A Presidente da ANPPOM, Prof. Dr. Sonia R. Albano de Lima, agradece o empenho dos Coordenadores dos PPGs de Música que estiveram presentes na Reunião da Área de Artes realizada nos dias 9,10 e 11 de abril, na sede da CAPES em Brasília, promovida pela Coordenadora da área de Artes da CAPES, Prof. Dr. Vera Beatriz Siqueira; o Coordenador dos Mestrados Profissionais de Artes, Prof. Dr. Lucas Robatto e, a Coordenadora Adjunta para Mestrados Acadêmicos da Área de Artes, Prof. Dr. Jacyan Castilho e relata, de forma sucinta, o que foi discutido nesse encontro. No evento foram abordados os seguintes tópicos:

1 – Apresentação aos coordenadores presentes, da nova Ficha de Avaliação Artes para atribuição dos pesos e métricas;
2 – Apresentação e debate do novo Documento de APCN e demais documentos da área;
3 – Apresentação e debate da proposta de Qualis Artístico/Cultural e Qualis Evento com discussão e atribuição dos pesos, bem como, exame do Qualis Tecnológico;
4 – Discussão acerca dos Mestrados e Doutorados Profissionais;
5 – O percentual de disciplinas que poderão ser ofertadas nos PPGs de Artes em formato de EAD;
6 – A adoção de vídeo conferências para as bancas de qualificação e defesa das dissertações e teses nos PPGs de Arte.

Foram constituídos três grupos de trabalho que avaliaram os seguintes tópicos:

a – GT Mestrado e Doutorado profissional;
b – GT para atribuição de pesos e métricas da nova Ficha de avaliação;
c – GT para discussão do Qualis Artístico/Cultural e o Qualis Evento, atribuição de pesos e especificações com respeito aos itens expostos.

No GT Qualis Artístico/cultural e Qualis Evento ocorreram as seguintes discussões:

a – Leitura e discussão das diretrizes presentes no documento norteador das avaliações;
b – Analise das métricas atribuídas aos tópicos e critérios de estratificação do Qualis;
c – Estabelecimento dos critérios de indução dos produtos analisados quanto a sua estratificação.
d – Discussão sucinta do Qualis Tecnológico que será implantado dentro em breve, do Qualis Livro que ainda está em análise devido à dificuldade de se estabelecer critérios de avaliação compatíveis, restando para uma análise futura o Qualis Periódico.

No GT que avaliou a nova ficha de avaliação foram atribuídos os pesos e métricas nos documentos da área.

No GT Mestrado e Doutorado Profissional foram discutidas as ações norteadoras do Mestrado Profissional, sua diferenciação quanto ao Mestrado Acadêmico, bem como a diferenciação do Doutorado Profissional com o Doutorado Acadêmico. Também foi redigido um requerimento pelos coordenadores, solicitando a implantação do Doutorado Profissional que, por hora, se encontra suspenso.

Foi veiculado na reunião, a importância de realização por parte das Associações de Arte, dos fóruns de coordenadores e fóruns de editores, tendo em vista uma remodelação do Qualis Periódicos e a maior participação dos coordenadores nas decisões formuladas pela CAPES.

Todos os documentos da área foram disponibilizados para os presentes e serão colocados no site da ANPPOM em data futura.

Também foi solicitado uma atenção especial ao periódico Art Journal Research (ARJ), pois se trata de uma publicação de cunho interdisciplinar visando a internacionalização dos artigos de arte produzidos.

Finalizo solicitando o comparecimento dos Coordenadores dos PPGs de Música no Fórum de Coordenadores de Música que será realizado no dia 26 de agosto de 2019, período matutino, na cidade de Pelotas, durante o XXIX Congresso da ANPPOM, com o intuito de dar continuidade às discussões iniciadas na Reunião da CAPES.

Atenciosamente

São Paulo, 14 de abril de 2019

Sonia R. Albano de Lima
Presidente da ANPPOM

Clique para Download em PDF – ANPPOM – carta da Presidente para os associados em 2019, CAPES carta da Presidente para os associados em 2019, CAPES