A ANPPOM lançará na próxima terça-feira, dia 08/03/2022, às 19:30, o Fórum Permanente de Pesquisa em Música, uma das inovações da Associação em 2022. O 1º Encontro do Fórum abordará o tema: PESQUISA, PRODUÇÃO E FORMAÇÃO EM MÚSICA NA CULTURA DIGITAL, dando ênfase a um debate de grande relevância para toda a área de música na atualidade.

O Evento trará pesquisas e problematizações acerca dos impactos e das potencialidades das tecnologias e mídias contemporâneas para a produção de conhecimento, as práxis musicais e o campo de trabalho da música na atualidade. O Fórum será online sempre transmitido pelo Canal da ANPPOM no YouTube:

Clique aqui para acessar

 

Coordenado pelo Professor Luis Ricardo Silva Queiroz, presidente da ANPPOM, o Evento terá como debatedoras e debatedores:

Juciane Araldi: docente do Departamento de Educação Musical e do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), tem atuado como pesquisadora e professora na área de música com foco na educação musical e em temáticas como: práticas musicais de DJs, música eletrônica, hip hop, formação docente, educação musical e tecnologia, educação musical online. É coordenadora do Grupo de Estudos Tecnologias Digitais e Educação Musical (TEDUM).

Gutenberg Lima: doutorando em música pelo Programa de Pós-Graduação em Música da UFPB, é membro do Grupo de Estudos Tecnologias Digitais e Educação Musical (TEDUM). Tem trabalhado com pesquisas e práticas musicais na cultura digital, com foco em processos de formação e performance vocal nesse universo.

Dani Ribas: é diretora da Sonar Cultural Consultoria. Doutora em Sociologia pela UNICAMP, criou o método ID_MUSIQUE, com base na pesquisa para sua tese de doutoramento, que analisa e incorpora o comportamento do público às estratégias criativas e de negócios de artistas da música. Foi consultora da UNESCO e do Mercosul Cultural, foi pesquisadora do CPF-SESC SP, foi diretora do DATA SIM e fez pesquisa em Economia Criativa para o IPEA. Integra a Rede SateliteLAT de Mulheres na Indústria da Música Latino-americana. É professora de Music Business no Music Rio Academy, OnStage Lab, FESP SP, Música & Negócios PUC-Rio e de Gestão Cultural na UNICAMP. É consultora em planejamento e gestão de carreira na música, com base em análise de dados e tendências de comportamento de público.
Crédito da foto de Dani Ribas: Patrícia Soransso

Júlio César de Melo Colabardini: é professor da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Coordenador Adjunto do GRUVIO – Grupo de estudos sobre o Violoncelo, Violino, Viola e Contrabaixo nos séculos XX e XXI e, desde 2016, membro do MUSILINC – Grupo de Estudos e Pesquisas em Música, Linguagem e Cultura, que tem sede na UNICAMP. Tem desenvolvido diversos projetos de formação e performance musical em diálogo com a cultura digital contemporânea. Como pesquisador tem atuado principalmente nos seguintes temas: Educação Musical, Educação Musical e Cultura Digital, Educação Musical e Tecnologias, Educação Musical a Distância, Música Popular Brasileira e Estudos em Música Popular.

Confira a programação