V.23, 2013
XXIII Congresso da Anppom
Data: 19 a 23 de agosto de 2013;
Local: Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN);
Tema: Produção de conhecimento científico, artístico, tecnológico e filosófico na área de música: perspectivas e desafios atuais
Composição |
|
À busca de um mister: justificações ideológico-filosóficas sobre a peça Católicos limiares | |
Samuel Cavalcanti Correia | |
A escritura de uma aquarela: orquestração para técnicas estendidas com suporte de descritores de áudio | |
Ivan Eiji Simurra, Jônatas Manzolli | |
A intertextualidade como mecanismo compositivo da linha estrutural do violão na obra Descaminhos | |
João Francisco de Souza Corrêa | |
A noção de abertura na poética beriana do comentário composicional | |
Max Packer | |
A teoria pós-tonal aplicada à aomposição: um guia de sugestões compositivas | |
Alexandre Mascarenhas Espinheira | |
Apontamentos para a aplicação do conceito de dialogismo na composição musical | |
Germán Enrique Gras | |
Breve levantamento de conceitos e teorias acerca do problema da reescrita | |
Gustavo Rodrigues Penha | |
Complexidade e metapadrões: composição com improvisação | |
Daniel Puig | |
Compondo um entendimento da capoeira: a noção de incisividade | |
Guilherme Bertissolo | |
Concerto para orquestra: concepção e desenvolvimento de uma linguagem própria a partir da obra de outros compositores | |
Luís Otávio Teixeira Passos | |
Contornos musicais: aplicações no indexograma e na curva derivativa | |
Daniel Moreira de Sousa, Pauxy Gentil-Nunes, Carlos de Lemos Almada | |
Controle paramétrico a partir de uma abordagem gestáltica | |
Helder Alves de Oliveira, Liduino José Pitombeira de Oliveira, Aynara Dilma Vieira da Silva, Hildegard Paulino Barbosa | |
Engenharia reversa de Quattro pezzi su una sola note | |
Grazielle Elis Magalhães, Alexandre Sperandéo Fenerich | |
Experimentação de um processo de reescritura em Silviando ou Um dedo de prosa, de Tadeu Taffarello | |
Tadeu Moraes Taffarello, Fernando Hiroki Kozu | |
GENEMUS: ferramenta computacional para composição com Grundgestalt e variação progressiva | |
Carlos de Lemos Almada | |
Imaginário sonoro e motivação composicional: reflexões sobre compor | |
Daniel de Souza Mendes | |
Intersemiose e intertextualidade na criação musical | |
Daniel Quaranta, Ana Carolina Manfrinato | |
Lacuna entre técnica e superfície harmônicas na composição de três canções em São Francisco | |
Francisco Zmekhol Nascimento de Oliveira | |
Manipulação de imagens visuais através de imagens sonoras nos Études, de György Ligeti | |
Alexandre Ficagna | |
O desenvolvimento do aplicativo Texturalcalc a partir da definição de complexidade textural | |
Felipe Grisi Pontes, José Orlando Alves | |
Outras maneiras de descrever a chuva | |
Mauricio De Bonis | |
Palavra em música: a fala no processo composicional de música de câmara vocal e instrumental | |
Laiana Lopes Oliveira | |
Particionamento rítmico e domínios harmônicos em Le Marteau sans Maître – avant “l’artisanat furieux”, de Pierre Boulez | |
Pauxy Gentil-Nunes | |
Planejamento composicional do primeiro movimento de Primaveras, para quinteto de metais: revisitando o Sistema Cosmos | |
José de Arimatéia Rodrigues Dias, Liduino José Pitombeira de Oliveira, Pedro Miguel de Moraes, Weskley Roberto da Silva Dantas | |
Por uma poética possível | |
Eduardo Frigatti | |
Procedimentos intertextuais no Concerto para violão e orquestra: Aporia, III movimento (reinvenção) | |
Daniel Alexander Escudeiro | |
Reflexão sobre a análise musical e o processo criativo | |
Marco Antonio Crispim Machado | |
Reflexões sobre a utilização de instrumentos “eletrônicos” no ciclo de obras The Professor Bad Trip, de Fausto Romitelli | |
Ricardo Augusto Moreira Alves | |
Relações de segmentação e complementaridade na aplicação da teoria dos conjuntos na composição da peça Face-to-Face | |
Italo Fragoso, José Orlando Alves | |
Sistema etnomatemático: uma metodologia probabilística para geração de repositórios composicionais a partir de transformações em intertextos de tradição oral | |
Esdras Sarmento Ferreira, Liduino José Pitombeira de Oliveira, Raphael Sousa Santos, Flávio Fernandes de Lima | |
Uma aplicação do Sistema-Gr de composição musical | |
Azael Ferreira de Carvalho Neto, Carlos de Lemos Almada | |
Uso de ferramentas matemáticas expandindo técnicas do Sistema Schillinger de Composição Musical com vistas à elaboração de material pré-composicional | |
Agamenon Clemente de Morais Júnior, Alexandre Reche e Silva | |
|
|
Educação Musical |
|
Educação das relações étnico-raciais em cursos de licenciatura da Região Nordeste: desafio atual na formação de professores de música | |
Armindo de Araújo Ferreira, Cristiane Maria Galdino de Almeida | |
O curso de Bacharelado em Música na Universidade Federal do Maranhão: desafios de uma nova proposta | |
Daniel Lemos Cerqueira | |
O curso de Especialização em Pedagogia do Instrumento da UFPE: pressupostos e características | |
Ana Carolina Nunes do Couto | |
A descrição da interação professor-aluno em selecionadas aulas coletivas de violão: Uma análise observacional a partir do sistema RIOS | |
Alan Caldas Simões, Sérgio Luis de Almeida Alvares | |
Habitus Conservatorial: do conceito a uma agenda de pesquisa | |
Marcus Vinícius Medeiros Pereira | |
Da palavra ao gesto instrumental: uma proposta de improvisação livre | |
André Campos Machado | |
Preparação vocal em coros comunitários: o percurso de uma pesquisa-ação | |
Caiti Hauck-Silva, Marco Antonio da Silva Ramos, Susana Cecília Igayara | |
Relações entre o conceito de Performance do professor e as práticas educativas presentes na Proposta Musicopedagógica CDG | |
Clarissa de Godoy Menezes | |
Percussão Catarina: catalogação de instrumentos e elaboração de material didático. | |
Luciano da Silva Candemil, Rodrigo Gudin Paiva | |
Música na formação unidocente: um estudo com professoras da educação infantil (EI) em espírito santo (RN). | |
Jacó Silva Freire | |
Por uma educação musical humanizadora | |
Mariana Galon, Mariana Barbosa Ament, Pedro Dutra, Natália Búrigo Severino, Ilza Zenker Leme Joly | |
Perfil dos alunos ingressantes de uma Licenciatura em Música | |
Jetro Meira de Oliveira | |
Criação de um livro de partituras com obras para violão solo, quarteto instrumental e orquestra. | |
Marcos Venicius Domingos, Paulo Demetre Gekas | |
Criação do songbook de Carlinhos Niehues | |
Douglas Grippa, Paulo Demetre Gekas | |
Canto coletivo na escola Waldorf: um levantamento sobre as pesquisas realizadas em cursos de pós-graduação strictu sensu | |
Francisca Maria Barbosa Cavalcanti, Regina Finck Schambeck | |
Uma vida dedicada à música: marcas sociais de um mundo musical ou noções e valores sociais possivelmente relacionados a escolhas musicais | |
Lia Braga Vieira, Maria Jose Pinto da Costa de Moraes, Maria Lucia da Silva Uchoa, Rosa Maria Mota da Silva | |
Explorando a motivação para aprendizagem da Percepção Musical em um curso superior de música | |
Pablo da Silva Gusmão | |
O papel do canto orfeônico na construção do nacional na Era Vargas: algumas reflexões | |
Maura Penna | |
Compor, apresentar e criticar música na educação musical escolar | |
Viviane Beineke | |
Organizando ensaios em classes de ensino coletivo e orquestras-escola | |
Wilson Rogério dos Santos | |
O violão na formação do licenciando em música da UFRN: uma discussão sobre procedimentos de ensino violonístico para educadores musicais. | |
Jacó Silva Freire | |
Construir modos de ensinar música na escola | |
Delmary Vasconcelos de Abreu | |
Música e Surdez: um levantamento da produção acadêmica no Brasil | |
Vivian Leichsenring Kuntze, Regina Finck Schambeck | |
Exercícios de criação na aula de piano em grupo | |
Luiz Néri Pfützenreuter Pacheco dos Reis, Lúcia de Fátima Ramos Vasconcelos | |
Contribuições das Bandas de Música para a Formação do Instrumentista de Sopro que atua em Belém do Pará | |
Herson Mendes Amorim | |
As percepções do pianista colaborador na profissão: um estudo sobre seus modos de ser e agir numa escola de música | |
Guilherme Farias de Castro Montenegro | |
Contribuições de Lina Pires de Campos para a Pedagogia e Técnica Pianística | |
Ellen Boger Stencel, Maria José Dias Carrasqueira de Moraes | |
Musicalização de adultos: gosto musical se discute | |
Andréa Cristina Cirino | |
A categoria “crítica” e seus usos na pesquisa em educação musical: considerações a partir do materialismo histórico e dialético | |
Yuri Coutinho Ismael da Costa | |
A importância das adaptações pedagógicas no processo de musicalização de alunos com deficiências múltiplas | |
João Lucio de Moraes | |
Música no Programa Mais Educação: Um estudo multicaso sobre as práticas e vivências musicais em escolas paraibanas | |
Josefa Eliane Ribeiro Mendes | |
Dialética entre o homem e o som: contribuições de uma aproximação entre Murray Schafer e o materialismo histórico para o trabalho educativo | |
Thiago Xavier de Abreu | |
O ensino de música nas escolas públicas municipais da área rural dos Barreiros/PE | |
José Davison da Silva Júnior | |
Educação Musical no Ensino Médio: uma pesquisa-ação no IFBAIANO Campus Santa Inês | |
MICHAL SIVIERO FIGUEREDO, LUIZ CESAR MARQUES MAGALHÃES | |
Paisagem sonora e implicações na educação musical | |
ANA LUCIA IARA GABORIM MOREIRA, Antonio Deusany de Carvalho Júnior | |
Prática musical em escola formal como facilitadora do desenvolvimento humano: estudo de repertório brasileiro através da orquestra infantil de instrumentos de material alternativo | |
Athus Marconato | |
Apropriação de material didático por professores de música: estudo sobre o referencial teórico de pesquisa | |
Paulo Paulo Jiticovki, Sonia Tereza da Silva Ribeiro | |
Tipos de aprendizagem de improvisação em um curso superior de música | |
Ricardo Costa Laudares Silva | |
O perfil do idoso participante do coral da terceira idade | |
Daniel Chris Amato, Adriana Mendes | |
O ensino de trompa: um estudo dos materiais didáticos utilizados no processo de formação do trompista | |
Radegundis Aranha Tavares Feitosa | |
As representações da técnica de viola caipira nos métodos de ensino: do oral para o escrito | |
saulo sandro alves dias | |
A Pedagogia Freinet e suas implicações na educação musical: o dossiê L’Educateur – Musique Libre de 1974 | |
Tamya Oliveira Ramos Moreira | |
Aprendizagem da docência de música na educação básica: a busca do vínculo com o conhecimento | |
Tamar Genz Gaulke | |
Considerações sobre o aprender música de duas estudantes durante o processo de criação de um arranjo a quatro mãos para piano | |
Jane Finotti Rezende Luz, Sonia Tereza da Silva Ribeiro | |
Considerações sobre o perfil dos ingressantes no Conservatório de Música D’Alva Stella – Mossoró/RN | |
Isac Rufino Araújo | |
Ensino de gêneros musicais na educação básica: uma abordagem por meio de sequências didáticas | |
Paulo Roberto Prado Constantino | |
Liddy Chiaffarelli Mignone como professora de piano e canto | |
Inês de Almeida Rocha | |
O papel do feedback para ensinar e aprender música | |
Giann Mendes Mendes Ribeiro, Francine Kemmer Cernev | |
Gestão de Educação Musical para Diferentes Contextos | |
Igor Mendes Krüger, Veridiana de Lima Gomes Krüger | |
Novas concepções de ensino do piano face às novas possibilidades de aprendizado | |
LAURA LÚCIA PAES SANTOS | |
Aspectos da mobilização coletiva nos Festivais de Coros do Rio Grande do Sul e seu impacto nas práticas músico-educativas | |
Lúcia Helena Pereira Teixeira | |
Preparação do recital por estudantes de piano e pianistas profissionais: estratégias para o controle da ansiedade | |
Dayse Gomes Mendes | |
Processos metodológicos de ensino dos cursos de violão e guitarra em três escolas de música privadas | |
Rodrigo Leite Cavalcanti | |
Currículo em Música no ensino médio integrado no IFRN | |
Carolina Chaves Gomes, Isaac Samir Cortez de Melo | |
Gesto, escuta, pensamento: o jogo musical da infância | |
Maria Teresa Alencar de Brito | |
Um estudo sobre motivação para a prática musical de adolescentes com base na teoria do fluxo | |
Rosane Cardoso de Araújo, Margaret Amaral de Andrade | |
“MUSICA, LIXO E SUSTENTABILIDADE: a orquestra de reciclados no aterro de Cateura, Paraguai” | |
Daniele Munhoz Garcia | |
Preferências musicais em estudantes de ensino médio em São Luís-MA | |
João Fortunato Soares de Quadros Júnior, Abraão Abreu Estrela, José Bernardo Sávio Ribeiro Holanda, Whemerson Sousa Silva | |
Na Rota da Lata: obras e autores sobre a construção de instrumentos musicais com materiais alternativos | |
Daniele Munhoz Garcia | |
A constituição da docência em música | |
Zelmielen Adornes de Souza, Claudia Bellochio | |
A educação musical nos anos iniciais do ensino fundamental: lembranças de professores unidocentes | |
Iara Cadore Dallabrida, Claudia Bellochio | |
O bacharelado como espaço de construção da docência do professor de instrumento | |
Vanessa Weber, Luciane Wilke Freitas Garbosa | |
Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Instrumento Musical do IFXX: reflexões a partir do perfil discente | |
Italan Carneiro Bezerra | |
|
|
Etnomusicologia |
|
A nova geração de violeiros e a imagem da viola caipira: indícios de ressignificação | |
Renato Teixeira Almeida, Flavio Terrigno Barbeitas | |
A Organização na Busca de Uma Política Pública de Música no Paraná | |
Edwin Ricardo Pitre Vásquez, Luzia Aparecida Ferreira-Lia | |
A Romaria do Divino Espírito Santo do Vale do Guaporé (Rondônia) | |
hagner costa Malon | |
Análise da Formação de Etnomusicólogos no Brasil: constatações iniciais | |
Tiago de Quadros Maia Carvalho, Angela Lühning, Flavia Diniz, Aaron Lopes | |
Aquiry, a Luta de um Povo – Estudo de Caso | |
Mário Lima Brasil | |
Audiência como ajuntamento social: interações na performance musical | |
Fábio Henrique Ribeiro | |
Caminhos paralelos do shakuhachi no Brasil | |
Rafael Hirochi Fuchigami, Eduardo Ostergreen | |
Cantar Reis: uma análise de toadas e trechos de Reis da Folia da Serra | |
Rosenilha Fajardo Rocha | |
Caxixi, capoeira e políticas públicas | |
Priscila Maria Gallo | |
Considerações sobre o uso da notação musical tradicional para a transmissão e o estudo do Choro brasileiro | |
Paulo Vinícius Amado | |
Identidade e performance nas rodas de choro de São Carlos. | |
Renan Moretti Bertho, Lenita Waldige Mendes Nogueira | |
O cavaco rítmico-harmônico na música de Waldiro Frederico Tramontano (Canhoto) – a construção de um estilo “centro” no choro: abordagens metodológicas. | |
Jamerson Farias Ribeiro | |
O Festival do Folclore de Olímpia, São Paulo: O Terno de Congo Chambá | |
Estêvão Amaro dos Reis, Lenita Waldige Mendes Nogueira | |
O Semba nos Musseques de Angola: estudos preliminares | |
Mateus Berger Kuschick, Vilson Zattera | |
O Time-line como Ferramenta Analítica para o Samba Viaduto Santa Efigênia (1978) de Adoniran Barbosa | |
Edwin Ricardo Pitre Vásquez, Fernanda Adamowski | |
Performance musical e história: os cocos da Caiana dos Crioulos | |
Eurides de Souza Santos, Marília Cahino Bezerra | |
Registros de rabeca nas manifestações folclóricas da cultura de base açoriana em Santa Catarina | |
Jorge Linemburg Junior, Luiz Henrique Fiaminghi | |
Significações simbólicas na música da Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto | |
Francisco Sidney da Silva Monteiro Junior | |
|
|
Música e Interfaces (Cognição; Dramaturgia e Audiovisual; Mídia; Musicoterapia; Semiótica) |
|
A canção como parte da narrativa e o papel do autor-produtor musical na minissérie Anos Rebeldes (1992) | |
Andre Checchia Antonietti, Claudiney Rodrigues Carrasco | |
A Escritura na Música Eletroacústica | |
Fábio Scucuglia | |
A Música como Agente Facilitador no Processo da Reabilitação Auditiva: transdisciplinaridade entre Musicoterapia e Fonoaudiologia | |
Glaucia Tomaz Marques Pereira, Larissa Aparecida Teixeira Chaves | |
A música das mídias: modos de escuta e memória | |
Heloisa de Araujo Duarte Valente, Marta de Oliveira Fonterrada, Otávio Luis Silva Santos | |
A tipologia espectromorfológica de Denis Smalley como ferramenta de análise para a música eletroacústica e para o som no cinema | |
Juliano de Oliveira, Rodolfo Coelho de Souza | |
A TRILHA MUSICAL DE TRISTEZAS NÃO PAGAM DÍVIDAS – COMPOSIÇÕES DE GUERRA-PEIXE E CANÇÕES DE CARNAVAL. | |
Sandra Cristina Novais ciocci, Claudiney Rodrigues Carrasco | |
A trilha sonora como gênese do processo criativo na obra de Moacir Santos: o “tema do amor” de Ganga Zumba | |
Lucas Zangirolami Bonetti | |
Applying Gestalt Principles on the Identification of Melodic Phrases | PDF (ENGLISH) |
Jose Eduardo Fornari | |
Criatividade Musical Cotidiana: Um Estudo Exploratório Com Sons Vocais Percussivos | |
Damián Keller, Edemilson Ferreira da Silva, Floriano Pinheiro da Silva, Maria Helena de Lima, Marcelo Soares Pimenta, Victor Lazzarini | |
Entre a arte sonora e o audiovisual: A construção sonora do duo O Grivo nos curtas-metragens de Cao Guimarães | |
Marina Mapurunga de Miranda Ferreira | |
Estudo piloto sobre familiaridade e antecipação sonora | |
Bernardo Aguiar de Souza Penha, Jônatas Manzolli | |
GranScore: uma partitura gráfica especializada em síntese granular para editar música eletroacústica em múltiplas escalas de tempo. | PDF (ENGLISH) |
Fernando Falci Souza, Adolfo Maia Jr. | |
Influência do conteúdo cênico da performance sobre a percepção das emoções musicais | |
Danilo Ramos, André Batiston, Estevão Amaro dos Reis, Rodrigo Paiva, Tadeu Zafani | |
Leitura Musical à Primeira Vista (LMPV) e concepções epistemológicas de resolução de problemas em psicologia cognitiva | |
Bruno Xavier Marinheiro de Oliveira Costa | |
Linguagem e estrutura em Canticum, de Leo Brouwer | |
Cleyton Vieira Fernandes | |
Memória visual em músicos e não-músicos | |
Ana Carolina Rodrigues, Maurício Loureiro, Paulo Caramelli | |
Musicoterapia no desenvolvimento da competência interpessoal: atuação com professores de arte da rede pública estadual de ensino em Goiás | |
Roberta Borges dos Santos, Claudia Regina de Oliveira Zanini | |
O som que não se escuta: a representação sonora descritiva no cinema silencioso e o caso de “O homem com a câmera” de Dziga Vertov | |
Renan Paiva Chaves, Claudiney Rodrigues Carrasco | |
Sobre a fundamentação da pesquisa em processos criativos: a natureza perceptiva da comunicação em música | |
Marcos Nogueira | |
SOUND ART – ARTE SONORA: Uma instalação Sonora / Visual / Interativa | |
Cecília Maritza da Silva | |
Um compositor de vanguarda: a importância da linguagem orquestral de Bernard Herrmann para a música de cinema norte-americana | |
Daniel Tápia | |
|
|
Música Popular |
|
A Função da Improvisação dentro da Estrutura Formal da peça “Choro Dançado” de Maria Schneider | |
Paulo Jose de Siqueira Tine | |
Existe uma improvisação brasileira? O paradigma criativo de Nailor Azevedo “Proveta”. | |
Manuel Silveira Falleiros | |
Progressões e sequências: norma e transgressão na valoração das escolhas harmônicas em música popular | |
Sérgio Paulo Ribeiro de Freitas | |
Velhas canções, novos sentidos | |
Rafael dos Santos, Adelcio Camilo Machado, Sheyla Castro Diniz, Guilherme Araújo Freire, Daniela Vieira dos Santos | |
O idiomatismo presente na composição para violão solo “Samba Urbano” de Marco Pereira. | |
Julio Cesar Moreira Lemos | |
Um percurso do baião na música popular brasileira através de três estudos de caso | |
José Roberto Zan, Ismael de Oliveira Gerolamo, Almir Côrtes Barreto, Adelcio Camilo Machado, Thais Lima Nicodemo | |
DO PIANO SOLO AO SOLO DE PIANO: A IMPROVISAÇÃO PIANÍSTICA NO GÊNERO DO CHORO | |
Iara de Melo Ramos GOMES, Beatriz MAGALHÃES-CASTRO | |
A Textura no Arranjo Vocal de Música Popular Brasileira | |
Rogério Carvalho | |
Tecnobrega: criação de música na periferia belenense | |
Sonia Maria Moraes Chada | |
Ecos, Memória e Música: Significação no Improviso Vocal | |
Lívia Scarinci NESTROVSKI | |
O pensamento brasileiro sobre a canção no Brasil: uma proposta de estudo | |
Heverson Nogueira | |
Fela Kuti: contracultura e (con)tradição na música popular africana | |
Rosa Aparecida Couto Silva | |
Helio Delmiro – Estudos para violão: uma análise técnico-composicional | |
Vinícius José Spedaletti Gomes | |
Modelo de análise para o comportamento vocal na canção popular | |
Regina Machado | |
Uma interpretação analítico-musical do samba “Roendo as unhas”, de Paulinho da Viola | |
Eduardo Lima Visconti | |
Interrogando, de João Pernambuco, e sua relação com as práticas do jongo | |
Marcus Facchin Bonilla, Acácio Piedade | |
Os Grupos de Choro dos anos 90 no Rio de Janeiro; suas Re-leituras dos Grandes Clássicos e Inter-relações entre Gêneros Musicais | |
Sheila Zagury | |
Toninho Horta e a música mineira: o álbum Diamond Land como lugar de memória e construção identitária | |
Daniel Menezes Lovisi | |
Narratividade e iconicidade na música popular brasileira | |
rodrigo aparecido vicente, Marcio Giacomin Pinho, Ismael Oliveira Gerolamo | |
“É com esse que eu vou”: samba e piano se encontram nos seus elementos percussivos | |
Rafael Tomazoni Gomes | |
Heraldo do Monte: Chuva Morna, Sombrinha Colorida | |
Hermilson Garcia do Nascimento | |
A cultura da gravação e as práticas de estúdio | |
Marcos Edson Cardoso Filho | |
A definição dos cantares do tango e da guarânia: dois gêneros, ao mesmo tempo, fronteiriços e nacionais | |
Analía Chernavsky | |
A forma da canção na música popular brasileira das décadas de 1950 e 1960: construção e desconstrução da “canção crítica” | |
Antonio Rafael Carvalho Santos, Walter Garcia, Gabriel Souza Lima Rezende, Maria Beatriz Cyrino Moreira | |
O Galope Nordestino diante do Parque Industrial: música armorial e mercado fonográfico da modernidade brasileira | |
Nívea Lins Santos | |
|
|
Musicologia / Estética Musical |
|
A canção de Benjamin Barreto da Silva Araújo – resgate da obra vocal de um compositor brasileiro. | |
Lenine Alves dos Santos | |
Identificação da autoria de uma partitura manuscrito através da análise da grafia musical | |
Davi Bueno | |
Modos e Temperamentos: Sistemas e Processos Modais | |
Paulo Jose de Siqueira Tine | |
Música: caminhos da memória entre o Templo das Musas e o Museu-Acontecimento | |
Aline Azevedo, Flavio Terrigno Barbeitas | |
O carnaval e o entrudo na imprensa de Desterro durante o Império | |
Débora Costa Pires | |
Significado, representação sócio-política e aspectos retóricos de danças em contexto: o caso das Tänze des Brassilianischen Ballfestes de Joseph Wilde | |
Pablo Sotuyo Blanco | |
A Produção Musical Católica após o Concílio Vaticano II: Uma análise a partir da teoria das redes | |
Fernando Lacerda Simões Duarte | |
A recepção de Fosca em suas diferentes versões | |
Marcos da Cunha Lopes Virmond, Lenita Waldige Mendes Nogueira | |
A Livre Improvisação no contexto pós-moderno: indícios de uma “Hiperimprovisação”. | |
Manuel Silveira Falleiros | |
Dupla Kalimba | |
Yuri Kimizuka | |
Bandas de música de imigrantes italianos e os discursos nacionais | |
Alexandre José de Abreu | |
Da enxada à vitrola: representações do homem do campo na poesia da música caipira da década de 1940 | |
Felipe Eugênio Vinhal, Magda Miranda Clímaco | |
Os espaços culturais na Campinas do século XIX, Um estudo da recepção na disciplina dos ouvidos dóceis | |
Alexandre José de Abreu | |
Músicos Atuantes em Tiradentes, MG, Entre os Anos de 1813 E 1860, Segundo os Registros da Irmandade do Senhor Bom Jesus dos Passos. | |
Edilson Rocha, Willer Douglas da Silveira | |
Em busca da desobjetificação do humano e a função humano-pedagógica da música | |
Cyran Costa Carneiro da Cunha | |
Yerma: A Literaturoper de Villa-Lobos | |
Nazir Bittar Filho | |
Levantamento de grupos de percussão do Brasil e seu repertório | |
Rodrigo Gudin Paiva, Alexandre Frederico Stoll, Fernando Augusto de Almeida Hashimoto | |
Da Música para a Metáfora: contribuições de Lawrence Zbikowski e de Lawrence Kramer para o problema do significado em música | |
Ernesto Frederico Hartmann, Ronal Xavier Silveira | |
Por uma Musicologia no Vale Europeu: a documentação musical dos acervos blumenauenses | |
Tiago Pereira | |
Os programas dos concertos de Heinz Geyer em Blumenau (1932 – 1971) | |
Roberto Fabiano Rossbach | |
A consciência do conceito de paradigma como parâmetro para a produção de conhecimento em música | |
Edilson Vicente de Lima | |
Por uma Descrição Fenomenológica da Música | |
José Eduardo Costa Silva | |
Lições de civilidade musical: os concertos de Cernicchiaro e a criação do Clube Haydn de São Paulo | |
Fernando Binder | |
A SYNAERESIS EM ANDRÉ DA SILVA GOMES | |
Eliel Almeida Soares, Diósnio Machado Neto | |
Canções – entre teatros e salões do Rio de Janeiro (1860 -1930) | |
Vanda Bellard Freire, Paula Ribas Penello, Rayana do Val Zecca | |
A refutação à ciência musical no Contra os Músicos de Sexto Empírico. | |
Sarah Roeder | |
The Royal Fair: Dido e Elizabeth, rainha de Cartago/rainha da Inglaterra. | |
Silvana Ruffier Scarinci | |
Encontro de compositores: uma cena musical na cidade de Salvador-Ba | |
Roberta Rodrigues do Bomfim | |
O percurso da prática violonística no Ceará e suas relações com a chegada do ensino de violão nas instituições de Ensino Superior do estado. | |
Eddy Lincolln Freitas, Pedro Rogério | |
Modinha, lundum e seguidilha na música teatral luso-brasileira | |
David Cranmer | |
Panorama da produção científica nacional sobre canto: uma revisão bibliográfica | |
Karen Stephanie de Oliveira, Rafael Alexandre da Silva, Fernando Emboaba de Camargo | |
Processos de catalogação de partituras: revisão bibliográfica e discussão crítica | |
Fernando Emboaba de Camargo, Rafael Alexandre da Silva | |
Acervo do músico paranaense José da Cruz – identificação das formações instrumentais idealizadas entre 1917 e 1950. | |
Tiago Portella Otto, Marcelo Verzoni, Marilia Giller | |
Ligeti e Penderecki nos anos 1960: composição da sonoridade através de clusters | |
Daniel Zanella dos Santos, Acácio Tadeu de Camargo Piedade | |
Le Boeuf sur le Toit: a música brasileira e a vanguarda francesa do entreguerras | |
Lina Maria Ribeiro de Noronha | |
A produção científica brasileira sobre a flauta doce e a tradução para o português de tratados históricos | |
Paula Andrade Callegari | |
À sombra das moças brasileiras | |
Flávia Camargo Toni | |
Da Mãe de Deus à Deusa-Mãe: variações textuais nas Matinas da Conceição decorrentes da marianização do catolicismo | |
Paulo Augusto Castagna | |
A dobra palavra-música no barroco e o conceito de cromatismo generalizado na exploração da voz-música na poesia sonora | |
Flora Ferreira Holderbaum | |
Um estudo comparativo da Arte Explicada de Contraponto, de Andre da Silva Gomes, com os tratados italianos e portugueses | |
Rafael Registro Ramos, Diósnio Machado Neto | |
Nápoles, Lisboa e São Paulo: a tradição dos Partimenti no século XVIII | |
Ozório Bimbato P. Christovam, Diósnio Machado Neto | |
A música brasileira no repertório da OSESP entre 2000 e 2009 | |
Pablo Palacios | |
Concertos Populares em Belém: Luiz Maria Smido (1899) e Meneleu Campos (1925) | |
Mário Alexandre Dantas | |
A ópera como teatro-musical: reflexões a partir da análise da sambópera A Traviata, de Augusto Boal. | |
Hellem Pimentel Santos | |
A sonata para guitarra na Viena de Beethoven e Schubert | |
Marcos Pablo Dalmacio, Acácio Tadeu de Camargo Piedade | |
PROJETO DE CATALOGAÇÃO E DIGITALIZAÇÃO: O TRIO PARANAENSE (1932–1950), CURITIBA – PR | |
José Augusto Junqueira Calzzani | |
Modelagem do catalogo de partituras de Guerra-Peixe usando três níveis conceituais | |
Adriana Olinto Ballesté, José Staneck | |
O órgão de tubos de Laranjeiras: um estudo sobre o instrumento e procedência. | |
Thais Fernanda Vicente Rabelo | |
A subjetividade versus objetividade interpretativa à luz da obra l’histoire du soldat de Igor Stravinsky | |
Erickinson Bezerra de Lima, André Luiz Muniz Oliveira | |
Lendas Capixabas de Carlos Cruz: descrição, análise e comparação das fontes manuscritas | |
Renan Colombo Simões, Leonardo Loureiro Winter | |
|
|
Perfomance |
|
Oboé Solo 1 a 4 de Heitor Alimonda: uma análise estilístico-interpretativa | |
Lucius Batista Mota, Fúlvio Ferrari | |
Música, mercado e Estado: modelos de administração de orquestras sinfônicas e performance musical no Brasil | |
Thadeu J. Silva Filho, Heinz K. Schwebel | |
A soprosidade vocal como recurso interpretativo no canto popular | |
Rafaela Rohsbacker Gonzalez | |
O Movimento Armorial e os aspectos técnico-interpretativos do Concertino para violino e orquestra de câmara de César Guerra-Peixe | |
Débora Borges da Silva | |
Considerações sobre timbre vocal e sua função na obra Noigandres 4 de José Augusto Mannis | |
Veruschka Bluhm Mainhard | |
Formação Inicial e Formação Continuada de Professores de Piano: Uma Experiência de Ensino | |
Claudia Fernanda Deltregia | |
A influência do repertório sob a ansiedade na performance musical de estudantes de flauta | |
ANDRE SINICO, LEONARDO LOUREIRO WINTER | |
Toada e Baião para violão solo do compositor Edvaldo Cabral: Aspectos Interpretativos. | |
Ezequias Oliveira Lira | |
A audição de gravações como ferramenta colaboradora para o preparo para uma performance: um estudo de caso | |
Daniel Vieira, Any Raquel Carvalho | |
O processo de transcrição do Concerto em Sol Maior BWV 592 para órgão e sua transcrição para cravo (BWV 592a): resultados parciais de uma pesquisa em andamento. | |
Cosme Almeida, Werner Aguiar | |
O acervo de obras para violão do CDMC-Brasil/UNICAMP e seu uso no programa de curso do Bacharelado em Violão da Universidade Estadual de Campinas | |
Fabio Scarduelli, Carlos Fernando Fiorini | |
A autorregulação da aprendizagem aplicada ao ensino de técnica de violão na graduação. | |
Camilla dos Santos Silva, Fabio Scarduelli | |
Ferramentas úteis para a compreensão da pequena forma guarnieriana | |
Marcelo Fernandes Pereira, Edelton Gloeden | |
AS TÉCNICAS ESTENDIDAS PARA VIOLONCELO NA PEÇA “M1 PARA VIOLONCELO SOLO E LIVE-ELETRONICS” DE AGAMENON DE MORAIS | |
Kalyne Teles Valente, Fábio Soren Presgrave | |
A escrita harmônica idiomática na obra para violão de Marco Pereira | |
Rafael Thomaz, Fabio Scarduelli | |
Uso “melódico” do chimbal no pé esquerdo na performance de Airto Moreira da música Deixa | |
Guilherme Marques, Fernando Hashimoto | |
Abrandando o medo de palco e a ansiedade de performance por meio do foco na construção da interpretação musical | |
Meryelle Nogueira Maciente, Amílcar Zani Netto | |
Considerações sobre análise musical e performance | |
Bruno Madeira | |
Ilha das Gaivotas – a interpretação de Marcio Bahia no grupo de Hermeto Pascoal | |
Lucas Baptista Casacio | |
Da articulação no saxofone aplicada à música instrumental na interpretação de Nivaldo Ornelas | |
Bernardo Vescovi Fabris, Luiz Otávio Rendeiro Corrêa Braga | |
Contribuições da filosofia hermenêutica para a performance musical: Epistemologia da performance a partir da leitura de “Verdade e Método”, de Hans Georg-Gadamer | |
Luciano Cesar Morais | |
A ideologia da ‘interpretação’ e da ‘performance’: Uma resposta à proposta de Frank Kuehn | |
Catarina Leite Domenici | |
A importância do cornet no desenvolvimento do repertório solo e orquestral para trompete de válvulas | |
Paulo Adriano Ronqui | |
Ritornellos e mudanças rítmicas em Ayeres or Phantasticke Spirites for three voices, de Thomas Weelkes (1608): transcrição musical e performance em questão | |
Munir Machado de Sousa Sabag, Susana Cecilia Igayara, Marco Antonio da Silva Ramos | |
O processo da escolha de digitação das Três peças para violão (1975) de Ernst Mahle | |
Pieter Rahmeier, Werner Aguiar | |
Névoas & Cristais: recriação tecnológica e estudo performático | |
Daniela dos Santos Leite, Cesar Adriano Traldi | |
A música popular rural paulista no 2º movimento da Sonatina para flauta e piano de Guarnieri | |
Nilton Antonio Moreira Junior | |
O violoncelo italiano: de Bolonha e Veneza a Boccherini | |
André Giovaninni Micheletti, William Teixeira da Silva | |
Redesenhando Gestos Musicais | |
Regiane Hiromi Yamaguchi, Fernando Gualda Dantas | |
Variações nas repetições no Ponteio no. 45 de Guarnieri: inflexões rítmicas e de dinâmica na performance de pianistas e estudantes | |
Regina Antunes Teixeira Dos Santos, Cristina Capparelli Gerling | |
Os fenômenos ou processos fonológicos de alteração fonética e suas implicações na pronúncia da língua cantada: aporte teórico. | |
Jeanne Maria Gomes da Rocha | |
A redução para piano da “Fantasia para saxofone e orquestra” de Heitor-Villa Lobos: uma visão idiomática | |
Jonatas Weima Cunha Angelim, Maria José Bernardes Di Cavalcanti | |
Memorização musical: um estudo de estratégias deliberadas | |
Daniela Tsi Gerber | |
O Stabat Mater de Karol Szymanowski: escrita, instrumentação e a consequente escolha do coro apropriado para sua execução | |
Claudia Gonçalves Jennings, Carlos Fernando Fiorini | |
O Rubato no Allegretto D915 de Schubert: relações entre a estrutura tonal da obra e a performance | |
Ernesto Frederico Hartmann, Mirna Azevedo Costa | |
O cluster para piano na música brasileira dos séculos XX e XXI: formas de usar e escrever | |
Jonathan Taylor de Oliveira, Carlos Henrique C. R. Costa | |
Prelúdio op. 28 Nº 5 de Chopin: uma análise das indicações de pedal do compositor | |
Cristiano Buarque Vogas | |
Uma abordagem técnico-pianística para Variações Rítmicas opus 15 de Marlos Nobre | |
Aline Silva Alves, Mauricy Matos Martin | |
Desdobramentos para violoncelo solo de Rogério Costa | |
Cristian de Paula Brandão, Durval Cesetti | |
Mapeamento de pontos de referência na Fuga BWV 998, de J. S. Bach, como parte da construção da performance bem sucedida. | |
Nery André Borges de Oliveira, Werner Aguiar | |
consideraçoes de performance na escritura pianistica de gyorgy ligeti | |
Luciana Sayure Shimabuco | |
Análise de diretrizes disciplinares do violão: relato de pesquisa concluída | |
Cristiano Sousa dos Santos | |
Líricas, op. 25 de Helza Camêu: a leitura hipertextual na interpretação de um ciclo de cançoes. | |
Luciana Monteiro de Castro | |
Duas Linhas em cello e papel de seda de Marcus Siqueira: a performance como possibilidade de atuação cênica e sonora | |
Camila Durães Zerbinatti, Sônia Laiz Vernacci Velloso, Guilherme Antônio Sauerbronn de Barros | |
“Desenho Leve” de Ronaldo Mirada: relação texto-música e sugestões performáticas. | |
Gisele Pires Mota | |
Tradução de obra vocal: um estudo sobre os fenômenos de divisão silábica, sua aplicabilidade e soluções interpretativas. | |
Lúcia de Fátima Ramos Vasconcelos, Adriana Giarola Kayama | |
O ciclo das Quatro Valsas Venezuelanas Antonio Lauro: considerações para uma performance intelectualmente embasada | |
gabriel maciel de andrade nogueira | |
|
|
Sonologia |
|
A espessura da sonoridade: entre o som e a imagem | |
Rodolfo Caesar | |
A oficina de circuito alterado como ambiente relacional | |
Alexandre Marino Fernandez | |
A voz nos processos criativos da poesia sonora | |
Flora Holderbaum, Daniel Quaranta | |
Análise extrativa de transformações graduais em C´est un Jardin… de Tristan Murail | |
Bruno Yukio Meireles Ishisaki | |
Análise gráfica de “Introdução à Pedra” de Rodolfo Caesar: uma proposta metodológica | |
Denise Hortencia Lopes Garcia | |
Estratégias de ressonância utilizadas por cantores de ópera: um estudo a partir de gravações | |
Marcos Sfredo | |
Expandindo os conceitos de knowledge base e referent no contexto da livre improvisação coletiva | PDF (EN) |
Rogerio Costa, Stéphan Schaub | |
Limite na musica-ruido: musicalidade, dor e experimentalismo | |
Lilian Campesato | |
Mecanologia e sonologia: reverberações da modulação em anel no panorama sonoro do século XX | |
José Henrique Padovani | |
Musica en Internet, una realidad brasileña | |
Julian Jaramillo Arango | |
Processo de Síntese Sonora como suporte à Composição de Rito Soturno | |
Adriano Claro Monteiro, Jônatas Manzolli | |
Soundwalk: Práticas Artísticas de Caminhadas Auditivas e a ressignificação da Paisagem Sonora | |
Lilian Nakahodo, Daniel Quaranta | |
Utilização de descritores acústicos na avaliação de vozes líricas pré- e pós-aquecimento | |
Carolina Ferreira de Melo Ghelli, Sérgio Freire | |
|
|
Teoria e Análise Musical |
|
A marcha e a síncope: dois elementos contrastantes na estrutura do ritmo de samba | |
Helio Alexandrino Pacheco Cunha | |
A periodicidade generalizada e o Quarteto de cordas em sol menor opus 10 de Claude Debussy | |
Juliano Taques Bittencourt Abramovay | |
A tradição do termo “fuga” e o Kyrie de Ligeti | |
Isis Biazioli de Oliveira | |
Aspectos de organização melódica na Sequenza I, para flauta solo, de Luciano Berio | |
Cibele Palopoli | |
Choros nº7 de Villa-Lobos: rede de coleções simultâneas | |
Joel Miranda Bravo de Albuquerque, Paulo de Tarso Camargo Cambraia Salles | |
Dissonâncias métricas em The Tihai, de Don Ellis | |
Leandro Gumboski | |
Estratégias composicionais de Villa-Lobos: permutações e simetrias em três estudos de caso na Prole do Bebê No 2 | |
Walter Nery Filho | |
Gestos musicais no Trio para cordas (1945) de Villa-Lobos | |
Norton Eloy Dudeque | |
Intertextualidade no Sexteto Mistico de Heitor Villa-Lobos | |
Allan Kolodzieiski | |
Ligeti e suas experiências eletrônicas: rumo à expansão da escritura pianística | |
Helen Gallo | |
O acompanhamento do violão de seis cordas que remete à sonoridade de violão solo | |
Marcela Rohsbacker Gonzalez | |
Oitavo quarteto de cordas Op. 110 de Dmitri Shostakovich: a manipulação/utilização da citação, do monograma ‘DSCH’ e do motivo numérico 1-5-6-5 | |
Erickinson Bezerra de Lima, André Luiz Muniz Oliveira | |
Panorama sobre pesquisas acadêmicas recentes dedicadas à influência da música de Igor Stravinsky no material composicional de Heitor Villa-Lobos | |
Alexy Viegas | |
Processos lineares de transformação ordenados alternadamente na música de Gérard Grisey pós 1985 | |
Guilherme de Cesaro Copini | |
Relações de Conformidade em Obras Brasileiras Pós-tonais | |
antenor ferreira correa | |
Simetrias e Palíndromos no Estudo No 1 para violão de Villa-Lobos | |
Ciro Visconti, Paulo de Tarso Salles | |
Sonate Metodiche de G. Ph. Telemann e as diretrizes de J. J. Quantz: uma análise sobre o Adagio da primeira sonata e a função da ornamentação na música alemã setecentista. | |
Guilherme Herdade Linberger dos Anjos, Cesar Marino Villavicencio Grossmann | |
Variações Rítmicas opus 15 de Marlos Nobre: Elementos de Fusão Estilística | |
Aline Silva Alves, Mauricy Matos Martin |
Acompanhe-nos!