V.28, 2018

XXVIII Congresso da Anppom

Tema: 30 anos de ANPPOM – Um olhar para o futuro
27 a 31 de agosto de 2018
Manaus/AM

MESA REDONDA: REFLETINDO SOBRE A PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA NO BRASIL

A pós-graduação profissional PDF
Aloysio Moraes Rego Fagerlande
Qual o papel da e-Learning no Futuro da Pós-Graduação em Música brasileira? PDF
Helena de Souza Nunes

COMUNICAÇÕES DOS PESQUISADORES SENIOR CONVIDADOS

De fatos e coisas PDF
Marisa Fonterrada
Prolegômenos para um ensaio sobre a análise da música popular PDF
Martha Tupinambá de Ulhôa
Ritmos zoofônicos: a composição como método PDF
Rodolfo Caesar
Trajetórias PDF
Carole Gubernikoff

SUBÁREA: COMPOSIÇÃO

A Composição por Objetos Sonoros no Processo de Criação da Peça Genesis III para Viola de Arame PDF
Jorge José Ferreira de Lima Alves
A utilização de elementos da Cultura Brasileira na composição de Raizes, de Herbert Bezerra PDF
Herbert Silva Bezerra, Luís Otávio Teixeira Passos
Composição de Caldeirão da Santa Cruz do Deserto a partir da Modelagem Sistêmica do Ponteio n.26 de Camargo Guarnieri PDF
Marcel Macedo de Castro Lima, Liduino José Pitombeira de Oliveira
Conversas e diálogos como parte do processo criativo de Inquietações, para clarinete solo PDF
Alexandre Ficagna
O desafio de compor para violão e orquestra PDF
Elodie Bouny
Processos compositivos na obra Zabumleiromático para violão solo PDF
Alexandre Reche e Silva, Edson Luís Carvalho Porto

SUBÁREA: EDUCAÇÃO MUSICAL

A avaliação da aprendizagem musical: considerações sobre a teoria e a prática na atuação de três professores dos anos finais do ensino fundamental PDF
Fernanda Gomes de Amorim
Atuações profissionais de egressxs do PPGMUS da UFBA PDF
Angela Luhning, Carlos Renato de Lima Brito, Laurisabel de Ana da Silva, Márcio Pereira, Moacir Cortes Junior
Aula de música no ensino médio: uma revisão da literatura PDF
Robson Ribeiro
Bandas marciais escolares de Goiânia: relações com a vida estudantil de seus integrantes PDF
Aurélio Nogueira de Sousa, Joel Luis da Silva Barbosa
Considerações sobre a formação de pesquisadores em educação musical PDF
Gleison Costa dos Santos, Jean Joubert Freitas Mendes
Educação formal, não-formal e informal: em busca de novos modelos PDF
Nathan Tejada de Podestá, Silvia Maria Pires Cabrera Berg
Educação Musical enquanto formação humana PDF
Italan Carneiro
Ensino coletivo do violoncelo em três contextos socioeducativos: reflexões a partir de uma pesquisa-ação no estado de São Paulo PDF
Marta Macedo Brietzke, Mário André Wanderley de Oliveira, Fábio Soren Presgrave
Esquemas e conceitos musicais sobre as propriedades do som na musicalização infantil PDF
Hellen da Costa da Silva, Lucyanne de Melo Afonso
Experiência com Música, Inventividade e Devir: considerações sobre Filosofia da Educação Musical PDF
Karine Larissa Ströher, Vânia Beatriz Müller
Formação musical no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco PDF
Debora Gabrielly Pimenta de Oliveira
Há cultura indígena no curso de licenciatura em música? PDF
Tiago Sá Leitão dos Santos
Inglês, Francês, Alemão, Russo ou Espanhol? Um estudo sobre o pianista colaborador e seus conhecimentos linguísticos relacionados a línguas estrangeiras PDF
Guilherme Farias de Castro Montenegro
Iniciação infantil ao violino com músicas folclóricas brasileiras PDF
Keeyth Vieira Vianna
Inserção profissional de estudantes egressos do mestrado de Programas de Pós-Graduação em Música PDF
Rosalía Trejo León, Jusamara Souza
LDB, DCNEM, PCN, PCN+ e Orientações Curriculares: uma análise da legislação e dos termos normativos que incidem sobre o currículo de música do ensino médio PDF
Robson Ribeiro
Modos de escuta entre os jovens alunos do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Acre PDF
Consuelo Paulino Bylaardt
O corpo como instrumento do cantor na prática coral PDF
Rafael Prim Meurer, Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo
O currículo em música na educação básica brasileira: uma revisão de literatura a partir dos anais da ANPPOM e da Revista Opus PDF
Bruno Felix da Costa Almeida, Cristina Rolim Wolffenbüttel
O desenvolvimento profissional de professores de música da educação básica: sobre o trabalho na escola PDF
Tamar Genz Gaulke
O Educador Musical Multi-Instrumentista: uma pesquisa em andamento PDF
Nayara Freire de Sousa Silva, Jean Joubert Freitas Mendes
O sistema 12 no contrabaixo elétrico: uma breve introdução a uma proposta metodológica PDF
Fabricio Bonfim Santana, Pedro Augusto Silva Dias
Para além das notas e ritmos: uma abordagem cognitivo-fisiológica sobre a prática do solfejo PDF
Vladimir Alexandro Pereira Silva, Breno Pereira Barbosa
Perspectivas Teóricas e Metodológicas do Grupo de Pesquisas NarraMus: de Narrativas de Si à Produção do Conhecimento PDF
Jéssica de Almeida, Ziliane Lima de Oliveira Teixeira, Ana Lúcia Louro
Prática de conjunto nos estágios iniciais de formação musical: uma proposta integradora PDF
Daniel Augusto Oliveira Machado
Prática pedagógica musical e as legislações entre 2008 e 2016: formação e atuação dos professores PDF
Carlos André Gomes Lima, Cristiane Maria Galdino de Almeida
Práticas de improvisação vocal coletiva: cenas em conexão PDF
Elaine Barbosa dos Santos, Maria Teresa Alencar de Brito
Práticas musicais e de educação musical sinalizadas em programas de concerto do arquivo pessoal da pianista, professora e compositora paraense Luiza Camargo PDF
Lia Braga Vieira, Luis Carlos Santos da Costa
Professores referência e unidocência: modos de pensar a música nos anos iniciais do ensino fundamental PDF
Cláudia Ribeiro Bellochio
Um panorama sobre o ensino de música na rede pública municipal de João Pessoa no ano de 2017 PDF
José Reinaldo Tavares de Souza
Uma análise de dissertações na área de educação musical entre 2007 e 2017 PDF
Sérgio Figueiredo, Regina Finck Schambeck

SUBÁREA: ETNOMUSICOLOGIA

A construção da sonoridade da Orquestra de Cordas Dedilhadas de Pernambuco através das memórias e vivências de seus músicos PDF
Alice Emanuele da Silva Alves
A etnomusicologia brasileira e a reconstrução da relação sujeito-objeto na pesquisa social PDF
Victor Neves
A expressão musical no teatro: em busca de uma autoetnografia junto ao Coletivo de Teatro Alfenim (PB) PDF
Mayra de Brito Ferreira
A reza cantada do ritual de Encomendação das Almas em povoados rurais da cidade de Cláudio/MG PDF
Vinícius Eufrásio
As Performances Musicais dos Congos de Niquelândia-GO: um relato etnográfico PDF
Felipe Eugênio Vinhal
Ecomusicologia: uma introdução PDF
Karine Aguiar de Sousa Saunier, Suzel Ana Reily
Fluxos de adoções e cantos na formação das crianças Tikmũ’ũn PDF
Barbara Viggiano Rocha da Silva
Interações sociais e as práticas musicais contemporâneas de grupos de cultura popular na região metropolitana de João Pessoa-PB PDF
Fábio Henrique Gomes Ribeiro
Migrantes em Boa Vista: subjetividade da música gaúcha presente nas manifestações juninas boa-vistenses PDF
Marcos Vinícius Ferreira da Silva
Música, identidade e afirmação: a prática da música chinesa no interior da colônia imigrante PDF
Cintia Harumi Sauer Matsuda
Nação Xambá: identidade negra, tradição religiosa e estratégias de difusão da sua cultura PDF
Tainá Menezes Castro
O Fandango Caiçara no litoral do Estado do Paraná PDF
Cainã Alves, Edwin Ricardo Pitre-Vásquez
Reflexão sobre material composicional da música para Mbira Nyunganyunga: caso de chemutengure PDF
Micas Orlando Silambo
Uma cidade encantada: a conversão semiótica de Barcarena através da guitarrada de Mestre Vieira PDF
Saulo Christ Caraveo

SUBÁREA: MÚSICA E INTERFACES

A expressão cênica no Coro Universitário da UFPA – CORUNÍ PDF
Ediel Rocha de Sousa
A Música de Rogério Duprat para o filme Noite Vazia – 1964 PDF
Itamar Vidal Junior, Paulo José de Siqueira Tiné
Atores e funções na realização musical PDF
Caio Victor de Oliveira Lemos
Música e design de produtos: construção de materiais sonoros a partir de resíduos de madeira da região amazônica PDF
Fernando Alves Matos, Edna Soares
O espaço radiofônico em Manaus: história, memória e música PDF
Lucyanne de Melo Afonso, Rosemara Staub de Barros

SUBÁREA: MÚSICA POPULAR

A música paraense no repertório do Coro Universitário da UFPA PDF
Ediel Rocha de Sousa
Complexização do baião na bateria no âmbito da música instrumental brasileira: análise rítmica do “Forró em Timbaúba” PDF
Christiano Galvão
Entre o popular e o erudito: considerações sobre o Pássaro Junino em Belém do Pará PDF
Paulo Murilo Guerreiro do Amaral, Anderson Sandim, Sâmela Jorge
Esboço de uma abordagem da relação entre Villa-Lobos e a música popular PDF
Lurian José Reis da Silva Lima
O arranjo como atualização da obra na performance de música popular: análise de duas versões da música Gaúcho (corta-jaca), de Chiquinha Gonzaga PDF
Guilherme Braga Veroneze Gomes, Clifford Hill Korman
O produtor e a construção da “marca sonora” na indústria fonográfica PDF
José Eduardo Ribeiro de Paiva
O Violão 7 Cordas de Valdir Silva na música Exemplo PDF
Guilherme Augusto Lamas de Oliveira, Rafael Thomaz
Proposições metodológicas para o desenvolvimento do vocabulário musical do improvisador na perspectiva bakhtiniana da linguagem PDF
Klesley Bueno Brandão
Tensionando discursos relacionados ao pandeiro nas primeiras décadas do século XX PDF
Eduardo Marcel Vidili
Vassourinha elétrica: apontamentos acerca da inserção e prática de instrumentos elétricos nas orquestras de frevo pernambucanas PDF
Ítalo Guerra Sales, Eduardo de Lima Visconti

SUBÁREA: MUSICOLOGIA E ESTÉTICA

A clarineta nos Suplementos Musicais dos Boletíns Latino Americanos de Música V e VI PDF
Natália Braga, Edite Rocha, Emília Carneiro
A expressão poética de Willy Corrêa de Oliveira em sua obra para violão solo: Que Trata de España e Nove Gravuras para guitarra PDF
Ranan Salvador Timoteo, Maurício Funcia De Bonis
A Ópera Esquecida de Marin Marais, Ariane et Bacchus (1696): um Drame Mixte PDF
Silvana Ruffier Scarinci
A transformação dos passaggi na prática vocal italiana de meados do século XVI ao início do século XVII. PDF
Viviane Alves Kubo
As canções para canto e piano de Francisco Braga: critérios para uma edição revista PDF
Mônica Pedrosa de Pádua, Cecília Nazaré de Lima
As primeiras apresentações de violão em Pernambuco (1830-1850) PDF
Humberto Amorim
As sonoridades históricas da cidade: a paisagem sonora da visita de Getúlio Vargas na Blumenau de 1940 PDF
Tiago Pereira
Canções de Francisco Braga: elementos da estruturação musical em interação com os poemas PDF
Cecília Nazaré de Lima, Mônica Pedrosa de Pádua
Cipriano da Rore, o madrigalista revolucionário: um estudo sobre as alterações estruturais realizadas pelo compositor na escrita do Madrigal Italiano PDF
Rafael Luis Garbuio
Impactos da geografia sobre a construção de conhecimento musicológico PDF
Renato Pereira Torres Borges
John Cage e o surgimento de novas formas artísticas PDF
Wânia Mara Agostini Storolli
José Alberto Kaplan e a arte engajada: Uma análise da Cantata Pra Alagamar PDF
Vladimir Alexandro Pereira Silva, José Adriano de Sousa Lima Júnior, Luciênio de Macêdo Teixeira
O Cabrião, a crítica musical no semanário humorístico e satírico paulistano PDF
Alexandre José de Abreu
O maneirismo do madrigal Io Parto de Carlo Gesualdo: os elementos que aproximam esta obra da reclassificação estética do final do Renascimento PDF
Rafael Luis Garbuio, Carlos Fernando Fiorini
O Movimento Artístico Brasileiro (1931-1940) no cenário musical carioca dos anos 1930 PDF
Nathalia Lange Hartwig
Orquestras profissionais subsidiadas por organismos públicos: declínio na Região Metropolitana de São Paulo PDF
Camila Carrascoza Bomfim
Reconstrução musicológica da parte de viola do concerto de violino a solo de José Palomino (c. 1755-1810) PDF
Francisco Jayme Cordeiro da Costa

SUBÁREA: PERFORMANCE

A bateria múltipla e suas performances PDF
Joao Casimiro Kahil Cohon
A comunicação do amor no Ponteio no 9 de Guarnieri PDF
Andrei Liqueur Soares de Abreu, Regina Antunes Teixeira dos Santos
A formação de imagens mentais na prática com privação sensorial de quatro estudantes de piano PDF
Renan Moreira Madeira, Regina Antunes Teixeira Dos Santos
A homogeneidade sonora no quarteto de cordas: diferentes enfoques possíveis PDF
Adonhiran Reis, Emerson de Biaggi
A música para violão de Nonato Luiz: aspectos iniciais de pesquisa sobre os gêneros musicais influenciadores PDF
Marco Rodrigo Castro da Silva, Ezequias de Oliveira Lira
A performance da percussão em Antinomies I, de Rogério Duprat PDF
Ricardo de Alcântara Stuani, Itamar Vidal Junior
A postura do regente e seu possível impacto na saúde ocupacional PDF
Jorge Augusto Mendes Geraldo
A produção musical para trompete no Rio Grande Norte: catalogação de obras para edições críticas do repertório PDF
João Maria Simplicio Ferreira, Ranilson Bezerra de Farias
Análise e interpretação: abordagens analíticas que subsidiam a prática do intérprete PDF
Radan Soares da Costa, Ranilson Bezerra de Farias
Aspectos da prática vocal: uma análise dos processos fonológicos de sândi externo na canção brasileira de câmara PDF
Jeanne Rocha
Competências em leitura musical em pianistas de coro no Brasil PDF
Rafael Ricardo Friesen, Maria Bernardete Castelan Póvoas
Coordenação motora na bateria e ritmos afro-brasileiros: possibilidades de estudos a partir do Agueré PDF
Rafael Souza Palmeira
Estratégias de estudo aplicadas em três momentos da peça Toccata de Sergio Assad PDF
José Wellington Borges Araújo Júnior, Ezequias Oliveira Lira
Estudo sobre a performance percussiva da Ciranda de Manacapuru PDF
Ygor Saunier Mafra Carneiro Monteiro, Carlos Stasi, Karine Aguiar de Sousa Saunier
Francisco Mignone, o intérprete: estudo de aspectos do seu estilo interpretativo por meio da análise de gravações PDF
Fernando Araújo
Incorporando polirritmias através da prática de ritmos afro-brasileiros PDF
Érica Pereira de Sá, Fernando Martins de Castro Chaib
Influencia de Fauré en la obra musical de Antonio María Valencia: análisis comparativo entre Berceuse Op.16 y Canción de Cuna C.G-V 60 PDF
Susana Castro Gil, José Augusto Almeida
Liquidez e nuance rítmica na performance musical de Nenê: sintoma de pós-modernidade? PDF
Guilherme Marques, Fernando Hashimoto
Memorização e aprendizado simultâneo com base nos Guias de Execução de Roger Chaffin – estudo de caso com quatro violinistas pós-graduados PDF
Débora Borges da Silva
O Arranjo dentro do Arranjo: o arranjo como colagem. O caso Palhaço (E. Gismonti) pra o Ensemble Brasileiro PDF
Paulo José de Siqueira Tiné
O silêncio na música: os momentos e suas funções PDF
Pedro Bielschowsky, Felipe Avellar de Aquino
Posições alternativas no trombone: um estudo teórico interpretativo PDF
Bruno Caminha Farias, Radegundis Aranha Tavares Feitosa
Projeções em perspectiva: implicações da interação para a seção de improviso PDF
Ramón Del Pino
Sonata Antigua para contrabajo y piano de Fabio González Zuleta: Un análisis de su escritura idiomática para el contrabajo PDF
Rodrigo Olivárez, Susana Castro Gil
Sonatina para clarineta e piano de José Siqueira: estudo e sugestões interpretativas PDF
Aynara Dilma Vieira da Silva Montenegro

SUBÁREA: SONOLOGIA

A dupla captura e o espaço da memória em Memos from Stuttgart: o processo de criação de Schwarswälder Kirschtorte PDF
Valéria Bonafé, Rogério Costa
A produção de sentidos na construção sonora de videogames PDF
Vicente Reis de Souza Farias
Enxameamento: o Coletivo e o Colaborativo na Improvisação Livre PDF
Cássio Moreira, Manuel Falleiros
Gambioluteria: por uma arqueologia sonora PDF
Giuliano Obici
Gravação da narração em língua portuguesa do Solfejo do Objeto Sonoro: impasses, critérios e proposições PDF
Adriana Lopes Moreira, Augusto Piccinini
O discurso musical eletroacústico: aplicação e ampliação do conceito de Simon Emmerson PDF
Cláudio Bezz
Olha o beat envolvente: uma abordagem sonológica das batidas do funk paulista da terceira década PDF
Rafael Hermés Mondoni Moreira, Heloísa de Araújo Duarte Valente
Orquestra de laptop na construção sonora do live cinema: processo criativo e desafios da OLapSo PDF
Marina Mapurunga de Miranda Ferreira
Poéticas e políticas da escuta do espaço em seis trabalhos sonoros PDF
Alexandre Sperandéo Fenerich
Ser ‘modesto’ e ser moderno: o caso da música experimental PDF
Fernando Iazzetta, Lílian Campesato
Silêncios e durações estendidas no Wandelweiser: considerações a partir de First Music for Marcia Hafif, de Antoine Beuger PDF
Fernando Iazzetta, Gustavo Branco Germano
Sonificação como art-science: três lógicas de interdisciplinaridade, três lógicas de sonificação PDF
Fernando Henrique de Oliveira Iazzetta, Augusto Piccinini
Tocador de cordas magnético: desenvolvimento de um equipamento interativo para performance e instalações musicais PDF
Luís Otávio Teixeira Passos, Herbert Silva Bezerra

SUBÁREA: TEORIA E ANÁLISE MUSICAL

A escala dual: da ambiguidade modal à dualidade expressiva em Vivaldi, Bizet e Chostakóvitch PDF
Luciano de Freitas Camargo
A estrutura bivocal como premissa analítica para a polifonia italiana de meados do século XVI: reflexões sobre a composição de duos apresentada por Nicola Vicentino em L’antica musica ridotta alla moderna prattica (1555) PDF
Carlos C. Iafelice
A teoria da Gestalt aplicada à música PDF
Claryssa de Padua Morais, Carlos Fernando Fiorini
A inter-relação entre conjuntos, textura e condução de vozes na Pequena peça para piano nº 5 opus 19, de Arnold Schoenberg PDF
Renata Coutinho de Barros Correia
A influência acusmática no processo composicional de Luciano Berio PDF
Dilson Colman Cassaro
Análise da Primeira Dança em Ritmo Búlgaro do Mikrokosmos de Béla Bartók PDF
Rodrigo de Carvalho Vasconcelos
Análise Schenkeriana do Ponteio n.8 de Camargo Guarnieri a partir de uma perspectiva da polarização acústica PDF
Marcel Macedo de Castro Lima, Liduino José Pitombeira de Oliveira
Apontamentos analíticos sobre Ebony concerto a partir de um diálogo com Mellers e Parsonage PDF
Mauricio José da Silva Figueiredo, José Henrique Padovani
Aspectos da teoria da dissonância métrica PDF
Leandro Gumboski
Centricidade e Simetria; Elementos de articulação melódica, harmônica e cadencial na música pós-tonal. Contrastes e significados na Fantasia para saxofone soprano e pequena orquestra de Villa-Lobos (1948) PDF
José de Carvalho Oliveira
Interlocuções entre a Rítmica de Gramani e a Marche du Soldat, de Stravinsky PDF
Bianca Gesuato Ribeiro, Adriana Lopes Moreira
Mudando o objeto mais uma vez: um modelo possível de análise morfológica PDF
Valério Fiel da Costa, Luã Nóbrega de Brito, Matteo Ciacchi
Perspectiva analítica à peça para piano nº 101 do Mikrokosmos, de Béla Bartók: uma proposta baseada na teoria dos conjuntos PDF
Renata Coutinho de Barros Correia
Uma proposta de análise em Douze Notations de Pierre Boulez: série e o material musical PDF
Alberto Ferreira da Silva

SIMPÓSIO: PEDAGOGIA DA PERFORMANCE MUSICAL

Aplicação de um questionário sobre a prática de música de câmara: instrumento e resultados PDF
Leonardo Casarin Kaminski, Sonia Ray
Computação musical e pedagogia da performance: um panorama das universidades públicas brasileiras e direcionamentos futuros PDF
Aluizio Barbosa de Oliveira Neto, Mauricio Alves Loureiro
Estado de fluxo e contrafluxo no ensino-aprendizagem do piano: um debate necessário PDF
Denise Maria Bezerra
Gesto corporal e conteúdo expressivo na construção da performance musical de alunos de harpa PDF
Arícia Ferigato, Maurício Alves Loureiro
Metacognição das sonoridades no violino: identificando timbres e pontos de contato na iniciação musical PDF
Juliana Lima Verde, Ricardo Dourado Freire
Os termos pedagogia, didática, ensino, método e técnica na performance musical PDF
Sonia Ray
Pedagogia da performance e o cantor PDF
Daniele Briguente
Pedagogia e técnica pianística de Peter Feuchtwanger: aspectos relevantes para a performance musical PDF
Liz Helena Minadeo
Propostas pedagógicas para iniciantes: identificando tendências em métodos de contrabaixo acústico PDF
Jair Maciel
Revisitando Gaylord Yost: um guia para o estudo de Mudança de Posição no violino através da repetição de movimentos PDF
Thiago Brisolla, Eliane Tokeshi
Um estudo sobre iniciação ao violino de alunos de graduação, à luz da Teoria da Autodeterminação PDF
Rafael Stefanichen Ferronato, Rosane Cardoso de Araújo

SIMPÓSIO: COMPOSIÇÃO E PERFORMANCE: UM TRABALHO COOPERATIVO NA CRIAÇÃO MUSICAL CONTEMPORÂNEA

Documento final – Simpósio “Composição e performance: um trabalho cooperativo na criação musical contemporânea” PDF
Silvio Ferraz Mello Filho, Ledice Fernandes de Oliveira Weiss, Eliane Tokeshi
A colaboração compositor-intérprete no desenvolvimento da dialética da clarineta PDF
Daniel Aparecido de Oliveira, Luis Antonio Eugênio Afonso
Colaboração e estabilidade morfológica no processo criativo de Chão de Outono PDF
Davi Raubach Tuchtenhagen, Valentina Daldegan
Fragmentos Aniquilados, para clarones e eletrônica: uma produção colaborativa PDF
Cláudio Bezz
La descolonización del performer contemporáneo frente al pensamiento moderno PDF
Susana Castro Gil
Lower Tree House para violino e viola, de Alexandre Lunsqui: escrita musical e construção de uma performance PDF
Ricardo Lobo Kubala, Eliane Tokeshi
O design sonoro do piano expandido em montagem de A Flauta Mágica: trabalho colaborativo no diálogo entre o texto musical do século XVIII e a sonoridade do século XXI PDF
Denise Hortência Lopes Garcia, Arthur Kauffmann Novas
O espelho de Narciso: trazendo à tona aspectos do processo de colaboração compositor-intérprete durante a composição de Espelhos das (In)Tolerâncias, para 7 violoncelos PDF
Marcílio Onofre, Rodolpho Borges
O processo de criação de Ponteado, peça para três violões: exploração de gestos instrumentais em performance PDF
Ledice Fernandes Weiss, Tiê Perrotta Campos
Performance musical como rede colaborativa e dinâmica PDF
Pedro Sousa Bittencourt

SIMPÓSIO: SEMIÓTICA DA MÚSICA E DA CANÇÃO: ASPECTOS TEÓRICOS E APLICAÇÕES

Considerações sobre o álbum de canções: uma proposta de delimitação do objeto teórico e um exemplo de análise de sequenciamento de canções PDF
Matheus Mafra
Elementos para o tratamento discursivo da performance musical PDF
Caio Victor de Oliveira Lemos
Manipulações discursivas na formação inicial do estudante de música: modelizações a partir do querer/dever e saber/poder dos sujeitos. PDF
Cleyton Vieira Fernandes
O Evento Estético na elaboração da performance musical PDF
Felipe Marques de Mello
O sentido na canção: o papel estrutural e semântico das figuras de expressão no sincretismo cancional PDF
Ricardo Nogueira de Castro Monteiro
Performance e a criação da memória midiática: música vocal e sua transmissão radiofônica no Brasil da década de 1950 PDF
Heloísa de A. Duarte Valente, Juliana Marília Coli, Raphael Fernandes Lopes Farias
Vai, malandra!… Porque também lemos com os ouvidos! (Sobre a necessidade dos estudos semióticos, na Anppom ) PDF
Heloísa de Araújo Duarte Valente

SIMPÓSIO: SEMÂNTICA COGNITIVA E CRIAÇÃO MUSICAL

“A música moderna se prende a revelar o movimento sonoro que passa”: Mário de Andrade como musicólogo brasileiro da forma PDF
Márcia Hallak Martins da Costa Vetromilla
Composição, cognição e performatividade: experimentos com peças didáticas PDF
Guilherme Bertissolo, Paulo Roberto Pitta da Fonseca Filho, Ian Mascarenhas Gusmão
Dos objetos-notas na construção do sentido musical: a insuperável pregnância do efeito harmônico na experiência formal da música de tons PDF
Marcos Nogueira
Estratégias de composição a partir da interação entre temporalidades do compositor, do intérprete e do computador PDF
Alisson Gonçalves da Silva, Guilherme Bertissolo
Expectativa e memória: interfaces e implicações no compor musical PDF
Ricardo Augusto Moreira Alves
Expectativa, tensão e sentido em música: limitações e abordagens futuras PDF
Mauro Orsini Windholz
Memória, movimento, expectativa e surpresa no processo composicional de Drible. PDF
Kedson Silva De Jesus
Memória Musical Preservada na Demência Semântica: Um Estudo Preliminar PDF
Cybelle Maria Veiga Loureiro

SIMPÓSIO: ACERVOS MUSICAIS BRASILEIROS

Documento final – Simpósio “Acervos Musicais Brasileiros” PDF
Paulo Castagna, Fernando Lacerda Simões Duarte
A Música Sacra na Filarmônica Nossa Senhora da Conceição de Itabaiana (SE) PDF
Thais Rabelo, Edite Rocha
Aquisições de acervos de orquestras: o caso das partituras da Orquestra de Cordas e Academia Coral do Angelicum do Brasil PDF
Lucas de Lima Coelho
Catálogos de obras e fontes musicais no Brasil: revisão bibliográfica e algumas considerações PDF
Roberto Fabiano Rossbach
Datando música impressa: um exercício a partir de documentos musicais do acervo Balthasar de Freitas PDF
Rodrigo Alves da Silva
Em busca de autonomias locais: o desenvolvimento de invólucros para acondicionamento de fontes musicais na região amazônica PDF
Fernando Lacerda Simões Duarte
História e memória: por uma proposta de organização do acervo de Mestre Vieira PDF
Saulo Christ Caraveo
Jaime Diniz e suas atribuições a Luís Álvares Pinto: a construção de uma identidade de protagonismo à luz das práticas musicológicas de seu tempo PDF
Wheldson Rodrigues Marques, Daniela Maria Ferreira, Paulo Augusto Castagna
José Alves da Trindade: análise primária de suas cópias em arquivos musicais mineiros sob a ótica da diplomática PDF
Jéssica Aparecida Severino, Modesto Flávio Chagas Fonseca
Música na Princesa D’Oeste de Minas Gerais: possibilidades de pesquisas musicológicas em fundos arquivísticos localizados em Formiga PDF
Vinícius Eufrásio
O arquivo de partituras da banda de música da Polícia Militar do Ceará (1897-1932) PDF
Inez Beatriz de Castro Martins Gonçalves
O ‘jogo de partes’ como unidade alternativa de arquivamento e descrição em acervos musicais PDF
Paulo Castagna
Ouverture Noite de São Paulo de Dinorá de Carvalho: notas para uma edição PDF
Tadeu Moraes Taffarello
Resgatando a função social de documentos musicográficos: o retorno de fontes à fase corrente a partir das atividades de gestão do acervo musical da capela do Hospital Beneficente Portuguesa em Belém – Pará PDF
Fernando Lacerda Simões Duarte
Restauração musical católica e a presença redentorista em fontes musicais recolhidas ao Acervo Municipal Newton Corrêa na cidade de Curvelo-MG PDF
Fernando Lacerda Simões Duarte
Sobre acervos musicais em Roraima: situação atual e iniciativas para o estabelecimento de um guia PDF
Gustavo Frosi Benetti

SIMPÓSIO: A PRODUÇÃO MUSICAL E SONORA DE MULHERES

Documento final – Simpósio “A produção musical e sonora de mulheres: reflexões sobre processos e práticas a partir de uma perspectiva decolonial” PDF
Isabel Porto Nogueira, Laila Andresa Cavalcante Rosa, Harue Tanaka
A presença das mulheres em Ariane et Bacchus de Marin Marais (1696) PDF
Elisama Fernanda Koppe, Silvana Ruffier Scarinci
A produção musical das compositoras latino-americanas entre os séculos XIX e XXI na música erudita PDF
Eliana Monteiro da Silva
Acervo de Canção de Câmara de Hermelindo Castello Branco: questões sobre a inserção de compositoras no repertório cancional canônico no Brasil PDF
Janette Dornellas, Gisele Pires Mota
Applying Feminist Methodologies in the Sonic Arts: The Soundwalking as a Process PDF
Linda O Keeffe, Isabel Porto Nogueira
As óperas de Jocy de Oliveira: composição e estética do feminino PDF
Alexandre Guilherme Montes Silva
Assédio moral no ensino de música: uma investigação inicial com foco em ocorrências na educação musical PDF
Karla Maria Martins Santos, Marcela Conti Gerizani
Cantoras enquanto protagonistas dos festivais da canção popular no Brasil: performances e performatividades de gênero de Elis Regina e Nara Leão PDF
Caroline Soares de Abreu
Cátia de França: o Coito das Araras através da música e da literatura. PDF
Alice Emanuele da Silva Alves
Compositoras brasileiras de canção de câmara no acervo de Hermelindo Castello Branco: considerações sobre contexto sociocultural e a sua importância para manutenção e divulgação da produção cancional feminina PDF
Gisele Pires Mota
Diálogos colaborativos entre sons e empoderamento: Ciclo Sônicas, Festival Sonora Ciclo Internacional de Compositoras edição Porto Alegre e Girls Rock Camp Porto Alegre PDF
Isabel Porto Nogueira, Isadora Nocchi Martins
Dos processos criativos à performance: reflexão sobre as relações de gênero na produção e circulação da música popular brasileira PDF
Bruna Queiroz Prado
Geny Marcondes, artista interdisciplinar: reflexões sobre relações de gênero PDF
Iracele Vera Livero de Souza
O discurso de violência contra mulheres na canção das mídias PDF
Luisa Nemesio Toller Motta, Heloísa de Araújo Duarte Valente
O protagonismo da mulher vilaboense e sua atuação no cenário musical: registros em periódicos e cruzamento de representações PDF
Noemi Ferreira dos Santos, Magda de Miranda Clímaco
Reflexões sobre a ausência do repertório de compositoras brasileiras em dois cursos de bacharelado em violoncelo no Brasil PDF
Camila Durães Zerbinatti
Reflexões sobre o universo da performance musical feminina: o caso das sanfoneiras acadêmicas PDF
Harue Tanaka
Representatividade feminina na música experimental PDF
Tânia Mello Neiva