Subáreas e Simpósios Temáticos  aprovados para o XXXII Congresso da ANPPOM

17 a 21 Outubro – Natal/RN

SUBÁREAS DA MÚSICA

Abrange estudos teóricos e práticos acerca de pilares epistemológicos, processos, procedimentos, metodologias e práticas criativo-composicionais em diferentes perspectivas, contemplando também dimensões fenomenológicas e interdisciplinares e que caracterizam as expressões sonoras em suas múltiplas faces.

Coordenação: Rael Bertarelli Gimenes Toffolo, Yuri Behr Kimizuka, Guilherme Bertissolo

Agrega pesquisas acerca da formação em música em suas múltiplas dimensões, contemplando abordagens teóricas, históricas, culturais, sociais, metodológicas, entre diversas outras formas de investigar e compreender contextos, situações, processos e características das práxis formativo-musicais.

 

Congrega pesquisas relacionadas às práxis musicais-culturais e suas inter-relações com diversas outras dimensões da cultura, a partir das epistemologias, saberes e fazeres de contextos e grupos sociais diversos, com base em abordagens históricas, criativas, performáticas, participativas, entre outras.

Contempla pesquisas que tenham a música popular, em sua diversidade de expressões, como fenômeno, considerando distintas perspectivas teórico-práticas acerca de seus aspectos históricos, culturais, analíticos, composicionais, performáticos, entre outros, estudados a partir de múltiplas abordagens investigativas.

Abrange pesquisas de diferentes manifestações da performance musical, contemplando abordagens teóricas e práticas sobre esse fenômeno, a partir de seus múltiplos contextos culturais, períodos, gêneros, entre outros aspectos sócio-culturais-musicais.

Contempla pesquisas sobre o patrimônio musical em diferentes perspectivas, abrangendo estudos de natureza histórica, cultural, estético-analítica, entre outras dimensões, a partir de uma ampla diversidade epistêmica e metodológica.

 

Abrange estudos de dimensões teóricas e analíticas de músicas de diferentes culturas, contemplando aspectos formais e críticos em abordagens hermenêuticas, cognitivas, sistemáticas, históricas, entre outras, integrando as perspectivas do ouvinte, do compositor, do intérprete e do educador.

 

Contempla estudos e diferentes subáreas da música, que estão em processo de consolidação na ANPPOM, envolvendo pesquisas no universo de subáreas como Musicoterapia, Estética Musical, Mídea, Semiótica, entre outros campos. Trabalhos com abordagens inter e transdisciplinares, que não se adéquam às demais subáreas do Congresso, também devem ser submetidos nesta categoria.

 

Simpósios temáticos

Coordenação: Cibele Palopoli (Unisantos), Sheila Zagury (UFRJ)

O ST agrega comunicações que versem sobre três grandes vertentes: performance, ensino e pesquisa no Choro, incluindo investigações acerca das memórias, acervos e práxis do Choro, assim como das condições de trabalho remoto e seus resultados, dada a permanência da pandemia. Incentivamos igualmente a submissão de propostas que enfatizem a participação feminina no Choro, historicamente camuflada, embora sempre presente. Assim, visa acolher desde investigações provenientes de membros da comunidade do Choro até trabalhos desenvolvidos em âmbito acadêmico, podendo se tratar de pesquisas em estágio inicial, em andamento e já concluídas.

 

Coordenação: Rael Bertarelli Gimenes Toffolo, Yuri Behr Kimizuka, Guilherme Bertissolo

O ST visa oferecer um panorama da pesquisa na área no país e, ao mesmo tempo, possibilitar uma introdução ao campo de estudo para possíveis interessados. Por sua natureza, de permear diversos ramos, e, por manter-se interdisciplinar, não há a preocupação de unificar teorias e métodos, que seria um fator excludente. Em virtude disso procura-se uma visão plural e abrangente, tal como é a produção musical, a partir da qual cada pesquisador possa realizar seu aprofundamento nos seus objetos de estudo. Desta forma, o resultado deste Simpósio é a integração com as demais áreas do congresso e a difusão do entendimento acerca da cognição musical e seus diversos segmentos. O ST agregará contribuições na forma de artigos de revisão, teóricos e experimentais fundamentados em conceitos ligados à cognição. No âmbito musical, consideram-se quer sejam investigações que tratam especificamente sobre os temas de incorporação (embodiment), emoção, consciência, atenção, memória, metáforas conceituais, blending, performance, criação musical, análise da cena auditiva, estudos da recepção, até aquelas que integram práticas experimentais com aparato laboratorial. Também se incentiva as propostas de cunho reflexivo ou elucidativo os quais contribuem para a melhor compreensão da cognição musical por parte daqueles que estejam menos familiarizados.

 

Coordenação: Cassiano de Almeida Barros, Mônica Isabel Lucas, Luiz Henrique Fiaminghi, Paulo Mugayar Kühl
Este simpósio temático tem como foco a discussão e reflexão sobre a relação entre a música antiga, especificamente aquela anterior ao século XIX, e os diversos tempos históricos e contextos culturais, inclusive o tempo presente, como forma de problematizar a relação entre música, história, cultura, filosofia e outras áreas de saber. Como objetivos específicos, propomos a discussão sobre a recepção, compreensão e prática da música do passado em diferentes momentos históricos e contextos culturais; a discussão sobre as formas de acesso ao passado, sua valorização e consolidação como patrimônio cultural e sua inserção nos currículos de formação inicial e continuada em música. O público-alvo são os pesquisadores e estudantes atuantes em projetos de pesquisa na área de música, história, filosofia e demais ciências humanas e sociais, dedicados ao estudo das teorias, poéticas e práticas de músicas anteriores ao século XIX, que contribuam para a construção de um panorama interdisciplinar e multicultural sobre o tema. Com isso, busca-se constituir um espaço de discussão sistemática relacionada ao tema, dar visibilidade aos trabalhos que vêm sendo produzidos atualmente, possibilitar o intercâmbio de ideias e referências, a constituição de parcerias, a qualificação das discussões e a construção de pesquisas em rede.

Coordenação: Marcos dos Santos Santos, Leonardo Moraes Batista

Buscando ampliar as discussões que já vêm sendo pautadas nos dois últimos congressos da ANPPOM em torno dos atravessamentos que interligam música e raça, este simpósio pretende aprofundar as questões então levantadas, bem como alargar os horizontes de discussão, reflexão e construção de conhecimentos sobre perspectivas ligadas à compreensão da diáspora africana ao longo do Atlântico Negro e suas relações com as musicalidades/corporalidades experienciadas neste contexto. Processos de produção, transmissão e circulação dessas experiências sonoras, estéticas e poéticas, são aqui consideradas desde suas subjetividades e concretudes, abrindo-se a perspectivas que se debrucem sobre um passado histórico bem como sobre a contemporaneidade. A ideia de pensamento afrodiaspórico está conectada às existências humanas localizadas nas trajetórias da afro-diáspora, as quais são complexas, abrangentes e permeadas por marcadores sociais, culturais, territoriais, políticos, raciais, étnicos, econômicos. Tal complexidade, se reflete na diversidade de produções, na visão de mundo e no pensamento sobre musicalidades/corporalidades então agenciado por tais existências. Visando construir um espaço propositivo, este simpósio se abre às diversas subáreas da música em busca de alternativas e entendimentos possíveis cuja fundamentação considere as diversas existências que compõem a diáspora negra nas Américas e construa lugares epistemológicos adequados à estas existências no campo da música. Sendo assim, este simpósio aceitará trabalhos nas diversas subáreas da música: performance, composição, educação musical, etnomusicologia, musicologia, que contribuam para ampliar as discussões deste campo e, que ao mesmo tempo, possam colaborar com a construção de um arcabouço conceitual, discursivo e prático.

 

Coordenação: Luciana Ferreira Moura Mendonça, Heloísa de Araújo Duarte Valente

O presente ST tem por objetivo colocar em diálogo pesquisas que têm como foco o debate crítico sobre a música popular em suas diversas dimensões e práticas. Sua relevância se prende a alguns fatores. Este simpósio temático acolherá, com particular interesse, trabalhos de pesquisa relacionados aos seguintes eixos de discussão: os desafios e impactos da formação universitária em música para a prática profissional e pesquisa no campo da música popular; a reestruturação criativa, simbólica e econômica na música popular brasileira contemporânea, incluindo as dimensões da produção, da performance e da fruição; debates acerca das abordagens teórico-metodológicas da pesquisa sobre música popular e seu ensino; impactos da pandemia da Covid-19 sobre a formação e práticas musicais; inter-relação entre criação, fruição e o uso de tecnologias no contexto da pandemia; pesquisas centradas em  novas metodologias, considerando fontes digitais, como repositórios de universidades, sítios da Internet especializados e redes sociais; usos e funções da música popular em diferentes contextos de ensino e aprendizagem de música. Espera-se, assim, além de promover o diálogo entre diversas abordagens e metodologias no estudo da música popular, contribuir para o enriquecimento e fortalecimento das pesquisas.

 

Coordenação: Glauber Resende Domingues, Adriana Rodrigues Didier
Em sua segunda edição, o simpósio temático em questão busca continuar e ampliar o debate já iniciado no último congresso, espaço que congregou pesquisadores que têm interesse na temática e que puderam naquela ocasião ampliar suas concepções sobre as musicalidades latino-americanas. Este simpósio acolherá trabalhos e pesquisas que versem sobre as musicalidades latino-americanas, tendo como recorte basicamente duas formas de entrada na temática:
1) investigações que tratam especificamente sobre as práticas, fazeres e gêneros musicais que integram os países da América Latina, apresentando aspectos das territorialidades, das sonoridades, dos instrumentos utilizados, das técnicas próprias e situadas em cada prática, assim como suas formas de transmissão, ou, dito de outra forma, suas pedagogias;
2) trabalhos e pesquisas que calibrem seu olhar valendo-se de uma crítica às formas eurocêntricas de lidar com as práticas, fazeres e gêneros musicais latino-americanos.
O simpósio pretende acolher trabalhos e investigações com diferentes matrizes teóricas que lidam com os fenômenos sonoro-musicais da América Latina. Dentre alguns deles citamos alguns: pesquisas que entendam os fazeres musicais latino-americanos desde um olhar trazido pelo multiculturalismo e/ou pela interculturalidade; investigações que debatam e tragam uma mirada sobre a colonialidade e suas facetas (decolonialidade, contracolonialidade) que ficaram impressas nas culturas musicais latino-americanas; trabalhos que enfoquem a centralidade dos debates interseccionais de raça, classe, gênero (dentre outros marcadores) como elemento central de compreensão dos fazeres musicais latino-americanos.

Coordenação: Erickinson Bezerra de Lima, André Muniz Luiz Oliveira
Este GT segue o pensamento desclassificatório (Gutiérrez, 2007;2020). Classificar e atribuir significados conceituais cerrados, estáticos e imutáveis concernentes a práxis da regência, consiste, em linhas gerais, de “uma violência epistemológica”. Ter o pensamento de emancipação epistemológica, converge com a realidade dinâmica do cotidiano musical do “ser regente” pois na maioria das vezes, assumem-se posturas extramusicais necessárias e atuantes durante o processo construtivo-musical, até a efetivação da performance em palco. Com base nessa concepção, este simpósio visa congregar reflexões que tragam novos horizontes para o campo da regência. O objetivo é promover a reflexão, a partilha de conhecimento e experiências, que estejam para além do campo da interpretação musical. O público-alvo desse simpósio, está concentrado em pesquisadores, regentes em formação e profissionais; Alunos de graduação e pós-graduação em música; músicos pesquisadores, amadores e profissionais.

Coordenação: Luciana Requião e Rodrigo Heringer Costa
Este Simpósio tem como objetivo principal a promoção de trocas e debates entre os pesquisadores/as que tratam da temática aqui enfocada. Do século XIX – quando da chegada da corte portuguesa ao Brasil – à contemporaneidade, transformações profundas ocorridas no mundo do trabalho da música fizeram-se notáveis. Para a melhor compreensão de tais mudanças em período tão extenso, torna-se necessária uma larga produção de estudos que considerem os distintos momentos abarcados em suas particularidades quanto ao modo de produzir e consumir música. Também essencial é a compreensão idiossincrática das relações sociais de produção no campo musical. São estimuladas, assim, submissões de comunicações que versem sobre tópicos como a formação musical em suas interlocuções com o mercado de trabalho, as relações de trabalho de musicistas e suas características, o trabalho musical em perspectiva histórica, as transformações da prática laboral no campo da música, a legislação para o trabalho, psicodinâmica do trabalho, as formas contemporâneas de objetivação do trabalho musical, sindicalismo, empreendedorismo, economia da música, as desigualdades comuns à configuração do trabalho na área de uma perspectiva interseccional, interseções da performance musical com outros campos da cadeia produtiva da música, entre outros tópicos de manifesta relação com a temática aqui abordada.

Coordenação: Clifford Hill Korman e Fabiano Araújo Costa
O século XXI tem sido marcado pela implementação de tecnologias digitais não apenas no campo dos negócios, da arte, mas no dia-a-dia dos principais centros urbanos. O ano de 2020, porém, define um novo momento desse processo, em virtude das condições impostas pela pandemia da COVID-19, onde entra em campo a questão do distanciamento social como medida sine qua non para a contenção da curva pandêmica. Neste Simpósio temático, consideramos que as práticas criativas improvisativas foram impactadas, porém não paralisadas, e de posse desta perspectiva, as seguintes questões devem ser levantadas: quais novos espaços emergiram, e de algum modo, se estabeleceram? Em relação à improvisação musical, como a própria sensação de experiência em “tempo real” se redefine nesses novos espaços? Em que medida o distanciamento se contrapõe a um estreitamento das relações virtuais interculturais? Em que medida a experiência e a relação síncrona e assíncrona no ambiente das novas mídias desafia o próprio conceito de improvisação? Este Simpósio que se caracteriza como uma continuidade do movimento de reunião de estudiosos e interessados sobre a temática da improvisação musical. Neste ano, uma ponte de transição entre o isolamento social e um futuro em construção, nossa expectativa é de receber trabalhos voltados à reflexão sobre essas questões, seja no campo da filosofia, da musicologia, da análise musical, bem como estudos etnográficos, relatos de experiência, mas também estudos relacionados à novas tecnologias e soluções criativas. O Simpósio pretende, portanto, promover um fórum entre os pesquisadores que se veem confrontados com os desafios do presente e que estejam abertos para contribuir para a construção de uma visão crítica, analítica e propositiva sobre o tema.