V.27, 2017
XXVII Congresso da Anppom
Tema: Atualidade e impactos sociais da pesquisa, das práticas e da docência em música
28 de agosto a 1 de setembro de 2017
Campinas/SP
Cartas dos GTs |
|
GT 3 – Musicologia histórica e patrimônio arquivístico-musical | |
Paulo Castagna | |
GT 4 – Pedagogia da performance musical na educação superior | |
Cliff Korman | |
GT 6 – Ética na pesquisa em Artes/ Música | |
Angela Lühning | |
GT 8 – Análise musical com suporte composicional | |
Jônatas Manzolli, Stephan Schaub, Didier Guigue | |
GT 10 – Políticas públicas para a música | |
Cacá Machado | |
Comunicações dos pesquisadores senior convidados |
|
Almeida Prado: uma perspectiva de análise em trabalhos na Unicamp | |
Maria Lúcia Pascoal | |
Modelagem sistêmica como metodologia pré-composicional | |
Liduino Pitombeira | |
Composição |
|
A importância da composição musical na imersão dos jogos eletrônicos: audiogame Breu, um estudo de caso | |
Tharcísio Vaz C. Moraes | |
A recomposição no processo de tomada de decisões pontuais: autoanálise da primeira seção do movimento VIII do Duo para Flauta e Piano | |
Darwin Pillar Corrêa | |
Associações entre a manipulação textural de grupos orquestrais e a temporalidade musical como conceito formador de estratégias composicionais na obra Envelopes de Frank Zappa | |
Ricardo Augusto Moreira Alves | |
Composição, cognição e cultura: compondo de obras didáticas com técnicas estendidas para instrumento solo e eletrônica | |
Guilherme Bertissolo, Vitor Silva Rios, George Christian Vilela Pereira, Peter Pereira Marques | |
Composição de Suite de Seis Segundos Sentidos a Cinco Sopros, de Gabriel Mesquita, a partir de articulações semânticas entre procedimentos composicionais e imagens poéticas extramusicais | |
Gabriel de Mesquita Maddalena, Marcel Macedo de Castro-Lima, Liduino José Pitombeira de Oliveira | |
De Composição | |
Luciano de Souza Zanatta, Bruno Milheira Angelo | |
Estratégias composicionais e orquestrais através do uso de recursos gestuais na obra Embriões Metálicos de Wellington Gomes | |
Danilo Freitas Valadão | |
Intertextualidade aplicada ao processo criativo a partir da sagração da primavera e Prélude à L’après-midi d’un faune | |
Daniel Moreira de Sousa | |
John Cage, Karlheinz Stockhausen e Negativland: três abordagens radiofônicas na criação e performance musical | |
Rafael Diniz Paulino, Valério Fiel da Costa | |
Modelagem sistêmica aplicada à música popular: Imagina, de Tom Jobim | |
Max Kühn Barcellos da Rocha, Claudia Usai Gomes, Rodrigo Valente Pascale, Liduino José Pitombeira de Oliveira | |
O instrumento imaginário: o paradigma instrumental na criação musical | |
José Henrique Padovani | |
O planejamento textural utilizado na composição da terceira peça do ciclo sinfônico “Variações Texturais”. | |
José Orlando Alves | |
O possível e o virtual na criação musical | |
Bruno Yukio Meireles Ishisaki | |
O processo de geração da forma musical à luz da alagmática e da teoria da individuação de Simondon | |
Danilo Rossetti | |
Planejamento composicional de Tenere segundo princípios gestálticos | |
Helder Alves de Oliveira, Raphael Sousa Santos, Alexandre de Souza Ferreira da Silva Pinto, André Codeço dos Santos, Liduino José Pitombeira de Oliveira | |
Educação Musical |
|
A avaliação na produção de conhecimento em Educação Musical: reflexões a partir do XIII Encontro Regional Nordeste da ABEM | |
Mário André Wanderley Oliveira, Jean Joubert Freitas Mendes, Luis Ricardo Silva Queiroz | |
A educação musical na pedagogia histórico-crítica: a pesquisa em desenvolvimento e os resultados parciais | |
Thiago Xavier de Abreu | |
A ludicidade na iniciação musical da primeira infância | |
Cláudia Jaqueline de Souza Siufi, Silvia Maria Pires Cabrera Berg | |
A música e Educação do Campo: entre reflexões, questionamentos e ponderações para uma educação musical humanizadora | |
Marcus Facchin Bonilla, José Jarbas Ruas | |
A música na sala de aula inclusiva do primeiro ciclo do ensino fundamental da cidade de Indaiatuba – SP: a formação do professor de Artes | |
Karen Ildete Stahl Soler Zaneti, Adriana do Nascimento Araújo Mendes | |
A violência simbólica presente em testes de seleção para corais infantis | |
Christiane Alves de Lima | |
Aprendendo com o inusitado: o quarteto de baterias Casa de Marimbondo | |
Daniel Gohn | |
Aproximações entre a interculturalidade e o ensino de harmonia na universidade | |
Fernando Stanzione Galizia | |
Cognição na aprendizagem inicial do violino: metodologia de ensino de Otakar Ševčík | |
Carmela de Mattos, Cláudia Zanini, Eliane Leão | |
Concepções de leitura e escrita musical na escola regular sob a ótica das crianças | |
Ana Lia Della Torre, Silvia Cordeiro Nassif | |
Contribuições da motivação autodeterminada para aprendizagem musical no ensino médio: uma revisão de literatura | |
Silene Trópico e Silva, Áureo Déo DeFreitas Júnior | |
Coral escolar e desenvolvimento infantil | |
Simone Santos Sousa | |
Divulgação Científica na pesquisa em educação musical: reflexões a partir da divulgação de uma pesquisa sobre egressos | |
Maria Odília de Quadros Pimentel | |
Do caos à autonomia: um relato de experiência a partir do modelo pedagógico desenvolvido por Lucy Green | |
Alan Caldas Simões, Heloísa Feichas | |
Educação musical através da Banda Filarmônica: Processos metodológicos utilizados para o ensino de música na Banda Filarmônica 24 de Outubro | |
Pedro Augusto da Silva, Radegundis Aranha Tavares Feitosa | |
Educação musical na comunidade: prática coral com uso de software | |
Sandra Regina Cielavin | |
El concepto de audición musical como base para la creación de musicomovigramas interactivos | |
Miguel Clemente Rubio, José Fornari, Adriana N. Mendes | |
Ensino de música na escola de educação básica: um olhar para os tempos e espaços a partir de uma orquestra escolar | |
Carla Pereira dos Santos | |
Ensino de percepção musical em um curso técnico de música: entre a prática e o discurso do professor | |
Suelena de Araujo Borges Horn | |
Estratégias para o pré-aquecimento vocal no contexto coral: uma abordagem conceitual e um estudo exploratório | |
Fábio Miguel | |
Estudo comparativo sobre práticas musical de crianças com base na Teoria do Fluxo | |
Rosane Cardoso de Araújo, Flávia de Andrade Campos, Célia Regina Vieira de Albuquerque Banzoli | |
Impactos das tecnologias digitais de informação e comunicação na prática coral | |
Sandra Regina Cielavin, Adriana N. A. Mendes, Vilson Zattera | |
Interações musicais via webconferência: um caso no curso de licenciatura em música a distância da UnB | |
Vanessa de Souza Jardim, Paulo Roberto Affonso Marins | |
Mais do que tocar e ler partitura: ampliando a concepção de música na licenciatura | |
Maura Penna | |
Música popular na universidade: um estudo sobre processos de ensino e aprendizagem | |
Júlio César de Melo Colabardini | |
Músicas midiáticas na formação de professores(as) de Música: potencialidades e limitações apontadas por professores(as) formadores(as) | |
Renan Santiago de Sousa | |
O desenvolvimento da criatividade na música sob a ótica da psicologia histórico-cultural: contribuições para a educação musical | |
Rafael Beling, Silvia Cordeiro Nassif | |
O ensino de regência para o Curso Licenciatura na Escola de Música da UFRJ: observações através do currículo vigente para o Curso de Licenciatura em Música (2009) | |
Valéria Garcia Soares | |
O Ensino de Artes-Música no Ensino Fundamental em Belém do Pará: uma Análise Documental | |
Jessika Castro Rodrigues, Áureo Deo DeFreitas Júnior | |
O funk Deu onda: das críticas às possibilidades pedagógicas | |
Luana Oliveira, Fellipe Sobral Loureiro | |
O pianista colaborador face às demandas profissionais em uma escola de música: uma discussão sobre suas dificuldades de atuação | |
Guilherme Farias de Castro Montenegro | |
Oficinas de Canto Coral na Escola Miss Browne: um relato de experiência | |
Fábio Miguel, Lucas Gonçalves Moutinho, Luís Guilherme Anselmi, Silvio Fernando Janson, Willian Gomes Pedrozo, André Laitano dos Santos, Regina Celia Corso Marcondes do Amaral, Dayse Rodrigues Bulgarelli, Caroline Cabral Romano Fukumoto, Thais de Freitas Rodrigues | |
Oficinas de violão no PIBID: um estudo de caso na EMEF “EV/UFES” | |
Fernando Poltronieri Sarquis, Darcy Alcantara Neto | |
Perspectivas de professores sobre a formação corporal do violonista: um questionário de pesquisa | |
Cledinaldo Alves Pinheiro Júnior | |
Pesquisa em educação musical no Brasil: breves apontamentos | |
Gleison Costa dos Santos, Jean Joubert Freitas Mendes | |
Por que uma educação musical escolar? Um ensaio dialético sobre filosofia e advocacy da educação musical | |
Rafael Prim Meurer, Felipe Damato de Lacerda, Rebeca Campos Berger Felau, Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo | |
Práticas sociais em música: concurso de piano como estratégia de divulgação e fomento da música brasileira contemporânea para piano solo e piano a quatro mãos | |
Denise Andrade de Freitas Martins | |
Procesos de decodificación de la partitura braille: los signos de intervalo | |
Adriano Chaves Giesteira | |
Professor Piano: tecnologias e inclusão na educação musical | |
Júlio César Ferreira Gomes, Catarina Shim Lima de Sousa | |
Quem tem medo de música erudita? Reflexões e propostas práticas para a escola | |
Rafael Beling, Maria Flávia Silveira Barbosa | |
Reflexões sobre processos de aprendizagem e o desenvolvimento rítmico do baião na bateria no contexto da música instrumental brasileira | |
Christiano Lima Galvão | |
Três lendas brasileiras, de Marcos Vieira Lucas: processos de criação, elaboração de arranjo e aplicabilidade | |
Denise Andrade de Freitas Martins, Leise Garcia Sanches Muniz, Marcos Vieira Lucas | |
Etnomusicologia |
|
A concepção do é e enquanto performance a partir da etnografia da performance musical de um coral institucional | |
Hellem Pimentel Santos Figueiredo | |
As tradições da flauta tenpuku: herança da cultura de Satsuma | |
Rafael Hirochi Fuchigami | |
Considerações sobre o Pássaro Junino em Belém do Pará (Brasil): mudança, preservação, sustentabilidade e o protagonismo cultural de Dona Iracema Oliveira | |
Paulo Murilo Guerreiro do Amaral, Anderson Sandim, Paulo Roberto da Costa Barra, Erick Gabriel Leão Oliveira | |
De gringo para gringo: a cena blues em Caxias do Sul | |
Paola Menegat Delazzeri, Tatyana de Alencar Jacques, Marcos Holler | |
Identidad y memoria: Sistema de orquestas infantiles y juveniles de Jujuy | |
Viviana Carolina Jaramillo Alemán | |
Introdução à etnomusicologia em um curso de formação de professores de música na UFPA | |
Jucélia Estumano Henderson, Sonia Maria Moraes Chada, Tainá Maria Magalhaes Façanha | |
Mestre Zezinho: música de rabeca e de cavalo-marinho na Paraíba | |
Agostinho Jorge de Lima, Joalisson Jonathan Oliveira Diniz | |
O local nos musicares de Fernando Lopes-Graça | |
Guilhermina Lopes | |
O mulato e a música nos trópicos: a biografia do Padre José Maurício Nunes Garcia sob uma perspectiva etnomusicológica | |
Pedro Razzante Vaccari | |
O “tradicional” e o “contemporâneo” do Choro em Belo Horizonte: um estudo etnomusicológico por entre as rodas participativas e os palcos de apresentações dos chorões mineiros | |
Paulo Vinícius Amado | |
Performance musical e suas dimensões simbólicas na construção de experiências e relações humanas | |
Fábio Henrique Gomes Ribeiro | |
Performance participativa, novos contextos de performance e a tradição do Reinado do Rosário em Olímpia, São Paulo | |
Estêvão Amaro dos Reis, Lenita Waldige Mendes Nogueira | |
Rodas de choro: entre o participativo e o apresentacional. | |
Renan Moretti Bertho | |
Sapateados Caipiras: semelhanças e diferenças entre os fandangos caipiras e o catira | |
Bruno de Souza Sanches | |
Música e Interfaces (Cognição; Dramaturgia e Audiovisual; Mídia; Musicoterapia; Semiótica) |
|
A cena musical e o impacto do cinema silencioso industrial: manuais, estratégias, técnicas | |
Eduardo D’Urso Hebling, Claudiney Rodrigues Carrasco | |
A humanização no ambiente hospitalar por meio da música | |
Luanda Oliveira Souza | |
A Música, nos estudos de comunicação; a Comunicação, nos estudos sobre música: um diálogo esperado… | |
Heloisa de Araujo Duarte Valente | |
A representação gráfica da voz cantada nas histórias em quadrinhos | |
Willian Gomes Pedrozo, Sílvio Fernando Janson | |
A trilha musical de Scott Bradley em ‘Tom & Jerry’ | |
Carolina Morgado Leão, Claudiney Rodrigues Carrasco | |
A voz como ferramenta do discurso: paralelos entre a linguagem falada e o improviso vocal | |
Luisa De Athayde Meirelles, Regina Machado | |
Antinomies I – a partitura perdida de Rogério Duprat | |
Itamar Vidal Junior | |
As etapas do processo criativo propostas por Graham Wallas identificadas em processos de criação em ambientes digitais | |
Otávio Luis Santos | |
As trilhas musicais de Moacir Santos para os filmes de Zygmunt Sulistrowski: o primeiro passo para a internacionalização | |
Lucas Zangirolami Bonetti | |
Aspectos cognitivos da percepção do agrupamento | |
Leticia Dias de Lima | |
Ethological concepts on the communication of symbolic musical meanings | |
Bernardo Aguiar de Souza Penha, José Fornari | |
Fotografia e música: uma relação interartes | |
Nathália Lobato Da Silva, Bárbara Lobato Batista | |
Interatividade e música no videogame: um estudo de caso sobre as técnicas de composição para áudio dinâmico empregadas na trilha musical de Journey (2012) | |
Luiz Roveran | |
Música e Sons na Série Decálogo, de Kieslowski: uma análise do episódio 9 | |
Deyvid Willian Martins, Sérgio Freire | |
Música na terceira idade feminina: o impacto do canto coral na saúde e nos aspectos psicossociais do envelhecimento | |
Bruna Rodrigues Prior, Silvia Maria Pires Cabrera Berg | |
Sistemas de Orquestas com Funciones Sociales: análisis del discurso | |
Viviana Carolina Jaramillo Alemán | |
Som, imagem e significado em Vidas Secas (1963), de Nelson Pereira dos Santos: notas para a abordagem da musicalidade de um filme sem música. | |
Tatyana de Alencar Jacques | |
Son et Lumière de Gilberto Mendes: uma análise multimidiática | |
Fernando de Oliveira Magre, Silvia Maria Pires Cabrera Berg | |
Narratividade e randomização da paisagem sonora em jogos eletrônicos | |
Fernando Emboaba de Camargo, José Fornari | |
Tensão em música: uma revisão do uso do termo em pesquisas em cognição musical | |
Mauro Orsini Windholz | |
Um breve recorte sobre a semiótica da música de José Luiz Martinez | |
Felipe Brito de Melo | |
Música Popular |
|
A Criação Musical dos anos 1950 e a Construção de um Gosto Musical pelos Maestros-Arranjadores no Brasil. | |
Raphael Fernandes Lopes Farias, Heloísa de Araújo Duarte Valente | |
A gravadora Elenco de Aloísio de Oliveira: Distinção simbólica e a busca por autonomia artística no mercado | |
Guilherme Araújo Freire | |
A guitarra de Lula Galvão em “Par Constante” (Guinga) | |
Victor Rocha Polo, Hermilson Garcia do Nascimento | |
A Inquietação de Laurindo Almeida e Bud Shank: notas sobre práticas musicais híbridas | |
Bernardo Vescovi Fabris, Clifford Hill Korman | |
Bom de Tocar de Ricardo Silveira: jazz/pop-rock na MPB instrumental carioca na década de 1980 | |
Luiz Santos Lima | |
Canto falado: relações entre música e prosódia | |
Gabriela Ricci | |
Cultura de massas e crise: o choro e a transcendência do discurso crítico sobre a música popular na década de 1920 | |
Gabriel Sampaio Souza Lima Rezende | |
Do “pau-elétrico” a guitarra baiana: o uso da saturação na música popular brasileira | |
Yuri Behr Kimizuka, André Lopes Martins, Paulo Assis Barbosa | |
Dois Corações e Ouro Negro: distinções entre um dobrado tradicional e um dobrado sinfônico nas obras de Pedro Salgado e Joaquim Naegele | |
Paulo Vinícius Amado, Robson Miguel Saquett Chagas | |
Formatos e mídias na construção da discografia de Waldir Azevedo | |
Leonardo Bodstein Benon | |
Guitarra e baião | |
Marcos da Silva Maia, Hermilson Nascimento | |
Mais quebrado que macarrão na cesta básica, de Zé Barbeiro: reescrita da obra através do uso de métrica mista | |
Cibele Palopoli | |
Mediações harmônicas no Choro: as propostas das re-leituras dos grandes clássicos trazidas por grupos instrumentais dos anos 90 no Rio de Janeiro | |
Sheila Zagury | |
Nara Leão: profissionalismo e amadorismo (música e política) | |
Ismael Oliveira Gerolamo | |
O abominável homem das Neves: um estudo interpretativo da bateria de Wilson das Neves | |
Luiz Guilherme Sanita | |
O choro vive numa roda | |
Ana Paula Peters | |
O piano de Luiz Eça na recriação do samba Na baixa do sapateiro | |
Alberto Ferreira da Silva, Maria Beatriz Cyrino Moreira | |
O samba crítico de Noel Rosa | |
Rodrigo Aparecido Vicente | |
O trompete no choro: estratégias para resolução de problemas técnico-musicais relacionados à performance do gênero no trompete | |
João Luiz Januário Lenhari, Paulo Adriano Ronqui, Liliana Harb Bollos | |
O uso diversificado do acorde com a quarta suspensa (sus4) no repertório do Clube da Esquina nos anos de 1967 a 1979. | |
Carlos Roberto Ferreira de Menezes Júnior, Marco Antonio da Silva Ramos | |
Os Bailes de gafieira – Repertórios em movimento | |
Daniela Spielmann | |
Os Songbooks da Editora Lumiar: uma revisão crítica | |
Marcelo Silva Gomes | |
Padrões de eventos musicais em Balanço Zona Sul, Sambalanço Trio Vol I: Textura, elementos e delineamento de frases | |
Rafael Tomazoni Gomes, Rafael dos Santos | |
Pra que que eu quero trabalhar? A temática da rejeição do trabalho em Rapaz de bem, de Johnny Alf | |
Adelcio Camilo Machado | |
Racionais MC’s como Acontecimento estético | |
Acauam Silverio de Oliveira | |
Simon Bountman: Um maestro do maxixe | |
Cauê de Souza Benetti | |
Som Nosso de Cada Dia, a pioneira experiência progressiva brasileira. | |
José Eduardo Ribeiro de Paiva | |
Trajetória musical do saxofonista Paulo Moura: a gafieira como caminho para uma improvisação brasileira. | |
Ronalde Monezzi Filho, Manuel Falleiros | |
Transformações do frevo pernambucano: notas preliminares sobre a inclusão de instrumentos elétricos nas orquestras do gênero | |
Ítalo Guerra Sales, Eduardo de Lima Visconti | |
Uma aproximação à identidade vocal do gênero guarânia a partir de seis interpretações de Índia, de José Asunción Flores | |
Analía Chernavsky | |
Musicologia e Estética |
|
A boa expressão ao cantar ou tocar: tradução comentada do Versuch Einer Anweisung Die Flöte Traversiere Zu Spielen de Quantz (extratos) | |
Renan Felipe Santos Rezende | |
A construção de uma cultura universal: apropriação de conceitos e sonoridades “orientais” na estética musical de H. J. Koellreutter | |
Marcus S. Wolff, Alberto Menezes | |
A dupla visão musical de Lutero | |
Jetro Meira de Oliveira | |
A gravadora Festa e o segmento de música erudita: autonomia e nacionalismo musical no mercado fonográfico das décadas de 1950 e 1960 | |
Guilherme Araújo Freire | |
A harmônica de vidro de Benjamin Franklin e as relações de Wolfgang Amadeus Mozart com o instrumento | |
Felipe Faglioni | |
A Orquestra Universitária de Concertos da Universidade de São Paulo | |
Adriano de Castro Meyer | |
A presença feminina no Orpheão Rio-Grandense (1930-1952) | |
Kênia Simone Werner | |
A Recepção da Obra de Ponchielli no País de Carlos Gomes | |
Isaac William Kerr, Lenita Waldige Mendes Nogueira, Marcos da Cunha Lopes Virmond | |
Abaluaiê: africanias na canção de Waldemar Henrique | |
Jonas dos Santos Maia, Andrea Albuquerque Adour da Camara | |
As canções para canto e piano de Carmen Vasconcellos (1918 – 2001) | |
Mauro Camilo de Chantal Santos, Luciana Monteiro de Castro | |
As mudanças na escala da flauta moderna | |
Cesar Augusto Pereira da Silva | |
Black Mountain College: novos conceitos de arte e pedagogia | |
Wânia Mara Agostini Storolli | |
Canto gregoriano: levantamento da situação atual dos coros leigos no Brasil | |
Jane Borges, Mayara Cristina do Amaral | |
Cenas do fazer musical: cinema mudo e música em Campinas (1909-1922) | |
Mariana de Oliveira Candido | |
Coleção Dinorá de Carvalho do acervo CDMC: histórico e constituição | |
Tadeu Moraes Taffarello, Maria Lúcia Pascoal, Flávio Cardoso de Carvalho | |
Conversão, subversão e perversão na segunda escola de Viena | |
Marco Antonio Crispim Machado | |
Dialogismo bakhtiniano como ferramenta musicológica | |
Felipe Mendes de Vasconcelos, Oiliam José Lanna | |
Disparadores morfológicos como critério para análise formal | |
Valério Fiel da Costa | |
Fazendo a história: uma conversa entre Renato Almeida e Villa-Lobos | |
Lurian José Reis da Silva Lima | |
Mauro Giuliani e o estilo operístico na guitarra do séc. XIX | |
Juliana Lima Vasques, Edelton Gloeden | |
Missa Choralis de Licinio Refice e a participação ativa dos fiéis no panorama da Restauração musical católica | |
Fernando Lacerda Simões Duarte | |
Mozart en la Habana: memoria y relevancia social de la Orquesta Sinfónica del ISA adjunta al Lyceum Mozartiano | |
Ivette Janet Céspedes Gómez | |
Música e Análise Crítica do Discurso: possibilidades de interdisciplinaridade sobre a música sacra de André da Silva Gomes | |
Ozório Bimbato P. Christovam | |
Musica Spirituale, libro primo (1563): um estudo sobre sua preparação e performance | |
Daniela Francine Lino Popolin, Carlos Fernando Fiorini | |
O acervo de partituras de Hermelindo Castello Branco e sua importância para a canção de câmara brasileira. | |
Lenine Alves dos Santos, Mauro Camilo de Chantal Santos | |
O Compositor e a fé: a relação entre Camargo Guarnieri e sua obra sacra para coro | |
Eduardo Manoel Lustosa dos Reis, Carlos Fernando Fiorini | |
O conceito de arranjo coral no repertório brasileiro | |
Carolina Andrade Oliveira, Susana Cecilia Igayara-Souza | |
O Hino Nacional brasileiro na Missa Solene Vaticano II de José Mousinho: uma proposta de abordagem a partir das vertentes da música litúrgica católica pós-conciliar | |
Fernando Lacerda Simões Duarte | |
O maneirismo musical: um estudo sobre a aproximação entre a estética do Maneirismo e o madrigal italiano tardio | |
Rafael Luís Garbuio, Carlos Fernando Fiorini | |
O mundo do violão em São Paulo: presença dos italianos na formação da linguagem instrumental da cidade (1920-1930). | |
Flavia Rejane Prando | |
O primeiro degrau ao Parnaso: a entrada e a saída de Guiomar Novaes no Jardim da Infância | |
Fernando Binder | |
O realismo socialista na música como estética e como moral | |
Caio Giovaneti de Barros, Marcos Fernandes Pupo Nogueira | |
O texto do O Vos Omnes e o ideal poético de Carlo Gesualdo – a identificação das predileções poéticas do compositor em sua obra sacra | |
Rafael Luís Garbuio, Carlos Fernando Fiorini | |
O violão na corte imperial | |
Marcia Ermelindo Taborda | |
Ode to Death e Noël des enfants qui n’ont plus de maisons: música vocal e oposições nacionalistas da Grande Guerra | |
Willian Gomes Pedrozo | |
Oscar Guanabarino em Artes e Artistas: análise das críticas aos Concertos Populares em 1890 | |
Amanda Oliveira, Luiz Guilherme Goldberg | |
Os estudos sobre músicas de vídeo-games na área das Ciências Musicais | |
Raíssa Rodrigues Leal | |
Panorama das missas brasileiras compostas na segunda metade do século XX | |
Eduardo Manoel Lustosa dos Reis, Carlos Fernando Fiorini | |
Passagens para Campinas, nova organização do consumo musical sob a belle époque | |
Alexandre José de Abreu | |
Pedro Cameron e sua atuação na música do Estado de São Paulo | |
Djalma de Campos G. Jr. | |
Práticas musicais de função religiosa no Brasil Central anteriormente à Romanização e à Restauração musical católica: narrativas, silêncios e relações de poder em três relatos de viajantes europeus | |
Fernando Lacerda Simões Duarte | |
Primeiro Preludio para Piano: obra inédita de Claudio Santoro | |
Iracele Vera Livero | |
Reflexões sobre o conceito de arquivo no contexto musicológico de Blumenau (SC): o acervo do maestro Heinz Geyer em questão | |
Roberto Fabiano Rossbach | |
Performance |
|
A abordagem das técnicas estendidas nas Quatro Estações Portenhas de Piazzolla: o regente como mediador do processo interpretativo. | |
Leandro Fernandes de Oliveira, André Luiz Muniz Oliveira | |
A colaboração intérprete-compositor na reelaboração de passagens não-idiomáticas do Estudo nº 10 para violão solo de Marcelo Rauta | |
Sabrina Souza Gomes, Leonardo Loureiro Winter | |
A suspensão da levada: dois estudos de caso nos registros do Rio 65 Trio | |
Leandro Barsalini | |
Abordagem melódica da bateria: considerações sobre sua pedagogia no contexto do jazz | |
Dhieego Cardoso Andrade, Leandro Barsalini | |
Análise da sonoridade em Ressonâncias de Marisa Rezende: uma perspectiva a partir do toque pianístico | |
Bibiana Bragagnolo, Thiago Cabral | |
Antonio Madureira e o violão no nordeste: contribuições para uma historiografia musical brasileira | |
Stephen Coffey Bolis, Esdras Rodrigues Silva, Gilson Uehara Gimenes Antunes | |
As funções psicológicas superiores na improvisação musical idiomática/vertical | |
Klesley Bueno Brandão, Paulo Adriano Ronqui | |
As heroínas de Carlos Gomes | |
Taís Daniela Leite Vieira, Adriana Giarola Kayama | |
Aspectos composicionais da linguagem de Theodoro Nogueira no improviso nº 4 para violão | |
Laís Domingues Fujiyama, Eduardo Meirinhos | |
Aspectos da Pesquisa Artística na reflexão e montagem da obra Child of Tree (John Cage) – 1975 | |
Carlos Henrique de Morais Alves | |
Aspectos Estruturais e de Performance em Assobio a Jato de Heitor Villa- Lobos: Allegro Non Troppo | |
Natália Bueno de Oliveira, Sônia Ray | |
Aspectos históricos da expressividade musical | |
Nivaldo Camargo de Moura Junior, Antonio Marcos Souza Cardoso | |
Aspectos idiomáticos do Estudo n. 1 para violão de Esther Scliar | |
Mayara Amaral, Eduardo Meirinhos | |
Aspectos ortodônticos vinculados à formação da embocadura do trompetista: uma revisão da literatura | |
Thiago Sousa Silveira, Ranilson Bezerra de Farias | |
Aspectos técnico-interpretativos do Etude Op. 04 n. 03 de Karol Szymanowski | |
Regiane Alves, Durval Cesetti | |
Concepções didáticas sobre as técnicas expandidas e sua aplicação no repertório de tuba | |
Gian Marco Mayer de Aquino | |
Conexões folclóricas: gênero Estilo na obra Sonata nº 1 de Carlos Guastavino | |
Marcos Matturro Foschiera, Flávio Terrigno Barbeitas | |
Considerações sobre a interpretação da Aria (Chôro) da Bachianas 6 | |
Fábio Cury | |
Considerações sobre a performance do trompetista Márcio Montarroyos na música Hey bicho, vamos nessa! gravada no disco Stone Alliance (1977): principais características musicais a partir do uso de dispositivos eletrônicos de delay e wah-wah em seu solo | |
Marcelo Rocha dos Passos, Paulo Adriano Ronqui | |
Contribuições da psicologia da música para a compreensão da expressividade na performance musical. | |
Alessandro Pereira da Silva | |
Contribuições do desenvolvimento cênico para a canção para canto e violão | |
Aline Soares Araújo, Alessandro Pereira da Silva | |
Dicção e escolhas do regente em obras corais em alemão: relações entre gravações e escritos sobre regência coral | |
Caiti Hauck-Silva, Marco Antonio da Silva Ramos | |
Dimensões terminológicas da pedagogia pianística: “exercício” e “estudo” | |
Manoel Theophilo Gaspar de Oliveira Filho, José Henrique Martins, Luciana Noda | |
Disposições musicais em estado de vigília: uma proposta metodológica para o uso de entrevistas em estudo sobre a performance musical de Nenê | |
Guilherme Marques, Fernando Hashimoto | |
Duas versões da Sonata 3, de Manuel Ponce: o uso da gravação como construção de uma fonte primária | |
Luciano César Morais, Edelton Gloeden | |
Estratégias pedagógicas para o ensino de técnicas estendidas no trompete | |
Maico Viegas Lopes | |
Espanhol para falantes brasileiros e Português Brasileiro para falantes hispano-americanos: dois estudos de caso em dicção para cantores. | |
Jeanne Rocha | |
Estratégias interpretativas para trombone na obra Fantasia para Trompete e Trombone do Maestro Duda | |
Marlon Barros de Lima, Ranilson Bezerra de Farias | |
Exploração tímbrica em uma bateria preparada | |
Thiago Souza Ferreira, Cesar Adriano Traldi | |
Fantasia-Sonata Dell’Immigrazione: uma abordagem preliminar sobre suas referências | |
Raphaell Mota Alves, Ezequias Oliveira Lira | |
Guias de execução para memorização da exposição da Sonata Op.1 de Alban Berg | |
Uaná Barreto Vieira, Luciana Noda | |
Guias de execução para performance pública de memória dos 10 Improvisos de Camargo Guarnieri | |
Rafael dos Santos Sakamoto, Luciana Noda | |
Improviso nº1 para violão solo de Theodoro Nogueira: Discussão sobre o uso do arpejo e do plaqué. | |
Laís Domingues Fujiyama, Eduardo Meirinhos | |
Interpretação: significando a expressão corporal | |
Daniele Briguente, Flávio Apro | |
Levantamento de obras didáticas compostas originalmente para viola | |
Francisco Darling Lopes do Nascimento, Emerson Luiz De Biaggi | |
Movimento, gesto e expressividade vocal do cantor-ator: uma proposta de preparação corporal para uma montagem de Dido & Aeneas, de H. Purcell | |
Angélica Andrade Silva Menezes, Angelo José Fernandes | |
O ecletismo na obra para violão solo do compositor Ricardo Tacuchian, com ênfase nas peças Lúdica II e Evocando Manuel Bandeira. | |
Fabricio Ferreira da Silva, Ezequias Oliveira Lira | |
O regente e a construção da sonoridade orquestral através da obra Appalachian Spring (1944) de Aaron Copland (1900 – 1990) | |
Fellipe Rafael Carnauba Teixeira, André Luiz Muniz Oliveira | |
Performance da pedagogia da flauta pelos professores dos PPGs em Música do Brasil: parâmetros de emissão sonora | |
João Batista Sartor | |
Performance vocal: interpretação e corpo em inter-relação | |
Daniele Briguente, Flávio Apro | |
Práticas criativas ao piano: aquisição e ampliação de habilidades | |
Laura Longo, Maria José Dias Carrasqueira de Moraes | |
Preparação de uma edição crítica do primeiro movimento da peça Lúdica I para violão solo de Ricardo Tacuchian | |
Fernando Aguera, Fabio Scarduelli | |
Projeções compositivas e estruturas cinemáticas: uma proposta de interpretação rítmica em Olivier Messiaen | |
Mauricio Zamith Almeida | |
Quatro Peças Brasileiras – Toada – para quarteto de fagotes (1983) de Francisco Mignone: proposta de edição crítica | |
Raquel Carneiro, Aloysio Moraes Rego Fagerlande | |
Quatro Peças Brasileiras, de Francisco Mignone: considerações interpretativas na peça Maxixando nas versões para piano solo e quarteto de fagotes | |
Ana Paula da Matta Machado Avvad, Aloysio Moraes Rego Fagerlande | |
Respiração na voz cantada: consciência corporal e treinamento muscular por meio de técnicas de Yoga | |
Laura Cirne de Souza, Adriana Giarola Kayama | |
Singularidades na preparação da performance musical camerística: estratégias de estudo a partir da investigação com duos brasileiros de violão | |
Helder Tomas Pinheiro, Ricardo Henrique Serrão | |
Sonologia |
|
5 sons: desenvolvimento de estratégia para livre improvisação a partir do conceito de jogo. | |
Manuel Silveira Falleiros | |
Breve Análise dos Discursos nos Estudos da Voz e Vocalidades | |
Flora Ferreira Holderbaum | |
Entre o visível e o audível: considerações sobre os atravessamentos da imagem sonora em obras audiovisuais | |
Alexandre Brasil de Matos Guedes | |
(In)Harmonicidade das estruturas verticais na Sinfonia em Quadrinhos de Hermeto Pascoal | |
Thiago Cabral, Didier Guigue | |
Máquinas híbridas enquanto ambiente para a livre improvisação: uma performance metaestável | |
André Lopes Martins, Rogério Luiz Moraes Costa | |
O berro da arara: para ‘re(con)duzir’ o objet sonore | |
Rodolfo Caesar | |
O tempo como fator de invariância em performances da Sinfonia em Quadrinhos de Hermeto Pascoal | |
Thiago Cabral, Didier Guigue | |
Programação musical para a web com o Mosaicode | |
Flávio Luiz Schiavoni, Luan Luiz Gonçalves | |
Ritmo, microtempos e acentos na técnica violonística de strumming: ferramentas de análise e resultados preliminares | |
Sérgio Freire, Augusto Armondes, João Viana | |
Reflexões sobre o processo criativo musical | |
Larissa Coutrim | |
Segmentação e qualificação de gestos de dançarinos: implementação de uma ferramenta interativa e resultados preliminares | |
Leandro Pereira Souza, Sérgio Freire | |
Sonologia e reeducação musical: a potência crítica da sonologia | |
Henrique Rocha de Souza Lima | |
Suíte interdisciplinar: Abordagens Para Criação De Uma Performance Na Interface Cena, Música E Live Electronics | |
Yonara Dantas de Oliveira, Miguel D. Antar, Luzilei Aliel | |
Utilização de descritores de áudio na análise musical assistida por computador: um estudo de caso da obra Reflexões, de Jônatas Manzolli | |
Ivan Eiji Simurra | |
Teoria e Análise Musical |
|
A utopia do isomorfismo intersemiótico como motor da criação: breve análise do Motet em Ré menor de Gilberto Mendes | |
Victor Martins Pinto de Queiroz | |
Bachianas Brasileiras n. 1 Introdução (Embolada): integrando a análise transformacional à teoria schenkeriana | |
Guto Brambilla, Paulo de Tarso C. C. Salles | |
Dissonâncias métricas em obras do início do século XX: o caso de L’Histoire du Soldat, de Igor Stravinsky | |
Leandro Gumboski | |
Divertimentos de Gramani: uma visão a partir do conceito de timeline, pulso elementar e da rítmica de matriz afro-brasileira | |
Bianca Gesuato Thomaz Ribeiro, Luiz Henrique Fiaminghi | |
Forma momento e descontinuidade temporal em Chronocromie de Olivier Messiaen | |
Jorge Luiz de Lima Santos | |
Minimalisticamixolidicosaxvox, de Lindembergue Cardoso: aspectos analíticos | |
Denise Castilho de Oliveira Cocareli | |
Motivic Accumulation in the Exposition of the First Movement from Beethoven’s Op. 29 | |
Marcos Mesquita | |
O binário na Saya afro-boliviana: aspectos históricos e formais | |
Christian Quenta Herrera, José Augusto Mannis | |
O retorno do musicalmente reprimido no riso – considerações sobre comicidade, crítica social e paródia musical em A ópera dos três vinténs | |
Vinicius Marques Pastorelli | |
Relações estruturais entre escrita instrumental e processos eletrônicos em Ein Schattenspiel, de Georg Friedrich Haas | |
Pedro Henrique de Faria, José Henrique Padovani | |
Representação geométrica de conduções parcimoniosas de vozes em progressões harmônicas em música popular | |
Carlos de Lemos Almada | |
Sgt. Pepper: Uma abordagem neorriemaniana | |
Max Kühn, Claudia Usai, Igor Chagas, João Penchel, Carlos Almada | |
Tópicas afro-brasileiras a partir de Villa-Lobos e suas influências em outros compositores brasileiros: canto de xangô e berimbau | |
Juliana Ripke | |
Tumulto: um estudo preliminar em simetria rítmica na música de Arrigo Barnabé. | |
Carlos dos Santos, Manuel Falleiros |