Lançamentos
26 Prelúdios característicos e concertantes para Violino só, Doce momento e Serenim
Autores: Flausino Valle; organização e apresentação: Leonardo Vieira Feichas
Resumo: Flausino Valle (1894-1954), natural de Barbacena – MG, mudou-se aos 18 anos para Belo Horizonte, onde foi violinista, advogado, escritor, professor de História da Música e Folclore, poeta e compositor. Sua obra musical para violino é marcada pela imitação/evocação de paisagens sonoras mineiras do começo do século XX como porteiras, carros de boi, animais e uma forte referência à viola caipira, alcançada por meio de hibridização de várias técnicas instrumentais e do uso de técnicas estendidas. Este livro de edições práticas das obras 26 Prelúdios Característicos e Concertantes para Violino Só, Doce Momento e Serenim, compostas por Valle, é um dos resultados do doutorado em Artes Musicais, realizado pelo organizador Leonardo Feichas na Universidade Nova de Lisboa, em cotutela com a Unicamp. Nessas edições práticas, são propostas visões interpretativas de arcadas e dedilhados, que, quando associadas à leitura da tese de Feichas, fornece uma visão do entendimento sobre essas obras. A proposição destas edições vai ao encontro de um dos desejos de Valle, de que sua obra fosse usada como método de estudo de violino nos cursos de música, nos conservatórios e nas universidades.
Link para download: https://www.bibliotecadigital.unicamp.br/bd/index.php/detalhes-material/?code=111821
26 Prelúdios característicos e concertantes para Violino só, Doce momento e Serenim
Autores: Flausino Valle; organização e apresentação: Leonardo Vieira Feichas
Afinação da interioridade: a canção popular brasileira na musicalização de adultos
Livro: Afinação da interioridade: a canção popular brasileira na musicalização de adultos
Autor: Kristoff Silva
O livro “Afinação da interioridade – a canção popular brasileira na musicalização de adultos” resulta da tese vencedora do Prêmio de Melhor Tese da UFMG – Ano 2020. Em síntese, investiga o potencial da canção popular brasileira como deflagradora de processos de ensino e aprendizagem em música, com especial enfoque na formação musical de adultos.
“A importância da canção na vida de um povo nunca foi devidamente estimada, mas já há sinais de que, aos poucos, essa modalidade de expressão vem sendo incorporada aos melhores projetos de desenvolvimento humano. As curvas melódicas que conduzem nossas falas e nossas canções nunca esconderam a natureza afetiva das relações que mantemos com o mundo e com o conhecimento em geral. Dedicar-se à canção é trazer isso à tona. Nesse sentido, a educação musical pautada por canções contribui para afinar nossas interioridades” (Luiz Tatit, sobre o livro “Afinação da interioridade – a canção popular brasileira na musicalização de adultos”, de Kristoff Silva. Ed. Zain. 2023).
Link para aquisição do livro: https://editorazain.com.br/catalogo-livros/afinacao-da-interioridade/
Afinação da interioridade: a canção popular brasileira na musicalização de adultos
Autor: Kristoff Silva
“Da discussão é que nasce a luz”: canção, teatro e sociedade
Livro: “Da discussão é que nasce a luz”: canção, teatro e sociedade
Autor: Walter Garcia (IEB-USP)
Os 15 textos reunidos em “Da discussão é que nasce a luz” fazem a crítica da canção popular-comercial brasileira a partir de duas constelações, a da MPB e a do Rap, e de suas relações com o teatro. Redigidos entre 2007 e 2019 e publicados em meios diversos, os estudos foram revisados e, em alguns casos, receberam acréscimos e alterações consideráveis. Embora mantenha certo caráter fragmentário, o conjunto se volta para a análise formal de parte da produção musical contemporânea, interpretando-a à luz do processo histórico. O livro se organiza em quatro partes: Canção e sociedade; Livros; Canção e teatro; Duas crônicas. Em chave interdisciplinar, os textos mobilizam instrumentos de diferentes campos – teoria crítica, musicologia, estudos literários, comunicação social, historiografia, sociologia. E exploram várias formas, do ensaio longo ao curto, do comentário jornalístico à crônica.
Link para aquisição do livro: https://www.finotracoeditora.com.br/da-discussao-e-que-nasce-a-luz-cancao-teatro-e-sociedade
Link para baixar PDF gratuitamente: https://www.finotracoeditora.com.br/e-book-da-discussao-e-que-nasce-a-luz-cancao-teatro-e-sociedade
“Da discussão é que nasce a luz”: canção, teatro e sociedade
Autor: Walter Garcia (IEB-USP)
Educação musical: diálogos insurgentes
Livro: Educação musical: diálogos insurgentes
Organizadora: Viviane Beineke
Autoras e autores
Cláudia Ribeiro Bellochio
Eloisa Costa Gonzaga
Eurides de Souza Santos
Flavia Candusso
Helena Lopes da Silva
Katiusca Lamara dos Santos Barbosa
Luís Ricardo Silva Queiroz
Regina Finck Schambeck
Sandra Mara da Cunha
Sérgio Luiz Ferreira Figueiredo
Teresa Mateiro
Valnei Souza Santos
Vânia Beatriz Müller
Viviane Beineke
É pesquisa.
É experiência-exercício.
É educação.
É insurgência.
É educação musical
É trabalho de professoras e professores.
Este livro é pautado em diálogos com temáticas emergentes, contemporâneas à educação musical e mais do que necessárias para movimentar outras ideias e trazê-las ao contexto de nossas discussões e práticas profissionais.
As escritas são de autoras e autores que trazem de si o que pulsa no professorar. Professoras e professores tratam aqui das diversidades e diferenças, das criatividades, das infâncias, das negritudes e branquitudes, dos capacitismos e anticapacitismos.
São ensaios que testemunham o fazer reflexivo e profundo, de cada uma e cada um, e que declaram seu amor pela vida, pela educação, pela educação musical, pelo mundo. São produções desacomodadas que nos desestabilizam. Reenfatizo: é trabalho de professoras e professores que têm na música sua conexão com o mundo, com as educações e seus enfrentamentos para a construção humana.
Eis o sentido da insurgência: forma de potencializar a construção de utopias.
(Cláudia Ribeiro Bellochio)
Link para aquisição: https://lojahucitec.com.br/colecao-musicas-em-dialogos/
Educação musical: diálogos insurgentes
Organizadora: Viviane Beineke
Autoras e autores: Cláudia Ribeiro Bellochio, Eloisa Costa Gonzaga, Eurides de Souza Santos, Flavia Candusso, Helena Lopes da Silva, Katiusca Lamara dos Santos Barbosa, Luís Ricardo Silva Queiroz, Regina Finck Schambeck, Sandra Mara da Cunha, Sérgio Luiz Ferreira Figueiredo, Teresa Mateiro, Valnei Souza Santos. Vânia Beatriz Müller e Viviane Beineke
Educação Musical na América Latina: singularidades, desafios, diálogos e interações
Livro: Educação Musical na América Latina: singularidades, desafios, diálogos e interações
Organizadores: Mário André Wanderley Oliveira, Jean Joubert Freitas Mendes, Luis Ricardo Silva Queiroz, Tiago de Quadros Maia Carvalho
A obra é resultante das exposições e discussões empreendidas durante a XI Conferência Regional Latinoamericana de Educação da International Society for Music Education (ISME), realizada na cidade do Natal, em parceria com a Escola de Música da UFRN e Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM). O livro, que foi organizado em forma de coletânea, tem por objetivo apresentar pesquisas e reflexões capitaneadas por nomes relevantes do campo da Educação Musical no Brasil e demais países da América Latina, apontando problemas, desafios e características inerentes ao campo, materializados nas relações institucionais, culturais e políticas desses contextos.
Link para download gratuito:
Educação Musical na América Latina: singularidades, desafios, diálogos e interações
Organizadores: Mário André Wanderley Oliveira, Jean Joubert Freitas Mendes, Luis Ricardo Silva Queiroz, Tiago de Quadros Maia Carvalho
Práticas digitais em educação musical: reflexões e experiências
Livro: Práticas digitais em educacão musical: reflexões e experiências
Autores: Juciane Araldi Beltrame, Gutenberg de Lima Marques, Marcos da Rosa Garcia, Matheus Henrique da Fonsêca Barros, Bruno Westermann, José Magnaldo de Moura Araújo
Este livro nasce de uma pesquisa coletiva, interinstitucional e com financiamento desenvolvida pela equipe do Grupo de Estudos e Pesquisas e Tecnologias e Educação Musical (Tedum). No decorrer da pesquisa, percebemos o quanto as práticas e pesquisas dos participantes do Tedum estavam entrelaçadas tanto pela temática, quanto pelos modos de pensar, praticar e ensinar música presentes nas suas atuações. E assim, surgiu a ideia de ampliar o que seria a publicação de um livro com os resultados da pesquisa, para uma coletânea que articulasse as experiências e práticas relacionadas à temática das tecnologias na educação musical. Tal ideia se materializa neste livro que apresentamos agora. Na primeira seção, apresentamos capítulos que fundamentam as práticas musicais digitais, assim como reflexões epistêmicas que emergem desse campo de estudo. Já a segunda seção, traz dois capítulos que apresentam pesquisas científicas que tomaram como foco processos de produção de conteúdos pedagógico-musicais. E para finalizar, a terceira seção traz pesquisas e experiências desenvolvidas que exploraram a práticas inerentes da cultura participativa digital, ora com fins pedagógicos, ora com fins artísticos.
Link para download gratuito: https://www.ccta.ufpb.br/editoraccta/contents/titulos/musica/praticas-digitais-em-educacao-musical-reflexoes-e-experiencias
Práticas digitais em educação musical: reflexões e experiências
Autores: Juciane Araldi Beltrame, Gutenberg de Lima Marques, Marcos da Rosa Garcia, Matheus Henrique da Fonsêca Barros, Bruno Westermann, José Magnaldo de Moura Araújo
Villa, Jobim e Edu Canções, Afetos e Brasilidades: uma escuta histórica e cultural do modernismo musical brasileiro
Livro: Villa, Jobim e Edu Canções, Afetos e Brasilidades: uma escuta histórica e cultural do modernismo musical brasileiro
Autor: Carlos Ernest Dias
A narrativa aborda o modernismo musical brasileiro como um momento-chave para análises sobre as práticas musicais brasileiras em tempos antigos e modernos. Estudando as Serestas de Villa-Lobos e Manuel Bandeira (Manduca Piá), algumas canções de Tom Jobim e Vinícius de Moraes e outras de Edu Lobo e Chico Buarque, verifica-se que elas se relacionam a um tipo de cultura poética e musical produzida por uma classe média urbana, intelectualizada, mas não acadêmica, popular, mas não folclórica, culta, mas não erudita. Propusemos relacionar vidas e obras dos compositores através da ideia de estrutura de sentimento desenvolvida pelo intelectual Raymond Williams, pois elas confluem para uma consciência afetiva e cultural sobre o país que se traduz numa moderna brasilidade musical. Por outras trilhas, analisa-se criticamente as convergências e divergências de musicólogos e intelectuais em torno da construção nacional-folclorista erigida pelo modernismo musical, que almejou a criação de uma “música brasileira” ancorada em elementos nacionalistas e positivistas. Tal concepção identitária se tornou canônica na história cultural do modernismo musical, defendida por uns e questionada por outros, debate que se faz presente ainda hoje. Nesses sentidos, propõe-se uma leitura interdisciplinar do modernismo musical brasileiro em seus aspectos culturais, históricos, estéticos e ideológicos, relacionando História Cultural, Musicologia, Literatura, Sociologia, Etnomusicologia e Estudos Culturais.
O ebook está disponível em
https://play.google.com/store/books/details/Carlos_Ernest_Dias_Villa_Jobim_e_Edu_Can%C3%A7%C3%B5es_Afeto?id=IdecEAAAQBAJ&gl=br&fbclid=PAAaZxENWssi57bxklgAdBUKOA08Yqv79rDH-bYmR65h5viSe6aFshFKA4lZc&pli=1
E o livro físico pode ser adquirido em
https://loja.editoradialetica.com/humanidades/villa-jobim-e-edu-cancoes-afetos-e-brasilidades-uma-escuta-historica-e-cultural-do-modernismo-musical-brasileiro
Villa, Jobim e Edu Canções, Afetos e Brasilidades: uma escuta histórica e cultural do modernismo musical brasileiro
Autor: Carlos Ernest Dias
Trios
Álbum: Trios
Autores: Gabriel Rezende, Emiliano Sampaio, Lucas Casacio,Orlando Martıńez, Maria Betania Hernandez e Marcelo Corrêa
Água não é só natureza, mas também cultura. Os rios que delineiam Foz do Iguaçu trazem as marcas do uso que deles fazemos. Marcas bem diferentes, que contam as histórias do destino dado às suas águas. E, no entanto, elas se encontram, para começar uma nova história. O Álbum Trios nasce da confluência de diferentes trabalhos artísticos, envolvendo composição, performance e arte gráfica. Nele, um entramado tecido pelos pontos de vista de quem está fora, de quem vem de fora e está dentro, e de quem veio e foi, tematiza particularidades da região da tríplice fronteira.
Lançado em finais de 2022, o álbum reúne o trio de música instrumental de inclinação jazzística “Frontrezz” e o trio de música instrumental latino-americana María Betania Trio. Estabelecendo relações entre as particularidades das formações instrumentais e das características geoeconômicas dos rios que delimitam a cidade de Foz do Iguaçu, foram encomendadas ao compositor e multi-instrumentista Emiliano Sampaio três peças inspiradas nessas relações. Duas delas, com três movimentos cada, para cada um dos trios, e a última, com apenas um movimento, para os dois trios juntos. Cada peça ganhou também uma colagem exclusiva da artista plástica Ana Angélico Resende e poesias escritas por Gabriel Rezende: albumtrios.com.br
As músicas estão disponíveis também nas principais plataformas de streaming.
A iniciativa cultural recebeu recursos do Fundo Municipal de Incentivo Cultural por meio de edital realizado pela Prefeitura de Foz do Iguaçu e Fundação Cultural de Foz do Iguaçu.
Álbum: Trios
Autores: Gabriel Rezende, Emiliano Sampaio, Lucas Casacio,Orlando Martıńez, Maria Betania Hernandez e Marcelo Corrêa
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