V.29, 2019
XXIX Congresso da Anppom – Pelotas/RS
Tema: Música e Interculturalidade
Data: 26 a 30 de agosto de 2019
Local: Pelotas/RS
Textos da Presidente da ANPPOM |
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| Reavaliando os objetivos, as ações e os congressos da ANPPOM | |
| Sonia Regina Albano de Lima | |
| Reviewing ANPPOM’s Objectives, Actions, and Congresses | |
| Sonia Regina Albano de Lima | |
| Relatório da Presidência da ANPPOM – 2015 a 2019 | |
| Sonia Regina Albano de Lima | |
Fórum de coordenadores |
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| Entre o público e o particular: a ANPPOM na discussão de caminhos (profissionais) na área de música | |
| Angela Luhning | |
Subárea: Composição |
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| Aldeia Arcozelo e o encontro de Carlos Alberto Pinto Fonseca com a Missa em Aboio | |
| Carlos Eduardo Fecher | |
| Características organológicas da ocarina e sua importância na prática composicional para o instrumento | |
| Giovanni de Moraes Aglio, Igor Abdo Aguilar, Regina Marcondes Amaral, Ricardo Rosa | |
| Composição da peça Lauterium de Leandro Chrispim a partir da modelagem sistêmica de Urano das Cartas Celestes II de Almeida Prado | |
| Liduino José Pitombeira de Oliveira, Leandro Chrispim Pìres | |
| Composição de peças para contrabaixo elétrico solo a partir da escuta e análise de Música Acusmática | |
| Alexandre Ficagna, Mariana Franco Estigarribia | |
| Cristais de tempo e atos composicionais | |
| Bruno Yukio Meireles Ishisaki | |
| Estado da arte sobre as práticas de ensino da composição musical em IES brasileiras | |
| Rogério Tavares Constante, Carlos Walter Soares, James Correa, Felipe Merker Castellani | |
| Estratégias composicionais em The Magic Square, de Liduíno Pitombeira: análise descritiva da abordagem de materiais pré- composicionais e procedimentos seriais | |
| Eric de Oliveira Barreto, Wellington Gomes, Natanel de Souza Ourives | |
| Ferramentas auxiliares para o planejamento composicional em uma perspectiva pós-tonal | |
| Liduino José Pitombeira de Oliveira, Marco Antônio Ramos Feitosa | |
| Geração de material pré-compositivo a partir de ritmos tradicionais: O time-point reverso e a série Orixás | |
| Alexandre Mascarenhas Espinheira | |
| Modalidades de expansão técnica instrumental empregadas em Tensio (2010), para quarteto de cordas e live-electronics, de Philippe Manoury | |
| Vinicius Cesar de Oliveira, José Henrique Padovani | |
| O livro-texto Introdução à Combinatoriedade: relato de uma pesquisa de doutoramento em composição | |
| Natanael de Souza Ourives | |
| Os intervalos característicos na composição do Concerto Breve para Corne Inglês e Cordas | |
| José Orlando Alves | |
| Processo Compositivo na obra Momentos Eternos, para grupo misto | |
| Alexandre Reche e Silva, José Welligton Sousa de Castro | |
| Processos composicionais na obra Forrobodó da Saparia de Lindembergue Cardoso: uma breve análise das escolhas fonéticas | |
| Nathália Hein Nascimento Martins | |
| Processos icositetrafônicos na obra Assovios Sísmicos | |
| Leonardo Vieira Venturieri | |
Subárea: Performance |
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| A biografia de Francisco Braga: um recorte em torno do Hino do Brasil | |
| Janne Gonçalves de Oliveira | |
| A Toccata para piano de Aloysio de Alencar Pinto: editoração, estudo interpretativo e sua primeira gravação | |
| André Leme Pédico | |
| A utilização de sílabas na concepção mental do trompetista como ferramenta facilitadora para a articulação dos staccatos durante a execução do frevo de rua | |
| Ayrton Müzel Benck Filho, Érico Veríssimo Carvalho Oliveira | |
| Ansiedade de performance musical e sua ação nos contextos de música erudita e de música popular: um comparativo sob a perspectiva do processo de aprendizagem | |
| Rafael de Mattos Ponce, Emerson de Biaggi | |
| Ansiedade na performance musical: constatação, sintomas e atividades práticas propostas para seu enfrentamento, no âmbito da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, uma pesquisa em andamento | |
| José Washington Florencio da Silva, Ranilson Bezerra de Farias | |
| As canções para canto e piano de Radamés Gnattali: diálogos composicionais e formação identitária nacional | |
| Luísa Vogt Cota, Mônica Pedrosa de Pádua | |
| Baião n.1 de Oswaldo Franconi: ferramentas para construir técnica de arco violinística | |
| Cristiane Cabral de León | |
| Desafio XIV para trompete e piano opus 31/14 bis de Marlos Nobre: uma abordagem interpretativa | |
| Gerson Frances do Amaral, Antonio Marcos Souza Cardoso | |
| Diálogo entre os elementos expressivos das práticas pianística e organística | |
| Antonio Herique Souza Santos | |
| Entre sons, silêncios e utopias: considerações sobre Graciela Paraskevaídis e sua obra suono sogno | |
| Luiza Gaspar Anastácio, Ana Cláudia Assis | |
| Estudo da Rítmica do Retumbão da Marujada de Bragança (PA) | |
| Ygor Saunier Mafra Carneiro Monteiro | |
| Estudo interpretativo: uma reflexão da prática da canção brasileira | |
| Elizabete Segantine Barbosa Carneiro, Cláudia de Araújo Marques | |
| Geração de critérios de exploração para “violões microtonais Smetakianos” na colaboração com Mateus Dantas | |
| Vladimir Bomfim Primo | |
| Gestos Musicais e Corporais: Interações Gestuais em Syrinx de Debussy | |
| Vinicius Dias Prates, Leonardo Loureiro Winter | |
| Gestures as an integral part of musical performance | |
| Thaís Fernandes Santos, Cristina Capparelli Gerling | |
| Interações entre compositor e intérprete na criação e execução da obra Sinfonia para violino solo de Caio Facó | |
| Antonio Renato de Araújo, Rucker Bezerra de Queiroz | |
| Joropo venezuelano: uma abordagem de estilo para a performance do primeiro movimento da Suite para violoncelo e piano de Aldemaro Romero | |
| María Bellorin, Fabio Presgrave | |
| Manipulação de feedbacks aural e cinestésico no aprendizado inicial de uma peça para piano: experimento com quatro estudantes | |
| Renan Moreira Madeira, Regina Antunes Teixeira dos Santos | |
| Memorial de performance dos Cinco Estudos para violão de Štěpán Rak | |
| Jean Lopes | |
| O portamento de David Oistrakh na gravação de 1955 da cadência do Concerto para Violino e Orquestra em Mi menor, de Félix Mendelssohn | |
| Paula Cordeiro, Edson Queiroz de Andrade, Carlos Aleixo | |
| O processo de catalogação das canções para canto e piano de Frederico Richter | |
| Caroline dos Santos Peres, Mônica Pedrosa de Pádua | |
| O Projeto “Encontros Sobre Pedagogia do Piano” e as Diretrizes para a Extensão Universitária na Educação Superior | |
| Claudia Fernanda Deltregia, Jeezir Morais Nascimento | |
| Performance e performatividade musical: das experiências às reflexões | |
| Angélica Andrade Menezes, Adriana Giarola Kayama | |
| Perspectivas de deliberação na prática pianística de um iniciante avançado | |
| Michele Rosita Mantovani, Regina Antunes Teixeira dos Santos | |
| Problemáticas da instrumentação e estratégias de execução da obra Psappha de Iannis Xenakis | |
| Augusto Alves de Morais, Rodolfo Vilaggio Arilho, Helvio Monteiro Mendes | |
| Projeto Pianoforte: um relato de experiência de um projeto social voltado ao ensino do piano | |
| Cheisa Rodrigues Goulart | |
| Reflexões a respeito do gesto corporal como inovador tímbrico a partir de obras selecionadas do repertório para piano de Henry Cowell | |
| Juliana Gonçalves Marin, Fernando Martins de Castro Chaib, Alice Martins Belém Vieira | |
| Um aspecto interpretativo sobre o reco-reco na obra Variações Ritmicas de Marlos Nobre | |
| Rodolfo Vilaggio Arilho, Fernando Augusto de Almeida Hashimoto, Helvio Monteiro Mendes, Augusto Moralez | |
| Uma introdução à música para oboé de Ernst Widmer: processos de edição, contextualização e performance. | |
| Lucius Batista Mota | |
| Un pasaje notado, cinco variables humanas: Análisis de la tradición de performance del Bambuco Sotareño (c.1930) de Antonio María Valencia | |
| Susana Castro Gil, Ana Cláudia de Assis | |
| Visão prismática nas práticas interpretativas: estudo de caso no Noturno Op. 20 N. 1, de Leopoldo Miguéz | |
| Ana Paula da Matta Machado Avvad | |
Subárea: Educação Musical |
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| A análise fenomenológica musical como estratégia em atividades de apreciação musical | |
| Ingrid Barbosa | |
| A Cartografia nos Processos Intersubjetivos de uma Orquestra Experimental | |
| Karine Larissa Ströher, Vânia Beatriz Müller | |
| A experiência musical a partir do jogo: práticas criativas em Kinder-musik, de Boris Porena | |
| Adriano Justino Moreira | |
| A extensão universitária e sua contribuição na formação acadêmica do licenciando em música | |
| Felipe Cesar Zocal | |
| A formação de regentes corais: uma revisão de publicações brasileiras | |
| Felipe Damato de Lacerda | |
| A inclusão de alunos com deficiência nas aulas de música de uma escola de ensino regular da cidade de Pelotas – RS | |
| Andréia Cristina de Souza Lang, Regiana Blank Wille | |
| A prática docente dos professores licenciados em música de Várzea Grande no contexto polivalente | |
| Anni Marisi Ribeiro Ortiz, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de Azevedo | |
| A profissionalidade emergente de estagiários de música: reconhecendo a profissão docente | |
| Aline Clissiane Ferreira da Silva | |
| Aquecimento e técnica vocal para coro: conceituação, objetivos e etapas | |
| Fábio Miguel | |
| As pesquisas produzidas pelo FAPEM: 2014 a 2017 | |
| Ana Carla Simonetti Rossato Tomazi, Washington Nogueira de Abreu, Daffny Cristina Molina Lemes, Cláudia Ribeiro Bellochio, Luciane Wilke Freitas Garbosa | |
| Cecilia Conde: ideias de ensino de uma educadora musical | |
| Nicole Roberta de Mello Penteado, Teresa Mateiro | |
| Composição de Microcanções CDG: desdobrando-as em possibilidades musicopedagógicas | |
| Leonardo de Assis Nunes, Helena de Souza Nunes | |
| Coro infantojuvenil e contexto universitário: desdobramentos de uma tese | |
| Ana Lúcia Iara Gaborim-Moreira, Marco Antonio da Silva Ramos | |
| Criatividade e educação musical: pesquisas emergentes nos Anais dos Congressos da ABEM (2015 e 2017) | |
| Lia Viegas Pelizzon, Viviane Beineke | |
| Cultura digital/participativa e aprendizagens nas práticas de produção solo (autoprodução) de um canal do youtube: descrições e percepções iniciais | |
| Gutenberg de Lima Marques, Juciane Araldi Beltrame | |
| (Des)educativos musicais – por uma educação musical menor | |
| Eduardo Pacheco, Michelle Cavalcanti | |
| Desenvolvendo ou pressupondo um “ouvido interior”? considerações sobre o uso pedagógico do software MuseScore | |
| Maura Penna, Suelena de Araujo Borges Horn | |
| Educação Musical e Etnomusicologia: diálogos na formação de professores de música | |
| Cristiane Maria Galdino de Almeida | |
| Educação Musical e Pedagogia: modos de ser da professora referência | |
| Cláudia Ribeiro Bellochio | |
| Educador musical e sua constituição docente profissional | |
| Regiana Blank Wille | |
| Ensino de música a distância na Pedagogia: narrativas de professores formadores sobre o Moodle | |
| Zelmielen Adornes de Souza, Cláudia Ribeiro Bellochio | |
| Ensino de piano para uma aluna surda: relato de experiência | |
| Marisa Nóbrega Rodrigues, Aluska Danyelle de Souza Guimarães, Patrícia Belisário Souza Albuquerque | |
| Escutando as crianças em seus processos de aprendizagem musical | |
| Renata de Oliveira Antonio | |
| Estímulo vocal musical de crianças com autismo | |
| Regiana Blank Wille, Luana Medina de Barros | |
| Experiencias Musicais com o Kazoo na Educação Infantil | |
| Rodrigo dos Santos Xavier, Regiana Blank Wille | |
| Formação como pesquisador em música: resultados de pesquisa realizada com mestrandos de dois programas de pós-graduação | |
| Gleison Costa dos Santos, Jean Joubert Freitas Mendes | |
| Grupo de Saxofones da UFAL: abordagem histórica e relato de experiência | |
| Kleber Dessoles Marques | |
| Harmonia: uma ferramenta de aprendizagem musical | |
| Rogério Tavares Constante, João Teixeira Araújo, Flávio Luiz Schiavoni | |
| Manuais didáticos para a Educação Infantil no PNLD 2019: analisando o trabalho com as canções de roda | |
| Marcus Vinícius Medeiros Pereira, Luana Roberta Oliveira de Medeiros Pereira, Lívia Fernandes Esteves | |
| Memorial de formação de um professor-aprendiz | |
| Lucian Baldez Leal | |
| Metodologias e estratégias de aprendizado: das “Cartas sobre o ensino do pianoforte” de Carl Czerny às abordagens do piano em grupo | |
| Mário Videira | |
| Música é linguagem? E o que o autismo tem a ver com isso? | |
| Sergio Alexandre de Almeida Aires Filho | |
| Música, educação e cultura nos escritos de Boris Porena: um estudo acerca da composizione di base – Brasil/Itália, uma troca possível? | |
| Samuel Campos de Pontes | |
| Música na igreja evangélica: Relação da aprendizagem e teoria das representações sociais. | |
| Daniel Ramalho Alves, Roger Cristiano Lourenço da Silva | |
| O aproveitamento de elementos da literatura musical do século XX para compor música didática: sugestões, estratégias, desafios e soluções criativas. | |
| Danilo Freitas Valadão | |
| O Dia do Terror: experimentando propostas pedagógicas de Keith Swanwick no Colégio de Aplicação da UFS | |
| Thais Rabelo, Jair Maciel | |
| O discurso do corpo docente do Departamento de Música da Universidade Federal de Pernambuco sobre o sujeito da educação musical | |
| Marcus Vinicius Pinto Nunes | |
| O ensino da música em escolas municipais da cidade de Ingá-PB, após advento da Lei 11.769/2008. | |
| Alba Valeria Vieira Silva, Enderson Flavio Barbosa Pereira | |
| O músico e a flauta doce hoje | |
| Cesar Villavicencio | |
| O músico e a profissão musical: reflexões teóricas de uma pesquisa com estudantes de um curso técnico em instrumento musical | |
| Alexandre Vieira | |
| O que estudam: guitarristas | |
| Marcos da Rosa Garcia | |
| Perspectivas curriculares para a formação de professores de música: uma problematização acerca das inter-relações da Licenciatura com as dimensões culturais da contemporaneidade | |
| João Valter Ferreira Filho | |
| Plim, Plim, Plim: Exploração, Surpresa e Reflexão | |
| Teresa Mateiro, Silani Pedrollo | |
| Práticas musicais em espaços alternativos: trilhando caminhos de formação | |
| Carla Eugenia Lopardo, Sr. Maurcio Alves Daneres, Sra. Cibele Correa Ambrozzi | |
| Processo criativo coletivo: arranjos das turmas de Canto Coral da Escola de Música da UFPA | |
| Ediel Rocha de Sousa | |
| Projeto Individual Progressivo (PIP): uma ferramenta de suporte para processos avaliativos | |
| Obadias de Oliveira Cunha, Helena de Souza Nunes | |
| Relações entre educação e trabalho/emprego: construindo percursos de inserção profissional em música | |
| Maria Odília de Quadros Pimentel | |
| Repertório musical, formação de professores unidocentes e interculturalidade: um diálogo possível? | |
| Vinicius Ceratti Moreira | |
| “Saindo da bolha” e “técnica e espiritualidade”: um estudo com acadêmicos de música com experiências pentecostais | |
| Ana Lúcia Louro-Hettwer, Andressa Freitas | |
| Searching for intercultural music experiences within a Brazilian children choir | |
| Yago Marques da Rocha Neves Maia, Nan Qi | |
| Uma pesquisa com estudantes da Pedagogia Noturno e seus entrelaçamentos com a Educação Musical e Pesquisa-Formação | |
| Priscila Kuhn Scherdien Reinicke | |
| YouTube: um estudo sobre as aprendizagens imbricadas na produção e distribuição dos tutoriais de saxofone | |
| Roger Cristiano Lourenço da Silva | |
Subárea: Sonologia |
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| A estética lo-fi enquanto potencial ferramenta analítica na produção musical do funk paulistano: aplicações em Bum Bum Tam Tam de MC Fioti | |
| Rafael Hermés Mondoni Moreira | |
| Detecção automática do início de notas usando o aprendizado de máquina | |
| Willy Garabini Cornelissen, Maurício Alves Loureiro | |
| Entre o pop, a síntese granular e o noise: um relato sobre o processo criativo da performance multimidia Please don’t be in love with someone else | |
| Felipe Lins Ferreira | |
| Estratégias criativas de Glenn Gould a partir das Variações Goldberg (a inversão Palco-Estúdio e a mudança de paradigma do papel do intérprete). | |
| Fabio Parra Furlanete, Daniel Gouvea Pizaia | |
| K-pop: propaganda política na fronteira entre Coreias | |
| Augusto Piccinini | |
| O universo invisível das redes wifi no processo criativo da instalação multimídia That’s enough internet for today | |
| Felipe Lins Ferreira | |
| Similaridade Granular: relação de equivalências sonoras | |
| Cláudio José Bezz | |
Subárea: Musicologia e Estética |
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| 7 canções para canto e orquestra de Dinorá de Carvalho: gênese e edição. | |
| Flávio Cardoso Carvalho | |
| A música do maneirismo e as artes visuais – uma reflexão sobre a correlação entre elementos desse repertório e obras da arquitetura e da escultura maneirista | |
| Rafael Luis Garbuio, Carlos Fernando Fiorini | |
| A RELAÇÃO ENTRE O ESTILO LIRA-WAY E A VISÃO DE DE MACHY SOBRE A VIOLA DA GAMBA | |
| André Luiz Tartas, Silvana Ruffier Scarinci | |
| As possibilidades de execução propostas por Giovanni Bassano na carta ao leitor de Motetti, madrigali et canzoni francese (1591) | |
| Daniel Figueiredo | |
| Benjamin Silva Araújo: questões editoriais e a canção Lenda da Cantiga do Sapo | |
| Felipe Pillis Panelli, Paulo Augusto Castagna, Fábio Miguel | |
| Canoa em dois tempos: Kilza Setti e a cultura caiçara | |
| Marcela Rohsbacker Gonzalez, Acácio Piedade | |
| Características das fases criativas de Heitor Villa-Lobos | |
| Edmar Dionizio | |
| Carmen Miranda: entre síncopas e vocalidades | |
| Géssica Fernanda Purcino da Silva | |
| Claudio Santoro e a introdução da estética do realismo socialista em música no Brasil | |
| Paulo Roberto Machado de Paula, Carlos Fernando Fiorini | |
| Contra a pianolatria: os concertos de piano na crítica de Mário de Andrade no Diário Nacional em 1927 | |
| André Egg | |
| Escutando John Cage através de Adorno: técnicas composicionais e alívio subjetivo no String Quartet in Four Parts | |
| Mário Rodrigues Videira Junior, Paulo Cerruti de Arruda Sampaio | |
| Le istitutioni harmoniche: as noções de latinitas e licentia no uso de intervalos aumentados e diminutos no contraponto | |
| Paula Andrade Callegari | |
| Música para quem? Observações sobre a construção da ideia de música clássica na Cidade de São Paulo, na passagem do século XIX para o XX | |
| Camila Carrascoza Bomfim | |
| O cancioneiro de Eduardo Souto e sua trajetória até a sala de concertos | |
| Lenine Alves dos Santos, Anne Amberget, Daniela da Silva Moreira, Robson da Silva Lemos | |
| O conservatório de música de Itaqui-RS e a influência das ações do Centro de Cultura Artística do Rio Grande do Sul | |
| Igor Hardok Fuchs | |
| O desenvolvimento uma tipografia baseada em originais renascentistas e a editoração de Motetti, madrigali et canzoni francese (1591) de Giovanni Bassano | |
| Alfredo Faria Zaine, Daniel Figueiredo | |
| O período de transição na ópera italiana: a presença do bel canto do primo ottocento na vocalidade de Maria Tudor | |
| Isaac William Kerr, Lenita Waldige Mendes Nogueira, Marcos da Cunha Lopes Virmond | |
| Oneyda Alvarenga e Curt Lange: análise documental de uma relação epistolar | |
| Júlio Guatimosim, Natália Leite Braga, Julia Tempesta, Edite Rocha | |
| Os caminhos percorridos pela pianista russa Luba d’Alexandrowska (1890-1970) em sua carreira, revelados pela imprensa brasileira dos anos 1920 | |
| Nathalia Lange Hartwig | |
| Os revivals de Le fortune di Rodope e Damira de Aurelio Aureli e Pietro Andrea Ziani no sistema produtivo da ópera veneziana do século XVII | |
| Marcia Eloiza Kayser | |
| Oscar Guanabarino e os cantores sul-riograndenses: uma referência nacional | |
| Amanda Oliveira, Luiz Guilherme Goldberg | |
| Poética em miniaturas para piano: fatores estéticos e performativos | |
| Acácio Tadeu de Camargo Piedade, Weliton de Carvalho | |
| Reflexões sobre escritos de Alexandre Tansman a respeito de tradição em música | |
| Luigi Brandão, Marcos Holler | |
| Sociedade de Concertos León Kaniefsky: um repertório nacional | |
| Adriano de Castro Meyer | |
| Solicitações de pagamento e autos de arrematação de música em Vila Rica (1775-1812): informe metodológico | |
| Felipe Novaes, Edite Rocha | |
| “Trovas de Amor” – a presença do bel canto italiano nas canções de Francisco Mignone | |
| Lenine Alves dos Santos | |
| Um testemunho da prevalência da estrutura modal na práxis da Schola Musicale Romana em torno de 1550 | |
| Carlos Henrique Cascarelli Iafelice | |
| Uma proposta de catálogo de obras para contrabaixo de Edmundo Villani-Côrtes | |
| José Pedro Guimarães Porto, Luciana Noda | |
Subárea: Etnomusicologia |
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| A Encomendação das Almas na cidade de Itaúna-MG: cânticos e contexto | |
| Vinícius Eufrásio, Edite Rocha | |
| Agência musical e corpo: autoetnografia e construção de experiências encantadas na Escola de Capoeira Angola Resistência (ECAR). | |
| Daniel Lacerda Franco Marinho Bueno | |
| Alguns eventos com bandoneón e acordeão no Nordeste uruguaio. | |
| Fabián Arocena Narbondo | |
| Banda Daniel Nascimento: um olhar sobre a prática de Banda de Música no sudeste do Pará | |
| Tirsa Lais de Oliveira Gonçalves Moraes | |
| Clube da guitarrada: de um encontro de apreciação à disseminação de um gênero musical paraense | |
| Max David da Silva Tavares, Doriedison Viana de Souza | |
| Construindo uma Etnomusicologia da Memória em Porto Alegre: Músicos profissionais da noite | |
| Paulo F. Parada | |
| Das rádios às caravanas do forró: desenvolvimento da música de Caruaru através das mídias locais | |
| Philipe Moreira Sales Silva | |
| Devenires sociohistóricos, performance y sonido en las prácticas musicales afrodescendientes del suroccidente de Colombia | |
| Paloma Palau Valderrama | |
| Disponibilização de cartografia organológica brasileira | |
| Alice Lumi Satomi, Lucas Benjamin Potiguara, Maria Luiza Garcia Caldas | |
| Festivais temáticos/fechados de música nativista: estudo de um processo de imersão na composição e na cultura pampeana | |
| Flávio da Silva Mendes | |
| Gambá Elétrico: Revitalização e reinvenção de uma tradição na cidade de Maués/AM | |
| Karine Aguiar de Sousa Saunier, Waldo Mafra Carneiro Monteiro, Ygor Saunier Mafra Carneiro Monteiro | |
| Instrumento glocal: violão e guitarra na indeterminada fronteira entre o remoto e o local | |
| Alexandre Martinello Sanches, José Eduardo Fornari Novo Jr. | |
| Mudanças e novas identidades musicais no Pará – o antes e o depois do surgimento da Lambada | |
| Saulo Christ Caraveo, Sônia Maria Moraes Chada Moraes Chada | |
| Música instrumental e (de)colonialidade: violeiros na cena musical urbana | |
| Leandro Drumond Marinho, Eurides de Souza Santos | |
| Noite de serestas e músicas inesquecíveis: um estudo etnomusicológico sobre música e memória em Bagé/RS | |
| Luana Zambiazzi dos Santos, Niandra Lacerda Rodrigues | |
| O musicar da Bolívia Paulistana: caminhos de uma diáspora | |
| Cristian Felipe Roa Lesmes | |
| O repertório periférico da Orquestra Santo Antônio | |
| Moacir da Silva Côrtes Junior | |
| O “Rap AM” interseccionando gerações: práticas político-musicais diversas no circuito manauara | |
| Rafael Branquinho Abdala Norberto | |
| Os fazeres musicais de imigrantes africanos no Rio Grande do Sul: o caso dos senegaleses e ganeses em Caxias do Sul | |
| Kelvin Venturin, Maria Elizabeth Lucas | |
| Os sons na fronteira: um estudo sobre a escuta numa região de limite entre um bairro e uma favela de Belo Horizonte | |
| Márcia Pereira Guerra | |
| Os “fora da história”: música, política e censura em Angola | |
| Mateus Berger Kuschick, Reginaldo Gil Braga | |
| Para um protagonismo “das pessoas”: revisão de literatura sobre o Instituto Arraial do Pavulagem | |
| Tainá Mª Magalhães Façanha | |
| Por que a linha-guia é uma linha-guia? | |
| Luciano da Silva Candemil | |
| Punk rock na Amazônia: elementos interculturais nas canções da banda Ato Abusivo | |
| Keila Michelle Silva Monteiro | |
| Transformações na ordem cultural do gauchismo através da música | |
| Eduardo Hector Ferraro | |
Subárea: Música e Interfaces |
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| A trilogia grega de stravinsky e balanchine apolo musagète, orfeu e agon : uma construção agonística | |
| Charlotte Caroline Riom | |
| Modos da Escuta de Pierre Schaeffer e Escalas Nordoff Robbins: um estudo de caso | |
| Aline Moreira Brandão André, Cybelle Maria Veiga Loureiro | |
| Musicoterapia em revista: análise de dois periódicos brasileiros da área | |
| Nira Azibeiro Pomar | |
Subárea: Música Popular |
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| A caixa surda: possibilidades de adaptação dos instrumentos típicos da percussão no samba para bateria | |
| Arthur Teles Leppaus | |
| A cultura popular e o mercado musical no Brasil: Um olhar sobre o bumba-meu-boi do Morro do Querosene, em São Paulo | |
| Tamiris Duarte Carpin | |
| A teatralidade da canção Surabaya Johnny nas vozes de Suzana Salles e Cida Moreira | |
| Deborah Ferraz Neiva Gontigo | |
| Actâncias vocais: uma cartografia gestual do canto popular brasileiro contemporâneo | |
| Ricardo Alexandre de Freitas Lima, Regina Machado | |
| As transformações composicionais nos choros de Garoto. | |
| Rafael Mitsuru Yasuda, Manuel Silveira Falleiros | |
| Bogotá de Criolo e Domingo no parque de Gilberto Gil: consonâncias latino-americanas em um contexto musical brasileiro | |
| Davi Ebenezer Ribeiro da Costa Teixeira, Magda de Miranda Clímaco | |
| Chiquinho do Acordeon no LP Celebration – Rock’n’roll na sanfona | |
| Matheus Kleber | |
| Choro-sambado: reflexões sobre os aspectos rítmicos e suas repercussões melódicas | |
| Gabriela de Melo Machado | |
| Da “tradição”, da “modernidade” e do “desaparecimento” do carimbó em Belém do Pará | |
| Paulo Murilo Guerreiro do Amaral | |
| Dissonância métrica nos contrapontos de Pixinguinha com Benedito Lacerda | |
| Leandro Gumboski, Cibele Palopoli | |
| Dissonâncias métricas na bateria de Virgil Donati: uma análise de Pyramids On Mars e Alien Hip Hop | |
| Leandro Gumboski | |
| Elementos do projeto estético de Tom Zé em Mã: análise e interpretação | |
| Leilor Miranda Soares | |
| Experimentações contraculturais: origens do rock progressivo inglês e da tropicália | |
| Thomas Silveira Cavalcanti de Albuquerque, Guilherme Sauerbronn | |
| Isto é bossa nova: A Crítica à Bossa Nova no Samba de Bruno Marnet e Bill Farr | |
| Daniel Alves dos Santos | |
| Música de entretenimento no Rio de Janeiro oitocentista | |
| Martha Tupinambá de Ulhôa | |
| Música e poesia: dois carinhos se procuram em uma esquina – uma análise de Canção Amiga | |
| Deborah Ferraz Neiva Gontigo | |
| Musicalidades de Noel Guarany: Transcrições para violão em partitura e tablatura | |
| Jair dos Santos Gonçalves | |
| O acompanhamento de Toninho Horta em De frente para o crime de João Bosco e Aldir Blanc | |
| André Filipe Gonçalves Carreiro | |
| O solo improvisado de Luiz Eça na música Samba de uma nota só do disco de estreia do Tamba Trio lançado em 1962 | |
| Diogo Souza Vilas Monzo | |
| O uso do intervalo de segunda menor por Lula Galvão sobre diferentes tipologias de acordes, em contextos de acompanhamento | |
| Victor Rocha Polo, Hermilson Garcia do Nascimento | |
| Produção Digital de Trilhas Musicais: Uma Proposta Metodológica | |
| Eloi Fernando Fritsch | |
| Proposta de modelo analítico de gêneros musicais na perspectiva bakhtiniana da linguagem para o improvisador: o caso do frevo | |
| Klesley Bueno Brandão | |
| Quintal de clorofila: breve análise histórica e estilística das composições dos irmãos Arbo. | |
| Gérson Werlang | |
| Um arranjo para Nanã de Moacir Santos e outras coisas: da possibilidade de contribuição da análise musical em sua elaboração final | |
| Paulo Jose de Siqueira Tine | |
| Valter Silva no violão de 7 cordas: reflexões sobre a construção dialógica do discurso musical | |
| Lamas Guilherme Augusto Lamas de Oliveira, Schroeder Jorge Luiz Schroeder | |
Subárea: Teoria e Análise |
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| A teoria da Periodicidade Generalizada de Henri Pousseur: por uma perspectiva ondulatória de análise musical | |
| Gabriel Fernandes Xavier | |
| Análise musical de Sonata para violino solo de Cláudio Santoro | |
| Ana Leticia Crozetta Zomer, Adriana Lopes da Cunha Moreira | |
| Forma e memória na peça opus 33b de Arnold Schoenberg | |
| André de Cillo Rodrigues | |
| Função textura no contexto da teoria do domínio sonoro: estruturas matemáticas | |
| André Codeço dos Santos | |
| Identificação de padrões rítmicos sincopados em melodias de Choros | |
| Cibele Palopoli, Daniel Gutierrez Prado | |
| O Segundo Concerto para Piano e Orquestra de Béla Bartók: Considerações sobre Estrutura Clássica | |
| Rodrigo de Carvalho Vasconcelos | |
| O uso da classe de tricorde 3-7 (025) na obra Sol, de Ernst Widmer | |
| Menahem Hein de Oliveira Farias, Natanael de Sousa Ourives | |
| O uso de elementos modais como base para o desenvolvimento de novas estratégias de organização harmônico-formal na música do século XX | |
| Arthur Rinaldi | |
| Pietro Bembo e o madrigal italiano do século XVI: uma análise de Che giova posseder, de Andrea Gabrieli | |
| Ludmilla Thompson | |
| Relações de complementariedade na obra Toccatina, ponteio e final de Marlos Nobre | |
| Danilo Ap. do Carmo Alves | |
| Relações estruturais de paráfrases da chanson Comme femme desconfortée de Gilles Binchois na Missa-tenor Comme femme desconfortée e no moteto-tenor Angeli archangeli de Heinrich Isaac | |
| Fernando Luiz Cardoso Pereira | |
| Sonoridade pianística no Livro dos Sons de Hans Otte | |
| Fabrício Solano Gonçalves, Acácio Tadeu Camargo Piedade | |
Simpósio: Acervos Musicais Brasileiros |
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| Texto do simpósio | |
| Paulo Castagna, Fernando Lacerda Simões Duarte | |
| A documentação musical nas coleções e fundos do Serviço de Arquivo do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo | |
| Adriano de Castro Meyer | |
| A elaboração de livros-partituras para as cerimônias dos Ofícios de Trevas da Semana Santa em São João del-Rei (MG) | |
| Simonne Nascimento, Romeu Rabelo | |
| A música como memória do mundo | |
| Rosana S. G. Lanzelotte, Nivia G. Zumpano | |
| Acervo, Etnografia da Prática Musical e História Oral – um cruzamento de dados revelador | |
| Saulo Christ Caraveo, Sônia Chada | |
| Arquivo da Orquestra Sinfônica de Santa Maria: uma breve descrição do seu histórico organizacional | |
| Aline Lucas Guterres Morim | |
| Copistas de manuscritos musicais, constantes no arquivo de música sacra da Lira Imaculada Conceição, de São Tiago, MG: pesquisa em fontes primárias | |
| Edilson Assunção Rocha, Tássio Tulio Mendes de Resende | |
| Fontes de música religiosa no acervo da Sociedade Literária e Beneficente “Cinco de Agosto” de Vigia, no Pará: um estudo exploratório em busca de contextos e conexões | |
| Fernando Lacerda Simões Duarte | |
| O acervo da Discoteca L. C. Vinholes, do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas: música gravada e identidades no extremo sul do Brasil | |
| Luís Fernando Hering Coelho, Rafael Henrique Soares Velloso | |
| O levantamento de dados para um catálogo temático de obras musicais | |
| Roberto Fabiano Rossbach | |
| O repertório brasileiro para trombone solo (sem acompanhamento) dos séculos XX e XXI: dados de um levantamento em andamento | |
| Ricardo Félix de Morais, Ranilson Bezerra de Farias | |
| Os primeiros manuscritos brasileiros para conjuntos de saxofones de Francisco Braga: a possível origem de uma prática musical na Belle-Époque do Rio de Janeiro. | |
| Vinicius Macedo | |
| Princípios arquivísticos, características dos documentos de arquivo e as particularidades dos acervos musicais: (des)caminhos do estudo das práticas musicais a partir de documentos musicográficos observados em arquivos e coleções da região amazônica | |
| Fernando Lacerda Simões Duarte | |
| Reconstituição de “Interlúdio”, quarto movimento do Salmo XXII – O Bom Pastor de Dinorá de Carvalho | |
| Tadeu Moraes Taffarello | |
| Uma experiência de inventariação de acervo com ênfase na distinção das dimensões documental e notacional da representação musical | |
| Paulo Castagna | |
Simpósio: Música e gênero – reflexões sobre processos e práticas na produção sonora de mulheres |
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| Texto do simpósio | |
| Harue Tanaka, Isabel Porto Nogueira, Laila Rosa | |
| A Figura Feminina no Clube Musical 31 de Agosto | |
| Vanessa Nogueira Lobo, Adrienne Cavalcante, Tainá Façanha | |
| A Orquestra 100% Mulher: a produção musical de mulheres instrumentistas em parte do contexto pernambucano | |
| Alice Emanuele da Silva Alves | |
| A produção científica em música no Brasil e a necessidade de olhares periféricos: a música das mulheres em João Pessoa | |
| Tânia Mello Neiva, Mariana Duarte, Danielly Dantas de Medeiros | |
| Cena lésbica do funk em São Paulo | |
| Raquel Mendonça Martins | |
| Emilia De Benedictis em seu centenário: algumas considerações sobre sua atuação como pianista e compositora | |
| Eliana Monteiro da Silva | |
| Memórias musicais e gênero: performance da compositora e cantora lírica Helena Nobre | |
| Gilda Helena Gomes Maia | |
| Metodologias da impermanência em escuta, diálogo e criação: pesquisa e prática artística feminista | |
| Isabel Porto Nogueira | |
| Mulheres em performance musical: nosso musicar local | |
| Harue Tanaka | |
| Mulheres negras no funk carioca: uma expressão cultural de resistência | |
| Tamiê Pages Camargo | |
| Na cadência do gênero: histórias de vida das docentes universitárias violonistas brasileiras (1980-2018) | |
| Simone Lacorte Recôva | |
| Pilares para criação e pesquisa feminista: o caso da performance feita à mão | |
| Isadora Nocchi Martins | |
| Quem sou eu? Artivismo e identidades dissidentes na performance de Linn da Quebrada | |
| Mariana de Lima Veloso | |
| Sara González en el Grupo de Experimentación Sonora del ICAIC: marcas de género en su discurso épico | |
| Ivette Janet Céspedes Gómez | |
| Se Correr o Bicho Pega, Se Ficar o Bicho Come: composição e direção musical de Geny Marcondes | |
| Iracele Vera Livero de Souza | |
| Ser atriz, compositora e mestra da cultura popular: reflexões sobre a produção musical de Mestra Isabel Melo em Belém-PA | |
| Jorgete Maria Portal Lago | |
| Uma pianista entre duas escritas: Magda Tagliaferro em versão autobiográfica e na cultura histórica | |
| Anderson da Mata Daher | |
| Vozes: processos criativos e transgressivos na produção sonora feminina | |
| Yasmin Marques de Freitas | |
Simpósio: Ciências musicais – Borrando fronteiras disciplinares |
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| Texto do simpósio | |
| Luiz Guilherme Duro Goldberg, Rafael da Silva Noleto | |
| A formação musical e profissional do músico de orquestra – o caso dos instrumentistas da Orquestra de Câmara Theatro São Pedro, de Porto Alegre | |
| Guilherme Furtado Bartz | |
| Discursos sobre Música e Ciências Musicais Aplicadas: discutindo fronteiras entre saberes no contexto de um Programa de Pós-Graduação em Artes | |
| Fernando Lacerda Simões Duarte, Líliam Barros, Sonia Chada | |
| Formação do cantor lírico: ações pedagógicas interdisciplinares | |
| Daniele Briguente, Sonia Ray | |
| Gramsci, cultura e a música em disputa | |
| Lurian José Reis da Silva Lima | |
| Interfaces disciplinares na Música Brasileira: universalismo estético e a experiência do ‘real’, segundo Friedrich Kittler | |
| Marta Castello Branco | |
| Lira conspiradora: memória e identidade num fenômeno musical centenário | |
| Karina Barra Gomes | |
| Mário de Andrade, H. J. Koellreutter e a funcionalidade da arte: a relatividade dos valores estéticos e seus desdobramentos políticos, pedagógicos e composicionais | |
| Marcus Straubel Wolff | |
| Musicologias, História e Ciências Sociais: aproximações necessárias | |
| Carlos Ernest Dias, Ian Zadorosny Quadros Vieira | |
| O contexto musical da cidade do Rio Grande RS nas primeiras décadas do séc. XX, por meio da trajetória artística e pessoal do músico Hermínio de Moraes (1883-1935) | |
| Marcele Meneses, Marcos Holler | |
| Os modelos interdisciplinares de Georgina Born aplicados aos processos de ensino-aprendizagem no choro | |
| Luciana Fernandes Rosa, Silvia Maria Pires Cabrera Berg | |
| Pesquisa artística como espacio de decolonización de la producción de conocimiento musical | |
| Susana Castro Gil, Ana Cláudia de Assis | |
Simpósio: A improvisação musical em seus múltiplos aspectos |
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| Texto do simpósio | |
| Cliff Korman, Fabiano Araujo Costa | |
| A identidade musical pela sonoridade na performance de bateria | |
| Guilherme Marques, Fernando Hashimoto | |
| A improvisação brasileira sob a perspectiva pós-colonial: por uma improvisação enquanto prática possível | |
| Ramón Del Pino, Manuel Silveira Falleiros | |
| A improvisação na aprendizagem da clarineta: o estudante como protagonista de sua aprendizagem | |
| Rosa Barros, José Ítalo Gomes Pereira | |
| Aspectos de uma análise audiotátil aplicada à música brasileira: o solo de Altamiro Carrilho em Degraus da Vida | |
| Marcio Modesto, Silvia Maria Pires Cabrera Berg | |
| Audiotatilidade e invenção em Frevo de Egberto Gismonti | |
| Diones Correntino, Paulo José de S. Tiné, Antônio Rafael dos Santos | |
| Contaminações sonoras: A pregnância de materiais sonoros na Livre Improvisação | |
| Miguel D. Antar, Fabio Manzione Ribeiro | |
| Mystery and Manners: comprovisação, localidade e cosmopolitismo | |
| Arthur Faraco, Manuel Falleiros | |
| O improviso livre enquanto erosão de velhas estruturas ou insurreição contra práticas musicais hegemônicas | |
| Severino Henrique Soares Correia | |
| O improviso no choro: ferramenta da fluência | |
| Henrique Leal Cazes | |
| Política da experiência estética: improvisação como objeto dos discursos artístico e acadêmico | |
| Fábio Furlanete | |
| Práticas Improvisatórias Direcionadas para o Curso de Bacharelado Piano | |
| Claudio Dauelsberg | |
| Trio Corrente e Paquito D’Rivera: a improvisação, uma prática de performance | |
| Diogo Souza Vilas Monzo | |
| Vanguardas, experimentos e improvisação livre: três visões sobre a liberdade do performer | |
| Matteo Ciacchi, Valério Fiel da Costa | |
Simpósio: Rotas musicais – A história da música no Brasil, em Portugal e além |
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| Texto do simpósio | |
| Alberto José Vieira Pacheco, Paulo Mugayar Kühl, David John Cranmer | |
| A marcha fúnebre e a formação do repertório de banda de música em São João del-Rei/MG no século XIX | |
| Edésio de Lara Melo | |
| Demetrio de Perez e a tradição portuguesa de adicionar personagens cômicos nas adaptações de Metastasio: apontamentos documentais para uma edição moderna | |
| Fernando Costa Barreto, David John Cranmer | |
| Em mironga de moça branca tem o quê? | |
| Eduardo Fonseca de Brito Lyra, Andrea Albuquerque Adour da Camara | |
| Francisco de Souza Coutinho, alias the Marquis of Valença, alias Chico Redondo (1866-1924): his impact in Brazil | |
| David Cranmer | |
| Furtado Coelho: o músico | |
| Alberto José Vieira Pacheco | |
| Intercâmbios musicais: o Brasil na Itália através da voz de Ernesto De Marco | |
| Daniela da Silva Moreira, Alberto José Vieira Pacheco | |
| Mapeamento das relações sócioprofissionais de oficiais músicos em Vila Rica entre 1775 e 1798 | |
| Felipe Novaes, Edite Rocha | |
| O ritual mercedário do frei João da Veiga e a prática litúrgico-musical dos mercedários do convento do Pará: estado da arte | |
| André Gaby, Paulo Castagna | |
| Redescobrindo Fasciotti: sobre a origem do castrato que influenciou a prática vocal carioca no Brasil Joanino | |
| Sérgio Anderson de Moura Miranda, Ana Cláudia de Assis, Alberto José Vieira Pacheco | |
| Um contrato de além-mar (Lisboa 1841): a travessia oceânica de João Nepomuceno de Mendonça para ser mestre-de-capela da catedral de Belém do Grão-Pará | |
| Jonas Monteiro Arraes | |
| Vila Rica em festa (1775-1812): atuação do oficialato em música nas festividades do Senado da Câmara | |
| Felipe Novaes | |
Simpósio: Semiótica musical – novas fronteiras |
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| Texto do simpósio | |
| Cleyton Vieira Fernandes, Ricardo Castro Monteiro, Heloísa de Araújo Duarte Valente | |
| A teoria de multimídia musical de Nicholas Cook como estratégia para a análise de música-teatro | |
| Fernando de Oliveira Magre | |
| Arranjo na Canção: Modos de Contato | |
| Gustavo Bonin | |
| Canções das mídias nos anos 1950: a performance e a persona vocal da cantora Maysa | |
| Raphael Fernandes Lopes Farias, Heloísa de Araújo Duarte Valente | |
| Condições de existência do discurso musical: uma abordagem semiótica | |
| Cleyton Vieira Fernandes | |
| “Non! Je ne regrette rien…” Apontamentos sobre memória da mídia, pelo estudo da canção | |
| Heloisa de Araujo Duarte Valente | |
| Regimes de Interação do Sujeito: perspectivas para a construção discursiva na música | |
| Felipe Marques de Mello | |
| Sobre o uso criativo da aspectualização das faixas nos álbuns de canção: um exemplo em Canções Praieiras | |
| Matheus Henrique Mafra, Cleyton Vieira Fernandes | |
Simpósio: Cognição incorporada e criação musical |
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| Texto do simpósio | |
| Guilherme Bertissolo, Marcos Nogueira | |
| A fricção entre esquemas musicais sob a perspectiva da música como narrativa como horizonte conceitual na formação de processos composicionais | |
| Ricardo Augusto Moreira Alves, Guilherme Bertissolo | |
| A intencionalidade na canção de câmera | |
| Achille Picchi | |
| Audiofotos: poéticas da criação musical eletroacústica incorporada | |
| Cláudio Bezz | |
| Compondo entendimentos: experimentos em cognição, criação e performatividade | |
| Guilherme Bertissolo | |
| Construindo a performance musical do violinista de orquestra | |
| Carlos André Weidt Mendes | |
| Expertise do professor de performance musical: definições e conceitos | |
| Anderson César Alves | |
| O movimento “inteligente” dos dedos: entre as habilidades cognitiva e motora dos pianistas | |
| Midori Maeshiro | |
| Performance musical: os gestos expressivos como affordances musicais | |
| João Gabriel Caldeira-Pires Ferrari | |
| Ritmo e visão: um debate sobre a aquisição de reflexo na leitura rítmica através dos clichês visuais por graduandos em música | |
| Roberta Mourim | |
| Um estudo sobre temporalidades do compositor, do intérprete e do computador na música eletroacústica | |
| Alisson Gonçalves da Silva, Guilherme Bertissolo | |
| Um processo criativo centrado no corpo: a construção da performance das Seis Danças Romenas de Béla Bártok sob uma perspectiva corporificada | |
| Mariana do Socorro da Silva Brito, Catarina Leite Domenici | |
Simpósio: Composição e performance – o fazer musical conjunto |
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| Texto do simpósio | |
| Ledice Fernandes de Oliveira Weiss, Eliane Tokeshi, Silvio Ferraz Mello Filho | |
| A composição de Gotas sobre o espelho d’água e a terra acidentada, para percussão múltipla, como fruto de diálogos | |
| Pedro Yugo Sano Mani | |
| Colaboração compositor-performer: uma proposta de metodologia | |
| Luciane Cardassi, Guilherme Bertissolo | |
| Corporificando a criação de sonoridades expandidas | |
| Ledice Fernandes de Oliveira Weiss | |
| Criação e prática musical no Projeto Pará Caribe: um fazer conjunto no Norte do Brasil | |
| Iva Rothe-Neves, Sonia Chada | |
| Da Ideia ao Som e de Volta a Ideia: Colaborações entre Compositor e Performer em Guainumbi | |
| Igor Leão Maia | |
| Inteligibilidade e plasticidade musicais na performance do recente repertório misto | |
| Pedro Sousa Bittencourt | |
| Luthieria: ou como deixar surgir a voz do instrumentista-instrumento | |
| José Pereira de Mattos Neto, Lucas Raulino | |
| Novos modelos antigos: princípios da música antiga como alternativa para a criação musical contemporânea | |
| Fábio Cury | |
| O modelo físico no contexto da escrita instrumental: revirada para tamborim solo | |
| Rodolfo Augusto Daniel Vaz Valente | |
| O uso das sonoridades estendidas em processos colaborativos artístico-pedagógicos | |
| Sergio Kafejian | |
| Os quatro modelos da técnica instrumental estendida | |
| Guilherme Ribeiro | |
| S’arricugghieru: construção e negociação colaborativa de uma performance | |
| Marcello Messina, Bruno Madeira, Leonardo Vieira Feichas | |
| Troca Interativa: um modelo de coletivo de compositores em busca de novos paradigmas para a música do século XXI | |
| Rafael Dias Santos Almeida, Kedson Silva de Jesus, Luciane Cardassi | |
Simpósio: Panorama da pesquisa sobre violão no Brasil |
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| Texto do simpósio | |
| Humberto Amorim Neto, Carlos Fernando Elias Llanos, Flávia Rejane Prando | |
| A autoavaliação mediante a ampliação de feedback pelo uso do gravador no estudo do violão | |
| Ederaldo Sueiro Júnior | |
| A Biblioteca Abel Carlevaro: análise preliminar e contribuições | |
| Bruno Madeira | |
| A preparação para a performance musical ao vivo: uma revisão de literatura dos métodos e tratados de violão clássico | |
| Rafael Iravedra, Daniel Wolff | |
| A produção nacional em violão: um levantamento dos Anais da ANPPOM publicados na última década | |
| Camilla dos Santos Silva, Carlos Fiorini | |
| A teoria da Gestalt na construção de um discurso interpretativo: Prelúdio da Suíte Compostelana, de Federico Mompou | |
| Paulo Martelli, Neil Yonamine | |
| A transcrição para dois violões da Sonata para piano op. 31 n. 2 “a tempestade”, de Ludwig van Beethoven | |
| Daniel Wolff | |
| Assessing the experience of individual music practice: self-regulation and flow questionnaires | |
| Marcos Vinícius Araújo | |
| “Brazilian guitar music”: music and identity in service of a stereotyped product | |
| Marco Ernesto Teruel Castellon, Flavio Terrigno Barbeitas | |
| Considerações sobre um ciclo de terceiras no Prelúdio em Mi bemol maior, Op. 199 n. 21, de Mario Castelnuovo-Tedesco | |
| Luigi Brandão, Bruno Madeira | |
| Ensino coletivo de violão: uma abordagem criativa. O professor como parceiro no despertar e exercício de valores humanos no processo de aprendizagem musical. | |
| Andrea Paola Picherzky | |
| Estudo do equilíbrio sonoro no concerto Diálogo para violão e cordas de Ernst Mahle | |
| Guilherme Luis Bassi Arce | |
| Fernando Hidalgo: um violonista espanhol no Rio de Janeiro oitocentista | |
| Humberto Amorim | |
| La influencia de Astor Piazzolla sobre Máximo Diego Pujol: El Epílogo de La elegía por la muerte de un tanguero | |
| Sebastián Miguel Barroso, Eduardo Campolina | |
| La propuesta técnica de Abel Carlevaro: direccionamientos para un análisis crítico de la Serie Didáctica para guitarra | |
| Huayma Tulian, Eduardo Campolina | |
| Mário de Andrade e a crítica musical em São Paulo: Música pra violão (1928) | |
| Flavia Prando | |
| Memória e Trajetória Violonística do Professor José Mário de Araújo | |
| Eddy Lincolln Freitas de Souza | |
| O projeto de ensino prática orientada de técnica violonística e sua contribuição para o desenvolvimento técnico dos alunos do curso técnico em instrumento musical do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – campus Porto Alegre | |
| Fernanda Krüger, Guilherme Marotti Della Casa | |
| O termo “violão brasileiro”: sugestão de ideias-chave para pesquisar a sua polissemia performativa | |
| Fernando Elias Llanos | |
| O violão na Amazônia: a prática de conjunto como metodologia na construção de um repertório para a Camerata Popular Participativa | |
| José Maria Carvalho Bezerra | |
| Rogério Guimarães: aportes à musicologia violonística | |
| Jefferson Luis Gonçalves da Motta | |
| Roland Dyens, violonista cuisinier: suas ideias sobre arranjo para violão clássico solo e uma análise de seu arranjo do jazz standard Misty | |
| Guilherme Vincens | |
| Sonatina para violão solo de Marcelo de Camargo Fernandes: procedimentos para estabelecer o aparato crítico da obra | |
| Renato Serrano, Tiago Oliveira | |
Simpósio: Processos Criativos em Música Popular |
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| Texto do simpósio | |
| Rafael Velloso, Leandro Ernesto Maia | |
| A assimilação de procedimentos interpretativos na prática composicional: antecipações rítmico-cadenciais na obra de Zé Barbeiro | |
| Cibele Palopoli | |
| A guitarrada amazonense: diálogos culturais e invenções. | |
| Rafael Angelo dos Santos Lima, Rosemara Staub de Barros | |
| Abordagens metodológicas e aspectos interdisciplinares dos processos criativos em música popular | |
| Rafael Henrique Soares Velloso, Leandro Ernesto Maia | |
| Apontamentos sobre a atuação feminina no cenário musical pelotense a partir do jornal A Alvorada | |
| Lígia Poliana de Oliveira | |
| Conversa de Botequim na universidade: uma resposta a Noel e a sociedade | |
| Jean Presser | |
| Núcleo da canção Ufpel: “cancionando a academia” | |
| Guilherme Sperb | |
| O conceito de criação musical no bacharelado em música popular da UFPel: o que é que tem nessa cabeça | |
| Marcelo Barros de Borba, Eduardo Guedes Pacheco | |
| Os Campos Neutrais de Vitor Ramil: uma POEtica do Frio entre Nuvens, Borges e Bourdieu | |
| Leandro Maia | |
| Ouvir, experimentar e criar: efetivando saberes musicais nas práticas de tecladistas | |
| Maria Amélia Benincá de Farias | |
| Política, dialogismo e historicidade em Clube da Esquina nº2, de Lô Borges, Milton Nascimento e Márcio Borges: análise do discurso poético-musical a partir de reflexões de Foucault | |
| Rodrigo Borges, Mônica de Pádua | |
| Processos Criativos no Choro de Grupos Instrumentais dos anos 1990 no Rio de Janeiro e suas re-leituras dos grandes clássicos | |
| Sheila Zagury | |
Grupos de Trabalho |
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| Texto do GT “Atividade musical profissional no Brasil: função social e mercado de trabalho” | |
| Camila Carrascoza Bomfim, Inês Beatriz de Castro Martins | |
| Texto do GT “Construindo epistemologias musicais alternativas” | |
| Favio Shifres | |
| Texto do GT “O ensino da composição musical” | |
| Rogério Tavares Constante, Felipe Merker Castellani | |
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