V.23, 2013
XXIII Congresso da Anppom
Data: 19 a 23 de agosto de 2013;
Local: Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN);
Tema: Produção de conhecimento científico, artístico, tecnológico e filosófico na área de música: perspectivas e desafios atuais
Composição |
|
| À busca de um mister: justificações ideológico-filosóficas sobre a peça Católicos limiares | |
| Samuel Cavalcanti Correia | |
| A escritura de uma aquarela: orquestração para técnicas estendidas com suporte de descritores de áudio | |
| Ivan Eiji Simurra, Jônatas Manzolli | |
| A intertextualidade como mecanismo compositivo da linha estrutural do violão na obra Descaminhos | |
| João Francisco de Souza Corrêa | |
| A noção de abertura na poética beriana do comentário composicional | |
| Max Packer | |
| A teoria pós-tonal aplicada à aomposição: um guia de sugestões compositivas | |
| Alexandre Mascarenhas Espinheira | |
| Apontamentos para a aplicação do conceito de dialogismo na composição musical | |
| Germán Enrique Gras | |
| Breve levantamento de conceitos e teorias acerca do problema da reescrita | |
| Gustavo Rodrigues Penha | |
| Complexidade e metapadrões: composição com improvisação | |
| Daniel Puig | |
| Compondo um entendimento da capoeira: a noção de incisividade | |
| Guilherme Bertissolo | |
| Concerto para orquestra: concepção e desenvolvimento de uma linguagem própria a partir da obra de outros compositores | |
| Luís Otávio Teixeira Passos | |
| Contornos musicais: aplicações no indexograma e na curva derivativa | |
| Daniel Moreira de Sousa, Pauxy Gentil-Nunes, Carlos de Lemos Almada | |
| Controle paramétrico a partir de uma abordagem gestáltica | |
| Helder Alves de Oliveira, Liduino José Pitombeira de Oliveira, Aynara Dilma Vieira da Silva, Hildegard Paulino Barbosa | |
| Engenharia reversa de Quattro pezzi su una sola note | |
| Grazielle Elis Magalhães, Alexandre Sperandéo Fenerich | |
| Experimentação de um processo de reescritura em Silviando ou Um dedo de prosa, de Tadeu Taffarello | |
| Tadeu Moraes Taffarello, Fernando Hiroki Kozu | |
| GENEMUS: ferramenta computacional para composição com Grundgestalt e variação progressiva | |
| Carlos de Lemos Almada | |
| Imaginário sonoro e motivação composicional: reflexões sobre compor | |
| Daniel de Souza Mendes | |
| Intersemiose e intertextualidade na criação musical | |
| Daniel Quaranta, Ana Carolina Manfrinato | |
| Lacuna entre técnica e superfície harmônicas na composição de três canções em São Francisco | |
| Francisco Zmekhol Nascimento de Oliveira | |
| Manipulação de imagens visuais através de imagens sonoras nos Études, de György Ligeti | |
| Alexandre Ficagna | |
| O desenvolvimento do aplicativo Texturalcalc a partir da definição de complexidade textural | |
| Felipe Grisi Pontes, José Orlando Alves | |
| Outras maneiras de descrever a chuva | |
| Mauricio De Bonis | |
| Palavra em música: a fala no processo composicional de música de câmara vocal e instrumental | |
| Laiana Lopes Oliveira | |
| Particionamento rítmico e domínios harmônicos em Le Marteau sans Maître – avant “l’artisanat furieux”, de Pierre Boulez | |
| Pauxy Gentil-Nunes | |
| Planejamento composicional do primeiro movimento de Primaveras, para quinteto de metais: revisitando o Sistema Cosmos | |
| José de Arimatéia Rodrigues Dias, Liduino José Pitombeira de Oliveira, Pedro Miguel de Moraes, Weskley Roberto da Silva Dantas | |
| Por uma poética possível | |
| Eduardo Frigatti | |
| Procedimentos intertextuais no Concerto para violão e orquestra: Aporia, III movimento (reinvenção) | |
| Daniel Alexander Escudeiro | |
| Reflexão sobre a análise musical e o processo criativo | |
| Marco Antonio Crispim Machado | |
| Reflexões sobre a utilização de instrumentos “eletrônicos” no ciclo de obras The Professor Bad Trip, de Fausto Romitelli | |
| Ricardo Augusto Moreira Alves | |
| Relações de segmentação e complementaridade na aplicação da teoria dos conjuntos na composição da peça Face-to-Face | |
| Italo Fragoso, José Orlando Alves | |
| Sistema etnomatemático: uma metodologia probabilística para geração de repositórios composicionais a partir de transformações em intertextos de tradição oral | |
| Esdras Sarmento Ferreira, Liduino José Pitombeira de Oliveira, Raphael Sousa Santos, Flávio Fernandes de Lima | |
| Uma aplicação do Sistema-Gr de composição musical | |
| Azael Ferreira de Carvalho Neto, Carlos de Lemos Almada | |
| Uso de ferramentas matemáticas expandindo técnicas do Sistema Schillinger de Composição Musical com vistas à elaboração de material pré-composicional | |
| Agamenon Clemente de Morais Júnior, Alexandre Reche e Silva | |
|
|
|
Educação Musical |
|
| Educação das relações étnico-raciais em cursos de licenciatura da Região Nordeste: desafio atual na formação de professores de música | |
| Armindo de Araújo Ferreira, Cristiane Maria Galdino de Almeida | |
| O curso de Bacharelado em Música na Universidade Federal do Maranhão: desafios de uma nova proposta | |
| Daniel Lemos Cerqueira | |
| O curso de Especialização em Pedagogia do Instrumento da UFPE: pressupostos e características | |
| Ana Carolina Nunes do Couto | |
| A descrição da interação professor-aluno em selecionadas aulas coletivas de violão: Uma análise observacional a partir do sistema RIOS | |
| Alan Caldas Simões, Sérgio Luis de Almeida Alvares | |
| Habitus Conservatorial: do conceito a uma agenda de pesquisa | |
| Marcus Vinícius Medeiros Pereira | |
| Da palavra ao gesto instrumental: uma proposta de improvisação livre | |
| André Campos Machado | |
| Preparação vocal em coros comunitários: o percurso de uma pesquisa-ação | |
| Caiti Hauck-Silva, Marco Antonio da Silva Ramos, Susana Cecília Igayara | |
| Relações entre o conceito de Performance do professor e as práticas educativas presentes na Proposta Musicopedagógica CDG | |
| Clarissa de Godoy Menezes | |
| Percussão Catarina: catalogação de instrumentos e elaboração de material didático. | |
| Luciano da Silva Candemil, Rodrigo Gudin Paiva | |
| Música na formação unidocente: um estudo com professoras da educação infantil (EI) em espírito santo (RN). | |
| Jacó Silva Freire | |
| Por uma educação musical humanizadora | |
| Mariana Galon, Mariana Barbosa Ament, Pedro Dutra, Natália Búrigo Severino, Ilza Zenker Leme Joly | |
| Perfil dos alunos ingressantes de uma Licenciatura em Música | |
| Jetro Meira de Oliveira | |
| Criação de um livro de partituras com obras para violão solo, quarteto instrumental e orquestra. | |
| Marcos Venicius Domingos, Paulo Demetre Gekas | |
| Criação do songbook de Carlinhos Niehues | |
| Douglas Grippa, Paulo Demetre Gekas | |
| Canto coletivo na escola Waldorf: um levantamento sobre as pesquisas realizadas em cursos de pós-graduação strictu sensu | |
| Francisca Maria Barbosa Cavalcanti, Regina Finck Schambeck | |
| Uma vida dedicada à música: marcas sociais de um mundo musical ou noções e valores sociais possivelmente relacionados a escolhas musicais | |
| Lia Braga Vieira, Maria Jose Pinto da Costa de Moraes, Maria Lucia da Silva Uchoa, Rosa Maria Mota da Silva | |
| Explorando a motivação para aprendizagem da Percepção Musical em um curso superior de música | |
| Pablo da Silva Gusmão | |
| O papel do canto orfeônico na construção do nacional na Era Vargas: algumas reflexões | |
| Maura Penna | |
| Compor, apresentar e criticar música na educação musical escolar | |
| Viviane Beineke | |
| Organizando ensaios em classes de ensino coletivo e orquestras-escola | |
| Wilson Rogério dos Santos | |
| O violão na formação do licenciando em música da UFRN: uma discussão sobre procedimentos de ensino violonístico para educadores musicais. | |
| Jacó Silva Freire | |
| Construir modos de ensinar música na escola | |
| Delmary Vasconcelos de Abreu | |
| Música e Surdez: um levantamento da produção acadêmica no Brasil | |
| Vivian Leichsenring Kuntze, Regina Finck Schambeck | |
| Exercícios de criação na aula de piano em grupo | |
| Luiz Néri Pfützenreuter Pacheco dos Reis, Lúcia de Fátima Ramos Vasconcelos | |
| Contribuições das Bandas de Música para a Formação do Instrumentista de Sopro que atua em Belém do Pará | |
| Herson Mendes Amorim | |
| As percepções do pianista colaborador na profissão: um estudo sobre seus modos de ser e agir numa escola de música | |
| Guilherme Farias de Castro Montenegro | |
| Contribuições de Lina Pires de Campos para a Pedagogia e Técnica Pianística | |
| Ellen Boger Stencel, Maria José Dias Carrasqueira de Moraes | |
| Musicalização de adultos: gosto musical se discute | |
| Andréa Cristina Cirino | |
| A categoria “crítica” e seus usos na pesquisa em educação musical: considerações a partir do materialismo histórico e dialético | |
| Yuri Coutinho Ismael da Costa | |
| A importância das adaptações pedagógicas no processo de musicalização de alunos com deficiências múltiplas | |
| João Lucio de Moraes | |
| Música no Programa Mais Educação: Um estudo multicaso sobre as práticas e vivências musicais em escolas paraibanas | |
| Josefa Eliane Ribeiro Mendes | |
| Dialética entre o homem e o som: contribuições de uma aproximação entre Murray Schafer e o materialismo histórico para o trabalho educativo | |
| Thiago Xavier de Abreu | |
| O ensino de música nas escolas públicas municipais da área rural dos Barreiros/PE | |
| José Davison da Silva Júnior | |
| Educação Musical no Ensino Médio: uma pesquisa-ação no IFBAIANO Campus Santa Inês | |
| MICHAL SIVIERO FIGUEREDO, LUIZ CESAR MARQUES MAGALHÃES | |
| Paisagem sonora e implicações na educação musical | |
| ANA LUCIA IARA GABORIM MOREIRA, Antonio Deusany de Carvalho Júnior | |
| Prática musical em escola formal como facilitadora do desenvolvimento humano: estudo de repertório brasileiro através da orquestra infantil de instrumentos de material alternativo | |
| Athus Marconato | |
| Apropriação de material didático por professores de música: estudo sobre o referencial teórico de pesquisa | |
| Paulo Paulo Jiticovki, Sonia Tereza da Silva Ribeiro | |
| Tipos de aprendizagem de improvisação em um curso superior de música | |
| Ricardo Costa Laudares Silva | |
| O perfil do idoso participante do coral da terceira idade | |
| Daniel Chris Amato, Adriana Mendes | |
| O ensino de trompa: um estudo dos materiais didáticos utilizados no processo de formação do trompista | |
| Radegundis Aranha Tavares Feitosa | |
| As representações da técnica de viola caipira nos métodos de ensino: do oral para o escrito | |
| saulo sandro alves dias | |
| A Pedagogia Freinet e suas implicações na educação musical: o dossiê L’Educateur – Musique Libre de 1974 | |
| Tamya Oliveira Ramos Moreira | |
| Aprendizagem da docência de música na educação básica: a busca do vínculo com o conhecimento | |
| Tamar Genz Gaulke | |
| Considerações sobre o aprender música de duas estudantes durante o processo de criação de um arranjo a quatro mãos para piano | |
| Jane Finotti Rezende Luz, Sonia Tereza da Silva Ribeiro | |
| Considerações sobre o perfil dos ingressantes no Conservatório de Música D’Alva Stella – Mossoró/RN | |
| Isac Rufino Araújo | |
| Ensino de gêneros musicais na educação básica: uma abordagem por meio de sequências didáticas | |
| Paulo Roberto Prado Constantino | |
| Liddy Chiaffarelli Mignone como professora de piano e canto | |
| Inês de Almeida Rocha | |
| O papel do feedback para ensinar e aprender música | |
| Giann Mendes Mendes Ribeiro, Francine Kemmer Cernev | |
| Gestão de Educação Musical para Diferentes Contextos | |
| Igor Mendes Krüger, Veridiana de Lima Gomes Krüger | |
| Novas concepções de ensino do piano face às novas possibilidades de aprendizado | |
| LAURA LÚCIA PAES SANTOS | |
| Aspectos da mobilização coletiva nos Festivais de Coros do Rio Grande do Sul e seu impacto nas práticas músico-educativas | |
| Lúcia Helena Pereira Teixeira | |
| Preparação do recital por estudantes de piano e pianistas profissionais: estratégias para o controle da ansiedade | |
| Dayse Gomes Mendes | |
| Processos metodológicos de ensino dos cursos de violão e guitarra em três escolas de música privadas | |
| Rodrigo Leite Cavalcanti | |
| Currículo em Música no ensino médio integrado no IFRN | |
| Carolina Chaves Gomes, Isaac Samir Cortez de Melo | |
| Gesto, escuta, pensamento: o jogo musical da infância | |
| Maria Teresa Alencar de Brito | |
| Um estudo sobre motivação para a prática musical de adolescentes com base na teoria do fluxo | |
| Rosane Cardoso de Araújo, Margaret Amaral de Andrade | |
| “MUSICA, LIXO E SUSTENTABILIDADE: a orquestra de reciclados no aterro de Cateura, Paraguai” | |
| Daniele Munhoz Garcia | |
| Preferências musicais em estudantes de ensino médio em São Luís-MA | |
| João Fortunato Soares de Quadros Júnior, Abraão Abreu Estrela, José Bernardo Sávio Ribeiro Holanda, Whemerson Sousa Silva | |
| Na Rota da Lata: obras e autores sobre a construção de instrumentos musicais com materiais alternativos | |
| Daniele Munhoz Garcia | |
| A constituição da docência em música | |
| Zelmielen Adornes de Souza, Claudia Bellochio | |
| A educação musical nos anos iniciais do ensino fundamental: lembranças de professores unidocentes | |
| Iara Cadore Dallabrida, Claudia Bellochio | |
| O bacharelado como espaço de construção da docência do professor de instrumento | |
| Vanessa Weber, Luciane Wilke Freitas Garbosa | |
| Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Instrumento Musical do IFXX: reflexões a partir do perfil discente | |
| Italan Carneiro Bezerra | |
|
|
|
Etnomusicologia |
|
| A nova geração de violeiros e a imagem da viola caipira: indícios de ressignificação | |
| Renato Teixeira Almeida, Flavio Terrigno Barbeitas | |
| A Organização na Busca de Uma Política Pública de Música no Paraná | |
| Edwin Ricardo Pitre Vásquez, Luzia Aparecida Ferreira-Lia | |
| A Romaria do Divino Espírito Santo do Vale do Guaporé (Rondônia) | |
| hagner costa Malon | |
| Análise da Formação de Etnomusicólogos no Brasil: constatações iniciais | |
| Tiago de Quadros Maia Carvalho, Angela Lühning, Flavia Diniz, Aaron Lopes | |
| Aquiry, a Luta de um Povo – Estudo de Caso | |
| Mário Lima Brasil | |
| Audiência como ajuntamento social: interações na performance musical | |
| Fábio Henrique Ribeiro | |
| Caminhos paralelos do shakuhachi no Brasil | |
| Rafael Hirochi Fuchigami, Eduardo Ostergreen | |
| Cantar Reis: uma análise de toadas e trechos de Reis da Folia da Serra | |
| Rosenilha Fajardo Rocha | |
| Caxixi, capoeira e políticas públicas | |
| Priscila Maria Gallo | |
| Considerações sobre o uso da notação musical tradicional para a transmissão e o estudo do Choro brasileiro | |
| Paulo Vinícius Amado | |
| Identidade e performance nas rodas de choro de São Carlos. | |
| Renan Moretti Bertho, Lenita Waldige Mendes Nogueira | |
| O cavaco rítmico-harmônico na música de Waldiro Frederico Tramontano (Canhoto) – a construção de um estilo “centro” no choro: abordagens metodológicas. | |
| Jamerson Farias Ribeiro | |
| O Festival do Folclore de Olímpia, São Paulo: O Terno de Congo Chambá | |
| Estêvão Amaro dos Reis, Lenita Waldige Mendes Nogueira | |
| O Semba nos Musseques de Angola: estudos preliminares | |
| Mateus Berger Kuschick, Vilson Zattera | |
| O Time-line como Ferramenta Analítica para o Samba Viaduto Santa Efigênia (1978) de Adoniran Barbosa | |
| Edwin Ricardo Pitre Vásquez, Fernanda Adamowski | |
| Performance musical e história: os cocos da Caiana dos Crioulos | |
| Eurides de Souza Santos, Marília Cahino Bezerra | |
| Registros de rabeca nas manifestações folclóricas da cultura de base açoriana em Santa Catarina | |
| Jorge Linemburg Junior, Luiz Henrique Fiaminghi | |
| Significações simbólicas na música da Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto | |
| Francisco Sidney da Silva Monteiro Junior | |
|
|
|
Música e Interfaces (Cognição; Dramaturgia e Audiovisual; Mídia; Musicoterapia; Semiótica) |
|
| A canção como parte da narrativa e o papel do autor-produtor musical na minissérie Anos Rebeldes (1992) | |
| Andre Checchia Antonietti, Claudiney Rodrigues Carrasco | |
| A Escritura na Música Eletroacústica | |
| Fábio Scucuglia | |
| A Música como Agente Facilitador no Processo da Reabilitação Auditiva: transdisciplinaridade entre Musicoterapia e Fonoaudiologia | |
| Glaucia Tomaz Marques Pereira, Larissa Aparecida Teixeira Chaves | |
| A música das mídias: modos de escuta e memória | |
| Heloisa de Araujo Duarte Valente, Marta de Oliveira Fonterrada, Otávio Luis Silva Santos | |
| A tipologia espectromorfológica de Denis Smalley como ferramenta de análise para a música eletroacústica e para o som no cinema | |
| Juliano de Oliveira, Rodolfo Coelho de Souza | |
| A TRILHA MUSICAL DE TRISTEZAS NÃO PAGAM DÍVIDAS – COMPOSIÇÕES DE GUERRA-PEIXE E CANÇÕES DE CARNAVAL. | |
| Sandra Cristina Novais ciocci, Claudiney Rodrigues Carrasco | |
| A trilha sonora como gênese do processo criativo na obra de Moacir Santos: o “tema do amor” de Ganga Zumba | |
| Lucas Zangirolami Bonetti | |
| Applying Gestalt Principles on the Identification of Melodic Phrases | PDF (ENGLISH) |
| Jose Eduardo Fornari | |
| Criatividade Musical Cotidiana: Um Estudo Exploratório Com Sons Vocais Percussivos | |
| Damián Keller, Edemilson Ferreira da Silva, Floriano Pinheiro da Silva, Maria Helena de Lima, Marcelo Soares Pimenta, Victor Lazzarini | |
| Entre a arte sonora e o audiovisual: A construção sonora do duo O Grivo nos curtas-metragens de Cao Guimarães | |
| Marina Mapurunga de Miranda Ferreira | |
| Estudo piloto sobre familiaridade e antecipação sonora | |
| Bernardo Aguiar de Souza Penha, Jônatas Manzolli | |
| GranScore: uma partitura gráfica especializada em síntese granular para editar música eletroacústica em múltiplas escalas de tempo. | PDF (ENGLISH) |
| Fernando Falci Souza, Adolfo Maia Jr. | |
| Influência do conteúdo cênico da performance sobre a percepção das emoções musicais | |
| Danilo Ramos, André Batiston, Estevão Amaro dos Reis, Rodrigo Paiva, Tadeu Zafani | |
| Leitura Musical à Primeira Vista (LMPV) e concepções epistemológicas de resolução de problemas em psicologia cognitiva | |
| Bruno Xavier Marinheiro de Oliveira Costa | |
| Linguagem e estrutura em Canticum, de Leo Brouwer | |
| Cleyton Vieira Fernandes | |
| Memória visual em músicos e não-músicos | |
| Ana Carolina Rodrigues, Maurício Loureiro, Paulo Caramelli | |
| Musicoterapia no desenvolvimento da competência interpessoal: atuação com professores de arte da rede pública estadual de ensino em Goiás | |
| Roberta Borges dos Santos, Claudia Regina de Oliveira Zanini | |
| O som que não se escuta: a representação sonora descritiva no cinema silencioso e o caso de “O homem com a câmera” de Dziga Vertov | |
| Renan Paiva Chaves, Claudiney Rodrigues Carrasco | |
| Sobre a fundamentação da pesquisa em processos criativos: a natureza perceptiva da comunicação em música | |
| Marcos Nogueira | |
| SOUND ART – ARTE SONORA: Uma instalação Sonora / Visual / Interativa | |
| Cecília Maritza da Silva | |
| Um compositor de vanguarda: a importância da linguagem orquestral de Bernard Herrmann para a música de cinema norte-americana | |
| Daniel Tápia | |
|
|
|
Música Popular |
|
| A Função da Improvisação dentro da Estrutura Formal da peça “Choro Dançado” de Maria Schneider | |
| Paulo Jose de Siqueira Tine | |
| Existe uma improvisação brasileira? O paradigma criativo de Nailor Azevedo “Proveta”. | |
| Manuel Silveira Falleiros | |
| Progressões e sequências: norma e transgressão na valoração das escolhas harmônicas em música popular | |
| Sérgio Paulo Ribeiro de Freitas | |
| Velhas canções, novos sentidos | |
| Rafael dos Santos, Adelcio Camilo Machado, Sheyla Castro Diniz, Guilherme Araújo Freire, Daniela Vieira dos Santos | |
| O idiomatismo presente na composição para violão solo “Samba Urbano” de Marco Pereira. | |
| Julio Cesar Moreira Lemos | |
| Um percurso do baião na música popular brasileira através de três estudos de caso | |
| José Roberto Zan, Ismael de Oliveira Gerolamo, Almir Côrtes Barreto, Adelcio Camilo Machado, Thais Lima Nicodemo | |
| DO PIANO SOLO AO SOLO DE PIANO: A IMPROVISAÇÃO PIANÍSTICA NO GÊNERO DO CHORO | |
| Iara de Melo Ramos GOMES, Beatriz MAGALHÃES-CASTRO | |
| A Textura no Arranjo Vocal de Música Popular Brasileira | |
| Rogério Carvalho | |
| Tecnobrega: criação de música na periferia belenense | |
| Sonia Maria Moraes Chada | |
| Ecos, Memória e Música: Significação no Improviso Vocal | |
| Lívia Scarinci NESTROVSKI | |
| O pensamento brasileiro sobre a canção no Brasil: uma proposta de estudo | |
| Heverson Nogueira | |
| Fela Kuti: contracultura e (con)tradição na música popular africana | |
| Rosa Aparecida Couto Silva | |
| Helio Delmiro – Estudos para violão: uma análise técnico-composicional | |
| Vinícius José Spedaletti Gomes | |
| Modelo de análise para o comportamento vocal na canção popular | |
| Regina Machado | |
| Uma interpretação analítico-musical do samba “Roendo as unhas”, de Paulinho da Viola | |
| Eduardo Lima Visconti | |
| Interrogando, de João Pernambuco, e sua relação com as práticas do jongo | |
| Marcus Facchin Bonilla, Acácio Piedade | |
| Os Grupos de Choro dos anos 90 no Rio de Janeiro; suas Re-leituras dos Grandes Clássicos e Inter-relações entre Gêneros Musicais | |
| Sheila Zagury | |
| Toninho Horta e a música mineira: o álbum Diamond Land como lugar de memória e construção identitária | |
| Daniel Menezes Lovisi | |
| Narratividade e iconicidade na música popular brasileira | |
| rodrigo aparecido vicente, Marcio Giacomin Pinho, Ismael Oliveira Gerolamo | |
| “É com esse que eu vou”: samba e piano se encontram nos seus elementos percussivos | |
| Rafael Tomazoni Gomes | |
| Heraldo do Monte: Chuva Morna, Sombrinha Colorida | |
| Hermilson Garcia do Nascimento | |
| A cultura da gravação e as práticas de estúdio | |
| Marcos Edson Cardoso Filho | |
| A definição dos cantares do tango e da guarânia: dois gêneros, ao mesmo tempo, fronteiriços e nacionais | |
| Analía Chernavsky | |
| A forma da canção na música popular brasileira das décadas de 1950 e 1960: construção e desconstrução da “canção crítica” | |
| Antonio Rafael Carvalho Santos, Walter Garcia, Gabriel Souza Lima Rezende, Maria Beatriz Cyrino Moreira | |
| O Galope Nordestino diante do Parque Industrial: música armorial e mercado fonográfico da modernidade brasileira | |
| Nívea Lins Santos | |
|
|
|
Musicologia / Estética Musical |
|
| A canção de Benjamin Barreto da Silva Araújo – resgate da obra vocal de um compositor brasileiro. | |
| Lenine Alves dos Santos | |
| Identificação da autoria de uma partitura manuscrito através da análise da grafia musical | |
| Davi Bueno | |
| Modos e Temperamentos: Sistemas e Processos Modais | |
| Paulo Jose de Siqueira Tine | |
| Música: caminhos da memória entre o Templo das Musas e o Museu-Acontecimento | |
| Aline Azevedo, Flavio Terrigno Barbeitas | |
| O carnaval e o entrudo na imprensa de Desterro durante o Império | |
| Débora Costa Pires | |
| Significado, representação sócio-política e aspectos retóricos de danças em contexto: o caso das Tänze des Brassilianischen Ballfestes de Joseph Wilde | |
| Pablo Sotuyo Blanco | |
| A Produção Musical Católica após o Concílio Vaticano II: Uma análise a partir da teoria das redes | |
| Fernando Lacerda Simões Duarte | |
| A recepção de Fosca em suas diferentes versões | |
| Marcos da Cunha Lopes Virmond, Lenita Waldige Mendes Nogueira | |
| A Livre Improvisação no contexto pós-moderno: indícios de uma “Hiperimprovisação”. | |
| Manuel Silveira Falleiros | |
| Dupla Kalimba | |
| Yuri Kimizuka | |
| Bandas de música de imigrantes italianos e os discursos nacionais | |
| Alexandre José de Abreu | |
| Da enxada à vitrola: representações do homem do campo na poesia da música caipira da década de 1940 | |
| Felipe Eugênio Vinhal, Magda Miranda Clímaco | |
| Os espaços culturais na Campinas do século XIX, Um estudo da recepção na disciplina dos ouvidos dóceis | |
| Alexandre José de Abreu | |
| Músicos Atuantes em Tiradentes, MG, Entre os Anos de 1813 E 1860, Segundo os Registros da Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos. | |
| Edilson Rocha, Willer Douglas da Silveira | |
| Em busca da desobjetificação do humano e a função humano-pedagógica da música | |
| Cyran Costa Carneiro da Cunha | |
| Yerma: A Literaturoper de Villa-Lobos | |
| Nazir Bittar Filho | |
| Levantamento de grupos de percussão do Brasil e seu repertório | |
| Rodrigo Gudin Paiva, Alexandre Frederico Stoll, Fernando Augusto de Almeida Hashimoto | |
| Da Música para a Metáfora: contribuições de Lawrence Zbikowski e de Lawrence Kramer para o problema do significado em música | |
| Ernesto Frederico Hartmann, Ronal Xavier Silveira | |
| Por uma Musicologia no Vale Europeu: a documentação musical dos acervos blumenauenses | |
| Tiago Pereira | |
| Os programas dos concertos de Heinz Geyer em Blumenau (1932 – 1971) | |
| Roberto Fabiano Rossbach | |
| A consciência do conceito de paradigma como parâmetro para a produção de conhecimento em música | |
| Edilson Vicente de Lima | |
| Por uma Descrição Fenomenológica da Música | |
| José Eduardo Costa Silva | |
| Lições de civilidade musical: os concertos de Cernicchiaro e a criação do Clube Haydn de São Paulo | |
| Fernando Binder | |
| A SYNAERESIS EM ANDRÉ DA SILVA GOMES | |
| Eliel Almeida Soares, Diósnio Machado Neto | |
| Canções – entre teatros e salões do Rio de Janeiro (1860 -1930) | |
| Vanda Bellard Freire, Paula Ribas Penello, Rayana do Val Zecca | |
| A refutação à ciência musical no Contra os Músicos de Sexto Empírico. | |
| Sarah Roeder | |
| The Royal Fair: Dido e Elizabeth, rainha de Cartago/rainha da Inglaterra. | |
| Silvana Ruffier Scarinci | |
| Encontro de compositores: uma cena musical na cidade de Salvador-Ba | |
| Roberta Rodrigues do Bomfim | |
| O percurso da prática violonística no Ceará e suas relações com a chegada do ensino de violão nas instituições de Ensino Superior do estado. | |
| Eddy Lincolln Freitas, Pedro Rogério | |
| Modinha, lundum e seguidilha na música teatral luso-brasileira | |
| David Cranmer | |
| Panorama da produção científica nacional sobre canto: uma revisão bibliográfica | |
| Karen Stephanie de Oliveira, Rafael Alexandre da Silva, Fernando Emboaba de Camargo | |
| Processos de catalogação de partituras: revisão bibliográfica e discussão crítica | |
| Fernando Emboaba de Camargo, Rafael Alexandre da Silva | |
| Acervo do músico paranaense José da Cruz – identificação das formações instrumentais idealizadas entre 1917 e 1950. | |
| Tiago Portella Otto, Marcelo Verzoni, Marilia Giller | |
| Ligeti e Penderecki nos anos 1960: composição da sonoridade através de clusters | |
| Daniel Zanella dos Santos, Acácio Tadeu de Camargo Piedade | |
| Le Boeuf sur le Toit: a música brasileira e a vanguarda francesa do entreguerras | |
| Lina Maria Ribeiro de Noronha | |
| A produção científica brasileira sobre a flauta doce e a tradução para o português de tratados históricos | |
| Paula Andrade Callegari | |
| À sombra das moças brasileiras | |
| Flávia Camargo Toni | |
| Da Mãe de Deus à Deusa-Mãe: variações textuais nas Matinas da Conceição decorrentes da marianização do catolicismo | |
| Paulo Augusto Castagna | |
| A dobra palavra-música no barroco e o conceito de cromatismo generalizado na exploração da voz-música na poesia sonora | |
| Flora Ferreira Holderbaum | |
| Um estudo comparativo da Arte Explicada de Contraponto, de Andre da Silva Gomes, com os tratados italianos e portugueses | |
| Rafael Registro Ramos, Diósnio Machado Neto | |
| Nápoles, Lisboa e São Paulo: a tradição dos Partimenti no século XVIII | |
| Ozório Bimbato P. Christovam, Diósnio Machado Neto | |
| A música brasileira no repertório da OSESP entre 2000 e 2009 | |
| Pablo Palacios | |
| Concertos Populares em Belém: Luiz Maria Smido (1899) e Meneleu Campos (1925) | |
| Mário Alexandre Dantas | |
| A ópera como teatro-musical: reflexões a partir da análise da sambópera A Traviata, de Augusto Boal. | |
| Hellem Pimentel Santos | |
| A sonata para guitarra na Viena de Beethoven e Schubert | |
| Marcos Pablo Dalmacio, Acácio Tadeu de Camargo Piedade | |
| PROJETO DE CATALOGAÇÃO E DIGITALIZAÇÃO: O TRIO PARANAENSE (1932–1950), CURITIBA – PR | |
| José Augusto Junqueira Calzzani | |
| Modelagem do catalogo de partituras de Guerra-Peixe usando três níveis conceituais | |
| Adriana Olinto Ballesté, José Staneck | |
| O órgão de tubos de Laranjeiras: um estudo sobre o instrumento e procedência. | |
| Thais Fernanda Vicente Rabelo | |
| A subjetividade versus objetividade interpretativa à luz da obra l’histoire du soldat de Igor Stravinsky | |
| Erickinson Bezerra de Lima, André Luiz Muniz Oliveira | |
| Lendas Capixabas de Carlos Cruz: descrição, análise e comparação das fontes manuscritas | |
| Renan Colombo Simões, Leonardo Loureiro Winter | |
|
|
|
Perfomance |
|
| Oboé Solo 1 a 4 de Heitor Alimonda: uma análise estilístico-interpretativa | |
| Lucius Batista Mota, Fúlvio Ferrari | |
| Música, mercado e Estado: modelos de administração de orquestras sinfônicas e performance musical no Brasil | |
| Thadeu J. Silva Filho, Heinz K. Schwebel | |
| A soprosidade vocal como recurso interpretativo no canto popular | |
| Rafaela Rohsbacker Gonzalez | |
| O Movimento Armorial e os aspectos técnico-interpretativos do Concertino para violino e orquestra de câmara de César Guerra-Peixe | |
| Débora Borges da Silva | |
| Considerações sobre timbre vocal e sua função na obra Noigandres 4 de José Augusto Mannis | |
| Veruschka Bluhm Mainhard | |
| Formação Inicial e Formação Continuada de Professores de Piano: Uma Experiência de Ensino | |
| Claudia Fernanda Deltregia | |
| A influência do repertório sob a ansiedade na performance musical de estudantes de flauta | |
| ANDRE SINICO, LEONARDO LOUREIRO WINTER | |
| Toada e Baião para violão solo do compositor Edvaldo Cabral: Aspectos Interpretativos. | |
| Ezequias Oliveira Lira | |
| A audição de gravações como ferramenta colaboradora para o preparo para uma performance: um estudo de caso | |
| Daniel Vieira, Any Raquel Carvalho | |
| O processo de transcrição do Concerto em Sol Maior BWV 592 para órgão e sua transcrição para cravo (BWV 592a): resultados parciais de uma pesquisa em andamento. | |
| Cosme Almeida, Werner Aguiar | |
| O acervo de obras para violão do CDMC-Brasil/UNICAMP e seu uso no programa de curso do Bacharelado em Violão da Universidade Estadual de Campinas | |
| Fabio Scarduelli, Carlos Fernando Fiorini | |
| A autorregulação da aprendizagem aplicada ao ensino de técnica de violão na graduação. | |
| Camilla dos Santos Silva, Fabio Scarduelli | |
| Ferramentas úteis para a compreensão da pequena forma guarnieriana | |
| Marcelo Fernandes Pereira, Edelton Gloeden | |
| AS TÉCNICAS ESTENDIDAS PARA VIOLONCELO NA PEÇA “M1 PARA VIOLONCELO SOLO E LIVE-ELETRONICS” DE AGAMENON DE MORAIS | |
| Kalyne Teles Valente, Fábio Soren Presgrave | |
| A escrita harmônica idiomática na obra para violão de Marco Pereira | |
| Rafael Thomaz, Fabio Scarduelli | |
| Uso “melódico” do chimbal no pé esquerdo na performance de Airto Moreira da música Deixa | |
| Guilherme Marques, Fernando Hashimoto | |
| Abrandando o medo de palco e a ansiedade de performance por meio do foco na construção da interpretação musical | |
| Meryelle Nogueira Maciente, Amílcar Zani Netto | |
| Considerações sobre análise musical e performance | |
| Bruno Madeira | |
| Ilha das Gaivotas – a interpretação de Marcio Bahia no grupo de Hermeto Pascoal | |
| Lucas Baptista Casacio | |
| Da articulação no saxofone aplicada à música instrumental na interpretação de Nivaldo Ornelas | |
| Bernardo Vescovi Fabris, Luiz Otávio Rendeiro Corrêa Braga | |
| Contribuições da filosofia hermenêutica para a performance musical: Epistemologia da performance a partir da leitura de “Verdade e Método”, de Hans Georg-Gadamer | |
| Luciano Cesar Morais | |
| A ideologia da ‘interpretação’ e da ‘performance’: Uma resposta à proposta de Frank Kuehn | |
| Catarina Leite Domenici | |
| A importância do cornet no desenvolvimento do repertório solo e orquestral para trompete de válvulas | |
| Paulo Adriano Ronqui | |
| Ritornellos e mudanças rítmicas em Ayeres or Phantasticke Spirites for three voices, de Thomas Weelkes (1608): transcrição musical e performance em questão | |
| Munir Machado de Sousa Sabag, Susana Cecilia Igayara, Marco Antonio da Silva Ramos | |
| O processo da escolha de digitação das Três peças para violão (1975) de Ernst Mahle | |
| Pieter Rahmeier, Werner Aguiar | |
| Névoas & Cristais: recriação tecnológica e estudo performático | |
| Daniela dos Santos Leite, Cesar Adriano Traldi | |
| A música popular rural paulista no 2º movimento da Sonatina para flauta e piano de Guarnieri | |
| Nilton Antonio Moreira Junior | |
| O violoncelo italiano: de Bolonha e Veneza a Boccherini | |
| André Giovaninni Micheletti, William Teixeira da Silva | |
| Redesenhando Gestos Musicais | |
| Regiane Hiromi Yamaguchi, Fernando Gualda Dantas | |
| Variações nas repetições no Ponteio no. 45 de Guarnieri: inflexões rítmicas e de dinâmica na performance de pianistas e estudantes | |
| Regina Antunes Teixeira Dos Santos, Cristina Capparelli Gerling | |
| Os fenômenos ou processos fonológicos de alteração fonética e suas implicações na pronúncia da língua cantada: aporte teórico. | |
| Jeanne Maria Gomes da Rocha | |
| A redução para piano da “Fantasia para saxofone e orquestra” de Heitor-Villa Lobos: uma visão idiomática | |
| Jonatas Weima Cunha Angelim, Maria José Bernardes Di Cavalcanti | |
| Memorização musical: um estudo de estratégias deliberadas | |
| Daniela Tsi Gerber | |
| O Stabat Mater de Karol Szymanowski: escrita, instrumentação e a consequente escolha do coro apropriado para sua execução | |
| Claudia Gonçalves Jennings, Carlos Fernando Fiorini | |
| O Rubato no Allegretto D915 de Schubert: relações entre a estrutura tonal da obra e a performance | |
| Ernesto Frederico Hartmann, Mirna Azevedo Costa | |
| O cluster para piano na música brasileira dos séculos XX e XXI: formas de usar e escrever | |
| Jonathan Taylor de Oliveira, Carlos Henrique C. R. Costa | |
| Prelúdio op. 28 Nº 5 de Chopin: uma análise das indicações de pedal do compositor | |
| Cristiano Buarque Vogas | |
| Uma abordagem técnico-pianística para Variações Rítmicas opus 15 de Marlos Nobre | |
| Aline Silva Alves, Mauricy Matos Martin | |
| Desdobramentos para violoncelo solo de Rogério Costa | |
| Cristian de Paula Brandão, Durval Cesetti | |
| Mapeamento de pontos de referência na Fuga BWV 998, de J. S. Bach, como parte da construção da performance bem sucedida. | |
| Nery André Borges de Oliveira, Werner Aguiar | |
| consideraçoes de performance na escritura pianistica de gyorgy ligeti | |
| Luciana Sayure Shimabuco | |
| Análise de diretrizes disciplinares do violão: relato de pesquisa concluída | |
| Cristiano Sousa dos Santos | |
| Líricas, op. 25 de Helza Camêu: a leitura hipertextual na interpretação de um ciclo de cançoes. | |
| Luciana Monteiro de Castro | |
| Duas Linhas em cello e papel de seda de Marcus Siqueira: a performance como possibilidade de atuação cênica e sonora | |
| Camila Durães Zerbinatti, Sônia Laiz Vernacci Velloso, Guilherme Antônio Sauerbronn de Barros | |
| “Desenho Leve” de Ronaldo Mirada: relação texto-música e sugestões performáticas. | |
| Gisele Pires Mota | |
| Tradução de obra vocal: um estudo sobre os fenômenos de divisão silábica, sua aplicabilidade e soluções interpretativas. | |
| Lúcia de Fátima Ramos Vasconcelos, Adriana Giarola Kayama | |
| O ciclo das Quatro Valsas Venezuelanas Antonio Lauro: considerações para uma performance intelectualmente embasada | |
| gabriel maciel de andrade nogueira | |
|
|
|
Sonologia |
|
| A espessura da sonoridade: entre o som e a imagem | |
| Rodolfo Caesar | |
| A oficina de circuito alterado como ambiente relacional | |
| Alexandre Marino Fernandez | |
| A voz nos processos criativos da poesia sonora | |
| Flora Holderbaum, Daniel Quaranta | |
| Análise extrativa de transformações graduais em C´est un Jardin… de Tristan Murail | |
| Bruno Yukio Meireles Ishisaki | |
| Análise gráfica de “Introdução à Pedra” de Rodolfo Caesar: uma proposta metodológica | |
| Denise Hortencia Lopes Garcia | |
| Estratégias de ressonância utilizadas por cantores de ópera: um estudo a partir de gravações | |
| Marcos Sfredo | |
| Expandindo os conceitos de knowledge base e referent no contexto da livre improvisação coletiva | PDF (EN) |
| Rogerio Costa, Stéphan Schaub | |
| Limite na musica-ruido: musicalidade, dor e experimentalismo | |
| Lilian Campesato | |
| Mecanologia e sonologia: reverberações da modulação em anel no panorama sonoro do século XX | |
| José Henrique Padovani | |
| Musica en Internet, una realidad brasileña | |
| Julian Jaramillo Arango | |
| Processo de Síntese Sonora como suporte à Composição de Rito Soturno | |
| Adriano Claro Monteiro, Jônatas Manzolli | |
| Soundwalk: Práticas Artísticas de Caminhadas Auditivas e a ressignificação da Paisagem Sonora | |
| Lilian Nakahodo, Daniel Quaranta | |
| Utilização de descritores acústicos na avaliação de vozes líricas pré- e pós-aquecimento | |
| Carolina Ferreira de Melo Ghelli, Sérgio Freire | |
|
|
|
Teoria e Análise Musical |
|
| A marcha e a síncope: dois elementos contrastantes na estrutura do ritmo de samba | |
| Helio Alexandrino Pacheco Cunha | |
| A periodicidade generalizada e o Quarteto de cordas em sol menor opus 10 de Claude Debussy | |
| Juliano Taques Bittencourt Abramovay | |
| A tradição do termo “fuga” e o Kyrie de Ligeti | |
| Isis Biazioli de Oliveira | |
| Aspectos de organização melódica na Sequenza I, para flauta solo, de Luciano Berio | |
| Cibele Palopoli | |
| Choros nº7 de Villa-Lobos: rede de coleções simultâneas | |
| Joel Miranda Bravo de Albuquerque, Paulo de Tarso Camargo Cambraia Salles | |
| Dissonâncias métricas em The Tihai, de Don Ellis | |
| Leandro Gumboski | |
| Estratégias composicionais de Villa-Lobos: permutações e simetrias em três estudos de caso na Prole do Bebê No 2 | |
| Walter Nery Filho | |
| Gestos musicais no Trio para cordas (1945) de Villa-Lobos | |
| Norton Eloy Dudeque | |
| Intertextualidade no Sexteto Mistico de Heitor Villa-Lobos | |
| Allan Kolodzieiski | |
| Ligeti e suas experiências eletrônicas: rumo à expansão da escritura pianística | |
| Helen Gallo | |
| O acompanhamento do violão de seis cordas que remete à sonoridade de violão solo | |
| Marcela Rohsbacker Gonzalez | |
| Oitavo quarteto de cordas Op. 110 de Dmitri Shostakovich: a manipulação/utilização da citação, do monograma ‘DSCH’ e do motivo numérico 1-5-6-5 | |
| Erickinson Bezerra de Lima, André Luiz Muniz Oliveira | |
| Panorama sobre pesquisas acadêmicas recentes dedicadas à influência da música de Igor Stravinsky no material composicional de Heitor Villa-Lobos | |
| Alexy Viegas | |
| Processos lineares de transformação ordenados alternadamente na música de Gérard Grisey pós 1985 | |
| Guilherme de Cesaro Copini | |
| Relações de Conformidade em Obras Brasileiras Pós-tonais | |
| antenor ferreira correa | |
| Simetrias e Palíndromos no Estudo No 1 para violão de Villa-Lobos | |
| Ciro Visconti, Paulo de Tarso Salles | |
| Sonate Metodiche de G. Ph. Telemann e as diretrizes de J. J. Quantz: uma análise sobre o Adagio da primeira sonata e a função da ornamentação na música alemã setecentista. | |
| Guilherme Herdade Linberger dos Anjos, Cesar Marino Villavicencio Grossmann | |
| Variações Rítmicas opus 15 de Marlos Nobre: Elementos de Fusão Estilística | |
| Aline Silva Alves, Mauricy Matos Martin |
Acompanhe-nos!