V.24, 2014
XXIV Congresso da Anppom
Tema: Pesquisa em Música e diversidade: sujeitos, contextos, práticas e saberes
Local: São Paulo – SP
Data: 25 a 29 de Agosto de 2014
Eixo temático: Produção de conhecimento na área de música |
|
Chiquinha Gonzaga e a burleta Forrobodó (1912) | |
Solange Pereira de Abreu, Marcelo Verzoni | |
Processos criativos em música: da teoria das etapas aos tipos de criatividade | |
Célio Roberto Eyng, Magda Floriana Damiani | |
Proposição de uma abordagem composicional a partir da Modelagem Sistêmica aplicada à música instrumental | |
Augusto Brambilla de Oliveira, Marcelo Pereira Coelho | |
A formação do professor de música no sul e sudeste paraense através do curso de formação em arte educação | |
Jane Lino Barbosa de Sousa, Eliane Leão | |
Pianistas de nosso tempo e sua relação com obras que estreiam | |
Zélia Chueke | |
A terminologia do professor de canto e a evolução da pedagogia vocal | |
Joana Mariz | |
Prelúdio n. 2 de Claudio Santoro para violão: a busca por uma escrita instrumental idiomática demonstrada através da análise musical | |
Felipe Garibaldi de Almeida Silva, Edelton Gloeden | |
Imagens da docência de música na educação básica a partir de uma análise da Revista da ABEM | |
Vanilda Lidia Ferreira de Macedo | |
Práticas educativo-musicais no desenvolvimento das múltiplas inteligências: uma pesquisa-ação na docência da primeira infância | |
Daniel Augusto de Lima Mariano | |
Música e escrita: processos de oralidade e letramento nas cordas dedilhadas | |
Gisela Gomes Pupo Nogueira | |
A atividade organística em São Paulo no período pré-conciliar | |
Felipe Antonio Bernardo | |
Eixo temático: Produção de conhecimento na área de música na/para a diversidade |
|
“Só privilegiados têm ouvido igual ao seu…”: performance musical, escuta e recepção num contexto de quem “possui apenas o que Deus lhe deu” | |
Heloisa de Araujo Duarte Valente | |
Latin American piano music in the 20th century | |
Eliana Maria de Almeida Monteiro da Silva, Amilcar Zani Netto | |
A formação inicial do professor de música na perspectiva da inclusão: componentes curriculares específicos | |
Igor Rafael Alves Varela, Catarina Shin Lima de Souza | |
Projeto Ópera Final Feliz: a formação do público e a performance como eixo no processo de ensino e aprendizagem musical. | |
Priscila Cevada, Abel Rocha | |
“Sou do mundo, sou Minas Gerais”: Milton Nascimento, o Clube da Esquina e a mineiridade | |
Ciro Canton | |
Antônio Carlos Jobim e Guimarães Rosa: veredas da brasilidade | |
Carlos Ernest Dias | |
As raízes ancestrais da cadeia de suprimentos da música: uma análise à luz da tecnologia e da economia | |
Sílvia Helena Meyer Carvalho, Annibal Scavarda | |
Mundos musicais de crianças moradoras de comunidades negras de Salvador: desafios éticos e metodológicos do pesquisador | |
Angela Elisabeth Lühning, Aaron Roberto de mello Lopes, Flávia Cacinheski Diniz | |
Música para todos: uma análise das primeiras impressões sobre as aulas de música no Ginásio Experimental do Samba | |
Eliete Vasconcelos Gonçalves, Marcelo Nogueira Mattos | |
A formação inicial do professor de música na perspectiva da inclusão: componentes curriculares específicos | |
Catarina Shin Lima de Souza, Igor Rafael Alves Varela | |
Eixo temático: Impactos da pesquisa e da pós-graduação em música |
|
Presença/ausência do professor de música nas escolas de rede pública de Brasília: um levantamento com instituições que ofertam o nível médio | |
Ibsen Perucci Sena | |
Subárea: Composição |
|
Correlações entre frequência de ocorrência e idiomatismo na criação de aplicativos computacionais para composição de choros pixinguinianos | |
Carlos de Lemos Almada | |
Per(cor)so (2013) para septeto de cordas e regente obbligato de Tadeu Taffarello: Ein Musikaliches Würfelspiel em tempo real | |
Tadeu Moraes Taffarello, Luciana Gastaldi Sardinha Souza | |
Utilização de contorno fotográfico no planejamento composicional de Açude velho para quinteto de metais | |
Halley Chaves da Silva, Raphael Sousa Santos, Liduino José Pitombeira de Oliveira | |
Morphing na linguagem instrumental: possibilidades composicionais | |
Bruno Yukio Meireles Ishisaki | |
Utilização do sistema trimodal no planejamento composicional do primeiro movimento de Sete bagatelas para quinteto de metais | |
Paulo Guilherme Muniz Cavalcanti da Cruz, Aynara Dilma Vieira da Silva, Liduino José Pitombeira de Oliviera | |
Aplicação do conceito de complexidade textural no planejamento da primeira peça do ciclo Variações texturais, para orquestra sinfônica | |
José Orlando Alves | |
Planejamento composicional a partir de ferramentas intertextuais | |
Helder Alves de Oliveira, Liduino José Pitombeira de Oliveira, Flávio Fernandes de Lima | |
Cubismo analítico e sintético: uma abordagem sobre a simultaneidade nas obras de Stravinsky e Ives | |
Marco Antônio Crispim Machado | |
Sistema-T, originalidade e intertexto | |
Acacio Piedade | |
Modelização de um choro pixinguiniano para composição algorítmica | |
Pedro Emmanuel Zisels Machado Ramos, Alexandre Tavares Avellar, Carlos de Lemos Almada | |
Aspectos da utilização da técnica de multiplicação na peça Escondido num ponto, de Alexandre Ficagna | |
Alexandre Ficagna, Tadeu Taffarello | |
Aspectos dialógicos da composição musical: a relação com o potencial participante do acontecer musical | |
Germán Enrique Gras | |
Referenciais teóricos da música eletroacústica brasileira contemporânea: acerca de um novo questionário | |
Rodrigo Cicchelli Velloso, Frederico Machado de Barros | |
Textura melódica e implementação computacional do Particionamento Linear | |
Pauxy Gentil-Nunes | |
Aspectos visuais no teatro instrumental e suas implicações na perspectiva do compositor | |
Debora Cristina Bergamo Pickler | |
Contornos musicais e os operadores particionais: uma ferramenta computacional para o planejamento textural | |
Daniel Moreira de Sousa, Pauxy Gentil-Nunes | |
Movimento de derivação gestual textural a partir de dados da análise particional | |
André Codeço | |
Codex Troano: análise particional e principais gestos composicionais | |
André Codeço, Pauxy Gentil-Nunes | |
Um frevinho diferente: Wellington Gomes e a apropriação de elementos culturais na música pós-tonal | |
Potiguara Curione Menezes | |
Ritmo e implementações estratégicas a partir de conceitos compositivos sugeridos pela Capoeira | |
Vinicius Borges Amaro, Guilherme Bertissolo, Paulo Costa Lima | |
Diversidade de abordagens para composição interativa baseada em análise de dados | |
Marcos da Silva Sampaio, Guilherme Bertissolo, Marina Monroy Costa Penna, Lucas Robatto, Sara Dumont Fadigas, Alisson Silva Gonçalves, Simei Ferreira, Luã Almeida, Daiana Maciel | |
Rememorando o processo composicional na obra Dobrado Syncker, para banda filarmônica | |
Victor Vitoriano Dantas, Alexandre Reche e Silva | |
Modelagem matemática para o estudo e implementação de procedimentos algorítmicos | |
Agamenon Clemente de Morais Júnior, Alexandre Reche e Silva | |
O inventio retórico na criação musical contemporânea | |
William Teixeira da Silva | |
Babbitt, Martino e as bases teóricas para a combinatoriedade absoluta hexacordal, tetracordal e tricordal | |
Natanael de Souza Ourives | |
Idiossincrasias orquestrais e modulações tímbricas em três obras de compositores baianos: Oniçá Orê, Sertania e Retalhos | |
Gilmário Celso Bispo de Jesus, Natanael de Souza Ourives, Vinícius Amaro Borges | |
Plasticidade textural e processo de fluxo transformacional | |
Pedro Miguel de Moraes, Paulo Costa Lima | |
Subárea: Educação Musical |
|
Coral infantil: da musicalização à profissionalização | |
Ana Claudia dos Santos da Silva Reis, Maria José Chevitarese | |
Experiências musicais de jovens indígenas do curso técnico em Agroecologia integrado ao Ensino Médio | |
Mara Pereira da Silva, Delmary Vasconcelos de Abreu | |
Expressões parciais da cultura escolar: os resultados de uma pesquisa com uma orquestra escolar | |
Carla Pereira Santos | |
O teatro de confluência, de Murray Schafer: a integração das artes como elemento importante para o ensino de arte na escola | |
Érica Dias Gomes, Daiane S. Stoeberl da Cunha | |
Projeto Brasileirinho: um relato de experiência do Grupo de Flauta Doce da UFU | |
Marcela Lacerda Caetano, Paula Andrade Callegari | |
Escolas de música de Santa Catarina: um estudo quantitativo | |
Daniel Schwambach, Regina Finck Schambeck | |
Configurações identitárias e o material discursivo de narrativas de professores de canto | |
Luísa Vogt Vogt Cota, Sônia Tereza da Silva Ribeiro | |
O processo de formação em música de estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo no curso técnico da Escola de Música da Universidade Federal do Pará: o olhar do estudante com TEA e sua cuidadora | |
Jessika Castro Rodrigues, Áureo Deo DeFreitas Júnior | |
La enseñanza de la musicografia Braille: consideraciones sobre de la importancia de la escritura musical en Braille y la transcripción de materiales didácticos | |
Adriano Chaves Giesteira, Vilson Zattera | |
Sobre as ideias pedagógicas de Murray Schafer: a pesquisa em desenvolvimento e os resultados parciais | |
Thiago Xavier de Abreu | |
Recursos para a formação de transcritores de partituras em Braille | |
Adriano Chaves Giesteira | |
Etnografia virtual e entrevistas online: desafios na pesquisa em educação musical | |
Silvia Regina de Camera Corrêa Bechara | |
Blog e percepção musical: tecnologias digitais como estratégia de ensino | |
Shirley Cristina Gonçalves, Roberta Alves Gouveia | |
Aprendizagem do instrumentista de sopro: um levantamento da composição como recurso pedagógico | |
Felipe Arthur Moritz, Regina Finck Schamback | |
Bandas de música e a formação do professor de música em Santarém – Pará: um estudo de caso | |
Leonice Maria Bentes Nina, Lia Braga Vieira | |
Um estudo sobre música, educação musical e contexto na Igreja Evangélica Assembléia de Deus do Natal/RN: templo central | |
Priscila Gomes de Souza | |
O ensino de violão solo em Belém do Pará: estudo histórico sobre a sua formalização em conservatório | |
José Antônio Salazar Cano, Lia Braga Vieira | |
Tendências pioneiras na Educação Musical: a música segundo Helena Antipoff | |
Cristiane Nogueira | |
Práticas musicais na Educação Infantil: uma investigação-ação | |
Denise Cristina Fernandes Scarambone | |
Limpeza de ouvidos, ou exercícios de clariaudiência: a experiência musical no lab_arte | |
Luiz Fernando de Prince Fukushiro, Júlio Pancracio Valim | |
O Trenzinho do caipira: uma proposta dialógica de apreciação musical | |
Jorge Luiz Schroeder, Silvia Cordeiro Nassif | |
A formação do professor de música na Universidade Federal de Uberlândia: questões curriculares e da prática de ensino | |
Gaspar Rodrigues, José Soares | |
Material didático e o seu uso como prática criadora da aula de música | |
Paulo Cesar Jiticovki, Profª.Drª: Sônia Tereza da Silva Ribeiro | |
Representações sociais dos professores de piano de Taguatinga sobre o ensino e aprendizagem de música no instrumento | |
Lisette Jung Loiola | |
Modos de conceber a docência de música na educação básica: uma análise de editais de concursos públicos para professores | |
Joana Lopes Pereira, Vanilda Lídia Ferreira de Macedo, Tamar Genz Gaulke, Maria Odília de Quadros Pimentel, Cássia Vanessa Oliveira Cotrim, Mário André Wanderley Oliveira, Daniela Cesa Fracasso, Márcia Puerari, Elaine Martha Daenecke, Juliana Rigon Pedrini, Luciana Del-Ben | |
Propostas e atividades para a iniciação musical e ensino coletivo de violão para crianças entre 7 e 11 anos | |
Otavio Jorge Fidalgo, Mabel Macedo, Cristina Tourinho | |
Inserção profissional de egressos da educação profissional em música: uma revisão de literatura | |
Maria Odília de Quadros Pimentel | |
Improvisação musical e formação profissional: reflexões e propostas para aulas de percepção musical em cursos superiores de música | |
Katiane Cristine Faria da Cunha | |
Processo colaborativo no teatro musical: uma educação para a autonomia | |
Amélia Dias Santa Rosa | |
Evasão na ead: um survey com estudantes do curso de Licenciatura em Música a distância da UnB | |
Jaíne Araújo, Paulo Marins | |
Censo da educação superior brasileira: a formação do professor de música | |
Carolina Chaves Gomes, Catarina Shin Lima de Souza, Calígia Sousa Monteiro, Barbara Mattiuci, Júlio César da Silva, Andrey Azevedo dos Santos, Antônia Ladyjane Duarte da Silva | |
PIBID Música/UFRN: um fomento de pesquisa na formação inicial docente em música | |
Catarina Aracelle Porto do Nascimento, Washington Nogueira de Abreu | |
Práticas criativas na formação do licenciado em música | |
Wasti Silvério Ciszevski Henriques, Monique Traverzim | |
Preparação vocal no coro infanto-juvenil: desafios e possibilidades | |
Ana Lucia Iara Gaborim Moreira, Marco Antonio da Silva Ramos | |
Criação musical online com o uso das TIC: um estudo com os alunos do curso de Licenciatura em Música a Distância da Universidade de Brasília | |
Daniel Baker Méio | |
Hans-Joachim Koellreutter em movimento: ideias de música e educação | |
Camila Costa Zanetta, Teca Alencar de Brito | |
Inclusão do aluno com deficiência visual no ensino superior: reflexões sobre a prática do professor de música. | |
Edibergon Varela Bezerra | |
As tecnologias digitais e a formação do educador musical | |
Alexandre Henrique dos Santos, Adriana do Nascimento Araújo Mendes | |
Raça e música: os desafios das leis 10.639/03 e 11.769/08 sob um recorte étnico-racial | |
Renan Ribeiro Moutinho | |
O ensino de música para pessoas com deficiência visual: concepções e desafios | |
João Gomes da Rocha, Jhon Kleiton Santos de Queiroz | |
Educação musical na escola: a construção da concepção do ensino de música através do programa PIBID | |
Mateus Vinicius Corusse, Ilza Zenker Leme Joly | |
Sinais na escrita: significado pedagógico-musical de Pequenas peças para piano | |
Lia Braga Vieira, Rosa Maria Mota da Silva, Maria José Pinto da Costa de Moraes, Maria Lúcia da Silva Uchôa | |
Oportunidade de um futuro melhor através da música: reflexões sobre a formação musical de crianças e jovens em uma orquestra | |
Adriana Bozzetto | |
As características musicais da comunicação entre adulto e bebê e suas implicações no desenvolvimento cognitivo musical da criança no primeiro ano de vida | |
Marcy Lima Santos, Betânia Parizzi | |
Práticas criativas em Educação Musical: análise dos resumos de Teses de Doutorado no Brasil | |
Marisa Trench de Oliveira Fonterrada, Fabio Miguel, Jéssica Mami Makino, Leila Rosa Gonçalves Vertamatti, Camila Valiengo, Maria Consiglia Latorre, Paulo Miranda, Thiago Xavier de Abreu, Juliana Damaris Santana Paziani, Monique Traverzim, Gisele Masotti Moraes, Janaína Aparecida Brum Colombini, Priscila Cipriano Lutizzoff, Tiago Teixeira Ferreira | |
O ensino de violão solo em Belém do Pará: estudo histórico sobre a sua formalização em conservatório | |
José Antônio Salazar Cano, Lia Braga Vieira | |
A música como segmento da economia criativa: reflexões necessárias | |
Italan Carneiro, Luis Ricardo Silva Queiroz | |
A motivação de licenciandos em música: um campo em pesquisa | |
Isac Rufino Araújo | |
A motivação na aprendizagem musical na Associação de Apoio aos Portadores de Câncer de Mossoró e Região – AAPCMR | |
Flávia Maiara Lima Fagundes | |
Escolas livres de música da cidade de João Pessoa: construção de um perfil | |
Italan Carneiro | |
Sonoridades múltiplas: experiências de práticas pedagógicas musicais no Programa Vocacional Música | |
Cintia Campolina Onofre | |
Educação musical e personalismo: pesquisa qualitativa em um projeto social | |
Mateus Vinicius Corusse, Ilza Zenker Leme Joly | |
Discutindo a notação musical: dois exemplos do tratamento da direcionalidade de leitura no repertório coral brasileiro do século XX | |
Denise Castilho de Oliveira, Susana Cecilia Igayara-Souza | |
Concerto didático da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte – OSRN: uma ação do PIBID – música na Escola Estadual Desembargador Floriano Cavalcanti | |
Gleison Costa dos Santos, Calígia Sousa Monteiro | |
O estado da arte da educação musical escolar no Distrito Federal | |
Delmary Vasconcelos de Abreu | |
O estado da arte da educação musical escolar no Distrito Federal | |
Dielton Paulo Maranhão Monteiro, Arthur de Souza Figueirôa, Delmary Vasconcelos de Abreu | |
A prática do coral no curso de iniciação artística: construção de sociabilidade a partir da prática musical | |
Calígia Sousa Monteiro | |
Trocando experiências: relações entre educação musical, etnomusicologia e contextos culturais na percepção de educadores sociais na Bahia | |
Angela Lühning, Flavia Candusso | |
Autonomia na aprendizagem musical: contribuições para práticas informais no ensino de piano | |
José Leandro Silva Rocha | |
Educação musical numa comunidade quilombola: pensando em música e contexto numa experiência em Capoeiras-RN | |
Artur Pessoa Porpino Dias, Jean Joubert Freitas Mendes | |
Educação musical em projetos sociais: os saberes docentes em ação | |
Elisama da Silva Gonçalves Santos | |
Motivação para aprendizagem da música: uma revisão bibliográfica | |
Andrea Matias Queiroz | |
Peças para grupo de percussão complementar de Myrian Stramby e suas aplicabilidades no ensino de música | |
Paulo Henrique Chagas, Eliana Guglielmetti Sulpicio | |
Mídias sociais como fontes de pesquisa documental acerca da educação musical contemporânea | |
Margarete Arroyo | |
O ensino da performance na Boneca faceira de Lina Pires de Campos | |
Ellen Boger Stencel, Maria José Carrasqueira Moraes | |
Educação Musical no Brasil: professor generalista ou professor de música | |
Edson Hansen Sant ‘ Ana | |
Formação de professores de música para as escolas de educação básica: desafios na contemporaneidade | |
Luis Ricardo Silva Queiroz | |
Subárea: Etnomusicologia |
|
Jongo de Piquete: a transmissão de saberes musicais através de sua prática | |
Ossimar Heleno Batista, Rodrigo Cantos Savelli Gomes | |
Notas e Reflexões a partir de escritos sobre a pesquisa de campo e suas implicações na Etnomusicologia | |
Jorgete Maria Lago | |
Práticas Musicais no Contexto Urbano de Sobral-CE: algumas constatações preliminares | |
Tiago de Quadros Maia Carvalho, Marcio David Bispo da Silva, Cínthia Gomes de Paula, Ulyane Vieira Gomes, Francisco Neirton Silva Filho, Rodrigo dos Santos Brasil, Maria Geane Cunha Mendonça | |
Alguns escritos de Debussy e Ravel, a Carta Aberta de Guarnieri e as sagradas escrituras da Escola de Frankfurt | |
Marcos Câmara de Castro | |
Teaching the Music of the Other: Lúcia Caruso and the Castanets | |
Marcia de Oliveira Goulart | |
Currulao: análisis de estructuras musicales a partir de un trabajo etnográfico | |
Maria Ximena Alvarado, Hugo Candelario González | |
Samba-Exaltação, Samba-Tema e Samba-Enredo: os caminhos da música de carnaval na cidade de São Paulo durante o século XX | |
Bruno Sanches Baronetti | |
O papel do canto na formação de uma identidade da imigração italiana no nordeste do Rio Grande do Sul | |
Patrícia Pereira Porto | |
Realizando uma pesquisa de campo em canais de video game music no Youtube | |
Schneider Ferreira Reis de Souza | |
Quando Benjamin toca rabeca: reflexões sobre o processo de modernização cantado na narrativa musical caiçara | |
Bruno Esslinger de Britto Costa | |
Transmissão do saber e relações sociais nas práticas musicais das bandas civis de música | |
Robson Miguel Saquett Chagas, Glaura Lucas | |
Tradição e inovação no repertório das bandas de música | |
Robson Miguel Saquett Chagas, Glaura Lucas | |
Memória da música sertaneja: trabalho e política nos registros do centro de folclore de Piracicaba (1940-1950) | |
Uassyr Siqueira | |
Música missioneira: imaginários e representações de um estilo musical regional do Rio Grande do Sul | |
Reginaldo Gil Braga, Fernando Henrique Machado Ávila | |
Tradição na modernidade: a performance da Banda Cabaçal Padre Cícero na festa de renovação do Sagrado Coração de Jesus | |
Francisco Sidney da Silva Monteiro Junior | |
“Música popular do sul”: identidades, agenciamentos e territorialidades trans-locais no Rio Grande do Sul | |
Reginaldo Gil Braga, Mateus Berger Kuschick, Clarissa Ferreira, Suelen Scholl Matter | |
O gosto musical dos idosos das instituições asilo São Vicente de Paulo e centro de convivência João Paulo II de Maringá – PR | |
Najara Sescon Nogueira, Jairo José Botelho Cavalcante | |
Liderança na cultura popular: mestres cirandeiros de Caiana dos Crioulos-PB | |
Eurides de Souza Santos | |
Reflexões sobre os postulados filosóficos e sociológicos de Kwame Appiah e Paul Gilroy para compreensão da música da diáspora africana | |
Mateus Berger Kuschick | |
Cegos cantadores rabequeiros do Sertão Nordestino | |
Luiz Henrique Fiaminghi, Jorge Linemburg Junior | |
Práticas musicais contemporâneas e interações sociais na cultura popular | |
Fábio Henrique Ribeiro | |
Esboço etnográfico de uma roda de Choro: da redação inicial, reflexões e epistemologia do trabalho de campo | |
Paulo Vinícius Amado | |
Musicologia e a Estética da Recepção | |
Luma Heyn, Wolney Alfredo Unes | |
Os critérios de avaliação das baterias das escolas de samba cariocas do grupo especial: origens, motivações, concepção atual e impactos sobre os avaliados | |
Lino Camenietzki Amorim | |
“- Que choro ainda não foi?”: Reflexões etnográficas sobre repetições na roda | |
Renan Moretti Bertho, Lenita Waldige Mendes Nogueira | |
A relação mestre-discípula em duas biografias de compositores brasileiros: Francisco Braga, por Iza de Queiroz Santos (1951) e Henrique Oswald, por Leosinha Magalhães de Almeida (1952) | |
Susana Cecilia Igayara-Souza | |
A música como prática em comunidades paranaenses e suas mudanças: três estudos de caso | |
Edwin Ricardo Pitre Vásquez, Luzia Aparecida Ferreira, Katia da Piedade Santos, Cainã Alves | |
Black is Beautiful: Victoria Santa Cruz | |
Fernando Llanos | |
Música popular urbana no Estado do Acre: décadas de 30 e 40 do século XX. | |
Ana Lúcia Ferreira Fontenele, Ciro Quintanna | |
O grupo Sabor Marajoara no contexto do Festival do Folclore de Olímpia | |
Estevão Amaro dos Reis, Lenita Waldige Mendes Nogueira | |
Lévi-Strauss: mitos cantados | |
Betania Franklin Melo | |
Subárea: Música e Interfaces (Cognição; Dramaturgia e Audiovisual; Mídia; Musicoterapia; Semiótica) |
|
Jazz como mise en scène: a performance musical como ferramenta de introdução do jazz nas práticas da música de cinema | |
Gustavo Rocha Chritaro | |
Uma breve incursão na história da música do cinema documentário: nascimento, sinfonias metropolitanas e experimentações (1922-1942) | |
Renan Paiva Chaves, Claudiney Rodrigues Carrasco | |
Análise e hermenêutica nos estudos sobre trilhas sonoras | |
José Eduardo Costa Silva | |
A trilha musical de Moacir Santos para O Beijo: estudo dos Créditos Iniciais | |
Lucas Zangirolami Bonetti, Claudiney Rodrigues Carrasco | |
SonorAção – ISVI: Instalação Sonora Visual Interativa | |
Cecília Maritza da Silva | |
Música, Musicoterapia e Autismo: uma revisão de literatura à luz das neurociências | |
Renato Tocantins Sampaio, Cybelle Maria Veiga Loureiro, Cristiano Mauro Assis Gomes | |
Música e comunicação: interrelações e possibilidades de utilização terapêutica | |
Josiane Fernanda Covre, Claudia Regina de Oliveira Zanini | |
A revolução do MP3: o mercado da música digital brasileira na visão do documentário We.Music | |
Pamela de Bortoli Machado | |
Os diferentes usos da canção nos seriados dirigidos por Daniel Filho | |
Andre Checchia Antonietti, Claudiney Rodrigues Carrasco | |
A atividade do orquestrador nas produções de trilhas musicais | |
Maurício Bortoloto da Costa Figueiredo | |
As experiências musicoterápicas no Projeto Psicoeducação para familiares e cuidadores de pessoas com necessidades especiais: interdisciplinaridade entre musicoterapia e psicologia | |
Glaucia Tomaz Marques Pereira, Paulyane Cristine da Silva Oliveira | |
Cantos da floresta: encontros musicais na Amazônia | |
Magda Dourado Pucci | |
Do processamento neurológico musical ao desenvolvimento da capacidade atencional em portadores de esclerose tuberosa: caminhos de uma pesquisa bibliográfica em musicoterapia neurológica | |
Verônica Magalhães Rosário, Cybelle Veiga Loureiro | |
Ambiguidades métricas nos Trilhos urbanos de Caetano Veloso | |
Pedro Paulo Kohler Bondesan dos Santos, Carlos Eduardo Pedrasse | |
Em busca de uma análise: os desdobramentos da criação tímbrica na música de cinema e a transcendência da composição orquestral | |
Daniel Tápia | |
Uirapuru de Villa-Lobos e Sam Zebba: uma análise comparativa entre música e cena | |
Daniel Zanella dos Santos | |
O professor de música como tutor de resiliência | |
Sandra Carvalho de Mattos | |
Distâncias entre tonalidades também encurtam estimações subjetivas de tempo em peças musicais tonais modulatórias genuínas | |
Érico Artioli Firmino, José Lino Oliveira Bueno | |
Harpa em musicoterapia: uma revisão sistemática | |
Julia Pelucio Quissak, Marcelo Penido Silva, Renato Tocantins Sampaio | |
O campo cibernético e a recepção musical: resultados da observação do público da primeira edição do The Voice Brasil na rede social Twitter | |
Carolina Borges Ferreira | |
A interação cênico-musical nos processos de formação de músicos e atores | |
Jussara Rodrigues Fernandino | |
Música e função narrativa: o jogo Super Mario Bros. | |
Alexandre de Souza Ferreira da Silva Pinto | |
O significante musical e seus significados | |
Fábio Scucuglia | |
A transformação dos tipos de escuta e o processo de sedimentação/diluição de cânones musicais | |
Laura Figueiredo Dantas, Heloísa de Araújo Duarte Valente | |
Bases cognitivas e estratégias de ensino para o desenvolvimento de habilidades auditivas: revisão de literatura em periódicos brasileiros | |
Darcy Alcantara Neto | |
Coro cênico como arte integrada: relato da elaboração do musical Na terra de Luiz Gonzaga com o Coro Jovem da FAMES | |
Hellem Pimentel Santos | |
Aplicações artísticas de ubimus | |
Jose Eduardo Fornari, Damián Keller, Victor Lazzarini, Flávio Miranda de Farias, Edemilson Ferreira da Silva, Floriano Pinheiro da Silva, Marcelo Soares Pimenta, Maria Helena de Lima, Leandro Costalonga, Marcelo Johann | |
Musicoterapia na Escola: efeitos da Musicoterapia na motivação, no humor e no afeto de alunos com mau desempenho escolar | |
Clitia Rodrigues Silva, Ana Clara Reis Nicole Carvalho Rocha, Luciana Karine de Souza, Renato Tocantins Sampaio | |
A música no contexto publicitário: uma análise do comercial HP Office Orchestra | |
Leandro Trajano da Silva, Ralmon Sousa Pereira, Robson de Oliveira Macedo, Cleydstone Chaves dos Santos | |
As “infiltrações” de Guerra-Peixe no cinema brasileiro | |
Cecília Nazaré Lima | |
A música nos créditos de abertura do documentário Entre o Mar e o Tendal: breve estudo sobre o valor agregado pela trilha musical | |
Rodrigo Garcia, Guilherme Maia | |
Desafios da pesquisa em música ubíqua | |
Maria Helena de Lima, Damián Keller, José Fornari | |
Subárea: Música Popular |
|
A aplicação do método Gramani no estudo de piano popular | |
Deyvid Willian Martins | |
Arranjos vocais de Gene Puerling: uma análise dos recursos musicais empregados | |
Paulo Roberto Prado Constantino | |
Crítica da sociedade de consumo e do moralismo ideológico da ditadura militar em Grande liquidação de Tom Zé | |
Guilherme Araújo Freire | |
O arranjo de Pixinguinha para Gaúcho de Chiquinha Gonzaga: a orquestra típica a caminho da Big Band | |
Paulo Jose de Siqueira Tine | |
Estruturas estilísticas em Egberto Gismonti: um estudo do choro 7 Anéis | |
Diones Ferreira Correntino, Glacy Antunes | |
O caráter improvisatório na obra de Marco Pereira: o chorus e a cadenza | |
Rafael Thomaz, Fabio Scarduelli | |
Etnografia da performance: estudo sobre o jazz nos bares de São Paulo | |
Marcus Vinicius Scanavez Ramasotti Medeiros de Almeida | |
O gênero musical guarânia no Brasil: décadas de 1940/50 | |
Evandro Rodrigues Higa | |
Banda Mantiqueira e o processo de incorporação do formato orquestral de Big Band como parte da moderna tradição brasileira | |
Claudio Henrique Altieri de Campos | |
O gato, da sala de aula para as ruas: uma pesquisa teórico-prática sobre a canção popular brasileira | |
Walter Garcia | |
Jacob do Bandolim e Almirante: do folclore urbano à expressão | |
Marcílio Marques Lopes | |
Ritmos populares no Concerto carioca n. 3 de Radamés Gnattali | |
Eduardo Fernando de Almeida Lobo | |
Redes (in)visíveis na música instrumental de Belo Horizonte: o fortalecimento de um grupo de violonistas-guitarristas-compositores na cena musical da capital mineira | |
Daniel Menezes Lovisi | |
Considerações sobre o conceito de arranjo na música popular a partir do estudo sobre o “conceito de obra” proposto por Lydia Goehr (1992) | |
Carlos Roberto Ferreira Menezes Júnior | |
Um “camarada” de Chico Buarque? As (tentativas de) relações entre Benito di Paula e a MPB | |
Adelcio Camilo Machado | |
Racionalização dos meios de atuação na indústria cultural e a produção cancionista experimental da década de 1970 | |
Guilherme Araújo Freire | |
Chico Buarque de Hollanda: uma viagem pela cidade e seus lugares | |
Mirna Azevedo Costa, Aline Azevedo Costa | |
Quem sabe isso queira dizer amor: corpo, música e história | |
Laura Silvana Ribeiro Cascaes | |
O trompete no choro: um panorama etnográfico entre 1902 a 2000 | |
Pedro Francisco Mota, Fausto Borém Oliveira | |
O trompete no choro: um panorama etnográfico entre os inícios dos séculos XX e XXI | |
Pedro Francisco Mota Júnior, Fausto Borém | |
Função e importância do instrumento repinique nas baterias das escolas de samba de São Paulo | |
Rafael Y Castro, Carlos Stasi | |
Radiofonias: as múltiplas relações de produção entre o rádio e o disco nos anos iniciais da era elétrica | |
Marcos Edson Cardoso Filho | |
Chico Buarque de Hollanda: uma viagem pela cidade e seus lugares | |
Aline Azevedo Costa, Mirna Azevedo Costa | |
Samba-jazz e música regional: do Sambrasa Trio ao Quarteto Novo | |
Ismael Oliveira Gerolamo, Saulo Sandro Alves Dias | |
Contradições de um sambista de “raiz”: uma análise da música Imaginação, de Candeia | |
Eduardo Lima Visconti | |
Canto popular e padronização vocal | |
Marcelo Elme, Angelo José Fernandes | |
Tecnobrega: música eletrônica na periferia belemense | |
Sonia Maria Moraes Chada | |
Proposição de um sistema composicional gerado a partir da reengenharia dos parâmetros musicais levantados na análise schenkeriana da canção Chovendo na Roseira, de Tom Jobim | |
Ricardo Uchiyama Tenorio Belo, Marcelo Pereira Coelho | |
A técnica de arco na música popular brasileira: análise de sua aplicação nas gravações de Fafá em Hollywood, por Nicolas Krassik e de Samba de Uma Nota Só, por Jaques Morelenbaum | |
Eliézer Isidoro, Raquel Rohr, Fausto Borém | |
Desatando os nós do pagode sertanejo: a rumba no violão do maestro Itapuã | |
Saulo Sandro Alves Dias | |
Considerações gerais sobre a obra de K-ximbinho: análise, classificação e legitimação | |
Pablo Garcia da Costa | |
Elementos para o estudo do estilo pianístico de Cesar Camargo Mariano nos gêneros samba e choro | |
Rafael Tomazoni Gomes, Antônio Rafael Carvalho dos Santos | |
Trapo de gente e o lado “ruim” de Ary Barroso | |
Adelcio Camilo Machado | |
Acervo musical do violonista e compositor amazonense Domingo Lima | |
João de Deus Vieira de Oliveira, Lucyanne de Melo Afonso | |
Uma década e alguns segundos nas disputas entre “tradicionalistas” e “modernos”: o declínio do choro e o encontro entre Jacob do Bandolim e Zimbo Trio. | |
Gabriel Sampaio Souza Lima Rezende | |
O samba moderno entre a estridência e a suavidade | |
Antonio Rafael Carvalho Santos, José Roberto Zan, Leandro Barsalini, Maria Beatriz Cyrino Moreira | |
A frase característica do samba-enredo e o conceito de paradigma | |
Yuri Prado Brandão de Souza | |
Subárea: Musicologia e Estética Musical |
|
Diversidade na unidade: a prática musical católica no Brasil durante os pontificados de João Paulo II e Bento XVI | |
Fernando Lacerda Simões Duarte | |
Da primazia do órgão à diversidade instrumental: o modelo pré-interpretativo do Motu proprio de Pio X e a prática musical no Brasil | |
Fernando Lacerda Simões Duarte | |
Um Lamento de Luigi Rossi: análise da relação música, poesia e afetos | |
Cyran Costa Carneiro da Cunha | |
Textos literários dramáticos e Literaturoper: à procura do texto ideal | |
Nazir Bittar Filho | |
A notação para percussão em Memos, de Willy Corrêa de Oliveira | |
Ricardo de Alcantara Stuani, Carlos Eduardo di Stasi | |
Diferença e repetição em Capricorn de George Crumb | |
Yuri Behr Kimizuka | |
Toccata em Rítmo de Samba n. 1 para violão de Radamés Gnattali: peculiaridades estilísticas e processos de hibridação cultural | |
Valdemar Alves Silva, Magda de Miranada Clímaco | |
Carlos Gomes monumental, um olhar para o monumento a Carlos Gomes, em São Paulo | |
Alexandre José de Abreu | |
Prométhée, o terceiro poema sinfônico de Leopoldo Miguéz | |
Desirée Johanna Mayr | |
A flauta doce no século XVII: Il Dolcimelo (ca. 1600) de Aurélio Virgiliano e a prática instrumental | |
Amanda Alves Vieira, Paula Andrade Callegari | |
A tendência da teoria e análise ao direcionamento crítico na nova musicologia brasileira | |
Edson Hansen Sant’Ana | |
Sociedades de música (bandas) no contexto da imigração alemã | |
Roberto Fabiano Rossbach | |
O Lundu como tema de variações: uma perspectiva de análise melódica sobre as Variações Landum da Monroi | |
Edite Maria Oliveira da Rocha, Mario Marques Trilha | |
A Primeira Guerra Mundial e as associações musicais francesas oriundas: radicalismo e xenofobia como sentimentos idealizadores | |
Danieli Verônica Longo Benedetti, Amilcar Zani | |
O madrigal Tirsi Morir Volea de Carlo Gesualdo: uma análise sobre a manipulação textual do compositor e o seu ideal poético | |
Rafael Luís Garbuio, Carlos Fernando Fiorini | |
Music and dictatorship in the 20th century: a path for the construction of national identities | |
Marcia de Oliveira Goulart | |
Os fonogramas no Acervo Alceu Schwab: um arquivo pessoal | |
Rogério de Brito Bergold, Rafael Rotelok | |
Música de Euterpe: um estudo do repertório de uma banda sesquicentenária | |
Marcos Botelho | |
Os autos do concurso para Mestre Régio de Antônio da Silva Alcântara, Mestre de Capela da Sé de Olinda | |
Alexandre Cerqueira de Oliveira Rohl | |
Breves considerações sobre o diagnóstico adorniano a respeito do envelhecimento da Nova Música | |
Igor Baggio | |
Teatros, circuitos e repertórios no mundo musical carioca de final de século XIX e início do século XX | |
Mónica Vermes | |
Em defesa de reformas musicais: Mário de Andrade e Luciano Gallet | |
Eduardo Tadafumi Sato, Said Tuma, Marcelo Alves Brum | |
A voz e a estética do canto brasileiro | |
Diogo Maia Santos | |
Compondo Música Viva: Guerra-Peixe e as Quatro Bagatelas (1944) para piano | |
Ana Cláudia de Assis, João Pedro Paiva de Oliveira | |
Figuras retóricas no Domine Jesu de José Maurício Nunes Garcia | |
Eliel Almeida Soares, Diósnio Machado Neto | |
Voz e performance multimídia | |
Wânia Mara Agostini Storolli | |
Configurações identitárias na obra para violão de Estércio Marquez Cunha: um enfoque representacional | |
Felipe Eugênio Vinhal | |
Für Uns!: obra inédita de Hans-Joachim Koellreutter | |
Edilson Rocha, Roseli Kasuko Shiroma | |
Presciliano Silva: evolução da técnica composicional para obras ao piano de um compositor sãojoanense | |
Edilson Rocha, Simone Raimundo de Souza | |
Radiodifusão e formação do gosto musical nos trabalhos de Copland, Emmanuel e Feldman: iniciações ao ouvir e entender | |
Marcel Oliveira de Souza | |
Coleção Encontro de Compositores: a salvaguarda de documentos visando à memória | PDF () |
Roberta Rodrigues do Bomfim, Maria da Conceição Costa Perrone | |
Luigi Dallapiccola: um homem “prisioneiro” do teatro | |
Roberto Votta | |
Elizeth Cardoso e o mercado musical à luz dos conceitos campo, habitus e capital de Pierre Bourdieu | |
Marcela Velon | |
A presença feminina em três obras historiográficas panorâmicas sobre a música brasileira | |
Guilhermina Maria Lopes de Carvalho, Lenita Waldige Mendes Nogueira | |
Tangos argentinos nos anos 1920: sua popularização no Rio Grande do Sul e sua sonoridade brasileira | |
Kenia Simone Werner | |
Nova Arte de Viola: análise crítica de um tratado setecentista | |
José Jarbas Pinheiro Ruas Junior | |
Um aspecto da vida musical belemense em finais do século XIX: música trivial para as reuniões sociais da elite do Pará | |
Mário Alexandre Dantas | |
Leopoldo Miguez e a flauta doce: investigações sobre o instrumento doado pelo compositor ao museu do Instituto Nacional de Música | |
Patricia Michelini Aguilar | |
Riso e estranhamento na ópera O refletor, de José Alberto Kaplan | |
Merlia Helen Faustino da Silva, Vladimir Alexandro Pereira Silva, Lemuel Dourado Guerra Sobrinho | |
Crença estética e persuasão do belo: interpretação de fragmentos de Hume e Schoenberg | |
Antonio Herci Ferreira Júnior | |
D. Pedro II, Antônio Carlos Gomes e Richard Wagner: um encontro na Filadélfia | |
Marcos da Cunha Lopes Virmond, Lenita Waldige Mendes Nogueira | |
Jornais como fonte no estudo da música de entretenimento no século XIX | |
Martha Tupinambá de Ulhôa, Luiz Costa-Lima Neto | |
Música e Tecnologia: a aura musical contextualizada | |
Carlos Arthur Avezum Pereira | |
Furio Franceschini (1880-1976) e Martin Braunwieser (1901-1991) no Brasil: um levantamento inicial do repertório coral europeu difundido por regentes estrangeiros em São Paulo | |
Ana Paula dos Anjos Gabriel, Susana Cecilia Igayara-Souza | |
A Sinfonietta nº 1 de Villa-Lobos: reflexões sobre sua gênese e uma questão aberta | |
Lutero Rodrigues Rodrigues | |
Vi-le-ta Pa-rra fragmentada: discursos articulados en torno a diversas construcciones como sujeto de la música popular chilena | |
Lorena Alejandra Valdebenito | |
De Eurípedes a Alessandro Scarlatti: como a Academia Arcádia se insurge contra o barroco paradoxalmente inspirada na Grécia antiga | |
Robson Bessa | |
Subárea: Perfomance |
|
Polacas para trombone e banda filarmônica | |
Lélio Eduardo Alves da Alves da Silva, Fábio Carmo Plácido Santos | |
Benefícios da inclusão do vocalise artístico no repertório do cantor lírico | |
Jaqueline Braga Fernandes Costa Vilela, Miriam Emerick de Souza Carpinetti | |
A escrita idiomática para oboé na Sonatina Bucólica de Hubertus Hofmann: uma comparação com a versão para violino | |
Lucius Batista Mota | |
O conjunto de obras para oboé de Ernst Mahle: um olhar do oboísta-professor. | |
Lucius Batista Mota | |
A “rabeca triste” no II movimento do Concertino para violino e Orquestra de Câmara de César Guerra-Peixe: uma concepção interpretativa sob a ótica Armorial | |
Débora Borges da Silva | |
Gravações comparadas do Noturno para flauta e piano de Nivaldo Ornelas: um estudo interpretativo | |
David Ganc | |
O saxofone clássico nos cursos de bacharelado no Brasil | |
Marco Tulio de Paula Pinto | |
Os Prelúdios Tropicais para piano: uma expressão do último período da fase nacional de Guerra-Peixe | |
Flávia Pereira Botelho | |
A Suíte Infantil n. 1 de Guerra-Peixe: uma análise dos aspectos estético-composicionais e didáticos | |
Nayane Nogueira Soares, Flávia Pereira Botelho | |
As indicações de pedal do Prelúdio op. 28 Nº 9 de Chopin segundo cinco fontes: o manuscrito original, a cópia de Julian Fontana e as três primeiras edições: Francesa, Inglesa e Alemã | |
Cristiano de Abreu Buarque Vogas | |
Caminhos alternativos na interpretação do Prelúdio I para violão de Claudio Santoro: análise comparativa de dois manuscritos e versão impressa | |
Fernando Aguera, Fábio Scarduelli | |
Upper hands: a method for adults 50+ (to spark the mind, heart and soul): investigação sobre elementos inovadores na metodologia do ensino de piano para adultos | |
Fátima Corvisier, Larissa Almeida Barros | |
A escrita idiomática para contrabaixo no “Tríptico latino-americano” de Salvador Amato: técnicas tradicionais e estendidas a partir de gêneros folclóricos argentinos | |
Rodrigo Olivárez, Fausto Borém | |
As relações entre texto e música na peformance da música vocal a partir de publicações de pianistas colaboradores | |
Luiz Ricardo Basso Ballestero | |
A análise de áudio com suporte computacional na construção de uma concepção interpretativa | |
Renato Mendes Rosa | |
An Analysis of the Pianistic Writing in the Song Ou Isto ou Aquilo by Ernst Mahle | |
Eliana Asano Ramos, Maria José Dias Carrasqueira de Moraes, Deborah Stein | |
Modelagem como ferramenta de estudo e aprendizagem na prática pianística para a construção de uma interpretação | |
Stefanie Freitas | |
Técnicas de mão direita na obra Traçado íntimo e hesitante para violoncelo solo de Bruno Angelo | |
Dora Utermohl de Queiroz, Fabio Soren Presgrave | |
Concertino, de Francisco Mignone para fagote e piano: considerações interpretativas no 1º movimento | |
Aloysio Moraes Rego Fagerlande, Ana Paula da Matta Machado Avvad | |
A abordagem pedagógica do ritmo em dois métodos brasileiros para piano: o Diorama de Cacilda Barbosa e a Cartilha Rítmica de Almeida Prado | |
Saimonton Ribeiro Reis, Fátima Monteiro Corvisier | |
O uso do Glissom para expansão sonora do violão | |
Paulo Guilherme Muniz Cavalcanti da Cruz | |
Johannes Brahms: A construção da performance em seus dois concertos para piano e orquestra | |
Luiz Guilherme Pozzi, Eduardo Henrique Soares Monteiro | |
O “Pierrot” de Debussy: comentários analítico-interpretativos | |
Alzeny Nelo de Farias, Durval Cesetti | |
Transcrições para violão de peças originalmente escritas para alaúde barroco: Uma revisão bibliográfica | |
Renato de Carvalho Cardoso | |
Domitila, de J. Guilherme Ripper: o dialogismo em uma ópera-monólogo | |
Nivea Renata Alencar de Freitas, Luciana Monteiro de Castro Silva Dutra | |
Os caminhos do Choro contemporâneo: performance do Trio Corrente para o choro Murmurando | |
Paula Veneziano Valente | |
Estudo I de Eduardo Guimarães Álvares: questões estruturais e interpretativas | |
Rubens José de Oliveira Júnior, Fernando de Oliveira Rocha | |
As Doze Fantasias para violino solo de Telemann: considerações sobre sua função no repertório violinístico | |
Fernando da Costa Bresolin, Luiz Henrique Fiaminghi | |
A flexibilidade de tempo em Brahms: relatos de contemporâneos e análise de duas gravações históricas de seu Concerto no 1 op. 15 para piano e orquestra | |
Luiz Guilherme Pozzi, Eduardo Henrique Soares Monteiro | |
Sertão Central de Liduíno Pitombeira: memorização para performance a partir de guias de execução | |
Uaná Barreto Vieira, Bibiana Maria Bragagnolo, Luciana Noda | |
A correlação entre o termo Molto Agitato e a flexibilidade agógica no Prelúdio op. 28 n. 22 de Chopin, tendo como parâmetro a escrita do compositor | |
Gabriella de Mattos Affonso, Eduardo Henrique Soares Monteiro | |
Comunicação aural e visual entre performers em música de câmara: um estudo de caso com violonistas | |
Rafael Pedrosa Salgado, Sonia Ray | |
O gesto corporal na preparação e na performance musical | |
Felipe Marques de Mello, Sonia Ray | |
A obra temporal e o intérprete: construindo a performance em música | |
Alessandro da Costa, Silvia Maria Pires Cabrera Berg | |
O pedal na Técnica do Piano: estudo e aplicação segundo o método de Antônio de Sá Pereira | |
Wellington Marafiotti Broisler, Fátima Graça Monteiro Corvisier | |
Solfejo como ferramenta para a leitura musical | |
Bianca Viana Monteiro Silva | |
Estratégias de estudo na abordagem inicial de peças para piano em condições específicas de privação de retroalimentação sensorial | |
Regina Antunes Teixeira Dos Santos, Michele Rosita Mantovani | |
A diversidade a partir de diálogos com as músicas não ocidentais: relato de pesquisa concluída | |
Ana Luisa Fridman, Rogério Luiz Moraes Costa | |
A re-contextualização do berimbau em Íris, de Alexandre Lunsqui: considerações estéticas e de performance | |
Mateus Espinha Oliveira, Fernando de Oliveira Rocha | |
Aspectos Interpretativos sobre as Técnicas Expandidas requisitadas na obra Two Takes de Edson Zampronha | |
Fernanda Rosa Machado; Cleber da Silveira Campos; | |
”Dança Selvagem” para piano solo de Camargo Guarnieri: uma abordagem técnico-interpretativa dos acentos | |
Carlos Henrique Costa, Ana Flavia Siqueira e Silva Lopes | |
Análise e digitação do Estudo nº 5 para violão de Marcelo Rauta: a construção de uma interpretação | |
Sabrina Souza Gomes | |
Palette of Theatrical Gestures Based on Extended Oboe Technique in Free Improvisation | |
Christina Marie Bogiages, Cleber da Silveira Campos | |
Guia Prático para piano de Heitor Villa-Lobos: perspectiva para uma pedagogia da performance. | |
Francine Alves dos Reis Loureiro | |
Hermenêutica da concepção prévia na operacionalidade técnico-musical: a construção da interpretação na Sonata K. 87 de Scarlatti | |
Luciano Cesar Morais, Edelton Gloeden | |
A colaboração intérprete- compositor na elaboração da obra “Uma Lágrima” de Arthur Rinaldi | |
Augusto Alves de Morais | |
Novas tendências de interpretações nas obras de Steve Reich utilizando instrumentos de percussão | |
Fernando Bueno Menino, Cleber da Silveira Campos | |
Práticas interpretativas nas Variações em Fá menor de Joseph Haydn | |
Fernando Crespo Corvisier, Gladys de Pádua | |
A percepção por Streams de alturas e a Análise schenkeriana: considerações pertinentes ao trabalho do intérprete | |
Marcelo Fernandes Pereira | |
Johann Joachim Quantz e a arte de ornamentar: o Arioso Mesto do concerto para flauta e orquestra em Sol maior (QV 5:174), ornamentado com base no Versuch einer anweisung die flöte traversiere zu spielen | |
Cláudia Roberta Bortoletto, Helena Jank | |
Estudo do gesto em Játékok (Vol. I) | |
Helena Carreras Cabezas, Luciana Sayure Shimabuco | |
Musica_efemera, Harpa de Berio e Four6: três ambientes alternativos de performance | |
Alexandre Zamith Almeida | |
Um aspecto interpretativo sobre a obra Ensaio-90 | |
Rodolfo Vilaggio Arilho, Fernando Augusto de Almeida Hashimoto | |
O corpo em movimento: um estudo do gesto aplicado à técnica vocal. | |
Merlia Helen Faustino da Silva, Vladimir Alexandro Pereira Silva | |
A obra pianística de Alexandre Levy (1864-1892): concertos e gravação de CD (projeto em andamento) | |
Eduardo Henrique Soares Monteiro, Luciana Sayure Shimabuco | |
A abordagem etnográfica como forma de observação de estratégias de preparação de um repertório de câmara com violão: possibilidades interdisciplinares em uma investigação em Performance Musical | |
Marcos Matturro, Flavio Terrigno Barbeitas | |
A audição e comparação de gravações como estratégia de estudo e interpretação de Lied: para a proposta de uma nova performance | |
Daniel Vieira, Felipe Bertol, Any Raquel Carvalho | |
Análise da entoação praticada por violinistas profissionais em performances selecionadas da Partita No. 3 (BWV1006) de J. S. Bach | |
Ricardo Goldemberg | |
A inter-relação entre texto e música em seis canções para voz e violão de Willy Corrêa de Oliveira | |
Gilson Uehara Gimenes Antunes | |
A dualidade composicional da Ankh para violão solo de Roberto Victorio | |
Gilson Uehara Gimenes Antunes | |
Objetos e Preparações na Música Brasileira de Concerto para Guitarra Elétrica Desde 2010 | |
Mário Augusto Ossent Del Nunzio | |
Subárea: Sonologia |
|
Percepção métrica: estudando a percepção do ritmo musical através de experimentos com estruturas metricamente ambíguas | |
Pedro Paulo Kohler Bondesan dos Santos | |
Markov: construção de uma external para Puredata | |
Yuri Behr Kimizuka, Milton Ulmer | |
Identificação do intérprete a partir de informação de movimento corporal | |
Mauricio Alves Loureiro, Davi Alves Mota, Rafael Laboissière | |
O papel da escuta no processo criativo da livre improvisação coletiva | |
Fábio Parra Furlanete | |
Aventures de György Ligeti: A concepção do texto fonético na escrita vocal | |
Laiana Lopes Oliveira | |
Permeabilidades entre o clowning e a livre improvisação ou a livre improvisação não é palhaçada | |
Miguel Eduardo Diaz Antar | |
Entre a pesquisa e a criação: a experiência dentro da sonologia | |
Fernando Iazzetta | |
Tecnomorfismo em música: surgimento do conceito e revisão bibliográfica | |
Bryan Holmes | |
Como o experimentalismo musical reprograma aparelhos sonoros | |
José Guilherme Allen Lima | |
O registro sonoro como condição para a objetificação do som em Pierre Schaeffer | |
Davi Donato | |
Acerca da transdução: princípios técnicos, aspectos teóricos e desdobramentos | |
José Henrique Padovani | |
Representações sociais da voz no Jardim Utinga | |
Fábio Miguel | |
A influência da configuração do trato vocal na sonoridade da flauta | |
Fabiana Moura Coelho, Fernando Henrique de Oliveira Iazzetta | |
Por uma abordagem teórica dos processos de criação e performance de música experimental interativa na área de sonologia | |
Vitor Kisil Miskalo | |
Processos de hibridização entre a música eletroacústica e a música eletrônica dançante: as quatro peças para lounge de Rodolfo Caesar | |
Marcelo Carneiro de Lima | |
“A Queda do Céu”: teatro-música baseada em uma experiência sonora do espaço | |
Alexandre Sperandéo Fenerich | |
Práticas de Música Móvel | |
André Damião Bandeira | |
Comparações estilísticas entre Yasunao Tone, Oval e Alva Noto | |
Robert Anthony do Amaral Oliveira | |
Subárea: Teoria e Análise Musical |
|
Villa-Lobos e a manipulação da topografia do piano na construção de seu repertório modernista: um estudo preliminar d’ O Camundongo de Massa | |
Walter Nery Filho, Paulo de Tarso Salles | |
Traços da influência de Nadia Boulanger na música de Almeida Prado | |
Ingrid Barancoski | |
Timbre e harmonia na Nona das Dez peças para quinteto de sopros de Ligeti | |
Danilo Rossetti | |
Relações de máxima parcimônia entre coleções de um conjunto 10-5 | |
Joel Miranda Bravo de Albuquerque, Paulo de Tarso Salles | |
A mediação entre dois modelos de organização formal em Variation, de Roger Reynolds | |
Rogerio Vasconcelos Barbosa | |
Uma análise musical da obra “La Lumière n’a pas de bras pour nous porter”, para piano solo, de Gérard Pesson | |
Raísa Silveira, Acácio Piedade | |
A textura musical na obra de Pierre Boulez | |
Jorge Luiz de Lima Santos | |
DER JAHRESLAUF: o gagaku eletroacústico de Stockhausen | |
Ivan Chiarelli Monteiro | |
Tempo musical cíclico no Miserere mei, Deus de Gregorio Allegri | |
Luigi Antonio Irlandini | |
O violoncelo de Kaija Saariaho na obra Spins and Spells (1997) | |
Tácio César Vieira, Acácio Piedade | |
Schubert’s Non-Normative Treatment of the Medial Caesura in the Exposition of Quartettsatz, D. 703 | |
Gabriel Henrique Bianco Navia | |
Prométhée, Op. 21 de Leopoldo Miguéz e a forma sonata | |
Norton Eloy Dudeque | |
A Teoria Tempo-Espaço como ferramenta analítica para obras de caráter aberto de L. C. Vinholes: o caso da Instrução 61 | |
Valério Fiel da Costa, Danielly Mayara Dantas de Medeiros | |
Análise da seção A do Estudo n. 12 para violão de Heitor Villa-Lobos | |
Ciro Visconti | |
A Sonata “comme scène dans le stile pathétique”, de J.B. Krumpholtz, e suas características inovadoras em meio ao repertório da harpa de pedais do século XVIII | |
Felipe Faglioni | |
A manipulação da Superfórmula de Licht em sua projeção na obra Kathinkas Gesang als Luzifers Requiem, de Karlheinz Stockhausen | |
Paulo Agenor Miranda | |
Uma análise da terceira das Oito Improvisações sobre Canções Camponesas Húngaras op. 20 de Béla Bartók | |
Allan Medeiros Falqueiro | |
O primeiro movimento do Quarteto de Cordas Nº 3 de Villa-Lobos: aspectos harmônicos | |
Denise Hiromi Aoki, Roberto Votta | |
Choros n.7, de Heitor Villa- Lobos: análise musical | |
Denise Mayumi Ogata | |
Cadeias de terças e direcionalidade em um dos sujeitos do Kyrie (1963) de György Ligeti | |
Isis Biazioli de Oliveira, Paulo de Tarso Camargo Cambraia Salles | |
Estruturas harmônicas em Stravinsky: condução de vozes atonais nas texturas corais de Agnus Dei | |
Marco Feitosa | |
A ironia na obra coral de Reginaldo Carvalho: uma análise d’As Flô de Puxinanã. | |
Gunnar Menzes Silvestre, Vladimir Alexandro Pereira Silva | |
Análise musical do potencial projetivo rítmico como elemento constitutivo de obras musicais: fundamentação teórica e exemplos de aplicação em obras de Stravinsky e Messiaen | |
Adriana Lopes Moreira, Ronaldo Alves Penteado, Alexy Gaione Viegas de Araújo, Aline da Silva Alves | |
A relação entre imagem e textura no Prélude à l’Après midi-d’un faune a partir do texto do poema homônimo de Stéphane Mallarmé | |
Fábio Monteiro de Souza | |
Origens da engenharia rítmica de Olivier Messiaen ilustradas nas obras Messe de la Pentecôte e Livre d’Orgue | |
Miriam Emerick de Souza Carpinetti | |
Nas fronteiras do tonalismo: estrutura tonal e superfície modal/não-tonal como estratégia composicional na transição do século XIX para o século XX | |
Arthur Rinaldi | |
A neo-narratividade na Abertura Baiana de Wellington Gomes | |
Rodrigo Garcia, Paulo Costa Lima | |
Ragtime, jazz e tango em processos composicionais de Igor Stravinsky | |
Alexy Gaione Viegas de Araújo | |
Acompanhe-nos!