V.30, 2020

XXX Congresso da ANPPOM

Conferência de Abertura

Rogério Budasz  PDF

Mesa Redonda: “Perspectivas para a formação de pesquisadores em Música: A performance musical e o texto”

Aloysio Moraes Rego Fagerlande PDF

Mesa Redonda: “Arquivos digitais e música: pessoas diante das bases, pessoas por trás das bases”

Renato Pereira Torres Borges  PDF

[Subárea] Composição e Sonologia

A composição compartilhada na criação da primeira canção do ciclo Machadianas para barítono, harpa e orquestra de cordas PDF
José Orlando Alves, Marcos Lucas
As identidades musicais no contexto da improvisação livre coletiva PDF
Maria Eduarda Fernandes Mazula
Reflexões sobre as noções de complexidade e emergência na livre improvisação coletiva PDF
Arthur Faraco
Problemáticas da pesquisa em composição na ANPPOM de 2015 a 2019: abordagens em processos criativos PDF
Germán Enrique Gras
Multifônicos Colaterais do Saxofone: Uma prospecção de catálogo PDF
Sérgio Monteiro Freire
Estudo comparativo do efeito de três diferentes surdinas na LTAS de seis violinos PDF
Marcus Vinicius da Silva Evangelista, Sérgio Freire, Maurício Freire Garcia, Davi Alves Mota
Sermões em palimpsestos, para flauta e sons eletrônicos: aspectos composicionais, acústicos e performáticos PDF
Rodrigo Frade, Felipe Vasconcelos
Uma primeira aproximação multimodal da técnica de strumming PDF
Augusto Armondes, Sergio Freire, Caio Campos, Rubens Silva
O diálogo entre a música do afoxé e a música orquestral através da obra De Canto em Canto II – Possível Resposta de Ernst Widmer PDF
André Vieira
As disposições legais referentes à formação docente: de 1996 a 2019 PDF
Alba Janes Santos Lima, Sílvia Garcia Sobreira
A idéia de síntese poética como critério identitário para obras musicais de caráter aberto a partir do conceito de algoritmo PDF
Valério Fiel da Costa, Vitor Mendes de Oliveira
O jogo concreto na música de Amon Tobin: um estudo dos processos de hibridização a partir da noção de resíduos compartilhados PDF
Marcelo Carneiro de Lima
Poemas Eletroacústicos: poéticas possíveis PDF
Cláudio José Bezz
Análise do fluxo labial no trompete através da filtragem inversa adaptativa interativa PDF
Gustavo Machado Oliveira, Maurício Alves Loureiro, Davi Alves Mota
Composição colaborativa na elaboração de uma peça de música mista PDF
Micael Antunes, Itamar Vidal, Jônatas Manzolli

[Subárea] Educação Musical

Estratégias pedagógicas relacionadas ao desenvolvimento da escuta do músico: apontamentos sobre as especificidades do som na música popular PDF
Daniel Tápia
A percussão nos cursos de Licenciatura em Música: currículo e formação docente PDF
Beatriz Woeltje Schmidt
Apreciação e aprendizagem musical de idosos através do violão na era digital: um estudo sobre esta experiência e seus desdobramentos no programa UniversIDADE da Unicamp PDF
Gustavo Ramos Ferraz
Experiências como professor de música antes do ingresso na licenciatura: relatos de um egresso PDF
João Paulo de Rezende Oliveria, José Soares de Deus
Mulheres instrumentistas no campo profissional da música popular na cidade de São João del Rei: Um retrato PDF
Carla Silva Reis, Silvia Rocha Costa
Coro amador: Oportunidade de ensino de conteúdos de aprendizagem da área coral PDF
Abner de Souza Santana
Cursos de graduação em flauta transversal em Minas Gerais em diálogo com a sociedade atual: uma pesquisa documental PDF
Larissa da Costa Novo, Antonio Carlos Guimaraes
A musicobiografização como dispositivo formativo na prática docente: abstrações analíticas de materiais biográficos secundários PDF
Haniel Henrique Vieira de Queiroz
O papel da escuta musical na construção de significados sobre o repertório na aprendizagem formal de clarineta PDF
Emerson Rodrigo Cardoso
Formação de professores para múltiplos espaços: ações possíveis PDF
Anielson Costa Ferreira, Jucélia da Cruz Estumano
O curso de canto da UNESP: o impacto do ensino superior no discurso de seus egressos PDF
Homero Antonio Velho
A educação musical em uma escola experimental PDF
Wellington Luiz Santos Gouvea, Vania Malagutti Loth
Curso online de guitarra elétrica: uma pesquisa em andamento PDF
Alerson Donizete de Oliveira, Vania Malagutti Loth
Educação Musical em Contexto Religioso: uma análise sobre o processo educativo musical em uma igreja católica PDF
Adrielli Oliveira Dos Santos, Ana Maria Castro Souza
Documentação narrativa de experiências pedagógico-musicais: configurando um programa de música em uma escola pública de educação básica PDF
Daniel Martins Pitanga
Educação musical na escola: “ecologizando” saberes no espaço rural PDF
Márlon Souza Vieira
Reflexões acerca do uso do repertório brasileiro para clarineta nas escolas de música de São Paulo PDF
Efraim Santana Santos, Luís Antonio Eugenio Afonso
Pluralidade estética no repertório contemporâneo brasileiro para a iniciação ao piano PDF
Potiguara Curione Menezes, Tayná Batista Lorenção
Universidade e atuação profissional: relações entre diferentes contextos de formação sob a perspectiva de músicos populares PDF
Ana Luiza Miranda Pinto
Criatividade musical e vulnerabilidade social: reflexões sobre práticas criativas em música na Casa Pequeno Davi, João Pessoa – PB
Quézia P. de Barros Silva Amorim
PDF
Percursos na música: reflexão sobre formação inicial e continuada de um professor de música a partir do seu (auto) trajeto
Lucian José de Souza Costa e Costa, Áureo Deo DeFreitas Júnior
PDF
Arranjo coral colaborativo: a relevância da música regional pela ótica de educadores e pedagogos musicais brasileiros
Ediel Rocha de Sousa
PDF
O software Analisador de Contrapontos: uma reflexão sobre a primeira aplicação pedagógica
Rogério Tavares Constante
PDF

[Subárea] Etnomusicologia

A Autoetnografia, o Musicar e a Foliã de Reis, uma pesquisa em construção PDF
Priscila Maria Ribeiro Buzzi
A voz dos bantos é a voz dos meus PDF
Andréa Albuquerque Adour da Camara, Ana Daniela dos Santos Rufino
Sol do Marajó: relato sobre uma banda de música no município de Anajás-PA PDF
Darleanne Lacerda
Banda de Música de Alto Santo: cidadania cultural e dimensão socioeducativa PDF
Ernani Lima Barbosa, Agostinho Jorge Lima
O registro sonoro e seus modo de escuta: uma análise de gravações de cantos yanomami PDF
Rafael Ramalhoso Alves
Um quilombo de práticas PDF
Marcos Alan Costa Farias
Remapeando musicares: Bois em São Luís (MA) e localidades digitais frente à pandemia PDF
Luiza Fernandes Coelho
A Barquinha de Mestre Daniel: uma etnografia da música de tradição religiosa ayahuasqueira amazônica PDF
Daniel Castro Montoya Flores, Sergio Nogueira Mendes
A folia do Divino Espírito Santo como uma comunidade de pratica: domínio, comunidade, pratica e o musicar PDF
Givas Demore
Cavalo-marinho Boi Pintado, etnomusicologia e pesquisa-ação participativa PDF
Igor Cavalcante Sá
A proposta do “Rap regional”: reflexões a partir da etnografia do circuito do “Rap AM” em Manaus PDF
Rafael Branquinho Abdala Norberto
Substituição, adição e subtração: processos de transformação cultural no Pássaro Junino de Belém do Pará e suas músicas (1927-2019) PDF
Sâmela Cristina de Souza Jorge
A Sars-Cov-2 e isolamentos modernizadores – uma visão aérea sobre a etnomusicologia e as práticas musicais na atualidade PDF
Saulo Christ Caraveo, Sonia Maria Moraes Chada
As contribuições de Pe. Augusto Cardin para a carreira de Mestre Vieira e o surgimento da lambada/guitarrada em Barcarena no Pará PDF
Saulo Christ Caraveo, Sonia Maria Moraes Chada
Reflections on the Nature of Water (1985), de Jacob Druckman: um estudo interpretativo PDF
Guilherme Misina, Fernando Hashimoto
Darwinismo social na historiografia musical brasileira: o branqueamento do Padre José Maurício Nunes Garcia PDF
Pedro Vaccari

[Subárea] Música Popular

O ser e estar punk: a incursão dos Titãs em um gênero que rejeita o mercado PDF
Matheus Rocha Grain, Luiz Henrique Fiaminghi
O percussionista pernambucano no mercado da música: entre a vivência da tradição e a formação acadêmica PDF
Marcos Antonio Monte Silva
Recursos adotados por Lula Galvão em solos improvisados: análise a partir do procedimento de “comparação entre objetos”, semelhante ao proposto por Philip Tagg PDF
Victor Rocha Polo
Lirismo ou opressão? Reflexões sobre questões de gênero em Novinha você é uma flor PDF
Maria Carolina Cadamurro, Adelcio Camilo Machado
Das ruas e salões para as salas de concerto: Um estudo sobre a transição do frevo para o contexto de música de concerto por meio da obra do Maestro Duda PDF
Auciran Roque da Silva, Ranilson Bezerra de Farias
De Repente em Ação: ações, resultados e apontamentos de uma investigação acerca dos cantadores repentistas na região do Cariri cearense PDF
Rodolfo Rodrigues, Samuel Gomes Melo
O disco Depoimento do Poeta (1970): tradição e aspectos formais nos sambas de Nelson Cavaquinho PDF
Marcio Modesto, Silvia Maria Pires Cabrera Berg
Violões milongueiros do sul do Brasil: primeiros apontamentos PDF
Mateus Porto Moraes
Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul: impactos do novo regulamento sob as lentes dos Jornais da década de 1970 PDF
Rafael Gonçalves Oliveira da Silva
Minha nega na janela: o samba “tradicional” de Germano Mathias na voz de Gilberto Gil PDF
Lourenço Matheus, Filipe Sousa, Almir Côrtes
Afinidades jazzísticas e impressionistas em duas obras de Garoto PDF
Rafael Mitsuru Yasuda e Manuel Silvera Falleiros
A pesquisa acadêmica sobre bateria: o estado da arte nos últimos sete anos PDF
Caio Conti Milan, Eliana C. M. Guglielmetti Sulpicio
Uma aproximação entre a música popular e a hermenêutica filosófica: Interpretação musical em Hercules Gomes PDF
Thiago Leme Marconato, Hideraldo Luiz Grosso

[Subárea] Performance musical

Efeito das modalidades sensoriais visual e auditiva sobre o julgamento da performance musical PDF
Giovanna Nunes de Oliveira
O uso de estratégias e a aprendizagem autorregulada – reflexão sobre a prática de instrumento musical PDF
Camilla dos Santos Silva, Carlos Fiorini
Interações entre notação, performance e escuta: contribuições do repertorio didático de música contemporânea para piano PDF
Joana Cunha de Holanda, Irene Porzio Zavala
Cantiga Praiana, de José Maria Neves – uma abordagem dialógica PDF
Elenis Sabino Guimarães, Luciana Monteiro de Castro
Interpretação do gênero musical maracatu na performance do baterista Nenê na faixa Maracatu do álbum Sanfona de Egberto Gismonti (1981) PDF
Christiano Galvão
Reflexões sobre uma edição das obras didáticas para piano a 4 mãos de Estercio Marquez Cunha PDF
Denise Andrade de Freitas Martins, Luciana Monteiro de Castro, Rodrigo Olivárez
Uma Performance Musical para Surdos: canções de Edmundo Villani-Côrtes PDF
Andréa Peliccioni Sobreiro, Luciana Monteiro de Castro
O Boisinho de Chumbo de Heitor Villa-Lobos: aspectos idiomáticos e interpretativos PDF
Lucas Santos Gonçalves, Luciana Sayure Shimabuco
Elementos sobre as práticas interpretativas do concerto Ibira Guira Recê de Edmundo Villani-Côrtes (1930) em sua versão para saxofone alto e piano PDF
Paulo Eduardo Souza de Almeida, André Barbosa dos Santos
A Experiênci-Ação como estratégia para otimizar a performance musical, simulando a capacidade de concentração PDF
José Washington Florencio da Silva
O timbre na construção da performance PDF
Rosedalia Carlos de Oliveira
O estilo de Zé da Velha no CD Só Gafieira!: práticas de performance do trombone no choro. PDF
Marcos Flávio Aguiar Freitas
A relação entre coluna de ar e sonoridade: um cruzamento de dados obtidos por meio da aplicação de 15 entrevistas com trombonistas profissionais PDF
Ricardo Félix de Morais
Projeto de extensão Pedagogia e Performance dos Metais: relato de produção do biênio 2017/2019 PDF
Maico Viegas Lopes
Aprendizagem motora e aquisição de repertório pianístico: uma proposta analisada com o primeiro arabesque de Debussy. PDF
João Gustavo Kienen, Jhonata Monteiro de Sousa
O processo criativo na prática da performance musical: uma perspectiva pelo violão brasileiro PDF
Ricardo Henrique Serrão
A arte da performance como um meio para se pensar uma prática musical criativa PDF
Patrick Moreira de Souza Lima, Luís Antônio Eugênio Afonso
A transcrição para violão: uma proposta para a valsa Tristemente (1947), de Reginaldo Carvalho PDF
Vladimir Alexandro Pereira Silva, Ewerson de Carvalho Santos
Análise do estudo 26 de David Friedman PDF
Gustavo Surian Ferreira
Considerações sobre os fundamentos da Teoria dos Estilos de Meyer para a performance musical PDF
Samuel Henrique da Silva Cianbroni, Regina Antunes Teixeira dos Santos
Adaptando a Sonata Sabará do teclado para o duo de traverso barroco e viola da gamba baixo. PDF
Fausto Borém, David Castelo, Gustavo W. Freccia
O tempo na música contemporânea: uma perspectiva sobre as peças Paisagem Sonora Nº6 de Rodrigo Lima e Maracatu de Liduino Pitombeira PDF
Jonatas Weima Cunha Angelim
Perspectivas de deliberação na prática pianística de uma proficiente PDF
Michele Rosita Mantovani, Regina Antunes Teixeira dos Santos
Repertório para piano solo no contexto luso-brasileiro: Panorama sobre tendências nas composições com técnicas estendidas PDF
Gisele Pires Mota
Práticas históricas e performance moderna ao violão: duas propostas de realização de baixo contínuo a partir de uma Lição do Methodo de piano-forte de José Maurício Nunes Garcia PDF
Luciana Câmara Queiroz de Souza, Andrea Alencar Coelho da Silva
O piccolo e os grupos sinfônicos: uma abordagem histórica PDF
Gabriela Deps Gomes, Eduardo Gonçalves dos Santos, Samanta Adriele Neiva dos Santos
Análise musical e interpretação: um debate para a performance PDF
Jefrey Antonio de Andrade, Rogério Tavares Constante

[Subárea] Musicologia, Estética Musical e Interfaces (Mídia, Semiótica, Musicoterapia)

Genesis of humor’s bad reputation and its inadequacy to the fine arts PDF
Eder W. B. Pena
A obra musical em deriva: um debate a respeito do intérprete e sua atuação frente a diferentes formatos composicionais PDF
Daniel Gouvea Pizaia
A importância da música sacra para a reformulação da imagem do imperador Fernando III após o fim da Guerra dos Trinta Anos PDF
Dorotéa Machado Kerr, Caio Amadatsu Griman
A new way of making fowre parts in counterpoint: características inovadoras na teoria musical inglesa no início do século XVII PDF
Nathalia Domingos
Até a morte de cruz: uma análise texto-musical de Christus factus est CPM 193 de padre José Maurício Nunes Garcia PDF
Lucas Roberto de Souza Oliveira, Modesto Flávio Chagas Fonseca
Memória vocal radiofônica: a natureza do belo em fonogramas de cantoras eruditas e populares dos anos 1940 a 1960 PDF
Benedicto Bueno Gurgel Júnior
O cantochão da antífona Asperges me no ritual mercedário de João da Veiga (1780): uma investigação melódico-comparativa de sua origem, a partir de cantorais mercedários, tridentinos e dominicanos PDF
André Alves Gaby, Paulo Augusto Castagna
A gruta dos pássaros, para piano a quatro mãos: histórico, análise, edição de performance e divulgação da obra de Cardoso de Menezes (1848-1931) PDF
Myrian Ribeiro Aubin, Mauro Camilo de Chantal Santos
O madrigal Da le belle contrade d´oriente– a escrita do compositor Cipriano da Rore como marco inicial da Música do Maneirismo PDF
Rafael Luís Garbuio
A flauta transversal, a clarineta e o pistom na obra musical de autoria do Padre José Maria Xavier PDF
Adhemar Campos Neto, Modesto Flavio Chagas Fonseca
Marco Padilha: memórias e principais idiossincrasias temáticas e estéticas da sua produção musical PDF
Jessé Máximo Pereira, Emerson Luiz de Biaggi
Frederico Nascimento e o Gabinete de Acústica do Instituto Nacional de Música PDF
SUELY Aparecida CAMPOS FRANCO
A música no texto dos artistas-viajantes: Rio de Janeiro, século XIX PDF
Marcia Ermelindo Taborda
Os usos das poéticas musicais luteranas no século XVII – o caso do Musica Poetica de Joachim Burmeister PDF
Cassiano Almeida Barros
Sérgio Belluco, vida e obra: os cadernos manuscritos de música no Brasil PDF
Saulo Luiz Vieira Ligo Junior
Apontamentos sobre criação, produção, difusão, recepção e performance musicais na contemporaneidade. PDF
Potiguara Curione Menezes
A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas através de seus programas musicais 1929-1974. PDF
Gabriel Angelo da Costa, Lenita Waldige Nogueira
Taquaras, tambores e violas: fazeres musicais em narrativas audiovisuais PDF
Alice Martins Villela
Universalismo e essencialismo na música brasileira: esboços para uma metodologia de investigação PDF
Marta Castello Branco
“Como pode um peixe vivo viver fora d’água fria?” Considerações iniciais para a pesquisa sobre a história de um curso de extensão universitária PDF
Valéria Garcia Soares
Santo do dia: um recurso antroponímico para a formulação de hipóteses referentes à data de nascimento de músicos em comunidades católicas PDF
Paulo Augusto Castagna
Dois de janeiro de 1762: um requerimento, uma nova tecnologia e um novo sistema à música em Vila Rica PDF
Felipe Novaes
Luthier Raul Lage: das fábricas e escolas cubanas para o ensino e produção de instrumentos musicais de corda dedilhada no Brasil PDF
Aluisio Laurindo Silva Júnior
A opereta A Princesa do Catete de Euclides Fonseca (1854-1929): histórico e edição de uma obra da Belle Époque brasileira PDF
Melina de Lima Peixoto, Mauro Camilo de Chantal Santos
De ouvidos bem fechados: O Concerto original da Société Musicale Indépendante-SMI PDF
Danieli Verônica Longo Benedetti
A missa de defuntos na literatura coral-sinfônica brasileira do século XX: uma análise do Réquiem Contestado, de Eli-Eri Moura PDF
Vladimir Alexandro Pereira Silva, Laís Lorrany Andrade
Uma abordagem temporal da teoria da imaginação da escuta de Smalley PDF
Tauan Gonzalez Sposito, Rael Bertarelli Gimenes Toffolo
As relações de poder e as instituições mantenedoras das bandas de música de Pedro Leopoldo/MG: um estudo de caso PDF
Ana Carolina Pietra Malaquias, Edite Rocha

[Subárea] Teoria e Análise Musical

Uma análise de Trash TV Trance de F. Romitelli pelo viés da sonoridade PDF
Tales Botechia, Thales Roel
Pensamento schenkeriano versus emocionalidade musical: acordos, contrastes e tensões no campo da performance PDF
Leandro Martins Turano
Análise da Orquestração da Primeira Peça de Quattro Pezzi per Orchestra de Giacinto Scelsi PDF
Igor Leão Maia, Laís Souza
Um olhar sobre obras exclusivamente gráficas para flauta doce de Louis Andriessen e Michael Vetter PDF
Alfredo Faria Zaine, Sonia Ray
O Artesanato Furioso e Child of Tree de John Cage: uma análise morfológica através da performance PDF
Daniel Luna de Menezes, Valério Fiel da Costa

[Simpósio] 2.1.1. Choro no sentido lato

Além do regional: a heterogeneidade de formações e instrumentos aplicados à performance do choro na passagem do século XIX ao XX PDF
Rodrigo Heringer Costa.2
A múltipla produção artística do flautista Altamiro Carrilho entre 1948 e 1960 PDF
Marcio Modesto, Silvia Maria Pires Cabrera Berg
Roda de Choro Curitibano: significados e sentidos PDF
Cláudio Aparecido Fernandes
Identificando padrões de interpretação no Choro através da mensuração de performances de Jacob do Bandolim PDF
Ivan Paparguerius
“Cadê os seus Chediak da vida?”: considerações sobre em uma gravação etnográfica de Cochichando PDF
Renan Moretti Bertho, Guilherme Augusto Lamas

[Simpósio] 2.1.2. Música e cultura popular na região Nordeste

“O funk nasce do erro”: ressignificações do funk na cena lésbica em São Paulo PDF
Raquel Mendonça Martins
Ancestralidade, pureza e ruralidade: construções discursivas de uma viola no Nordeste brasileiro PDF
Guilherme Jacobsen
Autoscopia e entrevista recorrente: a qualidade dos sujeitos como fator de adequação dos instrumentos metodológicos PDF
Leandro Drumond Marinho, Eurides de Souza Santos
O boi, nos bailados populares e na religiosidade a partir das pesquisas de Mário de Andrade PDF
Flávia Camargo Toni, Rosangela Francischini

[Simpósio] 2.1.3. Música, gênero, corpos e sexualidades: processos, métodos e práticas de produção sonora dos artivismos

Diversidade e Resistência: uma pesquisa sobre as mulheres do Coral Universitário Clarice Sarmento PDF
Rayssa Karoline Rodrigues Pereira, Maria Amelia Castilho Feitosa Callado, Thauan Silva Chaves
Pelo direito à voz identitária: caminhos da reconfiguração vocal da mulher trans PDF
João Gustavo Kienen, Jully Vidal Guimarães Silva
Fisiologia da voz transexual PDF
João Gustavo Kienen, Jully Vidal Guimarães Silva
De Itapuã a João Pessoa (PB): análise de um episódio na “Passarela do Samba” PDF
Harue Tanaka
O protagonismo musical feminino negro no universo do coco de roda paraibano PDF
Eurides Souza Santos, Erivan Silva
Mulheres no carimbó: por onde passa a saia com o passar do tempo? PDF
Iva Rothe-Neves e  Mariana Bastos Garcez
Cultural labour, Creative industries, organised feminisms and their implications in the shaping of new Brazilian sound art PDF
Vanessa De Michelis

[Simpósio] 2.1.4. Música e pensamento afrodiaspórico

Gentilismos e assimilação nas práticas musicais religiosas de duas congregações de africanos Mina no Rio de Janeiro no século XVIII: os casos de Rosa Maria Egipcíaca da Vera Cruz e Francisco Alves de Souza PDF
Fernando Lacerda Simões Duarte
A primeira umbigada a baiana é quem dá: uma breve discussão sobre o legado da irmandade da Boa Morte na história do samba. PDF
Victória Marques Conceição
Pesquisa etnomusicológica, práxis sonora e pesquisa ação participativa: discussões afrodiaspóricas entorno do debate político-epistemológico-metodológico PDF
Leonardo Moraes Batista, Thamara Collares do Nascimento, Danilo da Cunha de Jesus Santos, Acsa Braga Costa, Victor Hugo Costa Cantuaria da Silva
Colonialidade do saber e pesquisa etnomusicológica: descolonizando os termos da Mbira PDF
Micas Orlando Silambo, Marcello Messina
Elementos afro-indígenas na canção Foi Bôto, Sinhá! de Waldemar Henrique PDF
Leonardo dos Santos Silva Soares
Uma perspectiva afro-brasileira do som afrofuturista: ficção, raça, som e tecnologia PDF
Pitter Gabriel Maciel Rocha

[Simpósio] 2.1.5. Musicar local: comunidades musicais de prática em diversos contextos

Trabalho com música em bares e festas particulares de Aracaju: a interferência do Estado PDF
Joao Luís Santos Meneses
Os tambores que vibram em nós: a comunidade de prática do taiko na cidade de Atibaia e a quebra de esteriótipos PDF
Flávio Rodrigues
O trabalho musical comunitário: a vida social e econômica da Banda Dona Gabriella
Suzel Ana Ana Reily, João Henrique Amancio Gião
PDF
Analisando o conceito de comunidade através do funk e da representatividade lésbica na cidade de São Paulo PDF
Raquel Mendonça Martins
O musicar dos capoeiristas da Escola de Capoeira Angola Resistência sob uma perspectiva ecológica PDF
Daniel Lacerda Franco Marinho Bueno
A Irmandade do Divino Espírito Santo de Maués PDF
Tarcisio Braga, Tércio Macambira de Vasconcelos

[Simpósio] 2.1.6. Panorama da pesquisa sobre violão no Brasil

O ritmo Aksak no primeiro grupo de Estudos Polirrítmicos e Polimétricos para violão de Dusan Bogdanovic PDF
Alexandre Gismonti
A prática da performance: relatos de violonistas de excelência PDF
Rafael Iravedra, Daniel Wolff
Acervos musicais: possibilidades para reconstrução de trajetórias e reabilitação de repertório para o violão brasileiro PDF
Flavia Prando
Repertório violonístico do eixo geográfico Ásia Menor-Bálcãs: concepções interpretativas em diálogo com a música tradicional PDF
Filipe Malta, Flavio Barbeitas
Aníbal Augusto Sardinha – o Garoto: um panorama dos trabalhos acadêmicos sobre o violonista e compositor PDF
Caio Vitor Priori dos Santos, Leonardo Barreto Linhares
Do quarto para a rua: performance culturalmente informada de obras para violão solo inspiradas no candombe uruguaio PDF
Marcos Matturro, Flavio Barbeitas
Nuevos Estudios Sencillos de Leo Brouwer: considerações técnico-interpretativas PDF
Claryssa de Pádua Morais, Carlos Fernando Fiorini
Tenho medo, de Rogério Guimarães: Uma transcrição inédita para violão solo PDF
Jefferson Luis Gonçalves da Motta, Gilson Uehara Gimenes Antunes
Trajetórias paralelas do violão em Belo Horizonte no século XX: a academia e o rádio PDF
Fabio Nery, Flavio Barbeitas

[Simpósio] 2.1.7. Patrimônio musical brasileiro

Atividade musical na Santa Casa de Misericórdia de Pelotas no século XX: uma abordagem a partir do patrimônio musical documental e organológico PDF
Fernando Lacerda Simões Duarte
O acervo musical da Schola Cantorum da Sé de Belém: sua constituição, a proveniência dos documentos musicográficos e os vestígios de atividades musicais religiosas na capital paraense PDF
Stherfany Taynara Ribeiro de Sousa, Fernando Lacerda Simões Duarte, André Gaby
Catalogação musical do repertório brasileiro para trombone solo do século XXI: distribuição das obras entre os trombones alto, tenor, baixo e contrabaixo PDF
Ricardo Félix de Morais
A produção composicional trombonística do compositor Gilberto Cabral para a performance PDF
Anderson Jardel Bezerra da Slva, Ranilson Bezerra de Farias, Ricardo Félix de Morais
O campo profissional da Música: análise preliminar sobre as primeiras atas do Centro Musical do Rio de Janeiro (1907-1908) PDF
Hudson Cláudio Neres Lima
Fundo documental do Sindicato dos Músicos do Estado do Rio de Janeiro: Um estudo exploratório a partir de documentos trabalhistas PDF
Luciana Requião
O índice onomástico do volume 1 de Músicos Pernambucanos do Passado como instrumento de pesquisa musicológica PDF

Indice

Wheldson Rodrigues Marques, Gilson Rodrigues Chacon de Oliveira

[Simpósio] 2.1.8. Práxis de formação em música na atualidade: múltiplas abordagens, contextos e perspectivas

A extensão universitária e a formação para a cidadania como campos de contribuição para novas práticas pedagógicas no ensino de música PDF
Carlos Ernest Dias
A história da Escola Portátil de Música e sua contribuição para a transmissão do choro PDF
Luciana Fernandes Rosa, Silvia Maria Pires Cabrera Berg
Interseccionalidade das identidades sociais: é categoria útil de análise em contextos de Educação Musical? PDF
Vânia Beatriz Müller
Pobre samba meu… foi se misturando, se modernizando: a presença e a influência da música estrangeira no cenário musical popular brasileiro PDF
Raphael Fernandes Lopes Farias, Heloísa de Araújo Duarte Valente

[Simpósio] 2.1.9. Semiótica musical: novas fronteiras

No cambi mai… O “hit” musical como persistência da memória PDF
Heloísa de Araújo Duarte Valente
Minas Geraes: o Clube da Esquina e o regionalismo mineiro PDF
Matheus Barros de Paula
A dinâmica dos valores socioculturais no ato performático PDF
Caio Victor Oliveira Lemos
Caderno musicale di Annalibera de Luigi Dallapiccola: polarizações em Contrapunctus Primus PDF
Ederaldo Sueiro Junior

[Simpósio] 2.1.10. A voz nos diversos contextos da prática musical

Onda Vai… Onda Vem…: as influências da performance na edição musical PDF
Felipe Pillis Panelli, Paulo Castagna
A pesquisa sobre canto coral nos anais da ANPPOM no período de 2015 a 2019 na subárea Educação Musical PDF
Fábio Miguel, Felipe Pillis Panelli, Felipe Rodrigues Ferreira Perez, Emerson Pereira Tineo, Maicon Pereira Jacinto, Regina Celia Corso Marcondes do Amaral, André Laitano dos Santos, Willian Gomes Pedrozo, Agnelson Gonçalves, Helen Silva
A inteligibilidade do texto como recurso expressivo na música vocal contemporânea PDF
Felipe Rodrigues Ferreira Perez
Técnica vocal para coro: uma proposta de adaptação de exercício vocal PDF
Fábio Miguel
Uso do sistema de Dó-móvel aplicado ao repertório de câmara alemão para estímulo ao desenvolvimento musical do aluno de canto brasileiro PDF
Carlos Eduardo da Silva Vieira
Improvisação vocal em movimento: a proposta do grupo L.I.V.E. PDF
Wania Mara Agostini Storolli
Três canções para mezzo-soprano e piano de Carlos Alberto Pinto Fonseca PDF
Angelo José Fernandes, Sarah Victória Santibanez Migliori
Jardim do amor e da paixão para barítono e piano de Almeida Prado e José Aristodemo Pinotti: aspectos composicionais PDF
Leandro Augusto Cavini, Adriana Giarola Kayama
A Questão da interpretação dramática na canção brasileira urbana PDF
Alberto José Vieira Pacheco
Catálogo audiovisual de técnicas estendidas para voz
Regis Luis de  Carvalho
PDF

COMUNICAÇÕES ARTÍSTICAS

Comunicação Difusão

Berimbau PDF
Luciane Cardassi
O Baque do Acre PDF
Iago Tojal Araújo
APONTAMENTOS SOBRE O PROCESSO COMPOSICIONAL DA OBRA HARLOOM – PARA VIOLINO, VIOLONCELO E PIANO PDF
Francisco Cardoso de Araujo
As XIV Variações sobre um tema de Xangô de Almeida Prado- Abordagem metodológica do processo de variação PDF
Ariane Isabel Petri
Considerações composicionais e analíticas acerca da composição “Pérgolas” para violão solo. PDF
Ely Janoville Santana Sobral, Flávio Santos Pereira
“Variações de Baião e Maracatu”: por uma investigação do processo criativo na prática interpretativa musical PDF
Geremias Tiófilo Pereira

Comunicação Recital

A Jurema Encantada para contrabaixo solo PDF
AÍRTON FERNANDES GUIMARÃES FILHO
A dança da cigarra: canto difônico, rugosidade e “pós-voz”. PDF
Ber dos Santos Neves, Micael Antunes, lucas bertoloto pereira
Sermões em Palimpsestos, para flauta e sons eletrônicos PDF
Rodrigo Frade
A influência da música folclórica búlgara nos Três caprichos de solo violino de Petar Hristoskov PDF
Maria Grigorova Georgieva
Obras Brasileiras Contemporâneas para Saxofone PDF
Jonatas Weima Cunha Angelim
O bandolim contemporâneo de Hamilton de Holanda: Potencialidades Polifônicas do bandolim de 10 cordas PDF
Eduardo Pereira da Costa
“Passos com Guinga” PDF
Marcelo Silva Gomes, Paulo José de Siqueira Tiné
História da música de concerto pelo violão, performances comentadas PDF
Pedro Oers Santoro Meira
Villa-Lobos’ Grand Concerto for Cello and Piano
Lars Hoefs, Aline Alves
Rarefações PDF
Micael Antunes, Guilherme Misina
Concepção interpretativa na canção de Guinga PDF
Deborah Ferraz Neiva Gontigo, Ricardo Henrique
Os duetos para flauta doce de Jacob van Eyck e sua possível atribuição à Paulus Matthysz PDF
Alfredo Faria Zaine, Daniel Figueiredo
A ampliação do repertório brasileiro para piano e violão: Nova música de câmara através de encomendas, arranjos e transcrições PDF
Fábio Figueiredo Bartoloni, Daniela Lucatelle Bartoloni
Vertente nordestina: uma releitura das composições armoriais Forró de Salú, Forró e Lamento do São Francisco para flauta e pifano de Egildo Vieira PDF
Leonardo Araujo Da silva, Rucker Bezerra De Queiroz
Musicalidade mineira: uma proposta de estudos performáticos a partir das composições de Milton Nascimento, adaptadas para duo de trompete e violão. PDF
Klesley Bueno Brandão, Victor Rocha Polo
Ricardo Tacuchian e Marco Padilha: a alma e o som da viola através de obras inéditas. PDF
Jessé Máximo Pereira