Sessões de comunicações orais | SIMPÓSIOS
Transmissão: Canal 1
16:30 – 16:55 | Roda de Choro Curitibano: significados e sentidos “êmico” e “ético”. | Cláudio Aparecido Fernandes |
16:55 – 17:20 | Identificando padrões de interpretação no Choro através da mensuração de performances de Jacob do Bandolim | Ivan Mendes de Souza Paparguerius |
17:20 – 17:45 | “Cadê os seus Chediak da vida?”: considerações sobre em uma gravação etnográfica de Cochichando. | Renan Moretti Bertho e Guilherme Augusto Lamas |
Transmissão: Canal 1
16:30 – 16:55 | Além do regional: a heterogeneidade de formações e instrumentos aplicados à performance do choro na passagem do século XIX ao XX. | Rodrigo Heringer Costa |
16:55 – 17:20 | A múltipla atuação artística do flautista Altamiro Carrilho entre 1948 e 1960. | Márcio Modesto e Silvia Maria Pires Cabrera |
Sessões de comunicações orais | SIMPÓSIOS
Transmissão: Canal 2
16:30 – 16:55 | O boi, nos bailados populares e na religiosidade a partir das pesquisas de Mário de Andrade.. | Flávia Camargo Toni e Rosangela Francischini |
16:55 – 17:20 | Ancestralidade, pureza e ruralidade: construções discursivas de uma viola no Nordeste brasileiro. | Guilherme Jacobsen |
17:20 – 17:45 | Autoscopia e entrevista recorrente: a qualidade dos sujeitos como fator de adequação dos instrumentos metodológicos. | Leandro Drumond Marinho Eurides de Souza Santos |
Sessões de comunicações orais | SIMPÓSIOS
ST3. Música, gênero, corpos e sexualidades: processos, métodos e práticas de produção sonora dos artivismos feministas decoloniais
Transmissão: Canal 3
16:30 – 16:55 | “Eu não vou mais recuar. Qualquer um é o meu lugar” a trajetória de uma artista paraibana: Luana Flores. | Tânia Mello Neiva |
16:55 – 17:20 | O protagonismo musical feminino negro no universo do coco de roda paraibano. | Eurides Souza Santos Erivan Silva |
17:20 – 17:45 | Mulheres no carimbó: por onde passa a saia com o passar do tempo? | Iva Rothe-Neves Mariana Bastos Garcez Jacqueline Brigagão Ana Lucia Gondim Bastos |
17:45 – 18:10 | A Representatividade Feminina no Clube musical 31 de agosto entre os anos de 2013 a 2019. | Tainá Magalhães Façanha Vanessa Lobo e Adrienne Cavalcante |
Transmissão: Canal 2
16:30 – 16:55 | “O funk nasce do erro”: ressignificações do funk na cena lésbica em São Paulo. | Raquel Mendonça Martins |
16:55 – 17:20 | Sensualidade e sexo de Elis Regina em Me Deixas Louca, de Armando Manzanero e Paulo Coelho. | Fausto Borém e Alfredo Ribeiro |
17:20 – 17:45 | Pelo direito à voz identitária: caminhos da reconfiguração vocal da mulher trans. | João Gustavo Kienen e Jully Vidal Guimarães Silva |
17:45 – 18:10 | Fisiologia da voz transexual. | João Gustavo Kienen e Jully Vidal Guimarães Silva |
Transmissão: Canal 1
16:30 – 16:55 | Diversidade e Resistência: uma pesquisa sobre as mulheres do Coral Universitário Clarice Sarmento | Rayssa Karoline, Rodrigues Pereira; Maria Amelia Castilho Feitosa Callado e Thauan Silva Chaves |
16:55 – 17:20 | Cultural labour, Creative industries, organised feminisms and their implications in the shaping of new Brazilian sound art. | Vanessa De Michelis |
17:20 – 17:45 | Sônicas no Instagram: ciberartivismo e redes de mulheres na música em tempos de pandemia | Isabel Porto Nogueira, Ariadyne Ferranddis Ferranddis Jalile Petzold e Antonella Pons |
17:45 – 18:10 | De Itapuã a João Pessoa (PB): análise de um episódio na “Passarela do Samba” | Harue Tanaka |
Sessões de comunicações orais | SIMPÓSIOS
Transmissão: Canal 4
16:30 – 16:55 | Gentilismos e assimilação nas práticas musicais religiosas de duas congregações de africanos Mina no Rio de Janeiro no século XVIII: os casos de Rosa Maria Egipcíaca da Vera Cruz e Francisco Alves de Souza. | Fernando Lacerda Simões Duarte |
16:55 – 17:20 | A primeira umbigada a baiana é quem dá: uma breve discussão sobre o legado da irmandade da Boa Morte na história do samba. | Victória Marques Conceição |
17:20 – 17:45 | Colonialidade do saber e pesquisa etnomusicológica: descolonizando os termos da Mbira | Micas Orlando Silambo e Marcello Messina |
Transmissão: Canal 3
16:30 – 16:55 | Uma perspectiva afro-brasileira do som afrofuturista: ficção, raça, som e tecnologia. | Pitter Rocha |
16:55 – 17:20 | Uma perspectiva analítica da música de Candomblé, visando os seus processos rítmicos: da ancestralidade africana a exemplos musicais. | Vinicius Borges Amaro |
17:20 – 17:45 | Música popular: das teorias nxs pretxs, prxs pretxs nas teorias. | Mither Amorim Lima |
Transmissão: Canal 2
16:30 – 16:55 | Elementos afro-indígenas na canção Foi Bôto, Sinhá! de Waldemar Henrique. | Leonardo dos Santos Silva Soares |
16:55 – 17:20 | Pesquisa etnomusicológica, práxis sonora e pesquisa ação participativa: discussões afrodiaspóricas entorno do debate político-epistemológico- metodológico | Leonardo Moraes Batista, Thamara Collares do Nascimento, Danilo da Cunha de Jesus Santos, Acsa Braga Costa e Victor Hugo Costa Cantuaria da Silva |
17:20 – 17:45 | A comunidade e seus saberes: por uma educação afrocentrada | Valnei Souza Santos e Patrícia Santos Silva |
Sessões de comunicações orais | SIMPÓSIOS
16:30 – 16:55 | Trabalho com música em bares e festas particulares: a interferência do Estado em Aracaju. | João Luiz Santos Meneses |
16:55 – 17:20 | O musicar dos capoeiristas da Escola de Capoeira “Angola Resistência”, sob uma perspectiva ecológica. | Daniel Lacerda Franco Marinho Bueno |
17:20 – 17:45 | Analisando o conceito de comunidade através do funk e da representatividade lésbica na cidade de São Paulo. | Raquel Mendonça Martins |
17:45 – 18:10 | O trabalho musical comunitário: a vida social e econômica da Banda Dona Gabriella. | Suzel Ana Reily; João Henrique A. Gião |
Transmissão: Canal 4
16:30 – 16:55 | A Irmandade do Divino Espírito Santo de Maués. | Tarcisio Braga; Tércio M. de Vasconcelos |
16:55 – 17:20 | Práticas musicais coletivas e a cena musical contemporânea de Belo Horizonte. | Estêvão Amaro dos Reis |
17:20 – 17:45 | Os tambores que vibram em nós: a comunidade de prática do taiko na cidade de Atibaia e a quebra de estereótipos. | Flávio Rodrigues |
Sessões de comunicações orais | SIMPÓSIOS
16:30 – 16:55 | Referências históricas, abordagens interpretativas atuais e reflexões sobre o “violão como pequena orquestra”. | Jefrey Andrade e Guilherme Vincens |
16:55 – 17:20 | O ritmo Aksak no primeiro grupo de Estudos Polirrítmicos e Polimétricos para violão de Dusan Bogdanovic. | Alexandre Gismonti |
17:20 – 17:45 | Nuevos Estudios Sencillos de Leo Brouwer: aspectos técnico-interpretativos. | Claryssa de Pádua Morais e Carlos Fernando Fiorini |
16:30 – 16:55 | Trajetórias paralelas do violão em Belo Horizonte no século XX: a academia e o rádio. | Fabio Nery; Flavio Barbeitas |
16:55 – 17:20 | Acervos Musicais: Possibilidades para reconstrução de trajetórias e reabilitação de repertório para o Violão Brasileiro. | Flavia Prando |
17:20 – 17:45 | Tenho medo, de Rogério Guimarães: Uma transcrição inédita para violão solo. | Jefferson Luis Gonçalves da Motta e Gilson Uehara Gimenes Antunes |
17:45 – 18:10 Iniciação Científica |
Aníbal Augusto Sardinha – o Garoto: um panorama dos trabalhos acadêmicos sobre o violonista e compositor | Caio Vitor Priori dos Santos e Leonardo Barreto Linhares |
16:30 – 16:55 | Repertório violonístico do eixo geográfico Ásia Menor-Bálcãs: concepções interpretativas em diálogo com a música tradicional. | Filipe Malta e Flavio Barbeitas |
16:55 – 17:20 | Do quarto para a rua: performance culturalmente informada de obras para violão solo inspiradas no candombe uruguaio. | Marcos Matturro e Flavio Barbeitas |
17:20 – 17:45 | A prática da performance: relatos de violonistas de excelência. | Rafael Iravedra e Daniel Wolff |
Sessões de comunicações orais | SIMPÓSIOS
Transmissão: Canal 7
16:30 – 16:55 | Fundo documental do Sindicato dos Músicos do Estado do Rio de Janeiro: Um estudo exploratório a partir de documentos trabalhistas. | Luciana Requião |
16:55 – 17:20 | O índice onomástico do volume 1 de Músicos Pernambucanos do Passado como instrumento de pesquisa musicológica. | Wheldson Rodrigues Marques Gilson Rodrigues Chacon de Oliveira |
17:20 – 17:45 | O campo profissional da Música: análise preliminar sobre as primeiras atas do Centro Musical do Rio de Janeiro (1907-1908). | Hudson Cláudio Neres Lima |
Trasmissão: Canal 6
16:30 – 16:55 | O acervo musical da Schola Cantorum da Sé de Belém: sua constituição, a proveniência dos documentos musicográficos e os vestígios de atividades musicais religiosas na capital paraense. | Stherfany Taynara Ribeiro de Sousa e Fernando Lacerda Simões Duarte André Gaby |
16:55 – 17:20 | Atividade musical na Santa Casa de Misericórdia de Pelotas no século XX: uma abordagem a partir do patrimônio musical documental e organológico. | Fernando Lacerda Simões Duarte |
17:20 – 17:45 | Registros de uma tradição bicentenária: Os motetos dos Passos em São Cristóvão (SE). | Thais Fernanda Vicente Rabelo Edite Rocha |
Transmissão: Canal 4
16:30 – 16:55 | A produção composicional trombonística do compositor Gilberto Cabral para a performance. | Anderson Jardel Bezerra da Silva Ranilson Bezerra de Farias |
16:55 – 17:20 | Catalogação musical do repertório brasileiro para trombone solo do século XXI: distribuição das obras entre os trombones alto, tenor, baixo e contrabaixo. | Ricardo Félix de Morais |
17:20 – 17:45 | Fosca, onde te escondes? | Rosana S.G. Lanzelotte Guilherme Bernstein |
Sessões de comunicações orais | SIMPÓSIOS
Transmissão: Canal 8
16:30 – 16:55 | A extensão universitária e a formação para a cidadania como campos de contribuição para novas práticas pedagógicas no ensino de música. | Carlos Ernest Dias | ||
16:55 – 17:20 | A história da Escola Portátil de Música e sua contribuição para a transmissão do choro. | Luciana Fernandes Rosa; Silvia Maria Pires Cabrera Berg | ||
17:20 – 17:45 | Interseccionalidade das identidades sociais: é categoria útil de análise em contextos de Educação Musical? | Vânia Beatriz Müller |
Sessões de comunicações orais | SIMPÓSIOS
Transmissão: Canal 9
16:30 – 16:55 | No cambi mai… O “hit” musical como persistência da memória. | Heloísa Duarte Valente | ||
16:55 – 17:20 | Caderno musicale di Annalibera de Luigi Dallapiccola: polarizações em Contrapunctus Primus. | Ederaldo Sueiro Junior | ||
17:20 – 17:45 | Minas Geraes: o Clube da Esquina e o regionalismo mineiro. | Matheus Barros de Paula |
Transmissão: Canal 7
16:30 – 16:55 | Pobre samba meu… foi se misturando, se modernizando: a presença e a influência da música estrangeira no cenário musical popular brasileiro. | Raphael Fernandes Lopes Farias Heloísa de Araújo Duarte Valente | ||
16:55 – 17:20 | A dinâmica dos valores socioculturais no ato performático | Caio Victor Oliveira Lemos |
Sessões de comunicações orais | SIMPÓSIOS
Transmissão: Canal 10
16:30 – 16:55 | Uso do sistema de Dó-móvel aplicado ao repertório de câmara alemão para estímulo ao desenvolvimento musical do aluno de canto brasileiro. | Carlos Eduardo da Silva Vieira |
16:55 – 17:20 | Técnica vocal para coro: uma proposta de adaptação de exercício vocal. | Fábio Miguel |
17:20 – 17:45 | Improvisação vocal em movimento: a proposta do grupo L.I.V.E. | Wania Mara Agostini Storolli |
17:45 – 18:10 | A inteligibilidade do texto como recurso expressivo na música vocal contemporânea. | Felipe Rodrigues Ferreira Perez |
Transmissão: Canal 8
16:30 – 16:55 |
A pesquisa sobre canto coral nos anais da ANPPOM no período de 2015 a 2019 na subárea Educação Musical | Fábio Miguel, Felipe Pillis Panelli, Felipe Rodrigues Ferreira Perez, Emerson Pereira Tineo, Maicon Pereira Jacinto, Regina Celia C. M. do Amaral, André Laitano dos Santos, Willian Gomes Pedrozo, Agnelson Gonçalves e Helen Silva |
16:55 – 17:20 | Onda Vai… Onda Vem…: as influências da performance na edição musical. | Felipe Pillis Panelli e Paulo Castagna |
17:20 – 17:45 | Catálogo audiovisual de técnicas estendidas para voz | Regis Luis de Carvalho |
16:30 – 16:55 | Jardim do amor e da paixão para barítono e piano de Almeida Prado e José Aristodemo Pinotti: aspectos composicionais. | Adriana Giarola Kayama e Leandro Agusto Cavini |
16:55 – 17:20 | Três canções para mezzo-soprano e piano de Carlos Alberto Pinto Fonseca. | Angelo José Fernandes e Sarah Victória Santibanez Migliori |
17:20 – 17:45 | A Questão da interpretação dramática na canção brasileira urbana | Alberto José Vieira Pacheco |
Sessões de comunicações orais | SUBÁREAS
Transmissão: Canal 1
9:00 – 9:25 | O diálogo entre a música do afoxé e a música orquestral através da obra De Canto em Canto II – Possível Resposta de Ernst Widmer. | André Vieira |
9:25 – 9:50 | O jogo concreto na música de Amon Tobin: um estudo dos processos de hibridização a partir da noção de resíduos compartilhados. | Marcelo Carneiro de Lima |
9:50 – 10:15 | A composição compartilhada na criação da primeira canção do ciclo Machadianas para barítono, harpa e orquestra de cordas | José Orlando Alves Marcos Lucas |
10:15 – 10:40 | Estudo comparativo do efeito de três diferentes surdinas na LTAS de seis violinos. | Marcus Vinicius da Silva Evangelista Sérgio Freire Maurício Freire Garcia Davi Alves Mota |
Transmissão: Canal 1
9:00 – 9:25 | Multifônicos Colaterais do Saxofone: Uma prospecção de catálogo. | Sérgio Monteiro Freire |
9:25 – 9:50 | Sermões em palimpsestos, para flauta e sons eletrônicos: aspectos composicionais, acústicos e performáticos. | Rodrigo Frade e Felipe Vasconcelos |
9:50 – 10:15 | Análise do fluxo labial no trompete através da filtragem inversa adaptativa interativa. | Gustavo Machado Oliveira, Maurício Alves Loureiro e Davi Alves Mota |
Transmissão: Canal 1
9:00 – 9:25 | Reflexões sobre as noções de complexidade e emergência na livre improvisação coletiva. | Arthur Faraco |
9:25 – 9:50 | Uma primeira aproximação multimodal da técnica de strumming. | Augusto Armondes, Sergio Freire, Caio Campos e Rubens Silva |
9:50 – 10:15 | Composição colaborativa na elaboração de uma peça de música mista. | Micael Antunes; Itamar Vidal e Jônatas Manzolli |
Transmissão: Canal 1
9:00 – 9:25 | Problemáticas da pesquisa em composição na ANPPOM de 2015 a 2019: abordagens em processos criativos. | Germán Enrique Gras |
9:25 – 9:50 | A ideia de síntese poética como critério identitário para obras musicais de caráter aberto a partir do conceito de algoritmo. | Valério Fiel da Costa e Vitor Mendes de Oliveira |
9:50 – 10:15 | Poemas Eletroacústicos: poéticas possíveis | Cláudio José Bezz |
Sessões de comunicações orais | SUBÁREAS
Transmissão: Canal 2
9:00 – 9:25 | As disposições legais referentes à formação docente: de 1996 a 2019. | Alba Janes Santos Lima e Sílvia Garcia Sobreira |
9:25 – 9:50 | Universidade e atuação profissional: relações entre diferentes contextos de formação sob a perspectiva de músicos populares | Ana Luiza Miranda Pinto |
9:50 – 10:15 | Formação de professores para múltiplos espaços: ações possíveis. | Anielson Costa Ferreira e Jucélia da Cruz Estumano |
10:15 – 10:40 | A musicobiografização como dispositivo formativo na prática docente: abstrações analíticas de materiais biográficos secundários | Haniel Henrique Vieira de Queiroz |
Transmissão: Canal 3
9:00 – 9:25 | O curso de canto da UNESP: o impacto do ensino superior no discurso de seus egressos | Homero Antonio Velho | ||
9:25 – 9:50 | Experiências como professor de música antes do ingresso na licenciatura: relatos de um egresso. | João Paulo de Rezende Oliveria; José Soares de Deus | ||
9:50 – 10:15 | A percussão nos cursos de Licenciatura em Música: currículo e formação docente. | Beatriz Woeltje Schmidt | ||
10:15 – 10:40 | Percursos na música: reflexão sobre formação inicial e continuada de um professor de música a partir do seu (auto) trajeto. | Lucian José de Souza Costa e Costa e Áureo Deo DeFreitas Júnior |
Transmissão: Canal 2
9:00 – 9:25 | Coro amador: Oportunidade de ensino de conteúdos de aprendizagem da área coral. | Abner de Souza Santana |
9:25 – 9:50 | Arranjo coral colaborativo: a relevância da música regional pela ótica de educadores e pedagogos musicais brasileiros. | Ediel Rocha de Sousa |
9:50 – 10:15 | O canto gregoriano e a juventude: “Quando me lembraram que cantar era rezar duas vezes…” | Eduardo Manoel Lustosa dos Reis; Carlos Fernando Fiorini |
10:15 – 10:40 | Estratégias pedagógicas relacionadas ao desenvolvimento da escuta do músico: apontamentos sobre as especificidades do áudio na música popular. | Daniel Tápia |
Transmissão: Canal 3
9:00 – 9:25 | Documentação narrativa de experiências pedagógico-musicais: configurando um programa de música em uma escola pública de educação básica | Daniel Martins Pitanga |
9:25 – 9:50 | O impacto de ações musicais na formação de plateia no contexto da Escola Estadual Euclydes Figueiredo: palestras, oficina, recital e concerto didático. | Geam Gonçalves Aguiar
Eliane Leão |
9:50 – 10:15 | Educação musical na escola: “ecologizando” saberes no espaço rural. | Márlon Souza Vieira |
10:15 – 10:40 | Educação Musical em Contexto Religioso: uma análise sobre o processo educativo musical em uma igreja católica. | Adrielli Oliveira Dos Santos e Ana Maria Castro Souza |
Transmissão: Canal 2
9:00 – 9:25 | Ensino de guitarra elétrica a distância: o perfil de um curso e a adaptação do professor para o formato online. | Gabriel Lira Caneca e Paulo Roberto Affonso Marins |
9:25 – 9:50 | Apreciação e aprendizagem musical de idosos através do violão na era digital: um estudo sobre esta experiência e seus desdobramentos no programa UniversIDADE da Unicamp. | Gustavo Ramos Ferraz |
9:50 – 10:15 | O software Analisador de Contrapontos: uma reflexão sobre a primeira aplicação pedagógica. | Rogério Tavares Constante |
10:15 – 10:40 Iniciação Científica |
Mulheres instrumentistas no campo profissional da música popular na cidade de São João del Rei: Um retrato. | Carla Silva Reis e Silvia Rocha Costa |
Transmissão: Canal 2
9:00 – 9:25 | Criatividade musical e vulnerabilidade social: reflexões sobre práticas criativas em música na Casa Pequeno Davi, João Pessoa – PB. | Quézia P. de Barros Silva Amorim | ||
9:25 – 9:50 | Reflexões acerca do uso do repertório brasileiro para clarineta nas escolas de música de São Paulo. | Efraim Santana Santos
Luís Antonio Eugenio Afonso |
||
9:50 – 10:15 | O papel da escuta musical na construção de significados sobre o repertório na aprendizagem formal de clarineta. | Emerson Rodrigo Cardoso | ||
10:15 – 10:40 Iniciação Científica |
Pluralidade estética no repertório contemporâneo brasileiro para a iniciação ao piano | Potiguara Curione Menezes e Tayná Batista Lorenção |
Sessões de comunicações orais | SUBÁREAS
Transmissão: Canal 4
9:00 – 9:25 | Darwinismo social na historiografia musical brasileira: o branqueamento do Padre José Maurício Nunes Garcia. | Pedro Vaccari | ||
9:25 – 9:50 | As contribuições de Pe. Augusto Cardin para a carreira de Mestre Vieira e o surgimento da lambada/guitarrada em Barcarena no Pará. | Saulo Caraveo e Sonia Maria Moraes Chada | ||
9:50 – 10:15 | Banda de Música de Alto Santo: cidadania e dimensão socioeducativa. | Ernani Lima Barbosa e Agostinho Jorge Lima | ||
10:15 – 10:40 | A folia do Divino Espírito Santo como uma comunidade de prática: domínio, comunidade, prática e o musicar. | Givas Demore |
Transmissão: Canal 4
9:00 – 9:25 | Substituição, adição e subtração: processos de transformação cultural no Pássaro Junino de Belém do Pará e suas músicas (1927-2019). | Sâmela Cristina de Souza Jorge | ||
9:25 – 9:50 | A Barquinha de Mestre Daniel: uma etnografia da música de tradição religiosa ayahuasqueira amazônica. | Daniel Castro Montoya Flores Sergio Nogueira Mendes | ||
9:50 – 10:15 | A Autoetnografia, o Musicar e a Foliã de Reis, uma pesquisa em construção. | Priscila Maria Ribeiro Buzzi | ||
10:15 – 10:40 | Festivais de folclore no Brasil: novos contextos de performances. | Estêvão Amaro dos Reis |
Transmissão: Canal 5
9:00 – 9:25 | A voz dos bantos é a voz dos meus. | Andréa Albuquerque Adour da Camara e Ana Daniela dos Santos Rufino | ||
9:25 – 9:50 | Um quilombo de práticas | Marcos Alan Costa Farias | ||
9:50 – 10:15 | O registro sonoro como modo de escuta: uma análise de gravações de cantos yanomami. | Rafael Ramalhoso Alves | ||
Trasmissão: Canal 3
9:00 – 9:25 | A Sars-Cov-19 e isolamentos modernizadores – uma visão aérea sobre a etnomusicologia e as práticas musicais na atualidade | Saulo Caraveo e Sonia Chada | ||
9:25 – 9:50 | Remapeando musicares Bois em São Luís (MA) e localidades digitais frente à pandemia | Luiza Fernandes Coelho | ||
9:50 – 10:15 | Cavalo-marinho Boi Pintado, etnomusicologia e pesquisa ação participativa. | Igor Cavalcante Sá | ||
Trasmissão: Canal 3
9:00 – 9:25 | O verdadeiro baile do mal: impactos da existência do funk nas universidades de música. | Thiago Barbosa Alves de Souza |
9:25 – 9:50 | A proposta do “Rap regional”: reflexões a partir da etnografia do circuito do “Rap AM” em Manaus | Rafael Branquinho Abdala Norbert |
9:50 – 10:15 | Sol do Marajó: relato de uma banda de música no município de Anajás-PA. | Darleanne Lacerda |
Sessões de comunicações orais | SUBÁREAS
Transmissão: Canal 5
9:00 – 9:25 | A pesquisa acadêmica sobre bateria: o estado da arte nos últimos sete anos | Caio Conti Milan, Eliana C. M. Guglielmetti Sulpicio |
9:25 – 9:50 | Afinidades jazzísticas e impressionistas em duas obras de Garoto. | Rafael Mitsuru Yasuda e Manuel Falleiros |
9:50 – 10:15 | O percussionista pernambucano no mercado da música: entre a vivência da tradição e a formação acadêmica. | Marcos Antonio Monte Silva |
10:15 – 10:40 | Recursos adotados por Lula Galvão em solos improvisados: análise a partir do procedimento de “comparação entre objetos”, semelhante ao proposto por Philip Tagg. | Victor Rocha Polo |
Transmissão: Canal 6
9:00 – 9:25 | Minha nega na janela: o samba “tradicional” de Germano Mathias na voz de Gilberto Gil | Lourenço Matheus, Filipe Sousa e Almir Cortes |
9:25 – 9:50 | Lirismo ou opressão? Reflexões sobre questões de gênero em Novinha você é uma flor. | Maria Carolina Cadamurro e Adelcio Camilo Machado |
9:50 – 10:15 | O ser e estar punk: a incursão dos Titãs em um gênero que rejeita o mercado. | Matheus Rocha Grain e Luiz Henrique Fiaminghi |
Transmissão: Canal 4
9:00 – 9:25 | De Repente em Ação: ações, resultados e apontamentos de uma investigação acerca dos cantadores repentistas na região do Cariri cearense | Rodolfo Rodrigues e Samuel Gomes de Melo |
9:25 – 9:50 | Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul: impactos do novo regulamento sob as lentes dos Jornais da década de 1970. | Rafael Gonçalves Oliveira da Silva e Alessandro Carvalho Bica |
9:50 – 10:15 | Violões milongueiros do sul do Brasil: primeiros apontamentos. | Mateus Porto Moraes |
Transmissão: Canal 4
9:00 – 9:25 | O disco Depoimento do Poeta (1970): tradição e aspectos formais nos sambas de Nelson Cavaquinho. | Marcio Modesto e Silvia Maria Pires Cabrera Berg |
9:25 – 9:50 Iniciação Científica |
Das ruas e salões para as salas de concerto: Um estudo sobre a transição do frevo para o contexto de música de concerto através da obra do Maestro Duda. | Auciran Roque da Silva e Ranilson Bezerra de Farias |
9:50 – 10:15 | Uma aproximação entre a música popular e a hermenêutica filosófica: Interpretação musical em Hercules Gomes. | Thiago Leme Marconato Hideraldo Luiz Grosso |
Sessões de comunicações orais | SUBÁREAS
Transmissão: Canal 6
9:00 – 9:25 | O piccolo na banda sinfônica: uma abordagem histórica | Gabriela Deps Gomes Eduardo Gonçalves dos Santos Samanta Adriele Neiva dos Santos |
9:25 – 9:50 | Um olhar sobre obras exclusivamente gráficas para flauta doce de Louis Andriessen e Michael Vetter. | Alfredo Faria Zaine e Sonia Ray |
9:50 – 10:15 | A relação entre coluna de ar e sonoridade: um cruzamento de dados obtidos por meio da aplicação de 15 entrevistas com trombonistas profissionais. | Ricardo Félix de Morais |
10:15 – 10:40 | Projeto de extensão Pedagogia e Performance dos Metais: relato de produção do biênio 2017/2019 | Maico Viegas Lopes |
Transmissão: Canal 7
9:00 – 9:25 | O uso de estratégias e a aprendizagem autorregulada – reflexão sobre a prática de instrumento musical | Camilla dos Santos Silva Carlos Fiorini |
9:25 – 9:50 | Reconstituindo uma versão brasileira da canção Mamma dice de Antônio Carlos Gomes. | Dhulyan Contente Dias |
9:50 – 10:15 | Considerações sobre os fundamentos da Teoria dos Estilos de Meyer para a performance musical. | Samuel Henrique da Silva Cianbroni Regina Antunes Teixeira dos Santos |
10:15 – 10:40 | O Boisinho de Chumbo de Heitor Villa-Lobos: aspectos idiomáticos e interpretativos. | Lucas Santos Gonçalves e Luciana Sayure |
Transmissão: Canal 7
9:00 – 9:25 | Repertório para piano solo no contexto luso-brasileiro: Panorama sobre tendências nas composições com técnicas estendidas. | Gisele Pires Mota |
9:25 – 9:50 | Reflexões sobre uma edição das obras didáticas para piano a 4 mãos de Estercio Marquez Cunha. | Denise Andrade de Freitas Martins, Luciana Monteiro de Castro e Rodrigo Olivárez |
9:50 – 10:15 | Perspectivas de deliberação na prática pianística de uma proficiente. | Michele Rosita Mantovani e Regina Antunes Teixeira dos Santos |
10:15 – 10:40 | Adaptando a Sonata Sabará do teclado para o duo de traverso barroco e viola da gamba baixo. | Fausto Borém, David Castelo e Gustavo W. Freccia |
Transmissão: Canal 8
9:00 – 9:25 | Efeito das modalidades sensoriais visual e auditiva sobre o julgamento da performance musical | Mirella Gualtieri e Giovanna Nunes de Oliveira | ||
9:25 – 9:50 | A arte da performance como um meio para se pensar uma prática musical criativa. | Patrick Moreira de Souza Lima e Luís Antônio Eugênio Afonso | ||
9:50 – 10:15 | O timbre na construção da performance. | Rosedalia Carlos de Oliveira | ||
10:15 – 10:40 | O processo criativo na prática da performance musical: uma perspectiva pelo violão brasileiro. | Ricardo Henrique Serrão |
Trasmissão: Canal 5
9:00 – 9:25 | O estilo de Zé da Velha no CD Só Gafieira!: práticas de performance do trombone no choro. | Marcos Flávio Aguiar Freitas |
9:25 – 9:50 | Elementos sobre as práticas interpretativas do concerto Ibira Guira Recê de Edmundo Villani-Côrtes (1930) em sua versão para saxofone alto e piano. | Paulo Eduardo Souza de Almeida; André Barbosa dos Santos |
9:50 – 10:15 | A transcrição para violão: uma proposta para a valsa Tristemente (1947), de Reginaldo Carvalho. | Vladimir Alexandro Pereira Silva Ewerson de Carvalho Santos |
Transmissão: Canal 6
9:00 – 9:25 | Interações entre notação, performance e escuta: contribuições do repertorio didático de música contemporânea para piano. | Joana Cunha de Holanda Irene Porzio Zavala |
9:25 – 9:50 | Aprendizagem motora e aquisição de repertório pianístico: uma proposta analisada com o primeiro arabesque de Debussy. | João Gustavo Kienen Jhonata Monteiro de Sousa |
9:50 – 10:15 | Lições aprendidas com a peça Narcissus de Thea Musgrave. | Iura de Rezende Rafael Alves Soares de Andrade Flávio Luiz Schiavoni |
10:15 – 10:40 | A estratégia técnica de redução do movimento (SMRD) na prática da Danza Criolla V para piano de Alberto Ginastera. Organização e protocolo de um estudo de caso | Maria Bernardete Castelan Póvoas |
Trasmissão: Canal 5
9:00 – 9:25 | Uma Performance Musical para Surdos: canções de Edmundo Villani-Côrtes | Andréa Peliccioni Sobreiro |
9:25 – 9:50 | A Experiênci-Ação como estratégia para otimizar a performance musical, simulando a capacidade de concentração. | José Washington Florencio da Silva |
9:50 – 10:15 | Villa-Lobos’ Cello Concerto no. 2 the Crystallization of a Late Period Instrumental Language. | Lars Hoefs |
9:00 – 9:25 | Interpretação do gênero musical maracatu na performance do baterista Nenê na faixa Maracatu do álbum Sanfona de Egberto Gismonti (1981). | Christiano Galvão |
9:25 – 9:50 | Cantiga Praiana, de José Maria Neves – uma abordagem dialógica | Elenis Sabino Guimarães e Luciana Monteiro de Castro |
9:50 – 10:15 | Análise do estudo 26 de David Friedman | Gustavo Surian Ferreira |
10:15 – 10:40 | Reflections on the Nature of Water (1985), de Jacob Druckman: um estudo interpretativo. | Guilherme Misina e Fernando Hashimoto |
Trasmissão: Canal 7
9:00 – 9:25 | Análise musical e interpretação: um debate para a performance. | Jefrey Antonio de Andrade Rogério Tavares Constante |
9:25 – 9:50 | O tempo na música contemporânea: uma perspectiva sobre as peças Paisagem Sonora Nº 6 de Rodrigo Lima e Maracatu de Liduino Pitombeira | Jonatas Weima Cunha Angelim |
9:50 – 10:15 Iniciação Científica |
Práticas históricas e performance moderna ao violão: duas propostas de realização de baixo contínuo a partir de uma Lição do Methodo de piano-forte de José Maurício Nunes Garcia | Luciana Câmara Queiroz de Souza e Andrea Alencar Coelho da Silva |
Sessões de comunicações orais | SUBÁREAS
A6. Musicologia, estética musical e interfaces (mídia, semiótica e musicoterapia) sessões 1, 3, 5 e 7 sessões 2,4,6 e 8
Transmissão: Canal 8
9:00 – 9:25 | A missa de defuntos na literatura coral-sinfônica brasileira do século XX: uma análise do Réquiem Contestado, de Eli-Eri Moura. | Vladimir Alexandro Pereira Silva e Laís Lorrany Andrade |
9:25 – 9:50 | A new way of making fowre parts in counterpoint: características inovadoras na teoria musical inglesa no início do século XVII. | Nathalia Domingos |
9:50 – 10:15 | A opereta A Princesa do Catete de Euclides Fonseca (1854-1929): histórico e edição de uma obra da Belle Époque brasileira. | Melina de Lima Peixoto Mauro Camilo de Chantal Santos |
10:15 – 10:40 | Até a morte de cruz: uma análise texto-musical de Christus factus est CPM 193 de padre José Maurício Nunes Garcia | Lucas Roberto de Souza Oliveira; Modesto Flávio Chagas Fonseca |
Transmissão: Canal 9
9:00 – 9:25 | O madrigal Da le belle contrade d´oriente – a escrita do compositor Cipriano da Rore como marco inicial da Música do Maneirismo. | Rafael Luís Garbuio |
9:25 – 9:50 | Marco Padilha: memórias e principais idiossincrasias temáticas e estéticas da sua produção musical | Jessé Máximo Pereira Emerson Luiz de Biaggi |
9:50 – 10:15 | Memória vocal radiofônica: a natureza do belo em fonogramas de cantoras eruditas e populares dos anos 1940 a 1960. | Benedicto Bueno Gurgel Júnior |
10:15 – 10:40 | Sérgio Belluco, vida e obra: os cadernos manuscritos de música no Brasil. | Saulo Luiz Vieira Ligo Junior |
Transmissão: Canal 9
9:00 – 9:25 | A música no texto dos artistas-viajantes: Rio de Janeiro, século XIX. | Marcia Ermelindo Taborda |
9:25 – 9:50 | A gruta dos pássaros, para piano a quatro mãos: histórico, análise, edição de performance e divulgação da obra de Cardoso de Menezes (1848-1931). | Myrian Ribeiro Aubin; Mauro Camilo de Chantal Santos |
9:50 – 10:15 | Os usos das poéticas musicais luteranas no século XVII – o caso do Musica Poetica de Joachim Burmeister | Cassiano Almeida Barros |
10:15 – 10:40 | A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas através de seus programas musicais 1929-1974 | Gabriel Angelo da Costa; Lenita Waldige Nogueira |
Transmissão: Canal 10
9:00 – 9:25 | A flauta transversal, a clarineta e o piston na obra musical de autoria do Padre José Maria Xavier. | Adhemar Campos Neto e Modesto Flavio Chagas Fonseca |
9:25 – 9:50 | A importância da música sacra para a reformulação da imagem do imperador Fernando III após o fim da Guerra dos Trinta Anos | Dorotéa Machado Kerr e Caio Amadatsu Griman |
9:50 – 10:15 | Santo do dia: um recurso antroponímico para a formulação de hipóteses referentes à data de nascimento de músicos em comunidades católicas. | Paulo Augusto Castagna |
10:15 – 10:40 | O cantochão da antífona Asperges me no ritual mercedário de João da Veiga (1780): uma investigação melódico-comparativa de sua origem, a partir de cantorais mercedários, tridentinos e dominicanos. | André Alves Gaby e Paulo Augusto Castagna |
Transmissão: Canal 7
9:00 – 9:25 | Universalismo e essencialismo na música brasileira: esboços para uma metodologia de investigação | Marta Castello Branco |
9:25 – 9:50 | Experimentalismo e Brasilidade. | Matteo Ciacchi |
9:50 – 10:15 | Apontamentos sobre criação, produção, difusão, recepção e performance musicais na contemporaneidade. | Potiguara Curione Menezes |
10:15 – 10:40 | A obra musical em deriva: um debate a respeito do intérprete e sua atuação frente a diferentes formatos composicionais | Daniel Gouvea Pizaia |
Transmissão: Canal 8
9:00 – 9:25 | Taquaras, tambores e violas: fazeres musicais em narrativas audiovisuais. | Alice Martins Villela |
9:25 – 9:50 | Luthier Raul Lage: das fábricas e escolas cubanas para o ensino e produção de instrumentos musicais de corda dedilhada no Brasil. | Aluisio Laurindo Silva Júnior |
9:50 – 10:15 | “Como pode um peixe vivo viver fora d’água fria?” Considerações iniciais para a pesquisa sobre a história de um curso de extensão universitária. | Valéria Garcia Soares |
10:15 – 10:40 | Eu ouço a Virgem: a experiência mística de Almeida Prado em Medjugorje. | Eduardo Manoel Lustosa dos Reis |
Transmissão: Canal 8
9:00 – 9:25 | Gluetube e a colagem de conteúdo online. | Avner Maximiliano Paulo Carlos Eduardo Oliveira Souza Flávio Luiz Schiavoni |
9:25 – 9:50 | Dois de janeiro de 1762: um requerimento, uma nova tecnologia e um novo sistema à música em Vila Rica. | Felipe Novaes |
9:50 – 10:15 | Uma abordagem temporal da teoria da imaginação da escuta de Smalley. | Tauan Gonzalez Sposito e Rael Bertarelli Gimenes Toffolo |
10:15 – 10:40 Iniciação Científica |
Música, Memória e Gênero: Japyassu e a Banda Feminina de Rio Largo – Alagoas | Marcos dos Santos Moreira e João Gracindo da Silva Neto |
Transmissão: Canal 9
9:00 – 9:25 | De ouvidos bem fechados: O Concerto original da Société Musical Indépendente-SMI. | Danieli Verônica Longo Benedetti |
9:25 – 9:50 | Genesis of humor’s bad reputation and its inadequacy to the fine arts. | Eder W. B. Pena |
9:50 – 10:15 | Frederico Nascimento e o Gabinete de Acústica do Instituto Nacional de Música | Suely Aparecida Campos Franco |
Sessões de comunicações orais | SUBÁREAS
Transmissão: Canal 10
9:00 – 9:25 | O Artesanato Furioso e Child of Tree de John Cage: uma análise morfológica através da performance. | Daniel Luna de Menezes e Valério Fiel da Costa |
9:25 – 9:50 | Os primeiros movimentos das Sonatas op. 7 nº 3 e op. 8 nº 1 em Sol Menor de Clementi (1782) e suas relações entre Forma, Schemata e Estilo Galante. | Ernesto Hartmann e Juliano Dinelli |
9:50 – 10:15 | Análise da Orquestração da Primeira Peça de Quattro Pezzi per Orchestra de Giacinto Scelsi. | Igor Leão Maia e Laís Souza |
9:00 – 9:25 | Uma abordagem analítica schenkeriana de Lieder Ohne Worte, op. 19 n. 1, de Felix Mendelssohn. | Gabriel Fernandes Xavier | ||
9:25 – 9:50 | Pensamento schenkeriano versus emocionalidade musical: acordos, contrastes e tensões no campo da performance. | Leandro Martins Turano | ||
9:50 – 10:15 | Uma análise de Trash TV Trance de F. Romitelli pelo viés da sonoridade. | Tales Botechia e Thales Roel |
Transmissão: Canal 1
16:30 – 16:55 | As identidades musicais no contexto da improvisação livre coletiva | Maria Eduarda Fernandes Mazula |
16:55 – 17:20 | Curso online de guitarra elétrica: uma pesquisa em andamento | Alerson Donizete de Oliveira Vania Malagutti Loth |
17:20 – 17:45 | Cursos de graduação em flauta transversal em Minas Gerais em diálogo com a sociedade atual: uma pesquisa documental | Larissa da Costa Novo Antonio Carlos Guimaraes |
Transmissão: Canal 2
16:30 – 16:55 | A educação musical em uma escola experimental | Wellington Luiz Santos Gouvea Vania Malagutti Loth |
16:55 – 17:20 | As relações de poder e as instituições mantenedoras das bandas de música de Pedro Leopoldo/MG: um estudo de caso | Malaquias Carolina Pietra Edite Rocha |
17:20 – 17:45 | Música, Modernismo e Políticas Públicas no Brasil: Mário de Andrade e Camargo Guarnieri a serviço do Departamento Municipal de Cultura de São Paulo | Marcelo Tupinambá Leandro |
Acompanhe-nos!