V.23, 2013

XXIII Congresso da Anppom

Data: 19 a 23 de agosto de 2013;
Local: Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN);
Tema: Produção de conhecimento científico, artístico, tecnológico e filosófico na área de música: perspectivas e desafios atuais

Composição

À busca de um mister: justificações ideológico-filosóficas sobre a peça Católicos limiares PDF
Samuel Cavalcanti Correia
A escritura de uma aquarela: orquestração para técnicas estendidas com suporte de descritores de áudio PDF
Ivan Eiji Simurra, Jônatas Manzolli
A intertextualidade como mecanismo compositivo da linha estrutural do violão na obra Descaminhos PDF
João Francisco de Souza Corrêa
A noção de abertura na poética beriana do comentário composicional PDF
Max Packer
A teoria pós-tonal aplicada à aomposição: um guia de sugestões compositivas PDF
Alexandre Mascarenhas Espinheira
Apontamentos para a aplicação do conceito de dialogismo na composição musical PDF
Germán Enrique Gras
Breve levantamento de conceitos e teorias acerca do problema da reescrita PDF
Gustavo Rodrigues Penha
Complexidade e metapadrões: composição com improvisação PDF
Daniel Puig
Compondo um entendimento da capoeira: a noção de incisividade PDF
Guilherme Bertissolo
Concerto para orquestra: concepção e desenvolvimento de uma linguagem própria a partir da obra de outros compositores PDF
Luís Otávio Teixeira Passos
Contornos musicais: aplicações no indexograma e na curva derivativa PDF
Daniel Moreira de Sousa, Pauxy Gentil-Nunes, Carlos de Lemos Almada
Controle paramétrico a partir de uma abordagem gestáltica PDF
Helder Alves de Oliveira, Liduino José Pitombeira de Oliveira, Aynara Dilma Vieira da Silva, Hildegard Paulino Barbosa
Engenharia reversa de Quattro pezzi su una sola note PDF
Grazielle Elis Magalhães, Alexandre Sperandéo Fenerich
Experimentação de um processo de reescritura em Silviando ou Um dedo de prosa, de Tadeu Taffarello PDF
Tadeu Moraes Taffarello, Fernando Hiroki Kozu
GENEMUS: ferramenta computacional para composição com Grundgestalt e variação progressiva PDF
Carlos de Lemos Almada
Imaginário sonoro e motivação composicional: reflexões sobre compor PDF
Daniel de Souza Mendes
Intersemiose e intertextualidade na criação musical PDF
Daniel Quaranta, Ana Carolina Manfrinato
Lacuna entre técnica e superfície harmônicas na composição de três canções em São Francisco PDF
Francisco Zmekhol Nascimento de Oliveira
Manipulação de imagens visuais através de imagens sonoras nos Études, de György Ligeti PDF
Alexandre Ficagna
O desenvolvimento do aplicativo Texturalcalc a partir da definição de complexidade textural PDF
Felipe Grisi Pontes, José Orlando Alves
Outras maneiras de descrever a chuva PDF
Mauricio De Bonis
Palavra em música: a fala no processo composicional de música de câmara vocal e instrumental PDF
Laiana Lopes Oliveira
Particionamento rítmico e domínios harmônicos em Le Marteau sans Maître – avant “l’artisanat furieux”, de Pierre Boulez PDF
Pauxy Gentil-Nunes
Planejamento composicional do primeiro movimento de Primaveras, para quinteto de metais: revisitando o Sistema Cosmos PDF
José de Arimatéia Rodrigues Dias, Liduino José Pitombeira de Oliveira, Pedro Miguel de Moraes, Weskley Roberto da Silva Dantas
Por uma poética possível PDF
Eduardo Frigatti
Procedimentos intertextuais no Concerto para violão e orquestra: Aporia, III movimento (reinvenção) PDF
Daniel Alexander Escudeiro
Reflexão sobre a análise musical e o processo criativo PDF
Marco Antonio Crispim Machado
Reflexões sobre a utilização de instrumentos “eletrônicos” no ciclo de obras The Professor Bad Trip, de Fausto Romitelli PDF
Ricardo Augusto Moreira Alves
Relações de segmentação e complementaridade na aplicação da teoria dos conjuntos na composição da peça Face-to-Face PDF
Italo Fragoso, José Orlando Alves
Sistema etnomatemático: uma metodologia probabilística para geração de repositórios composicionais a partir de transformações em intertextos de tradição oral PDF
Esdras Sarmento Ferreira, Liduino José Pitombeira de Oliveira, Raphael Sousa Santos, Flávio Fernandes de Lima
Uma aplicação do Sistema-Gr de composição musical PDF
Azael Ferreira de Carvalho Neto, Carlos de Lemos Almada
Uso de ferramentas matemáticas expandindo técnicas do Sistema Schillinger de Composição Musical com vistas à elaboração de material pré-composicional PDF
Agamenon Clemente de Morais Júnior, Alexandre Reche e Silva

Educação Musical

Educação das relações étnico-raciais em cursos de licenciatura da Região Nordeste: desafio atual na formação de professores de música PDF
Armindo de Araújo Ferreira, Cristiane Maria Galdino de Almeida
O curso de Bacharelado em Música na Universidade Federal do Maranhão: desafios de uma nova proposta PDF
Daniel Lemos Cerqueira
O curso de Especialização em Pedagogia do Instrumento da UFPE: pressupostos e características PDF
Ana Carolina Nunes do Couto
A descrição da interação professor-aluno em selecionadas aulas coletivas de violão: Uma análise observacional a partir do sistema RIOS PDF
Alan Caldas Simões, Sérgio Luis de Almeida Alvares
Habitus Conservatorial: do conceito a uma agenda de pesquisa PDF
Marcus Vinícius Medeiros Pereira
Da palavra ao gesto instrumental: uma proposta de improvisação livre PDF
André Campos Machado
Preparação vocal em coros comunitários: o percurso de uma pesquisa-ação PDF
Caiti Hauck-Silva, Marco Antonio da Silva Ramos, Susana Cecília Igayara
Relações entre o conceito de Performance do professor e as práticas educativas presentes na Proposta Musicopedagógica CDG PDF
Clarissa de Godoy Menezes
Percussão Catarina: catalogação de instrumentos e elaboração de material didático. PDF
Luciano da Silva Candemil, Rodrigo Gudin Paiva
Música na formação unidocente: um estudo com professoras da educação infantil (EI) em espírito santo (RN). PDF
Jacó Silva Freire
Por uma educação musical humanizadora PDF
Mariana Galon, Mariana Barbosa Ament, Pedro Dutra, Natália Búrigo Severino, Ilza Zenker Leme Joly
Perfil dos alunos ingressantes de uma Licenciatura em Música PDF
Jetro Meira de Oliveira
Criação de um livro de partituras com obras para violão solo, quarteto instrumental e orquestra. PDF
Marcos Venicius Domingos, Paulo Demetre Gekas
Criação do songbook de Carlinhos Niehues PDF
Douglas Grippa, Paulo Demetre Gekas
Canto coletivo na escola Waldorf: um levantamento sobre as pesquisas realizadas em cursos de pós-graduação strictu sensu PDF
Francisca Maria Barbosa Cavalcanti, Regina Finck Schambeck
Uma vida dedicada à música: marcas sociais de um mundo musical ou noções e valores sociais possivelmente relacionados a escolhas musicais PDF
Lia Braga Vieira, Maria Jose Pinto da Costa de Moraes, Maria Lucia da Silva Uchoa, Rosa Maria Mota da Silva
Explorando a motivação para aprendizagem da Percepção Musical em um curso superior de música PDF
Pablo da Silva Gusmão
O papel do canto orfeônico na construção do nacional na Era Vargas: algumas reflexões PDF
Maura Penna
Compor, apresentar e criticar música na educação musical escolar PDF
Viviane Beineke
Organizando ensaios em classes de ensino coletivo e orquestras-escola PDF
Wilson Rogério dos Santos
O violão na formação do licenciando em música da UFRN: uma discussão sobre procedimentos de ensino violonístico para educadores musicais. PDF
Jacó Silva Freire
Construir modos de ensinar música na escola PDF
Delmary Vasconcelos de Abreu
Música e Surdez: um levantamento da produção acadêmica no Brasil PDF
Vivian Leichsenring Kuntze, Regina Finck Schambeck
Exercícios de criação na aula de piano em grupo PDF
Luiz Néri Pfützenreuter Pacheco dos Reis, Lúcia de Fátima Ramos Vasconcelos
Contribuições das Bandas de Música para a Formação do Instrumentista de Sopro que atua em Belém do Pará PDF
Herson Mendes Amorim
As percepções do pianista colaborador na profissão: um estudo sobre seus modos de ser e agir numa escola de música PDF
Guilherme Farias de Castro Montenegro
Contribuições de Lina Pires de Campos para a Pedagogia e Técnica Pianística PDF
Ellen Boger Stencel, Maria José Dias Carrasqueira de Moraes
Musicalização de adultos: gosto musical se discute PDF
Andréa Cristina Cirino
A categoria “crítica” e seus usos na pesquisa em educação musical: considerações a partir do materialismo histórico e dialético PDF
Yuri Coutinho Ismael da Costa
A importância das adaptações pedagógicas no processo de musicalização de alunos com deficiências múltiplas PDF
João Lucio de Moraes
Música no Programa Mais Educação: Um estudo multicaso sobre as práticas e vivências musicais em escolas paraibanas PDF
Josefa Eliane Ribeiro Mendes
Dialética entre o homem e o som: contribuições de uma aproximação entre Murray Schafer e o materialismo histórico para o trabalho educativo PDF
Thiago Xavier de Abreu
O ensino de música nas escolas públicas municipais da área rural dos Barreiros/PE PDF
José Davison da Silva Júnior
Educação Musical no Ensino Médio: uma pesquisa-ação no IFBAIANO Campus Santa Inês PDF
MICHAL SIVIERO FIGUEREDO, LUIZ CESAR MARQUES MAGALHÃES
Paisagem sonora e implicações na educação musical PDF
ANA LUCIA IARA GABORIM MOREIRA, Antonio Deusany de Carvalho Júnior
Prática musical em escola formal como facilitadora do desenvolvimento humano: estudo de repertório brasileiro através da orquestra infantil de instrumentos de material alternativo PDF
Athus Marconato
Apropriação de material didático por professores de música: estudo sobre o referencial teórico de pesquisa PDF
Paulo Paulo Jiticovki, Sonia Tereza da Silva Ribeiro
Tipos de aprendizagem de improvisação em um curso superior de música PDF
Ricardo Costa Laudares Silva
O perfil do idoso participante do coral da terceira idade PDF
Daniel Chris Amato, Adriana Mendes
O ensino de trompa: um estudo dos materiais didáticos utilizados no processo de formação do trompista PDF
Radegundis Aranha Tavares Feitosa
As representações da técnica de viola caipira nos métodos de ensino: do oral para o escrito PDF
saulo sandro alves dias
A Pedagogia Freinet e suas implicações na educação musical: o dossiê L’Educateur – Musique Libre de 1974 PDF
Tamya Oliveira Ramos Moreira
Aprendizagem da docência de música na educação básica: a busca do vínculo com o conhecimento PDF
Tamar Genz Gaulke
Considerações sobre o aprender música de duas estudantes durante o processo de criação de um arranjo a quatro mãos para piano PDF
Jane Finotti Rezende Luz, Sonia Tereza da Silva Ribeiro
Considerações sobre o perfil dos ingressantes no Conservatório de Música D’Alva Stella – Mossoró/RN PDF
Isac Rufino Araújo
Ensino de gêneros musicais na educação básica: uma abordagem por meio de sequências didáticas PDF
Paulo Roberto Prado Constantino
Liddy Chiaffarelli Mignone como professora de piano e canto PDF
Inês de Almeida Rocha
O papel do feedback para ensinar e aprender música PDF
Giann Mendes Mendes Ribeiro, Francine Kemmer Cernev
Gestão de Educação Musical para Diferentes Contextos PDF
Igor Mendes Krüger, Veridiana de Lima Gomes Krüger
Novas concepções de ensino do piano face às novas possibilidades de aprendizado PDF
LAURA LÚCIA PAES SANTOS
Aspectos da mobilização coletiva nos Festivais de Coros do Rio Grande do Sul e seu impacto nas práticas músico-educativas PDF
Lúcia Helena Pereira Teixeira
Preparação do recital por estudantes de piano e pianistas profissionais: estratégias para o controle da ansiedade PDF
Dayse Gomes Mendes
Processos metodológicos de ensino dos cursos de violão e guitarra em três escolas de música privadas PDF
Rodrigo Leite Cavalcanti
Currículo em Música no ensino médio integrado no IFRN PDF
Carolina Chaves Gomes, Isaac Samir Cortez de Melo
Gesto, escuta, pensamento: o jogo musical da infância PDF
Maria Teresa Alencar de Brito
Um estudo sobre motivação para a prática musical de adolescentes com base na teoria do fluxo PDF
Rosane Cardoso de Araújo, Margaret Amaral de Andrade
“MUSICA, LIXO E SUSTENTABILIDADE: a orquestra de reciclados no aterro de Cateura, Paraguai” PDF
Daniele Munhoz Garcia
Preferências musicais em estudantes de ensino médio em São Luís-MA PDF
João Fortunato Soares de Quadros Júnior, Abraão Abreu Estrela, José Bernardo Sávio Ribeiro Holanda, Whemerson Sousa Silva
Na Rota da Lata: obras e autores sobre a construção de instrumentos musicais com materiais alternativos PDF
Daniele Munhoz Garcia
A constituição da docência em música PDF
Zelmielen Adornes de Souza, Claudia Bellochio
A educação musical nos anos iniciais do ensino fundamental: lembranças de professores unidocentes PDF
Iara Cadore Dallabrida, Claudia Bellochio
O bacharelado como espaço de construção da docência do professor de instrumento PDF
Vanessa Weber, Luciane Wilke Freitas Garbosa
Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Instrumento Musical do IFXX: reflexões a partir do perfil discente PDF
Italan Carneiro Bezerra

Etnomusicologia

A nova geração de violeiros e a imagem da viola caipira: indícios de ressignificação PDF
Renato Teixeira Almeida, Flavio Terrigno Barbeitas
A Organização na Busca de Uma Política Pública de Música no Paraná PDF
Edwin Ricardo Pitre Vásquez, Luzia Aparecida Ferreira-Lia
A Romaria do Divino Espírito Santo do Vale do Guaporé (Rondônia) PDF
hagner costa Malon
Análise da Formação de Etnomusicólogos no Brasil: constatações iniciais PDF
Tiago de Quadros Maia Carvalho, Angela Lühning, Flavia Diniz, Aaron Lopes
Aquiry, a Luta de um Povo – Estudo de Caso PDF
Mário Lima Brasil
Audiência como ajuntamento social: interações na performance musical PDF
Fábio Henrique Ribeiro
Caminhos paralelos do shakuhachi no Brasil PDF
Rafael Hirochi Fuchigami, Eduardo Ostergreen
Cantar Reis: uma análise de toadas e trechos de Reis da Folia da Serra PDF
Rosenilha Fajardo Rocha
Caxixi, capoeira e políticas públicas PDF
Priscila Maria Gallo
Considerações sobre o uso da notação musical tradicional para a transmissão e o estudo do Choro brasileiro PDF
Paulo Vinícius Amado
Identidade e performance nas rodas de choro de São Carlos. PDF
Renan Moretti Bertho, Lenita Waldige Mendes Nogueira
O cavaco rítmico-harmônico na música de Waldiro Frederico Tramontano (Canhoto) – a construção de um estilo “centro” no choro: abordagens metodológicas. PDF
Jamerson Farias Ribeiro
O Festival do Folclore de Olímpia, São Paulo: O Terno de Congo Chambá PDF
Estêvão Amaro dos Reis, Lenita Waldige Mendes Nogueira
O Semba nos Musseques de Angola: estudos preliminares PDF
Mateus Berger Kuschick, Vilson Zattera
O Time-line como Ferramenta Analítica para o Samba Viaduto Santa Efigênia (1978) de Adoniran Barbosa PDF
Edwin Ricardo Pitre Vásquez, Fernanda Adamowski
Performance musical e história: os cocos da Caiana dos Crioulos PDF
Eurides de Souza Santos, Marília Cahino Bezerra
Registros de rabeca nas manifestações folclóricas da cultura de base açoriana em Santa Catarina PDF
Jorge Linemburg Junior, Luiz Henrique Fiaminghi
Significações simbólicas na música da Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto PDF
Francisco Sidney da Silva Monteiro Junior

Música e Interfaces (Cognição; Dramaturgia e Audiovisual; Mídia; Musicoterapia; Semiótica)

A canção como parte da narrativa e o papel do autor-produtor musical na minissérie Anos Rebeldes (1992) PDF
Andre Checchia Antonietti, Claudiney Rodrigues Carrasco
A Escritura na Música Eletroacústica PDF
Fábio Scucuglia
A Música como Agente Facilitador no Processo da Reabilitação Auditiva: transdisciplinaridade entre Musicoterapia e Fonoaudiologia PDF
Glaucia Tomaz Marques Pereira, Larissa Aparecida Teixeira Chaves
A música das mídias: modos de escuta e memória PDF
Heloi­sa de Araujo Duarte Valente, Marta de Oliveira Fonterrada, Otávio Luis Silva Santos
A tipologia espectromorfológica de Denis Smalley como ferramenta de análise para a música eletroacústica e para o som no cinema PDF
Juliano de Oliveira, Rodolfo Coelho de Souza
A TRILHA MUSICAL DE TRISTEZAS NÃO PAGAM DÍVIDAS – COMPOSIÇÕES DE GUERRA-PEIXE E CANÇÕES DE CARNAVAL. PDF
Sandra Cristina Novais ciocci, Claudiney Rodrigues Carrasco
A trilha sonora como gênese do processo criativo na obra de Moacir Santos: o “tema do amor” de Ganga Zumba PDF
Lucas Zangirolami Bonetti
Applying Gestalt Principles on the Identification of Melodic Phrases PDF (ENGLISH)
Jose Eduardo Fornari
Criatividade Musical Cotidiana: Um Estudo Exploratório Com Sons Vocais Percussivos PDF
Damián Keller, Edemilson Ferreira da Silva, Floriano Pinheiro da Silva, Maria Helena de Lima, Marcelo Soares Pimenta, Victor Lazzarini
Entre a arte sonora e o audiovisual: A construção sonora do duo O Grivo nos curtas-metragens de Cao Guimarães PDF
Marina Mapurunga de Miranda Ferreira
Estudo piloto sobre familiaridade e antecipação sonora PDF
Bernardo Aguiar de Souza Penha, Jônatas Manzolli
GranScore: uma partitura gráfica especializada em síntese granular para editar música eletroacústica em múltiplas escalas de tempo. PDF (ENGLISH)
Fernando Falci Souza, Adolfo Maia Jr.
Influência do conteúdo cênico da performance sobre a percepção das emoções musicais PDF
Danilo Ramos, André Batiston, Estevão Amaro dos Reis, Rodrigo Paiva, Tadeu Zafani
Leitura Musical à Primeira Vista (LMPV) e concepções epistemológicas de resolução de problemas em psicologia cognitiva PDF
Bruno Xavier Marinheiro de Oliveira Costa
Linguagem e estrutura em Canticum, de Leo Brouwer PDF
Cleyton Vieira Fernandes
Memória visual em músicos e não-músicos PDF
Ana Carolina Rodrigues, Maurício Loureiro, Paulo Caramelli
Musicoterapia no desenvolvimento da competência interpessoal: atuação com professores de arte da rede pública estadual de ensino em Goiás PDF
Roberta Borges dos Santos, Claudia Regina de Oliveira Zanini
O som que não se escuta: a representação sonora descritiva no cinema silencioso e o caso de “O homem com a câmera” de Dziga Vertov PDF
Renan Paiva Chaves, Claudiney Rodrigues Carrasco
Sobre a fundamentação da pesquisa em processos criativos: a natureza perceptiva da comunicação em música PDF
Marcos Nogueira
SOUND ART – ARTE SONORA: Uma instalação Sonora / Visual / Interativa PDF
Cecília Maritza da Silva
Um compositor de vanguarda: a importância da linguagem orquestral de Bernard Herrmann para a música de cinema norte-americana PDF
Daniel Tápia

Música Popular

A Função da Improvisação dentro da Estrutura Formal da peça “Choro Dançado” de Maria Schneider PDF
Paulo Jose de Siqueira Tine
Existe uma improvisação brasileira? O paradigma criativo de Nailor Azevedo “Proveta”. PDF
Manuel Silveira Falleiros
Progressões e sequências: norma e transgressão na valoração das escolhas harmônicas em música popular PDF
Sérgio Paulo Ribeiro de Freitas
Velhas canções, novos sentidos PDF
Rafael dos Santos, Adelcio Camilo Machado, Sheyla Castro Diniz, Guilherme Araújo Freire, Daniela Vieira dos Santos
O idiomatismo presente na composição para violão solo “Samba Urbano” de Marco Pereira. PDF
Julio Cesar Moreira Lemos
Um percurso do baião na música popular brasileira através de três estudos de caso PDF
José Roberto Zan, Ismael de Oliveira Gerolamo, Almir Côrtes Barreto, Adelcio Camilo Machado, Thais Lima Nicodemo
DO PIANO SOLO AO SOLO DE PIANO: A IMPROVISAÇÃO PIANÍSTICA NO GÊNERO DO CHORO PDF
Iara de Melo Ramos GOMES, Beatriz MAGALHÃES-CASTRO
A Textura no Arranjo Vocal de Música Popular Brasileira PDF
Rogério Carvalho
Tecnobrega: criação de música na periferia belenense PDF
Sonia Maria Moraes Chada
Ecos, Memória e Música: Significação no Improviso Vocal PDF
Lívia Scarinci NESTROVSKI
O pensamento brasileiro sobre a canção no Brasil: uma proposta de estudo PDF
Heverson Nogueira
Fela Kuti: contracultura e (con)tradição na música popular africana PDF
Rosa Aparecida Couto Silva
Helio Delmiro – Estudos para violão: uma análise técnico-composicional PDF
Viní­cius José Spedaletti Gomes
Modelo de análise para o comportamento vocal na canção popular PDF
Regina Machado
Uma interpretação analítico-musical do samba “Roendo as unhas”, de Paulinho da Viola PDF
Eduardo Lima Visconti
Interrogando, de João Pernambuco, e sua relação com as práticas do jongo PDF
Marcus Facchin Bonilla, Acácio Piedade
Os Grupos de Choro dos anos 90 no Rio de Janeiro; suas Re-leituras dos Grandes Clássicos e Inter-relações entre Gêneros Musicais PDF
Sheila Zagury
Toninho Horta e a música mineira: o álbum Diamond Land como lugar de memória e construção identitária PDF
Daniel Menezes Lovisi
Narratividade e iconicidade na música popular brasileira PDF
rodrigo aparecido vicente, Marcio Giacomin Pinho, Ismael Oliveira Gerolamo
“É com esse que eu vou”: samba e piano se encontram nos seus elementos percussivos PDF
Rafael Tomazoni Gomes
Heraldo do Monte: Chuva Morna, Sombrinha Colorida PDF
Hermilson Garcia do Nascimento
A cultura da gravação e as práticas de estúdio PDF
Marcos Edson Cardoso Filho
A definição dos cantares do tango e da guarânia: dois gêneros, ao mesmo tempo, fronteiriços e nacionais PDF
Analía Chernavsky
A forma da canção na música popular brasileira das décadas de 1950 e 1960: construção e desconstrução da “canção crítica” PDF
Antonio Rafael Carvalho Santos, Walter Garcia, Gabriel Souza Lima Rezende, Maria Beatriz Cyrino Moreira
O Galope Nordestino diante do Parque Industrial: música armorial e mercado fonográfico da modernidade brasileira PDF
Nívea Lins Santos

Musicologia / Estética Musical

A canção de Benjamin Barreto da Silva Araújo – resgate da obra vocal de um compositor brasileiro. PDF
Lenine Alves dos Santos
Identificação da autoria de uma partitura manuscrito através da análise da grafia musical PDF
Davi Bueno
Modos e Temperamentos: Sistemas e Processos Modais PDF
Paulo Jose de Siqueira Tine
Música: caminhos da memória entre o Templo das Musas e o Museu-Acontecimento PDF
Aline Azevedo, Flavio Terrigno Barbeitas
O carnaval e o entrudo na imprensa de Desterro durante o Império PDF
Débora Costa Pires
Significado, representação sócio-política e aspectos retóricos de danças em contexto: o caso das Tänze des Brassilianischen Ballfestes de Joseph Wilde PDF
Pablo Sotuyo Blanco
A Produção Musical Católica após o Concílio Vaticano II: Uma análise a partir da teoria das redes PDF
Fernando Lacerda Simões Duarte
A recepção de Fosca em suas diferentes versões PDF
Marcos da Cunha Lopes Virmond, Lenita Waldige Mendes Nogueira
A Livre Improvisação no contexto pós-moderno: indícios de uma “Hiperimprovisação”. PDF
Manuel Silveira Falleiros
Dupla Kalimba PDF
Yuri Kimizuka
Bandas de música de imigrantes italianos e os discursos nacionais PDF
Alexandre José de Abreu
Da enxada à vitrola: representações do homem do campo na poesia da música caipira da década de 1940 PDF
Felipe Eugênio Vinhal, Magda Miranda Clímaco
Os espaços culturais na Campinas do século XIX, Um estudo da recepção na disciplina dos ouvidos dóceis PDF
Alexandre José de Abreu
Músicos Atuantes em Tiradentes, MG, Entre os Anos de 1813 E 1860, Segundo os Registros da Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos. PDF
Edilson Rocha, Willer Douglas da Silveira
Em busca da desobjetificação do humano e a função humano-pedagógica da música PDF
Cyran Costa Carneiro da Cunha
Yerma: A Literaturoper de Villa-Lobos PDF
Nazir Bittar Filho
Levantamento de grupos de percussão do Brasil e seu repertório PDF
Rodrigo Gudin Paiva, Alexandre Frederico Stoll, Fernando Augusto de Almeida Hashimoto
Da Música para a Metáfora: contribuições de Lawrence Zbikowski e de Lawrence Kramer para o problema do significado em música PDF
Ernesto Frederico Hartmann, Ronal Xavier Silveira
Por uma Musicologia no Vale Europeu: a documentação musical dos acervos blumenauenses PDF
Tiago Pereira
Os programas dos concertos de Heinz Geyer em Blumenau (1932 – 1971) PDF
Roberto Fabiano Rossbach
A consciência do conceito de paradigma como parâmetro para a produção de conhecimento em música PDF
Edilson Vicente de Lima
Por uma Descrição Fenomenológica da Música PDF
José Eduardo Costa Silva
Lições de civilidade musical: os concertos de Cernicchiaro e a criação do Clube Haydn de São Paulo PDF
Fernando Binder
A SYNAERESIS EM ANDRÉ DA SILVA GOMES PDF
Eliel Almeida Soares, Diósnio Machado Neto
Canções – entre teatros e salões do Rio de Janeiro (1860 -1930) PDF
Vanda Bellard Freire, Paula Ribas Penello, Rayana do Val Zecca
A refutação à ciência musical no Contra os Músicos de Sexto Empírico. PDF
Sarah Roeder
The Royal Fair: Dido e Elizabeth, rainha de Cartago/rainha da Inglaterra. PDF
Silvana Ruffier Scarinci
Encontro de compositores: uma cena musical na cidade de Salvador-Ba PDF
Roberta Rodrigues do Bomfim
O percurso da prática violonística no Ceará e suas relações com a chegada do ensino de violão nas instituições de Ensino Superior do estado. PDF
Eddy Lincolln Freitas, Pedro Rogério
Modinha, lundum e seguidilha na música teatral luso-brasileira PDF
David Cranmer
Panorama da produção científica nacional sobre canto: uma revisão bibliográfica PDF
Karen Stephanie de Oliveira, Rafael Alexandre da Silva, Fernando Emboaba de Camargo
Processos de catalogação de partituras: revisão bibliográfica e discussão crítica PDF
Fernando Emboaba de Camargo, Rafael Alexandre da Silva
Acervo do músico paranaense José da Cruz – identificação das formações instrumentais idealizadas entre 1917 e 1950. PDF
Tiago Portella Otto, Marcelo Verzoni, Marilia Giller
Ligeti e Penderecki nos anos 1960: composição da sonoridade através de clusters PDF
Daniel Zanella dos Santos, Acácio Tadeu de Camargo Piedade
Le Boeuf sur le Toit: a música brasileira e a vanguarda francesa do entreguerras PDF
Lina Maria Ribeiro de Noronha
A produção científica brasileira sobre a flauta doce e a tradução para o português de tratados históricos PDF
Paula Andrade Callegari
À sombra das moças brasileiras PDF
Flávia Camargo Toni
Da Mãe de Deus à Deusa-Mãe: variações textuais nas Matinas da Conceição decorrentes da marianização do catolicismo PDF
Paulo Augusto Castagna
A dobra palavra-música no barroco e o conceito de cromatismo generalizado na exploração da voz-música na poesia sonora PDF
Flora Ferreira Holderbaum
Um estudo comparativo da Arte Explicada de Contraponto, de Andre da Silva Gomes, com os tratados italianos e portugueses PDF
Rafael Registro Ramos, Diósnio Machado Neto
Nápoles, Lisboa e São Paulo: a tradição dos Partimenti no século XVIII PDF
Ozório Bimbato P. Christovam, Diósnio Machado Neto
A música brasileira no repertório da OSESP entre 2000 e 2009 PDF
Pablo Palacios
Concertos Populares em Belém: Luiz Maria Smido (1899) e Meneleu Campos (1925) PDF
Mário Alexandre Dantas
A ópera como teatro-musical: reflexões a partir da análise da sambópera A Traviata, de Augusto Boal. PDF
Hellem Pimentel Santos
A sonata para guitarra na Viena de Beethoven e Schubert PDF
Marcos Pablo Dalmacio, Acácio Tadeu de Camargo Piedade
PROJETO DE CATALOGAÇÃO E DIGITALIZAÇÃO: O TRIO PARANAENSE (1932–1950), CURITIBA – PR PDF
José Augusto Junqueira Calzzani
Modelagem do catalogo de partituras de Guerra-Peixe usando três níveis conceituais PDF
Adriana Olinto Ballesté, José Staneck
O órgão de tubos de Laranjeiras: um estudo sobre o instrumento e procedência. PDF
Thais Fernanda Vicente Rabelo
A subjetividade versus objetividade interpretativa à luz da obra l’histoire du soldat de Igor Stravinsky PDF
Erickinson Bezerra de Lima, André Luiz Muniz Oliveira
Lendas Capixabas de Carlos Cruz: descrição, análise e comparação das fontes manuscritas PDF
Renan Colombo Simões, Leonardo Loureiro Winter

Perfomance

Oboé Solo 1 a 4 de Heitor Alimonda: uma análise estilístico-interpretativa PDF
Lucius Batista Mota, Fúlvio Ferrari
Música, mercado e Estado: modelos de administração de orquestras sinfônicas e performance musical no Brasil PDF
Thadeu J. Silva Filho, Heinz K. Schwebel
A soprosidade vocal como recurso interpretativo no canto popular PDF
Rafaela Rohsbacker Gonzalez
O Movimento Armorial e os aspectos técnico-interpretativos do Concertino para violino e orquestra de câmara de César Guerra-Peixe PDF
Débora Borges da Silva
Considerações sobre timbre vocal e sua função na obra Noigandres 4 de José Augusto Mannis PDF
Veruschka Bluhm Mainhard
Formação Inicial e Formação Continuada de Professores de Piano: Uma Experiência de Ensino PDF
Claudia Fernanda Deltregia
A influência do repertório sob a ansiedade na performance musical de estudantes de flauta PDF
ANDRE SINICO, LEONARDO LOUREIRO WINTER
Toada e Baião para violão solo do compositor Edvaldo Cabral: Aspectos Interpretativos. PDF
Ezequias Oliveira Lira
A audição de gravações como ferramenta colaboradora para o preparo para uma performance: um estudo de caso PDF
Daniel Vieira, Any Raquel Carvalho
O processo de transcrição do Concerto em Sol Maior BWV 592 para órgão e sua transcrição para cravo (BWV 592a): resultados parciais de uma pesquisa em andamento. PDF
Cosme Almeida, Werner Aguiar
O acervo de obras para violão do CDMC-Brasil/UNICAMP e seu uso no programa de curso do Bacharelado em Violão da Universidade Estadual de Campinas PDF
Fabio Scarduelli, Carlos Fernando Fiorini
A autorregulação da aprendizagem aplicada ao ensino de técnica de violão na graduação. PDF
Camilla dos Santos Silva, Fabio Scarduelli
Ferramentas úteis para a compreensão da pequena forma guarnieriana PDF
Marcelo Fernandes Pereira, Edelton Gloeden
AS TÉCNICAS ESTENDIDAS PARA VIOLONCELO NA PEÇA “M1 PARA VIOLONCELO SOLO E LIVE-ELETRONICS” DE AGAMENON DE MORAIS PDF
Kalyne Teles Valente, Fábio Soren Presgrave
A escrita harmônica idiomática na obra para violão de Marco Pereira PDF
Rafael Thomaz, Fabio Scarduelli
Uso “melódico” do chimbal no pé esquerdo na performance de Airto Moreira da música Deixa PDF
Guilherme Marques, Fernando Hashimoto
Abrandando o medo de palco e a ansiedade de performance por meio do foco na construção da interpretação musical PDF
Meryelle Nogueira Maciente, Amílcar Zani Netto
Considerações sobre análise musical e performance PDF
Bruno Madeira
Ilha das Gaivotas – a interpretação de Marcio Bahia no grupo de Hermeto Pascoal PDF
Lucas Baptista Casacio
Da articulação no saxofone aplicada à música instrumental na interpretação de Nivaldo Ornelas PDF
Bernardo Vescovi Fabris, Luiz Otávio Rendeiro Corrêa Braga
Contribuições da filosofia hermenêutica para a performance musical: Epistemologia da performance a partir da leitura de “Verdade e Método”, de Hans Georg-Gadamer PDF
Luciano Cesar Morais
A ideologia da ‘interpretação’ e da ‘performance’: Uma resposta à proposta de Frank Kuehn PDF
Catarina Leite Domenici
A importância do cornet no desenvolvimento do repertório solo e orquestral para trompete de válvulas PDF
Paulo Adriano Ronqui
Ritornellos e mudanças rítmicas em Ayeres or Phantasticke Spirites for three voices, de Thomas Weelkes (1608): transcrição musical e performance em questão PDF
Munir Machado de Sousa Sabag, Susana Cecilia Igayara, Marco Antonio da Silva Ramos
O processo da escolha de digitação das Três peças para violão (1975) de Ernst Mahle PDF
Pieter Rahmeier, Werner Aguiar
Névoas & Cristais: recriação tecnológica e estudo performático PDF
Daniela dos Santos Leite, Cesar Adriano Traldi
A música popular rural paulista no 2º movimento da Sonatina para flauta e piano de Guarnieri PDF
Nilton Antonio Moreira Junior
O violoncelo italiano: de Bolonha e Veneza a Boccherini PDF
André Giovaninni Micheletti, William Teixeira da Silva
Redesenhando Gestos Musicais PDF
Regiane Hiromi Yamaguchi, Fernando Gualda Dantas
Variações nas repetições no Ponteio no. 45 de Guarnieri: inflexões rítmicas e de dinâmica na performance de pianistas e estudantes PDF
Regina Antunes Teixeira Dos Santos, Cristina Capparelli Gerling
Os fenômenos ou processos fonológicos de alteração fonética e suas implicações na pronúncia da língua cantada: aporte teórico. PDF
Jeanne Maria Gomes da Rocha
A redução para piano da “Fantasia para saxofone e orquestra” de Heitor-Villa Lobos: uma visão idiomática PDF
Jonatas Weima Cunha Angelim, Maria José Bernardes Di Cavalcanti
Memorização musical: um estudo de estratégias deliberadas PDF
Daniela Tsi Gerber
O Stabat Mater de Karol Szymanowski: escrita, instrumentação e a consequente escolha do coro apropriado para sua execução PDF
Claudia Gonçalves Jennings, Carlos Fernando Fiorini
O Rubato no Allegretto D915 de Schubert: relações entre a estrutura tonal da obra e a performance PDF
Ernesto Frederico Hartmann, Mirna Azevedo Costa
O cluster para piano na música brasileira dos séculos XX e XXI: formas de usar e escrever PDF
Jonathan Taylor de Oliveira, Carlos Henrique C. R. Costa
Prelúdio op. 28 Nº 5 de Chopin: uma análise das indicações de pedal do compositor PDF
Cristiano Buarque Vogas
Uma abordagem técnico-pianística para Variações Rítmicas opus 15 de Marlos Nobre PDF
Aline Silva Alves, Mauricy Matos Martin
Desdobramentos para violoncelo solo de Rogério Costa PDF
Cristian de Paula Brandão, Durval Cesetti
Mapeamento de pontos de referência na Fuga BWV 998, de J. S. Bach, como parte da construção da performance bem sucedida. PDF
Nery André Borges de Oliveira, Werner Aguiar
consideraçoes de performance na escritura pianistica de gyorgy ligeti PDF
Luciana Sayure Shimabuco
Análise de diretrizes disciplinares do violão: relato de pesquisa concluída PDF
Cristiano Sousa dos Santos
Líricas, op. 25 de Helza Camêu: a leitura hipertextual na interpretação de um ciclo de cançoes. PDF
Luciana Monteiro de Castro
Duas Linhas em cello e papel de seda de Marcus Siqueira: a performance como possibilidade de atuação cênica e sonora PDF
Camila Durães Zerbinatti, Sônia Laiz Vernacci Velloso, Guilherme Antônio Sauerbronn de Barros
“Desenho Leve” de Ronaldo Mirada: relação texto-música e sugestões performáticas. PDF
Gisele Pires Mota
Tradução de obra vocal: um estudo sobre os fenômenos de divisão silábica, sua aplicabilidade e soluções interpretativas. PDF
Lúcia de Fátima Ramos Vasconcelos, Adriana Giarola Kayama
O ciclo das Quatro Valsas Venezuelanas Antonio Lauro: considerações para uma performance intelectualmente embasada PDF
gabriel maciel de andrade nogueira

Sonologia

A espessura da sonoridade: entre o som e a imagem PDF
Rodolfo Caesar
A oficina de circuito alterado como ambiente relacional PDF
Alexandre Marino Fernandez
A voz nos processos criativos da poesia sonora PDF
Flora Holderbaum, Daniel Quaranta
Análise extrativa de transformações graduais em C´est un Jardin… de Tristan Murail PDF
Bruno Yukio Meireles Ishisaki
Análise gráfica de “Introdução à Pedra” de Rodolfo Caesar: uma proposta metodológica PDF
Denise Hortencia Lopes Garcia
Estratégias de ressonância utilizadas por cantores de ópera: um estudo a partir de gravações PDF
Marcos Sfredo
Expandindo os conceitos de knowledge base e referent no contexto da livre improvisação coletiva PDF (EN)
Rogerio Costa, Stéphan Schaub
Limite na musica-ruido: musicalidade, dor e experimentalismo PDF
Lilian Campesato
Mecanologia e sonologia: reverberações da modulação em anel no panorama sonoro do século XX PDF
José Henrique Padovani
Musica en Internet, una realidad brasileña PDF
Julian Jaramillo Arango
Processo de Síntese Sonora como suporte à Composição de Rito Soturno PDF
Adriano Claro Monteiro, Jônatas Manzolli
Soundwalk: Práticas Artísticas de Caminhadas Auditivas e a ressignificação da Paisagem Sonora PDF
Lilian Nakahodo, Daniel Quaranta
Utilização de descritores acústicos na avaliação de vozes líricas pré- e pós-aquecimento PDF
Carolina Ferreira de Melo Ghelli, Sérgio Freire

Teoria e Análise Musical

A marcha e a síncope: dois elementos contrastantes na estrutura do ritmo de samba PDF
Helio Alexandrino Pacheco Cunha
A periodicidade generalizada e o Quarteto de cordas em sol menor opus 10 de Claude Debussy PDF
Juliano Taques Bittencourt Abramovay
A tradição do termo “fuga” e o Kyrie de Ligeti PDF
Isis Biazioli de Oliveira
Aspectos de organização melódica na Sequenza I, para flauta solo, de Luciano Berio PDF
Cibele Palopoli
Choros nº7 de Villa-Lobos: rede de coleções simultâneas PDF
Joel Miranda Bravo de Albuquerque, Paulo de Tarso Camargo Cambraia Salles
Dissonâncias métricas em The Tihai, de Don Ellis PDF
Leandro Gumboski
Estratégias composicionais de Villa-Lobos: permutações e simetrias em três estudos de caso na Prole do Bebê No 2 PDF
Walter Nery Filho
Gestos musicais no Trio para cordas (1945) de Villa-Lobos PDF
Norton Eloy Dudeque
Intertextualidade no Sexteto Mistico de Heitor Villa-Lobos PDF
Allan Kolodzieiski
Ligeti e suas experiências eletrônicas: rumo à expansão da escritura pianística PDF
Helen Gallo
O acompanhamento do violão de seis cordas que remete à sonoridade de violão solo PDF
Marcela Rohsbacker Gonzalez
Oitavo quarteto de cordas Op. 110 de Dmitri Shostakovich: a manipulação/utilização da citação, do monograma ‘DSCH’ e do motivo numérico 1-5-6-5 PDF
Erickinson Bezerra de Lima, André Luiz Muniz Oliveira
Panorama sobre pesquisas acadêmicas recentes dedicadas à influência da música de Igor Stravinsky no material composicional de Heitor Villa-Lobos PDF
Alexy Viegas
Processos lineares de transformação ordenados alternadamente na música de Gérard Grisey pós 1985 PDF
Guilherme de Cesaro Copini
Relações de Conformidade em Obras Brasileiras Pós-tonais PDF
antenor ferreira correa
Simetrias e Palíndromos no Estudo No 1 para violão de Villa-Lobos PDF
Ciro Visconti, Paulo de Tarso Salles
Sonate Metodiche de G. Ph. Telemann e as diretrizes de J. J. Quantz: uma análise sobre o Adagio da primeira sonata e a função da ornamentação na música alemã setecentista. PDF
Guilherme Herdade Linberger dos Anjos, Cesar Marino Villavicencio Grossmann
Variações Rítmicas opus 15 de Marlos Nobre: Elementos de Fusão Estilística PDF
Aline Silva Alves, Mauricy Matos Martin