V.29, 2019
XXIX Congresso da Anppom – Pelotas/RS
Tema: Música e Interculturalidade
Data: 26 a 30 de agosto de 2019
Local: Pelotas/RS
Textos da Presidente da ANPPOM |
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Reavaliando os objetivos, as ações e os congressos da ANPPOM | |
Sonia Regina Albano de Lima | |
Reviewing ANPPOM’s Objectives, Actions, and Congresses | |
Sonia Regina Albano de Lima | |
Relatório da Presidência da ANPPOM – 2015 a 2019 | |
Sonia Regina Albano de Lima | |
Fórum de coordenadores |
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Entre o público e o particular: a ANPPOM na discussão de caminhos (profissionais) na área de música | |
Angela Luhning | |
Subárea: Composição |
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Aldeia Arcozelo e o encontro de Carlos Alberto Pinto Fonseca com a Missa em Aboio | |
Carlos Eduardo Fecher | |
Características organológicas da ocarina e sua importância na prática composicional para o instrumento | |
Giovanni de Moraes Aglio, Igor Abdo Aguilar, Regina Marcondes Amaral, Ricardo Rosa | |
Composição da peça Lauterium de Leandro Chrispim a partir da modelagem sistêmica de Urano das Cartas Celestes II de Almeida Prado | |
Liduino José Pitombeira de Oliveira, Leandro Chrispim Pìres | |
Composição de peças para contrabaixo elétrico solo a partir da escuta e análise de Música Acusmática | |
Alexandre Ficagna, Mariana Franco Estigarribia | |
Cristais de tempo e atos composicionais | |
Bruno Yukio Meireles Ishisaki | |
Estado da arte sobre as práticas de ensino da composição musical em IES brasileiras | |
Rogério Tavares Constante, Carlos Walter Soares, James Correa, Felipe Merker Castellani | |
Estratégias composicionais em The Magic Square, de Liduíno Pitombeira: análise descritiva da abordagem de materiais pré- composicionais e procedimentos seriais | |
Eric de Oliveira Barreto, Wellington Gomes, Natanel de Souza Ourives | |
Ferramentas auxiliares para o planejamento composicional em uma perspectiva pós-tonal | |
Liduino José Pitombeira de Oliveira, Marco Antônio Ramos Feitosa | |
Geração de material pré-compositivo a partir de ritmos tradicionais: O time-point reverso e a série Orixás | |
Alexandre Mascarenhas Espinheira | |
Modalidades de expansão técnica instrumental empregadas em Tensio (2010), para quarteto de cordas e live-electronics, de Philippe Manoury | |
Vinicius Cesar de Oliveira, José Henrique Padovani | |
O livro-texto Introdução à Combinatoriedade: relato de uma pesquisa de doutoramento em composição | |
Natanael de Souza Ourives | |
Os intervalos característicos na composição do Concerto Breve para Corne Inglês e Cordas | |
José Orlando Alves | |
Processo Compositivo na obra Momentos Eternos, para grupo misto | |
Alexandre Reche e Silva, José Welligton Sousa de Castro | |
Processos composicionais na obra Forrobodó da Saparia de Lindembergue Cardoso: uma breve análise das escolhas fonéticas | |
Nathália Hein Nascimento Martins | |
Processos icositetrafônicos na obra Assovios Sísmicos | |
Leonardo Vieira Venturieri | |
Subárea: Performance |
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A biografia de Francisco Braga: um recorte em torno do Hino do Brasil | |
Janne Gonçalves de Oliveira | |
A Toccata para piano de Aloysio de Alencar Pinto: editoração, estudo interpretativo e sua primeira gravação | |
André Leme Pédico | |
A utilização de sílabas na concepção mental do trompetista como ferramenta facilitadora para a articulação dos staccatos durante a execução do frevo de rua | |
Ayrton Müzel Benck Filho, Érico Veríssimo Carvalho Oliveira | |
Ansiedade de performance musical e sua ação nos contextos de música erudita e de música popular: um comparativo sob a perspectiva do processo de aprendizagem | |
Rafael de Mattos Ponce, Emerson de Biaggi | |
Ansiedade na performance musical: constatação, sintomas e atividades práticas propostas para seu enfrentamento, no âmbito da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, uma pesquisa em andamento | |
José Washington Florencio da Silva, Ranilson Bezerra de Farias | |
As canções para canto e piano de Radamés Gnattali: diálogos composicionais e formação identitária nacional | |
Luísa Vogt Cota, Mônica Pedrosa de Pádua | |
Baião n.1 de Oswaldo Franconi: ferramentas para construir técnica de arco violinística | |
Cristiane Cabral de León | |
Desafio XIV para trompete e piano opus 31/14 bis de Marlos Nobre: uma abordagem interpretativa | |
Gerson Frances do Amaral, Antonio Marcos Souza Cardoso | |
Diálogo entre os elementos expressivos das práticas pianística e organística | |
Antonio Herique Souza Santos | |
Entre sons, silêncios e utopias: considerações sobre Graciela Paraskevaídis e sua obra suono sogno | |
Luiza Gaspar Anastácio, Ana Cláudia Assis | |
Estudo da Rítmica do Retumbão da Marujada de Bragança (PA) | |
Ygor Saunier Mafra Carneiro Monteiro | |
Estudo interpretativo: uma reflexão da prática da canção brasileira | |
Elizabete Segantine Barbosa Carneiro, Cláudia de Araújo Marques | |
Geração de critérios de exploração para “violões microtonais Smetakianos” na colaboração com Mateus Dantas | |
Vladimir Bomfim Primo | |
Gestos Musicais e Corporais: Interações Gestuais em Syrinx de Debussy | |
Vinicius Dias Prates, Leonardo Loureiro Winter | |
Gestures as an integral part of musical performance | |
Thaís Fernandes Santos, Cristina Capparelli Gerling | |
Interações entre compositor e intérprete na criação e execução da obra Sinfonia para violino solo de Caio Facó | |
Antonio Renato de Araújo, Rucker Bezerra de Queiroz | |
Joropo venezuelano: uma abordagem de estilo para a performance do primeiro movimento da Suite para violoncelo e piano de Aldemaro Romero | |
María Bellorin, Fabio Presgrave | |
Manipulação de feedbacks aural e cinestésico no aprendizado inicial de uma peça para piano: experimento com quatro estudantes | |
Renan Moreira Madeira, Regina Antunes Teixeira dos Santos | |
Memorial de performance dos Cinco Estudos para violão de Štěpán Rak | |
Jean Lopes | |
O portamento de David Oistrakh na gravação de 1955 da cadência do Concerto para Violino e Orquestra em Mi menor, de Félix Mendelssohn | |
Paula Cordeiro, Edson Queiroz de Andrade, Carlos Aleixo | |
O processo de catalogação das canções para canto e piano de Frederico Richter | |
Caroline dos Santos Peres, Mônica Pedrosa de Pádua | |
O Projeto “Encontros Sobre Pedagogia do Piano” e as Diretrizes para a Extensão Universitária na Educação Superior | |
Claudia Fernanda Deltregia, Jeezir Morais Nascimento | |
Performance e performatividade musical: das experiências às reflexões | |
Angélica Andrade Menezes, Adriana Giarola Kayama | |
Perspectivas de deliberação na prática pianística de um iniciante avançado | |
Michele Rosita Mantovani, Regina Antunes Teixeira dos Santos | |
Problemáticas da instrumentação e estratégias de execução da obra Psappha de Iannis Xenakis | |
Augusto Alves de Morais, Rodolfo Vilaggio Arilho, Helvio Monteiro Mendes | |
Projeto Pianoforte: um relato de experiência de um projeto social voltado ao ensino do piano | |
Cheisa Rodrigues Goulart | |
Reflexões a respeito do gesto corporal como inovador tímbrico a partir de obras selecionadas do repertório para piano de Henry Cowell | |
Juliana Gonçalves Marin, Fernando Martins de Castro Chaib, Alice Martins Belém Vieira | |
Um aspecto interpretativo sobre o reco-reco na obra Variações Ritmicas de Marlos Nobre | |
Rodolfo Vilaggio Arilho, Fernando Augusto de Almeida Hashimoto, Helvio Monteiro Mendes, Augusto Moralez | |
Uma introdução à música para oboé de Ernst Widmer: processos de edição, contextualização e performance. | |
Lucius Batista Mota | |
Un pasaje notado, cinco variables humanas: Análisis de la tradición de performance del Bambuco Sotareño (c.1930) de Antonio María Valencia | |
Susana Castro Gil, Ana Cláudia de Assis | |
Visão prismática nas práticas interpretativas: estudo de caso no Noturno Op. 20 N. 1, de Leopoldo Miguéz | |
Ana Paula da Matta Machado Avvad | |
Subárea: Educação Musical |
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A análise fenomenológica musical como estratégia em atividades de apreciação musical | |
Ingrid Barbosa | |
A Cartografia nos Processos Intersubjetivos de uma Orquestra Experimental | |
Karine Larissa Ströher, Vânia Beatriz Müller | |
A experiência musical a partir do jogo: práticas criativas em Kinder-musik, de Boris Porena | |
Adriano Justino Moreira | |
A extensão universitária e sua contribuição na formação acadêmica do licenciando em música | |
Felipe Cesar Zocal | |
A formação de regentes corais: uma revisão de publicações brasileiras | |
Felipe Damato de Lacerda | |
A inclusão de alunos com deficiência nas aulas de música de uma escola de ensino regular da cidade de Pelotas – RS | |
Andréia Cristina de Souza Lang, Regiana Blank Wille | |
A prática docente dos professores licenciados em música de Várzea Grande no contexto polivalente | |
Anni Marisi Ribeiro Ortiz, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de Azevedo | |
A profissionalidade emergente de estagiários de música: reconhecendo a profissão docente | |
Aline Clissiane Ferreira da Silva | |
Aquecimento e técnica vocal para coro: conceituação, objetivos e etapas | |
Fábio Miguel | |
As pesquisas produzidas pelo FAPEM: 2014 a 2017 | |
Ana Carla Simonetti Rossato Tomazi, Washington Nogueira de Abreu, Daffny Cristina Molina Lemes, Cláudia Ribeiro Bellochio, Luciane Wilke Freitas Garbosa | |
Cecilia Conde: ideias de ensino de uma educadora musical | |
Nicole Roberta de Mello Penteado, Teresa Mateiro | |
Composição de Microcanções CDG: desdobrando-as em possibilidades musicopedagógicas | |
Leonardo de Assis Nunes, Helena de Souza Nunes | |
Coro infantojuvenil e contexto universitário: desdobramentos de uma tese | |
Ana Lúcia Iara Gaborim-Moreira, Marco Antonio da Silva Ramos | |
Criatividade e educação musical: pesquisas emergentes nos Anais dos Congressos da ABEM (2015 e 2017) | |
Lia Viegas Pelizzon, Viviane Beineke | |
Cultura digital/participativa e aprendizagens nas práticas de produção solo (autoprodução) de um canal do youtube: descrições e percepções iniciais | |
Gutenberg de Lima Marques, Juciane Araldi Beltrame | |
(Des)educativos musicais – por uma educação musical menor | |
Eduardo Pacheco, Michelle Cavalcanti | |
Desenvolvendo ou pressupondo um “ouvido interior”? considerações sobre o uso pedagógico do software MuseScore | |
Maura Penna, Suelena de Araujo Borges Horn | |
Educação Musical e Etnomusicologia: diálogos na formação de professores de música | |
Cristiane Maria Galdino de Almeida | |
Educação Musical e Pedagogia: modos de ser da professora referência | |
Cláudia Ribeiro Bellochio | |
Educador musical e sua constituição docente profissional | |
Regiana Blank Wille | |
Ensino de música a distância na Pedagogia: narrativas de professores formadores sobre o Moodle | |
Zelmielen Adornes de Souza, Cláudia Ribeiro Bellochio | |
Ensino de piano para uma aluna surda: relato de experiência | |
Marisa Nóbrega Rodrigues, Aluska Danyelle de Souza Guimarães, Patrícia Belisário Souza Albuquerque | |
Escutando as crianças em seus processos de aprendizagem musical | |
Renata de Oliveira Antonio | |
Estímulo vocal musical de crianças com autismo | |
Regiana Blank Wille, Luana Medina de Barros | |
Experiencias Musicais com o Kazoo na Educação Infantil | |
Rodrigo dos Santos Xavier, Regiana Blank Wille | |
Formação como pesquisador em música: resultados de pesquisa realizada com mestrandos de dois programas de pós-graduação | |
Gleison Costa dos Santos, Jean Joubert Freitas Mendes | |
Grupo de Saxofones da UFAL: abordagem histórica e relato de experiência | |
Kleber Dessoles Marques | |
Harmonia: uma ferramenta de aprendizagem musical | |
Rogério Tavares Constante, João Teixeira Araújo, Flávio Luiz Schiavoni | |
Manuais didáticos para a Educação Infantil no PNLD 2019: analisando o trabalho com as canções de roda | |
Marcus Vinícius Medeiros Pereira, Luana Roberta Oliveira de Medeiros Pereira, Lívia Fernandes Esteves | |
Memorial de formação de um professor-aprendiz | |
Lucian Baldez Leal | |
Metodologias e estratégias de aprendizado: das “Cartas sobre o ensino do pianoforte” de Carl Czerny às abordagens do piano em grupo | |
Mário Videira | |
Música é linguagem? E o que o autismo tem a ver com isso? | |
Sergio Alexandre de Almeida Aires Filho | |
Música, educação e cultura nos escritos de Boris Porena: um estudo acerca da composizione di base – Brasil/Itália, uma troca possível? | |
Samuel Campos de Pontes | |
Música na igreja evangélica: Relação da aprendizagem e teoria das representações sociais. | |
Daniel Ramalho Alves, Roger Cristiano Lourenço da Silva | |
O aproveitamento de elementos da literatura musical do século XX para compor música didática: sugestões, estratégias, desafios e soluções criativas. | |
Danilo Freitas Valadão | |
O Dia do Terror: experimentando propostas pedagógicas de Keith Swanwick no Colégio de Aplicação da UFS | |
Thais Rabelo, Jair Maciel | |
O discurso do corpo docente do Departamento de Música da Universidade Federal de Pernambuco sobre o sujeito da educação musical | |
Marcus Vinicius Pinto Nunes | |
O ensino da música em escolas municipais da cidade de Ingá-PB, após advento da Lei 11.769/2008. | |
Alba Valeria Vieira Silva, Enderson Flavio Barbosa Pereira | |
O músico e a flauta doce hoje | |
Cesar Villavicencio | |
O músico e a profissão musical: reflexões teóricas de uma pesquisa com estudantes de um curso técnico em instrumento musical | |
Alexandre Vieira | |
O que estudam: guitarristas | |
Marcos da Rosa Garcia | |
Perspectivas curriculares para a formação de professores de música: uma problematização acerca das inter-relações da Licenciatura com as dimensões culturais da contemporaneidade | |
João Valter Ferreira Filho | |
Plim, Plim, Plim: Exploração, Surpresa e Reflexão | |
Teresa Mateiro, Silani Pedrollo | |
Práticas musicais em espaços alternativos: trilhando caminhos de formação | |
Carla Eugenia Lopardo, Sr. Maurcio Alves Daneres, Sra. Cibele Correa Ambrozzi | |
Processo criativo coletivo: arranjos das turmas de Canto Coral da Escola de Música da UFPA | |
Ediel Rocha de Sousa | |
Projeto Individual Progressivo (PIP): uma ferramenta de suporte para processos avaliativos | |
Obadias de Oliveira Cunha, Helena de Souza Nunes | |
Relações entre educação e trabalho/emprego: construindo percursos de inserção profissional em música | |
Maria Odília de Quadros Pimentel | |
Repertório musical, formação de professores unidocentes e interculturalidade: um diálogo possível? | |
Vinicius Ceratti Moreira | |
“Saindo da bolha” e “técnica e espiritualidade”: um estudo com acadêmicos de música com experiências pentecostais | |
Ana Lúcia Louro-Hettwer, Andressa Freitas | |
Searching for intercultural music experiences within a Brazilian children choir | |
Yago Marques da Rocha Neves Maia, Nan Qi | |
Uma pesquisa com estudantes da Pedagogia Noturno e seus entrelaçamentos com a Educação Musical e Pesquisa-Formação | |
Priscila Kuhn Scherdien Reinicke | |
YouTube: um estudo sobre as aprendizagens imbricadas na produção e distribuição dos tutoriais de saxofone | |
Roger Cristiano Lourenço da Silva | |
Subárea: Sonologia |
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A estética lo-fi enquanto potencial ferramenta analítica na produção musical do funk paulistano: aplicações em Bum Bum Tam Tam de MC Fioti | |
Rafael Hermés Mondoni Moreira | |
Detecção automática do início de notas usando o aprendizado de máquina | |
Willy Garabini Cornelissen, Maurício Alves Loureiro | |
Entre o pop, a síntese granular e o noise: um relato sobre o processo criativo da performance multimidia Please don’t be in love with someone else | |
Felipe Lins Ferreira | |
Estratégias criativas de Glenn Gould a partir das Variações Goldberg (a inversão Palco-Estúdio e a mudança de paradigma do papel do intérprete). | |
Fabio Parra Furlanete, Daniel Gouvea Pizaia | |
K-pop: propaganda política na fronteira entre Coreias | |
Augusto Piccinini | |
O universo invisível das redes wifi no processo criativo da instalação multimídia That’s enough internet for today | |
Felipe Lins Ferreira | |
Similaridade Granular: relação de equivalências sonoras | |
Cláudio José Bezz | |
Subárea: Musicologia e Estética |
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7 canções para canto e orquestra de Dinorá de Carvalho: gênese e edição. | |
Flávio Cardoso Carvalho | |
A música do maneirismo e as artes visuais – uma reflexão sobre a correlação entre elementos desse repertório e obras da arquitetura e da escultura maneirista | |
Rafael Luis Garbuio, Carlos Fernando Fiorini | |
A RELAÇÃO ENTRE O ESTILO LIRA-WAY E A VISÃO DE DE MACHY SOBRE A VIOLA DA GAMBA | |
André Luiz Tartas, Silvana Ruffier Scarinci | |
As possibilidades de execução propostas por Giovanni Bassano na carta ao leitor de Motetti, madrigali et canzoni francese (1591) | |
Daniel Figueiredo | |
Benjamin Silva Araújo: questões editoriais e a canção Lenda da Cantiga do Sapo | |
Felipe Pillis Panelli, Paulo Augusto Castagna, Fábio Miguel | |
Canoa em dois tempos: Kilza Setti e a cultura caiçara | |
Marcela Rohsbacker Gonzalez, Acácio Piedade | |
Características das fases criativas de Heitor Villa-Lobos | |
Edmar Dionizio | |
Carmen Miranda: entre síncopas e vocalidades | |
Géssica Fernanda Purcino da Silva | |
Claudio Santoro e a introdução da estética do realismo socialista em música no Brasil | |
Paulo Roberto Machado de Paula, Carlos Fernando Fiorini | |
Contra a pianolatria: os concertos de piano na crítica de Mário de Andrade no Diário Nacional em 1927 | |
André Egg | |
Escutando John Cage através de Adorno: técnicas composicionais e alívio subjetivo no String Quartet in Four Parts | |
Mário Rodrigues Videira Junior, Paulo Cerruti de Arruda Sampaio | |
Le istitutioni harmoniche: as noções de latinitas e licentia no uso de intervalos aumentados e diminutos no contraponto | |
Paula Andrade Callegari | |
Música para quem? Observações sobre a construção da ideia de música clássica na Cidade de São Paulo, na passagem do século XIX para o XX | |
Camila Carrascoza Bomfim | |
O cancioneiro de Eduardo Souto e sua trajetória até a sala de concertos | |
Lenine Alves dos Santos, Anne Amberget, Daniela da Silva Moreira, Robson da Silva Lemos | |
O conservatório de música de Itaqui-RS e a influência das ações do Centro de Cultura Artística do Rio Grande do Sul | |
Igor Hardok Fuchs | |
O desenvolvimento uma tipografia baseada em originais renascentistas e a editoração de Motetti, madrigali et canzoni francese (1591) de Giovanni Bassano | |
Alfredo Faria Zaine, Daniel Figueiredo | |
O período de transição na ópera italiana: a presença do bel canto do primo ottocento na vocalidade de Maria Tudor | |
Isaac William Kerr, Lenita Waldige Mendes Nogueira, Marcos da Cunha Lopes Virmond | |
Oneyda Alvarenga e Curt Lange: análise documental de uma relação epistolar | |
Júlio Guatimosim, Natália Leite Braga, Julia Tempesta, Edite Rocha | |
Os caminhos percorridos pela pianista russa Luba d’Alexandrowska (1890-1970) em sua carreira, revelados pela imprensa brasileira dos anos 1920 | |
Nathalia Lange Hartwig | |
Os revivals de Le fortune di Rodope e Damira de Aurelio Aureli e Pietro Andrea Ziani no sistema produtivo da ópera veneziana do século XVII | |
Marcia Eloiza Kayser | |
Oscar Guanabarino e os cantores sul-riograndenses: uma referência nacional | |
Amanda Oliveira, Luiz Guilherme Goldberg | |
Poética em miniaturas para piano: fatores estéticos e performativos | |
Acácio Tadeu de Camargo Piedade, Weliton de Carvalho | |
Reflexões sobre escritos de Alexandre Tansman a respeito de tradição em música | |
Luigi Brandão, Marcos Holler | |
Sociedade de Concertos León Kaniefsky: um repertório nacional | |
Adriano de Castro Meyer | |
Solicitações de pagamento e autos de arrematação de música em Vila Rica (1775-1812): informe metodológico | |
Felipe Novaes, Edite Rocha | |
“Trovas de Amor” – a presença do bel canto italiano nas canções de Francisco Mignone | |
Lenine Alves dos Santos | |
Um testemunho da prevalência da estrutura modal na práxis da Schola Musicale Romana em torno de 1550 | |
Carlos Henrique Cascarelli Iafelice | |
Uma proposta de catálogo de obras para contrabaixo de Edmundo Villani-Côrtes | |
José Pedro Guimarães Porto, Luciana Noda | |
Subárea: Etnomusicologia |
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A Encomendação das Almas na cidade de Itaúna-MG: cânticos e contexto | |
Vinícius Eufrásio, Edite Rocha | |
Agência musical e corpo: autoetnografia e construção de experiências encantadas na Escola de Capoeira Angola Resistência (ECAR). | |
Daniel Lacerda Franco Marinho Bueno | |
Alguns eventos com bandoneón e acordeão no Nordeste uruguaio. | |
Fabián Arocena Narbondo | |
Banda Daniel Nascimento: um olhar sobre a prática de Banda de Música no sudeste do Pará | |
Tirsa Lais de Oliveira Gonçalves Moraes | |
Clube da guitarrada: de um encontro de apreciação à disseminação de um gênero musical paraense | |
Max David da Silva Tavares, Doriedison Viana de Souza | |
Construindo uma Etnomusicologia da Memória em Porto Alegre: Músicos profissionais da noite | |
Paulo F. Parada | |
Das rádios às caravanas do forró: desenvolvimento da música de Caruaru através das mídias locais | |
Philipe Moreira Sales Silva | |
Devenires sociohistóricos, performance y sonido en las prácticas musicales afrodescendientes del suroccidente de Colombia | |
Paloma Palau Valderrama | |
Disponibilização de cartografia organológica brasileira | |
Alice Lumi Satomi, Lucas Benjamin Potiguara, Maria Luiza Garcia Caldas | |
Festivais temáticos/fechados de música nativista: estudo de um processo de imersão na composição e na cultura pampeana | |
Flávio da Silva Mendes | |
Gambá Elétrico: Revitalização e reinvenção de uma tradição na cidade de Maués/AM | |
Karine Aguiar de Sousa Saunier, Waldo Mafra Carneiro Monteiro, Ygor Saunier Mafra Carneiro Monteiro | |
Instrumento glocal: violão e guitarra na indeterminada fronteira entre o remoto e o local | |
Alexandre Martinello Sanches, José Eduardo Fornari Novo Jr. | |
Mudanças e novas identidades musicais no Pará – o antes e o depois do surgimento da Lambada | |
Saulo Christ Caraveo, Sônia Maria Moraes Chada Moraes Chada | |
Música instrumental e (de)colonialidade: violeiros na cena musical urbana | |
Leandro Drumond Marinho, Eurides de Souza Santos | |
Noite de serestas e músicas inesquecíveis: um estudo etnomusicológico sobre música e memória em Bagé/RS | |
Luana Zambiazzi dos Santos, Niandra Lacerda Rodrigues | |
O musicar da Bolívia Paulistana: caminhos de uma diáspora | |
Cristian Felipe Roa Lesmes | |
O repertório periférico da Orquestra Santo Antônio | |
Moacir da Silva Côrtes Junior | |
O “Rap AM” interseccionando gerações: práticas político-musicais diversas no circuito manauara | |
Rafael Branquinho Abdala Norberto | |
Os fazeres musicais de imigrantes africanos no Rio Grande do Sul: o caso dos senegaleses e ganeses em Caxias do Sul | |
Kelvin Venturin, Maria Elizabeth Lucas | |
Os sons na fronteira: um estudo sobre a escuta numa região de limite entre um bairro e uma favela de Belo Horizonte | |
Márcia Pereira Guerra | |
Os “fora da história”: música, política e censura em Angola | |
Mateus Berger Kuschick, Reginaldo Gil Braga | |
Para um protagonismo “das pessoas”: revisão de literatura sobre o Instituto Arraial do Pavulagem | |
Tainá Mª Magalhães Façanha | |
Por que a linha-guia é uma linha-guia? | |
Luciano da Silva Candemil | |
Punk rock na Amazônia: elementos interculturais nas canções da banda Ato Abusivo | |
Keila Michelle Silva Monteiro | |
Transformações na ordem cultural do gauchismo através da música | |
Eduardo Hector Ferraro | |
Subárea: Música e Interfaces |
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A trilogia grega de stravinsky e balanchine apolo musagète, orfeu e agon : uma construção agonística | |
Charlotte Caroline Riom | |
Modos da Escuta de Pierre Schaeffer e Escalas Nordoff Robbins: um estudo de caso | |
Aline Moreira Brandão André, Cybelle Maria Veiga Loureiro | |
Musicoterapia em revista: análise de dois periódicos brasileiros da área | |
Nira Azibeiro Pomar | |
Subárea: Música Popular |
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A caixa surda: possibilidades de adaptação dos instrumentos típicos da percussão no samba para bateria | |
Arthur Teles Leppaus | |
A cultura popular e o mercado musical no Brasil: Um olhar sobre o bumba-meu-boi do Morro do Querosene, em São Paulo | |
Tamiris Duarte Carpin | |
A teatralidade da canção Surabaya Johnny nas vozes de Suzana Salles e Cida Moreira | |
Deborah Ferraz Neiva Gontigo | |
Actâncias vocais: uma cartografia gestual do canto popular brasileiro contemporâneo | |
Ricardo Alexandre de Freitas Lima, Regina Machado | |
As transformações composicionais nos choros de Garoto. | |
Rafael Mitsuru Yasuda, Manuel Silveira Falleiros | |
Bogotá de Criolo e Domingo no parque de Gilberto Gil: consonâncias latino-americanas em um contexto musical brasileiro | |
Davi Ebenezer Ribeiro da Costa Teixeira, Magda de Miranda Clímaco | |
Chiquinho do Acordeon no LP Celebration – Rock’n’roll na sanfona | |
Matheus Kleber | |
Choro-sambado: reflexões sobre os aspectos rítmicos e suas repercussões melódicas | |
Gabriela de Melo Machado | |
Da “tradição”, da “modernidade” e do “desaparecimento” do carimbó em Belém do Pará | |
Paulo Murilo Guerreiro do Amaral | |
Dissonância métrica nos contrapontos de Pixinguinha com Benedito Lacerda | |
Leandro Gumboski, Cibele Palopoli | |
Dissonâncias métricas na bateria de Virgil Donati: uma análise de Pyramids On Mars e Alien Hip Hop | |
Leandro Gumboski | |
Elementos do projeto estético de Tom Zé em Mã: análise e interpretação | |
Leilor Miranda Soares | |
Experimentações contraculturais: origens do rock progressivo inglês e da tropicália | |
Thomas Silveira Cavalcanti de Albuquerque, Guilherme Sauerbronn | |
Isto é bossa nova: A Crítica à Bossa Nova no Samba de Bruno Marnet e Bill Farr | |
Daniel Alves dos Santos | |
Música de entretenimento no Rio de Janeiro oitocentista | |
Martha Tupinambá de Ulhôa | |
Música e poesia: dois carinhos se procuram em uma esquina – uma análise de Canção Amiga | |
Deborah Ferraz Neiva Gontigo | |
Musicalidades de Noel Guarany: Transcrições para violão em partitura e tablatura | |
Jair dos Santos Gonçalves | |
O acompanhamento de Toninho Horta em De frente para o crime de João Bosco e Aldir Blanc | |
André Filipe Gonçalves Carreiro | |
O solo improvisado de Luiz Eça na música Samba de uma nota só do disco de estreia do Tamba Trio lançado em 1962 | |
Diogo Souza Vilas Monzo | |
O uso do intervalo de segunda menor por Lula Galvão sobre diferentes tipologias de acordes, em contextos de acompanhamento | |
Victor Rocha Polo, Hermilson Garcia do Nascimento | |
Produção Digital de Trilhas Musicais: Uma Proposta Metodológica | |
Eloi Fernando Fritsch | |
Proposta de modelo analítico de gêneros musicais na perspectiva bakhtiniana da linguagem para o improvisador: o caso do frevo | |
Klesley Bueno Brandão | |
Quintal de clorofila: breve análise histórica e estilística das composições dos irmãos Arbo. | |
Gérson Werlang | |
Um arranjo para Nanã de Moacir Santos e outras coisas: da possibilidade de contribuição da análise musical em sua elaboração final | |
Paulo Jose de Siqueira Tine | |
Valter Silva no violão de 7 cordas: reflexões sobre a construção dialógica do discurso musical | |
Lamas Guilherme Augusto Lamas de Oliveira, Schroeder Jorge Luiz Schroeder | |
Subárea: Teoria e Análise |
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A teoria da Periodicidade Generalizada de Henri Pousseur: por uma perspectiva ondulatória de análise musical | |
Gabriel Fernandes Xavier | |
Análise musical de Sonata para violino solo de Cláudio Santoro | |
Ana Leticia Crozetta Zomer, Adriana Lopes da Cunha Moreira | |
Forma e memória na peça opus 33b de Arnold Schoenberg | |
André de Cillo Rodrigues | |
Função textura no contexto da teoria do domínio sonoro: estruturas matemáticas | |
André Codeço dos Santos | |
Identificação de padrões rítmicos sincopados em melodias de Choros | |
Cibele Palopoli, Daniel Gutierrez Prado | |
O Segundo Concerto para Piano e Orquestra de Béla Bartók: Considerações sobre Estrutura Clássica | |
Rodrigo de Carvalho Vasconcelos | |
O uso da classe de tricorde 3-7 (025) na obra Sol, de Ernst Widmer | |
Menahem Hein de Oliveira Farias, Natanael de Sousa Ourives | |
O uso de elementos modais como base para o desenvolvimento de novas estratégias de organização harmônico-formal na música do século XX | |
Arthur Rinaldi | |
Pietro Bembo e o madrigal italiano do século XVI: uma análise de Che giova posseder, de Andrea Gabrieli | |
Ludmilla Thompson | |
Relações de complementariedade na obra Toccatina, ponteio e final de Marlos Nobre | |
Danilo Ap. do Carmo Alves | |
Relações estruturais de paráfrases da chanson Comme femme desconfortée de Gilles Binchois na Missa-tenor Comme femme desconfortée e no moteto-tenor Angeli archangeli de Heinrich Isaac | |
Fernando Luiz Cardoso Pereira | |
Sonoridade pianística no Livro dos Sons de Hans Otte | |
Fabrício Solano Gonçalves, Acácio Tadeu Camargo Piedade | |
Simpósio: Acervos Musicais Brasileiros |
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Texto do simpósio | |
Paulo Castagna, Fernando Lacerda Simões Duarte | |
A documentação musical nas coleções e fundos do Serviço de Arquivo do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo | |
Adriano de Castro Meyer | |
A elaboração de livros-partituras para as cerimônias dos Ofícios de Trevas da Semana Santa em São João del-Rei (MG) | |
Simonne Nascimento, Romeu Rabelo | |
A música como memória do mundo | |
Rosana S. G. Lanzelotte, Nivia G. Zumpano | |
Acervo, Etnografia da Prática Musical e História Oral – um cruzamento de dados revelador | |
Saulo Christ Caraveo, Sônia Chada | |
Arquivo da Orquestra Sinfônica de Santa Maria: uma breve descrição do seu histórico organizacional | |
Aline Lucas Guterres Morim | |
Copistas de manuscritos musicais, constantes no arquivo de música sacra da Lira Imaculada Conceição, de São Tiago, MG: pesquisa em fontes primárias | |
Edilson Assunção Rocha, Tássio Tulio Mendes de Resende | |
Fontes de música religiosa no acervo da Sociedade Literária e Beneficente “Cinco de Agosto” de Vigia, no Pará: um estudo exploratório em busca de contextos e conexões | |
Fernando Lacerda Simões Duarte | |
O acervo da Discoteca L. C. Vinholes, do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas: música gravada e identidades no extremo sul do Brasil | |
Luís Fernando Hering Coelho, Rafael Henrique Soares Velloso | |
O levantamento de dados para um catálogo temático de obras musicais | |
Roberto Fabiano Rossbach | |
O repertório brasileiro para trombone solo (sem acompanhamento) dos séculos XX e XXI: dados de um levantamento em andamento | |
Ricardo Félix de Morais, Ranilson Bezerra de Farias | |
Os primeiros manuscritos brasileiros para conjuntos de saxofones de Francisco Braga: a possível origem de uma prática musical na Belle-Époque do Rio de Janeiro. | |
Vinicius Macedo | |
Princípios arquivísticos, características dos documentos de arquivo e as particularidades dos acervos musicais: (des)caminhos do estudo das práticas musicais a partir de documentos musicográficos observados em arquivos e coleções da região amazônica | |
Fernando Lacerda Simões Duarte | |
Reconstituição de “Interlúdio”, quarto movimento do Salmo XXII – O Bom Pastor de Dinorá de Carvalho | |
Tadeu Moraes Taffarello | |
Uma experiência de inventariação de acervo com ênfase na distinção das dimensões documental e notacional da representação musical | |
Paulo Castagna | |
Simpósio: Música e gênero – reflexões sobre processos e práticas na produção sonora de mulheres |
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Texto do simpósio | |
Harue Tanaka, Isabel Porto Nogueira, Laila Rosa | |
A Figura Feminina no Clube Musical 31 de Agosto | |
Vanessa Nogueira Lobo, Adrienne Cavalcante, Tainá Façanha | |
A Orquestra 100% Mulher: a produção musical de mulheres instrumentistas em parte do contexto pernambucano | |
Alice Emanuele da Silva Alves | |
A produção científica em música no Brasil e a necessidade de olhares periféricos: a música das mulheres em João Pessoa | |
Tânia Mello Neiva, Mariana Duarte, Danielly Dantas de Medeiros | |
Cena lésbica do funk em São Paulo | |
Raquel Mendonça Martins | |
Emilia De Benedictis em seu centenário: algumas considerações sobre sua atuação como pianista e compositora | |
Eliana Monteiro da Silva | |
Memórias musicais e gênero: performance da compositora e cantora lírica Helena Nobre | |
Gilda Helena Gomes Maia | |
Metodologias da impermanência em escuta, diálogo e criação: pesquisa e prática artística feminista | |
Isabel Porto Nogueira | |
Mulheres em performance musical: nosso musicar local | |
Harue Tanaka | |
Mulheres negras no funk carioca: uma expressão cultural de resistência | |
Tamiê Pages Camargo | |
Na cadência do gênero: histórias de vida das docentes universitárias violonistas brasileiras (1980-2018) | |
Simone Lacorte Recôva | |
Pilares para criação e pesquisa feminista: o caso da performance feita à mão | |
Isadora Nocchi Martins | |
Quem sou eu? Artivismo e identidades dissidentes na performance de Linn da Quebrada | |
Mariana de Lima Veloso | |
Sara González en el Grupo de Experimentación Sonora del ICAIC: marcas de género en su discurso épico | |
Ivette Janet Céspedes Gómez | |
Se Correr o Bicho Pega, Se Ficar o Bicho Come: composição e direção musical de Geny Marcondes | |
Iracele Vera Livero de Souza | |
Ser atriz, compositora e mestra da cultura popular: reflexões sobre a produção musical de Mestra Isabel Melo em Belém-PA | |
Jorgete Maria Portal Lago | |
Uma pianista entre duas escritas: Magda Tagliaferro em versão autobiográfica e na cultura histórica | |
Anderson da Mata Daher | |
Vozes: processos criativos e transgressivos na produção sonora feminina | |
Yasmin Marques de Freitas | |
Simpósio: Ciências musicais – Borrando fronteiras disciplinares |
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Texto do simpósio | |
Luiz Guilherme Duro Goldberg, Rafael da Silva Noleto | |
A formação musical e profissional do músico de orquestra – o caso dos instrumentistas da Orquestra de Câmara Theatro São Pedro, de Porto Alegre | |
Guilherme Furtado Bartz | |
Discursos sobre Música e Ciências Musicais Aplicadas: discutindo fronteiras entre saberes no contexto de um Programa de Pós-Graduação em Artes | |
Fernando Lacerda Simões Duarte, Líliam Barros, Sonia Chada | |
Formação do cantor lírico: ações pedagógicas interdisciplinares | |
Daniele Briguente, Sonia Ray | |
Gramsci, cultura e a música em disputa | |
Lurian José Reis da Silva Lima | |
Interfaces disciplinares na Música Brasileira: universalismo estético e a experiência do ‘real’, segundo Friedrich Kittler | |
Marta Castello Branco | |
Lira conspiradora: memória e identidade num fenômeno musical centenário | |
Karina Barra Gomes | |
Mário de Andrade, H. J. Koellreutter e a funcionalidade da arte: a relatividade dos valores estéticos e seus desdobramentos políticos, pedagógicos e composicionais | |
Marcus Straubel Wolff | |
Musicologias, História e Ciências Sociais: aproximações necessárias | |
Carlos Ernest Dias, Ian Zadorosny Quadros Vieira | |
O contexto musical da cidade do Rio Grande RS nas primeiras décadas do séc. XX, por meio da trajetória artística e pessoal do músico Hermínio de Moraes (1883-1935) | |
Marcele Meneses, Marcos Holler | |
Os modelos interdisciplinares de Georgina Born aplicados aos processos de ensino-aprendizagem no choro | |
Luciana Fernandes Rosa, Silvia Maria Pires Cabrera Berg | |
Pesquisa artística como espacio de decolonización de la producción de conocimiento musical | |
Susana Castro Gil, Ana Cláudia de Assis | |
Simpósio: A improvisação musical em seus múltiplos aspectos |
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Texto do simpósio | |
Cliff Korman, Fabiano Araujo Costa | |
A identidade musical pela sonoridade na performance de bateria | |
Guilherme Marques, Fernando Hashimoto | |
A improvisação brasileira sob a perspectiva pós-colonial: por uma improvisação enquanto prática possível | |
Ramón Del Pino, Manuel Silveira Falleiros | |
A improvisação na aprendizagem da clarineta: o estudante como protagonista de sua aprendizagem | |
Rosa Barros, José Ítalo Gomes Pereira | |
Aspectos de uma análise audiotátil aplicada à música brasileira: o solo de Altamiro Carrilho em Degraus da Vida | |
Marcio Modesto, Silvia Maria Pires Cabrera Berg | |
Audiotatilidade e invenção em Frevo de Egberto Gismonti | |
Diones Correntino, Paulo José de S. Tiné, Antônio Rafael dos Santos | |
Contaminações sonoras: A pregnância de materiais sonoros na Livre Improvisação | |
Miguel D. Antar, Fabio Manzione Ribeiro | |
Mystery and Manners: comprovisação, localidade e cosmopolitismo | |
Arthur Faraco, Manuel Falleiros | |
O improviso livre enquanto erosão de velhas estruturas ou insurreição contra práticas musicais hegemônicas | |
Severino Henrique Soares Correia | |
O improviso no choro: ferramenta da fluência | |
Henrique Leal Cazes | |
Política da experiência estética: improvisação como objeto dos discursos artístico e acadêmico | |
Fábio Furlanete | |
Práticas Improvisatórias Direcionadas para o Curso de Bacharelado Piano | |
Claudio Dauelsberg | |
Trio Corrente e Paquito D’Rivera: a improvisação, uma prática de performance | |
Diogo Souza Vilas Monzo | |
Vanguardas, experimentos e improvisação livre: três visões sobre a liberdade do performer | |
Matteo Ciacchi, Valério Fiel da Costa | |
Simpósio: Rotas musicais – A história da música no Brasil, em Portugal e além |
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Texto do simpósio | |
Alberto José Vieira Pacheco, Paulo Mugayar Kühl, David John Cranmer | |
A marcha fúnebre e a formação do repertório de banda de música em São João del-Rei/MG no século XIX | |
Edésio de Lara Melo | |
Demetrio de Perez e a tradição portuguesa de adicionar personagens cômicos nas adaptações de Metastasio: apontamentos documentais para uma edição moderna | |
Fernando Costa Barreto, David John Cranmer | |
Em mironga de moça branca tem o quê? | |
Eduardo Fonseca de Brito Lyra, Andrea Albuquerque Adour da Camara | |
Francisco de Souza Coutinho, alias the Marquis of Valença, alias Chico Redondo (1866-1924): his impact in Brazil | |
David Cranmer | |
Furtado Coelho: o músico | |
Alberto José Vieira Pacheco | |
Intercâmbios musicais: o Brasil na Itália através da voz de Ernesto De Marco | |
Daniela da Silva Moreira, Alberto José Vieira Pacheco | |
Mapeamento das relações sócioprofissionais de oficiais músicos em Vila Rica entre 1775 e 1798 | |
Felipe Novaes, Edite Rocha | |
O ritual mercedário do frei João da Veiga e a prática litúrgico-musical dos mercedários do convento do Pará: estado da arte | |
André Gaby, Paulo Castagna | |
Redescobrindo Fasciotti: sobre a origem do castrato que influenciou a prática vocal carioca no Brasil Joanino | |
Sérgio Anderson de Moura Miranda, Ana Cláudia de Assis, Alberto José Vieira Pacheco | |
Um contrato de além-mar (Lisboa 1841): a travessia oceânica de João Nepomuceno de Mendonça para ser mestre-de-capela da catedral de Belém do Grão-Pará | |
Jonas Monteiro Arraes | |
Vila Rica em festa (1775-1812): atuação do oficialato em música nas festividades do Senado da Câmara | |
Felipe Novaes | |
Simpósio: Semiótica musical – novas fronteiras |
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Texto do simpósio | |
Cleyton Vieira Fernandes, Ricardo Castro Monteiro, Heloísa de Araújo Duarte Valente | |
A teoria de multimídia musical de Nicholas Cook como estratégia para a análise de música-teatro | |
Fernando de Oliveira Magre | |
Arranjo na Canção: Modos de Contato | |
Gustavo Bonin | |
Canções das mídias nos anos 1950: a performance e a persona vocal da cantora Maysa | |
Raphael Fernandes Lopes Farias, Heloísa de Araújo Duarte Valente | |
Condições de existência do discurso musical: uma abordagem semiótica | |
Cleyton Vieira Fernandes | |
“Non! Je ne regrette rien…” Apontamentos sobre memória da mídia, pelo estudo da canção | |
Heloisa de Araujo Duarte Valente | |
Regimes de Interação do Sujeito: perspectivas para a construção discursiva na música | |
Felipe Marques de Mello | |
Sobre o uso criativo da aspectualização das faixas nos álbuns de canção: um exemplo em Canções Praieiras | |
Matheus Henrique Mafra, Cleyton Vieira Fernandes | |
Simpósio: Cognição incorporada e criação musical |
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Texto do simpósio | |
Guilherme Bertissolo, Marcos Nogueira | |
A fricção entre esquemas musicais sob a perspectiva da música como narrativa como horizonte conceitual na formação de processos composicionais | |
Ricardo Augusto Moreira Alves, Guilherme Bertissolo | |
A intencionalidade na canção de câmera | |
Achille Picchi | |
Audiofotos: poéticas da criação musical eletroacústica incorporada | |
Cláudio Bezz | |
Compondo entendimentos: experimentos em cognição, criação e performatividade | |
Guilherme Bertissolo | |
Construindo a performance musical do violinista de orquestra | |
Carlos André Weidt Mendes | |
Expertise do professor de performance musical: definições e conceitos | |
Anderson César Alves | |
O movimento “inteligente” dos dedos: entre as habilidades cognitiva e motora dos pianistas | |
Midori Maeshiro | |
Performance musical: os gestos expressivos como affordances musicais | |
João Gabriel Caldeira-Pires Ferrari | |
Ritmo e visão: um debate sobre a aquisição de reflexo na leitura rítmica através dos clichês visuais por graduandos em música | |
Roberta Mourim | |
Um estudo sobre temporalidades do compositor, do intérprete e do computador na música eletroacústica | |
Alisson Gonçalves da Silva, Guilherme Bertissolo | |
Um processo criativo centrado no corpo: a construção da performance das Seis Danças Romenas de Béla Bártok sob uma perspectiva corporificada | |
Mariana do Socorro da Silva Brito, Catarina Leite Domenici | |
Simpósio: Composição e performance – o fazer musical conjunto |
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Texto do simpósio | |
Ledice Fernandes de Oliveira Weiss, Eliane Tokeshi, Silvio Ferraz Mello Filho | |
A composição de Gotas sobre o espelho d’água e a terra acidentada, para percussão múltipla, como fruto de diálogos | |
Pedro Yugo Sano Mani | |
Colaboração compositor-performer: uma proposta de metodologia | |
Luciane Cardassi, Guilherme Bertissolo | |
Corporificando a criação de sonoridades expandidas | |
Ledice Fernandes de Oliveira Weiss | |
Criação e prática musical no Projeto Pará Caribe: um fazer conjunto no Norte do Brasil | |
Iva Rothe-Neves, Sonia Chada | |
Da Ideia ao Som e de Volta a Ideia: Colaborações entre Compositor e Performer em Guainumbi | |
Igor Leão Maia | |
Inteligibilidade e plasticidade musicais na performance do recente repertório misto | |
Pedro Sousa Bittencourt | |
Luthieria: ou como deixar surgir a voz do instrumentista-instrumento | |
José Pereira de Mattos Neto, Lucas Raulino | |
Novos modelos antigos: princípios da música antiga como alternativa para a criação musical contemporânea | |
Fábio Cury | |
O modelo físico no contexto da escrita instrumental: revirada para tamborim solo | |
Rodolfo Augusto Daniel Vaz Valente | |
O uso das sonoridades estendidas em processos colaborativos artístico-pedagógicos | |
Sergio Kafejian | |
Os quatro modelos da técnica instrumental estendida | |
Guilherme Ribeiro | |
S’arricugghieru: construção e negociação colaborativa de uma performance | |
Marcello Messina, Bruno Madeira, Leonardo Vieira Feichas | |
Troca Interativa: um modelo de coletivo de compositores em busca de novos paradigmas para a música do século XXI | |
Rafael Dias Santos Almeida, Kedson Silva de Jesus, Luciane Cardassi | |
Simpósio: Panorama da pesquisa sobre violão no Brasil |
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Texto do simpósio | |
Humberto Amorim Neto, Carlos Fernando Elias Llanos, Flávia Rejane Prando | |
A autoavaliação mediante a ampliação de feedback pelo uso do gravador no estudo do violão | |
Ederaldo Sueiro Júnior | |
A Biblioteca Abel Carlevaro: análise preliminar e contribuições | |
Bruno Madeira | |
A preparação para a performance musical ao vivo: uma revisão de literatura dos métodos e tratados de violão clássico | |
Rafael Iravedra, Daniel Wolff | |
A produção nacional em violão: um levantamento dos Anais da ANPPOM publicados na última década | |
Camilla dos Santos Silva, Carlos Fiorini | |
A teoria da Gestalt na construção de um discurso interpretativo: Prelúdio da Suíte Compostelana, de Federico Mompou | |
Paulo Martelli, Neil Yonamine | |
A transcrição para dois violões da Sonata para piano op. 31 n. 2 “a tempestade”, de Ludwig van Beethoven | |
Daniel Wolff | |
Assessing the experience of individual music practice: self-regulation and flow questionnaires | |
Marcos Vinícius Araújo | |
“Brazilian guitar music”: music and identity in service of a stereotyped product | |
Marco Ernesto Teruel Castellon, Flavio Terrigno Barbeitas | |
Considerações sobre um ciclo de terceiras no Prelúdio em Mi bemol maior, Op. 199 n. 21, de Mario Castelnuovo-Tedesco | |
Luigi Brandão, Bruno Madeira | |
Ensino coletivo de violão: uma abordagem criativa. O professor como parceiro no despertar e exercício de valores humanos no processo de aprendizagem musical. | |
Andrea Paola Picherzky | |
Estudo do equilíbrio sonoro no concerto Diálogo para violão e cordas de Ernst Mahle | |
Guilherme Luis Bassi Arce | |
Fernando Hidalgo: um violonista espanhol no Rio de Janeiro oitocentista | |
Humberto Amorim | |
La influencia de Astor Piazzolla sobre Máximo Diego Pujol: El Epílogo de La elegía por la muerte de un tanguero | |
Sebastián Miguel Barroso, Eduardo Campolina | |
La propuesta técnica de Abel Carlevaro: direccionamientos para un análisis crítico de la Serie Didáctica para guitarra | |
Huayma Tulian, Eduardo Campolina | |
Mário de Andrade e a crítica musical em São Paulo: Música pra violão (1928) | |
Flavia Prando | |
Memória e Trajetória Violonística do Professor José Mário de Araújo | |
Eddy Lincolln Freitas de Souza | |
O projeto de ensino prática orientada de técnica violonística e sua contribuição para o desenvolvimento técnico dos alunos do curso técnico em instrumento musical do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – campus Porto Alegre | |
Fernanda Krüger, Guilherme Marotti Della Casa | |
O termo “violão brasileiro”: sugestão de ideias-chave para pesquisar a sua polissemia performativa | |
Fernando Elias Llanos | |
O violão na Amazônia: a prática de conjunto como metodologia na construção de um repertório para a Camerata Popular Participativa | |
José Maria Carvalho Bezerra | |
Rogério Guimarães: aportes à musicologia violonística | |
Jefferson Luis Gonçalves da Motta | |
Roland Dyens, violonista cuisinier: suas ideias sobre arranjo para violão clássico solo e uma análise de seu arranjo do jazz standard Misty | |
Guilherme Vincens | |
Sonatina para violão solo de Marcelo de Camargo Fernandes: procedimentos para estabelecer o aparato crítico da obra | |
Renato Serrano, Tiago Oliveira | |
Simpósio: Processos Criativos em Música Popular |
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Texto do simpósio | |
Rafael Velloso, Leandro Ernesto Maia | |
A assimilação de procedimentos interpretativos na prática composicional: antecipações rítmico-cadenciais na obra de Zé Barbeiro | |
Cibele Palopoli | |
A guitarrada amazonense: diálogos culturais e invenções. | |
Rafael Angelo dos Santos Lima, Rosemara Staub de Barros | |
Abordagens metodológicas e aspectos interdisciplinares dos processos criativos em música popular | |
Rafael Henrique Soares Velloso, Leandro Ernesto Maia | |
Apontamentos sobre a atuação feminina no cenário musical pelotense a partir do jornal A Alvorada | |
Lígia Poliana de Oliveira | |
Conversa de Botequim na universidade: uma resposta a Noel e a sociedade | |
Jean Presser | |
Núcleo da canção Ufpel: “cancionando a academia” | |
Guilherme Sperb | |
O conceito de criação musical no bacharelado em música popular da UFPel: o que é que tem nessa cabeça | |
Marcelo Barros de Borba, Eduardo Guedes Pacheco | |
Os Campos Neutrais de Vitor Ramil: uma POEtica do Frio entre Nuvens, Borges e Bourdieu | |
Leandro Maia | |
Ouvir, experimentar e criar: efetivando saberes musicais nas práticas de tecladistas | |
Maria Amélia Benincá de Farias | |
Política, dialogismo e historicidade em Clube da Esquina nº2, de Lô Borges, Milton Nascimento e Márcio Borges: análise do discurso poético-musical a partir de reflexões de Foucault | |
Rodrigo Borges, Mônica de Pádua | |
Processos Criativos no Choro de Grupos Instrumentais dos anos 1990 no Rio de Janeiro e suas re-leituras dos grandes clássicos | |
Sheila Zagury | |
Grupos de Trabalho |
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Texto do GT “Atividade musical profissional no Brasil: função social e mercado de trabalho” | |
Camila Carrascoza Bomfim, Inês Beatriz de Castro Martins | |
Texto do GT “Construindo epistemologias musicais alternativas” | |
Favio Shifres | |
Texto do GT “O ensino da composição musical” | |
Rogério Tavares Constante, Felipe Merker Castellani | |
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