V.33, 2023

XXXIII  Congresso da ANPPOM

ST1 – Acervos Musicais Brasileiros

Arquivos musicais como agentes de revitalização da memória social: o caso do arquivo Mater Verbi PDF
Jéssica Wisniewski Dias
Cantata Guaná Bará de Camargo Guarnieri: descrição das fontes na elaboração de uma edição crítica PDF
Alexandre Alves Longobardi, Carlos Fernando Fiorini
O acervo da banda em revisão PDF
NIRA AZIBEIRO POMAR
Em busca das últimas edições impressas de periódicos acadêmicos brasileiros de Música PDF
Renato Pereira Torres Borges
Acervos musicais de instituições policiais militares Oitocentistas no Brasil: estrutura, funções e vocabulário musical em comum PDF
Inez Beatriz de Castro Martins Gonçalves
Inventário parcial e preliminar da série 5 do Arquivo João Antônio Romão PDF
Rafael Barrera
A disponibilização pública do acervo da Discoteca Pública Municipal como ação pioneira de política pública de cultura PDF
Jefferson Luis Gonçalves da Motta, Paulo Augusto Castagna
Acervo José Pascoal Guimarães: Resgate de obras e compositores PDF
Roger Deboben Schena, Fernando Araújo de Paula
O conjunto das Ave Marias de Villa-Lobos – problemas musicológicos PDF
Danilo Martins Ferreira
Mapeamento de possíveis acervos musicais em duas cidades do Maciço de Baturité e estudo exploratório no Mosteiro dos Jesuítas PDF
Fernando Lacerda Simões Duarte
O arquivo familiar da mestra Iracema Oliveira, em Belém do Pará: estudo exploratório e uma proposta de tratamento PDF
Sâmela Cristina de Souza Jorge, Fernando Lacerda Simões Duarte

ST3 – Educação Musical Especial em contextos diversificados

Música e surdez: já ouviu falar sobre isso? PDF
Nayane Teófilo Teófilo Lacerda, Júlia de Oliveira Bolina
Regendo emoções: a jornada de um maestro autista na música de concerto PDF
Fellipe Rafael Carnauba Teixeira
O Canto Coral na perspectiva da Educação Musical Especial PDF
Gabriela Dantas Lopes, Ingride Miranda da Silva Narciso
Outras experiências sensoriais possíveis. Notas preliminares sobre a implementação do Núcleo de Acessibilidade Educacional e Permanência (NAEP) na Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES) PDF
Edimilson Rodrigues de Souza, Gleidson Jordan dos Santos, Monique Traverzim, Rafael Peres Martins
Flexibilidade e adaptação: instrumentos musicais digitais para ampliar a participação ativa de pessoas surdas na música PDF
Thiago Augusto Eugênio Guedes Reis, Sérgio Freire
Os aspectos musicais despertados em indivíduos Beatlemaníacos autistas e não autistas ao ouvirem e analisarem a canção Yesterday da banda The Beatles PDF
Raquel Dias Navogino

ST4 – Música e Cultura Digital

O som da Trama Virtual: desenvolvimento de ferramentas de web scraping para levantamento de músicas PDF
Bruno Westermann, Thiago Cardozo
Educação musical, YouTube e Cultura Participativa: Revisão de literatura de uma pesquisa em andamento PDF
Lucas Benjamin Potiguara
Gênero e plataformas digitais de música: um estudo sobre representatividade feminina na playlist do Spotify Top 50 – Brasil PDF
Letícia Alexandra Marques Ferreira, Bruno Westermann
Depurando o Underground: artistas independentes capacitando-se em produção musical com software livre PDF
Julio Cesar de Sousa, Flávio Luiz Schiavoni
Sugestões de atividades didáticas para o Ensino a Distância da performance para trompete PDF
Érico Oliveira Fonseca, Paulo Adriano Ronqui

ST5 – Música e pensamento afrodiaspórico

Pensamento afrodiaspórico e educação musical: reflexões e diálogos numa construção plural para o ensino da música PDF
Cleydson Luan Amancio de Lima, Cristiane Maria Galdino de Almeida
A invisibilidade das “artes musicais” candomblecistas na Academia PDF
Ferran Tamarit
Experiências reinventivas das mulheres para manutenção da música de mbira em Moçambique: uma contribuição da Delta Cumbane PDF
Micas Orlando Silambo
O canto das Ialodês: O poder e a voz das cantoras de samba PDF
Marcela Velon
Interações afrodiaspóricas: culturas de resistência e preservação da memória ancestral PDF
Illo Wagi Soares Bueno de Camargo, Andreia Miranda de Moraes Nascimento
O esquecimento de Airton Barbosa como reflexo dos processos de epistemicídio: o negro, a música popular e o racismo estrutural PDF
Emanuela Helena Rodrigues Goulartes dos Santos
Ações afirmativas na docência superior em música: cotas para pessoas pretas e pardas em discussão PDF
Eurides Souza Santos, Agata Christie Rodrigues, Amana Veiga Santos, Eduardo Guedes Pacheco
Eu vim falar no pé: os corpo-paiás no moçambique de bastão da Cia. Kambaiá PDF
Camila Pereira Souza
NOSSAS VOZES VÊM DE LONGE PDF
Mariela da Silva Santiago LABAN

ST6 – Música no contexto amazônico

“A gente não tocava no rádio”: um estudo da discografia da Banda Arraial do Pavulagem. PDF
Tainá Maria Magalhães Façanha
Práticas musicais femininas em Belém do Pará, até a primeira metade do século XX: colonialidade e questões de gênero PDF
Luana Santana Pensador, Dione Colares de Souza
A dança como processo de engajamento da audiência nos Arrastões do Pavulagem PDF
Tainá Maria Magalhães Façanha

ST7 – Música Popular e Interdisciplinaridade

Negro drama: sonoridades afrodiaspóricas e periféricas na teia espiralar entre tempo e memória a partir da escrevivência PDF
Stefani Silva Souza
Nem todo sertanejo é conservador: Notas sobre uma canção de Marília Mendonça PDF
Vinícius José Fecchio Gueraldo
O funk lésbico: análise interdisciplinar de uma etnografia sobre sonoridade, poética e corpo PDF
Raquel Mendonça Martins
Representações da mulher moderna em A Duquesa de Bal Tabarin PDF
Anna Maria Greco Carvalho
A articulação entre correntes musicais na obra de Astor Piazzolla PDF
Thomas Fontes Saboga Cardoso
Cátia de frança: vinte palavras de valentia ao redor do sol PDF
Luana Bernardo
Indústria e guerrilha cultural: o caso da música independente paraibana PDF
Matteo Ciacchi
A “performance crítica” do Tamba Trio na canção Só Danço Samba PDF
Paula Faour
Canção do Sal: semiótica e transitividade PDF
Roberta Carvalho Pereira Campos, Regina Machado
Vozes subversivas: análise perceptivo-auditiva dos padrões vocais de Pabllo Vittar e Cássia Eller e suas relações de descontinuidade com a binaridade de gênero. PDF
Ber dos Santos Neves, Regina Machado
A performance de Heraldo do Monte no fonograma Baiana (1981) do Grupo Medusa a partir de apontamentos de Mário de Andrade sobre a musicalidade dos cantadores repentistas. PDF
gabriela gonzalez
Sentidos e Representações em Asa Branca PDF
Rodrigo Henrique Granja
Reflexões sobre os aspectos sócio-históricos da música trap: das cozinhas de Atlanta às periferias brasileiras PDF
Yara Teles Kociuba
Eliane Elias: uma narrativa bibliográfica em construção PDF
Isac Rodrigues de Almeida
Sobre o “paradigma da mediação” na historiografia da Música Popular no Brasil PDF
Lurian José Reis da Silva Lima
“Canto”: Tania Maria em canção e trajetória PDF
Luiz Sergio Ribeiro da Silva, Marcia Ramos de Oliveira
A tradição dos cantautores na música popular brasileira PDF
Lienne Aragão Lyra, Flavio de Souza Melo
Reformulando protagonismos do Choro Pelotense (RS): descentralizando o foco narrativo PDF
Pedro Gabriel dos Santos Erler, Rafel Velloso, Rafael Noleto
“Camino de las aguas: 3 canciones de Paraguay como parte de su expresión cultural por el río Paraná” PDF
Paulo José Siqueira Tiné

ST9 – O trabalho no campo da música no Brasil

“Cuidado colega”: relatos iniciais de uma pesquisa sobre o trabalho de musicistas de choro, em Recife PDF
Leandro Montovani da Rosa
Estudante de graduação em música no IVL/UNIRIO e musicista profissional: considerações sobre conflitos entre essas duas condições PDF
Dora Lins e Silva Daydé, Gabriel Bittencourt Azevedo, Gabriel Ribeiro Veras
A regularização da profissão de músico – uma trajetória de luta PDF
Anne Meyer
A formalização do trabalho no campo da música: relatório final do estudo exploratório no acervo documental do Sindicato dos Músicos do Estado do Rio de Janeiro PDF
Luciana Requião
Flexibilidade laboral na prática ocupacional de musicistas em Salvador, BA PDF
Rodrigo Heringer Costa
Tecidos e tessituras: a música sinfônica, trabalho e imigração PDF
Breno Ampáro, Júlia Donley
Três hipóteses sobre o processo de adaptação das instituições sinfônicas ao contexto da política cultural pós-64: um relato de pesquisa PDF
Priscila Alencastre Lopes Santos Souza
Trabalhadores(as) invisíveis, mobilizações históricas: organizações de trabalhadores(as) musicistas em Curitiba PDF
Laize Soares Guazina

ST10 – (Re)construção de passados musicais no Brasil antes de 1889

Música e músicos nos Maços de População da Capitania e da Província de São Paulo (1765-1850) PDF
Daniel Issa Gonçalves, Paulo Augusto Castagna
Repertório musical abolicionista (1880-1882): subsídios para descortinar aspectos de um passado musical PDF
Márcia Carnaval de Oliveira, Bartolomeu Wiese Filho, Celso Garcia de Araújo Ramalho
Cantigas de Santa Maria alguns procedimentos poéticos-musicais PDF
Sérgio Antônio Canedo
A função institucional dos Te Deum laudamus referidos nas Atas da Câmara e no Registro Geral da Câmara Municipal de São Paulo, de 1822 a 1850 PDF
Paulo Augusto CASTAGNA
A atividade musical nos registros da Irmandade de São Gonçalo Garcia (São João del-Rei, século XVIII) PDF
Rodrigo Pardini Corrêa
Acordes do passado: uma análise da música no Maranhão pré-republicano através de registros de jornais PDF
Daniel Ferreira Santos
Mapeamento de agentes econômicos no comércio musical fluminense do século XIX (1840-1889) PDF
José Jarbas Ruas
A música de câmara brasileira para saxofone e piano: os primórdios do saxofone no Brasil Império PDF
Paulo Eduardo Souza de Almeida, Mauro Camilo de Chantal Santos

SA1 – Composição e Sonologia

Compondo performances: explorando outras expressividades em performances musicais PDF
Caio Costa Campos, José Henrique Padovani
Reverberação como ferramenta técnica e estética: breve histórico e desafios de seu uso em áudio multicanal PDF
Fellipe M Martins, Sérgio Freire
Processos telemáticos colaborativos: I Hear You Breathe para flauta baixo, eletrônica em tempo real e video PDF
Cássia Carrascoza Bomfim, Paulo C. Chagas
Escuta informada por descritores de áudio na composição instrumental PDF
Júlio Guatimosim, José Henrique Padovani
A comprovisação a partir de contornos fotográficos na polimicrotonalidade da peça Topografia nas Vizinhanças das Dunas de Stella Maris, para orquestra de violões PDF
George Cristian Vilela Pereira, Marcos da Silva Sampaio
O Jardim de Takemitsu: A cinestesia como ferramenta na composição musical para violão PDF
Ricardo Cappra Cappra Pauletti
Modularities in interactive music: a case study in the piece Entre Máscaras (2023) for cello and live electronics PDF
Afonso Felipe Galdino Leite Romagna, José Henrique Padovani
Improvisação transmusical: o processo criativo no coletivo Revoada PDF
Alexandre Sperandéo Fenerich, Clifford Hill Korman, José Welligton Santos, Pitter Gabriel Maciel Rocha
Palhetada alternada no violão: elementos para a compreensão de sua dinâmica PDF
Augusto Armondes, Sergio Freire
Colaboração e pandemia: invenção de modos de fazer música PDF
Giovanna Lelis Airoldi
Experimentalismo musical do Nordeste PDF
Marco Pinagé, Valério Fiel da Costa
Interações indisciplinares na livre improvisação: processos de (des)(re)construção de ressonâncias poéticas PDF
Breno de Souza Rodrigues, Miguel Díaz Antar, Caio Conti Milan, Carmen Esteves
Aplicação composicional da kenosis de Bloom por meio da Modelagem Sistêmica PDF
Helder Alves de Oliveira, Liduino José Pitombeira de Oliveira
Histórias, ladainhas e duas peças eletroacústicas PDF
Fernando Henrique de Oliveira Iazzetta
Orquestra Errante: improvisação musical e micropolítica PDF
Rogério Luiz Moraes Costa
Gesto-impureza: a multidisciplinaridade em Pendulum Phase PDF
Arthur Zucchi Boscato, Guilherme Sauerbronn de Barros
Aspectos do gesto cênico-musical na interação entre texto e música na composição PDF
Antonio Luiz Drummond Miranda, José Orlando Alves
Carolina Maria de Jesus em Fragmento e Fábula: um experimento de composição de retratos sonoros de mulheres PDF
Izabella Baldoíno Almeida
Vânia Dantas Leite: notas sobre a catalogação de seu acervo e algumas perspectivas musicológicas PDF
Alexandre Sperandéo Fenerich, Bruna Saraiva Melo, Arthur Murtinho
Por uma definição de transcriação musical a partir de Haroldo de Campos PDF
Flavio Henrique Monteiro Gomes
Classes de conjuntos e técnicas de concatenação na composição pós-tonal: um estudo de caso da obra Buracos PDF
Wesley Silva Dantas, Francisco Ernani de Lima Barbosa
Bases teóricas para entender el concepto de topofilia en el marco de la composición de música electroacústica. PDF
Juan Diego martinez alvarez
Considerações sobre a liminaridade entre ritmos e grãos PDF
Rodolfo Caesar
O efeito priming texto-música e seu emprego na peça Ponto único da mente PDF
Gandhi de Oliveira Martinez, Acácio Tadeu de Camargo Piedade
Composição musical e intertextualidade: aspectos da remissão em um experimento composicional PDF
Fabrício Solano Gonçalves, Acácio Tadeu Camargo Piedade
Jogo eletrônico como produtor de uma experiência musical PDF
Gabriel Dargains Gonzaga
A partitura virtual de Philippe Manoury: contexto, estética e poética no ciclo Sonus Ex Machina PDF
Raphael Vilani
Especificação de sistemas composicionais híbridos a partir da intertextualidade por modelagens PDF
Ana Maria Galvão Miccolis
Classes de conjuntos como geradoras de séries dodecafônicas derivadas: um estudo acerca das séries do segundo movimento da obra Aos anjos de Augusto PDF
Francisco Ernani de Lima Barbosa, Tálio Vitor de Lima Lourenço
Co-criação em ambiente virtual: O processo colaborativo entre compositor e intérprete na criação de obra eletrovocal PDF
Ivan Eiji Yamauchi Simurra, Doriana Mendes
Uso de sintetizadores analógicos como estratégias de ensino-aprendizagem em música eletroacústica PDF
Felipe de Almeida Ribeiro, Charles Klippel Neimog, Ricardo Thomasi
Planejamento composicional a partir da ferramenta intertextual askesis PDF
Helder Alves de Oliveira
Associações referenciais como base para o planejamento composicional de obras musicais PDF
Liduino José Pitombeira de Oliveira
O Compositor na sala de ensaios: Relato de experiência na formação de agentes em música-teatro PDF
Marcus Mota
O uso da combinatoriedade nas obras Axis e Diptera PDF
Natanael de Souza Ourives
Sonificação e textura: compondo a partir de dados de fitoplâncton PDF
Jonas Hocherman Corrêa

SA2 – Educação Musical

O conservatório mediante a corporalidade musical e os estudos de gênero PDF
Hugo Romano Mariano, Jorge Luiz Schroeder
Competências dos Conselhos de Educação: uma investigação no CME de Porto Alegre/RS, com base na Resolução CNE/CEB n.º 2/2016 PDF
Cristina Rolim Wolffenbuttel
Colonização na educação musical?: uma análise do ensino de piano à luz da colonialidade PDF
Géssica Purcino, Douglas Purcino
A participação de mulheres nas pesquisas em Música: uma investigação em dois periódicos científicos brasileiros PDF
Cristina Rolim Wolffenbüttel
Reflexões acerca do conceito de musicalidade: contribuições a partir da psicologia histórico cultural PDF
Klesley Bueno Brandão
A música nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e a prática docente PDF
Francielly Keyse Martins Fernandes, Weliton Corte Marques, Ana Cláudia de Oliveira Freitas
Sobre avaliação em música na educação básica: uma análise das bases que sustentam a literatura publicada no Brasil PDF
Fernanda Gomes de Amorim
Educação Musical e criatividade: o que educadores musicais brasileiros têm a nos ensinar? PDF
Márlon Souza Vieira
A “música” na Folia de Reis PDF
Aline Moraes Silva, Sandra Mara da Cunha
A embocadura no trompete fundamentos teóricos e abordagens pedagógicas nas perspectivas de Farkas e Hickman PDF
Rafaella Goi Pereira
A influência dos acompanhantes na aula de música em formato remoto para crianças do ensino maternal PDF
Janice Vallo Dias da Silva, Edilson Assunção Rocha
Comunidade de prática e aprendizagem musical: uma revisão de artigos, teses e dissertações brasileiras PDF
Lucila Prestes de Souza Pires Andrade, Cristiane Maria Galdino de Almeida
Reflexões sobre as Práticas Pedagógicas de Professores de Flauta Transversal em Conservatórios Estaduais de Minas Gerais PDF
Romario Allef Ribeiro Silva, Tatiane Rocha Matos, Livia Danielle Carvalho Fernandes, Antonio Carlos Guimarães
Ouvir, cantar, tocar: a experiência de ensino nas oficinas do projeto Encontros no Choro: introdução e vivência PDF
Daniel Ortiz de Ortiz, Rafael Soares Velloso
Planejamento de arranjo para grupos vocais e corais: análise a partir da bibliografia especializada PDF
Carolina Andrade Oliveira, Susana Cecilia Igayara-Souza
Antes tarde do que nunca: adultos que buscam aulas de instrumento PDF
Maura Penna, Ingrid Simplício, Ana Rosa Fernandes, Rayssa Melo
A escaleta e o ensino musical criativo PDF
André Luiz Martinez Sant’Anna
A música e masculinidades na adolescência: estado da arte PDF
Laiana Moraes Azevedo
Construção de conhecimentos pedagógico-musicais de mulheres contrabaixistas elétricas na produção de conteúdo musical para as plataformas digitais Instagram e YouTube PDF
Thaís Cardoso Lemos
Análise Situacional: uso e desdobramentos metodológicos em Educação Musical PDF
Mônica Luchese Marques, Teresa Mateiro
Programa Música na Rede: participação de grupos musicais em eventos de integração sociocultural em escolas do estado do Espírito Santo PDF
Marcelo Rodrigues de Oliveira, Michele de Almeida Rosa Rodrigues
Formação e atuação do(a) professor(a) de música egresso(a) do curso de Mestrado Profissional em Artes, em Rede Nacional– ProfArtes da Universidade de Brasília: um mapeamento PDF
Maria Cristina de Carvalho Cascelli de Azevedo, Talía Vieira da Silva
O professor- pesquisador: reflexões sobre a pesquisa no Mestrado Profissional em Artes – ProfArtes PDF
Maria Cristina de Carvalho Cascelli de Azevedo, Cezar Augusto Xavier Borgatto, Tatiane Conceição da Silva Romeu, Maria Luiza Volpini de Mendonça
A prática multitasking na aprendizagem musical: apontamentos e reflexões sob a perspectiva da neurociência e da cognição PDF
Eduardo Assad Sahão
Um bom professor de música: uma análise das percepções de licenciandos mineiros PDF
Marcus Vinícius Medeiros Pereira
Conteúdo programático dos cursos de trompete erudito dos conservatórios de São Paulo: uma análise PDF
Wellington de Sousa Pinto, Maico Viegas Lopes
Rádio Livre: experiências musicais e comunicacionais com estudantes privados de liberdade a partir da produção de podcast e da análise de raps, na Escola Estadual Antônio Carlos Gomes da Costa, em Ananindeua – Pará, Brasil PDF
Arlindo Alves Aguiar Junior, Alcir Nascimento Costa, Lucian José de Souza Costa e Costa, Simony Suely Paes de Souza, Aureo Del DeFreitas Júnior
A prática de conjunto no Conservatório Estadual de Música Pe. José Maria Xavier: uma análise à luz dos documentos institucionais PDF
Lúcio Barreto de Almeida
Avaliação e validação do fixador dos dedos no arco de violino e viola: tecnologia assistiva como acessório facilitador ao aprendizado musical de pessoas autistas e pessoas neurotípicas PDF
Áureo Déo de Freitas Júnior, Lucian José de Souza Costa e costa, Alcir Nascimento da Costa, Douglas R. P. Rondon, Arlindo Alves de Aguiar Júnior, Adriano Prazeres de Miranda
As alunas de Antônio Sá Pereira do curso de Iniciação Musical PDF
Valéria Garcia Soares
Apontamentos sobre a Cartografia e a pesquisa em Educação Musical com crianças PDF
Fabrício Malaquias-Alves
O Ensino de Piano e o Transtorno do Espectro do Autismo PDF
Maria Teresa de Souza Neves, Betânia Parizzi, Natália Nunes, Kassia Emmerich
A voz como recurso didático para o ensino de músicas audiotáteis PDF
Felipe Pessin Manzoli, Celso Garcia de Araújo Ramalho
Uma visão sobre o piano na UFPB PDF
Lívia Figueiredo de Alencar Silva
Construção profissional dos licenciandos em Música de Feira de Santana: uma investigação a partir da Iniciação à Docência – PIBID PDF
Gabriela Magalhães Silva, Cláudia Elisiane Ferreira Dos Santos
Bibliografias básicas e complementares de disciplinas de História da Música: um levantamento a partir de projetos pedagógicos de cursos de Licenciatura em Música PDF
Matheus Silva Rocha
Oficinas online de música e violão para pessoas idosas: aproximações entre educação musical, etnomusicologia e teoria social cognitiva PDF
Gustavo Ramos Ferraz
A (in)visibilidade da infância e das crianças nas pesquisas sobre coros infantis: estado do conhecimento PDF
Dhemy Fernando Vieira Brito, Sandra Mara da Cunha
Levantamento de tecnologias para a aprendizagem de teoria e percepção musical no ensino superior: editores de partitura e DAWs PDF
Darcy Alcantara Neto
Panorama do Curso de Licenciatura Plena em Música da UEPA em Bragança-Pa PDF
Cláudio da Costa Trindade, Jessika Rodrigues da Silva, Anielson Costa Ferreira, Ozian de Souza Saraiva, Marcus Alexandre Carvalho de Souza, Rafael da Costa Ferreira, Sandreson Marcelo Pereira da Silva
Aprendendo a tocar fole: processos de aprendizagem da sanfona de oito baixos em Serra Talhada e Sertânia-PE PDF
Ítalo Fernandes da Silva
O ensino de teclado eletrônico no curso técnico do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez: uma análise dos documentos norteadores do ensino do instrumento PDF
Samuel Scarcela, José Soares
A relação entre a formação musical/pedagógica e a prática pedagógica de uma professora da disciplina educação vocal e dicção do curso de licenciatura em artes-habilitação em música da Universidade Estadual de Montes Claros PDF
Larissa Barbosa, José Soares
O ensino criativo em aulas coletivas de violino: entre desafios e aproximações PDF
Isabella Andrade de Castro, Viviane Beineke
Coros Universitários no Brasil: um levantamento nas universidades públicas federais PDF
Vinícius Eufrásio, Bianca Letícia Nascimento de Oliveira
O ensino do violão no Conservatório Estadual de Música “Padre José Maria Xavier”: Diretrizes educacionais e princípios filosóficos da educação musical PDF
Marcelo Túlio Azevedo
O ensino de música na Congregação Cristã no Brasil: relato da oficina de violino em Vila Velha PDF
fernandes jose fernandes, HELLEM PIMENTEL
Ingresso no curso de licenciatura: o caso da música PDF
Ana Maria Souza, Ana Maria Castro Souza
Dimensões tecnológicas no ensino musical: um modelo de seleção digital para o ensino de música PDF
Igor Tolentino, Luiz Naveda
Educação vocal é um fenômeno culturalmente situado. Reflexões pedagógicas para o ensino dos cantos de música popular brasileira. PDF
Simone Franco Valle, Joana Mariz
Aspectos do processo de ensino-aprendizagem dos cantos de música popular brasileira perspectivas práticas e uma proposta de implementação pedagógica PDF
Simone Franco Valle, Joana Mariz
A formação musical do músico atuante na Arquidiocese de Montes Claros: resultados da segunda fase da pesquisa PDF
Wellison Oliveira da Luz, Luana Soares Pereira, Wagner Fillipe Rodrigues Siqueira, Renaldo Rodrigues do Amaral, Maria Odília de Quadros Pimentel
Contribuições de recursos digitais para a disciplina Linguagem Musical: possibilidades para a ampliação do repertório PDF
Darcy Alcantara Neto
Entre a empatia e a disciplina/ordem: políticas de formação em dois currículos de graduação em música PDF
Fábio Henrique Gomes Ribeiro, Ariel Queiroz Almeida, Bruna de Souza Lima, Júlia Ellen Sabino dos Santos, Katilly Joyce Paulino de Medeiros
A pesquisa sobre a pedagogia vocal no Brasil: um breve panorama PDF
Viviane Alves Kubo, Karolyne Liesenberg
A relação entre estudantes da Licenciatura em Música da XXXX e os Trabalhos de Conclusão de Curso na perspectiva dos/das orientadores/as PDF
Alan Veras, Mario Oliveira
Dimensões decoloniais na formação em violoncelo: experiências e proposições a partir da prática da música popular PDF
Mayara de Brito Ferreira, Luis Ricardo Silva Queiroz
Ensino de violino na educação cristã clássica PDF
Juliana Mendonça de Almeida
Processos de criação melódica como ferramenta para o desenvolvimento da escrita musical PDF
Eduardo Dias de Barros Filho
Educação musical em diálogo com a etnomusicologia na formação inicial de professores/as de música PDF
Wanderson Santos Matias do Monte, Cristiane Maria Galdino de Almeida

SA3 – Etnomusicologia

Musicando as margens: violências de gênero e suas intersecções com classe e raça em escolas de música do Rio de Janeiro e São Paulo PDF
Graziela Bortz, Beatriz Senoi Ilari, Beatriz Abade, Giullia Asmann Knothe
A atuação e as relações de trabalho de Paulo Moura como músico profissional PDF
Robert Moura
Cocos e cirandas na Paraíba: autoralidade e representação PDF
Guilherme Sperb
La recepción de la Segunda Sinfonía de Roque Cordero en el modernismo musical norteamericano PDF
David Vergara
“Explorando o Universo Musical de César Guerra-Peixe: Um Estudo Etnográfico sobre as Motivações e Contextos da Obra ‘Tributo a Portinari’ (1991)” PDF
giseli sampaio costa
Aspectos sobre o modalismo nas práticas musicais na região do Jalapão no Tocantins PDF
Marcus Facchin Bonilla
Conhecimento incorporado e métodos para registro do movimento humano presente no patrimônio imaterial PDF
Luiz Naveda, Marina Fares Ferreira
Negritude, tempo e política no LP Clementina de Jesus (1966) PDF
Allan de Paula Oliveira
História oral e práticas sonoro-musicais de mulheres no Rio Grande do Sul PDF
Ana Clara Lemos
“Além do mar cruel…”: Canção do Mar e a neomercantilização do ethos da saudade portuguesa PDF
Caio Felipe Gonçalves Mourão
Práticas decoloniais para o canto coral: aprendendo e cantando a cultura árabe PDF
Amabile Alves Rudeck Brunelli, Hellem Pimentel
A importância do estudo da antropologia visual para a pesquisa de campo em música PDF
Ila Lewtchuk
O musicar do samba rural paulista: uma investigação dos processos de interação não verbal PDF
Ellis Regina Sanchez Hermoza
Sobre rodas e sessions: considerações no campo da música interseccional PDF
Renan Moretti Bertho
O frevo instrumental de Tia Amélia e o descompasso No Passo da história PDF
Maria José dos Santos Altino, Maria Aida Falcão Santos Barroso
Un diablo amable y juguetón, personaje clave para conservar una tradición PDF
Jorge Alberto Paz
Guitarreiro do Mundo – análises musicais sobre o álbum de despedida de Mestre Vieira PDF
Saulo Christ Caraveo, Sonia Maria Moraes Chada

SA4 – Música Popular

Currulao, Bomba, Festejo, Landó, Saya y Tumba carnaval: Ritmos afroandinos PDF
fllanos Llanos
“Toquei um violãozinho pra ele”: Jobim acompanhando outros artistas ao violão PDF
Ines Rosa Bianca Loureiro, Flavio Terrigno Barbeitas
Possibilidade de uma ontologia da canção a partir do violão de Gilberto Gil PDF
Bruno Yukio Meireles Ishisaki
Valsa e foxtrote: a música romântica na época de ouro (1929-1945) PDF
Júlio Cesar Caliman Smarçaro
Desvendando vozes, descobrindo dúvidas: o cenário dos violeiros repentistas em Paulistana – PI PDF
Matias Rodrigues Silva, Ana Raquel Sousa, Thomas Jeferson da Silva Moura, Rodolfo Rodrigues
Costurando as linhas de um acompanhamento: o violão de Toninho Horta na canção Quadros Modernos PDF
Daniel Menezes Lovisi
A Influência do Choro na Composição Garoa e Maresia, de Guinga PDF
Matheus Viana Alves
Alfredo de Souza, o Mesquita do vibrafone: Pioneirismo e contribuição para a linguagem do vibrafone chorão brasileiro PDF
Ricardo de Almeida Valverde
Ruídos de uma metrópole: jazz bands e modernidade no Rio de Janeiro dos anos 1920 PDF
Cauê De Souza Benetti
Proposta neo-tonal: aplicação do conceito Lídio Cromático de George Russell no contexto performático da música popular PDF
Sérgio Antônio Canedo, Frederico Scherer Haas
O Processo da pesquisa de “As Baquetas”: Peça para várias caixas com bordões PDF
Rafael Cleiton Alexandre
Araçá Azul ou Palimpsesto Tropical: percurso transfonográfico de duas faixas PDF
Guilherme de Azevedo Granato
O “arquivo João da Bahiana”: considerações sobre a construção da memória da música popular brasileira PDF
Eduardo Marcel Vidili
As encruzilhadas afrodiaspóricas entre o blues e o samba em Delta Estácio Blues PDF
Eduardo Seabra
“Acordes que não acabam mais”: um primeiro olhar sobre a tipologia do vocabulário harmônico de Hermeto Pascoal PDF
Felipe José Oliveira Abreu, Wadrian Alefe, Sérgio Freire
Refuse/resist: análise de uma canção do grupo de metal brasileiro Sepultura PDF
Ivan Daniel Barasnevicius, Paulo José de Siqueira Tiné
Aspectos da edição de performance dos áudios de Zé da Velha no CD Só Gafieira! (1995) PDF
Marcos Flávio Aguiar Freitas
Raphael Rabello e Tom Jobim: Considerações sobre o arranjo de Luiza para violão solo PDF
Luísa Campelo de Freitas
O Grande Circo Místico na imprensa: recepção e crítica da obra de Edu Lobo e Chico Buarque PDF
Luís Felipe Finelli, Edite Rocha
Dino 7 Cordas: o desenvolvimento de uma identidade sonora PDF
Luiz Sebastião Juttel
Uma proposta analítica para o fonograma “Coisa n. 4” de Moacir Santos PDF
Fábio Lima Marinho Gomes
Baden Powell: Abordagem técnico-rítmica da mão direita PDF
Victor Rodrigues Almeida Sousa, Guilherme Caldeira Loss Vicens
Ritmos cruzados, polirritmia e estilo: uma análise de solos de Edu Ribeiro em Cebola no Frevo PDF
Otho Guimarães Filho, Fernando de Oliveira Rocha
O violão de Romero Lubambo: uma análise da sua improvisação em Mr. Jr PDF
Hiago Aparecido dos Reis Fernandes, Clifford Hill Korman
Transcrição musical como ferramenta pedagógica para o ensino da música brasileira popular instrumental PDF
Maico Viegas Lopes
Exu Patropi: as implicações exusíacas na obra de Jorge Ben como ações decolonialistas e a compreensão do Jornal do Brasil sobre o fenômeno PDF
Tiago Scaramella de Azevedo Cunha
Entre cordas: reflexões sobre o Candombe ao violão no processo criativo de Bateu de Mateus Porto e Juliano Guerra PDF
Mateus Porto Moraes
“Regional de pandeirista!”: Pernambuco do Pandeiro e seu regional PDF
Paola Almeida Andrade
A concepção de “música popular brasileira” para alunos e professores da Universidade de Música Popular Bituca PDF
Luiz Carlos Figueiredo, Hellem Pimentel

SA5 – Performance Musical

O impacto das dores e lesões nas práticas interpretativas e a importância da criticidade e do olhar artesanal no estudo instrumental PDF
Douglas Henrique Lemes, Alfeu Rodrigues Araújo Filho
Questões interpretativas relacionadas a três títulos da literatura pianística francesa apresentados nos salões da Société Nationale de Musique-SNM e da Société Musicale Indépendante-SMI PDF
Danieli Verônica Longo Benedetti, Lorraine Gregório de Oliveira, Liz Helena Minadeo, Ana Carolina Gouveia
Música coral moçambicana no contexto de tradição oral: processo de criação e performance musical na visão do maestro Vasco Gabriel Machiana PDF
Feliciano de Castro Comé, Maria José Chevitarese de Souza Lima
Trovas Cariocas nº 1: José Maria Neves e seu diálogo com a trova brasileira PDF
Elenis Sabino Guimarães
Performance, gênero e identidade: um relato sobre me reconhecer como percussionista PDF
Tamiê Pages Camargo
A rítmica na grafia da música vocal: apontamentos e considerações. PDF
Rafael Barrera
Dois romances de Dona Militana para flauta doce e cravo PDF
Maria Aida Falcão Santos Barroso, Daniele Cruz Barros
Percepções rítmicas e etnomusicológicas em Capibaribe de Radamés Gnatalli: caminhos performativos PDF
Weliton de Carvalho, Vitor de Souza Ferreira, Luiz Henrique Fiaminghi
A perspectiva timbrística na interpretação do repertório para violão do século XIX PDF
Jéfrey Antônio de Andrade
Limiares de erro no atendimento das demandas da obra: uma análise da performance do Ícone de Jean-Pierre Caron PDF
Valério Fiel da Costa
Villalobiana n.8 para fagote e piano de Marcelo Rauta: propostas para a construção interpretativa da cadência PDF
Ariana Mendonça Pereira Fernandes, Aloysio Moraes Rego Fagerlande
Multifônicos: estudos e proposições de processos facilitadores para a execução da técnicas estendidas no oboé PDF
Sr Agostinho Fonseca Jr, Sr. Ravi Shankar
Compositores de canção de câmara capixaba PDF
Lucimara Viana Teixeira, Lenine Alves dos Santos
O Ensino da Dicção em línguas estrangeiras: reflexões e propostas para a elaboração da transcrição fonética dirigida a cantores brasileiros PDF
Veruschka Bluhm Mainhard, Zelma Amaral da Rosa
Investigações sobre performance colaborativa do(a) maestro(a) na atualidade: uma breve revisão de literatura. PDF
Katarine de Sousa Araújo
Sugestões para a organização do estudo dos alunos de Piano do ensino superior baseadas em sistematização da prática: um relato de experiência PDF
Mauren Liebich Frey Rodrigues
Considerações sobre articulação, polifonia, e performance no desenvolvimento de uma edição prática para a sonata para violino e contrabaixo (1924) de Arthur Lourié (1892-1966) PDF
Lourenço De Nardin Budó, Cláudia Silva do Amaral
Estratégias de aprendizagem e sugestões interpretativas para os excertos orquestrais para trompete do 3º movimento da Bachianas Brasileiras n. 4 de Heitor Villa-Lobos PDF
Amarildo Coelho do Nascimento
Ampliando o acesso ao repertório sacro para coro feminino através das obras da compositora Stella Junia Ribeiro PDF
Marcela Gonçalves, Maria José Chevitarese de Souza Lima
Concerto 2020 para Fagote de Ernst Mahle: uma interpretação analítica do 1º movimento sob o olhar do performer PDF
Glaubert Nüske, Guilherme Sauerbronn Barros
Reflexões sobre o intérprete musical a partir de algumas de suas definições PDF
Luigi Gomes Brandão, Flavio Terrigno Barbeitas
Relojerías Sensibles de Juan Trigos: uma análise estrutural e performática PDF
Geraldo Leite da Costa Neto
Uma abordagem poético-musical da Seresta nº1 Pobre Cega de Heitor Villa-Lobos: uma proposta interpretativa PDF
José Eduardo de Souza Hue, Ana Paula da Matta Machado Avvad
Suíte IV em sol maior de Silvius Leopold Weiss para alaúde, ao violão: processos de adaptação, aspectos técnico-idiomáticos e escolhas interpretativas PDF
Igor Araújo Pereira, Luciano Hercílio Alves Souto
O estilo bossa nova: uma abordagem a partir da teoria de Ratner PDF
Leonardo Amorim, Flavio Barbeitas
A canção de câmara Evocação de Luiz Melgaço (1903-1983) sobre poema de Nilo Aparecida Pinto (1914-1974): análise e edição PDF
Patrícia Valadão Almeida de Oliveira, Mauro Camilo de Chantal Santos, Myrian Ribeiro Aubin, Patrícia Cardoso Chaves
O baixo na família dos metais nas aberturas das óperas de Carlos Gomes: identificação dos diferentes instrumentos empregados e recomenndação instrumetal para a performance na atualidade PDF
Alberto Tavares Dias, Paulo Adriano Ronqui
José Siqueira e Mstislav Rostropovich: um encontro possível PDF
Marcelo Moreno da Silva, Felipe Avellar de Aquino
Pedagogia em performance musical: desafios conceituais e teóricos PDF
Leonardo Barreto Linhares
O papel do pianista colaborador na construção interpretativa da canção brasileira de câmara: considerações sobre a peça Trem de Alagoas, de Waldemar Henrique PDF
Juliana Costa Oliveira, Fernando Vago Santana
O Lied N.º 2 para piano de Pedro de Castro (1895-1978): contexto histórico, análise e edição PDF
Myrian Ribeiro Aubin, Maurício Veloso Pinto, Patrícia Valadão Oliveira, Mauro de Chantal Santos
Caminhos para construção de temporalidade em música PDF
Gabriel Ferraz da Silva
Habilidades em piano colaborativo: capacidade e percurso dinâmico do foco de atenção na leitura musical PDF
Taiur Agnoletto Fontana, Maria Bernardete Castelan Póvoas
O processo colaborativo intérprete-compositor na composição do Estudo Brasileiro para oboé solo PDF
Maria José Santos, Ravi Shankar Magno Viana Domingues
O violão plural de Yamandu Costa: uma concepção de música enquanto performance PDF
Henrique Lowson
A filosofia da diferença na relação entre ambientes e performance musical com instrumentos de cordas friccionadas PDF
Marta Martins Pederiva, Natália Cristina Pinheiro Dantas
O teatro musical no Brasil e a adaptação fisiológica da técnica do belting para o português brasileiro cantado PDF
Bruna Marcela Queiroz Melo, Edna Andrade Soares
Improvisação ao violão solo: polifonia e impulso instrumental em um solo de Nelson Veras PDF
Wesley Souza SILVA, Guilherme Caldeira Loss Vincens
Andinas N.3 (Puna) de Rufo Herrera: o processo de construção de uma edição de performance culturalmente informada PDF
Giuliano Elias Coura, Flávio Terrigno Barbeitas
Reconociendo el territorio: metodología para la construcción de una performance musical experimental PDF
Sebastián Barroso
Lendas capixabas para violão solo de Carlos Cruz: um relato sobre a contribuição de violonistas no processo de digitação da peça para a elaboração da edição final PDF
Renan Colombo Simões, Leonardo Loureiro Winter
O cancioneiro inédito de Nivaldo Santiago: caderno de partituras e análise interpretativa PDF
Thales Tácito de Oliveira Almeida, Veruschka Bluhm Mainhard
As canções de câmara de Radamés Gnattali: da performance musical à edição PDF
Luísa Vogt Cota
A reflexão como potencializadora de competências autorregulatórias na prática musical em um estudante de música PDF
Adailson Cássio da Silva Araújo, Marcos Vinícius Araújo
Técnicas estendidas no repertório solista do contrabaixo acústico PDF
Natalia Cristina Pinheiro
Suíte juvenil de Calimério Soares: sambinha ao piano e desenvolvimento de habilidades em nível intermediário PDF
Vitoria Karollyne da Silva Rufino
Projeto “Compositoras no acervo de partituras Hermelindo Castello-Branco”: pesquisa biográfica e catalogação das canções de câmara de Nênia Fernandes PDF
Gisele Pires Mota, Sarah Jadyna
Fatores pessoais e contextuais na prática musical de estudantes de violão do ensino superior e sua relação com a experiência de fluxo PDF
Marcos Vinícius Araújo, Matias Iván Bopp
Uma aula com Keith de Léa Freire PDF
Heriberto Cavalcante Porto
Projeto de aperfeiçoamento e capacitação em performance musical: análise do impacto das ações propostas na performance musical dos participantes PDF
Eva Maria de Pontes Lima Tavares de Farias, Ravi Shankar Magno Viana Domingues
A prática do movimento na performance à partir da relação cantor-pianista colaborador: um estudo de caso da obra Scenas Coloniaes 1870 de Heckel Tavares PDF
Silas Barbosa de Oliveira
Estudos de improvisação ao vibrafone a partir de gravações do pianista Amilton Godoy PDF
Carlos Henrique Fernandes, Fernando de Oliveira Rocha
A Autoetnografia e a Heutagogia: contribuições no desenvolvimento do processo de autoensino e da aprendizagem no trompete PDF
Jefferson Roberto Anastácio, Paulo Adriano Ronqui
A influência intertextual como elemento-chave na performance de MarPROchaKOFIEV das Três Sátiras para Piano de José Alberto Kaplan PDF
Luan Anselmo de Lima, Joana Cunha de Holanda
Sonatina em Ré Maior para flauta e piano de Radamés Gnattali: estudo dos aspectos histórico-sociais, estruturais e caminhos interpretativos PDF
Adelson Souza Brito, Rejane Harder Harder
Prática musical como pesquisa artística: aspectos conceituais PDF
Samanta Neiva Santos
A voz instrumental na Música Popular Brasileira PDF
Natália Lacueva Lepri
O uso da ferramenta metodológica “Ciclo Artístico – Reflexivo de Dupla Checagem (CARDC)” na Pedagogia da Performance: o relato de uma experiência PDF
Nágila Lemos Batista
Performance criativa na música instrumental brasileira: modalidades interpretativas do xote na bateria de Siri na lata PDF
Carlos Eduardo Sueitt Garanhão, Leandro Barsalini
Saudade: edição e comentários interpretativos de uma canção manuscrita para canto e piano de Ernani Braga (1888-1948) PDF
Daniel Almeida de Medeiros
Variações para clarineta no dobrado Saudades de minha terra: reflexões a respeito de uma prática musical militar PDF
Vinicius Fraga, Rafael Fonte
Diferenças entre ambientes culturais e subjetividades na performance musical: uma contribuição a psicologia da performance e a educação PDF
Marcelo de Magalhães Cunha, Luiz Alberto Bavaresco De Naveda

SA6 – Musicologia

Música brasileira em 78 rpm no arquivo do Rádio Clube de Moçambique (1932-1974): o espaço sonoro como política colonial PDF
Maya Suemi Lemos, Pedro Aragão, Cristiano Tsope
A Casa Faulhaber: uma experiência pioneira da indústria fonográfica brasileira (1910-1914) PDF
Sandor Christiano Buys
Nair de Teffé e o violão no Palácio do Catete: feminismo ao acaso PDF
Marcia Ermelindo Taborda
Revisitando música e modernismo: um panorama das discussões acesas pelo centenário da Semana de 22 PDF
Juliana Wady Lopes
A crítica musical do repertório lírico apresentado no teatro Santa Izabel na cidade de Desterro (SC) entre 1880 e 1885 PDF
MARCELE PEDROTTI MENESES, Marcos Holler
Reflexões sobre a trajetória de Francisco Braga, negro compositor na Primeira República PDF
Juliane Cristina Larsen
A viola caipira e o patrimônio cultural em Minas Gerais: breves apontamentos sobre o processo de registro PDF
Fábio Castro Carvalho
Pontos de Caboclos da Falange de Oxóssi (1997) de Carlos Alberto Pinto Fonseca: análise de uma paisagem sonora PDF
Caio Arcolini Jacoe
Música como virtualização da linguagem PDF
Silas Luz Palermo Filho
O repertório musical presente em Le istitutioni harmoniche (1558) de Gioseffo Zarlino: catalogação e experimentação prática com um conjunto de flautas doces PDF
Paula Andrade Callegari, Carlos Augusto Vieira Lisboa, Ana Roberta Fonseca Gregório, Isabele Martins dos Reis, Maria Eduarda Gomes Martins
O bombardino como fenômeno de estudo no contexto da música brasileira PDF
HUGO LEONARDO DOS SANTOS CARDOSO
Revitalização do Arquivo Histórico da Associação Musical de Ribeirão Preto: perspectivas e realizações PDF
Isabelle Teixeira Mussalam, Gisele Laura Haddad
Mulher, artista expatriada e mulata: discursos sobre a trajetória de Maria D’Apparecida em revistas e jornais brasileiros PDF
Lorena Pires Adão, Fernando de Oliveira Magre
Música na revista O Pasquim no ano de 1973: O crítico Júlio Hungria PDF
André Acastro Egg, Matheus de Souza Moro
Práticas musicais de um centenário: o Teatro Carlos Gomes no centenário de Blumenau (SC) PDF
Camila Werling, Márcia Ramos de Oliveira
Modernismo e defesa do jazz em textos na imprensa em 1927 e 1928 PDF
André Acastro Egg
O estado do conhecimento sobre a historiografia musical no Maranhão PDF
Daniel Ferreira Santos
Retórica, performance e música: aproximações à poética audiofocal António Vieira PDF
Marcus Mota
Programas de concerto como fonte de pesquisa em musicologia PDF
Adriano de Castro Meyer
Uma proposta de modelo analítico para música-teatro e sua aplicabilidade ao repertório brasileiro PDF
Fernando de Oliveira Magre
O repertório sacro do compositor capixaba Arnulpho Mattos e os postulados do Motu próprio Tra le sollecitudini de 1903 PDF
Carlos Fernando Secomandi, Edilson Assunção Rocha
Breve estudo analítico quanto ao papel da percussão na Sonata para dois pianos e percussão de Béla Bartók PDF
Thomaz da Silva Barreto
Grindnoise Sergipano nos anos 80 e 90: Perspectivas sonoras, metodologias e redes de sociabilidade na construção de uma cultura musical. PDF
Carlos Henrique Morais Alves, Valério Fiel da Costa
“Ars Nova paulista”: Performance, práticas de repertório e diálogos musicais no Movimento Ars Nova de São Paulo (SP) PDF
Ana Paula dos Anjos Gabriel
A intertextualidade na obra do compositor romântico brasileiro Alexandre Levy compreendida a partir da análise comparativa entre sua obra Schumanniana e as Cenas Infantis op. 15 , de Schumann PDF
Adriano Guilhen Bastoge
As línguas africanas no samba: análise da diversidade linguística em uma única letra PDF
Victor Carlos Santos de Oliveira
De onde vem essa música?: um mapeamento de programações da OSUSP entre 1976-2019 PDF
João Batista Carvalho de Brito Cruz, Fábio Cury
João Baptista Siqueira: um musicólogo brasileiro e sua multiplicidade de interesses de pesquisa PDF
Christie Rodrigues Lima da Silva

SA7 – Teoria e Análise Musical

Bodily devices, dialectical procedures and processuality of material in Helmut Lachenmann’s Salut für Caudwell, for two guitarists PDF
Artur de Melo Miranda Azzi, Rogerio Vasconcelos Barbosa
Maialib: uma biblioteca de funções para musicologia e análise musical assistida por computador PDF
Nycholas Maia
Repetição e variação em The Garden of Love de Jacob TV PDF
Levy Oliveira, Paulo Rosa
Análise das figuras de retórica nos dois primeiros movimentos da cantata Ad Manus (BuxWV75/3) de Dieterich Buxtehude PDF
Pedro Seara Pastor, Laura Tausz Rónai
Procedimentos miméticos em Doppelbelichtung de Carola Bauckholt PDF
Thiago Diniz Gonzaga de Lima, Igor Leão Maia
Referencialidade extrínseca como parâmetro de análise em música acusmática: uma proposta metodológica PDF
Gustavo Arima
Transcrição como “transcriação”: uma análise de Zwei Liszt-Transkriptionen de Heinz Holliger PDF
Igor Leão Maia e Samuel Araújo Alves
Os gestos vocais e a análise vocal multifacetada (AVM) PDF
Rafael Augusto de Lima Barbosa, Clifford Hill Korman, Clara Sandroni
Serialismo, Dodecafonismo ou Serialismo Dodecafônico: algumas questões terminológicas, conceituais e históricas preliminares PDF
Natanael de Souza Ourives, Edinaldo de Paiva Santos
Prerrogativas do arranjo musical: Diálogos musicais entre Beatles e Luciano Berio na canção Michelle PDF
FELIPE MENDES DE VASCONCELOS, Jessé Gomes Sousa
Saberes necessários para a realização de uma transcrição musical PDF
Magno da Silva Sousa, Carlos Henrique Costa
A relação entre o idiomatismo no violão e a construção melódica nas canções de Guinga PDF
João Victor Castro Chequetto, Hellem Pimentel
Forma e textura no primeiro movimento da Sinfonia em Dó (1940) de Igor Stravinsky: relações com a textura em obras de Mozart e Beethoven PDF
Daniel Paes de Barros
Ricercares polifônicos renascentistas: ferramentas e análises PDF
Fernando Luiz Cardoso Pereira, Marcos Pupo Nogueira, Gabriel Canos Massolini

SA8 – Subáreas e Interfaces da Música: Musicoterapia, Estética Musical, Mídia, Semiótica

Eventos musicais híbridos no Brasil: futuro e inovação no discurso midiático PDF
Vinícius Galant da Rosa
Formação do gosto musical: plataformas de streaming de música e suas interfaces com a mídia e as classes sociais PDF
Lana Rosa Nascimento Oliveira, Egon Eduardo Sebben
O vínculo afetivo em grupos musicais amadores: estudo na Corporação Musical São Sebastião de Santa Cruz de Minas PDF
Gleidson Jordan dos Santos
O combate à perturbação estética por meio da convenção na indeterminação cageana PDF
Alexandre Remuzzi Ficagna, Daniel Gouvea Pizaia
Adam Smith e a autonomia da música instrumental: debates estéticos no século XVIII PDF
Mario Videira
Trois Chansons pour chœur mixte sans accompagnement (1914-1915) de Maurice Ravel (1875-1937): contexto de produção, versões e elementos relevantes a performance PDF
WILLIAN GOMES PEDROZO, DANIELI VERÔNICA LONGO BENEDETTI
Dissonâncias sem preparação: independência e finalidade da música nos argumentos de Artusi PDF
Matheus Rocha Grain, Sérgio Paulo Ribeiro de Freitas
Colaboração e institucionalização em prol da música contemporânea: o caso do Festival Escuta Aqui! PDF
Sofia Leandro, Levy Oliveira, Rodrigo Frade

COMUNICAÇÃO RECITAL

Composição e experimentação: o violão em novos campos conceituais PDF
Eduardo Campolina, Artur Miranda Azzi, João Pedro de Queiroz Morales, Sebastián Barroso, Renato Mendes Rosa
Estudo n. 1 para gestos e acompanhamento: uma obra sobre tipos e qualidades de gestos para performance musical contemporânea PDF
Luiz Naveda, Daniella Rodrigues Ferreira Costa
Cinco Estudos para violão de Štěpán Rak: gravação do vídeo como etapa final de uma pesquisa artística PDF
Jean Lopes
Modulação métrica como recurso de transição formal: aplicação em composições e arranjos PDF
Raphael Ferreira da Silva
A neve dança? Repensando a obra musical a partir da prática artística PDF
Bibiana Bragagnolo, Samuel Barros
Isto é um violão? PDF
Artur de Melo Miranda Azzi
Os mil tons de Milton Nascimento: exemplos de paralelismo ao longo de décadas de produção PDF
Klesley Bueno Brandão, Felipe José Oliveira Abreu
Choro Canção, E O Bento Levou, e Balanço da Roseira: o arranjo como ferramenta de intervenção pedagógica PDF
Klesley Bueno Brandão
Obras idiomáticas para o Violão 7 Cordas de Aço solista PDF
Guilherme Lamas
As canções de Radamés Gnattali: os diálogos com o regional e com Tom Jobim PDF
Luísa Vogt Cota, Thiago de Freitas
Roberto Di Marino (1956) e as releituras de ritmos platinos na suíte II e III para flauta e violão PDF
Leonardo Loureiro Winter, Marcos Vinícius Araújo
Duas peças para violino e percussão estreadas no Festival Escuta Aqui!: a expansão do repertório através de um evento PDF
Sofia Leandro
Obras de Toninho Horta em arranjos para violão: da “orquestra fantasma” ao violão solista PDF
Victor Rocha Polo
Pandora: uma caixa-clara tocada/ocupada à distância com diferentes sistemas interativos PDF
Sérgio Freire, Raquel Pires, Adolfo Henriquez, Arthur Versiani, Thiago Félix
Capricho de Choro de Hamilton de Holanda: principais escolhas para o arranjo para cravo solo e sua performance PDF
Priscila La Gatta Carminate
Música contemporânea brasileira: edição e gravação da integral para piano de Kilza Setti PDF
Denise Andradede Freitas Martins, Ana Cláudia de Assis Assis
Improviso 7 do 8 PDF
Leandro Pereira de Souza, Pedro Augusto Huff
Poltergeist: uma comunicação acerca da dialética entre projeção e material PDF
Austeclínio Lopes de Farias
Concerto 2020 para Fagote de Ernst Mahle: decisões interpretativas a partir de uma perspectiva camerística PDF
Glaubert Nüske, Claudia Deltregia
Cantares: seis canções para canto e piano, de José Maria Neves PDF
Elenis Sabino Guimarães
Sonatina 3 da Helza Camêu: aspectos interpretativos na primeira gravação mundial PDF
Gisele Pires Mota
Ciranda das sete notas de Villa-Lobos: uma proposta historicamente orientada PDF
Marcos Vinícius Taveira, Mauren L. Frey
Muitos compositores em um: música, intertextualidade e virtualidade PDF
Silas Luz Palermo Filho
Grupo de Trompetes da UNIRIO: arranjos inéditos no centenário da Semana de Arte Moderna PDF
Claudia Maria Villar Caldeira Simões, Maico Viegas Lopes
O oficledie em foco: a escuta de um descontinuado PDF
Wesley Santos Procópio
Arranjos para piano do álbum Egberto Gismonti – 1969 PDF
Maria Beatriz Cyrino Moreira
Portas ao redor: o diálogo imagem e som a partir do discurso e da sintaxe em Portas de Fabianna B. Menezes PDF
Fabianna Bandeira Menezes
Regionais do Sul: as formações e o repertório do choro no sul do Brasil PDF
RAFAEL HENRIQUE SOARES VELLOSO, Daniel Ortiz de Ortiz
Mandala: tudo vem do Um PDF
Riccieri Luís Paludo
Amarear PDF
Breno de Souza Rodrigues, Miguel Díaz Antar, Caio Conti Milan, Carmen Estevez
Silêncio do Caboclo PDF
Yan Matheus de Moura Machado
Trilhas de uma moderna brasilidade musical PDF
Carlos Ernest Dias, Evan Alexander Megaro
Passoando na pracinha: frevo para percussão e dança em três movimentos PDF
Maria José dos Santos Altino Altino, Cleber Da Silveira Campos
Improvisação transmusical: o processo criativo no coletivo Revoada PDF
Clifford Hill Korman, Alexandre Sperandéo Fenerich, José Wellington Santos, Pitter Gabriel Maciel Rocha
Piano.Pérolas 2: bichos da terra, da água e do ar PDF
Carla Silva Reis, Liliana Botelho
Uma proposta performativa em Quatro Miniaturas de Osvaldo Lacerda: fatores históricos, artísticos e perceptivos PDF
Weliton de Carvalho, Eduardo Erik Trojan
Música brasileira para saxofone e piano: transformações e implicações na performance PDF
Paulo Eduardo Souza de Almeida, Paula Maria Lima Galama
Transcrições de peças para piano e shakuhachi e piano a quatro mãos de Luigi Antonio Irlandini PDF
Maria Bernardete Castelan Póvoas, Luigi Antonio Irlandini
Te Ouço PDF
Carlos Henrique Morais Alves, Valério Fiel da Costa
Almoço de Família PDF
Benvindo De Oliveira Lins Pereira