V.28, 2018
XXVIII Congresso da Anppom
Tema: 30 anos de ANPPOM – Um olhar para o futuro
27 a 31 de agosto de 2018
Manaus/AM
MESA REDONDA: REFLETINDO SOBRE A PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA NO BRASIL |
|
| A pós-graduação profissional | |
| Aloysio Moraes Rego Fagerlande | |
| Qual o papel da e-Learning no Futuro da Pós-Graduação em Música brasileira? | |
| Helena de Souza Nunes | |
COMUNICAÇÕES DOS PESQUISADORES SENIOR CONVIDADOS |
|
| De fatos e coisas | |
| Marisa Fonterrada | |
| Prolegômenos para um ensaio sobre a análise da música popular | |
| Martha Tupinambá de Ulhôa | |
| Ritmos zoofônicos: a composição como método | |
| Rodolfo Caesar | |
| Trajetórias | |
| Carole Gubernikoff | |
SUBÁREA: COMPOSIÇÃO |
|
| A Composição por Objetos Sonoros no Processo de Criação da Peça Genesis III para Viola de Arame | |
| Jorge José Ferreira de Lima Alves | |
| A utilização de elementos da Cultura Brasileira na composição de Raizes, de Herbert Bezerra | |
| Herbert Silva Bezerra, Luís Otávio Teixeira Passos | |
| Composição de Caldeirão da Santa Cruz do Deserto a partir da Modelagem Sistêmica do Ponteio n.26 de Camargo Guarnieri | |
| Marcel Macedo de Castro Lima, Liduino José Pitombeira de Oliveira | |
| Conversas e diálogos como parte do processo criativo de Inquietações, para clarinete solo | |
| Alexandre Ficagna | |
| O desafio de compor para violão e orquestra | |
| Elodie Bouny | |
| Processos compositivos na obra Zabumleiromático para violão solo | |
| Alexandre Reche e Silva, Edson Luís Carvalho Porto | |
SUBÁREA: EDUCAÇÃO MUSICAL |
|
| A avaliação da aprendizagem musical: considerações sobre a teoria e a prática na atuação de três professores dos anos finais do ensino fundamental | |
| Fernanda Gomes de Amorim | |
| Atuações profissionais de egressxs do PPGMUS da UFBA | |
| Angela Luhning, Carlos Renato de Lima Brito, Laurisabel de Ana da Silva, Márcio Pereira, Moacir Cortes Junior | |
| Aula de música no ensino médio: uma revisão da literatura | |
| Robson Ribeiro | |
| Bandas marciais escolares de Goiânia: relações com a vida estudantil de seus integrantes | |
| Aurélio Nogueira de Sousa, Joel Luis da Silva Barbosa | |
| Considerações sobre a formação de pesquisadores em educação musical | |
| Gleison Costa dos Santos, Jean Joubert Freitas Mendes | |
| Educação formal, não-formal e informal: em busca de novos modelos | |
| Nathan Tejada de Podestá, Silvia Maria Pires Cabrera Berg | |
| Educação Musical enquanto formação humana | |
| Italan Carneiro | |
| Ensino coletivo do violoncelo em três contextos socioeducativos: reflexões a partir de uma pesquisa-ação no estado de São Paulo | |
| Marta Macedo Brietzke, Mário André Wanderley de Oliveira, Fábio Soren Presgrave | |
| Esquemas e conceitos musicais sobre as propriedades do som na musicalização infantil | |
| Hellen da Costa da Silva, Lucyanne de Melo Afonso | |
| Experiência com Música, Inventividade e Devir: considerações sobre Filosofia da Educação Musical | |
| Karine Larissa Ströher, Vânia Beatriz Müller | |
| Formação musical no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco | |
| Debora Gabrielly Pimenta de Oliveira | |
| Há cultura indígena no curso de licenciatura em música? | |
| Tiago Sá Leitão dos Santos | |
| Inglês, Francês, Alemão, Russo ou Espanhol? Um estudo sobre o pianista colaborador e seus conhecimentos linguísticos relacionados a línguas estrangeiras | |
| Guilherme Farias de Castro Montenegro | |
| Iniciação infantil ao violino com músicas folclóricas brasileiras | |
| Keeyth Vieira Vianna | |
| Inserção profissional de estudantes egressos do mestrado de Programas de Pós-Graduação em Música | |
| Rosalía Trejo León, Jusamara Souza | |
| LDB, DCNEM, PCN, PCN+ e Orientações Curriculares: uma análise da legislação e dos termos normativos que incidem sobre o currículo de música do ensino médio | |
| Robson Ribeiro | |
| Modos de escuta entre os jovens alunos do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Acre | |
| Consuelo Paulino Bylaardt | |
| O corpo como instrumento do cantor na prática coral | |
| Rafael Prim Meurer, Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo | |
| O currículo em música na educação básica brasileira: uma revisão de literatura a partir dos anais da ANPPOM e da Revista Opus | |
| Bruno Felix da Costa Almeida, Cristina Rolim Wolffenbüttel | |
| O desenvolvimento profissional de professores de música da educação básica: sobre o trabalho na escola | |
| Tamar Genz Gaulke | |
| O Educador Musical Multi-Instrumentista: uma pesquisa em andamento | |
| Nayara Freire de Sousa Silva, Jean Joubert Freitas Mendes | |
| O sistema 12 no contrabaixo elétrico: uma breve introdução a uma proposta metodológica | |
| Fabricio Bonfim Santana, Pedro Augusto Silva Dias | |
| Para além das notas e ritmos: uma abordagem cognitivo-fisiológica sobre a prática do solfejo | |
| Vladimir Alexandro Pereira Silva, Breno Pereira Barbosa | |
| Perspectivas Teóricas e Metodológicas do Grupo de Pesquisas NarraMus: de Narrativas de Si à Produção do Conhecimento | |
| Jéssica de Almeida, Ziliane Lima de Oliveira Teixeira, Ana Lúcia Louro | |
| Prática de conjunto nos estágios iniciais de formação musical: uma proposta integradora | |
| Daniel Augusto Oliveira Machado | |
| Prática pedagógica musical e as legislações entre 2008 e 2016: formação e atuação dos professores | |
| Carlos André Gomes Lima, Cristiane Maria Galdino de Almeida | |
| Práticas de improvisação vocal coletiva: cenas em conexão | |
| Elaine Barbosa dos Santos, Maria Teresa Alencar de Brito | |
| Práticas musicais e de educação musical sinalizadas em programas de concerto do arquivo pessoal da pianista, professora e compositora paraense Luiza Camargo | |
| Lia Braga Vieira, Luis Carlos Santos da Costa | |
| Professores referência e unidocência: modos de pensar a música nos anos iniciais do ensino fundamental | |
| Cláudia Ribeiro Bellochio | |
| Um panorama sobre o ensino de música na rede pública municipal de João Pessoa no ano de 2017 | |
| José Reinaldo Tavares de Souza | |
| Uma análise de dissertações na área de educação musical entre 2007 e 2017 | |
| Sérgio Figueiredo, Regina Finck Schambeck | |
SUBÁREA: ETNOMUSICOLOGIA |
|
| A construção da sonoridade da Orquestra de Cordas Dedilhadas de Pernambuco através das memórias e vivências de seus músicos | |
| Alice Emanuele da Silva Alves | |
| A etnomusicologia brasileira e a reconstrução da relação sujeito-objeto na pesquisa social | |
| Victor Neves | |
| A expressão musical no teatro: em busca de uma autoetnografia junto ao Coletivo de Teatro Alfenim (PB) | |
| Mayra de Brito Ferreira | |
| A reza cantada do ritual de Encomendação das Almas em povoados rurais da cidade de Cláudio/MG | |
| Vinícius Eufrásio | |
| As Performances Musicais dos Congos de Niquelândia-GO: um relato etnográfico | |
| Felipe Eugênio Vinhal | |
| Ecomusicologia: uma introdução | |
| Karine Aguiar de Sousa Saunier, Suzel Ana Reily | |
| Fluxos de adoções e cantos na formação das crianças Tikmũ’ũn | |
| Barbara Viggiano Rocha da Silva | |
| Interações sociais e as práticas musicais contemporâneas de grupos de cultura popular na região metropolitana de João Pessoa-PB | |
| Fábio Henrique Gomes Ribeiro | |
| Migrantes em Boa Vista: subjetividade da música gaúcha presente nas manifestações juninas boa-vistenses | |
| Marcos Vinícius Ferreira da Silva | |
| Música, identidade e afirmação: a prática da música chinesa no interior da colônia imigrante | |
| Cintia Harumi Sauer Matsuda | |
| Nação Xambá: identidade negra, tradição religiosa e estratégias de difusão da sua cultura | |
| Tainá Menezes Castro | |
| O Fandango Caiçara no litoral do Estado do Paraná | |
| Cainã Alves, Edwin Ricardo Pitre-Vásquez | |
| Reflexão sobre material composicional da música para Mbira Nyunganyunga: caso de chemutengure | |
| Micas Orlando Silambo | |
| Uma cidade encantada: a conversão semiótica de Barcarena através da guitarrada de Mestre Vieira | |
| Saulo Christ Caraveo | |
SUBÁREA: MÚSICA E INTERFACES |
|
| A expressão cênica no Coro Universitário da UFPA – CORUNÍ | |
| Ediel Rocha de Sousa | |
| A Música de Rogério Duprat para o filme Noite Vazia – 1964 | |
| Itamar Vidal Junior, Paulo José de Siqueira Tiné | |
| Atores e funções na realização musical | |
| Caio Victor de Oliveira Lemos | |
| Música e design de produtos: construção de materiais sonoros a partir de resíduos de madeira da região amazônica | |
| Fernando Alves Matos, Edna Soares | |
| O espaço radiofônico em Manaus: história, memória e música | |
| Lucyanne de Melo Afonso, Rosemara Staub de Barros | |
SUBÁREA: MÚSICA POPULAR |
|
| A música paraense no repertório do Coro Universitário da UFPA | |
| Ediel Rocha de Sousa | |
| Complexização do baião na bateria no âmbito da música instrumental brasileira: análise rítmica do “Forró em Timbaúba” | |
| Christiano Galvão | |
| Entre o popular e o erudito: considerações sobre o Pássaro Junino em Belém do Pará | |
| Paulo Murilo Guerreiro do Amaral, Anderson Sandim, Sâmela Jorge | |
| Esboço de uma abordagem da relação entre Villa-Lobos e a música popular | |
| Lurian José Reis da Silva Lima | |
| O arranjo como atualização da obra na performance de música popular: análise de duas versões da música Gaúcho (corta-jaca), de Chiquinha Gonzaga | |
| Guilherme Braga Veroneze Gomes, Clifford Hill Korman | |
| O produtor e a construção da “marca sonora” na indústria fonográfica | |
| José Eduardo Ribeiro de Paiva | |
| O Violão 7 Cordas de Valdir Silva na música Exemplo | |
| Guilherme Augusto Lamas de Oliveira, Rafael Thomaz | |
| Proposições metodológicas para o desenvolvimento do vocabulário musical do improvisador na perspectiva bakhtiniana da linguagem | |
| Klesley Bueno Brandão | |
| Tensionando discursos relacionados ao pandeiro nas primeiras décadas do século XX | |
| Eduardo Marcel Vidili | |
| Vassourinha elétrica: apontamentos acerca da inserção e prática de instrumentos elétricos nas orquestras de frevo pernambucanas | |
| Ítalo Guerra Sales, Eduardo de Lima Visconti | |
SUBÁREA: MUSICOLOGIA E ESTÉTICA |
|
| A clarineta nos Suplementos Musicais dos Boletíns Latino Americanos de Música V e VI | |
| Natália Braga, Edite Rocha, Emília Carneiro | |
| A expressão poética de Willy Corrêa de Oliveira em sua obra para violão solo: Que Trata de España e Nove Gravuras para guitarra | |
| Ranan Salvador Timoteo, Maurício Funcia De Bonis | |
| A Ópera Esquecida de Marin Marais, Ariane et Bacchus (1696): um Drame Mixte | |
| Silvana Ruffier Scarinci | |
| A transformação dos passaggi na prática vocal italiana de meados do século XVI ao início do século XVII. | |
| Viviane Alves Kubo | |
| As canções para canto e piano de Francisco Braga: critérios para uma edição revista | |
| Mônica Pedrosa de Pádua, Cecília Nazaré de Lima | |
| As primeiras apresentações de violão em Pernambuco (1830-1850) | |
| Humberto Amorim | |
| As sonoridades históricas da cidade: a paisagem sonora da visita de Getúlio Vargas na Blumenau de 1940 | |
| Tiago Pereira | |
| Canções de Francisco Braga: elementos da estruturação musical em interação com os poemas | |
| Cecília Nazaré de Lima, Mônica Pedrosa de Pádua | |
| Cipriano da Rore, o madrigalista revolucionário: um estudo sobre as alterações estruturais realizadas pelo compositor na escrita do Madrigal Italiano | |
| Rafael Luis Garbuio | |
| Impactos da geografia sobre a construção de conhecimento musicológico | |
| Renato Pereira Torres Borges | |
| John Cage e o surgimento de novas formas artísticas | |
| Wânia Mara Agostini Storolli | |
| José Alberto Kaplan e a arte engajada: Uma análise da Cantata Pra Alagamar | |
| Vladimir Alexandro Pereira Silva, José Adriano de Sousa Lima Júnior, Luciênio de Macêdo Teixeira | |
| O Cabrião, a crítica musical no semanário humorístico e satírico paulistano | |
| Alexandre José de Abreu | |
| O maneirismo do madrigal Io Parto de Carlo Gesualdo: os elementos que aproximam esta obra da reclassificação estética do final do Renascimento | |
| Rafael Luis Garbuio, Carlos Fernando Fiorini | |
| O Movimento Artístico Brasileiro (1931-1940) no cenário musical carioca dos anos 1930 | |
| Nathalia Lange Hartwig | |
| Orquestras profissionais subsidiadas por organismos públicos: declínio na Região Metropolitana de São Paulo | |
| Camila Carrascoza Bomfim | |
| Reconstrução musicológica da parte de viola do concerto de violino a solo de José Palomino (c. 1755-1810) | |
| Francisco Jayme Cordeiro da Costa | |
SUBÁREA: PERFORMANCE |
|
| A bateria múltipla e suas performances | |
| Joao Casimiro Kahil Cohon | |
| A comunicação do amor no Ponteio no 9 de Guarnieri | |
| Andrei Liqueur Soares de Abreu, Regina Antunes Teixeira dos Santos | |
| A formação de imagens mentais na prática com privação sensorial de quatro estudantes de piano | |
| Renan Moreira Madeira, Regina Antunes Teixeira Dos Santos | |
| A homogeneidade sonora no quarteto de cordas: diferentes enfoques possíveis | |
| Adonhiran Reis, Emerson de Biaggi | |
| A música para violão de Nonato Luiz: aspectos iniciais de pesquisa sobre os gêneros musicais influenciadores | |
| Marco Rodrigo Castro da Silva, Ezequias de Oliveira Lira | |
| A performance da percussão em Antinomies I, de Rogério Duprat | |
| Ricardo de Alcântara Stuani, Itamar Vidal Junior | |
| A postura do regente e seu possível impacto na saúde ocupacional | |
| Jorge Augusto Mendes Geraldo | |
| A produção musical para trompete no Rio Grande Norte: catalogação de obras para edições críticas do repertório | |
| João Maria Simplicio Ferreira, Ranilson Bezerra de Farias | |
| Análise e interpretação: abordagens analíticas que subsidiam a prática do intérprete | |
| Radan Soares da Costa, Ranilson Bezerra de Farias | |
| Aspectos da prática vocal: uma análise dos processos fonológicos de sândi externo na canção brasileira de câmara | |
| Jeanne Rocha | |
| Competências em leitura musical em pianistas de coro no Brasil | |
| Rafael Ricardo Friesen, Maria Bernardete Castelan Póvoas | |
| Coordenação motora na bateria e ritmos afro-brasileiros: possibilidades de estudos a partir do Agueré | |
| Rafael Souza Palmeira | |
| Estratégias de estudo aplicadas em três momentos da peça Toccata de Sergio Assad | |
| José Wellington Borges Araújo Júnior, Ezequias Oliveira Lira | |
| Estudo sobre a performance percussiva da Ciranda de Manacapuru | |
| Ygor Saunier Mafra Carneiro Monteiro, Carlos Stasi, Karine Aguiar de Sousa Saunier | |
| Francisco Mignone, o intérprete: estudo de aspectos do seu estilo interpretativo por meio da análise de gravações | |
| Fernando Araújo | |
| Incorporando polirritmias através da prática de ritmos afro-brasileiros | |
| Érica Pereira de Sá, Fernando Martins de Castro Chaib | |
| Influencia de Fauré en la obra musical de Antonio María Valencia: análisis comparativo entre Berceuse Op.16 y Canción de Cuna C.G-V 60 | |
| Susana Castro Gil, José Augusto Almeida | |
| Liquidez e nuance rítmica na performance musical de Nenê: sintoma de pós-modernidade? | |
| Guilherme Marques, Fernando Hashimoto | |
| Memorização e aprendizado simultâneo com base nos Guias de Execução de Roger Chaffin – estudo de caso com quatro violinistas pós-graduados | |
| Débora Borges da Silva | |
| O Arranjo dentro do Arranjo: o arranjo como colagem. O caso Palhaço (E. Gismonti) pra o Ensemble Brasileiro | |
| Paulo José de Siqueira Tiné | |
| O silêncio na música: os momentos e suas funções | |
| Pedro Bielschowsky, Felipe Avellar de Aquino | |
| Posições alternativas no trombone: um estudo teórico interpretativo | |
| Bruno Caminha Farias, Radegundis Aranha Tavares Feitosa | |
| Projeções em perspectiva: implicações da interação para a seção de improviso | |
| Ramón Del Pino | |
| Sonata Antigua para contrabajo y piano de Fabio González Zuleta: Un análisis de su escritura idiomática para el contrabajo | |
| Rodrigo Olivárez, Susana Castro Gil | |
| Sonatina para clarineta e piano de José Siqueira: estudo e sugestões interpretativas | |
| Aynara Dilma Vieira da Silva Montenegro | |
SUBÁREA: SONOLOGIA |
|
| A dupla captura e o espaço da memória em Memos from Stuttgart: o processo de criação de Schwarswälder Kirschtorte | |
| Valéria Bonafé, Rogério Costa | |
| A produção de sentidos na construção sonora de videogames | |
| Vicente Reis de Souza Farias | |
| Enxameamento: o Coletivo e o Colaborativo na Improvisação Livre | |
| Cássio Moreira, Manuel Falleiros | |
| Gambioluteria: por uma arqueologia sonora | |
| Giuliano Obici | |
| Gravação da narração em língua portuguesa do Solfejo do Objeto Sonoro: impasses, critérios e proposições | |
| Adriana Lopes Moreira, Augusto Piccinini | |
| O discurso musical eletroacústico: aplicação e ampliação do conceito de Simon Emmerson | |
| Cláudio Bezz | |
| Olha o beat envolvente: uma abordagem sonológica das batidas do funk paulista da terceira década | |
| Rafael Hermés Mondoni Moreira, Heloísa de Araújo Duarte Valente | |
| Orquestra de laptop na construção sonora do live cinema: processo criativo e desafios da OLapSo | |
| Marina Mapurunga de Miranda Ferreira | |
| Poéticas e políticas da escuta do espaço em seis trabalhos sonoros | |
| Alexandre Sperandéo Fenerich | |
| Ser ‘modesto’ e ser moderno: o caso da música experimental | |
| Fernando Iazzetta, Lílian Campesato | |
| Silêncios e durações estendidas no Wandelweiser: considerações a partir de First Music for Marcia Hafif, de Antoine Beuger | |
| Fernando Iazzetta, Gustavo Branco Germano | |
| Sonificação como art-science: três lógicas de interdisciplinaridade, três lógicas de sonificação | |
| Fernando Henrique de Oliveira Iazzetta, Augusto Piccinini | |
| Tocador de cordas magnético: desenvolvimento de um equipamento interativo para performance e instalações musicais | |
| Luís Otávio Teixeira Passos, Herbert Silva Bezerra | |
SUBÁREA: TEORIA E ANÁLISE MUSICAL |
|
| A escala dual: da ambiguidade modal à dualidade expressiva em Vivaldi, Bizet e Chostakóvitch | |
| Luciano de Freitas Camargo | |
| A estrutura bivocal como premissa analítica para a polifonia italiana de meados do século XVI: reflexões sobre a composição de duos apresentada por Nicola Vicentino em L’antica musica ridotta alla moderna prattica (1555) | |
| Carlos C. Iafelice | |
| A teoria da Gestalt aplicada à música | |
| Claryssa de Padua Morais, Carlos Fernando Fiorini | |
| A inter-relação entre conjuntos, textura e condução de vozes na Pequena peça para piano nº 5 opus 19, de Arnold Schoenberg | |
| Renata Coutinho de Barros Correia | |
| A influência acusmática no processo composicional de Luciano Berio | |
| Dilson Colman Cassaro | |
| Análise da Primeira Dança em Ritmo Búlgaro do Mikrokosmos de Béla Bartók | |
| Rodrigo de Carvalho Vasconcelos | |
| Análise Schenkeriana do Ponteio n.8 de Camargo Guarnieri a partir de uma perspectiva da polarização acústica | |
| Marcel Macedo de Castro Lima, Liduino José Pitombeira de Oliveira | |
| Apontamentos analíticos sobre Ebony concerto a partir de um diálogo com Mellers e Parsonage | |
| Mauricio José da Silva Figueiredo, José Henrique Padovani | |
| Aspectos da teoria da dissonância métrica | |
| Leandro Gumboski | |
| Centricidade e Simetria; Elementos de articulação melódica, harmônica e cadencial na música pós-tonal. Contrastes e significados na Fantasia para saxofone soprano e pequena orquestra de Villa-Lobos (1948) | |
| José de Carvalho Oliveira | |
| Interlocuções entre a Rítmica de Gramani e a Marche du Soldat, de Stravinsky | |
| Bianca Gesuato Ribeiro, Adriana Lopes Moreira | |
| Mudando o objeto mais uma vez: um modelo possível de análise morfológica | |
| Valério Fiel da Costa, Luã Nóbrega de Brito, Matteo Ciacchi | |
| Perspectiva analítica à peça para piano nº 101 do Mikrokosmos, de Béla Bartók: uma proposta baseada na teoria dos conjuntos | |
| Renata Coutinho de Barros Correia | |
| Uma proposta de análise em Douze Notations de Pierre Boulez: série e o material musical | |
| Alberto Ferreira da Silva | |
SIMPÓSIO: PEDAGOGIA DA PERFORMANCE MUSICAL |
|
| Aplicação de um questionário sobre a prática de música de câmara: instrumento e resultados | |
| Leonardo Casarin Kaminski, Sonia Ray | |
| Computação musical e pedagogia da performance: um panorama das universidades públicas brasileiras e direcionamentos futuros | |
| Aluizio Barbosa de Oliveira Neto, Mauricio Alves Loureiro | |
| Estado de fluxo e contrafluxo no ensino-aprendizagem do piano: um debate necessário | |
| Denise Maria Bezerra | |
| Gesto corporal e conteúdo expressivo na construção da performance musical de alunos de harpa | |
| Arícia Ferigato, Maurício Alves Loureiro | |
| Metacognição das sonoridades no violino: identificando timbres e pontos de contato na iniciação musical | |
| Juliana Lima Verde, Ricardo Dourado Freire | |
| Os termos pedagogia, didática, ensino, método e técnica na performance musical | |
| Sonia Ray | |
| Pedagogia da performance e o cantor | |
| Daniele Briguente | |
| Pedagogia e técnica pianística de Peter Feuchtwanger: aspectos relevantes para a performance musical | |
| Liz Helena Minadeo | |
| Propostas pedagógicas para iniciantes: identificando tendências em métodos de contrabaixo acústico | |
| Jair Maciel | |
| Revisitando Gaylord Yost: um guia para o estudo de Mudança de Posição no violino através da repetição de movimentos | |
| Thiago Brisolla, Eliane Tokeshi | |
| Um estudo sobre iniciação ao violino de alunos de graduação, à luz da Teoria da Autodeterminação | |
| Rafael Stefanichen Ferronato, Rosane Cardoso de Araújo | |
SIMPÓSIO: COMPOSIÇÃO E PERFORMANCE: UM TRABALHO COOPERATIVO NA CRIAÇÃO MUSICAL CONTEMPORÂNEA |
|
| Documento final – Simpósio “Composição e performance: um trabalho cooperativo na criação musical contemporânea” | |
| Silvio Ferraz Mello Filho, Ledice Fernandes de Oliveira Weiss, Eliane Tokeshi | |
| A colaboração compositor-intérprete no desenvolvimento da dialética da clarineta | |
| Daniel Aparecido de Oliveira, Luis Antonio Eugênio Afonso | |
| Colaboração e estabilidade morfológica no processo criativo de Chão de Outono | |
| Davi Raubach Tuchtenhagen, Valentina Daldegan | |
| Fragmentos Aniquilados, para clarones e eletrônica: uma produção colaborativa | |
| Cláudio Bezz | |
| La descolonización del performer contemporáneo frente al pensamiento moderno | |
| Susana Castro Gil | |
| Lower Tree House para violino e viola, de Alexandre Lunsqui: escrita musical e construção de uma performance | |
| Ricardo Lobo Kubala, Eliane Tokeshi | |
| O design sonoro do piano expandido em montagem de A Flauta Mágica: trabalho colaborativo no diálogo entre o texto musical do século XVIII e a sonoridade do século XXI | |
| Denise Hortência Lopes Garcia, Arthur Kauffmann Novas | |
| O espelho de Narciso: trazendo à tona aspectos do processo de colaboração compositor-intérprete durante a composição de Espelhos das (In)Tolerâncias, para 7 violoncelos | |
| Marcílio Onofre, Rodolpho Borges | |
| O processo de criação de Ponteado, peça para três violões: exploração de gestos instrumentais em performance | |
| Ledice Fernandes Weiss, Tiê Perrotta Campos | |
| Performance musical como rede colaborativa e dinâmica | |
| Pedro Sousa Bittencourt | |
SIMPÓSIO: SEMIÓTICA DA MÚSICA E DA CANÇÃO: ASPECTOS TEÓRICOS E APLICAÇÕES |
|
| Considerações sobre o álbum de canções: uma proposta de delimitação do objeto teórico e um exemplo de análise de sequenciamento de canções | |
| Matheus Mafra | |
| Elementos para o tratamento discursivo da performance musical | |
| Caio Victor de Oliveira Lemos | |
| Manipulações discursivas na formação inicial do estudante de música: modelizações a partir do querer/dever e saber/poder dos sujeitos. | |
| Cleyton Vieira Fernandes | |
| O Evento Estético na elaboração da performance musical | |
| Felipe Marques de Mello | |
| O sentido na canção: o papel estrutural e semântico das figuras de expressão no sincretismo cancional | |
| Ricardo Nogueira de Castro Monteiro | |
| Performance e a criação da memória midiática: música vocal e sua transmissão radiofônica no Brasil da década de 1950 | |
| Heloísa de A. Duarte Valente, Juliana Marília Coli, Raphael Fernandes Lopes Farias | |
| Vai, malandra!… Porque também lemos com os ouvidos! (Sobre a necessidade dos estudos semióticos, na Anppom ) | |
| Heloísa de Araújo Duarte Valente | |
SIMPÓSIO: SEMÂNTICA COGNITIVA E CRIAÇÃO MUSICAL |
|
| “A música moderna se prende a revelar o movimento sonoro que passa”: Mário de Andrade como musicólogo brasileiro da forma | |
| Márcia Hallak Martins da Costa Vetromilla | |
| Composição, cognição e performatividade: experimentos com peças didáticas | |
| Guilherme Bertissolo, Paulo Roberto Pitta da Fonseca Filho, Ian Mascarenhas Gusmão | |
| Dos objetos-notas na construção do sentido musical: a insuperável pregnância do efeito harmônico na experiência formal da música de tons | |
| Marcos Nogueira | |
| Estratégias de composição a partir da interação entre temporalidades do compositor, do intérprete e do computador | |
| Alisson Gonçalves da Silva, Guilherme Bertissolo | |
| Expectativa e memória: interfaces e implicações no compor musical | |
| Ricardo Augusto Moreira Alves | |
| Expectativa, tensão e sentido em música: limitações e abordagens futuras | |
| Mauro Orsini Windholz | |
| Memória, movimento, expectativa e surpresa no processo composicional de Drible. | |
| Kedson Silva De Jesus | |
| Memória Musical Preservada na Demência Semântica: Um Estudo Preliminar | |
| Cybelle Maria Veiga Loureiro | |
SIMPÓSIO: ACERVOS MUSICAIS BRASILEIROS |
|
| Documento final – Simpósio “Acervos Musicais Brasileiros” | |
| Paulo Castagna, Fernando Lacerda Simões Duarte | |
| A Música Sacra na Filarmônica Nossa Senhora da Conceição de Itabaiana (SE) | |
| Thais Rabelo, Edite Rocha | |
| Aquisições de acervos de orquestras: o caso das partituras da Orquestra de Cordas e Academia Coral do Angelicum do Brasil | |
| Lucas de Lima Coelho | |
| Catálogos de obras e fontes musicais no Brasil: revisão bibliográfica e algumas considerações | |
| Roberto Fabiano Rossbach | |
| Datando música impressa: um exercício a partir de documentos musicais do acervo Balthasar de Freitas | |
| Rodrigo Alves da Silva | |
| Em busca de autonomias locais: o desenvolvimento de invólucros para acondicionamento de fontes musicais na região amazônica | |
| Fernando Lacerda Simões Duarte | |
| História e memória: por uma proposta de organização do acervo de Mestre Vieira | |
| Saulo Christ Caraveo | |
| Jaime Diniz e suas atribuições a Luís Álvares Pinto: a construção de uma identidade de protagonismo à luz das práticas musicológicas de seu tempo | |
| Wheldson Rodrigues Marques, Daniela Maria Ferreira, Paulo Augusto Castagna | |
| José Alves da Trindade: análise primária de suas cópias em arquivos musicais mineiros sob a ótica da diplomática | |
| Jéssica Aparecida Severino, Modesto Flávio Chagas Fonseca | |
| Música na Princesa D’Oeste de Minas Gerais: possibilidades de pesquisas musicológicas em fundos arquivísticos localizados em Formiga | |
| Vinícius Eufrásio | |
| O arquivo de partituras da banda de música da Polícia Militar do Ceará (1897-1932) | |
| Inez Beatriz de Castro Martins Gonçalves | |
| O ‘jogo de partes’ como unidade alternativa de arquivamento e descrição em acervos musicais | |
| Paulo Castagna | |
| Ouverture Noite de São Paulo de Dinorá de Carvalho: notas para uma edição | |
| Tadeu Moraes Taffarello | |
| Resgatando a função social de documentos musicográficos: o retorno de fontes à fase corrente a partir das atividades de gestão do acervo musical da capela do Hospital Beneficente Portuguesa em Belém – Pará | |
| Fernando Lacerda Simões Duarte | |
| Restauração musical católica e a presença redentorista em fontes musicais recolhidas ao Acervo Municipal Newton Corrêa na cidade de Curvelo-MG | |
| Fernando Lacerda Simões Duarte | |
| Sobre acervos musicais em Roraima: situação atual e iniciativas para o estabelecimento de um guia | |
| Gustavo Frosi Benetti | |
SIMPÓSIO: A PRODUÇÃO MUSICAL E SONORA DE MULHERES |
|
| Documento final – Simpósio “A produção musical e sonora de mulheres: reflexões sobre processos e práticas a partir de uma perspectiva decolonial” | |
| Isabel Porto Nogueira, Laila Andresa Cavalcante Rosa, Harue Tanaka | |
| A presença das mulheres em Ariane et Bacchus de Marin Marais (1696) | |
| Elisama Fernanda Koppe, Silvana Ruffier Scarinci | |
| A produção musical das compositoras latino-americanas entre os séculos XIX e XXI na música erudita | |
| Eliana Monteiro da Silva | |
| Acervo de Canção de Câmara de Hermelindo Castello Branco: questões sobre a inserção de compositoras no repertório cancional canônico no Brasil | |
| Janette Dornellas, Gisele Pires Mota | |
| Applying Feminist Methodologies in the Sonic Arts: The Soundwalking as a Process | |
| Linda O Keeffe, Isabel Porto Nogueira | |
| As óperas de Jocy de Oliveira: composição e estética do feminino | |
| Alexandre Guilherme Montes Silva | |
| Assédio moral no ensino de música: uma investigação inicial com foco em ocorrências na educação musical | |
| Karla Maria Martins Santos, Marcela Conti Gerizani | |
| Cantoras enquanto protagonistas dos festivais da canção popular no Brasil: performances e performatividades de gênero de Elis Regina e Nara Leão | |
| Caroline Soares de Abreu | |
| Cátia de França: o Coito das Araras através da música e da literatura. | |
| Alice Emanuele da Silva Alves | |
| Compositoras brasileiras de canção de câmara no acervo de Hermelindo Castello Branco: considerações sobre contexto sociocultural e a sua importância para manutenção e divulgação da produção cancional feminina | |
| Gisele Pires Mota | |
| Diálogos colaborativos entre sons e empoderamento: Ciclo Sônicas, Festival Sonora Ciclo Internacional de Compositoras edição Porto Alegre e Girls Rock Camp Porto Alegre | |
| Isabel Porto Nogueira, Isadora Nocchi Martins | |
| Dos processos criativos à performance: reflexão sobre as relações de gênero na produção e circulação da música popular brasileira | |
| Bruna Queiroz Prado | |
| Geny Marcondes, artista interdisciplinar: reflexões sobre relações de gênero | |
| Iracele Vera Livero de Souza | |
| O discurso de violência contra mulheres na canção das mídias | |
| Luisa Nemesio Toller Motta, Heloísa de Araújo Duarte Valente | |
| O protagonismo da mulher vilaboense e sua atuação no cenário musical: registros em periódicos e cruzamento de representações | |
| Noemi Ferreira dos Santos, Magda de Miranda Clímaco | |
| Reflexões sobre a ausência do repertório de compositoras brasileiras em dois cursos de bacharelado em violoncelo no Brasil | |
| Camila Durães Zerbinatti | |
| Reflexões sobre o universo da performance musical feminina: o caso das sanfoneiras acadêmicas | |
| Harue Tanaka | |
| Representatividade feminina na música experimental | |
| Tânia Mello Neiva |
Acompanhe-nos!