
Washington Nogueira de Abreu, Jean Joubert Freitas Mendes | |
Prática musical coletiva e aprendizagem na orquestra sinfônica da UFRN | |
Ana Claudia Silva Morais | |
Práticas musicorporais na formação vocal de jovens coralistas | |
Thays Lana Peneda Simôes, Patrícia Furst Santiago, Eric Vinícius de Aguiar Lana, José Marcello Giffoni | |
Práticas musicorporais no ensino e aprendizado da técnica vocal para grupos corais infanto-juvenis | |
Thays Lana Peneda Simões | |
Princípios da Logoterapia de Viktor Frankl: motivações e busca do sentido da vida no contexto da Educação Musical | |
Sandra Cabral de Aquino, Maura Penna | |
Projeto Labirinto Sonoro: um relato de vivências musicais na educação básica | |
Tauini Mauê Santos Rosa, Maria Teresa Assis Rocha | |
Referenciais teóricos para a preparação vocal em coros de terceira idade e relato de experiência de articulação entre prática e teoria | |
Caiti Hauck-Silva, Susana Cecilia Igayara-Souza, Marco Antonio da Silva Ramos | |
Reforma paradigmática, habitus e ensino do canto: a necessidade de um novo olhar | |
Wanderson Moura Costa, Claudia Regina de Oliveira Zanini | |
Relativizando a pedagogia de Trendafil Milanov: ecos na literatura | |
Jade Luiza Santana Martins, Paula Farias Bujes | |
Se percebendo educador: reflexões sobre a construção coletiva da identidade e a assunção do papel de educador musical | |
Euridiana Silva Souza | |
Sonhando em cordas: repensando a didática do violão para crianças | |
Doalcei Comini, Eduardo Barretto Filho, Thiago Victor | |
Software de análises acústicas como ferramenta pedagógica no ensino do canto erudito | |
Greyce Ornelas, Maurício Freire | |
Um estudo exploratório sobre a aprendizagem musical na prática coral | |
Luiz Eduardo Silva, Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo | |
Um modo singular de ser professor de violão popular: Análise de entrevista narrativa | |
Eudes de Carvalho Braga, Delmary Vasconcelos de Abreu | |
Etnomusicologia |
|
A Cancão como Antropologia | |
Allan de Paula Oliveira | |
A cena do choro em Aracaju | |
Alexandre Santos de Azevedo | |
A performance do coco Sebastiana: um rito de passagem na trajetória artística de Jackson do Pandeiro | |
Claudio Henrique Altieri de Campos | |
As noções de “Corporeidade” e “Expressão” no Choro: reflexões a partir de experiência etnográfica em rodas de Belo Horizonte. | |
Paulo Vinícius Amado | |
Cantoria de Viola em Caicó/RN: uma percepção do estado atual desta arte musico-poética pelos relatos dos cantadores de viola dessa cidade | |
Joalisson Jonathan Oliveira Diniz | |
Epistemologias de transformação: A práxis sonora como política acadêmica em uma pesquisa sobre “Funk autonomista” na cidade do Rio de Janeiro | |
Pedro Mendonça | |
Música e experiência sociocultural: reflexões sobre as práticas musicais da Barca Nau Catarineta de Cabedelo/PB | |
Fábio Henrique Ribeiro, Luis Ricardo Silva Queiroz, Carla Pereira dos Santos, Wagner Santana de Araújo, Cledinaldo Alves Pinheiro Júnior | |
Noções naturalizadas de música, arte e criação: desdobramentos a partir de uma leitura da Base Nacional Comum Curricular | |
Daniele Fischer, Eduardo Rosse, Glaura Lucas, Leonardo Rosse, Ricardo Jamal, Rubens Aredes, Sofia Cupertino | |
O folclore em contexto e o conceito de comunidades de prática como uma nova perspectiva de abordagem para os estudos de folclore | |
Estevão Amaro dos Reis, Suzel Ana Reily, Lenita Waldige Mendes Nogueira | |
O ritmo além da regra e o conceito de time line em Gramani | |
Bianca Thomaz Ribeiro, Luiz Henrique Fiaminghi | |
Os Palhaços e seus Dourados no contexto da Irmandade São Francisco de Assis: música, dança e festa na tecitura da vida e do cotidiano da cidade do Carmo do Cajuru – MG. | |
Sonia Cristina de Assis | |
O ritual de Encomendação das Almas: aspectos de uma prática luso-brasileira | |
Vinícius Eufrásio, Edite Rocha | |
Produção artística como parte da pesquisa musicológica: análise do caso Juan Tizol | |
Eduardo D’Urso Hebling | |
Saudade do meu interior e Recordando os velhos: memórias nostálgicas na “música do Beiradão” amazonense | |
Rafael Branquinho Abdala Norberto, Maria Elizabeth da Silva Lucas | |
Música e Interfaces (Cognição; Dramaturgia e Audiovisual; Mídia; Musicoterapia; Semiótica) |
|
A articulação da trilha musical dos cartoons na década de 1930 e 1940 | |
Carolina Morgado Leão | |
A canção O poder das Lágrimas de Francisco Braga: diálogos entre poesia e música | |
Mônica Pedrosa de Pádua, Cecília Nazaré de Lima | |
A cor do som: processos de reconhecimento da imagem do som por meio da semiótica nas relações entre deficientes visuais e a música | |
Renato Brandão, Rosemara Staub Barros | |
A música de Moacir Santos para cinema e televisão e sua recepção no mercado norte-americano | |
Lucas Zangirolami Bonetti | |
A música do cinema e a música dos jogos digitais: um breve estudo comparativo | |
Mário Lima Brasil, Eugênio Matos | |
A música em estado de ruína: uma análise da trilha sonora de Decasia, de Bill Morrison | |
Alexandre Rodrigues da Costa | |
Análise de relatos espontâneos de pais de crianças pré-escolares com autismo atendidas em Musicoterapia Improvisacional | |
Aline Moreira André, Marina Horta Freire | |
Aproximações entre A Obra de Arte Viva de Adolphe Appia e a música teatro: um estudo sobre O Último Tango em Vila Parisi de Gilberto Mendes | |
Fernando de Oliveira Magre, Silvia Maria Pires Cabrera Berg | |
Cadeia produtiva da música como referência para a inclusão profissional do músico | |
Daniel Lemos Cerqueira | |
Comportamento vocal e significação: uma breve análise da interpretação de Vapor Barato por Gal Costa | |
Maria Elisa Pompeu | |
Crítica Genética: uma abordagem do processo criativo em Gilberto Mendes | |
Rosemara Staub Barros | |
De frente para o público: o concerto como ritual em dois trabalhos do Grupo Quinto | |
Joana Boechat, Fernanda Zanon | |
Eco do Sentido | |
Liliam Cristina Barros Cohen, Marcos Jacob Cohen, Milton José Athaíde Monte | |
Experimentos tecnológicos e experiências didáticas na construção e performance de um instrumento musical expandido | |
Eduardo Aparecido Lopes Meneses, José Eduardo Fornari Novo Jr. | |
Fundamentação metodológica para análise sobre o comportamento de visitantes em instalações interativas | |
Clayton Rosa Mamedes, Roseane Yampolschi | |
Musicoterapia na reabilitação da capacidade atencional: estudo de caso de um paciente com esclerose tuberosa | |
Verônica Magalhães Rosário, Cybelle Maria Veiga Loureiro | |
Não desligue o rádio”: a escuta musical em Manaus (1950-1970) | |
Lucyanne de Melo Afonso | |
O ritmo como sistema evolutivo: o músico imerso em ciclos de percepção | |
Ana Luisa Fridman, Jônatas Manzolli | |
O sambolero e a canção midiática no rádio dos 1940 a 1950 | |
Raphael Fernandes Lopes Farias, Heloísa de Araújo Duarte Valente | |
Paisagem sonora como forma de mediação em exposições de artes visuais | |
Rachel de Sousa Vianna, João Paulo Andrade | |
Paisagem sonora na arte digital: algumas percepções a partir do Festival de Arte Digital (FAD) | |
Pablo Gobira, Tadeus Mucelli | |
Por uma anti-imersão: o som na realidade virtual | |
Pablo Gobira, Antônio Mozelli | |
Programação textual em linguagem visual para computação musical | |
Lucas de Oliveira da Silva, Gabriel Mary Dixon Henrique, Antonio Fernando da Cunha Penteado, Vilson Zattera, José Fornari | |
Revisão na utilização das escalas Nordoff Robbins | |
Aline Moreira André, Cristiano Mauro Assis Gomes, Cybelle Maria Veiga Loureiro | |
Semiótica, zoomusicologia, e suas implicações na criação musical | |
Yuri Behr Kimizuka | |
Sinfonia de Wim Wenders: análise da trilha sonora de O Céu de Lisboa | |
André Luiz Olzon Vasconcelos | |
The Forty Part Motet: a arquitetura sonora de Janet Cardiff | |
Wânia Mara Agostini Storolli | |
Therengala: construindo um hardware livre a serviço da acessibilidade visual e interatividade musical | |
Luana Portas, Antonio Fernando da Cunha Penteado, Vilson Zattera, Jose Fornari | |
Tradução e validação das escalas Nordoff Robbins Relação Criança Terapeuta na Experiência Musical Coativa e Comunicabilidade Musical. | |
Aline Moreira André, Cristiano Mauro Assis Gomes, Cybelle Maria Veiga Loureiro | |
Utilização de traços na estruturação do sentido de materiais composicionais | |
Diego Botelho Amaro da Silveira | |
Música Popular |
|
A concepção de Chico Pinheiro na Música Encontro | |
Matheus Menezes Guerra, Diones Ferreira Correntino | |
A “Floresta” de Egberto Gismonti e Naná Vasconcelos na peça “Quarto Mundo #1” | |
Mario Adimir Patreze Junior | |
A improvisação de Filó Machado – análise dos improvisos vocais na gravação de O samba da minha terra de Dorival Caymmi | |
Martina Martins Marana, Regina Machado | |
A ocorrência do “elemento pedal” e seu uso como elemento guia da estruturação harmônica no repertório do Clube da Esquina nos anos de 1967 a 1979. | |
Carlos Roberto Ferreira de Menezes Júnior | |
A presença da fala na melodia do rap | |
Marcelo Segreto | |
A produção do selo Festa e a dinâmica do mercado fonográfico na década de 1950 | |
Guilherme Araújo Freire | |
A questão da modernização dos gêneros de música popular latino-americanos: um esboço teórico | |
Gabriel Sampaio Souza Lima Rezende | |
A relevância do estudo da técnica vocal para cantores populares brasileiros | |
Marcelo Matias Elme, Angelo José Fernandes | |
A relevância harmônica na canção de Tom Jobim: um estudo de harmonia e semiótica da canção | |
Luisa Nemésio Toller Motta | |
A técnica belting para vozes masculinas: bases fisiológicas e pedagógicas para barítonos e baritenores do teatro musical norte-americano | |
Luciano Simões Silva | |
Anacleto de Medeiros: um olhar sobre a atuação de um mestre do choro e das bandas no cenário sociocultural carioca | |
Sebastião Nolasco Junior, Magda de Miranda Clímaco | |
Análise semiótica do comportamento vocal em Caetano Veloso na canção “Onde Andarás” | |
Clênio de Moura Abreu | |
Apontamentos de leitura crítica de trabalhos historiográficos sobre o Choro brasileiro | |
Paulo Vinícius Amado | |
Apontamentos sobre a bossa nova e suas relações com projetos de identidade nacional | |
Fabio Guilherme Poletto | |
Batat’assat’ô fornu: presença italiana na formação da sonoridade paulistana | |
Flavia Prando | |
Blues no país do samba: aspectos determinantes para a presença do blues como fazer musical no Brasil | |
Rafael Salib Deffaci | |
Cantores e músicos: uma reflexão sobre gênero e profissão a partir de Maria Bethânia | |
Bruna Queiroz Prado | |
Choro como categoria e suas metáforas | |
Willian Fernandes de Souza | |
Choro: gênero ou estilo? | |
Mário Sève | |
De mudança da West 26th para a Rua 26: um novo espaço da expressão artística de Ricardo Silveira | |
Luiz Santos Lima, Hermilson Nascimento | |
Dinâmicas culturais do gênero milonga na canção Velho Leon e Natália em Coyoacán de Vitor Ramil | |
Felipe Viana Estivalet, Edwin Pitre-Vásquez | |
Elementos idiomáticos do cavaquinho acompanhador aplicados ao piano no choro | |
Luísa Camargo Mitre de Oliveira, Clifford Hill Korman | |
Improvisação na música popular brasileira instrumental (MPBI): aspectos da performance do contrabaixo acústico | |
Bruno Rejan Silva | |
José Sanz, Jorge Guinle e os debates sobre o jazz na Revista da Música Popular | |
Adelcio Camilo Machado | |
Lúcio Yanel e o Violão Pampeano: aspectos de um fazer musical no sul do Brasil. | |
José Daniel Telles dos Santos | |
O choro em São Luís: retratos do choro na capital maranhense do final do séc. XIX | |
Raimundo João Matos Costa Neto | |
O contraponto no duo de Pixinguinha e Benedito Lacerda | |
André Repizo Marques | |
O ensino do canto popular na universidade pública brasileira: um breve panorama | |
Ana Paula Lima de Albuquerque | |
O estado da arte dos trabalhos acadêmico-científicos sobre Bandas de Música: levantamento e apontamentos iniciais de leitura | |
Paulo Vinícius Amado, Robson Miguel Saquett Chagas | |
O estúdio e a prática fonográfica | |
Guilherme Augusto Soares de Castro, José Eduardo Ribeiro de Paiva | |
O que será? (à flor da pele): análise | |
Vinícius José Fecchio Gueraldo | |
O solo improvisado de Toninho Horta em “Stella by Starlight” | |
Victor Polo | |
Pandeiro brasileiro: inovação e metodologia na performance de Marcos Suzano em Olho de Peixe | |
Eduardo Marcel Vidili | |
Paralelos harmônicos entre a canção europeia romântica e o standard estadunidense | |
Luiz Fernando de Oliveira Neto, Marcos Mesquita | |
Política da boa vizinhança e o samba como narrativa da identidade nacional: corpos e vozes moventes e o American Way of Life | |
Denise Barata | |
Poniéndole el corazón a la máquina: Valorações éticas e estéticas da interpretação com arquivos digitais de músicas | |
Paloma Palau Valderrama | |
Rock ou música popular? Interseções de práticas musicais na banda Matuskela no Brasil dos anos 1970 | |
Victor Henrique de Resende | |
Subjetividade, individualidade e singularidade em Minas, de Milton Nascimento: territorialidades do Clube da Esquina | |
Luciano Cintra Silveira | |
Tempo múltiplo na canção Vô Imbolá de Zeca Baleiro: resíduos das práticas tropicalistas e interações com a pós-modernidade | |
Davi Ebenezer Ribeiro da Costa Teixeira, Magda de Miranda Clímaco | |
Validações discursivas: uma reflexão sobre a música popular do início do século XX | |
Luciano Cintra Silveira | |
Musicologia e Estética Musical |
|
A forma-momento na música da segunda metade do século XX | |
Henderson de Jesus Rodrigues Santos | |
A invenção de João: conexões entre mito e discurso a partir de estudos sobre João Gilberto. | |
Tiago de Souza | |
A música erudita e seu viés social e cultural em Belo Horizonte de 1925 a 1950 | |
Myrian Ribeiro Aubin | |
A recepção de Carlos Gomes na Primeira República: entre os vínculos imperiais e o panteão musical nacional | |
Mónica Vermes | |
A situação dos teclados barrocos no contexto do pensamento artístico seiscentista | |
Ticiano Biancolino, José Henrique Martins | |
A Tradição Orquestral Italiana na Escrita de Antônio Carlos Gomes | |
Isaac William Kerr, Lenita Waldige Mendes Nogueira, Marcos da Cunha Lopes Virmond | |
Acervo musical da “Coleção Thereza Christina Maria” da Biblioteca Nacional: é possível falar em completude? | |
Cristiana Aubin | |
Africanias na canção Abá-Logúm de Waldemar Henrique | |
Jonas Maia, Andrea Albuquerque Adour da Camara | |
As claridades e sombras da música portuguesa: teleologia e contingência na concepção de História de Fernando Lopes-Graça | |
Guilhermina Lopes | |
As contribuições de Nicolas Alagemovits (1893-1940) para o contexto musical do Rio de Janeiro nos anos de 1930: um levantamento histórico através do uso da imprensa musical e da entrevista | |
Nathalia Lange Hartwig | |
As Suítes Descobrimento do Brasil e a música do filme de Humberto Mauro: notas sobre o processo de criação de Villa-Lobos. | |
Tatyana de Alencar Jacques | |
Ato e potência das funções melódicas e harmônicas do Sistema Riemann | |
Silvio Moreira, Paulo de Tarso Salles | |
Compartilhando música e saudade: um arranjo fraternal de Carlos Gomes | |
Lenita Waldige Mendes Nogueira | |
Deidâmias e Orlandos: a representação da loucura feminina e masculina na ópera veneziana do século XVII. | |
Viviane Alves Kubo | |
Em torno da polêmica Assembleia de 1886 da Société Nationale de Musique | |
Danieli Verônica Longo Benedetti | |
Entre a Teoria e a Prática: Proposição Arquivística Musical para o Centro de Memória das Artes de Ribeirão Preto | |
Gisele Laura Haddad, Marcos Câmara de Castro | |
Erros e variantes na edição de excertos da ópera Le Fate de Henrique Oswald (1852 – 1931) | |
Filipe Daniel Fonseca dos Santos, Susana Cecilia Igayara-Souza | |
Escolhas instrumentais como questão interpretativa: a Paixão segundo S. João de J. S. Bach em São Paulo por Furio Franceschini (1880-1976) e Martin Braunwieser (1901-1991) | |
Ana Paula dos Anjos Gabriel | |
“Fazer das pedras que atiram em mim o meu castelo” – Uma atitude musical de Fernanda Aoki Navarro ao machismo dominante. | |
Tânia Mello Neiva | |
Fernando Sor e a guitarra do séc. XIX: aspectos estilísticos | |
Juliana Lima Vasques, Edelton Gloeden | |
Fragorosa et strepitantia: o uso de tímpanos na prática musical litúrgica durante a Restauração musical católica | |
Fernando Lacerda Simões Duarte | |
Geraldo Barbosa de Souza: elaboração do catálogo de suas obras e pequena biografia | |
Jéssica Barros, Edilson Rocha | |
Heráclito e a música. Análise do Fragmento 51 | |
Marcus Mota | |
Hieroglyfo, de Luciano Gallet, e o modernismo musical brasileiro | |
Marcelo Alves Brum | |
Informações preliminares sobre a pesquisa documental relativa ao maestro Agenor Aluísio Gomes: sua atuação como compositor, arranjador e regente | |
Moises Silva Mendes, Wellington Mendes da Silva Filho | |
José Maria Rocha Ferreira e os impactos do Concílio Vaticano II: funcionalidade, adaptação e memória na criação musical | |
Fernando Lacerda Simões Duarte | |
La tradición y la búsqueda del nacionalismo en la ópera cubana: el caso de “La Esclava” de Mauri (1921) | |
Boris Tejeda Suñol, Edite Rocha | |
Maestro Alfredo Sigwalt (1915-1994) e a Sociedade de Cultura Artística de Joaçaba e Herval d´Oeste (SCAJHO): contribuições para a história cultural de Joaçaba – SC | |
Luiz Fernando Spessatto, Marcos Tadeu Holler | |
Modernismo é ter orquestra em São Paulo: música sinfônica na crítica de Mário de Andrade no Diário Nacional | |
André Acastro Egg | |
Mulheres escrevem sobre música: mapeamento de uma produção escrita no Brasil (1907-1958) | |
Susana Cecilia Igayara-Souza | |
Música, formação de identidade e apropriação de memórias na década de 1980 em Blumenau – SC | |
Camila Werling | |
Musicologia e seus caminhos: um olhar sobre as pesquisas sobre mulheres musicistas no Século XIX | |
Aline da Paz Souza | |
Normas, organismos censores e a expectativa de controle institucional das práticas musicais: o 1º Índice de músicas examinadas para uso litúrgico pela Comissão Arquidiocesana de Música Sacra do Rio de Janeiro | |
Fernando Lacerda Simões Duarte | |
Notations (1969): entre partituras, desenhos, rabiscos e palavras | |
Ana Leticia Crozetta Zomer, Guilherme Antonio Sauerbronn de Barros | |
Nótulas Artísticas de Adelman Corrêa (1884-1947): uma fonte valiosa para a história musical do Maranhão | |
Daniel Lemos Cerqueira | |
O Boletin Latino Americano de Música VI (1946): entre linhas, músicas e idéias | |
Ana Cláudia de Assis, Rafael Felício Silva Godoi | |
O ensino da música pelo Orpheão Rio Grandense (1930-1952) | |
Kênia Simone Werner | |
O ideal poético de Carlo Gesualdo – um estudo sobre as escolhas poéticas do compositor | |
Rafael Luis Garbuio, Carlos Fernando Fiorini | |
O mito da perfeição como mediador na dialética entre falha e norma | |
Carlos Eduardo Soares | |
O moteto na tradição piranguense: práticas mineiras | |
Felipe Novaes Ricardo | |
O Teatro São Carlos: uma leitura sobre a trajetória do primeiro teatro de Campinas | |
Mariana de Oliveira Candido, Lenita Waldige Mendes Nogueira | |
O Treatise de Cornelius Cardew visto como sistema lógico | |
Gabriel Francisco Barboza Lemos, Maurício Funcia de Bonis | |
Os impasses da notação na música da segunda metade do Século XX | |
Gabriel Francisco Barboza Lemos | |
Paul Klee: vida musical | |
Clayton Vetromilla | |
Poema sinfônico Mandú-Çarará: análise do argumento e texto em nheengatu | |
Nicolás Ramirez Salaberry | |
Ponte entre dois mundos: o “oriente” e o “ocidente” no pensamento estético de Koellreutter | |
Marcus Straubel Wolff | |
Principais aspectos da análise do Méthode du Violon, o primeiro método sistemático para violino do Conservatoire de Paris | |
Karen Alessandra Wiprich, Pedro Persone | |
Reflexões sobre a Balada para Trompa em Fá e Piano de Almeida Prado | |
Lucca Zambonini Soares | |
Sobre Transcrição e Tradução: experiência, reflexão, o elo entre as possibilidades de leitura e a esquizofrenia poética | |
Victor Melo Vale, Flavio Terrigno Barbeitas | |
Tópicas marciais no primeiro movimento do Concerto para violino n.3 em Sol maior, K. 216 de Mozart | |
Bruna Padovani | |
Tradução e reelaboração Musical: recriando a estampa VIII de Nova Arte de Viola | |
José Jarbas Pinheiro Ruas Junior | |
Tropicália num tópico: Bat macumba | |
Pedro Martins | |
Uma valsa para violão solo no Museu da Música de Mariana | |
André Guerra Cotta | |
Performance |
|
A influência do canto na interpretação instrumental e da viola de arco nos séculos XVI a XIX | |
Cindy Folly Faria | |
A canção de câmara de Francisco Braga | |
Gislene Ramos Almeida, Mônica Pedrosa de Pádua | |
A linguagem musical de Heitor Villa-Lobos no Trio com piano nº 2. | |
Miriam Bastos Rocha, Cecília Nazaré de Lima | |
A motivação em orquestras jovens e profissionais | |
Joseane Raquel Porfirio, Carlos Fernando Fiorini | |
A obra Ponteio e Toccatina de Lina Pires de Campos: uma reflexão sobre seu estilo dentro do repertório violonístico nacional da década de 1970 | |
Mayara Amaral, Eduardo Meirinhos | |
A performance das canções de Oswaldo de Souza hoje: desafios e aproximações frente aos percursos da obra no tempo | |
John Kennedy Pereira de Castro, Luciana Monteiro de Castro Silva Dutra | |
A prática do Qigong e a ansiedade de performance no canto: uma revisão de literautura | |
Bruna Prior, Maria Yuka de Almeida Prado | |
A prática individual do músico e a autorregulação da aprendizagem | |
Leandro Quinterio, Edelton Gloeden | |
A transcrição para a viola de arco do prelúdio n.6, Marcha Fúnebre, de Flausino Vale (1894-1954) e a relação com elementos musicais identificados em obras fúnebres de compositores como Beethoven, Chopin e Guerra-Peixe | |
Vítor Chagas de Abreu, Carlos Aleixo dos Reis | |
A utilização de guias de execução por alunos iniciantes de piano de 8 a 14 anos de idade | |
Selva Viviana M. Aquino Matschulat | |
A voz e a linguagem na obra de Antonin Artaud e sua relação com obras do teatro instrumental para percussão | |
Daniela Rocha de Oliveira, Fernando Oliveira Rocha | |
Abordagem interpretativa do 1º movimento dos 3 estudos para trombone e piano de José Siqueira | |
Flavio Davino de Oliveira, Rucker Bezerra de Queiroz | |
Agrupamento de notas: aplicação do conceito interpretativo no estudo para trompete em Dó de Camargo Guarnieri | |
Nivaldo Camargo Moura Junior, Diuliano Vitor Lucena | |
Análise harmônica como recurso auxiliar para a memorização de uma obra musical ao violão: uma proposta ao interprete | |
José Simião Severo, Ezequias Oliveira Lira | |
Aplicação das técnicas e princípios de produção do som no estudo do instrumentista e no duo viola e violoncelo | |
Larissa Natália Ferreira de Mattos, Carlos Aleixo dos Reis | |
Aplicação dos princípios da Gestalt no Nuevo Estudio Sencillo nº 2 de Leo Brouwer | |
Claryssa de Padua Morais, Carlos Fernando Fiorini | |
Aspectos estilísticos na obra de Avishai Cohen: análise e adaptações para violão solo | |
Guilherme Costa Leite Vieira Alves, Leandro Barsalini | |
Aspectos interpretativos da messa di voce na obra do Padre José Maurício Nunes Garcia | |
Diego de Almeida Pereira, Mônica Pedrosa de Pádua | |
Atividade coral no contexto da extensão universitária: relato de experiência das atividades do Madrigal UFSCar no ano de 2015 | |
Jane Borges | |
Casa – reflections on house & home: explorations of narrative, space and audience in a piano performance | |
Késia Decoté Rodrigues | |
Chanson (Sonata III de Manuel María Ponce): investigando aspectos interpretativos de uma obra para violão solo | |
Alexandre Souza Simon | |
Chant d’extase dans un paysage triste de Olivier Messiaen: relações entre elementos de simetria, estruturação formal e implicações interpretativas | |
Mauricio Zamith Almeida | |
Concerto para Flauta e Orquestra de Edmundo Villani-Côrtes: subsídios para uma edição crítica | |
Samanta Adriele Neiva dos Santos | |
Concerto para Violino e Orquestra em Mi menor, Op.64 de Félix Mendelssohn: Uma análise quantitativa e comparativa entre quatro gravações de vanguarda | |
Paula Cordeiro, Alfredo Ribeiro | |
Criação musical colaborativa: o processo de escrita e performance de Melancoli[r]a para violão solo | |
Fabio Scarduelli, Felipe de Almeida Ribeiro | |
Cuidados essenciais de saúde física e psicológica para músicos: em busca do aperfeiçoamento da performance e da qualidade na produção artística | |
Robert John Suetholz, Meryelle Nogueira Maciente | |
Desde el Hondo Bajo Fondo de Pablo Aslan: elementos do tango na escrita idiomática para o contrabaixo | |
Rodrigo Olivárez, Gustavo Neves Teixeira | |
Desvendando o Concertino para clarinete en Sib y orquesta do compositor cubano Félix Guerrero | |
Patricia Pérez Brito, Gilmar Roberto Jardim, Luís Antônio Eugênio Afonso | |
Diálogos entre contrabaixo e voz: o papel do cantor na direção de arranjos musicais em colaboração com o instrumentista | |
Hevelyn Costa da Silva, João Paulo Campos | |
Estratégias de ensaio para a construção do som coletivo em coros amadores | |
Carlos Fiorini, Paula Castiglioni | |
Excertos orquestrais de violino: investigação de aspectos técnico-interpretativos e a relevância de seu estudo na formação do instrumentista | |
Isaías Lopes Ferreira, Ricardo Lobo Kubala, Eliane Tokeshi | |
George Marinuzzi e suas Seis Peças para Principiantes ao violino | |
Paula Cordeiro | |
Interação entre intérprete e compositor: registro e reflexão sobre o processo criativo | |
Rudson Ricelli Lima da Silva, André Luiz Muniz Oliveira | |
Levantamento de fármacos utilizados por alunos de canto do departamento de Música da FFCLRP-USP | |
Itala Natali Nantes Ferreira do Carmo, Ingrid Pontes de Sousa, Maria Yuka de Almeida Prado | |
Lune d’Octobre: utilização dos fatores de movimento de Rudolf Laban na composição da performance | |
Aline Soares Araújo, Adriano Lopes Sobrinho | |
Manifesto Caboclo: a canção amazônica com o português falado em Manaus | |
Taís Daniela Leite Vieira, Martha Herr, Adriana Giarola Kayama | |
O corpo e a voz indissociáveis em três performances de Elis Regina | |
Alfredo Ribeiro, Fausto Borém | |
O dedilhado no contrabaixo: descrição e análise cinesiológica | |
Leonardo Lopes | |
O processo de transcrição para violão da peça Aragón (Suite Española Op.47) de Isaac Albéniz | |
Iury Cardoso | |
O rubato como recurso seminal de expressão musical | |
Midori Maeshiro | |
O uso de descritores acústicos no desenvolvimento da sonoridade e do raspado da palheta do oboé | |
Ravi Shankar Magno Viana Domingues | |
Performance de música popular brasileira na técnica estendida piano pizzicato | |
Guilherme Braga Veroneze | |
Procesos creativos en arreglos y composiciones musicales del género Choro para Jazz Band/Orquestra Típica | |
Paulo Jose de Siqueira Tiné | |
Processos formativos do pianista colaborador no âmbito de um programa de extensão universitária | |
Anna Luísa Pires Silva, Carla Silva Reis | |
Reflexos da Música tradicional nordestina na suíte Rememorias Op.79 para violão solo de Marlos Nobre | |
Fernando Ferreira Batista, Ezequias Oliveira Lira | |
Sevilla de Isaac Albéniz: estudo comparativo entre transcrições históricas e realização de versão própria | |
Iury Cardoso, Edelton Gloeden | |
Sistema de ações pedagógicas na performance da flauta do professor Lucas Robatto (UFBA) | |
João Batista Sartor, Sérgio Azra Barrenechea | |
Som e fúria em dois tempos: uma análise de canções de protesto brasileiras entre 1960 e 1980 | |
Claudio Nascimento Silva | |
Sonata nº 1 para Guitarra (1967) de Carlos Guastavino – Interpretação entre o folclórico e o erudito | |
Marcos Matturro Foschiera, Flávio Terrigno Barbeitas | |
Sonoridades vocais e texturas corais na obra de Lindembergue Cardoso: um estudo a partir da notação musical | |
Denise Castilho de Oliveira Cocareli | |
Técnica Alexander e performance musical: uma revisão de literatura | |
Ana Paula dos Santos Monteiro Palmeira, Patrícia Furst Santiago | |
Tríptico de Machado de Assis op. 141 de Achille Picchi: Aspectos interpretativos por meio da análise poético musical | |
Rafaela Haddad Costa Ribas, Adriana Giarola Kayama | |
Um olhar sobre o trabalho de C. Stanislavski no estúdio de ópera (1918–1938): a canção de câmara como recurso cênico-pedagógico | |
Nívea Renata Alencar de Freitas, Luciana Monteiro de Castro Silva Dutra | |
Violoncelo Expandido: Efeitos Percussivos em Lamento quase mudo de Silvio Ferraz | |
Camila Durães Zerbinatti | |
Sonologia |
|
Entrainment e Modelos cognitivos de percepção métrica | |
Pedro Paulo Kohler Bondesan dos Santos | |
Entropia e Textura Rítmica na Sinfonia em Quadrinhos de Hermeto Pascoal | |
Thiago Cabral, Didier Guigue | |
Estar em um local, ouvi-lo em outro: considerações sobre a memória de sons cotidianos | |
Orlando Scarpa Neto | |
Experimentalismo e música concreta no Japão pós-guerra: Relief Statique (1955) e Vocalism AI (1956) de Toru Takemitsu | |
Luiz Fernando Valente Roveran | |
O uso de interfaces físicas como instrumentos na música eletroacústica em tempo real | |
Mauricio Perez, Rodolfo Coelho de Souza | |
Os grãos da voz e do espaço: escutando objetos sonoros de Schaeffer nas salas de Lucier | |
Lucas Vilas Boas, Sérgio Freire | |
Propostas de ruptura em Pierre Schaeffer e John Cage | |
Davi Donato | |
Composição musical assistida por computador a partir da análise de sonoridades orquestrais com o uso de descritores de áudio | |
Ivan Eiji Simurra | |
Teoria e Análise Musical |
|
Análise de Fumeux fume par fumée de Solage: uma breve aproximação entre Ars Subtilior e Madrigal | |
Victor Martins Pinto de Queiroz, Mauricio Funcia De Bonis | |
Análise sonora de técnicas estendidas na bateria | |
Thiago de Souza Ferreira, Cesar Adriano Traldi | |
Aspectos de Musica ficta em tablaturas de órgão nos motetos Venit vox de coelo de Clemens non Papa e Tempus est ut revertar de Orlando di Lasso: cadência dória como esteriótipo em modos com a finalis em F | |
Fernando Luiz Cardoso Pereira | |
Considerações sobre os aspectos tonais no Capriccio Sopra Ut Re Mi Fa Sol La de G. Frescobaldi | |
Carlos C. Iafelice | |
Estudo n. 1 de Claudio Santoro para violão: processos de uma escrita idiomática demonstrados através da análise musical | |
Felipe Garibaldi de Almeida Silva | |
Ferramentas intertextuais em Mystery Variations on a Theme by Giuseppe Colombi, para violoncelo solo. | |
Érico Miranda Schmitt, Acácio Piedade | |
Itinerário de uma reescritura: Procissão do Enterro na Semana Santa de Prados-MG por Silvio Ferraz | |
Tadeu Moraes Taffarello | |
Medidas de quantificação recorrência: uma proposta de análise para Audible Ecosystems de Agostino Di Scipio | |
Gabriel Rimoldi, Jônatas Manzolli | |
Metaeixos simétricos no Andantino Vagaroso do Quarteto de Cordas n. 9 de Heitor Villa-Lobos | |
Allan Medeiros Falqueiro, Adriana Lopes Moreira | |
Music of Changes (Cage): análise e modelo computacional | |
Nathalia Angela Fragoso Rossi, Rogério Vasconcelos Barbosa | |
O ensino de harmonia nos cursos de música das instituições públicas de ensino superior da região Centro-Oeste | |
Diego Silva Toledo, Luis Felipe Oliveira | |
O papel da simetria na teoria neoriemanniana | |
Ciro Visconti, Paulo de Tarso Salles | |
Padrões em planejamentos regionais nos corais a quatro vozes de Johann Sebastian Bach | |
Claudia Usai Gomes, Igor Chagas, Noel Nascimento, Carlos Almada | |
Processos de quantificação das práticas interpretativas na elaboração de “Edição de Performance Audiovisual” (EdiPA) | |
Alfredo Ribeiro, Paula Cordeiro, Edite Rocha | |
Ravel na chuva: considerações analíticas sobre Anamorfosi para piano solo, de Salvatore Sciarrino | |
Arilton Rodrigues Medeiros Junior, Acácio Tadeu de Camargo Piedade | |
Regard de l’Onction terrible de Olivier Messiaen: relações de projeção entre elementos em pequena, média e larga escala | |
Aline Alves, Adriana Lopes da Cunha Moreira | |
Relações entre textura, performance e superfície musical a partir do contorno textural | |
Daniel Moreira de Sousa | |
Simetria, confluências e inter-relação entre conjuntos nas obras; Fantasia para saxofone soprano em Sib e pequena orquestra de Heitor Villa-Lobos (1948) e Rapsodia para saxofone alto em Mib e orquestra de Claude Debussy (1903) | |
José de Carvalho Oliveira | |
Uma análise da organização das alturas do Quatuor (1921) e do Nonetto (1923) de Villa-Lobos: apresentando as conclusões da pesquisa | |
Felipe Vasconcelos Magalhães | |
Use of Linkage Technique in Johannes Brahms’ Op.78 and Leopoldo Miguéz’s Op.14 Violin Sonatas | |
Desirée Johanna Mesquita Mayr, Carlos de Lemos Almada |
Acompanhe-nos!