A ANPPOM convida toda a comunidade da música no Brasil para participar do 2º Encontro do Fórum Permanente de Pesquisa, que acontecerá no dia 01 de abril de 2022, às 19:30h, tendo como foco o tema: “Patrimônio Musical Brasileiro: diálogos entre a pesquisa e as políticas públicas”.

O Fórum será transmitido pelo Canal da ANPPOM no YouTube, no seguinte endereço:
Clique aqui para acessar

Os debates contemplarão a relação entre música e patrimônio cultural sob diferentes perspectivas e em diversas situações. Os debatedores e a debatedora assumirão como parte de suas análises a concepção de que, se patrimônio cultural pressupõe que o bem represente de algum modo a memória e a identidade de uma determinada coletividade, a discussão não pode ser exaurida nos bens reconhecidos pelos órgãos públicos, mas deve estender-se também àqueles reconhecidos por quaisquer grupos humanos, inclusive por especialistas da área do conhecimento.

Assim, este encontro do fórum tem como objetivo proporcionar a discussão da temática da música enquanto bem cultural em si e na relação com outros bens, memórias e identidades.
Para esse importante debate contaremos com a participação de:

Paulo Castagna – docente e pesquisador da UNESP, desde 1994, tem experiência em Musicologia, atuando principalmente na pesquisa, publicação e ensino referente aos seguintes temas: musicologia, história da música, música no Brasil, música sacra, acervos musicais históricos, arquivologia musical, catálogos temáticos.

Fernando Lacerda – professor e pesquisador da UFPA, tem se dedicado principalmente às temáticas música religiosa, música na Amazônia e acervos musicais brasileiros.

Carlos Sandroni – professor e pesquisa da UFPE e colaborador do PPGM da UFPB, t em experiência nas áreas de música, artes e antropologia, com ênfase em Etnomusicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: etnomusicologia, samba, cultura popular, patrimônio imaterial e música popular brasileira.

Lúcia Campos – é professora e pesquisadora da UEMG, tem experiência nas áreas de Ciências Sociais e Música (Antropologia da Música), atuando principalmente nos seguintes temas: etnografia das práticas sonoras, patrimônio cultural imaterial, processos de circulação e transmissão da cultura sonora em comunidades urbanas.

Vanildo Mousinho Marinho, professor da UFPB e atual tesoureiro da ANPPOM será o coordenador deste 2º Encontro do Fórum.

Confira a programação