V.29, 2019

XXIX Congresso da Anppom – Pelotas/RS

Tema: Música e Interculturalidade
Data: 26 a 30 de agosto de 2019
Local: Pelotas/RS

Textos da Presidente da ANPPOM

Reavaliando os objetivos, as ações e os congressos da ANPPOM PDF
Sonia Regina Albano de Lima
Reviewing ANPPOM’s Objectives, Actions, and Congresses PDF
Sonia Regina Albano de Lima
Relatório da Presidência da ANPPOM – 2015 a 2019 PDF
Sonia Regina Albano de Lima

Fórum de coordenadores

Entre o público e o particular: a ANPPOM na discussão de caminhos (profissionais) na área de música PDF
Angela Luhning

Subárea: Composição

Aldeia Arcozelo e o encontro de Carlos Alberto Pinto Fonseca com a Missa em Aboio PDF
Carlos Eduardo Fecher
Características organológicas da ocarina e sua importância na prática composicional para o instrumento PDF
Giovanni de Moraes Aglio, Igor Abdo Aguilar, Regina Marcondes Amaral, Ricardo Rosa
Composição da peça Lauterium de Leandro Chrispim a partir da modelagem sistêmica de Urano das Cartas Celestes II de Almeida Prado PDF
Liduino José Pitombeira de Oliveira, Leandro Chrispim Pìres
Composição de peças para contrabaixo elétrico solo a partir da escuta e análise de Música Acusmática PDF
Alexandre Ficagna, Mariana Franco Estigarribia
Cristais de tempo e atos composicionais PDF
Bruno Yukio Meireles Ishisaki
Estado da arte sobre as práticas de ensino da composição musical em IES brasileiras PDF
Rogério Tavares Constante, Carlos Walter Soares, James Correa, Felipe Merker Castellani
Estratégias composicionais em The Magic Square, de Liduíno Pitombeira: análise descritiva da abordagem de materiais pré- composicionais e procedimentos seriais PDF
Eric de Oliveira Barreto, Wellington Gomes, Natanel de Souza Ourives
Ferramentas auxiliares para o planejamento composicional em uma perspectiva pós-tonal PDF
Liduino José Pitombeira de Oliveira, Marco Antônio Ramos Feitosa
Geração de material pré-compositivo a partir de ritmos tradicionais: O time-point reverso e a série Orixás PDF
Alexandre Mascarenhas Espinheira
Modalidades de expansão técnica instrumental empregadas em Tensio (2010), para quarteto de cordas e live-electronics, de Philippe Manoury PDF
Vinicius Cesar de Oliveira, José Henrique Padovani
O livro-texto Introdução à Combinatoriedade: relato de uma pesquisa de doutoramento em composição PDF
Natanael de Souza Ourives
Os intervalos característicos na composição do Concerto Breve para Corne Inglês e Cordas PDF
José Orlando Alves
Processo Compositivo na obra Momentos Eternos, para grupo misto PDF
Alexandre Reche e Silva, José Welligton Sousa de Castro
Processos composicionais na obra Forrobodó da Saparia de Lindembergue Cardoso: uma breve análise das escolhas fonéticas PDF
Nathália Hein Nascimento Martins
Processos icositetrafônicos na obra Assovios Sísmicos PDF
Leonardo Vieira Venturieri

Subárea: Performance

A biografia de Francisco Braga: um recorte em torno do Hino do Brasil PDF
Janne Gonçalves de Oliveira
A Toccata para piano de Aloysio de Alencar Pinto: editoração, estudo interpretativo e sua primeira gravação PDF
André Leme Pédico
A utilização de sílabas na concepção mental do trompetista como ferramenta facilitadora para a articulação dos staccatos durante a execução do frevo de rua PDF
Ayrton Müzel Benck Filho, Érico Veríssimo Carvalho Oliveira
Ansiedade de performance musical e sua ação nos contextos de música erudita e de música popular: um comparativo sob a perspectiva do processo de aprendizagem PDF
Rafael de Mattos Ponce, Emerson de Biaggi
Ansiedade na performance musical: constatação, sintomas e atividades práticas propostas para seu enfrentamento, no âmbito da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, uma pesquisa em andamento PDF
José Washington Florencio da Silva, Ranilson Bezerra de Farias
As canções para canto e piano de Radamés Gnattali: diálogos composicionais e formação identitária nacional PDF
Luísa Vogt Cota, Mônica Pedrosa de Pádua
Baião n.1 de Oswaldo Franconi: ferramentas para construir técnica de arco violinística PDF
Cristiane Cabral de León
Desafio XIV para trompete e piano opus 31/14 bis de Marlos Nobre: uma abordagem interpretativa PDF
Gerson Frances do Amaral, Antonio Marcos Souza Cardoso
Diálogo entre os elementos expressivos das práticas pianística e organística PDF
Antonio Herique Souza Santos
Entre sons, silêncios e utopias: considerações sobre Graciela Paraskevaídis e sua obra suono sogno PDF
Luiza Gaspar Anastácio, Ana Cláudia Assis
Estudo da Rítmica do Retumbão da Marujada de Bragança (PA) PDF
Ygor Saunier Mafra Carneiro Monteiro
Estudo interpretativo: uma reflexão da prática da canção brasileira PDF
Elizabete Segantine Barbosa Carneiro, Cláudia de Araújo Marques
Geração de critérios de exploração para “violões microtonais Smetakianos” na colaboração com Mateus Dantas PDF
Vladimir Bomfim Primo
Gestos Musicais e Corporais: Interações Gestuais em Syrinx de Debussy PDF
Vinicius Dias Prates, Leonardo Loureiro Winter
Gestures as an integral part of musical performance PDF
Thaís Fernandes Santos, Cristina Capparelli Gerling
Interações entre compositor e intérprete na criação e execução da obra Sinfonia para violino solo de Caio Facó PDF
Antonio Renato de Araújo, Rucker Bezerra de Queiroz
Joropo venezuelano: uma abordagem de estilo para a performance do primeiro movimento da Suite para violoncelo e piano de Aldemaro Romero PDF
María Bellorin, Fabio Presgrave
Manipulação de feedbacks aural e cinestésico no aprendizado inicial de uma peça para piano: experimento com quatro estudantes PDF
Renan Moreira Madeira, Regina Antunes Teixeira dos Santos
Memorial de performance dos Cinco Estudos para violão de Štěpán Rak PDF
Jean Lopes
O portamento de David Oistrakh na gravação de 1955 da cadência do Concerto para Violino e Orquestra em Mi menor, de Félix Mendelssohn PDF
Paula Cordeiro, Edson Queiroz de Andrade, Carlos Aleixo
O processo de catalogação das canções para canto e piano de Frederico Richter PDF
Caroline dos Santos Peres, Mônica Pedrosa de Pádua
O Projeto “Encontros Sobre Pedagogia do Piano” e as Diretrizes para a Extensão Universitária na Educação Superior PDF
Claudia Fernanda Deltregia, Jeezir Morais Nascimento
Performance e performatividade musical: das experiências às reflexões PDF
Angélica Andrade Menezes, Adriana Giarola Kayama
Perspectivas de deliberação na prática pianística de um iniciante avançado PDF
Michele Rosita Mantovani, Regina Antunes Teixeira dos Santos
Problemáticas da instrumentação e estratégias de execução da obra Psappha de Iannis Xenakis PDF
Augusto Alves de Morais, Rodolfo Vilaggio Arilho, Helvio Monteiro Mendes
Projeto Pianoforte: um relato de experiência de um projeto social voltado ao ensino do piano PDF
Cheisa Rodrigues Goulart
Reflexões a respeito do gesto corporal como inovador tímbrico a partir de obras selecionadas do repertório para piano de Henry Cowell PDF
Juliana Gonçalves Marin, Fernando Martins de Castro Chaib, Alice Martins Belém Vieira
Um aspecto interpretativo sobre o reco-reco na obra Variações Ritmicas de Marlos Nobre PDF
Rodolfo Vilaggio Arilho, Fernando Augusto de Almeida Hashimoto, Helvio Monteiro Mendes, Augusto Moralez
Uma introdução à música para oboé de Ernst Widmer: processos de edição, contextualização e performance. PDF
Lucius Batista Mota
Un pasaje notado, cinco variables humanas: Análisis de la tradición de performance del Bambuco Sotareño (c.1930) de Antonio María Valencia PDF
Susana Castro Gil, Ana Cláudia de Assis
Visão prismática nas práticas interpretativas: estudo de caso no Noturno Op. 20 N. 1, de Leopoldo Miguéz PDF
Ana Paula da Matta Machado Avvad

Subárea: Educação Musical

A análise fenomenológica musical como estratégia em atividades de apreciação musical PDF
Ingrid Barbosa
A Cartografia nos Processos Intersubjetivos de uma Orquestra Experimental PDF
Karine Larissa Ströher, Vânia Beatriz Müller
A experiência musical a partir do jogo: práticas criativas em Kinder-musik, de Boris Porena PDF
Adriano Justino Moreira
A extensão universitária e sua contribuição na formação acadêmica do licenciando em música PDF
Felipe Cesar Zocal
A formação de regentes corais: uma revisão de publicações brasileiras PDF
Felipe Damato de Lacerda
A inclusão de alunos com deficiência nas aulas de música de uma escola de ensino regular da cidade de Pelotas – RS PDF
Andréia Cristina de Souza Lang, Regiana Blank Wille
A prática docente dos professores licenciados em música de Várzea Grande no contexto polivalente PDF
Anni Marisi Ribeiro Ortiz, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de Azevedo
A profissionalidade emergente de estagiários de música: reconhecendo a profissão docente PDF
Aline Clissiane Ferreira da Silva
Aquecimento e técnica vocal para coro: conceituação, objetivos e etapas PDF
Fábio Miguel
As pesquisas produzidas pelo FAPEM: 2014 a 2017 PDF
Ana Carla Simonetti Rossato Tomazi, Washington Nogueira de Abreu, Daffny Cristina Molina Lemes, Cláudia Ribeiro Bellochio, Luciane Wilke Freitas Garbosa
Cecilia Conde: ideias de ensino de uma educadora musical PDF
Nicole Roberta de Mello Penteado, Teresa Mateiro
Composição de Microcanções CDG: desdobrando-as em possibilidades musicopedagógicas PDF
Leonardo de Assis Nunes, Helena de Souza Nunes
Coro infantojuvenil e contexto universitário: desdobramentos de uma tese PDF
Ana Lúcia Iara Gaborim-Moreira, Marco Antonio da Silva Ramos
Criatividade e educação musical: pesquisas emergentes nos Anais dos Congressos da ABEM (2015 e 2017) PDF
Lia Viegas Pelizzon, Viviane Beineke
Cultura digital/participativa e aprendizagens nas práticas de produção solo (autoprodução) de um canal do youtube: descrições e percepções iniciais PDF
Gutenberg de Lima Marques, Juciane Araldi Beltrame
(Des)educativos musicais – por uma educação musical menor PDF
Eduardo Pacheco, Michelle Cavalcanti
Desenvolvendo ou pressupondo um “ouvido interior”? considerações sobre o uso pedagógico do software MuseScore PDF
Maura Penna, Suelena de Araujo Borges Horn
Educação Musical e Etnomusicologia: diálogos na formação de professores de música PDF
Cristiane Maria Galdino de Almeida
Educação Musical e Pedagogia: modos de ser da professora referência PDF
Cláudia Ribeiro Bellochio
Educador musical e sua constituição docente profissional PDF
Regiana Blank Wille
Ensino de música a distância na Pedagogia: narrativas de professores formadores sobre o Moodle PDF
Zelmielen Adornes de Souza, Cláudia Ribeiro Bellochio
Ensino de piano para uma aluna surda: relato de experiência PDF
Marisa Nóbrega Rodrigues, Aluska Danyelle de Souza Guimarães, Patrícia Belisário Souza Albuquerque
Escutando as crianças em seus processos de aprendizagem musical PDF
Renata de Oliveira Antonio
Estímulo vocal musical de crianças com autismo PDF
Regiana Blank Wille, Luana Medina de Barros
Experiencias Musicais com o Kazoo na Educação Infantil PDF
Rodrigo dos Santos Xavier, Regiana Blank Wille
Formação como pesquisador em música: resultados de pesquisa realizada com mestrandos de dois programas de pós-graduação PDF
Gleison Costa dos Santos, Jean Joubert Freitas Mendes
Grupo de Saxofones da UFAL: abordagem histórica e relato de experiência PDF
Kleber Dessoles Marques
Harmonia: uma ferramenta de aprendizagem musical PDF
Rogério Tavares Constante, João Teixeira Araújo, Flávio Luiz Schiavoni
Manuais didáticos para a Educação Infantil no PNLD 2019: analisando o trabalho com as canções de roda PDF
Marcus Vinícius Medeiros Pereira, Luana Roberta Oliveira de Medeiros Pereira, Lívia Fernandes Esteves
Memorial de formação de um professor-aprendiz PDF
Lucian Baldez Leal
Metodologias e estratégias de aprendizado: das “Cartas sobre o ensino do pianoforte” de Carl Czerny às abordagens do piano em grupo PDF
Mário Videira
Música é linguagem? E o que o autismo tem a ver com isso? PDF
Sergio Alexandre de Almeida Aires Filho
Música, educação e cultura nos escritos de Boris Porena: um estudo acerca da composizione di base – Brasil/Itália, uma troca possível? PDF
Samuel Campos de Pontes
Música na igreja evangélica: Relação da aprendizagem e teoria das representações sociais. PDF
Daniel Ramalho Alves, Roger Cristiano Lourenço da Silva
O aproveitamento de elementos da literatura musical do século XX para compor música didática: sugestões, estratégias, desafios e soluções criativas. PDF
Danilo Freitas Valadão
O Dia do Terror: experimentando propostas pedagógicas de Keith Swanwick no Colégio de Aplicação da UFS
Thais Rabelo, Jair Maciel
O discurso do corpo docente do Departamento de Música da Universidade Federal de Pernambuco sobre o sujeito da educação musical PDF
Marcus Vinicius Pinto Nunes
O ensino da música em escolas municipais da cidade de Ingá-PB, após advento da Lei 11.769/2008. PDF
Alba Valeria Vieira Silva, Enderson Flavio Barbosa Pereira
O músico e a flauta doce hoje PDF
Cesar Villavicencio
O músico e a profissão musical: reflexões teóricas de uma pesquisa com estudantes de um curso técnico em instrumento musical PDF
Alexandre Vieira
O que estudam: guitarristas PDF
Marcos da Rosa Garcia
Perspectivas curriculares para a formação de professores de música: uma problematização acerca das inter-relações da Licenciatura com as dimensões culturais da contemporaneidade PDF
João Valter Ferreira Filho
Plim, Plim, Plim: Exploração, Surpresa e Reflexão PDF
Teresa Mateiro, Silani Pedrollo
Práticas musicais em espaços alternativos: trilhando caminhos de formação PDF
Carla Eugenia Lopardo, Sr. Maurcio Alves Daneres, Sra. Cibele Correa Ambrozzi
Processo criativo coletivo: arranjos das turmas de Canto Coral da Escola de Música da UFPA PDF
Ediel Rocha de Sousa
Projeto Individual Progressivo (PIP): uma ferramenta de suporte para processos avaliativos PDF
Obadias de Oliveira Cunha, Helena de Souza Nunes
Relações entre educação e trabalho/emprego: construindo percursos de inserção profissional em música PDF
Maria Odília de Quadros Pimentel
Repertório musical, formação de professores unidocentes e interculturalidade: um diálogo possível? PDF
Vinicius Ceratti Moreira
“Saindo da bolha” e “técnica e espiritualidade”: um estudo com acadêmicos de música com experiências pentecostais PDF
Ana Lúcia Louro-Hettwer, Andressa Freitas
Searching for intercultural music experiences within a Brazilian children choir PDF
Yago Marques da Rocha Neves Maia, Nan Qi
Uma pesquisa com estudantes da Pedagogia Noturno e seus entrelaçamentos com a Educação Musical e Pesquisa-Formação PDF
Priscila Kuhn Scherdien Reinicke
YouTube: um estudo sobre as aprendizagens imbricadas na produção e distribuição dos tutoriais de saxofone PDF
Roger Cristiano Lourenço da Silva

Subárea: Sonologia

A estética ​lo-fi ​enquanto potencial ferramenta analítica na produção musical do funk paulistano: aplicações em ​Bum Bum Tam Tam​ de MC Fioti PDF
Rafael Hermés Mondoni Moreira
Detecção automática do início de notas usando o aprendizado de máquina PDF
Willy Garabini Cornelissen, Maurício Alves Loureiro
Entre o pop, a síntese granular e o noise: um relato sobre o processo criativo da performance multimidia Please don’t be in love with someone else PDF
Felipe Lins Ferreira
Estratégias criativas de Glenn Gould a partir das Variações Goldberg (a inversão Palco-Estúdio e a mudança de paradigma do papel do intérprete). PDF
Fabio Parra Furlanete, Daniel Gouvea Pizaia
K-pop: propaganda política na fronteira entre Coreias PDF
Augusto Piccinini
O universo invisível das redes wifi no processo criativo da instalação multimídia That’s enough internet for today PDF
Felipe Lins Ferreira
Similaridade Granular: relação de equivalências sonoras PDF
Cláudio José Bezz

Subárea: Musicologia e Estética

7 canções para canto e orquestra de Dinorá de Carvalho: gênese e edição. PDF
Flávio Cardoso Carvalho
A música do maneirismo e as artes visuais – uma reflexão sobre a correlação entre elementos desse repertório e obras da arquitetura e da escultura maneirista PDF
Rafael Luis Garbuio, Carlos Fernando Fiorini
A RELAÇÃO ENTRE O ESTILO LIRA-WAY E A VISÃO DE DE MACHY SOBRE A VIOLA DA GAMBA PDF
André Luiz Tartas, Silvana Ruffier Scarinci
As possibilidades de execução propostas por Giovanni Bassano na carta ao leitor de Motetti, madrigali et canzoni francese (1591) PDF
Daniel Figueiredo
Benjamin Silva Araújo: questões editoriais e a canção Lenda da Cantiga do Sapo PDF
Felipe Pillis Panelli, Paulo Augusto Castagna, Fábio Miguel
Canoa em dois tempos: Kilza Setti e a cultura caiçara PDF
Marcela Rohsbacker Gonzalez, Acácio Piedade
Características das fases criativas de Heitor Villa-Lobos PDF
Edmar Dionizio
Carmen Miranda: entre síncopas e vocalidades PDF
Géssica Fernanda Purcino da Silva
Claudio Santoro e a introdução da estética do realismo socialista em música no Brasil PDF
Paulo Roberto Machado de Paula, Carlos Fernando Fiorini
Contra a pianolatria: os concertos de piano na crítica de Mário de Andrade no Diário Nacional em 1927 PDF
André Egg
Escutando John Cage através de Adorno: técnicas composicionais e alívio subjetivo no String Quartet in Four Parts PDF
Mário Rodrigues Videira Junior, Paulo Cerruti de Arruda Sampaio
Le istitutioni harmoniche: as noções de latinitas e licentia no uso de intervalos aumentados e diminutos no contraponto PDF
Paula Andrade Callegari
Música para quem? Observações sobre a construção da ideia de música clássica na Cidade de São Paulo, na passagem do século XIX para o XX PDF
Camila Carrascoza Bomfim
O cancioneiro de Eduardo Souto e sua trajetória até a sala de concertos PDF
Lenine Alves dos Santos, Anne Amberget, Daniela da Silva Moreira, Robson da Silva Lemos
O conservatório de música de Itaqui-RS e a influência das ações do Centro de Cultura Artística do Rio Grande do Sul PDF
Igor Hardok Fuchs
O desenvolvimento uma tipografia baseada em originais renascentistas e a editoração de Motetti, madrigali et canzoni francese (1591) de Giovanni Bassano PDF
Alfredo Faria Zaine, Daniel Figueiredo
O período de transição na ópera italiana: a presença do bel canto do primo ottocento na vocalidade de Maria Tudor PDF
Isaac William Kerr, Lenita Waldige Mendes Nogueira, Marcos da Cunha Lopes Virmond
Oneyda Alvarenga e Curt Lange: análise documental de uma relação epistolar PDF
Júlio Guatimosim, Natália Leite Braga, Julia Tempesta, Edite Rocha
Os caminhos percorridos pela pianista russa Luba d’Alexandrowska (1890-1970) em sua carreira, revelados pela imprensa brasileira dos anos 1920 PDF
Nathalia Lange Hartwig
Os revivals de Le fortune di Rodope e Damira de Aurelio Aureli e Pietro Andrea Ziani no sistema produtivo da ópera veneziana do século XVII PDF
Marcia Eloiza Kayser
Oscar Guanabarino e os cantores sul-riograndenses: uma referência nacional PDF
Amanda Oliveira, Luiz Guilherme Goldberg
Poética em miniaturas para piano: fatores estéticos e performativos PDF
Acácio Tadeu de Camargo Piedade, Weliton de Carvalho
Reflexões sobre escritos de Alexandre Tansman a respeito de tradição em música PDF
Luigi Brandão, Marcos Holler
Sociedade de Concertos León Kaniefsky: um repertório nacional PDF
Adriano de Castro Meyer
Solicitações de pagamento e autos de arrematação de música em Vila Rica (1775-1812): informe metodológico PDF
Felipe Novaes, Edite Rocha
“Trovas de Amor” – a presença do bel canto italiano nas canções de Francisco Mignone PDF
Lenine Alves dos Santos
Um testemunho da prevalência da estrutura modal na práxis da Schola Musicale Romana em torno de 1550 PDF
Carlos Henrique Cascarelli Iafelice
Uma proposta de catálogo de obras para contrabaixo de Edmundo Villani-Côrtes PDF
José Pedro Guimarães Porto, Luciana Noda

Subárea: Etnomusicologia

A Encomendação das Almas na cidade de Itaúna-MG: cânticos e contexto PDF
Vinícius Eufrásio, Edite Rocha
Agência musical e corpo: autoetnografia e construção de experiências encantadas na Escola de Capoeira Angola Resistência (ECAR). PDF
Daniel Lacerda Franco Marinho Bueno
Alguns eventos com bandoneón e acordeão no Nordeste uruguaio. PDF
Fabián Arocena Narbondo
Banda Daniel Nascimento: um olhar sobre a prática de Banda de Música no sudeste do Pará PDF
Tirsa Lais de Oliveira Gonçalves Moraes
Clube da guitarrada: de um encontro de apreciação à disseminação de um gênero musical paraense PDF
Max David da Silva Tavares, Doriedison Viana de Souza
Construindo uma Etnomusicologia da Memória em Porto Alegre: Músicos profissionais da noite PDF
Paulo F. Parada
Das rádios às caravanas do forró: desenvolvimento da música de Caruaru através das mídias locais PDF
Philipe Moreira Sales Silva
Devenires sociohistóricos, performance y sonido en las prácticas musicales afrodescendientes del suroccidente de Colombia PDF
Paloma Palau Valderrama
Disponibilização de cartografia organológica brasileira PDF
Alice Lumi Satomi, Lucas Benjamin Potiguara, Maria Luiza Garcia Caldas
Festivais temáticos/fechados de música nativista: estudo de um processo de imersão na composição e na cultura pampeana PDF
Flávio da Silva Mendes
Gambá Elétrico: Revitalização e reinvenção de uma tradição na cidade de Maués/AM PDF
Karine Aguiar de Sousa Saunier, Waldo Mafra Carneiro Monteiro, Ygor Saunier Mafra Carneiro Monteiro
Instrumento glocal: violão e guitarra na indeterminada fronteira entre o remoto e o local PDF
Alexandre Martinello Sanches, José Eduardo Fornari Novo Jr.
Mudanças e novas identidades musicais no Pará – o antes e o depois do surgimento da Lambada PDF
Saulo Christ Caraveo, Sônia Maria Moraes Chada Moraes Chada
Música instrumental e (de)colonialidade: violeiros na cena musical urbana PDF
Leandro Drumond Marinho, Eurides de Souza Santos
Noite de serestas e músicas inesquecíveis: um estudo etnomusicológico sobre música e memória em Bagé/RS PDF
Luana Zambiazzi dos Santos, Niandra Lacerda Rodrigues
O musicar da Bolívia Paulistana: caminhos de uma diáspora PDF
Cristian Felipe Roa Lesmes
O repertório periférico da Orquestra Santo Antônio PDF
Moacir da Silva Côrtes Junior
O “Rap AM” interseccionando gerações: práticas político-musicais diversas no circuito manauara PDF
Rafael Branquinho Abdala Norberto
Os fazeres musicais de imigrantes africanos no Rio Grande do Sul: o caso dos senegaleses e ganeses em Caxias do Sul PDF
Kelvin Venturin, Maria Elizabeth Lucas
Os sons na fronteira: um estudo sobre a escuta numa região de limite entre um bairro e uma favela de Belo Horizonte PDF
Márcia Pereira Guerra
Os “fora da história”: música, política e censura em Angola PDF
Mateus Berger Kuschick, Reginaldo Gil Braga
Para um protagonismo “das pessoas”: revisão de literatura sobre o Instituto Arraial do Pavulagem PDF
Tainá Mª Magalhães Façanha
Por que a linha-guia é uma linha-guia? PDF
Luciano da Silva Candemil
Punk rock na Amazônia: elementos interculturais nas canções da banda Ato Abusivo PDF
Keila Michelle Silva Monteiro
Transformações na ordem cultural do gauchismo através da música PDF
Eduardo Hector Ferraro

Subárea: Música e Interfaces

A trilogia grega de stravinsky e balanchine apolo musagète, orfeu e agon : uma construção agonística PDF
Charlotte Caroline Riom
Modos da Escuta de Pierre Schaeffer e Escalas Nordoff Robbins: um estudo de caso PDF
Aline Moreira Brandão André, Cybelle Maria Veiga Loureiro
Musicoterapia em revista: análise de dois periódicos brasileiros da área PDF
Nira Azibeiro Pomar

Subárea: Música Popular

A caixa surda: possibilidades de adaptação dos instrumentos típicos da percussão no samba para bateria PDF
Arthur Teles Leppaus
A cultura popular e o mercado musical no Brasil: Um olhar sobre o bumba-meu-boi do Morro do Querosene, em São Paulo PDF
Tamiris Duarte Carpin
A teatralidade da canção Surabaya Johnny nas vozes de Suzana Salles e Cida Moreira PDF
Deborah Ferraz Neiva Gontigo
Actâncias vocais: uma cartografia gestual do canto popular brasileiro contemporâneo PDF
Ricardo Alexandre de Freitas Lima, Regina Machado
As transformações composicionais nos choros de Garoto. PDF
Rafael Mitsuru Yasuda, Manuel Silveira Falleiros
Bogotá de Criolo e Domingo no parque de Gilberto Gil: consonâncias latino-americanas em um contexto musical brasileiro PDF
Davi Ebenezer Ribeiro da Costa Teixeira, Magda de Miranda Clímaco
Chiquinho do Acordeon no LP Celebration – Rock’n’roll na sanfona PDF
Matheus Kleber
Choro-sambado: reflexões sobre os aspectos rítmicos e suas repercussões melódicas PDF
Gabriela de Melo Machado
Da “tradição”, da “modernidade” e do “desaparecimento” do carimbó em Belém do Pará PDF
Paulo Murilo Guerreiro do Amaral
Dissonância métrica nos contrapontos de Pixinguinha com Benedito Lacerda PDF
Leandro Gumboski, Cibele Palopoli
Dissonâncias métricas na bateria de Virgil Donati: uma análise de Pyramids On Mars e Alien Hip Hop PDF
Leandro Gumboski
Elementos do projeto estético de Tom Zé em Mã: análise e interpretação PDF
Leilor Miranda Soares
Experimentações contraculturais: origens do rock progressivo inglês e da tropicália PDF
Thomas Silveira Cavalcanti de Albuquerque, Guilherme Sauerbronn
Isto é bossa nova: A Crítica à Bossa Nova no Samba de Bruno Marnet e Bill Farr PDF
Daniel Alves dos Santos
Música de entretenimento no Rio de Janeiro oitocentista PDF
Martha Tupinambá de Ulhôa
Música e poesia: dois carinhos se procuram em uma esquina – uma análise de Canção Amiga PDF
Deborah Ferraz Neiva Gontigo
Musicalidades de Noel Guarany: Transcrições para violão em partitura e tablatura PDF
Jair dos Santos Gonçalves
O acompanhamento de Toninho Horta em De frente para o crime de João Bosco e Aldir Blanc PDF
André Filipe Gonçalves Carreiro
O solo improvisado de Luiz Eça na música Samba de uma nota só do disco de estreia do Tamba Trio lançado em 1962 PDF
Diogo Souza Vilas Monzo
O uso do intervalo de segunda menor por Lula Galvão sobre diferentes tipologias de acordes, em contextos de acompanhamento PDF
Victor Rocha Polo, Hermilson Garcia do Nascimento
Produção Digital de Trilhas Musicais: Uma Proposta Metodológica PDF
Eloi Fernando Fritsch
Proposta de modelo analítico de gêneros musicais na perspectiva bakhtiniana da linguagem para o improvisador: o caso do frevo PDF
Klesley Bueno Brandão
Quintal de clorofila: breve análise histórica e estilística das composições dos irmãos Arbo. PDF
Gérson Werlang
Um arranjo para Nanã de Moacir Santos e outras coisas: da possibilidade de contribuição da análise musical em sua elaboração final PDF
Paulo Jose de Siqueira Tine
Valter Silva no violão de 7 cordas: reflexões sobre a construção dialógica do discurso musical PDF
Lamas Guilherme Augusto Lamas de Oliveira, Schroeder Jorge Luiz Schroeder

Subárea: Teoria e Análise

A teoria da Periodicidade Generalizada de Henri Pousseur: por uma perspectiva ondulatória de análise musical PDF
Gabriel Fernandes Xavier
Análise musical de Sonata para violino solo de Cláudio Santoro PDF
Ana Leticia Crozetta Zomer, Adriana Lopes da Cunha Moreira
Forma e memória na peça opus 33b de Arnold Schoenberg PDF
André de Cillo Rodrigues
Função textura no contexto da teoria do domínio sonoro: estruturas matemáticas PDF
André Codeço dos Santos
Identificação de padrões rítmicos sincopados em melodias de Choros PDF
Cibele Palopoli, Daniel Gutierrez Prado
O Segundo Concerto para Piano e Orquestra de Béla Bartók: Considerações sobre Estrutura Clássica PDF
Rodrigo de Carvalho Vasconcelos
O uso da classe de tricorde 3-7 (025) na obra Sol, de Ernst Widmer PDF
Menahem Hein de Oliveira Farias, Natanael de Sousa Ourives
O uso de elementos modais como base para o desenvolvimento de novas estratégias de organização harmônico-formal na música do século XX PDF
Arthur Rinaldi
Pietro Bembo e o madrigal italiano do século XVI: uma análise de Che giova posseder, de Andrea Gabrieli PDF
Ludmilla Thompson
Relações de complementariedade na obra Toccatina, ponteio e final de Marlos Nobre PDF
Danilo Ap. do Carmo Alves
Relações estruturais de paráfrases da chanson Comme femme desconfortée de Gilles Binchois na Missa-tenor Comme femme desconfortée e no moteto-tenor Angeli archangeli de Heinrich Isaac PDF
Fernando Luiz Cardoso Pereira
Sonoridade pianística no Livro dos Sons de Hans Otte PDF
Fabrício Solano Gonçalves, Acácio Tadeu Camargo Piedade

Simpósio: Acervos Musicais Brasileiros

Texto do simpósio PDF
Paulo Castagna, Fernando Lacerda Simões Duarte
A documentação musical nas coleções e fundos do Serviço de Arquivo do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo PDF
Adriano de Castro Meyer
A elaboração de livros-partituras para as cerimônias dos Ofícios de Trevas da Semana Santa em São João del-Rei (MG) PDF
Simonne Nascimento, Romeu Rabelo
A música como memória do mundo PDF
Rosana S. G. Lanzelotte, Nivia G. Zumpano
Acervo, Etnografia da Prática Musical e História Oral – um cruzamento de dados revelador PDF
Saulo Christ Caraveo, Sônia Chada
Arquivo da Orquestra Sinfônica de Santa Maria: uma breve descrição do seu histórico organizacional PDF
Aline Lucas Guterres Morim
Copistas de manuscritos musicais, constantes no arquivo de música sacra da Lira Imaculada Conceição, de São Tiago, MG: pesquisa em fontes primárias PDF
Edilson Assunção Rocha, Tássio Tulio Mendes de Resende
Fontes de música religiosa no acervo da Sociedade Literária e Beneficente “Cinco de Agosto” de Vigia, no Pará: um estudo exploratório em busca de contextos e conexões PDF
Fernando Lacerda Simões Duarte
O acervo da Discoteca L. C. Vinholes, do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas: música gravada e identidades no extremo sul do Brasil PDF
Luís Fernando Hering Coelho, Rafael Henrique Soares Velloso
O levantamento de dados para um catálogo temático de obras musicais PDF
Roberto Fabiano Rossbach
O repertório brasileiro para trombone solo (sem acompanhamento) dos séculos XX e XXI: dados de um levantamento em andamento PDF
Ricardo Félix de Morais, Ranilson Bezerra de Farias
Os primeiros manuscritos brasileiros para conjuntos de saxofones de Francisco Braga: a possível origem de uma prática musical na Belle-Époque do Rio de Janeiro. PDF
Vinicius Macedo
Princípios arquivísticos, características dos documentos de arquivo e as particularidades dos acervos musicais: (des)caminhos do estudo das práticas musicais a partir de documentos musicográficos observados em arquivos e coleções da região amazônica PDF
Fernando Lacerda Simões Duarte
Reconstituição de “Interlúdio”, quarto movimento do Salmo XXII – O Bom Pastor de Dinorá de Carvalho PDF
Tadeu Moraes Taffarello
Uma experiência de inventariação de acervo com ênfase na distinção das dimensões documental e notacional da representação musical PDF
Paulo Castagna

Simpósio: Música e gênero – reflexões sobre processos e práticas na produção sonora de mulheres

Texto do simpósio PDF
Harue Tanaka, Isabel Porto Nogueira, Laila Rosa
A Figura Feminina no Clube Musical 31 de Agosto PDF
Vanessa Nogueira Lobo, Adrienne Cavalcante, Tainá Façanha
A Orquestra 100% Mulher: a produção musical de mulheres instrumentistas em parte do contexto pernambucano PDF
Alice Emanuele da Silva Alves
A produção científica em música no Brasil e a necessidade de olhares periféricos: a música das mulheres em João Pessoa PDF
Tânia Mello Neiva, Mariana Duarte, Danielly Dantas de Medeiros
Cena lésbica do funk em São Paulo PDF
Raquel Mendonça Martins
Emilia De Benedictis em seu centenário: algumas considerações sobre sua atuação como pianista e compositora PDF
Eliana Monteiro da Silva
Memórias musicais e gênero: performance da compositora e cantora lírica Helena Nobre PDF
Gilda Helena Gomes Maia
Metodologias da impermanência em escuta, diálogo e criação: pesquisa e prática artística feminista PDF
Isabel Porto Nogueira
Mulheres em performance musical: nosso musicar local PDF
Harue Tanaka
Mulheres negras no funk carioca: uma expressão cultural de resistência PDF
Tamiê Pages Camargo
Na cadência do gênero: histórias de vida das docentes universitárias violonistas brasileiras (1980-2018) PDF
Simone Lacorte Recôva
Pilares para criação e pesquisa feminista: o caso da performance feita à mão PDF
Isadora Nocchi Martins
Quem sou eu? Artivismo e identidades dissidentes na performance de Linn da Quebrada PDF
Mariana de Lima Veloso
Sara González en el Grupo de Experimentación Sonora del ICAIC: marcas de género en su discurso épico PDF
Ivette Janet Céspedes Gómez
Se Correr o Bicho Pega, Se Ficar o Bicho Come: composição e direção musical de Geny Marcondes PDF
Iracele Vera Livero de Souza
Ser atriz, compositora e mestra da cultura popular: reflexões sobre a produção musical de Mestra Isabel Melo em Belém-PA PDF
Jorgete Maria Portal Lago
Uma pianista entre duas escritas: Magda Tagliaferro em versão autobiográfica e na cultura histórica PDF
Anderson da Mata Daher
Vozes: processos criativos e transgressivos na produção sonora feminina PDF
Yasmin Marques de Freitas

Simpósio: Ciências musicais – Borrando fronteiras disciplinares

Texto do simpósio PDF
Luiz Guilherme Duro Goldberg, Rafael da Silva Noleto
A formação musical e profissional do músico de orquestra – o caso dos instrumentistas da Orquestra de Câmara Theatro São Pedro, de Porto Alegre PDF
Guilherme Furtado Bartz
Discursos sobre Música e Ciências Musicais Aplicadas: discutindo fronteiras entre saberes no contexto de um Programa de Pós-Graduação em Artes PDF
Fernando Lacerda Simões Duarte, Líliam Barros, Sonia Chada
Formação do cantor lírico: ações pedagógicas interdisciplinares PDF
Daniele Briguente, Sonia Ray
Gramsci, cultura e a música em disputa PDF
Lurian José Reis da Silva Lima
Interfaces disciplinares na Música Brasileira: universalismo estético e a experiência do ‘real’, segundo Friedrich Kittler PDF
Marta Castello Branco
Lira conspiradora: memória e identidade num fenômeno musical centenário PDF
Karina Barra Gomes
Mário de Andrade, H. J. Koellreutter e a funcionalidade da arte: a relatividade dos valores estéticos e seus desdobramentos políticos, pedagógicos e composicionais PDF
Marcus Straubel Wolff
Musicologias, História e Ciências Sociais: aproximações necessárias PDF
Carlos Ernest Dias, Ian Zadorosny Quadros Vieira
O contexto musical da cidade do Rio Grande RS nas primeiras décadas do séc. XX, por meio da trajetória artística e pessoal do músico Hermínio de Moraes (1883-1935) PDF
Marcele Meneses, Marcos Holler
Os modelos interdisciplinares de Georgina Born aplicados aos processos de ensino-aprendizagem no choro PDF
Luciana Fernandes Rosa, Silvia Maria Pires Cabrera Berg
Pesquisa artística como espacio de decolonización de la producción de conocimiento musical PDF
Susana Castro Gil, Ana Cláudia de Assis

Simpósio: A improvisação musical em seus múltiplos aspectos

Texto do simpósio PDF
Cliff Korman, Fabiano Araujo Costa
A identidade musical pela sonoridade na performance de bateria PDF
Guilherme Marques, Fernando Hashimoto
A improvisação brasileira sob a perspectiva pós-colonial: por uma improvisação enquanto prática possível PDF
Ramón Del Pino, Manuel Silveira Falleiros
A improvisação na aprendizagem da clarineta: o estudante como protagonista de sua aprendizagem PDF
Rosa Barros, José Ítalo Gomes Pereira
Aspectos de uma análise audiotátil aplicada à música brasileira: o solo de Altamiro Carrilho em Degraus da Vida PDF
Marcio Modesto, Silvia Maria Pires Cabrera Berg
Audiotatilidade e invenção em Frevo de Egberto Gismonti PDF
Diones Correntino, Paulo José de S. Tiné, Antônio Rafael dos Santos
Contaminações sonoras: A pregnância de materiais sonoros na Livre Improvisação PDF
Miguel D. Antar, Fabio Manzione Ribeiro
Mystery and Manners: comprovisação, localidade e cosmopolitismo PDF
Arthur Faraco, Manuel Falleiros
O improviso livre enquanto erosão de velhas estruturas ou insurreição contra práticas musicais hegemônicas PDF
Severino Henrique Soares Correia
O improviso no choro: ferramenta da fluência PDF
Henrique Leal Cazes
Política da experiência estética: improvisação como objeto dos discursos artístico e acadêmico PDF
Fábio Furlanete
Práticas Improvisatórias Direcionadas para o Curso de Bacharelado Piano PDF
Claudio Dauelsberg
Trio Corrente e Paquito D’Rivera: a improvisação, uma prática de performance PDF
Diogo Souza Vilas Monzo
Vanguardas, experimentos e improvisação livre: três visões sobre a liberdade do performer PDF
Matteo Ciacchi, Valério Fiel da Costa

Simpósio: Rotas musicais – A história da música no Brasil, em Portugal e além

Texto do simpósio PDF
Alberto José Vieira Pacheco, Paulo Mugayar Kühl, David John Cranmer
A marcha fúnebre e a formação do repertório de banda de música em São João del-Rei/MG no século XIX PDF
Edésio de Lara Melo
Demetrio de Perez e a tradição portuguesa de adicionar personagens cômicos nas adaptações de Metastasio: apontamentos documentais para uma edição moderna PDF
Fernando Costa Barreto, David John Cranmer
Em mironga de moça branca tem o quê? PDF
Eduardo Fonseca de Brito Lyra, Andrea Albuquerque Adour da Camara
Francisco de Souza Coutinho, alias the Marquis of Valença, alias Chico Redondo (1866-1924): his impact in Brazil PDF
David Cranmer
Furtado Coelho: o músico PDF
Alberto José Vieira Pacheco
Intercâmbios musicais: o Brasil na Itália através da voz de Ernesto De Marco PDF
Daniela da Silva Moreira, Alberto José Vieira Pacheco
Mapeamento das relações sócioprofissionais de oficiais músicos em Vila Rica entre 1775 e 1798 PDF
Felipe Novaes, Edite Rocha
O ritual mercedário do frei João da Veiga e a prática litúrgico-musical dos mercedários do convento do Pará: estado da arte PDF
André Gaby, Paulo Castagna
Redescobrindo Fasciotti: sobre a origem do castrato que influenciou a prática vocal carioca no Brasil Joanino PDF
Sérgio Anderson de Moura Miranda, Ana Cláudia de Assis, Alberto José Vieira Pacheco
Um contrato de além-mar (Lisboa 1841): a travessia oceânica de João Nepomuceno de Mendonça para ser mestre-de-capela da catedral de Belém do Grão-Pará PDF
Jonas Monteiro Arraes
Vila Rica em festa (1775-1812): atuação do oficialato em música nas festividades do Senado da Câmara PDF
Felipe Novaes

Simpósio: Semiótica musical – novas fronteiras

Texto do simpósio PDF
Cleyton Vieira Fernandes, Ricardo Castro Monteiro, Heloísa de Araújo Duarte Valente
A teoria de multimídia musical de Nicholas Cook como estratégia para a análise de música-teatro PDF
Fernando de Oliveira Magre
Arranjo na Canção: Modos de Contato PDF
Gustavo Bonin
Canções das mídias nos anos 1950: a performance e a persona vocal da cantora Maysa PDF
Raphael Fernandes Lopes Farias, Heloísa de Araújo Duarte Valente
Condições de existência do discurso musical: uma abordagem semiótica PDF
Cleyton Vieira Fernandes
“Non! Je ne regrette rien…” Apontamentos sobre memória da mídia, pelo estudo da canção PDF
Heloisa de Araujo Duarte Valente
Regimes de Interação do Sujeito: perspectivas para a construção discursiva na música PDF
Felipe Marques de Mello
Sobre o uso criativo da aspectualização das faixas nos álbuns de canção: um exemplo em Canções Praieiras PDF
Matheus Henrique Mafra, Cleyton Vieira Fernandes

Simpósio: Cognição incorporada e criação musical

Texto do simpósio PDF
Guilherme Bertissolo, Marcos Nogueira
A fricção entre esquemas musicais sob a perspectiva da música como narrativa como horizonte conceitual na formação de processos composicionais PDF
Ricardo Augusto Moreira Alves, Guilherme Bertissolo
A intencionalidade na canção de câmera PDF
Achille Picchi
Audiofotos: poéticas da criação musical eletroacústica incorporada PDF
Cláudio Bezz
Compondo entendimentos: experimentos em cognição, criação e performatividade PDF
Guilherme Bertissolo
Construindo a performance musical do violinista de orquestra PDF
Carlos André Weidt Mendes
Expertise do professor de performance musical: definições e conceitos PDF
Anderson César Alves
O movimento “inteligente” dos dedos: entre as habilidades cognitiva e motora dos pianistas PDF
Midori Maeshiro
Performance musical: os gestos expressivos como affordances musicais PDF
João Gabriel Caldeira-Pires Ferrari
Ritmo e visão: um debate sobre a aquisição de reflexo na leitura rítmica através dos clichês visuais por graduandos em música PDF
Roberta Mourim
Um estudo sobre temporalidades do compositor, do intérprete e do computador na música eletroacústica PDF
Alisson Gonçalves da Silva, Guilherme Bertissolo
Um processo criativo centrado no corpo: a construção da performance das Seis Danças Romenas de Béla Bártok sob uma perspectiva corporificada PDF
Mariana do Socorro da Silva Brito, Catarina Leite Domenici

Simpósio: Composição e performance – o fazer musical conjunto

Texto do simpósio PDF
Ledice Fernandes de Oliveira Weiss, Eliane Tokeshi, Silvio Ferraz Mello Filho
A composição de Gotas sobre o espelho d’água e a terra acidentada, para percussão múltipla, como fruto de diálogos PDF
Pedro Yugo Sano Mani
Colaboração compositor-performer: uma proposta de metodologia PDF
Luciane Cardassi, Guilherme Bertissolo
Corporificando a criação de sonoridades expandidas PDF
Ledice Fernandes de Oliveira Weiss
Criação e prática musical no Projeto Pará Caribe: um fazer conjunto no Norte do Brasil PDF
Iva Rothe-Neves, Sonia Chada
Da Ideia ao Som e de Volta a Ideia: Colaborações entre Compositor e Performer em Guainumbi PDF
Igor Leão Maia
Inteligibilidade e plasticidade musicais na performance do recente repertório misto PDF
Pedro Sousa Bittencourt
Luthieria: ou como deixar surgir a voz do instrumentista-instrumento PDF
José Pereira de Mattos Neto, Lucas Raulino
Novos modelos antigos: princípios da música antiga como alternativa para a criação musical contemporânea PDF
Fábio Cury
O modelo físico no contexto da escrita instrumental: revirada para tamborim solo PDF
Rodolfo Augusto Daniel Vaz Valente
O uso das sonoridades estendidas em processos colaborativos artístico-pedagógicos PDF
Sergio Kafejian
Os quatro modelos da técnica instrumental estendida PDF
Guilherme Ribeiro
S’arricugghieru: construção e negociação colaborativa de uma performance PDF
Marcello Messina, Bruno Madeira, Leonardo Vieira Feichas
Troca Interativa: um modelo de coletivo de compositores em busca de novos paradigmas para a música do século XXI PDF
Rafael Dias Santos Almeida, Kedson Silva de Jesus, Luciane Cardassi

Simpósio: Panorama da pesquisa sobre violão no Brasil

Texto do simpósio PDF
Humberto Amorim Neto, Carlos Fernando Elias Llanos, Flávia Rejane Prando
A autoavaliação mediante a ampliação de feedback pelo uso do gravador no estudo do violão PDF
Ederaldo Sueiro Júnior
A Biblioteca Abel Carlevaro: análise preliminar e contribuições PDF
Bruno Madeira
A preparação para a performance musical ao vivo: uma revisão de literatura dos métodos e tratados de violão clássico PDF
Rafael Iravedra, Daniel Wolff
A produção nacional em violão: um levantamento dos Anais da ANPPOM publicados na última década PDF
Camilla dos Santos Silva, Carlos Fiorini
A teoria da Gestalt na construção de um discurso interpretativo: Prelúdio da Suíte Compostelana, de Federico Mompou PDF
Paulo Martelli, Neil Yonamine
A transcrição para dois violões da Sonata para piano op. 31 n. 2 “a tempestade”, de Ludwig van Beethoven PDF
Daniel Wolff
Assessing the experience of individual music practice: self-regulation and flow questionnaires PDF
Marcos Vinícius Araújo
“Brazilian guitar music”: music and identity in service of a stereotyped product PDF
Marco Ernesto Teruel Castellon, Flavio Terrigno Barbeitas
Considerações sobre um ciclo de terceiras no Prelúdio em Mi bemol maior, Op. 199 n. 21, de Mario Castelnuovo-Tedesco PDF
Luigi Brandão, Bruno Madeira
Ensino coletivo de violão: uma abordagem criativa. O professor como parceiro no despertar e exercício de valores humanos no processo de aprendizagem musical. PDF
Andrea Paola Picherzky
Estudo do equilíbrio sonoro no concerto Diálogo para violão e cordas de Ernst Mahle PDF
Guilherme Luis Bassi Arce
Fernando Hidalgo: um violonista espanhol no Rio de Janeiro oitocentista PDF
Humberto Amorim
La influencia de Astor Piazzolla sobre Máximo Diego Pujol: El Epílogo de La elegía por la muerte de un tanguero PDF
Sebastián Miguel Barroso, Eduardo Campolina
La propuesta técnica de Abel Carlevaro: direccionamientos para un análisis crítico de la Serie Didáctica para guitarra PDF
Huayma Tulian, Eduardo Campolina
Mário de Andrade e a crítica musical em São Paulo: Música pra violão (1928) PDF
Flavia Prando
Memória e Trajetória Violonística do Professor José Mário de Araújo PDF
Eddy Lincolln Freitas de Souza
O projeto de ensino prática orientada de técnica violonística e sua contribuição para o desenvolvimento técnico dos alunos do curso técnico em instrumento musical do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – campus Porto Alegre PDF
Fernanda Krüger, Guilherme Marotti Della Casa
O termo “violão brasileiro”: sugestão de ideias-chave para pesquisar a sua polissemia performativa PDF
Fernando Elias Llanos
O violão na Amazônia: a prática de conjunto como metodologia na construção de um repertório para a Camerata Popular Participativa PDF
José Maria Carvalho Bezerra
Rogério Guimarães: aportes à musicologia violonística PDF
Jefferson Luis Gonçalves da Motta
Roland Dyens, violonista cuisinier: suas ideias sobre arranjo para violão clássico solo e uma análise de seu arranjo do jazz standard Misty PDF
Guilherme Vincens
Sonatina para violão solo de Marcelo de Camargo Fernandes: procedimentos para estabelecer o aparato crítico da obra PDF
Renato Serrano, Tiago Oliveira

Simpósio: Processos Criativos em Música Popular

Texto do simpósio PDF
Rafael Velloso, Leandro Ernesto Maia
A assimilação de procedimentos interpretativos na prática composicional: antecipações rítmico-cadenciais na obra de Zé Barbeiro PDF
Cibele Palopoli
A guitarrada amazonense: diálogos culturais e invenções. PDF
Rafael Angelo dos Santos Lima, Rosemara Staub de Barros
Abordagens metodológicas e aspectos interdisciplinares dos processos criativos em música popular PDF
Rafael Henrique Soares Velloso, Leandro Ernesto Maia
Apontamentos sobre a atuação feminina no cenário musical pelotense a partir do jornal A Alvorada PDF
Lígia Poliana de Oliveira
Conversa de Botequim na universidade: uma resposta a Noel e a sociedade PDF
Jean Presser
Núcleo da canção Ufpel: “cancionando a academia” PDF
Guilherme Sperb
O conceito de criação musical no bacharelado em música popular da UFPel: o que é que tem nessa cabeça PDF
Marcelo Barros de Borba, Eduardo Guedes Pacheco
Os Campos Neutrais de Vitor Ramil: uma POEtica do Frio entre Nuvens, Borges e Bourdieu PDF
Leandro Maia
Ouvir, experimentar e criar: efetivando saberes musicais nas práticas de tecladistas PDF
Maria Amélia Benincá de Farias
Política, dialogismo e historicidade em Clube da Esquina nº2, de Lô Borges, Milton Nascimento e Márcio Borges: análise do discurso poético-musical a partir de reflexões de Foucault PDF
Rodrigo Borges, Mônica de Pádua
Processos Criativos no Choro de Grupos Instrumentais dos anos 1990 no Rio de Janeiro e suas re-leituras dos grandes clássicos PDF
Sheila Zagury

Grupos de Trabalho

Texto do GT “Atividade musical profissional no Brasil: função social e mercado de trabalho” PDF
Camila Carrascoza Bomfim, Inês Beatriz de Castro Martins
Texto do GT “Construindo epistemologias musicais alternativas” PDF
Favio Shifres
Texto do GT “O ensino da composição musical” PDF
Rogério Tavares Constante, Felipe Merker Castellani