Fórum é um espaço de discussões, assim como a tradicional Lista que a ANPPOM mantém, há vários anos. Contudo, a diferença mais significativa entre os dois dispositivos de comunicação entre associados é que o Fórum oferece a possibilidade de categorização e particularização das discussões em espaços específicos. Isto torna a atual Lista um canal para anúncios de publicações, de editais de concursos, de eventos relacionados à pesquisa e à pós-graduação em música, e para a comunicação de questões relevantes para a área. Tão logo os membros da Associação reconhecem a necessidade da abertura de fóruns de discussão sobre o aprofundamento de alguma matéria, podem reservar espaços específicos para que esses debates se desenrolem.

É muito importante a escolha correta das categorias no ato de criação de um novo tópico de discussão, de modo a que todos os interessados possam localizar facilmente a “sala” dedicada ao tópico que desejam. A estrutura hierárquica do Fórum funciona da seguinte forma:

Categoria

|_ Fórum

|_ Tópico

|_ Mensagens do tópico

Isto pode ser visualizado na figura abaixo:

 

É possível manter inúmeras CATEGORIAS e inúmeros FÓRUNS. E na estrutura de cada fórum é possível manter inúmeros TÓPICOS de discussão. No uso corrente do dispositivo o que mais serão criados são os TÓPICOS. Se um associado, por exemplo, ao se interessar pela participação em um congresso, lança uma questão polêmica sobre o evento, que suscita um debate entre os associados, pode então criar um novo tópico de discussão a respeito, dentro da estrutura do fórum “Eventos”.

 

É simples. Dentro de cada FÓRUM existe um link com o rótulo “Criar novo tópico”, assim como dentro de cada TÓPICO existe um link com o rótulo “Responder”, que inicia o processo de postagem de uma mensagem ao tópico escolhido.

Explore a ferramenta para entender melhor os detalhes. Se desejar pode acessar uma página de demonstração e fazer os testes que desejar: http://www.try-phpbb.com/30x/