Série Memória da Pesquisa em Música no Brasil

Associação Nacional e Pesquisa e Pós-Graduação em Música

A Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação, como mais uma inovação para este ano de 2022, lançará uma nova linha editorial: a Série Memória da Pesquisa em Música no Brasil. A Série visa imergir na trajetória de pessoas, coletivos e movimentos sócio-artístico-culturais que contribuíram de forma expressiva para a pesquisa e a pós-graduação em música no Brasil. Para inaugurar a série, homenagearemos o eminente musicólogo Régis Duprat, com um volume dedicado ao registro das diversas vertentes da sua trajetória profissional e à reflexão sobre seu legado para a Música em geral e, de forma mais específica, para a Musicologia brasileira. O lançamento desse volume está previsto para a ocasião de um ano do seu falecimento, em 19 de dezembro de 2022. Assim, para atender esse prazo, esta chamada de trabalhos receberá proposição de textos até o dia 11/7/2022, a data de seu aniversário.

Especificamente para este volume, recomenda-se que as contribuições apresentadas tenham como ponto de partida o artigo de Duprat “A pós-graduação em Música no Brasil”, recentemente publicado pela revista Opus: https://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/opus2022.28.01

A abrangência desse artigo sugere uma ampla discussão sobre diversos tópicos, tais como: história institucional da música na graduação e na pós-graduação; problemas conceituais e metodológicos do campo de estudos musicológicos; musicologia em contextos interdisciplinares; interlocuções entre teoria e prática musical; a universidade e a formação em Música; interlocuções entre ensino, pesquisa e extensão em Música.

A organização desse primeiro Livro Tributo (Festschrift) ficará a cargo das professoras Maria Alice Volpe Duprat e Ilza Nogueira, responsáveis, em diálogo com a ANPPOM, pela seleção e demais procedimentos da publicação.

Os textos, artigos ou ensaios deverão ser encaminhados para o e-mail: legado.duprat@gmail.com

Condições para a submissão:

É necessário que no momento da submissão todos(as) os(as) autores(as) sejam sócios(as) da ANPPOM e que estejam em dia com a anuidade.
Os(as) autores(as) devem seguir as normas de formatação orientadas nas Diretrizes para Autores da Revista OPUS, da ANPPOM, disponíveis no link a seguir: https://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/about/submissions#authorGui

O trabalho submetido deve ser original (não publicado previamente em periódicos nacionais ou estrangeiros); trabalhos anteriormente apresentados oralmente em congressos são considerados originais; trabalhos que constituam versões ampliadas de exemplares previamente publicados em anais de congressos deverão trazer esta informação na primeira página e caberá aos pareceristas ad hoc avaliar se o aprofundamento no assunto é suficiente para que possam ser considerados originais.

Datas importantes:
11/7/2022 – data-limite para submissão de propostas.
11/9/2022 – divulgação dos resultados.
19/12/2022 – lançamento da publicação.

Acesse a chamada completa:

Chamada de Trabalhos – Série Pesquisa em Música no Brasil