Eunice Katunda, musicista brasileira
A reedição do livro “Eunice Katunda, musicista brasileira” (2001, Annablume) pela editora M&K, de Carlos Kater, esgotado há anos, traz uma versão ampliada e bilíngue (português/inglês) com 458 páginas cada, em formato PDF e em formato Kindle/Amazon.
Dentre os diferenciais da presente reedição está a presença de textos e muitos documentos inéditos provenientes do acervo pessoal de Eunice Katunda (1915-1990), e não apresentados na edição original (2001), trabalho microfilmado pelo autor em 1985, que perfaz cerca de 2.000 fotogramas.
Essa nova edição – além do esboço biográfico da artista, com seu percurso profissional e de vida, e o único catálogo produzido de suas obras – conta também com uma Cronologia, visando contextualizar sua produção, e mais dois textos de sua autoria, até o momento inéditos.
https://www.carloskater.com.br/loja
“A preocupação do pesquisador recortando o percurso da compositora é sustentada por documentos, cartas, bibliografa, obras e entrevistas com a própria Eunice Katunda, garantido assim a legitimidade da narração do trajeto biográfco e composicional da mestra.
/…/ Katunda mobiliza investimentos afetivos e musicais que, excedendo o seu período de vida, acaba por dar conta, de alguma forma, de uma história maior, a da música contemporânea brasileira.
É isso o que captamos na leitura deste trabalho de Carlos Kater que, tratando de Eunice Katunda, acaba por sustentar a poesia de sua própria escritura. Este livro merece ser lido. Mergulhando em suas páginas, embarcando na intimidade do seu texto, acabaremos por dialogar com o tempo e o lugar de Katunda, aprenderemos a olhar e sentir sua arte, a arte brasileira, a nossa própria realidade criadora.”
(Maria de Lourdes Sekeff, na apresentação do livro)
Carlos Kater
Carlos E. Kater é musicólogo, compositor e educador musical, Doutor em História da Música e Musicologia pela Universidade de Paris IV-Sorbonne (1981, Bolsa FAPESP), com Pós-Doutorado por esta mesma instituição (1987, Bolsa CNPq) e Professor Titular concursado pela Escola de Música da UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais (1991).
Desenvolve, desde 2013, o projeto “A Música da Gente”, implantado em 4 escolas municipais de São Bernardo do Campo/SP e 5 polos regionais do SESC, passando por mais de 18 cidades do Brasil, que é referencia para a integração da composição e do protagonismo no processo formador musical.
Eunice Katunda: musicista brasileira
Autor: Carlos Kater
As Sociedades Musicais Francesas do início do séc. XX: ideologias e consequências
As Sociedades Musicais Francesas criadas entre o final do séc. XIX e início do séc. XX representaram um importante instrumento agregador e de luta pela criação da música contemporânea francesa. Esses agrupamentos apresentaram em primeira audição obras referenciais de compositores como Claude Debussy, Maurice Ravel, Gabriel Fauré e tantos outros. A certeza de terem suas obras apresentadas significou para esses músicos uma motivação concreta de trabalho, oferecendo ainda um espaço sem precedente aos vários intérpretes aqui mencionados, responsáveis por uma quantidade impressionante de performances e estreias, amplamente documentada pela crítica especializada da época.
Nesse sentido, o presente livro, buscou realizar um histórico e uma reflexão sobre as ideologias e consequências das sociedades musicais investigadas.
O presente estudo, resultado de pesquisa Pós-Doutorado realizada na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo ECA-USP com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP pretendeu – fundamentado em material do período investigado, coletado em ocasião de estágios de pesquisa nos arquivos restritos da Bibliothèque nationale de France – BnF e da Médiathèque Musicale Mahler em Paris – realizar um histórico sobre as sociedades musicais francesas do início do século XX e uma reflexão sobre suas ideologias e consequências. Atualmente a pesquisa segue seus desdobramentos em novo pós-doutoramento no Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista IA-UNESP com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES.
Danieli Verônica Longo Benedetti
Diplomada pela École Normale de Musique de Paris e pelo Conservatoire National de Musique de Strasbourg, Danieli Longo Benedetti desenvolve intensa atividade como professora, pianista e pesquisadora. Durante o período de estudos na França, recebeu orientação dos renomados professores Victoria Melki, Lara Erbès, Claudio Chaiquin e Aquiles Delle-Vigne. A convite deste, integrou o conceituado “Festival Flaine Musique” na Haute-Savoie, na França. Fase importante do período de estudos na França foi a oportunidade de frequentar a classe de alta interpretação pianística do renomado pianista francês Dominique Merlet no Conservatoire National Supérieur de Musique de Paris. Participou de várias Masters Classes, entre as quais se destacam as ministradas pelos pianistas Peter Schmallfuss (Alemanha) e Aldo Ciccolini (França/Itália). Premiada em importantes Concursos no Brasil dentre os quais o Concurso Nacional de Piano Arnaldo Estrela e o Concurso Nacional de Piano de Ribeirão Preto; na França foi premiada pelo Conservatoire National de Strasbourg. No Brasil deve sua formação pianística aos professores Paulo Giovanini, Homero Magalhães e Beatriz Balzi. Apresentou-se no Brasil, França, Hungria e Itália como camerista e em recitais solo. Como solista apresentou-se frente a Orquestra de Câmara de Blumenau, Orquestra Sinfônica do Paraná e Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, tendo com esta destaque no Festival Música Nova em 2014. Em 2012 e 13 realizou turnê na Europa, onde se apresentou na prestigiosa Sala Piatti em Bergamo e no histórico Teatro Rossini-Lugo em Ravenna na Itália. Este concerto teve objetivo humanitário, recebeu o apoio do Ministério da Cultura – MINC e o “1o lugar” pelo Edital de Intercâmbio – Eixo Artes. Em 2017 e 2019 integrou o juri do “Concurso de Piano Profa. Edna Bassetti Habith”, na importante Capela Santa Maria em Curitiba, nos quais também ministrou masterclass. Doutora pela Universidade de São Paulo – USP. Estudiosa da música francesa do início do século XX, suas pesquisas, amparadas pela FAPESP, tratam da influência do contexto histórico nas obras dos compositores Claude Debussy e Maurice Ravel. É autora do livro “Obras de Guerra – A produção musical francesa durante os anos da Primeira Guerra Mundial” (2013) publicado pela Editora AnnaBlume/FAPESP. Realizou estágios de pesquisa no Departamento de Música da Bibliothèque nationale de France – BnF, Bibliothèque de l ́IRCAM, Médiathèque Musicale Mahler e Bibliothèque de la Sorbonne, onde obteve autorização e acesso a todo acervo restrito referente às pesquisas desenvolvidas. Como pesquisadora tem apresentado trabalhos e publicado artigos nos Anais da ANPPOM, Revista OPUS, Revista HODIE, Música em Perspectiva, Revista OSESP e em diversos anais de Simpósios e Congressos em âmbito nacional e internacional. Atualmente realiza nova pesquisa de pós-doutorado, esta sediada na UNESP com o apoio da CAPES. Tem atuado ainda como palestrante de importantes instituições como o Centro de Pesquisa e Formação do SESC de São Paulo e da Temporada de Música Clássica de Sorocaba organizada pela MdA International. Em 2018 realizou novo e importante estágio de pesquisa ao acervo privado da Bibliothèque nationale de France-BnF, para o qual obteve autorização do Centre international Nadia et Lili Boulanger para a reprodução de uma documentação inédita sobre seu atual foco de pesquisa, a Société Musicale Indépendente-SMI. Em 2018 integrou a programação do Festival Internacional de Campos do Jordão apresentando-se em recital solo e câmera junto ao A-Trio. Em 2020 integrou o corpo docente dos Encuentros Internacionales de Piano de Bariloche na Argentina onde se apresentou em concerto e ministrou masterclasses. Desde 2014 é Professora de Piano do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista IA-UNESP.
As Sociedades Musicais Francesas do início do séc. XX: ideologias e consequências
Autora: Danieli Verônica Longo Benedetti
Acompanhe-nos!