Comunicamos que, em razão da desistência da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) em sediar o XXX Congresso devido à pandemia de COVID-19 (coronavírus), como já informamos na Nota de 25 de março, a Diretoria da ANPPOM assumiu a responsabilidade de indicação emergencial de uma nova sede, levando em consideração a falta de tempo hábil para a candidatura e eleição de uma nova sede ainda neste ano, a suspensão dos calendários acadêmicos de boa parte das IES e as restrições orçamentárias que temos sofrido, frente à necessidade de realização do evento para a manutenção e eventual melhoria de nossa classificação no Qualis Eventos. Assim, a Diretoria da ANPPOM deliberou adiar a realização do XXX Congresso para o período de 7 a 11 de dezembro de 2020 e convidar a FAARTES/UFAM para sediá-lo – instituição que prontamente aceitou receber o evento – e indicar os membros das três comissões responsáveis por sua realização (Comissão Organizadora, Comissão Científica e Comissão Artística). Tratando-se de uma necessidade extraordinária em um ano atípico (provavelmente o mais difícil de toda a história da ANPPOM), e pensando principalmente em seus associados, mesmo com os riscos de prolongamento dos efeitos negativos da pandemia para todo o ano de 2020, a Diretoria informa que está trabalhando com a perspectiva de um formato emergencial para o congresso, com a finalidade de minimizar os problemas financeiros dos participantes, e que o cronograma terá seus prazos revistos em todas as suas etapas (submissão, avaliação e divulgação dos trabalhos aprovados, bem como a publicação dos anais), sendo também prorrogado o prazo para recadastramento de pareceristas. Nossa ideia é manter as Subáreas, Simpósios Temáticos e Grupos de Trabalho já definidos, bem como seus Coordenadores. Em breve enviaremos as informações e orientações necessárias para a participação no XXX Congresso, ressaltando que o recadastramento e as submissões seguirão ativas até a divulgação do novo cronograma e da nova Chamada de Trabalhos. Agradecemos a compreensão dxs associadxs da ANPPOM e dxs Coordenadorxs do XXX Congresso para as dificuldades que estamos enfrentando, assim como para as soluções que estamos adotando, esperando que todxs possam participar deste evento em sua nova sede e nova data.

A Diretoria da ANPPOM, 31 de março de 2020