V.28, 2018
XXVIII Congresso da Anppom
Tema: 30 anos de ANPPOM – Um olhar para o futuro
27 a 31 de agosto de 2018
Manaus/AM
MESA REDONDA: REFLETINDO SOBRE A PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA NO BRASIL |
|
A pós-graduação profissional | |
Aloysio Moraes Rego Fagerlande | |
Qual o papel da e-Learning no Futuro da Pós-Graduação em Música brasileira? | |
Helena de Souza Nunes | |
COMUNICAÇÕES DOS PESQUISADORES SENIOR CONVIDADOS |
|
De fatos e coisas | |
Marisa Fonterrada | |
Prolegômenos para um ensaio sobre a análise da música popular | |
Martha Tupinambá de Ulhôa | |
Ritmos zoofônicos: a composição como método | |
Rodolfo Caesar | |
Trajetórias | |
Carole Gubernikoff | |
SUBÁREA: COMPOSIÇÃO |
|
A Composição por Objetos Sonoros no Processo de Criação da Peça Genesis III para Viola de Arame | |
Jorge José Ferreira de Lima Alves | |
A utilização de elementos da Cultura Brasileira na composição de Raizes, de Herbert Bezerra | |
Herbert Silva Bezerra, Luís Otávio Teixeira Passos | |
Composição de Caldeirão da Santa Cruz do Deserto a partir da Modelagem Sistêmica do Ponteio n.26 de Camargo Guarnieri | |
Marcel Macedo de Castro Lima, Liduino José Pitombeira de Oliveira | |
Conversas e diálogos como parte do processo criativo de Inquietações, para clarinete solo | |
Alexandre Ficagna | |
O desafio de compor para violão e orquestra | |
Elodie Bouny | |
Processos compositivos na obra Zabumleiromático para violão solo | |
Alexandre Reche e Silva, Edson Luís Carvalho Porto | |
SUBÁREA: EDUCAÇÃO MUSICAL |
|
A avaliação da aprendizagem musical: considerações sobre a teoria e a prática na atuação de três professores dos anos finais do ensino fundamental | |
Fernanda Gomes de Amorim | |
Atuações profissionais de egressxs do PPGMUS da UFBA | |
Angela Luhning, Carlos Renato de Lima Brito, Laurisabel de Ana da Silva, Márcio Pereira, Moacir Cortes Junior | |
Aula de música no ensino médio: uma revisão da literatura | |
Robson Ribeiro | |
Bandas marciais escolares de Goiânia: relações com a vida estudantil de seus integrantes | |
Aurélio Nogueira de Sousa, Joel Luis da Silva Barbosa | |
Considerações sobre a formação de pesquisadores em educação musical | |
Gleison Costa dos Santos, Jean Joubert Freitas Mendes | |
Educação formal, não-formal e informal: em busca de novos modelos | |
Nathan Tejada de Podestá, Silvia Maria Pires Cabrera Berg | |
Educação Musical enquanto formação humana | |
Italan Carneiro | |
Ensino coletivo do violoncelo em três contextos socioeducativos: reflexões a partir de uma pesquisa-ação no estado de São Paulo | |
Marta Macedo Brietzke, Mário André Wanderley de Oliveira, Fábio Soren Presgrave | |
Esquemas e conceitos musicais sobre as propriedades do som na musicalização infantil | |
Hellen da Costa da Silva, Lucyanne de Melo Afonso | |
Experiência com Música, Inventividade e Devir: considerações sobre Filosofia da Educação Musical | |
Karine Larissa Ströher, Vânia Beatriz Müller | |
Formação musical no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco | |
Debora Gabrielly Pimenta de Oliveira | |
Há cultura indígena no curso de licenciatura em música? | |
Tiago Sá Leitão dos Santos | |
Inglês, Francês, Alemão, Russo ou Espanhol? Um estudo sobre o pianista colaborador e seus conhecimentos linguísticos relacionados a línguas estrangeiras | |
Guilherme Farias de Castro Montenegro | |
Iniciação infantil ao violino com músicas folclóricas brasileiras | |
Keeyth Vieira Vianna | |
Inserção profissional de estudantes egressos do mestrado de Programas de Pós-Graduação em Música | |
Rosalía Trejo León, Jusamara Souza | |
LDB, DCNEM, PCN, PCN+ e Orientações Curriculares: uma análise da legislação e dos termos normativos que incidem sobre o currículo de música do ensino médio | |
Robson Ribeiro | |
Modos de escuta entre os jovens alunos do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Acre | |
Consuelo Paulino Bylaardt | |
O corpo como instrumento do cantor na prática coral | |
Rafael Prim Meurer, Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo | |
O currículo em música na educação básica brasileira: uma revisão de literatura a partir dos anais da ANPPOM e da Revista Opus | |
Bruno Felix da Costa Almeida, Cristina Rolim Wolffenbüttel | |
O desenvolvimento profissional de professores de música da educação básica: sobre o trabalho na escola | |
Tamar Genz Gaulke | |
O Educador Musical Multi-Instrumentista: uma pesquisa em andamento | |
Nayara Freire de Sousa Silva, Jean Joubert Freitas Mendes | |
O sistema 12 no contrabaixo elétrico: uma breve introdução a uma proposta metodológica | |
Fabricio Bonfim Santana, Pedro Augusto Silva Dias | |
Para além das notas e ritmos: uma abordagem cognitivo-fisiológica sobre a prática do solfejo | |
Vladimir Alexandro Pereira Silva, Breno Pereira Barbosa | |
Perspectivas Teóricas e Metodológicas do Grupo de Pesquisas NarraMus: de Narrativas de Si à Produção do Conhecimento | |
Jéssica de Almeida, Ziliane Lima de Oliveira Teixeira, Ana Lúcia Louro | |
Prática de conjunto nos estágios iniciais de formação musical: uma proposta integradora | |
Daniel Augusto Oliveira Machado | |
Prática pedagógica musical e as legislações entre 2008 e 2016: formação e atuação dos professores | |
Carlos André Gomes Lima, Cristiane Maria Galdino de Almeida | |
Práticas de improvisação vocal coletiva: cenas em conexão | |
Elaine Barbosa dos Santos, Maria Teresa Alencar de Brito | |
Práticas musicais e de educação musical sinalizadas em programas de concerto do arquivo pessoal da pianista, professora e compositora paraense Luiza Camargo | |
Lia Braga Vieira, Luis Carlos Santos da Costa | |
Professores referência e unidocência: modos de pensar a música nos anos iniciais do ensino fundamental | |
Cláudia Ribeiro Bellochio | |
Um panorama sobre o ensino de música na rede pública municipal de João Pessoa no ano de 2017 | |
José Reinaldo Tavares de Souza | |
Uma análise de dissertações na área de educação musical entre 2007 e 2017 | |
Sérgio Figueiredo, Regina Finck Schambeck | |
SUBÁREA: ETNOMUSICOLOGIA |
|
A construção da sonoridade da Orquestra de Cordas Dedilhadas de Pernambuco através das memórias e vivências de seus músicos | |
Alice Emanuele da Silva Alves | |
A etnomusicologia brasileira e a reconstrução da relação sujeito-objeto na pesquisa social | |
Victor Neves | |
A expressão musical no teatro: em busca de uma autoetnografia junto ao Coletivo de Teatro Alfenim (PB) | |
Mayra de Brito Ferreira | |
A reza cantada do ritual de Encomendação das Almas em povoados rurais da cidade de Cláudio/MG | |
Vinícius Eufrásio | |
As Performances Musicais dos Congos de Niquelândia-GO: um relato etnográfico | |
Felipe Eugênio Vinhal | |
Ecomusicologia: uma introdução | |
Karine Aguiar de Sousa Saunier, Suzel Ana Reily | |
Fluxos de adoções e cantos na formação das crianças Tikmũ’ũn | |
Barbara Viggiano Rocha da Silva | |
Interações sociais e as práticas musicais contemporâneas de grupos de cultura popular na região metropolitana de João Pessoa-PB | |
Fábio Henrique Gomes Ribeiro | |
Migrantes em Boa Vista: subjetividade da música gaúcha presente nas manifestações juninas boa-vistenses | |
Marcos Vinícius Ferreira da Silva | |
Música, identidade e afirmação: a prática da música chinesa no interior da colônia imigrante | |
Cintia Harumi Sauer Matsuda | |
Nação Xambá: identidade negra, tradição religiosa e estratégias de difusão da sua cultura | |
Tainá Menezes Castro | |
O Fandango Caiçara no litoral do Estado do Paraná | |
Cainã Alves, Edwin Ricardo Pitre-Vásquez | |
Reflexão sobre material composicional da música para Mbira Nyunganyunga: caso de chemutengure | |
Micas Orlando Silambo | |
Uma cidade encantada: a conversão semiótica de Barcarena através da guitarrada de Mestre Vieira | |
Saulo Christ Caraveo | |
SUBÁREA: MÚSICA E INTERFACES |
|
A expressão cênica no Coro Universitário da UFPA – CORUNÍ | |
Ediel Rocha de Sousa | |
A Música de Rogério Duprat para o filme Noite Vazia – 1964 | |
Itamar Vidal Junior, Paulo José de Siqueira Tiné | |
Atores e funções na realização musical | |
Caio Victor de Oliveira Lemos | |
Música e design de produtos: construção de materiais sonoros a partir de resíduos de madeira da região amazônica | |
Fernando Alves Matos, Edna Soares | |
O espaço radiofônico em Manaus: história, memória e música | |
Lucyanne de Melo Afonso, Rosemara Staub de Barros | |
SUBÁREA: MÚSICA POPULAR |
|
A música paraense no repertório do Coro Universitário da UFPA | |
Ediel Rocha de Sousa | |
Complexização do baião na bateria no âmbito da música instrumental brasileira: análise rítmica do “Forró em Timbaúba” | |
Christiano Galvão | |
Entre o popular e o erudito: considerações sobre o Pássaro Junino em Belém do Pará | |
Paulo Murilo Guerreiro do Amaral, Anderson Sandim, Sâmela Jorge | |
Esboço de uma abordagem da relação entre Villa-Lobos e a música popular | |
Lurian José Reis da Silva Lima | |
O arranjo como atualização da obra na performance de música popular: análise de duas versões da música Gaúcho (corta-jaca), de Chiquinha Gonzaga | |
Guilherme Braga Veroneze Gomes, Clifford Hill Korman | |
O produtor e a construção da “marca sonora” na indústria fonográfica | |
José Eduardo Ribeiro de Paiva | |
O Violão 7 Cordas de Valdir Silva na música Exemplo | |
Guilherme Augusto Lamas de Oliveira, Rafael Thomaz | |
Proposições metodológicas para o desenvolvimento do vocabulário musical do improvisador na perspectiva bakhtiniana da linguagem | |
Klesley Bueno Brandão | |
Tensionando discursos relacionados ao pandeiro nas primeiras décadas do século XX | |
Eduardo Marcel Vidili | |
Vassourinha elétrica: apontamentos acerca da inserção e prática de instrumentos elétricos nas orquestras de frevo pernambucanas | |
Ítalo Guerra Sales, Eduardo de Lima Visconti | |
SUBÁREA: MUSICOLOGIA E ESTÉTICA |
|
A clarineta nos Suplementos Musicais dos Boletíns Latino Americanos de Música V e VI | |
Natália Braga, Edite Rocha, Emília Carneiro | |
A expressão poética de Willy Corrêa de Oliveira em sua obra para violão solo: Que Trata de España e Nove Gravuras para guitarra | |
Ranan Salvador Timoteo, Maurício Funcia De Bonis | |
A Ópera Esquecida de Marin Marais, Ariane et Bacchus (1696): um Drame Mixte | |
Silvana Ruffier Scarinci | |
A transformação dos passaggi na prática vocal italiana de meados do século XVI ao início do século XVII. | |
Viviane Alves Kubo | |
As canções para canto e piano de Francisco Braga: critérios para uma edição revista | |
Mônica Pedrosa de Pádua, Cecília Nazaré de Lima | |
As primeiras apresentações de violão em Pernambuco (1830-1850) | |
Humberto Amorim | |
As sonoridades históricas da cidade: a paisagem sonora da visita de Getúlio Vargas na Blumenau de 1940 | |
Tiago Pereira | |
Canções de Francisco Braga: elementos da estruturação musical em interação com os poemas | |
Cecília Nazaré de Lima, Mônica Pedrosa de Pádua | |
Cipriano da Rore, o madrigalista revolucionário: um estudo sobre as alterações estruturais realizadas pelo compositor na escrita do Madrigal Italiano | |
Rafael Luis Garbuio | |
Impactos da geografia sobre a construção de conhecimento musicológico | |
Renato Pereira Torres Borges | |
John Cage e o surgimento de novas formas artísticas | |
Wânia Mara Agostini Storolli | |
José Alberto Kaplan e a arte engajada: Uma análise da Cantata Pra Alagamar | |
Vladimir Alexandro Pereira Silva, José Adriano de Sousa Lima Júnior, Luciênio de Macêdo Teixeira | |
O Cabrião, a crítica musical no semanário humorístico e satírico paulistano | |
Alexandre José de Abreu | |
O maneirismo do madrigal Io Parto de Carlo Gesualdo: os elementos que aproximam esta obra da reclassificação estética do final do Renascimento | |
Rafael Luis Garbuio, Carlos Fernando Fiorini | |
O Movimento Artístico Brasileiro (1931-1940) no cenário musical carioca dos anos 1930 | |
Nathalia Lange Hartwig | |
Orquestras profissionais subsidiadas por organismos públicos: declínio na Região Metropolitana de São Paulo | |
Camila Carrascoza Bomfim | |
Reconstrução musicológica da parte de viola do concerto de violino a solo de José Palomino (c. 1755-1810) | |
Francisco Jayme Cordeiro da Costa | |
SUBÁREA: PERFORMANCE |
|
A bateria múltipla e suas performances | |
Joao Casimiro Kahil Cohon | |
A comunicação do amor no Ponteio no 9 de Guarnieri | |
Andrei Liqueur Soares de Abreu, Regina Antunes Teixeira dos Santos | |
A formação de imagens mentais na prática com privação sensorial de quatro estudantes de piano | |
Renan Moreira Madeira, Regina Antunes Teixeira Dos Santos | |
A homogeneidade sonora no quarteto de cordas: diferentes enfoques possíveis | |
Adonhiran Reis, Emerson de Biaggi | |
A música para violão de Nonato Luiz: aspectos iniciais de pesquisa sobre os gêneros musicais influenciadores | |
Marco Rodrigo Castro da Silva, Ezequias de Oliveira Lira | |
A performance da percussão em Antinomies I, de Rogério Duprat | |
Ricardo de Alcântara Stuani, Itamar Vidal Junior | |
A postura do regente e seu possível impacto na saúde ocupacional | |
Jorge Augusto Mendes Geraldo | |
A produção musical para trompete no Rio Grande Norte: catalogação de obras para edições críticas do repertório | |
João Maria Simplicio Ferreira, Ranilson Bezerra de Farias | |
Análise e interpretação: abordagens analíticas que subsidiam a prática do intérprete | |
Radan Soares da Costa, Ranilson Bezerra de Farias | |
Aspectos da prática vocal: uma análise dos processos fonológicos de sândi externo na canção brasileira de câmara | |
Jeanne Rocha | |
Competências em leitura musical em pianistas de coro no Brasil | |
Rafael Ricardo Friesen, Maria Bernardete Castelan Póvoas | |
Coordenação motora na bateria e ritmos afro-brasileiros: possibilidades de estudos a partir do Agueré | |
Rafael Souza Palmeira | |
Estratégias de estudo aplicadas em três momentos da peça Toccata de Sergio Assad | |
José Wellington Borges Araújo Júnior, Ezequias Oliveira Lira | |
Estudo sobre a performance percussiva da Ciranda de Manacapuru | |
Ygor Saunier Mafra Carneiro Monteiro, Carlos Stasi, Karine Aguiar de Sousa Saunier | |
Francisco Mignone, o intérprete: estudo de aspectos do seu estilo interpretativo por meio da análise de gravações | |
Fernando Araújo | |
Incorporando polirritmias através da prática de ritmos afro-brasileiros | |
Érica Pereira de Sá, Fernando Martins de Castro Chaib | |
Influencia de Fauré en la obra musical de Antonio María Valencia: análisis comparativo entre Berceuse Op.16 y Canción de Cuna C.G-V 60 | |
Susana Castro Gil, José Augusto Almeida | |
Liquidez e nuance rítmica na performance musical de Nenê: sintoma de pós-modernidade? | |
Guilherme Marques, Fernando Hashimoto | |
Memorização e aprendizado simultâneo com base nos Guias de Execução de Roger Chaffin – estudo de caso com quatro violinistas pós-graduados | |
Débora Borges da Silva | |
O Arranjo dentro do Arranjo: o arranjo como colagem. O caso Palhaço (E. Gismonti) pra o Ensemble Brasileiro | |
Paulo José de Siqueira Tiné | |
O silêncio na música: os momentos e suas funções | |
Pedro Bielschowsky, Felipe Avellar de Aquino | |
Posições alternativas no trombone: um estudo teórico interpretativo | |
Bruno Caminha Farias, Radegundis Aranha Tavares Feitosa | |
Projeções em perspectiva: implicações da interação para a seção de improviso | |
Ramón Del Pino | |
Sonata Antigua para contrabajo y piano de Fabio González Zuleta: Un análisis de su escritura idiomática para el contrabajo | |
Rodrigo Olivárez, Susana Castro Gil | |
Sonatina para clarineta e piano de José Siqueira: estudo e sugestões interpretativas | |
Aynara Dilma Vieira da Silva Montenegro | |
SUBÁREA: SONOLOGIA |
|
A dupla captura e o espaço da memória em Memos from Stuttgart: o processo de criação de Schwarswälder Kirschtorte | |
Valéria Bonafé, Rogério Costa | |
A produção de sentidos na construção sonora de videogames | |
Vicente Reis de Souza Farias | |
Enxameamento: o Coletivo e o Colaborativo na Improvisação Livre | |
Cássio Moreira, Manuel Falleiros | |
Gambioluteria: por uma arqueologia sonora | |
Giuliano Obici | |
Gravação da narração em língua portuguesa do Solfejo do Objeto Sonoro: impasses, critérios e proposições | |
Adriana Lopes Moreira, Augusto Piccinini | |
O discurso musical eletroacústico: aplicação e ampliação do conceito de Simon Emmerson | |
Cláudio Bezz | |
Olha o beat envolvente: uma abordagem sonológica das batidas do funk paulista da terceira década | |
Rafael Hermés Mondoni Moreira, Heloísa de Araújo Duarte Valente | |
Orquestra de laptop na construção sonora do live cinema: processo criativo e desafios da OLapSo | |
Marina Mapurunga de Miranda Ferreira | |
Poéticas e políticas da escuta do espaço em seis trabalhos sonoros | |
Alexandre Sperandéo Fenerich | |
Ser ‘modesto’ e ser moderno: o caso da música experimental | |
Fernando Iazzetta, Lílian Campesato | |
Silêncios e durações estendidas no Wandelweiser: considerações a partir de First Music for Marcia Hafif, de Antoine Beuger | |
Fernando Iazzetta, Gustavo Branco Germano | |
Sonificação como art-science: três lógicas de interdisciplinaridade, três lógicas de sonificação | |
Fernando Henrique de Oliveira Iazzetta, Augusto Piccinini | |
Tocador de cordas magnético: desenvolvimento de um equipamento interativo para performance e instalações musicais | |
Luís Otávio Teixeira Passos, Herbert Silva Bezerra | |
SUBÁREA: TEORIA E ANÁLISE MUSICAL |
|
A escala dual: da ambiguidade modal à dualidade expressiva em Vivaldi, Bizet e Chostakóvitch | |
Luciano de Freitas Camargo | |
A estrutura bivocal como premissa analítica para a polifonia italiana de meados do século XVI: reflexões sobre a composição de duos apresentada por Nicola Vicentino em L’antica musica ridotta alla moderna prattica (1555) | |
Carlos C. Iafelice | |
A teoria da Gestalt aplicada à música | |
Claryssa de Padua Morais, Carlos Fernando Fiorini | |
A inter-relação entre conjuntos, textura e condução de vozes na Pequena peça para piano nº 5 opus 19, de Arnold Schoenberg | |
Renata Coutinho de Barros Correia | |
A influência acusmática no processo composicional de Luciano Berio | |
Dilson Colman Cassaro | |
Análise da Primeira Dança em Ritmo Búlgaro do Mikrokosmos de Béla Bartók | |
Rodrigo de Carvalho Vasconcelos | |
Análise Schenkeriana do Ponteio n.8 de Camargo Guarnieri a partir de uma perspectiva da polarização acústica | |
Marcel Macedo de Castro Lima, Liduino José Pitombeira de Oliveira | |
Apontamentos analíticos sobre Ebony concerto a partir de um diálogo com Mellers e Parsonage | |
Mauricio José da Silva Figueiredo, José Henrique Padovani | |
Aspectos da teoria da dissonância métrica | |
Leandro Gumboski | |
Centricidade e Simetria; Elementos de articulação melódica, harmônica e cadencial na música pós-tonal. Contrastes e significados na Fantasia para saxofone soprano e pequena orquestra de Villa-Lobos (1948) | |
José de Carvalho Oliveira | |
Interlocuções entre a Rítmica de Gramani e a Marche du Soldat, de Stravinsky | |
Bianca Gesuato Ribeiro, Adriana Lopes Moreira | |
Mudando o objeto mais uma vez: um modelo possível de análise morfológica | |
Valério Fiel da Costa, Luã Nóbrega de Brito, Matteo Ciacchi | |
Perspectiva analítica à peça para piano nº 101 do Mikrokosmos, de Béla Bartók: uma proposta baseada na teoria dos conjuntos | |
Renata Coutinho de Barros Correia | |
Uma proposta de análise em Douze Notations de Pierre Boulez: série e o material musical | |
Alberto Ferreira da Silva | |
SIMPÓSIO: PEDAGOGIA DA PERFORMANCE MUSICAL |
|
Aplicação de um questionário sobre a prática de música de câmara: instrumento e resultados | |
Leonardo Casarin Kaminski, Sonia Ray | |
Computação musical e pedagogia da performance: um panorama das universidades públicas brasileiras e direcionamentos futuros | |
Aluizio Barbosa de Oliveira Neto, Mauricio Alves Loureiro | |
Estado de fluxo e contrafluxo no ensino-aprendizagem do piano: um debate necessário | |
Denise Maria Bezerra | |
Gesto corporal e conteúdo expressivo na construção da performance musical de alunos de harpa | |
Arícia Ferigato, Maurício Alves Loureiro | |
Metacognição das sonoridades no violino: identificando timbres e pontos de contato na iniciação musical | |
Juliana Lima Verde, Ricardo Dourado Freire | |
Os termos pedagogia, didática, ensino, método e técnica na performance musical | |
Sonia Ray | |
Pedagogia da performance e o cantor | |
Daniele Briguente | |
Pedagogia e técnica pianística de Peter Feuchtwanger: aspectos relevantes para a performance musical | |
Liz Helena Minadeo | |
Propostas pedagógicas para iniciantes: identificando tendências em métodos de contrabaixo acústico | |
Jair Maciel | |
Revisitando Gaylord Yost: um guia para o estudo de Mudança de Posição no violino através da repetição de movimentos | |
Thiago Brisolla, Eliane Tokeshi | |
Um estudo sobre iniciação ao violino de alunos de graduação, à luz da Teoria da Autodeterminação | |
Rafael Stefanichen Ferronato, Rosane Cardoso de Araújo | |
SIMPÓSIO: COMPOSIÇÃO E PERFORMANCE: UM TRABALHO COOPERATIVO NA CRIAÇÃO MUSICAL CONTEMPORÂNEA |
|
Documento final – Simpósio “Composição e performance: um trabalho cooperativo na criação musical contemporânea” | |
Silvio Ferraz Mello Filho, Ledice Fernandes de Oliveira Weiss, Eliane Tokeshi | |
A colaboração compositor-intérprete no desenvolvimento da dialética da clarineta | |
Daniel Aparecido de Oliveira, Luis Antonio Eugênio Afonso | |
Colaboração e estabilidade morfológica no processo criativo de Chão de Outono | |
Davi Raubach Tuchtenhagen, Valentina Daldegan | |
Fragmentos Aniquilados, para clarones e eletrônica: uma produção colaborativa | |
Cláudio Bezz | |
La descolonización del performer contemporáneo frente al pensamiento moderno | |
Susana Castro Gil | |
Lower Tree House para violino e viola, de Alexandre Lunsqui: escrita musical e construção de uma performance | |
Ricardo Lobo Kubala, Eliane Tokeshi | |
O design sonoro do piano expandido em montagem de A Flauta Mágica: trabalho colaborativo no diálogo entre o texto musical do século XVIII e a sonoridade do século XXI | |
Denise Hortência Lopes Garcia, Arthur Kauffmann Novas | |
O espelho de Narciso: trazendo à tona aspectos do processo de colaboração compositor-intérprete durante a composição de Espelhos das (In)Tolerâncias, para 7 violoncelos | |
Marcílio Onofre, Rodolpho Borges | |
O processo de criação de Ponteado, peça para três violões: exploração de gestos instrumentais em performance | |
Ledice Fernandes Weiss, Tiê Perrotta Campos | |
Performance musical como rede colaborativa e dinâmica | |
Pedro Sousa Bittencourt | |
SIMPÓSIO: SEMIÓTICA DA MÚSICA E DA CANÇÃO: ASPECTOS TEÓRICOS E APLICAÇÕES |
|
Considerações sobre o álbum de canções: uma proposta de delimitação do objeto teórico e um exemplo de análise de sequenciamento de canções | |
Matheus Mafra | |
Elementos para o tratamento discursivo da performance musical | |
Caio Victor de Oliveira Lemos | |
Manipulações discursivas na formação inicial do estudante de música: modelizações a partir do querer/dever e saber/poder dos sujeitos. | |
Cleyton Vieira Fernandes | |
O Evento Estético na elaboração da performance musical | |
Felipe Marques de Mello | |
O sentido na canção: o papel estrutural e semântico das figuras de expressão no sincretismo cancional | |
Ricardo Nogueira de Castro Monteiro | |
Performance e a criação da memória midiática: música vocal e sua transmissão radiofônica no Brasil da década de 1950 | |
Heloísa de A. Duarte Valente, Juliana Marília Coli, Raphael Fernandes Lopes Farias | |
Vai, malandra!… Porque também lemos com os ouvidos! (Sobre a necessidade dos estudos semióticos, na Anppom ) | |
Heloísa de Araújo Duarte Valente | |
SIMPÓSIO: SEMÂNTICA COGNITIVA E CRIAÇÃO MUSICAL |
|
“A música moderna se prende a revelar o movimento sonoro que passa”: Mário de Andrade como musicólogo brasileiro da forma | |
Márcia Hallak Martins da Costa Vetromilla | |
Composição, cognição e performatividade: experimentos com peças didáticas | |
Guilherme Bertissolo, Paulo Roberto Pitta da Fonseca Filho, Ian Mascarenhas Gusmão | |
Dos objetos-notas na construção do sentido musical: a insuperável pregnância do efeito harmônico na experiência formal da música de tons | |
Marcos Nogueira | |
Estratégias de composição a partir da interação entre temporalidades do compositor, do intérprete e do computador | |
Alisson Gonçalves da Silva, Guilherme Bertissolo | |
Expectativa e memória: interfaces e implicações no compor musical | |
Ricardo Augusto Moreira Alves | |
Expectativa, tensão e sentido em música: limitações e abordagens futuras | |
Mauro Orsini Windholz | |
Memória, movimento, expectativa e surpresa no processo composicional de Drible. | |
Kedson Silva De Jesus | |
Memória Musical Preservada na Demência Semântica: Um Estudo Preliminar | |
Cybelle Maria Veiga Loureiro | |
SIMPÓSIO: ACERVOS MUSICAIS BRASILEIROS |
|
Documento final – Simpósio “Acervos Musicais Brasileiros” | |
Paulo Castagna, Fernando Lacerda Simões Duarte | |
A Música Sacra na Filarmônica Nossa Senhora da Conceição de Itabaiana (SE) | |
Thais Rabelo, Edite Rocha | |
Aquisições de acervos de orquestras: o caso das partituras da Orquestra de Cordas e Academia Coral do Angelicum do Brasil | |
Lucas de Lima Coelho | |
Catálogos de obras e fontes musicais no Brasil: revisão bibliográfica e algumas considerações | |
Roberto Fabiano Rossbach | |
Datando música impressa: um exercício a partir de documentos musicais do acervo Balthasar de Freitas | |
Rodrigo Alves da Silva | |
Em busca de autonomias locais: o desenvolvimento de invólucros para acondicionamento de fontes musicais na região amazônica | |
Fernando Lacerda Simões Duarte | |
História e memória: por uma proposta de organização do acervo de Mestre Vieira | |
Saulo Christ Caraveo | |
Jaime Diniz e suas atribuições a Luís Álvares Pinto: a construção de uma identidade de protagonismo à luz das práticas musicológicas de seu tempo | |
Wheldson Rodrigues Marques, Daniela Maria Ferreira, Paulo Augusto Castagna | |
José Alves da Trindade: análise primária de suas cópias em arquivos musicais mineiros sob a ótica da diplomática | |
Jéssica Aparecida Severino, Modesto Flávio Chagas Fonseca | |
Música na Princesa D’Oeste de Minas Gerais: possibilidades de pesquisas musicológicas em fundos arquivísticos localizados em Formiga | |
Vinícius Eufrásio | |
O arquivo de partituras da banda de música da Polícia Militar do Ceará (1897-1932) | |
Inez Beatriz de Castro Martins Gonçalves | |
O ‘jogo de partes’ como unidade alternativa de arquivamento e descrição em acervos musicais | |
Paulo Castagna | |
Ouverture Noite de São Paulo de Dinorá de Carvalho: notas para uma edição | |
Tadeu Moraes Taffarello | |
Resgatando a função social de documentos musicográficos: o retorno de fontes à fase corrente a partir das atividades de gestão do acervo musical da capela do Hospital Beneficente Portuguesa em Belém – Pará | |
Fernando Lacerda Simões Duarte | |
Restauração musical católica e a presença redentorista em fontes musicais recolhidas ao Acervo Municipal Newton Corrêa na cidade de Curvelo-MG | |
Fernando Lacerda Simões Duarte | |
Sobre acervos musicais em Roraima: situação atual e iniciativas para o estabelecimento de um guia | |
Gustavo Frosi Benetti | |
SIMPÓSIO: A PRODUÇÃO MUSICAL E SONORA DE MULHERES |
|
Documento final – Simpósio “A produção musical e sonora de mulheres: reflexões sobre processos e práticas a partir de uma perspectiva decolonial” | |
Isabel Porto Nogueira, Laila Andresa Cavalcante Rosa, Harue Tanaka | |
A presença das mulheres em Ariane et Bacchus de Marin Marais (1696) | |
Elisama Fernanda Koppe, Silvana Ruffier Scarinci | |
A produção musical das compositoras latino-americanas entre os séculos XIX e XXI na música erudita | |
Eliana Monteiro da Silva | |
Acervo de Canção de Câmara de Hermelindo Castello Branco: questões sobre a inserção de compositoras no repertório cancional canônico no Brasil | |
Janette Dornellas, Gisele Pires Mota | |
Applying Feminist Methodologies in the Sonic Arts: The Soundwalking as a Process | |
Linda O Keeffe, Isabel Porto Nogueira | |
As óperas de Jocy de Oliveira: composição e estética do feminino | |
Alexandre Guilherme Montes Silva | |
Assédio moral no ensino de música: uma investigação inicial com foco em ocorrências na educação musical | |
Karla Maria Martins Santos, Marcela Conti Gerizani | |
Cantoras enquanto protagonistas dos festivais da canção popular no Brasil: performances e performatividades de gênero de Elis Regina e Nara Leão | |
Caroline Soares de Abreu | |
Cátia de França: o Coito das Araras através da música e da literatura. | |
Alice Emanuele da Silva Alves | |
Compositoras brasileiras de canção de câmara no acervo de Hermelindo Castello Branco: considerações sobre contexto sociocultural e a sua importância para manutenção e divulgação da produção cancional feminina | |
Gisele Pires Mota | |
Diálogos colaborativos entre sons e empoderamento: Ciclo Sônicas, Festival Sonora Ciclo Internacional de Compositoras edição Porto Alegre e Girls Rock Camp Porto Alegre | |
Isabel Porto Nogueira, Isadora Nocchi Martins | |
Dos processos criativos à performance: reflexão sobre as relações de gênero na produção e circulação da música popular brasileira | |
Bruna Queiroz Prado | |
Geny Marcondes, artista interdisciplinar: reflexões sobre relações de gênero | |
Iracele Vera Livero de Souza | |
O discurso de violência contra mulheres na canção das mídias | |
Luisa Nemesio Toller Motta, Heloísa de Araújo Duarte Valente | |
O protagonismo da mulher vilaboense e sua atuação no cenário musical: registros em periódicos e cruzamento de representações | |
Noemi Ferreira dos Santos, Magda de Miranda Clímaco | |
Reflexões sobre a ausência do repertório de compositoras brasileiras em dois cursos de bacharelado em violoncelo no Brasil | |
Camila Durães Zerbinatti | |
Reflexões sobre o universo da performance musical feminina: o caso das sanfoneiras acadêmicas | |
Harue Tanaka | |
Representatividade feminina na música experimental | |
Tânia Mello Neiva |
Acompanhe-nos!