V.25, 2015
XXV Congresso da Anppom
Data: 17 a 21 de agosto
Local: Vitória – ES (UFES)
Tema: Formação de pesquisadores, docentes e artistas na área de música: tendências, desafios e perspectivas”
Eixo temático 1: Experiências de formação em música: análise de currículos, programas e práticas |
|
| A formação do pianista colaborador no curso de bacharelado em piano: realidade e proposições para inserção no mercado de trabalho. | |
| Gisele Pires Mota | |
| Educação musical através da improvisação livre com recursos computacionais: contribuições e desafios | |
| Eduardo Aparecido Lopes Meneses, José Eduardo Fornari Novo junior | |
| Levantamento da produção acadêmica do Departamento de Música do Instituto de Artes da UNICAMP – 2008 a 2011 | |
| Leandro Barsalini, Thamires Raquel Santos Farias | |
| A utilização de ferramentas tecnológicas no contexto acadêmico-científico em música: relatório de um estudo aplicado | |
| Daniel Augusto Oliveira Machado, Andréa Peliccioni Sobreiro, Edite Rocha | |
| Engajamento discente na modalidade mista de ensino: um estudo de caso da aprendizagem musical com redes sociais educativas | |
| Manassés Bispo da Silva, Alex Sandro Gomes | |
Eixo temático2: Formação de docentes para o ensino superior e de pesquisadores: experiências, estratégias, procedimentos |
|
| A teoria de Freidson como ferramenta metodológica para compreensão da profissão do Músico acadêmico | |
| Ana Carolina Nunes do Couto | |
| A formação de professores de música com base nas leis 10.639/03 e 11.645/08 | |
| Angela Elisabeth Lühning | |
Eixo temático 3: Impactos do ensino superior em música (graduação e pós-graduação): inserção profissional dos egressos |
|
| Sociedade e Cultura na Amazônia: a música na pesquisa e na pós-graduação | |
| Rosemara Staub Zago, Lucyanne de Melo Afonso, João Gustavo Kienen | |
| Trompetistas egressos das escolas de música da UFMG e UEMG: Relação entre o processo de formação e atuação profissional | |
| Pedro Francisco Mota, Heinz Karl Schwebel | |
Subárea: Composição |
|
| Planejamento da 3º peça do ciclo Dimensões: contorno e densidade textural | |
| Pedro Miguel de Moraes, José Orlando Alves | |
| Evolution in Musical Contexts: The Software DARWIN | |
| Carlos de Lemos Almada | |
| Ornamental Functions in Textural Domain from the Proposal for a Textural Contour | |
| Daniel Moreira de Sousa, Pauxy Gentil-Nunes | |
| Composition of Two Works for Woodwind Quintet based on the Systemic Modelling of Guarnieri’s Ponteio No. 25 | |
| Marcel Macedo de Castro Lima, Liduino José Pitombeira de Oliveira | |
| Lewin: desenvolvimento de uma calculadora de classes de altura com funções analíticas e composicionais | |
| Hildegard Paulino Barbosa, Raphael Sousa Santos, Liduino José Pitombeira de Oliveira | |
| A utilização descritores de áudio à análise e composição musical assistidas por computador: um estudo de caso na obra Labori Ruinae | |
| Ivan Eiji Simurra | |
| Vetor textural: uma proposta para descrição de eventos texturais | |
| Weskley Roberto Dantas, José Orlando Alves | |
| Análisis de un espacio arquitectónico mediante teoría de contornos y su utilización en la composición de una pieza para sexteto de cuerdas | |
| Héctor Alejandro Garcés Puelma | |
| Projeto Jongo em Concerto: dualidade rítmica e notação | |
| Filipe de Matos Rocha | |
| Using Juggling as a Controller for Computer-Generated Music: An Overview of the Creation of an Interactive System Between Juggling and Electronic Music | |
| Gustavo Silveira | |
| Movimento de derivação gestual textural no I movimento de Codex Troano | |
| André Codeço | |
Subárea: Educação Musical |
|
| Análise microgenética na Educação Musical: algumas discussões | |
| Glauber Resende Domingues | |
| A formação de professores no contexto do ensino de piano | |
| Adriana Moraes Santos | |
| Revisitando o Parecer CNE/CEB nº12/2013: uma análise do texto que fundamenta as políticas públicas para o ensino de música na escola brasileira | |
| Paulo Roberto Prado Constantino | |
| Música na aldeia: experiências de jovens indígenas do IFPA | |
| Mara Pereira da Silva, Delmary Vasconcelos de Abreu | |
| A pesquisa em técnica vocal, voz e canto em Educação Musical: análise dos resumos das dissertações no Brasil | |
| Fábio Miguel, Willian Gomes Pedrozo, Lucas Moutinho, Silvio Fernando Janson, Luís Guilherme Anselmi de Oliveira | |
| Caminhos computacionais para a acessibilidade e a educação musical do deficiente visual | |
| Alexandre Henrique dos Santos, Vilson Zattera, Jose Eduardo Fornari, Adriana Mendes | |
| Formação de professores de Música para o contexto inclusivo: perspectivas de graduandos na preparação para atuar com alunos com deficiência | |
| Regina Finck | |
| Elementos de direção na prática de solfejos rítmicos e melódicos: uma abordagem pedagógica | |
| Graziela Bortz | |
| O ensino da música popular brasileira: algumas considerações | |
| Radegundis Aranha Tavares Feitosa | |
| Supervisão e orientação educacional: possíveis aproximações com as escolas livres de música | |
| Italan Carneiro | |
| Cultura, educação e música: caminho de construção da identidade cultural do sujeito do campo? | |
| Leandro Drumond Marinho | |
| Aprendizagens e testes no sistema avaliativo da certificação de habilidades específicas para o curso superior de música | |
| Roberta Alves Gouveia, Sônia Tereza da Silva Ribeiro | |
| Utilização da intertextualidade na criação de obras didáticas para piano | |
| Fabrício Diniz Honorato, Maria Jose Bernardes Di Cavalcanti | |
| Developmental synesthesia, perception, and performance: challenges and new directions in music education and research | |
| Eduardo Sola Chagas Lima | |
| A teoria schenkeriana e sua utilização no processo de improvisação e criação musicais | |
| Fabio Martins de Almeida | |
| Aprendizagens musicais do Grupo Ticoritmos sob a perspectiva da experiência | |
| Ivy Anne Santos de Assis, Sônia Tereza da Silva Ribeiro | |
| Os ateliês musicais da Pedagogia Freinet: possibilidades de organização do trabalho escolar | |
| Tamya Oliveira Ramos Moreira, Maria Teresa Alencar de Brito | |
| A Academia Lorenzo Fernandez: história e memória do primeiro curso técnico de piano do Piauí | |
| João Valter Ferreira Filho | |
| Mutirão de trêis som: festas de trabalho como base para jogos de improvisação no processo de aprendizagem da viola caipira | |
| Fábio de Souza Miranda, Maria Teresa Alencar de Brito | |
| Traços da história do currículo para a educação musical escolar a partir dos livros didáticos: uma proposta de investigação | |
| Marcus Vinícius Medeiros Pereira | |
| Presença virtual: um estudo sobre a mediação didático-pedagógico musical online de tutores a distância de um curso de licenciatura em música | |
| Ráiden Santos Coelho, Paulo Roberto Affonso Marins | |
| Experiências de estágio supervisionado: recorte de pesquisa sobre a formação do professor de música na Universidade Federal de Uberlândia | |
| José Soares, Gaspar Rodrigues | |
| A metodologia de ensino da clarineta em Belém do Pará: um estudo sobre as práticas de ensino de duas instituições locais e suas contribuições à profissionalização. | |
| Herson Mendes Amorim | |
| A flauta doce como ferramenta de desenvolvimento musical: proposta de atividades para um processo de ensino e aprendizagem em música | |
| Thaynah Patricia Borges Conceição | |
| A educação musical: perspectivas atuais da educação e o papel que as experiências do ensino das bandas de música podem ter nesse contexto | |
| Solon Santana Manica, Michele Irma Santana Manica, Eduardo Lagreca Fan | |
| Inserção profissional em música: atividades profissionais e condições de trabalho de egressos dos cursos técnicos dos Conservatórios Estaduais de Música de Minas Gerais | |
| Maria Odília de Quadros Pimentel | |
| Professor pesquisador e a aula de música: um estudo com o quarto ano | |
| Ana Ester Correia Madeira | |
| “Sa-bará-bidu-á”: Como é que eu chego lá? | |
| Isac Rodrigues de Almeida | |
| A música e o bebê: percepções de pais participantes de um projeto de musicalização infantil em Santarém, Pará | |
| Iani Dias Lauer-Leite | |
| Ensino coletivo de violão: o perfil do professor, suas metodologias e estratégias organizacionais para o ensino no Programa Mais Educação nas escolas públicas municipais de Manaus | |
| Robert Ruan de Oliveira Barbosa | |
| Parques sonoros nas escolas: experiências de formação em música para professores da rede municipal de São Paulo | |
| Cintia Campolina Onofre | |
| Reflexões sobre o processo de pesquisa: grupos focais com monitores do Programa Mais Educação | |
| Maura Penna | |
| A Mediação Digital e Pedagógica como proposta para a ampliação do significado social do Museu da Música de Mariana | |
| Vítor Sérgio Gomes, Sidiône Eduardo Viana, Gislaine Padula de Morais, José Eduardo Liboreiro, Enzo dos Santos, Paulo Augusto Castagna | |
| Ensino coletivo de guitarra elétrica: relatando estratégias e discutindo a formação docente | |
| José Simião Severo, Luciano Luan Gomes Paiva | |
| Identidade cultural e diversidade: uma reflexão sobre a formação de professores de Música | |
| Renan Santiago de Sousa | |
| Ensino de harmonia e improvisação melódica para coros de igrejas baseado em progressões harmônicas de melodias corais tradicionais | |
| Miriam Emerick de Souza Carpinetti, Cláudio Roberto Cardozo, Ester Garijo Carreira Cardozo, Henri Roberto Leite | |
| Representações sociais na prática de ensino de professores de instrumento | |
| Rosane Cardoso de Araújo | |
| Preparo vocal para coro infantil: alguns pressupostos metodológicos do maestro Henry Leck | |
| Juliana Melleiro Rheinboldt, Angelo José Fernandes | |
| Música na Universidade: os primórdios da formação superior do professor de música no estado do Piauí | |
| João Valter Ferreira Filho | |
| A importância da experiência estética e criativa com a Música na infância: contribuições de Rudolf Steiner | |
| Daniela Amaral Rodrigues Nicoletti, Silvia Pires Cabrera Berg | |
| O método Burge para o desenvolvimento do ouvido absoluto: investigação experimental | |
| Paulo Jeovani dos Santos Junior | |
| Manoel Augusto dos Santos: sua atuação artística e pedagógica no cenário do Recife na década de 1920 | |
| Janete Florencio de Queiroz Albuquerque, Luceni Caetano da Silva | |
| Iniciação musical com introdução ao violão (IMIV) – Propostas de atividades para o ensino coletivo de violão para crianças de 07 a 11 anos de idade | |
| Mabel Carvalho Macêdo | |
Subárea: Etnomusicologia |
|
| Notação musical tradicional de koto em Belém: dialogando com energia musical e escritura musical | |
| Ednésio Teixeira Pimentel Canto | |
| A Pesquisa e o Laboratório de Etnomusicologia da Universidade Federal do Pará: uma análise interpretativa | |
| Liliam Barros, Rafael Severiano, Sonia Chada | |
| Algumas melodias modais no Coco | |
| Paulo Jose de Siqueira Tine | |
| As mudanças rítmicas e instrumentais do Boi Caprichoso (1913 a 2013) – Parintins/Amazonas | |
| Neil Armstrong Queiroz Natividad, Lucyanne de Melo Afonso, João Gustavo Kienen | |
| Apontamentos acerca da possibilidade de uma compreensão da expressividade musical a partir da Etnomusicologia e da Fenomenologia | |
| Paulo Vinícius Amado | |
| Desafios na troca de informações sonoras e formação musical entre as comunidades Guaranis no sudoeste brasileiro e a sociedade envolvente | |
| Klaus Wernet | |
| Música, memória e lutas de representações na música da Festa do Divino e da Congada de Niquelândia-GO: a reconstrução de um objeto de pesquisa | |
| Felipe Eugênio Vinhal, Magda de Miranda Clímaco | |
| Música indígena e valores culturais guerreiros: aspectos musicais da sociedade Tupinambá no Brasil colonial | |
| Rafael Severiano | |
| Mulher, música e educação indígenas: aspectos da prática e transmissão musical feminina Tupinambá no Brasil colonial | |
| Rafael Severiano | |
| Amanheceu! Pai d’égua, um sonho cabano faz samba de enredo no carnaval paraense | |
| Dayse Maria Pamplona Puget | |
| Valores do choro: um olhar etnográfico sobre compromisso, respeito e informalidade na roda | |
| Renan Moretti Bertho, Lenita Waldige Mendes Nogueira | |
| Cruzamientos y flexibilidades rítmicas del Currulao: desafíos en el proceso de comprensión y transmisión de esta música tradicional colombiana | |
| Maria Ximena Alvarado, Hugo Candelario González | |
| “Origem”, “localismo” e “autenticidade” na “música de Beiradão” amazonense: reflexões a partir do campo | |
| Rafael Branquinho Abdala Norberto | |
| Reflexões iniciais sobre o repertório musical da Ciranda do Sol em João Pessoa-PB | |
| Fábio Henrique Ribeiro, Luis Ricardo Silva Queiroz, Carla Pereira Santos, Wagner Santana de Araújo, Cledinaldo Alves Pinheiro Junior | |
| Vozes ancestrais do samba: memória, estética e comunicação | |
| Denise Barata | |
| Sambas, batuques e sembas: experiências em música popular em Brasil, Moçambique e Angola | |
| Vilson Zattera, Francisco de Assis Santana Mestrinel, Mateus Berger Kuschick, Matheus Serva Pereira | |
| Música autônoma e ideologia: historicidade e desafios para o etnomusicólogo | |
| Rubens Aredes | |
Subárea: Música e Interfaces (Cognição; Dramaturgia e Audiovisual; Mídia; Musicoterapia; Semiótica) |
|
| A presença do imigrante na paisagem sonora brasileira: memória, nomadismo e reterritorialização | |
| Heloisa de Araujo Duarte Valente, Isabel Porto Nogueira, Evandro Higa, Marcus Straubel Wolff | |
| Funções narrativas incorporadas da música | |
| Alexandre de Souza Ferreira da Silva Pinto | |
| Semiologia para obras audiovisuais: uma apreciação hermenêutica | |
| José Eduardo Costa Silva | |
| A Trilha Musical da Minissérie A Casa das Sete Mulheres: análise estrutural das canções das personagens principais | |
| Jefferson Tiago de Souza Mendes da Silva | |
| Um sistema computacional de taquigrafia musical para deficientes visuais | |
| Antonio Fernando da Cunha Penteado, Vilson Zattera, Jose Eduardo Fornari | |
| A “audiovisão” como teoria sonora para análise de audiovisual infantil | |
| Nilze de Sá Sampaio, Áureo Deo DeFreitas Júnior | |
| Memórias autobiográficas evocadas por atividades musicais: um estudo com idosos | |
| José Davison da Silva Júnior, Diana Santiago | |
| Voz – ruído na canção popular brasileira mediatizada | |
| Rafaela Rohsbacker Gonzalez | |
| Poesia em movimento: entrelaçamento entre voz e tecnologia em Delusion de Laurie Anderson | |
| Wania Mara Agostini Storolli | |
| A partitura de escuta como suporte para a análise de desenho de som cinematográfico | |
| Marcelo Sarra Nicolino, Regis Rossi Alves Faria | |
| A música no cinema brasileiro: análise da trilha musical do filme Argila | |
| Cintia Campolina Onofre | |
| Coerência e unidade: do gênero operístico aos princípios da música de cinema | |
| Nelson Dias Corrêa | |
| O Poema Sinfônico: desenvolvendo uma apreciação por meio de processos intermidiáticos | |
| Frederico Silva Santos | |
Subárea: Música Popular |
|
| Procedimentos Modais presentes no violão da peça Cego Aderaldo de Egberto Gismonti | |
| Paulo Jose de Siqueira Tine, Mario Adimir Patreze Junior | |
| O maracatu de Egberto Gismonti | |
| Paulo Jose de Siqueira Tine, Vinícius Bastos Gomes | |
| Acaso ou contexto? Considerações sobre a consagração de Tom Zé no mercado internacional | |
| Guilherme Araujo Freire | |
| A marginalidade estratégica de Tom Zé: tensionando cânones e padrões da MPB | |
| Guilherme Araujo Freire | |
| Contagem regressiva: soluções de Coltrane para problemas do ciclo de terças maiores na viragem dos anos 1950/1960 | |
| Sérgio Paulo Ribeiro de Freitas | |
| A música popular como um campo de trabalho produtivo ao capital: um estudo (em andamento) com músicos atuantes na cidade do Rio de Janeiro | |
| Luciana Requião | |
| O rock alternativo de Goiânia e o residual: um enfoque do representacional | |
| Pedro Bernardi, Magda De Miranda Clímaco | |
| “Amar será meu fim”: amores e desamores em canções de Adelino Moreira e Antônio Carlos Jobim | |
| Adelcio Camilo Machado | |
| Vera cruz: entre a instabilidade, a ambiguidade e a náusea nas versões de Milton Nascimento e Wayne Shorter | |
| Vinicius Moreira Corilow | |
| Luiz Gonzaga em arranjos corais | |
| Carolina Andrade Oliveira, Susana Cecilia Igayara-Souza | |
| Homenagem a Paulo Moura de Belini Andrade: aproximações e distanciamentos do choro tradicional | |
| Leonardo Barreto Linhares, Fausto de Oliveira Borém | |
| Três canções da repressão à transição democrática (1971-1986): impasses, ruínas e estilhaços | |
| Sheyla Castro Diniz, Vinicius José Fecchio Gueraldo, Renato Gonçalves Ferreira Filho | |
| Soluções para o uso de ciclos de terças no acordeão de 120 baixos: um estudo sobre o standard de jazz Giant Steps | |
| Guilherme Souza Ribeiro, Clifford Hill Korman | |
| O compositor Sebastião Tapajós e sua obra para violão solo | |
| Ismael Lima do Nascimento | |
| Do samba ao rap: a malandragem, o trabalho e a violência como temas da canção popular brasileira | |
| Walter Garcia, Marcelo Costa Segreto, Martin Loffredo Nery | |
| A guitarra tropicalista de Lanny Gordin | |
| Gustavo Monteleone da Silva, Hermilson Garcia do Nascimento | |
| Os grupos de choro dos anos 1990 no Rio de Janeiro: suas re-leituras dos grandes clássicos e inter-relações entre gêneros musicais | |
| Sheila Zagury | |
| A cultura da viola caipira na região de São João del-Rei-MG: uma análise de trajetórias | |
| Cassio Tadeu de Resende, Marcos Edson Cardoso Filho | |
| Remeleixo: o improviso, os conflitos, as escolhas | |
| Gabriel S. S. Lima Rezende, Almir Côrtes | |
| Um estudo epistemológico sobre a biografia do 1º mestre sala da escola de Samba Unidos da Piedade: aspectos da cultura musical capixaba em torno do samba | |
| Marcelo Rodrigues de Oliveira, Michele de Almeida Rosa Rodrigues | |
| Guitarra elétrica e licença jazzística no samba Alienadinho, de Heraldo do Monte. | |
| Hermilson Garcia do Nascimento | |
| A voz e a não palavra em Minas, de Milton Nascimento | |
| Luciano Cintra Silveira | |
| A performance vocal na canção urbana latino-americana: proposta de estudo a partir das experiências do tango, samba e guarânia | |
| Analía Chernavsky | |
Subárea: Musicologia e Estética Musical |
|
| Os aspectos do processo de transcrição do manuscrito (MM 4806) Concerto de violino a solo de José Palomino (1753-1810) | |
| Francisco Jayme Cordeiro Costa | |
| José Pedro de Sant’Anna Gomes, a loja Independência e o panoptismo | |
| Alexandre José de Abreu | |
| A estátua de Verdi em São Paulo: entre identidades e estranhamentos | |
| Alexandre José de Abreu | |
| A Preis-Messe “Salve Regina” de Johann Gustav Eduard Stehle em quatro acervos musicais brasileiros: o modelo romanizado de acompanhamento instrumental e as distintas negociações em relação à norma | |
| Fernando Lacerda Simões Duarte | |
| Trajetórias da representação do profano em música em dois sistemas religiosos cristãos durante o século XX | |
| Fernando Lacerda Simões Duarte | |
| Memórias da restauração: aspectos da obra musical de Ernani Méro e M. Bezerra no contexto musical católico pós-conciliar | |
| Fernando Lacerda Simões Duarte | |
| Proporção sêxtupla: um estudo comparativo de sua representação de acordo com o tratado A Plaine and Easie Introduction to Practicall Musicke | |
| Nathália Domingos | |
| Dies irae: tempesta e ombra em missas de réquiem luso-brasileiras | |
| Ágata Yozhiyoka Almeida, Diósnio Machado Neto | |
| A formação vocal-instrumental dos Responsórios para Sábado Santo (Sicut ovis), de David Perez (1711-1788): um problema textual estrutural | |
| Carlos Alberto Figueiredo | |
| A construção urbano-sonora de Blumenau nas décadas de 1970 e 1980: a música como representação do imaginário social | |
| Camila Werling | |
| Miklós Rózsa e sua “vida dupla”: compositor de trilhas sonoras de filmes versus compositor de música de concerto? | |
| Hugo Leonardo Morais de Freitas, Valério Fiel da Costa | |
| A Música em Ribeirão Preto a partir de Arquivos Públicos e Privados | |
| Gisele Laura Haddad | |
| O canto coral centenário de Blumenau: tradição e significado | |
| Roberto Fabiano Rossbach | |
| Atuação feminina no cenário musical do Rio de Janeiro (1890-1910) | |
| Aline Santos da Paz Souza | |
| A Morte nos madrigais de Carlo Gesualdo: um estudo sobre o amadurecimento da escrita do compositor através da análise deste termo poético | |
| Rafael Luís Garbuio, Carlos Fernando Fiorini | |
| Problematizações da metáfora organicista em música e apresentação de um modelo rizomático | |
| Rafael Moreira Fortes | |
| Audiocenas: integração entre som e imagem a partir da arte rapsódica homérica | |
| Marcus Mota | |
| Musica Spirituale, libro primo: a edição original, de 1563, e a moderna, de 2001 | |
| Daniela Francine Lino Popolin, Carlos Fernando Fiorini | |
| Práticas e usos musicais no Piauí: apontamentos históricos | |
| João Valter Ferreira Filho | |
| Pesquisa digital em polifonia renascentista: protocolo investigativo e transcrição de um madrigal de Ruggiero Giovanelli (ca.1560-1625) | |
| Munir Machado de Sousa Sabag | |
| O ideal de expressão na música européia do século XVI ao XVIII: investigações estéticas sobre as bases declamatórias e retóricas do canto e seus vínculos com a música instrumental do período | |
| Ticiano Biancolino, José Henrique Martins | |
| As Seven Tears de John Dowland: Lachrimae Verae | |
| Juliana Vasques | |
| Considerações sobre a música italiana no Des Critischen Musicus an der Spree (1750) de Friedrich Wilhelm Marpurg: diálogo com o cultivo da língua no século XVII e a formação do gosto musical alemão | |
| Stéfano Paschoal | |
| Lyotard e Feldman: ecos do agora de Newman. | |
| João Paulo Costa do Nascimento | |
| A crítica na mudança dos paradigmas da apreciação musical do século XX | |
| Maria Aparecida dos Reis Valiatti Passamae | |
| Reagir, de Luciano Gallet, e seus desdobramentos na imprensa carioca de março a junho de 1930 | |
| Marcelo Alves Brum | |
| Um refletir meta-discursivo sobre categorias histórico-musicológicas | |
| Tiago Pereira | |
| A construção e manutenção do Teatro Municipal de São Paulo: análise a partir da normativa paulistana produzida na Primeira República | |
| Rafael de Abreu Ribeiro | |
| A criação musical dos compositores Camargo Guarnieri e Francisco Mignone sob a influência da música afro-brasileira: propostas, preocupações e soluções | |
| José Roberto de Paulo | |
| A musicologia feminista de Susan McClary e a crítica de Suzanne Cusick | |
| Tânia Mello Neiva | |
| Na ciranda do Villa: investigação em torno da Ciranda das Sete Notas de Villa-Lobos | |
| Lamartine Silva Tavares, Johnson Machado | |
| A Bota do Diabo de Chiquinha Gonzaga: tecendo os fios entre texto e música | |
| Flávio Cardoso Carvalho | |
| Música e dominação cultural em Campinas nos primeiros anos da República | |
| Mariana de Oliveira Candido, Lenita Waldige Mendes Nogueira | |
| Husserl e Schaeffer: todos e partes, objetos e estruturas | |
| Glaucio Zangheri | |
| A Société Musicale Indépendante – SMI: uma alternativa ética? | |
| Danieli Veronica Longo Benedetti | |
| Reconsiderações sobre suposta ruptura composicional advinda da chegada de György Ligeti ao Ocidente | |
| Helder Danilo Capuzzo, Luciana Sayure Shimabuco | |
| Diferenças espectrográficas da emissão do canto belting e do canto lírico | |
| Adriana Barea Cardoso, Angelo José Fernandes, Cassio Cardoso-Filho | |
| Tendências composicionais de Radamés Gnattali nas décadas de 1930 e 1940 à luz dos movimentos musicais | |
| Eduardo Fernando de Almeida Lobo | |
| Carlos de Mesquita e os Dez Estudos de Concerto, op.73 | |
| Frederico Silva Santos | |
| Relações musicais luso-brasileiras: o caso de As Uyáras | |
| Ana Maria Liberal, Luiz Guilherme Goldberg | |
| Perguntas e respostas sobre um moteto do Padre José Maurício | |
| Lutero Rodrigues Rodrigues | |
Subárea: Perfomance |
|
| Cadências renascentistas: um estudo interpretativo na obra “O Domine Iesu Christe” de Palestrina | |
| Cristiane A. M. R. Martins | |
| Estudo n. 1 (Tróis Études) de Henrique Oswald: uma abordagem técnico-interpretativo e a importância do compositor | |
| Juliano Alves dos Santos, Maurícy Martin | |
| Comunicação de emoções básicas em performances ao vivo de Ponteios de Guarnieri: percepção por estudantes de música | |
| Heidi Kalschne Monteiro, Ney Fialkow, Regina Antunes Teixeira Dos Santos | |
| Tipologias do gesto corporal: revisão da literatura e proposta para a análise de performances violonísticas | |
| Bruno Madeira, Fabio Scarduelli | |
| Round about Debussy de Flávio Oliveira: a colaboração compositor-interprete na construção de uma interpretação musical | |
| Pamela Santos Ramos, Catarina Leite Domenici | |
| O estudo consciente e o desenvolvimento da performance violonística: olhares sobre um tema esquecido | |
| Lucas Ferreira Piccoli, Ezequias Oliveira Lira | |
| A prática da diminuição nos madrigais renascentistas: uma abordagem prática e teórica a partir da concepção de um concerto | |
| Giulia da Rocha Tettamanti, Fernando Luiz Cardoso Pereira, Ligiana Costa Araújo | |
| Estratégias para a performance de música contemporânea com coros amadores: Beba Coca Cola de Gilberto Mendes e o Coro Juvenil da UEL | |
| Fernando Magre, Silvia Maria Pires Cabrera Berg | |
| Leitura à primeira vista: um estudo com organistas | |
| Alexandre Fritzen da Rocha, Any Raquel Carvalho | |
| Do reconhecimento à integração: um relato de experiência de fluxo no estudo do piano | |
| Denise Maria Bezerra | |
| A notação de bateria no Concerto Carioca n. 2 de Radamés Gnattali e suas implicações interpretativas. | |
| Lucas Baptista Casacio, Fernando Hashimoto | |
| Variações sobre Juazeiro, uma contribuição para o repertório de música de concerto na perspectiva do recital didático | |
| José Wellington Borges Araújo Júnior, Jorge José Ferreira de Lima Alves | |
| Envelhecimento e classificação vocal | |
| Flávio Cardoso Carvalho | |
| Desempenho pianístico e Rodízio: um sistema de organização do estudo baseado na distribuição e variabilidade da prática | |
| Maria Bernardete Castelan Póvoas | |
| O desenvolvimento da memória musical na prática pianística: um estudo das entrevistas realizadas com bacharelandos em piano da UDESC | |
| Lucas Farias Silvano, Luís Cláudio Pereira da Silva Barros | |
| Do piano ao violão: dificuldades técnicas na suíte Imágenes para violão de Carlos Aguirre | |
| Rafael Iravedra | |
| Francisco Mignone: música para fagote | |
| Aloysio Moraes Rego Fagerlande, Ana Paula da Matta Machado Avvad, Raquel Santos Carneiro, Carlos Henrique Bertão | |
| Fotografias sonoras de três performances: análise espectral da “Danza Paraguaya nº 1” de Agustin Barrios | |
| Carlos Alfeu Guerra Gomes, Edite Rocha, Alfredo Ribeiro, Flávio Barbeitas | |
| Ferramentas para a expressividade na performance ao violão: um estudo a partir de métodos e tratados | |
| Fabio Scarduelli | |
| A Teoria dos Círculos Colaborativos de Michael Farrell: uma abordagem analítica da relação intérprete e compositor na criação da obra Átimo | |
| Rafael de Mello Matos, Fernando de Oliveira Rocha | |
| Domenico Scarlatti ao piano: investigações estilísticas em busca de referenciais interpretativos | |
| André Leme Pédico, André Leme Pédico | |
| A Vida pela Flor como forma de estudo na clarineta: aspectos técnicos e comparativos ao método Klosé | |
| Daniel Souza de Araujo, Johnson Joanesburg Anchieta Machado | |
| Parâmetros rítmicos e interfaces gestuais em ambientes de performance: desdobramentos de uma pesquisa concluída | |
| Ana Luisa Fridman, Jônatas Manzolli | |
| Reflexos da tradição oral em uma edição de performance: a Habanera de Salvador Amato | |
| Rodrigo Olivárez, Fausto Borém | |
| Variações de timing e escolhas estéticas na gravação histórica do Andante do Concerto Op.3 de Serge Koussevitzky | |
| Alfredo Ribeiro, Fausto Borém, Edite Rocha | |
| Três tocatas armoriais para violão solo do compositor Danilo Guanais | |
| José Paulo Pereira, Ezequias Oliveira Lira | |
| A canção “Quando ela fala” de Achille Picchi: aspectos interpretativos por meio da análise poético-musical. | |
| Rafaela Haddad Costa Ribas, Adriana Giarola Kayama | |
| Considerações sobre os pianos utilizados por Johannes Brahms e eventuais implicações em suas obras. | |
| Luiz Guilherme Pozzi, Eduardo Henrique Soares Monteiro | |
| Espaço pessoal e trajetórias – do corpo na ação pianística | |
| Vânia Eger Pontes, Jônatas Manzolli | |
| Considerações sobre a produção acadêmica na área de pedagogia do piano: superando dicotomias ao definir alguns princípios que norteiam a realização de um evento voltado à formação inicial e continuada de professores de piano | |
| Claudia Fernanda Deltregia | |
| “Variações sérias sobre um tema de Anacleto de Medeiros”para quinteto de sopros, de Ronaldo Miranda: uma abordagem interpretativa através da experiência camerística e proposta de edição. | |
| Ivan Ferreira do Nascimento | |
| Padrões morfológicos em duas peças de caráter aberto da escola de Nova York | |
| Luã Nóbrega de Brito, Valério Fiel da Costa | |
| Uma nova proposta para Clapping Music, de Steve Reich: arranjo e adaptação para instrumentos de percussão e dispositivos eletrônicos | |
| Fernando Bueno Menino, Cleber da Silveira Campos | |
| Apontamentos Técnico-Interpretativos em For Cello de Jocy de Oliveira | |
| Fernanda Rosa Machado, Cleber da Silveira Campos | |
| A dinâmica na caracterização do timbre na Música para Trompete Solo, de Estercio Marquez Cunha: uma análise a partir de gráficos gerados pelo Sonic Visualiser | |
| Alessandro da Costa, Antonio Marcos Souza Cardoso | |
| Sinfonia ou Suíte dos Orixás? Uma discussão sobre a performance da obra de Almeida Prado | |
| Carlos Fiorini | |
| Construção de uma performance em conjunto a partir de um estudo de parâmetros acústicos | |
| Thais Fernandes Rodrigues dos Santos, Raquel Santos Carneiro, Aluizio Barbosa de Oliveira Neto, Maurício Alves Loureiro | |
| Do imagético da estética Armorial à sua ambiência sonora no ciclo de canções Visagem de Nelson Almeida | |
| Virginia Cavalcanti Santos, Rucker Bezerra de Queiroz | |
| Uma didática transpessoal aplicada à prática pianística: reflexões sobre um estudo de casos múltiplos | |
| Denise Maria Bezerra, Maria Bernardete Castelan Póvoas | |
| Prelúdio n. 2 de Claudio Santoro para violão: soluções interpretativas em diálogo com a análise musical | |
| Felipe Garibaldi de Almeida Silva | |
| Agustín Barrios no Brasil: um relato de pesquisa | |
| Cyro Mauricio Delvizio | |
| O intérprete-compositor em “Apanhador de Sonhos”, de Valério Fiel da Costa | |
| Mário Augusto Ossent Del Nunzio | |
Subárea: Sonologia |
|
| Partituras gráficas: diversas possibilidades expressivas e interpretativas | |
| Jonathan Xavier Andrade, Miguel Eduardo Diaz Antar | |
| Um Panorama da Música e da Paisagem Sonora da Grande Guerra na Inglaterra e seus Símbolos Sonoros: apontamentos preliminares | |
| Willian Gomes Pedrozo | |
| Oceanos (2014) para sax alto e eletrônica: composição e performance voltadas para a morfologia sonora | |
| Danilo Rossetti, José Carvalho | |
| Perspectivas para o desenvolvimento da interação na livre improvisação musical | |
| Miguel Eduardo Diaz Antar | |
| Da ruptura com a tradição à tradição improvisada | |
| Miguel Eduardo Diaz Antar, Itamar Dantas de Oliveira | |
| Centros e contornos: mudança e instabilidade na música atual | |
| Lilian Campesato | |
| As Is: expandindo o espaço da apresentação musical | |
| Fábio Wanderley Janhan Sousa, Jalver Bethônico | |
| Escuta pela máquina e máquinas de escuta: a machine listening e o solfejo | |
| José Henrique Padovani | |
| Ritmos a-métricos: análise e síntese | |
| Rodolfo Caesar | |
Subárea: Teoria e Análise Musical |
|
| Três conceitos norteadores dos processos composicionais de Olivier Messiaen | |
| Adriana Lopes Moreira, Aline da Silva Alves, Denise Mayumi Ogata | |
| Aspectos da Teoria Neo-riemanniana | |
| Adriana Lopes Moreira, Daniel Paes de Barros, Denise Mayumi Ogata | |
| Forma e densidade na Sinfonia em quadrinhos de Hermeto Pascoal | |
| Thiago Cabral | |
| Análise espectromorfológica da peça El Oro: o panorama sonoro de Mesias Maiguashca | |
| Jonathan Xavier Andrade | |
| Análise musical de “Corpo de Fogo”, primeira parte dos Pequenos Funerais Cantantes (1969) de Almeida Prado | |
| Tadeu Moraes Taffarello, Luciana Gastaldi Sardinha Souza, Diego Luciano Rodolfo, Daniel Henrique Hilário | |
| Três abordagens analíticas da melodia de Melopéias n. 3/I para flauta solo de Guerra-Peixe | |
| Daniel Moreira de Sousa, Pauxy Gentil-Nunes, Carlos de Lemos Almada | |
| Considerations on Developing Variation in Brazilian Romantic Music: The First Movement of Leopoldo Miguéz´s Violin Sonata Op. 14 | |
| Desirée Johanna Mayr | |
| Perspectivas teóricas e analíticas para a música polifônica imitativa dos séculos XIV ao XVI. | |
| Marcos Pupo Nogueira, Fernando Cardoso, Carlos Henrique Cascarelli Iafelice | |
| Análisis de la obra Mística n. 9, III Movimiento, de Alberto Villalpando: interacciones estéticas, poéticas, y estructurales en música de concierto de Bolivia de Siglo XXI | |
| Gabriel Ferrão Moreira, Melanie Kristel Camacho Lagos | |
| A música indeterminada de John Cage: a relação compositor-intérprete | |
| Nathália Angela Fragoso Rossi, Rogério Vasconcelos Barbosa | |
| Fundamentos para construção de coleções referenciais na música pós-tonal | |
| Joel Miranda Bravo de Albuquerque, Paulo de Tarso Salles | |
| Análise musical da peça Poesilúdio n. 1, para violão solo, de Almeida Prado | |
| Carolina Andrade Oliveira | |
| Análise da Sonata para viola e piano de Radamés Gnattali: primeiro movimento | |
| Maria Aparecida dos Reis Valiatti Passamae, Felipe Mendes de Vasconcelos | |
| Pós-minimalismo na obra Diálogo de ruptura de Gilberto Mendes | |
| Rita de Cássia Domingues dos Santos, Ligia Alves Figueiredo | |
| Perspectivas para análise de composições interculturais na música contemporânea a partir dos anos 1960 | |
| Potiguara Curione Menezes | |
| Particionamento de unidades poiéticas | |
| Rafael Moreira Fortes | |
| O boi e o curral: o problema de definição da forma d’ O Boizinho de Chumbo de Heitor Villa-Lobos | |
| Walter Nery Filho, Paulo de Tarso Salles | |
| O acorde de sexta aumentada: considerações sobre sua origem, função e tipologia | |
| Alexandre Jorge de Andrade Negri Júnior | |
| Linguagem musical do primeiro movimento do Concerto Duplo de Ligeti: sinais intervalares e seu contexto harmônico | |
| Luís Otávio Teixeira Passos, Halley Chaves da Silva | |
| A orquestração do Prelúdio de Condor, de Antônio Carlos Gomes | |
| Isaac William Kerr, Lenita Waldige Mendes Nogueira, Marcos da Cunha Lopes Virmond | |
| A teoria schenkeriana e sua relação com a forma musical | |
| Fabio Martins de Almeida | |
| Da figura ao gesto: os tropos da música contemporânea | |
| William Teixeira da Silva | |
| Wie bin ich froh! op. 25 nº1 para Voz e Piano de Anton Webern, possíveis associações entre texto, estrutura e forma das séries empregadas – Janelas Hermeneuticas | |
| Ernesto Frederico Hartmann, Ronal Xavier Silveira | |
| Escala Dual: uma coleção singular da música de Dmitri Chostakóvitch | |
| Luciano de Freitas Camargo |
Acompanhe-nos!