Grupos de trabalho
3. Música Histórica e Patrimônio Arquivístico-musical – Coord. Prof. Dr.Paulo Castagna (UNESP)
4. Pedagogia da Performance Musical na Educação Superior – Coord. Prof. Dr.Cliff Korman (Unirio)
5. Composição, Teoria e Análise – Coord. Profs. Drs.Marcos Nogueira (UFRJ) e,Adriana Moreira (USP)
6. Ética na Pesquisa em Artes/Música – Coord. Prof. Dr.Angela Lühning (UFBA)
10. Políticas Públicas para a Música – Coord. Prof. Dr.Cacá Machado (Unicamp)
A opção pelo GT será realizada no ato de credenciamento no congresso.
GT 01 – Políticas Públicas Educacionais
Coord.: Profs. Drs. Sérgio Figueiredo (UDESC) e Luiz Ricardo Silva Queiroz (UFPB)
O objetivo desse GT é discutir e analisar políticas educacionais vigentes no Brasil e seu impacto no ensino de música em diferentes níveis educacionais. O GT visa ainda analisar documentos legais e infralegais referentes à educação brasileira, fomentando o debate e a reflexão crítica sobre tais documentos e seus impactos, direta e indiretamente, em diferentes contextos de formação musical.
GT 02 – Rádio como mídia para criação artística e disseminação cultural
Coord.: Profs. Drs. José Augusto Mannis (Unicamp) e Janete El Haouli (UEL)
Este GT propõe os seguintes tópicos: radio como mídia sonora: oficina de criação de programas radiofônicos; diferentes formas de produção de programas radiofônicos (conceito, roteiro, gravação de voz, edição e montagem); propostas e reflexões para uma rádio universitária como disseminadora da produção cultural/musical e veículo para integração com a sociedade.
GT 03 – Música Histórica e Patrimônio Arquivístico-musical
Coordenação: Prof. Dr. Paulo Castagna (UNESP)
História, teoria, legislação e política arquivística; conceitos básicos e terminologia arquivística; especificidades das fontes musicais históricas; princípios básicos de gestão arquivística e conservação documental; níveis de organização musical e documental; arranjo e codificação multinível de fontes musicais; metodologia de inventariação e catalogação de obras e fontes musicais.
GT 04 – Pedagogia da Performance Musical na Educação Superior
Coord.: Prof. Dr. Cliff Korman (Unirio)
Este GT propõe rever as considerações da carta de comunicação do GT 2016; iniciar, considerando a natureza interdisciplinar e heterogênea da área e os corpos docentes e discentes, a criação de uma base de referências da área que contemple Performance musical como prática criativa (RINK e COOK), metodologias de práctica, pesquisa, e pedagogia; e efetuar levantamento de pesquisas atuais sobre aspectos de performance musical e a pedagogia de performance, com foco no Brasil e América do Sul.
GT 05 – Composição, Teoria e Análise
Coord.: Profs. Drs. Adriana Moreira (USP) e Marcos Nogueira (UFRJ)
Voltado aos aspectos que emergem da interlocução entre os processos composicionais, a formulação teórica e sua aplicação na prática analítica, o Grupo de Trabalho prosseguirá na consolidação dos debates voltados às temáticas levantadas durante as reuniões do ano passado, que se estendem desde a delimitação do escopo e das ênfases relativas à manutenção da autonomia das duas subáreas (Composição, e Teoria e Análise Musical) até a interlocução com outras subáreas, como Sonologia, Performance Musical, Educação Musical e os demais ramos da Musicologia.
GT 06 – Ética na Pesquisa em Artes/Música
Coord.: Prof.ª Dr.ª Angela Lühning (UFBA)
O GT se propõe a abordar situações de ética relacionadas à formação, ao ensino e à pesquisa em música, incluindo contextos de sala de aula/orientação e relações de poder entre as pessoas envolvidas, elaboração de textos, publicações e sua divulgação, bem como pesquisas e seus desdobramentos nas diversas subáreas da música. Ponto importante é a apresentação do estado atual de políticas de/para comitês de ética das IES em diferentes áreas do conhecimento e seus desdobramentos para a área de música. Uma das propostas específicas do GT será a elaboração de sugestões para pareceristas na área, além de buscar caminhos para a presença maior da discussão sobre ética no contexto universitário.
GT 07 – Pesquisa em Composição e Performance: os processos de criação musical e seus desafios metodológicos
Coord.: Prof. Dr. Wellington Gomes (UFBA)
A primeira parte – Pesquisa em Composição e Performance – convoca os pesquisadores ligados às duas áreas. A segunda – processos de criação musical – define como interesse a ‘mão na massa’ da criação tanto em Composição como em Performance (não me venham com musicologia histórica aplicada, pois queremos falar dos processos de criação). A terceira parte (os seus desafios metodológicos) – focaliza mais ainda: a capacidade de estabelecer problematizações e métodos nesses campos.
Local: Sala MU-35
GT 08 – Análise musical com suporte computacional
Coord.: Profs. Drs. Jonatas Manzolli (Unicamp), Stephan Schaub (Unicamp) e Didier Guigue (UFPB)
Enquanto o computador se inseriu em vários campos da produção musical – da composição, edição e gravação, com ferramentas cada vez mais potentes, as suas aplicações em análise musical ainda estão se configurando. O presente Grupo de Trabalho tem por objetivo apresentar um panorama dessas possibilidades, projetando-as em seu potential futuro. O GT discute os possíveis impactos no coleta e análise de informação musical, musicologia da musica do século XX e XXI e na educação musical.
Local: Sala MU-05
GT 09 – Formação Profissional em Música
Coord.: Prof.as Dr.as Cristina Tourinho (UFBA), Adriana Mendes (Unicamp) e Luciana del Ben (UFRGS)
A proposta deste Grupo de Trabalho tem origem no Projeto Procad/Casadinho, desenvolvido em parceria pela UFBA, UFRGS e UNICAMP, e tem como objetivo geral discutir processos formativos na graduação e pós-graduação da área de música na sua relação com a atuação profissional. O debate terá dois aspectos centrais: a) identificar características, avanços e necessidades da formação superior na área de música; e b) analisar os impactos da formação superior em música a partir de dados sobre a atuação profissional dos egressos dos cursos de graduação e pós-graduação.
Local: CDC, Auditório 3
GT 10 – Políticas Públicas para a Música
Coord.: Prof. Dr. Cacá Machado (Unicamp)
O objetivo deste GT é sistematizar e analisar as principais linhas de políticas públicas para a música no Brasil em suas dimensões municipais, estaduais e federal. Propõem-se como recorte inicial o levantamento das iniciativas nas duas primeiras décadas do século XXI tanto do Estado como da sociedade civil.
Local: Sala MU-43
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