V.33, 2023
XXXIII Congresso da ANPPOM
ST1 – Acervos Musicais Brasileiros |
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| Arquivos musicais como agentes de revitalização da memória social: o caso do arquivo Mater Verbi | |
| Jéssica Wisniewski Dias | |
| Cantata Guaná Bará de Camargo Guarnieri: descrição das fontes na elaboração de uma edição crítica | |
| Alexandre Alves Longobardi, Carlos Fernando Fiorini | |
| O acervo da banda em revisão | |
| NIRA AZIBEIRO POMAR | |
| Em busca das últimas edições impressas de periódicos acadêmicos brasileiros de Música | |
| Renato Pereira Torres Borges | |
| Acervos musicais de instituições policiais militares Oitocentistas no Brasil: estrutura, funções e vocabulário musical em comum | |
| Inez Beatriz de Castro Martins Gonçalves | |
| Inventário parcial e preliminar da série 5 do Arquivo João Antônio Romão | |
| Rafael Barrera | |
| A disponibilização pública do acervo da Discoteca Pública Municipal como ação pioneira de política pública de cultura | |
| Jefferson Luis Gonçalves da Motta, Paulo Augusto Castagna | |
| Acervo José Pascoal Guimarães: Resgate de obras e compositores | |
| Roger Deboben Schena, Fernando Araújo de Paula | |
| O conjunto das Ave Marias de Villa-Lobos – problemas musicológicos | |
| Danilo Martins Ferreira | |
| Mapeamento de possíveis acervos musicais em duas cidades do Maciço de Baturité e estudo exploratório no Mosteiro dos Jesuítas | |
| Fernando Lacerda Simões Duarte | |
| O arquivo familiar da mestra Iracema Oliveira, em Belém do Pará: estudo exploratório e uma proposta de tratamento | |
| Sâmela Cristina de Souza Jorge, Fernando Lacerda Simões Duarte |
ST3 – Educação Musical Especial em contextos diversificados |
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| Música e surdez: já ouviu falar sobre isso? | |
| Nayane Teófilo Teófilo Lacerda, Júlia de Oliveira Bolina | |
| Regendo emoções: a jornada de um maestro autista na música de concerto | |
| Fellipe Rafael Carnauba Teixeira | |
| O Canto Coral na perspectiva da Educação Musical Especial | |
| Gabriela Dantas Lopes, Ingride Miranda da Silva Narciso | |
| Outras experiências sensoriais possíveis. Notas preliminares sobre a implementação do Núcleo de Acessibilidade Educacional e Permanência (NAEP) na Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES) | |
| Edimilson Rodrigues de Souza, Gleidson Jordan dos Santos, Monique Traverzim, Rafael Peres Martins | |
| Flexibilidade e adaptação: instrumentos musicais digitais para ampliar a participação ativa de pessoas surdas na música | |
| Thiago Augusto Eugênio Guedes Reis, Sérgio Freire | |
| Os aspectos musicais despertados em indivíduos Beatlemaníacos autistas e não autistas ao ouvirem e analisarem a canção Yesterday da banda The Beatles | |
| Raquel Dias Navogino | |
ST4 – Música e Cultura Digital |
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| O som da Trama Virtual: desenvolvimento de ferramentas de web scraping para levantamento de músicas | |
| Bruno Westermann, Thiago Cardozo | |
| Educação musical, YouTube e Cultura Participativa: Revisão de literatura de uma pesquisa em andamento | |
| Lucas Benjamin Potiguara | |
| Gênero e plataformas digitais de música: um estudo sobre representatividade feminina na playlist do Spotify Top 50 – Brasil | |
| Letícia Alexandra Marques Ferreira, Bruno Westermann | |
| Depurando o Underground: artistas independentes capacitando-se em produção musical com software livre | |
| Julio Cesar de Sousa, Flávio Luiz Schiavoni | |
| Sugestões de atividades didáticas para o Ensino a Distância da performance para trompete | |
| Érico Oliveira Fonseca, Paulo Adriano Ronqui |
ST5 – Música e pensamento afrodiaspórico |
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| Pensamento afrodiaspórico e educação musical: reflexões e diálogos numa construção plural para o ensino da música | |
| Cleydson Luan Amancio de Lima, Cristiane Maria Galdino de Almeida | |
| A invisibilidade das “artes musicais” candomblecistas na Academia | |
| Ferran Tamarit | |
| Experiências reinventivas das mulheres para manutenção da música de mbira em Moçambique: uma contribuição da Delta Cumbane | |
| Micas Orlando Silambo | |
| O canto das Ialodês: O poder e a voz das cantoras de samba | |
| Marcela Velon | |
| Interações afrodiaspóricas: culturas de resistência e preservação da memória ancestral | |
| Illo Wagi Soares Bueno de Camargo, Andreia Miranda de Moraes Nascimento | |
| O esquecimento de Airton Barbosa como reflexo dos processos de epistemicídio: o negro, a música popular e o racismo estrutural | |
| Emanuela Helena Rodrigues Goulartes dos Santos | |
| Ações afirmativas na docência superior em música: cotas para pessoas pretas e pardas em discussão | |
| Eurides Souza Santos, Agata Christie Rodrigues, Amana Veiga Santos, Eduardo Guedes Pacheco | |
| Eu vim falar no pé: os corpo-paiás no moçambique de bastão da Cia. Kambaiá | |
| Camila Pereira Souza | |
| NOSSAS VOZES VÊM DE LONGE | |
| Mariela da Silva Santiago LABAN |
ST6 – Música no contexto amazônico |
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| “A gente não tocava no rádio”: um estudo da discografia da Banda Arraial do Pavulagem. | |
| Tainá Maria Magalhães Façanha | |
| Práticas musicais femininas em Belém do Pará, até a primeira metade do século XX: colonialidade e questões de gênero | |
| Luana Santana Pensador, Dione Colares de Souza | |
| A dança como processo de engajamento da audiência nos Arrastões do Pavulagem | |
| Tainá Maria Magalhães Façanha |
ST7 – Música Popular e Interdisciplinaridade |
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| Negro drama: sonoridades afrodiaspóricas e periféricas na teia espiralar entre tempo e memória a partir da escrevivência | |
| Stefani Silva Souza | |
| Nem todo sertanejo é conservador: Notas sobre uma canção de Marília Mendonça | |
| Vinícius José Fecchio Gueraldo | |
| O funk lésbico: análise interdisciplinar de uma etnografia sobre sonoridade, poética e corpo | |
| Raquel Mendonça Martins | |
| Representações da mulher moderna em A Duquesa de Bal Tabarin | |
| Anna Maria Greco Carvalho | |
| A articulação entre correntes musicais na obra de Astor Piazzolla | |
| Thomas Fontes Saboga Cardoso | |
| Cátia de frança: vinte palavras de valentia ao redor do sol | |
| Luana Bernardo | |
| Indústria e guerrilha cultural: o caso da música independente paraibana | |
| Matteo Ciacchi | |
| A “performance crítica” do Tamba Trio na canção Só Danço Samba | |
| Paula Faour | |
| Canção do Sal: semiótica e transitividade | |
| Roberta Carvalho Pereira Campos, Regina Machado | |
| Vozes subversivas: análise perceptivo-auditiva dos padrões vocais de Pabllo Vittar e Cássia Eller e suas relações de descontinuidade com a binaridade de gênero. | |
| Ber dos Santos Neves, Regina Machado | |
| A performance de Heraldo do Monte no fonograma Baiana (1981) do Grupo Medusa a partir de apontamentos de Mário de Andrade sobre a musicalidade dos cantadores repentistas. | |
| gabriela gonzalez | |
| Sentidos e Representações em Asa Branca | |
| Rodrigo Henrique Granja | |
| Reflexões sobre os aspectos sócio-históricos da música trap: das cozinhas de Atlanta às periferias brasileiras | |
| Yara Teles Kociuba | |
| Eliane Elias: uma narrativa bibliográfica em construção | |
| Isac Rodrigues de Almeida | |
| Sobre o “paradigma da mediação” na historiografia da Música Popular no Brasil | |
| Lurian José Reis da Silva Lima | |
| “Canto”: Tania Maria em canção e trajetória | |
| Luiz Sergio Ribeiro da Silva, Marcia Ramos de Oliveira | |
| A tradição dos cantautores na música popular brasileira | |
| Lienne Aragão Lyra, Flavio de Souza Melo | |
| Reformulando protagonismos do Choro Pelotense (RS): descentralizando o foco narrativo | |
| Pedro Gabriel dos Santos Erler, Rafel Velloso, Rafael Noleto | |
| “Camino de las aguas: 3 canciones de Paraguay como parte de su expresión cultural por el río Paraná” | |
| Paulo José Siqueira Tiné |
ST9 – O trabalho no campo da música no Brasil |
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| “Cuidado colega”: relatos iniciais de uma pesquisa sobre o trabalho de musicistas de choro, em Recife | |
| Leandro Montovani da Rosa | |
| Estudante de graduação em música no IVL/UNIRIO e musicista profissional: considerações sobre conflitos entre essas duas condições | |
| Dora Lins e Silva Daydé, Gabriel Bittencourt Azevedo, Gabriel Ribeiro Veras | |
| A regularização da profissão de músico – uma trajetória de luta | |
| Anne Meyer | |
| A formalização do trabalho no campo da música: relatório final do estudo exploratório no acervo documental do Sindicato dos Músicos do Estado do Rio de Janeiro | |
| Luciana Requião | |
| Flexibilidade laboral na prática ocupacional de musicistas em Salvador, BA | |
| Rodrigo Heringer Costa | |
| Tecidos e tessituras: a música sinfônica, trabalho e imigração | |
| Breno Ampáro, Júlia Donley | |
| Três hipóteses sobre o processo de adaptação das instituições sinfônicas ao contexto da política cultural pós-64: um relato de pesquisa | |
| Priscila Alencastre Lopes Santos Souza | |
| Trabalhadores(as) invisíveis, mobilizações históricas: organizações de trabalhadores(as) musicistas em Curitiba | |
| Laize Soares Guazina |
ST10 – (Re)construção de passados musicais no Brasil antes de 1889 |
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| Música e músicos nos Maços de População da Capitania e da Província de São Paulo (1765-1850) | |
| Daniel Issa Gonçalves, Paulo Augusto Castagna | |
| Repertório musical abolicionista (1880-1882): subsídios para descortinar aspectos de um passado musical | |
| Márcia Carnaval de Oliveira, Bartolomeu Wiese Filho, Celso Garcia de Araújo Ramalho | |
| Cantigas de Santa Maria alguns procedimentos poéticos-musicais | |
| Sérgio Antônio Canedo | |
| A função institucional dos Te Deum laudamus referidos nas Atas da Câmara e no Registro Geral da Câmara Municipal de São Paulo, de 1822 a 1850 | |
| Paulo Augusto CASTAGNA | |
| A atividade musical nos registros da Irmandade de São Gonçalo Garcia (São João del-Rei, século XVIII) | |
| Rodrigo Pardini Corrêa | |
| Acordes do passado: uma análise da música no Maranhão pré-republicano através de registros de jornais | |
| Daniel Ferreira Santos | |
| Mapeamento de agentes econômicos no comércio musical fluminense do século XIX (1840-1889) | |
| José Jarbas Ruas | |
| A música de câmara brasileira para saxofone e piano: os primórdios do saxofone no Brasil Império | |
| Paulo Eduardo Souza de Almeida, Mauro Camilo de Chantal Santos |
SA1 – Composição e Sonologia |
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| Compondo performances: explorando outras expressividades em performances musicais | |
| Caio Costa Campos, José Henrique Padovani | |
| Reverberação como ferramenta técnica e estética: breve histórico e desafios de seu uso em áudio multicanal | |
| Fellipe M Martins, Sérgio Freire | |
| Processos telemáticos colaborativos: I Hear You Breathe para flauta baixo, eletrônica em tempo real e video | |
| Cássia Carrascoza Bomfim, Paulo C. Chagas | |
| Escuta informada por descritores de áudio na composição instrumental | |
| Júlio Guatimosim, José Henrique Padovani | |
| A comprovisação a partir de contornos fotográficos na polimicrotonalidade da peça Topografia nas Vizinhanças das Dunas de Stella Maris, para orquestra de violões | |
| George Cristian Vilela Pereira, Marcos da Silva Sampaio | |
| O Jardim de Takemitsu: A cinestesia como ferramenta na composição musical para violão | |
| Ricardo Cappra Cappra Pauletti | |
| Modularities in interactive music: a case study in the piece Entre Máscaras (2023) for cello and live electronics | |
| Afonso Felipe Galdino Leite Romagna, José Henrique Padovani | |
| Improvisação transmusical: o processo criativo no coletivo Revoada | |
| Alexandre Sperandéo Fenerich, Clifford Hill Korman, José Welligton Santos, Pitter Gabriel Maciel Rocha | |
| Palhetada alternada no violão: elementos para a compreensão de sua dinâmica | |
| Augusto Armondes, Sergio Freire | |
| Colaboração e pandemia: invenção de modos de fazer música | |
| Giovanna Lelis Airoldi | |
| Experimentalismo musical do Nordeste | |
| Marco Pinagé, Valério Fiel da Costa | |
| Interações indisciplinares na livre improvisação: processos de (des)(re)construção de ressonâncias poéticas | |
| Breno de Souza Rodrigues, Miguel Díaz Antar, Caio Conti Milan, Carmen Esteves | |
| Aplicação composicional da kenosis de Bloom por meio da Modelagem Sistêmica | |
| Helder Alves de Oliveira, Liduino José Pitombeira de Oliveira | |
| Histórias, ladainhas e duas peças eletroacústicas | |
| Fernando Henrique de Oliveira Iazzetta | |
| Orquestra Errante: improvisação musical e micropolítica | |
| Rogério Luiz Moraes Costa | |
| Gesto-impureza: a multidisciplinaridade em Pendulum Phase | |
| Arthur Zucchi Boscato, Guilherme Sauerbronn de Barros | |
| Aspectos do gesto cênico-musical na interação entre texto e música na composição | |
| Antonio Luiz Drummond Miranda, José Orlando Alves | |
| Carolina Maria de Jesus em Fragmento e Fábula: um experimento de composição de retratos sonoros de mulheres | |
| Izabella Baldoíno Almeida | |
| Vânia Dantas Leite: notas sobre a catalogação de seu acervo e algumas perspectivas musicológicas | |
| Alexandre Sperandéo Fenerich, Bruna Saraiva Melo, Arthur Murtinho | |
| Por uma definição de transcriação musical a partir de Haroldo de Campos | |
| Flavio Henrique Monteiro Gomes | |
| Classes de conjuntos e técnicas de concatenação na composição pós-tonal: um estudo de caso da obra Buracos | |
| Wesley Silva Dantas, Francisco Ernani de Lima Barbosa | |
| Bases teóricas para entender el concepto de topofilia en el marco de la composición de música electroacústica. | |
| Juan Diego martinez alvarez | |
| Considerações sobre a liminaridade entre ritmos e grãos | |
| Rodolfo Caesar | |
| O efeito priming texto-música e seu emprego na peça Ponto único da mente | |
| Gandhi de Oliveira Martinez, Acácio Tadeu de Camargo Piedade | |
| Composição musical e intertextualidade: aspectos da remissão em um experimento composicional | |
| Fabrício Solano Gonçalves, Acácio Tadeu Camargo Piedade | |
| Jogo eletrônico como produtor de uma experiência musical | |
| Gabriel Dargains Gonzaga | |
| A partitura virtual de Philippe Manoury: contexto, estética e poética no ciclo Sonus Ex Machina | |
| Raphael Vilani | |
| Especificação de sistemas composicionais híbridos a partir da intertextualidade por modelagens | |
| Ana Maria Galvão Miccolis | |
| Classes de conjuntos como geradoras de séries dodecafônicas derivadas: um estudo acerca das séries do segundo movimento da obra Aos anjos de Augusto | |
| Francisco Ernani de Lima Barbosa, Tálio Vitor de Lima Lourenço | |
| Co-criação em ambiente virtual: O processo colaborativo entre compositor e intérprete na criação de obra eletrovocal | |
| Ivan Eiji Yamauchi Simurra, Doriana Mendes | |
| Uso de sintetizadores analógicos como estratégias de ensino-aprendizagem em música eletroacústica | |
| Felipe de Almeida Ribeiro, Charles Klippel Neimog, Ricardo Thomasi | |
| Planejamento composicional a partir da ferramenta intertextual askesis | |
| Helder Alves de Oliveira | |
| Associações referenciais como base para o planejamento composicional de obras musicais | |
| Liduino José Pitombeira de Oliveira | |
| O Compositor na sala de ensaios: Relato de experiência na formação de agentes em música-teatro | |
| Marcus Mota | |
| O uso da combinatoriedade nas obras Axis e Diptera | |
| Natanael de Souza Ourives | |
| Sonificação e textura: compondo a partir de dados de fitoplâncton | |
| Jonas Hocherman Corrêa |
SA2 – Educação Musical |
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| O conservatório mediante a corporalidade musical e os estudos de gênero | |
| Hugo Romano Mariano, Jorge Luiz Schroeder | |
| Competências dos Conselhos de Educação: uma investigação no CME de Porto Alegre/RS, com base na Resolução CNE/CEB n.º 2/2016 | |
| Cristina Rolim Wolffenbuttel | |
| Colonização na educação musical?: uma análise do ensino de piano à luz da colonialidade | |
| Géssica Purcino, Douglas Purcino | |
| A participação de mulheres nas pesquisas em Música: uma investigação em dois periódicos científicos brasileiros | |
| Cristina Rolim Wolffenbüttel | |
| Reflexões acerca do conceito de musicalidade: contribuições a partir da psicologia histórico cultural | |
| Klesley Bueno Brandão | |
| A música nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e a prática docente | |
| Francielly Keyse Martins Fernandes, Weliton Corte Marques, Ana Cláudia de Oliveira Freitas | |
| Sobre avaliação em música na educação básica: uma análise das bases que sustentam a literatura publicada no Brasil | |
| Fernanda Gomes de Amorim | |
| Educação Musical e criatividade: o que educadores musicais brasileiros têm a nos ensinar? | |
| Márlon Souza Vieira | |
| A “música” na Folia de Reis | |
| Aline Moraes Silva, Sandra Mara da Cunha | |
| A embocadura no trompete fundamentos teóricos e abordagens pedagógicas nas perspectivas de Farkas e Hickman | |
| Rafaella Goi Pereira | |
| A influência dos acompanhantes na aula de música em formato remoto para crianças do ensino maternal | |
| Janice Vallo Dias da Silva, Edilson Assunção Rocha | |
| Comunidade de prática e aprendizagem musical: uma revisão de artigos, teses e dissertações brasileiras | |
| Lucila Prestes de Souza Pires Andrade, Cristiane Maria Galdino de Almeida | |
| Reflexões sobre as Práticas Pedagógicas de Professores de Flauta Transversal em Conservatórios Estaduais de Minas Gerais | |
| Romario Allef Ribeiro Silva, Tatiane Rocha Matos, Livia Danielle Carvalho Fernandes, Antonio Carlos Guimarães | |
| Ouvir, cantar, tocar: a experiência de ensino nas oficinas do projeto Encontros no Choro: introdução e vivência | |
| Daniel Ortiz de Ortiz, Rafael Soares Velloso | |
| Planejamento de arranjo para grupos vocais e corais: análise a partir da bibliografia especializada | |
| Carolina Andrade Oliveira, Susana Cecilia Igayara-Souza | |
| Antes tarde do que nunca: adultos que buscam aulas de instrumento | |
| Maura Penna, Ingrid Simplício, Ana Rosa Fernandes, Rayssa Melo | |
| A escaleta e o ensino musical criativo | |
| André Luiz Martinez Sant’Anna | |
| A música e masculinidades na adolescência: estado da arte | |
| Laiana Moraes Azevedo | |
| Construção de conhecimentos pedagógico-musicais de mulheres contrabaixistas elétricas na produção de conteúdo musical para as plataformas digitais Instagram e YouTube | |
| Thaís Cardoso Lemos | |
| Análise Situacional: uso e desdobramentos metodológicos em Educação Musical | |
| Mônica Luchese Marques, Teresa Mateiro | |
| Programa Música na Rede: participação de grupos musicais em eventos de integração sociocultural em escolas do estado do Espírito Santo | |
| Marcelo Rodrigues de Oliveira, Michele de Almeida Rosa Rodrigues | |
| Formação e atuação do(a) professor(a) de música egresso(a) do curso de Mestrado Profissional em Artes, em Rede Nacional– ProfArtes da Universidade de Brasília: um mapeamento | |
| Maria Cristina de Carvalho Cascelli de Azevedo, Talía Vieira da Silva | |
| O professor- pesquisador: reflexões sobre a pesquisa no Mestrado Profissional em Artes – ProfArtes | |
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Maria Cristina de Carvalho Cascelli de Azevedo, Cezar Augusto Xavier Borgatto, Tatiane Conceição da Silva Romeu, Maria Luiza Volpini de Mendonça
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| A prática multitasking na aprendizagem musical: apontamentos e reflexões sob a perspectiva da neurociência e da cognição | |
| Eduardo Assad Sahão | |
| Um bom professor de música: uma análise das percepções de licenciandos mineiros | |
| Marcus Vinícius Medeiros Pereira | |
| Conteúdo programático dos cursos de trompete erudito dos conservatórios de São Paulo: uma análise | |
| Wellington de Sousa Pinto, Maico Viegas Lopes | |
| Rádio Livre: experiências musicais e comunicacionais com estudantes privados de liberdade a partir da produção de podcast e da análise de raps, na Escola Estadual Antônio Carlos Gomes da Costa, em Ananindeua – Pará, Brasil | |
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Arlindo Alves Aguiar Junior, Alcir Nascimento Costa, Lucian José de Souza Costa e Costa, Simony Suely Paes de Souza, Aureo Del DeFreitas Júnior
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| A prática de conjunto no Conservatório Estadual de Música Pe. José Maria Xavier: uma análise à luz dos documentos institucionais | |
| Lúcio Barreto de Almeida | |
| Avaliação e validação do fixador dos dedos no arco de violino e viola: tecnologia assistiva como acessório facilitador ao aprendizado musical de pessoas autistas e pessoas neurotípicas | |
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Áureo Déo de Freitas Júnior, Lucian José de Souza Costa e costa, Alcir Nascimento da Costa, Douglas R. P. Rondon, Arlindo Alves de Aguiar Júnior, Adriano Prazeres de Miranda
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| As alunas de Antônio Sá Pereira do curso de Iniciação Musical | |
| Valéria Garcia Soares | |
| Apontamentos sobre a Cartografia e a pesquisa em Educação Musical com crianças | |
| Fabrício Malaquias-Alves | |
| O Ensino de Piano e o Transtorno do Espectro do Autismo | |
| Maria Teresa de Souza Neves, Betânia Parizzi, Natália Nunes, Kassia Emmerich | |
| A voz como recurso didático para o ensino de músicas audiotáteis | |
| Felipe Pessin Manzoli, Celso Garcia de Araújo Ramalho | |
| Uma visão sobre o piano na UFPB | |
| Lívia Figueiredo de Alencar Silva | |
| Construção profissional dos licenciandos em Música de Feira de Santana: uma investigação a partir da Iniciação à Docência – PIBID | |
| Gabriela Magalhães Silva, Cláudia Elisiane Ferreira Dos Santos | |
| Bibliografias básicas e complementares de disciplinas de História da Música: um levantamento a partir de projetos pedagógicos de cursos de Licenciatura em Música | |
| Matheus Silva Rocha | |
| Oficinas online de música e violão para pessoas idosas: aproximações entre educação musical, etnomusicologia e teoria social cognitiva | |
| Gustavo Ramos Ferraz | |
| A (in)visibilidade da infância e das crianças nas pesquisas sobre coros infantis: estado do conhecimento | |
| Dhemy Fernando Vieira Brito, Sandra Mara da Cunha | |
| Levantamento de tecnologias para a aprendizagem de teoria e percepção musical no ensino superior: editores de partitura e DAWs | |
| Darcy Alcantara Neto | |
| Panorama do Curso de Licenciatura Plena em Música da UEPA em Bragança-Pa | |
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Cláudio da Costa Trindade, Jessika Rodrigues da Silva, Anielson Costa Ferreira, Ozian de Souza Saraiva, Marcus Alexandre Carvalho de Souza, Rafael da Costa Ferreira, Sandreson Marcelo Pereira da Silva
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| Aprendendo a tocar fole: processos de aprendizagem da sanfona de oito baixos em Serra Talhada e Sertânia-PE | |
| Ítalo Fernandes da Silva | |
| O ensino de teclado eletrônico no curso técnico do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez: uma análise dos documentos norteadores do ensino do instrumento | |
| Samuel Scarcela, José Soares | |
| A relação entre a formação musical/pedagógica e a prática pedagógica de uma professora da disciplina educação vocal e dicção do curso de licenciatura em artes-habilitação em música da Universidade Estadual de Montes Claros | |
| Larissa Barbosa, José Soares | |
| O ensino criativo em aulas coletivas de violino: entre desafios e aproximações | |
| Isabella Andrade de Castro, Viviane Beineke | |
| Coros Universitários no Brasil: um levantamento nas universidades públicas federais | |
| Vinícius Eufrásio, Bianca Letícia Nascimento de Oliveira | |
| O ensino do violão no Conservatório Estadual de Música “Padre José Maria Xavier”: Diretrizes educacionais e princípios filosóficos da educação musical | |
| Marcelo Túlio Azevedo | |
| O ensino de música na Congregação Cristã no Brasil: relato da oficina de violino em Vila Velha | |
| fernandes jose fernandes, HELLEM PIMENTEL | |
| Ingresso no curso de licenciatura: o caso da música | |
| Ana Maria Souza, Ana Maria Castro Souza | |
| Dimensões tecnológicas no ensino musical: um modelo de seleção digital para o ensino de música | |
| Igor Tolentino, Luiz Naveda | |
| Educação vocal é um fenômeno culturalmente situado. Reflexões pedagógicas para o ensino dos cantos de música popular brasileira. | |
| Simone Franco Valle, Joana Mariz | |
| Aspectos do processo de ensino-aprendizagem dos cantos de música popular brasileira perspectivas práticas e uma proposta de implementação pedagógica | |
| Simone Franco Valle, Joana Mariz | |
| A formação musical do músico atuante na Arquidiocese de Montes Claros: resultados da segunda fase da pesquisa | |
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Wellison Oliveira da Luz, Luana Soares Pereira, Wagner Fillipe Rodrigues Siqueira, Renaldo Rodrigues do Amaral, Maria Odília de Quadros Pimentel
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| Contribuições de recursos digitais para a disciplina Linguagem Musical: possibilidades para a ampliação do repertório | |
| Darcy Alcantara Neto | |
| Entre a empatia e a disciplina/ordem: políticas de formação em dois currículos de graduação em música | |
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Fábio Henrique Gomes Ribeiro, Ariel Queiroz Almeida, Bruna de Souza Lima, Júlia Ellen Sabino dos Santos, Katilly Joyce Paulino de Medeiros
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| A pesquisa sobre a pedagogia vocal no Brasil: um breve panorama | |
| Viviane Alves Kubo, Karolyne Liesenberg | |
| A relação entre estudantes da Licenciatura em Música da XXXX e os Trabalhos de Conclusão de Curso na perspectiva dos/das orientadores/as | |
| Alan Veras, Mario Oliveira | |
| Dimensões decoloniais na formação em violoncelo: experiências e proposições a partir da prática da música popular | |
| Mayara de Brito Ferreira, Luis Ricardo Silva Queiroz | |
| Ensino de violino na educação cristã clássica | |
| Juliana Mendonça de Almeida | |
| Processos de criação melódica como ferramenta para o desenvolvimento da escrita musical | |
| Eduardo Dias de Barros Filho | |
| Educação musical em diálogo com a etnomusicologia na formação inicial de professores/as de música | |
| Wanderson Santos Matias do Monte, Cristiane Maria Galdino de Almeida |
SA3 – Etnomusicologia |
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| Musicando as margens: violências de gênero e suas intersecções com classe e raça em escolas de música do Rio de Janeiro e São Paulo | |
| Graziela Bortz, Beatriz Senoi Ilari, Beatriz Abade, Giullia Asmann Knothe | |
| A atuação e as relações de trabalho de Paulo Moura como músico profissional | |
| Robert Moura | |
| Cocos e cirandas na Paraíba: autoralidade e representação | |
| Guilherme Sperb | |
| La recepción de la Segunda Sinfonía de Roque Cordero en el modernismo musical norteamericano | |
| David Vergara | |
| “Explorando o Universo Musical de César Guerra-Peixe: Um Estudo Etnográfico sobre as Motivações e Contextos da Obra ‘Tributo a Portinari’ (1991)” | |
| giseli sampaio costa | |
| Aspectos sobre o modalismo nas práticas musicais na região do Jalapão no Tocantins | |
| Marcus Facchin Bonilla | |
| Conhecimento incorporado e métodos para registro do movimento humano presente no patrimônio imaterial | |
| Luiz Naveda, Marina Fares Ferreira | |
| Negritude, tempo e política no LP Clementina de Jesus (1966) | |
| Allan de Paula Oliveira | |
| História oral e práticas sonoro-musicais de mulheres no Rio Grande do Sul | |
| Ana Clara Lemos | |
| “Além do mar cruel…”: Canção do Mar e a neomercantilização do ethos da saudade portuguesa | |
| Caio Felipe Gonçalves Mourão | |
| Práticas decoloniais para o canto coral: aprendendo e cantando a cultura árabe | |
| Amabile Alves Rudeck Brunelli, Hellem Pimentel | |
| A importância do estudo da antropologia visual para a pesquisa de campo em música | |
| Ila Lewtchuk | |
| O musicar do samba rural paulista: uma investigação dos processos de interação não verbal | |
| Ellis Regina Sanchez Hermoza | |
| Sobre rodas e sessions: considerações no campo da música interseccional | |
| Renan Moretti Bertho | |
| O frevo instrumental de Tia Amélia e o descompasso No Passo da história | |
| Maria José dos Santos Altino, Maria Aida Falcão Santos Barroso | |
| Un diablo amable y juguetón, personaje clave para conservar una tradición | |
| Jorge Alberto Paz | |
| Guitarreiro do Mundo – análises musicais sobre o álbum de despedida de Mestre Vieira | |
| Saulo Christ Caraveo, Sonia Maria Moraes Chada |
SA4 – Música Popular |
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| Currulao, Bomba, Festejo, Landó, Saya y Tumba carnaval: Ritmos afroandinos | |
| fllanos Llanos | |
| “Toquei um violãozinho pra ele”: Jobim acompanhando outros artistas ao violão | |
| Ines Rosa Bianca Loureiro, Flavio Terrigno Barbeitas | |
| Possibilidade de uma ontologia da canção a partir do violão de Gilberto Gil | |
| Bruno Yukio Meireles Ishisaki | |
| Valsa e foxtrote: a música romântica na época de ouro (1929-1945) | |
| Júlio Cesar Caliman Smarçaro | |
| Desvendando vozes, descobrindo dúvidas: o cenário dos violeiros repentistas em Paulistana – PI | |
| Matias Rodrigues Silva, Ana Raquel Sousa, Thomas Jeferson da Silva Moura, Rodolfo Rodrigues | |
| Costurando as linhas de um acompanhamento: o violão de Toninho Horta na canção Quadros Modernos | |
| Daniel Menezes Lovisi | |
| A Influência do Choro na Composição Garoa e Maresia, de Guinga | |
| Matheus Viana Alves | |
| Alfredo de Souza, o Mesquita do vibrafone: Pioneirismo e contribuição para a linguagem do vibrafone chorão brasileiro | |
| Ricardo de Almeida Valverde | |
| Ruídos de uma metrópole: jazz bands e modernidade no Rio de Janeiro dos anos 1920 | |
| Cauê De Souza Benetti | |
| Proposta neo-tonal: aplicação do conceito Lídio Cromático de George Russell no contexto performático da música popular | |
| Sérgio Antônio Canedo, Frederico Scherer Haas | |
| O Processo da pesquisa de “As Baquetas”: Peça para várias caixas com bordões | |
| Rafael Cleiton Alexandre | |
| Araçá Azul ou Palimpsesto Tropical: percurso transfonográfico de duas faixas | |
| Guilherme de Azevedo Granato | |
| O “arquivo João da Bahiana”: considerações sobre a construção da memória da música popular brasileira | |
| Eduardo Marcel Vidili | |
| As encruzilhadas afrodiaspóricas entre o blues e o samba em Delta Estácio Blues | |
| Eduardo Seabra | |
| “Acordes que não acabam mais”: um primeiro olhar sobre a tipologia do vocabulário harmônico de Hermeto Pascoal | |
| Felipe José Oliveira Abreu, Wadrian Alefe, Sérgio Freire | |
| Refuse/resist: análise de uma canção do grupo de metal brasileiro Sepultura | |
| Ivan Daniel Barasnevicius, Paulo José de Siqueira Tiné | |
| Aspectos da edição de performance dos áudios de Zé da Velha no CD Só Gafieira! (1995) | |
| Marcos Flávio Aguiar Freitas | |
| Raphael Rabello e Tom Jobim: Considerações sobre o arranjo de Luiza para violão solo | |
| Luísa Campelo de Freitas | |
| O Grande Circo Místico na imprensa: recepção e crítica da obra de Edu Lobo e Chico Buarque | |
| Luís Felipe Finelli, Edite Rocha | |
| Dino 7 Cordas: o desenvolvimento de uma identidade sonora | |
| Luiz Sebastião Juttel | |
| Uma proposta analítica para o fonograma “Coisa n. 4” de Moacir Santos | |
| Fábio Lima Marinho Gomes | |
| Baden Powell: Abordagem técnico-rítmica da mão direita | |
| Victor Rodrigues Almeida Sousa, Guilherme Caldeira Loss Vicens | |
| Ritmos cruzados, polirritmia e estilo: uma análise de solos de Edu Ribeiro em Cebola no Frevo | |
| Otho Guimarães Filho, Fernando de Oliveira Rocha | |
| O violão de Romero Lubambo: uma análise da sua improvisação em Mr. Jr | |
| Hiago Aparecido dos Reis Fernandes, Clifford Hill Korman | |
| Transcrição musical como ferramenta pedagógica para o ensino da música brasileira popular instrumental | |
| Maico Viegas Lopes | |
| Exu Patropi: as implicações exusíacas na obra de Jorge Ben como ações decolonialistas e a compreensão do Jornal do Brasil sobre o fenômeno | |
| Tiago Scaramella de Azevedo Cunha | |
| Entre cordas: reflexões sobre o Candombe ao violão no processo criativo de Bateu de Mateus Porto e Juliano Guerra | |
| Mateus Porto Moraes | |
| “Regional de pandeirista!”: Pernambuco do Pandeiro e seu regional | |
| Paola Almeida Andrade | |
| A concepção de “música popular brasileira” para alunos e professores da Universidade de Música Popular Bituca | |
| Luiz Carlos Figueiredo, Hellem Pimentel | |
SA5 – Performance Musical |
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| O impacto das dores e lesões nas práticas interpretativas e a importância da criticidade e do olhar artesanal no estudo instrumental | |
| Douglas Henrique Lemes, Alfeu Rodrigues Araújo Filho | |
| Questões interpretativas relacionadas a três títulos da literatura pianística francesa apresentados nos salões da Société Nationale de Musique-SNM e da Société Musicale Indépendante-SMI | |
| Danieli Verônica Longo Benedetti, Lorraine Gregório de Oliveira, Liz Helena Minadeo, Ana Carolina Gouveia | |
| Música coral moçambicana no contexto de tradição oral: processo de criação e performance musical na visão do maestro Vasco Gabriel Machiana | |
| Feliciano de Castro Comé, Maria José Chevitarese de Souza Lima | |
| Trovas Cariocas nº 1: José Maria Neves e seu diálogo com a trova brasileira | |
| Elenis Sabino Guimarães | |
| Performance, gênero e identidade: um relato sobre me reconhecer como percussionista | |
| Tamiê Pages Camargo | |
| A rítmica na grafia da música vocal: apontamentos e considerações. | |
| Rafael Barrera | |
| Dois romances de Dona Militana para flauta doce e cravo | |
| Maria Aida Falcão Santos Barroso, Daniele Cruz Barros | |
| Percepções rítmicas e etnomusicológicas em Capibaribe de Radamés Gnatalli: caminhos performativos | |
| Weliton de Carvalho, Vitor de Souza Ferreira, Luiz Henrique Fiaminghi | |
| A perspectiva timbrística na interpretação do repertório para violão do século XIX | |
| Jéfrey Antônio de Andrade | |
| Limiares de erro no atendimento das demandas da obra: uma análise da performance do Ícone de Jean-Pierre Caron | |
| Valério Fiel da Costa | |
| Villalobiana n.8 para fagote e piano de Marcelo Rauta: propostas para a construção interpretativa da cadência | |
| Ariana Mendonça Pereira Fernandes, Aloysio Moraes Rego Fagerlande | |
| Multifônicos: estudos e proposições de processos facilitadores para a execução da técnicas estendidas no oboé | |
| Sr Agostinho Fonseca Jr, Sr. Ravi Shankar | |
| Compositores de canção de câmara capixaba | |
| Lucimara Viana Teixeira, Lenine Alves dos Santos | |
| O Ensino da Dicção em línguas estrangeiras: reflexões e propostas para a elaboração da transcrição fonética dirigida a cantores brasileiros | |
| Veruschka Bluhm Mainhard, Zelma Amaral da Rosa | |
| Investigações sobre performance colaborativa do(a) maestro(a) na atualidade: uma breve revisão de literatura. | |
| Katarine de Sousa Araújo | |
| Sugestões para a organização do estudo dos alunos de Piano do ensino superior baseadas em sistematização da prática: um relato de experiência | |
| Mauren Liebich Frey Rodrigues | |
| Considerações sobre articulação, polifonia, e performance no desenvolvimento de uma edição prática para a sonata para violino e contrabaixo (1924) de Arthur Lourié (1892-1966) | |
| Lourenço De Nardin Budó, Cláudia Silva do Amaral | |
| Estratégias de aprendizagem e sugestões interpretativas para os excertos orquestrais para trompete do 3º movimento da Bachianas Brasileiras n. 4 de Heitor Villa-Lobos | |
| Amarildo Coelho do Nascimento | |
| Ampliando o acesso ao repertório sacro para coro feminino através das obras da compositora Stella Junia Ribeiro | |
| Marcela Gonçalves, Maria José Chevitarese de Souza Lima | |
| Concerto 2020 para Fagote de Ernst Mahle: uma interpretação analítica do 1º movimento sob o olhar do performer | |
| Glaubert Nüske, Guilherme Sauerbronn Barros | |
| Reflexões sobre o intérprete musical a partir de algumas de suas definições | |
| Luigi Gomes Brandão, Flavio Terrigno Barbeitas | |
| Relojerías Sensibles de Juan Trigos: uma análise estrutural e performática | |
| Geraldo Leite da Costa Neto | |
| Uma abordagem poético-musical da Seresta nº1 Pobre Cega de Heitor Villa-Lobos: uma proposta interpretativa | |
| José Eduardo de Souza Hue, Ana Paula da Matta Machado Avvad | |
| Suíte IV em sol maior de Silvius Leopold Weiss para alaúde, ao violão: processos de adaptação, aspectos técnico-idiomáticos e escolhas interpretativas | |
| Igor Araújo Pereira, Luciano Hercílio Alves Souto | |
| O estilo bossa nova: uma abordagem a partir da teoria de Ratner | |
| Leonardo Amorim, Flavio Barbeitas | |
| A canção de câmara Evocação de Luiz Melgaço (1903-1983) sobre poema de Nilo Aparecida Pinto (1914-1974): análise e edição | |
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Patrícia Valadão Almeida de Oliveira, Mauro Camilo de Chantal Santos, Myrian Ribeiro Aubin, Patrícia Cardoso Chaves
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| O baixo na família dos metais nas aberturas das óperas de Carlos Gomes: identificação dos diferentes instrumentos empregados e recomenndação instrumetal para a performance na atualidade | |
| Alberto Tavares Dias, Paulo Adriano Ronqui | |
| José Siqueira e Mstislav Rostropovich: um encontro possível | |
| Marcelo Moreno da Silva, Felipe Avellar de Aquino | |
| Pedagogia em performance musical: desafios conceituais e teóricos | |
| Leonardo Barreto Linhares | |
| O papel do pianista colaborador na construção interpretativa da canção brasileira de câmara: considerações sobre a peça Trem de Alagoas, de Waldemar Henrique | |
| Juliana Costa Oliveira, Fernando Vago Santana | |
| O Lied N.º 2 para piano de Pedro de Castro (1895-1978): contexto histórico, análise e edição | |
| Myrian Ribeiro Aubin, Maurício Veloso Pinto, Patrícia Valadão Oliveira, Mauro de Chantal Santos | |
| Caminhos para construção de temporalidade em música | |
| Gabriel Ferraz da Silva | |
| Habilidades em piano colaborativo: capacidade e percurso dinâmico do foco de atenção na leitura musical | |
| Taiur Agnoletto Fontana, Maria Bernardete Castelan Póvoas | |
| O processo colaborativo intérprete-compositor na composição do Estudo Brasileiro para oboé solo | |
| Maria José Santos, Ravi Shankar Magno Viana Domingues | |
| O violão plural de Yamandu Costa: uma concepção de música enquanto performance | |
| Henrique Lowson | |
| A filosofia da diferença na relação entre ambientes e performance musical com instrumentos de cordas friccionadas | |
| Marta Martins Pederiva, Natália Cristina Pinheiro Dantas | |
| O teatro musical no Brasil e a adaptação fisiológica da técnica do belting para o português brasileiro cantado | |
| Bruna Marcela Queiroz Melo, Edna Andrade Soares | |
| Improvisação ao violão solo: polifonia e impulso instrumental em um solo de Nelson Veras | |
| Wesley Souza SILVA, Guilherme Caldeira Loss Vincens | |
| Andinas N.3 (Puna) de Rufo Herrera: o processo de construção de uma edição de performance culturalmente informada | |
| Giuliano Elias Coura, Flávio Terrigno Barbeitas | |
| Reconociendo el territorio: metodología para la construcción de una performance musical experimental | |
| Sebastián Barroso | |
| Lendas capixabas para violão solo de Carlos Cruz: um relato sobre a contribuição de violonistas no processo de digitação da peça para a elaboração da edição final | |
| Renan Colombo Simões, Leonardo Loureiro Winter | |
| O cancioneiro inédito de Nivaldo Santiago: caderno de partituras e análise interpretativa | |
| Thales Tácito de Oliveira Almeida, Veruschka Bluhm Mainhard | |
| As canções de câmara de Radamés Gnattali: da performance musical à edição | |
| Luísa Vogt Cota | |
| A reflexão como potencializadora de competências autorregulatórias na prática musical em um estudante de música | |
| Adailson Cássio da Silva Araújo, Marcos Vinícius Araújo | |
| Técnicas estendidas no repertório solista do contrabaixo acústico | |
| Natalia Cristina Pinheiro | |
| Suíte juvenil de Calimério Soares: sambinha ao piano e desenvolvimento de habilidades em nível intermediário | |
| Vitoria Karollyne da Silva Rufino | |
| Projeto “Compositoras no acervo de partituras Hermelindo Castello-Branco”: pesquisa biográfica e catalogação das canções de câmara de Nênia Fernandes | |
| Gisele Pires Mota, Sarah Jadyna | |
| Fatores pessoais e contextuais na prática musical de estudantes de violão do ensino superior e sua relação com a experiência de fluxo | |
| Marcos Vinícius Araújo, Matias Iván Bopp | |
| Uma aula com Keith de Léa Freire | |
| Heriberto Cavalcante Porto | |
| Projeto de aperfeiçoamento e capacitação em performance musical: análise do impacto das ações propostas na performance musical dos participantes | |
| Eva Maria de Pontes Lima Tavares de Farias, Ravi Shankar Magno Viana Domingues | |
| A prática do movimento na performance à partir da relação cantor-pianista colaborador: um estudo de caso da obra Scenas Coloniaes 1870 de Heckel Tavares | |
| Silas Barbosa de Oliveira | |
| Estudos de improvisação ao vibrafone a partir de gravações do pianista Amilton Godoy | |
| Carlos Henrique Fernandes, Fernando de Oliveira Rocha | |
| A Autoetnografia e a Heutagogia: contribuições no desenvolvimento do processo de autoensino e da aprendizagem no trompete | |
| Jefferson Roberto Anastácio, Paulo Adriano Ronqui | |
| A influência intertextual como elemento-chave na performance de MarPROchaKOFIEV das Três Sátiras para Piano de José Alberto Kaplan | |
| Luan Anselmo de Lima, Joana Cunha de Holanda | |
| Sonatina em Ré Maior para flauta e piano de Radamés Gnattali: estudo dos aspectos histórico-sociais, estruturais e caminhos interpretativos | |
| Adelson Souza Brito, Rejane Harder Harder | |
| Prática musical como pesquisa artística: aspectos conceituais | |
| Samanta Neiva Santos | |
| A voz instrumental na Música Popular Brasileira | |
| Natália Lacueva Lepri | |
| O uso da ferramenta metodológica “Ciclo Artístico – Reflexivo de Dupla Checagem (CARDC)” na Pedagogia da Performance: o relato de uma experiência | |
| Nágila Lemos Batista | |
| Performance criativa na música instrumental brasileira: modalidades interpretativas do xote na bateria de Siri na lata | |
| Carlos Eduardo Sueitt Garanhão, Leandro Barsalini | |
| Saudade: edição e comentários interpretativos de uma canção manuscrita para canto e piano de Ernani Braga (1888-1948) | |
| Daniel Almeida de Medeiros | |
| Variações para clarineta no dobrado Saudades de minha terra: reflexões a respeito de uma prática musical militar | |
| Vinicius Fraga, Rafael Fonte | |
| Diferenças entre ambientes culturais e subjetividades na performance musical: uma contribuição a psicologia da performance e a educação | |
| Marcelo de Magalhães Cunha, Luiz Alberto Bavaresco De Naveda |
SA6 – Musicologia |
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| Música brasileira em 78 rpm no arquivo do Rádio Clube de Moçambique (1932-1974): o espaço sonoro como política colonial | |
| Maya Suemi Lemos, Pedro Aragão, Cristiano Tsope | |
| A Casa Faulhaber: uma experiência pioneira da indústria fonográfica brasileira (1910-1914) | |
| Sandor Christiano Buys | |
| Nair de Teffé e o violão no Palácio do Catete: feminismo ao acaso | |
| Marcia Ermelindo Taborda | |
| Revisitando música e modernismo: um panorama das discussões acesas pelo centenário da Semana de 22 | |
| Juliana Wady Lopes | |
| A crítica musical do repertório lírico apresentado no teatro Santa Izabel na cidade de Desterro (SC) entre 1880 e 1885 | |
| MARCELE PEDROTTI MENESES, Marcos Holler | |
| Reflexões sobre a trajetória de Francisco Braga, negro compositor na Primeira República | |
| Juliane Cristina Larsen | |
| A viola caipira e o patrimônio cultural em Minas Gerais: breves apontamentos sobre o processo de registro | |
| Fábio Castro Carvalho | |
| Pontos de Caboclos da Falange de Oxóssi (1997) de Carlos Alberto Pinto Fonseca: análise de uma paisagem sonora | |
| Caio Arcolini Jacoe | |
| Música como virtualização da linguagem | |
| Silas Luz Palermo Filho | |
| O repertório musical presente em Le istitutioni harmoniche (1558) de Gioseffo Zarlino: catalogação e experimentação prática com um conjunto de flautas doces | |
| Paula Andrade Callegari, Carlos Augusto Vieira Lisboa, Ana Roberta Fonseca Gregório, Isabele Martins dos Reis, Maria Eduarda Gomes Martins | |
| O bombardino como fenômeno de estudo no contexto da música brasileira | |
| HUGO LEONARDO DOS SANTOS CARDOSO | |
| Revitalização do Arquivo Histórico da Associação Musical de Ribeirão Preto: perspectivas e realizações | |
| Isabelle Teixeira Mussalam, Gisele Laura Haddad | |
| Mulher, artista expatriada e mulata: discursos sobre a trajetória de Maria D’Apparecida em revistas e jornais brasileiros | |
| Lorena Pires Adão, Fernando de Oliveira Magre | |
| Música na revista O Pasquim no ano de 1973: O crítico Júlio Hungria | |
| André Acastro Egg, Matheus de Souza Moro | |
| Práticas musicais de um centenário: o Teatro Carlos Gomes no centenário de Blumenau (SC) | |
| Camila Werling, Márcia Ramos de Oliveira | |
| Modernismo e defesa do jazz em textos na imprensa em 1927 e 1928 | |
| André Acastro Egg | |
| O estado do conhecimento sobre a historiografia musical no Maranhão | |
| Daniel Ferreira Santos | |
| Retórica, performance e música: aproximações à poética audiofocal António Vieira | |
| Marcus Mota | |
| Programas de concerto como fonte de pesquisa em musicologia | |
| Adriano de Castro Meyer | |
| Uma proposta de modelo analítico para música-teatro e sua aplicabilidade ao repertório brasileiro | |
| Fernando de Oliveira Magre | |
| O repertório sacro do compositor capixaba Arnulpho Mattos e os postulados do Motu próprio Tra le sollecitudini de 1903 | |
| Carlos Fernando Secomandi, Edilson Assunção Rocha | |
| Breve estudo analítico quanto ao papel da percussão na Sonata para dois pianos e percussão de Béla Bartók | |
| Thomaz da Silva Barreto | |
| Grindnoise Sergipano nos anos 80 e 90: Perspectivas sonoras, metodologias e redes de sociabilidade na construção de uma cultura musical. | |
| Carlos Henrique Morais Alves, Valério Fiel da Costa | |
| “Ars Nova paulista”: Performance, práticas de repertório e diálogos musicais no Movimento Ars Nova de São Paulo (SP) | |
| Ana Paula dos Anjos Gabriel | |
| A intertextualidade na obra do compositor romântico brasileiro Alexandre Levy compreendida a partir da análise comparativa entre sua obra Schumanniana e as Cenas Infantis op. 15 , de Schumann | |
| Adriano Guilhen Bastoge | |
| As línguas africanas no samba: análise da diversidade linguística em uma única letra | |
| Victor Carlos Santos de Oliveira | |
| De onde vem essa música?: um mapeamento de programações da OSUSP entre 1976-2019 | |
| João Batista Carvalho de Brito Cruz, Fábio Cury | |
| João Baptista Siqueira: um musicólogo brasileiro e sua multiplicidade de interesses de pesquisa | |
| Christie Rodrigues Lima da Silva |
SA7 – Teoria e Análise Musical |
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| Bodily devices, dialectical procedures and processuality of material in Helmut Lachenmann’s Salut für Caudwell, for two guitarists | |
| Artur de Melo Miranda Azzi, Rogerio Vasconcelos Barbosa | |
| Maialib: uma biblioteca de funções para musicologia e análise musical assistida por computador | |
| Nycholas Maia | |
| Repetição e variação em The Garden of Love de Jacob TV | |
| Levy Oliveira, Paulo Rosa | |
| Análise das figuras de retórica nos dois primeiros movimentos da cantata Ad Manus (BuxWV75/3) de Dieterich Buxtehude | |
| Pedro Seara Pastor, Laura Tausz Rónai | |
| Procedimentos miméticos em Doppelbelichtung de Carola Bauckholt | |
| Thiago Diniz Gonzaga de Lima, Igor Leão Maia | |
| Referencialidade extrínseca como parâmetro de análise em música acusmática: uma proposta metodológica | |
| Gustavo Arima | |
| Transcrição como “transcriação”: uma análise de Zwei Liszt-Transkriptionen de Heinz Holliger | |
| Igor Leão Maia e Samuel Araújo Alves | |
| Os gestos vocais e a análise vocal multifacetada (AVM) | |
| Rafael Augusto de Lima Barbosa, Clifford Hill Korman, Clara Sandroni | |
| Serialismo, Dodecafonismo ou Serialismo Dodecafônico: algumas questões terminológicas, conceituais e históricas preliminares | |
| Natanael de Souza Ourives, Edinaldo de Paiva Santos | |
| Prerrogativas do arranjo musical: Diálogos musicais entre Beatles e Luciano Berio na canção Michelle | |
| FELIPE MENDES DE VASCONCELOS, Jessé Gomes Sousa | |
| Saberes necessários para a realização de uma transcrição musical | |
| Magno da Silva Sousa, Carlos Henrique Costa | |
| A relação entre o idiomatismo no violão e a construção melódica nas canções de Guinga | |
| João Victor Castro Chequetto, Hellem Pimentel | |
| Forma e textura no primeiro movimento da Sinfonia em Dó (1940) de Igor Stravinsky: relações com a textura em obras de Mozart e Beethoven | |
| Daniel Paes de Barros | |
| Ricercares polifônicos renascentistas: ferramentas e análises | |
| Fernando Luiz Cardoso Pereira, Marcos Pupo Nogueira, Gabriel Canos Massolini |
SA8 – Subáreas e Interfaces da Música: Musicoterapia, Estética Musical, Mídia, Semiótica |
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| Eventos musicais híbridos no Brasil: futuro e inovação no discurso midiático | |
| Vinícius Galant da Rosa | |
| Formação do gosto musical: plataformas de streaming de música e suas interfaces com a mídia e as classes sociais | |
| Lana Rosa Nascimento Oliveira, Egon Eduardo Sebben | |
| O vínculo afetivo em grupos musicais amadores: estudo na Corporação Musical São Sebastião de Santa Cruz de Minas | |
| Gleidson Jordan dos Santos | |
| O combate à perturbação estética por meio da convenção na indeterminação cageana | |
| Alexandre Remuzzi Ficagna, Daniel Gouvea Pizaia | |
| Adam Smith e a autonomia da música instrumental: debates estéticos no século XVIII | |
| Mario Videira | |
| Trois Chansons pour chœur mixte sans accompagnement (1914-1915) de Maurice Ravel (1875-1937): contexto de produção, versões e elementos relevantes a performance | |
| WILLIAN GOMES PEDROZO, DANIELI VERÔNICA LONGO BENEDETTI | |
| Dissonâncias sem preparação: independência e finalidade da música nos argumentos de Artusi | |
| Matheus Rocha Grain, Sérgio Paulo Ribeiro de Freitas | |
| Colaboração e institucionalização em prol da música contemporânea: o caso do Festival Escuta Aqui! | |
| Sofia Leandro, Levy Oliveira, Rodrigo Frade |
COMUNICAÇÃO RECITAL
| Composição e experimentação: o violão em novos campos conceituais | |
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Eduardo Campolina, Artur Miranda Azzi, João Pedro de Queiroz Morales, Sebastián Barroso, Renato Mendes Rosa
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| Estudo n. 1 para gestos e acompanhamento: uma obra sobre tipos e qualidades de gestos para performance musical contemporânea | |
| Luiz Naveda, Daniella Rodrigues Ferreira Costa | |
| Cinco Estudos para violão de Štěpán Rak: gravação do vídeo como etapa final de uma pesquisa artística | |
| Jean Lopes | |
| Modulação métrica como recurso de transição formal: aplicação em composições e arranjos | |
| Raphael Ferreira da Silva | |
| A neve dança? Repensando a obra musical a partir da prática artística | |
| Bibiana Bragagnolo, Samuel Barros | |
| Isto é um violão? | |
| Artur de Melo Miranda Azzi | |
| Os mil tons de Milton Nascimento: exemplos de paralelismo ao longo de décadas de produção | |
| Klesley Bueno Brandão, Felipe José Oliveira Abreu | |
| Choro Canção, E O Bento Levou, e Balanço da Roseira: o arranjo como ferramenta de intervenção pedagógica | |
| Klesley Bueno Brandão | |
| Obras idiomáticas para o Violão 7 Cordas de Aço solista | |
| Guilherme Lamas | |
| As canções de Radamés Gnattali: os diálogos com o regional e com Tom Jobim | |
| Luísa Vogt Cota, Thiago de Freitas | |
| Roberto Di Marino (1956) e as releituras de ritmos platinos na suíte II e III para flauta e violão | |
| Leonardo Loureiro Winter, Marcos Vinícius Araújo | |
| Duas peças para violino e percussão estreadas no Festival Escuta Aqui!: a expansão do repertório através de um evento | |
| Sofia Leandro | |
| Obras de Toninho Horta em arranjos para violão: da “orquestra fantasma” ao violão solista | |
| Victor Rocha Polo | |
| Pandora: uma caixa-clara tocada/ocupada à distância com diferentes sistemas interativos | |
| Sérgio Freire, Raquel Pires, Adolfo Henriquez, Arthur Versiani, Thiago Félix | |
| Capricho de Choro de Hamilton de Holanda: principais escolhas para o arranjo para cravo solo e sua performance | |
| Priscila La Gatta Carminate | |
| Música contemporânea brasileira: edição e gravação da integral para piano de Kilza Setti | |
| Denise Andradede Freitas Martins, Ana Cláudia de Assis Assis | |
| Improviso 7 do 8 | |
| Leandro Pereira de Souza, Pedro Augusto Huff | |
| Poltergeist: uma comunicação acerca da dialética entre projeção e material | |
| Austeclínio Lopes de Farias | |
| Concerto 2020 para Fagote de Ernst Mahle: decisões interpretativas a partir de uma perspectiva camerística | |
| Glaubert Nüske, Claudia Deltregia | |
| Cantares: seis canções para canto e piano, de José Maria Neves | |
| Elenis Sabino Guimarães | |
| Sonatina 3 da Helza Camêu: aspectos interpretativos na primeira gravação mundial | |
| Gisele Pires Mota | |
| Ciranda das sete notas de Villa-Lobos: uma proposta historicamente orientada | |
| Marcos Vinícius Taveira, Mauren L. Frey | |
| Muitos compositores em um: música, intertextualidade e virtualidade | |
| Silas Luz Palermo Filho | |
| Grupo de Trompetes da UNIRIO: arranjos inéditos no centenário da Semana de Arte Moderna | |
| Claudia Maria Villar Caldeira Simões, Maico Viegas Lopes | |
| O oficledie em foco: a escuta de um descontinuado | |
| Wesley Santos Procópio | |
| Arranjos para piano do álbum Egberto Gismonti – 1969 | |
| Maria Beatriz Cyrino Moreira | |
| Portas ao redor: o diálogo imagem e som a partir do discurso e da sintaxe em Portas de Fabianna B. Menezes | |
| Fabianna Bandeira Menezes | |
| Regionais do Sul: as formações e o repertório do choro no sul do Brasil | |
| RAFAEL HENRIQUE SOARES VELLOSO, Daniel Ortiz de Ortiz | |
| Mandala: tudo vem do Um | |
| Riccieri Luís Paludo | |
| Amarear | |
| Breno de Souza Rodrigues, Miguel Díaz Antar, Caio Conti Milan, Carmen Estevez | |
| Silêncio do Caboclo | |
| Yan Matheus de Moura Machado | |
| Trilhas de uma moderna brasilidade musical | |
| Carlos Ernest Dias, Evan Alexander Megaro | |
| Passoando na pracinha: frevo para percussão e dança em três movimentos | |
| Maria José dos Santos Altino Altino, Cleber Da Silveira Campos | |
| Improvisação transmusical: o processo criativo no coletivo Revoada | |
|
Clifford Hill Korman, Alexandre Sperandéo Fenerich, José Wellington Santos, Pitter Gabriel Maciel Rocha
|
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| Piano.Pérolas 2: bichos da terra, da água e do ar | |
| Carla Silva Reis, Liliana Botelho | |
| Uma proposta performativa em Quatro Miniaturas de Osvaldo Lacerda: fatores históricos, artísticos e perceptivos | |
| Weliton de Carvalho, Eduardo Erik Trojan | |
| Música brasileira para saxofone e piano: transformações e implicações na performance | |
| Paulo Eduardo Souza de Almeida, Paula Maria Lima Galama | |
| Transcrições de peças para piano e shakuhachi e piano a quatro mãos de Luigi Antonio Irlandini | |
| Maria Bernardete Castelan Póvoas, Luigi Antonio Irlandini | |
| Te Ouço | |
| Carlos Henrique Morais Alves, Valério Fiel da Costa | |
| Almoço de Família | |
| Benvindo De Oliveira Lins Pereira |
Acompanhe-nos!