V.30, 2020
XXX Congresso da ANPPOM
Conferência de Abertura |
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Rogério Budasz | |
Mesa Redonda: “Perspectivas para a formação de pesquisadores em Música: A performance musical e o texto” |
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Aloysio Moraes Rego Fagerlande | |
Mesa Redonda: “Arquivos digitais e música: pessoas diante das bases, pessoas por trás das bases” |
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Renato Pereira Torres Borges | |
[Subárea] Composição e Sonologia |
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A composição compartilhada na criação da primeira canção do ciclo Machadianas para barítono, harpa e orquestra de cordas | |
José Orlando Alves, Marcos Lucas | |
As identidades musicais no contexto da improvisação livre coletiva | |
Maria Eduarda Fernandes Mazula | |
Reflexões sobre as noções de complexidade e emergência na livre improvisação coletiva | |
Arthur Faraco | |
Problemáticas da pesquisa em composição na ANPPOM de 2015 a 2019: abordagens em processos criativos | |
Germán Enrique Gras | |
Multifônicos Colaterais do Saxofone: Uma prospecção de catálogo | |
Sérgio Monteiro Freire | |
Estudo comparativo do efeito de três diferentes surdinas na LTAS de seis violinos | |
Marcus Vinicius da Silva Evangelista, Sérgio Freire, Maurício Freire Garcia, Davi Alves Mota | |
Sermões em palimpsestos, para flauta e sons eletrônicos: aspectos composicionais, acústicos e performáticos | |
Rodrigo Frade, Felipe Vasconcelos | |
Uma primeira aproximação multimodal da técnica de strumming | |
Augusto Armondes, Sergio Freire, Caio Campos, Rubens Silva | |
O diálogo entre a música do afoxé e a música orquestral através da obra De Canto em Canto II – Possível Resposta de Ernst Widmer | |
André Vieira | |
As disposições legais referentes à formação docente: de 1996 a 2019 | |
Alba Janes Santos Lima, Sílvia Garcia Sobreira | |
A idéia de síntese poética como critério identitário para obras musicais de caráter aberto a partir do conceito de algoritmo | |
Valério Fiel da Costa, Vitor Mendes de Oliveira | |
O jogo concreto na música de Amon Tobin: um estudo dos processos de hibridização a partir da noção de resíduos compartilhados | |
Marcelo Carneiro de Lima | |
Poemas Eletroacústicos: poéticas possíveis | |
Cláudio José Bezz | |
Análise do fluxo labial no trompete através da filtragem inversa adaptativa interativa | |
Gustavo Machado Oliveira, Maurício Alves Loureiro, Davi Alves Mota | |
Composição colaborativa na elaboração de uma peça de música mista | |
Micael Antunes, Itamar Vidal, Jônatas Manzolli | |
[Subárea] Educação Musical |
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Estratégias pedagógicas relacionadas ao desenvolvimento da escuta do músico: apontamentos sobre as especificidades do som na música popular | |
Daniel Tápia | |
A percussão nos cursos de Licenciatura em Música: currículo e formação docente | |
Beatriz Woeltje Schmidt | |
Apreciação e aprendizagem musical de idosos através do violão na era digital: um estudo sobre esta experiência e seus desdobramentos no programa UniversIDADE da Unicamp | |
Gustavo Ramos Ferraz | |
Experiências como professor de música antes do ingresso na licenciatura: relatos de um egresso | |
João Paulo de Rezende Oliveria, José Soares de Deus | |
Mulheres instrumentistas no campo profissional da música popular na cidade de São João del Rei: Um retrato | |
Carla Silva Reis, Silvia Rocha Costa | |
Coro amador: Oportunidade de ensino de conteúdos de aprendizagem da área coral | |
Abner de Souza Santana | |
Cursos de graduação em flauta transversal em Minas Gerais em diálogo com a sociedade atual: uma pesquisa documental | |
Larissa da Costa Novo, Antonio Carlos Guimaraes | |
A musicobiografização como dispositivo formativo na prática docente: abstrações analíticas de materiais biográficos secundários | |
Haniel Henrique Vieira de Queiroz | |
O papel da escuta musical na construção de significados sobre o repertório na aprendizagem formal de clarineta | |
Emerson Rodrigo Cardoso | |
Formação de professores para múltiplos espaços: ações possíveis | |
Anielson Costa Ferreira, Jucélia da Cruz Estumano | |
O curso de canto da UNESP: o impacto do ensino superior no discurso de seus egressos | |
Homero Antonio Velho | |
A educação musical em uma escola experimental | |
Wellington Luiz Santos Gouvea, Vania Malagutti Loth | |
Curso online de guitarra elétrica: uma pesquisa em andamento | |
Alerson Donizete de Oliveira, Vania Malagutti Loth | |
Educação Musical em Contexto Religioso: uma análise sobre o processo educativo musical em uma igreja católica | |
Adrielli Oliveira Dos Santos, Ana Maria Castro Souza | |
Documentação narrativa de experiências pedagógico-musicais: configurando um programa de música em uma escola pública de educação básica | |
Daniel Martins Pitanga | |
Educação musical na escola: “ecologizando” saberes no espaço rural | |
Márlon Souza Vieira | |
Reflexões acerca do uso do repertório brasileiro para clarineta nas escolas de música de São Paulo | |
Efraim Santana Santos, Luís Antonio Eugenio Afonso | |
Pluralidade estética no repertório contemporâneo brasileiro para a iniciação ao piano | |
Potiguara Curione Menezes, Tayná Batista Lorenção | |
Universidade e atuação profissional: relações entre diferentes contextos de formação sob a perspectiva de músicos populares | |
Ana Luiza Miranda Pinto | |
Criatividade musical e vulnerabilidade social: reflexões sobre práticas criativas em música na Casa Pequeno Davi, João Pessoa – PB Quézia P. de Barros Silva Amorim |
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Percursos na música: reflexão sobre formação inicial e continuada de um professor de música a partir do seu (auto) trajeto Lucian José de Souza Costa e Costa, Áureo Deo DeFreitas Júnior |
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Arranjo coral colaborativo: a relevância da música regional pela ótica de educadores e pedagogos musicais brasileiros Ediel Rocha de Sousa |
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O software Analisador de Contrapontos: uma reflexão sobre a primeira aplicação pedagógica Rogério Tavares Constante |
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[Subárea] Etnomusicologia |
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A Autoetnografia, o Musicar e a Foliã de Reis, uma pesquisa em construção | |
Priscila Maria Ribeiro Buzzi | |
A voz dos bantos é a voz dos meus | |
Andréa Albuquerque Adour da Camara, Ana Daniela dos Santos Rufino | |
Sol do Marajó: relato sobre uma banda de música no município de Anajás-PA | |
Darleanne Lacerda | |
Banda de Música de Alto Santo: cidadania cultural e dimensão socioeducativa | |
Ernani Lima Barbosa, Agostinho Jorge Lima | |
O registro sonoro e seus modo de escuta: uma análise de gravações de cantos yanomami | |
Rafael Ramalhoso Alves | |
Um quilombo de práticas | |
Marcos Alan Costa Farias | |
Remapeando musicares: Bois em São Luís (MA) e localidades digitais frente à pandemia | |
Luiza Fernandes Coelho | |
A Barquinha de Mestre Daniel: uma etnografia da música de tradição religiosa ayahuasqueira amazônica | |
Daniel Castro Montoya Flores, Sergio Nogueira Mendes | |
A folia do Divino Espírito Santo como uma comunidade de pratica: domínio, comunidade, pratica e o musicar | |
Givas Demore | |
Cavalo-marinho Boi Pintado, etnomusicologia e pesquisa-ação participativa | |
Igor Cavalcante Sá | |
A proposta do “Rap regional”: reflexões a partir da etnografia do circuito do “Rap AM” em Manaus | |
Rafael Branquinho Abdala Norberto | |
Substituição, adição e subtração: processos de transformação cultural no Pássaro Junino de Belém do Pará e suas músicas (1927-2019) | |
Sâmela Cristina de Souza Jorge | |
A Sars-Cov-2 e isolamentos modernizadores – uma visão aérea sobre a etnomusicologia e as práticas musicais na atualidade | |
Saulo Christ Caraveo, Sonia Maria Moraes Chada | |
As contribuições de Pe. Augusto Cardin para a carreira de Mestre Vieira e o surgimento da lambada/guitarrada em Barcarena no Pará | |
Saulo Christ Caraveo, Sonia Maria Moraes Chada | |
Reflections on the Nature of Water (1985), de Jacob Druckman: um estudo interpretativo | |
Guilherme Misina, Fernando Hashimoto | |
Darwinismo social na historiografia musical brasileira: o branqueamento do Padre José Maurício Nunes Garcia | |
Pedro Vaccari | |
[Subárea] Música Popular |
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O ser e estar punk: a incursão dos Titãs em um gênero que rejeita o mercado | |
Matheus Rocha Grain, Luiz Henrique Fiaminghi | |
O percussionista pernambucano no mercado da música: entre a vivência da tradição e a formação acadêmica | |
Marcos Antonio Monte Silva | |
Recursos adotados por Lula Galvão em solos improvisados: análise a partir do procedimento de “comparação entre objetos”, semelhante ao proposto por Philip Tagg | |
Victor Rocha Polo | |
Lirismo ou opressão? Reflexões sobre questões de gênero em Novinha você é uma flor | |
Maria Carolina Cadamurro, Adelcio Camilo Machado | |
Das ruas e salões para as salas de concerto: Um estudo sobre a transição do frevo para o contexto de música de concerto por meio da obra do Maestro Duda | |
Auciran Roque da Silva, Ranilson Bezerra de Farias | |
De Repente em Ação: ações, resultados e apontamentos de uma investigação acerca dos cantadores repentistas na região do Cariri cearense | |
Rodolfo Rodrigues, Samuel Gomes Melo | |
O disco Depoimento do Poeta (1970): tradição e aspectos formais nos sambas de Nelson Cavaquinho | |
Marcio Modesto, Silvia Maria Pires Cabrera Berg | |
Violões milongueiros do sul do Brasil: primeiros apontamentos | |
Mateus Porto Moraes | |
Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul: impactos do novo regulamento sob as lentes dos Jornais da década de 1970 | |
Rafael Gonçalves Oliveira da Silva | |
Minha nega na janela: o samba “tradicional” de Germano Mathias na voz de Gilberto Gil | |
Lourenço Matheus, Filipe Sousa, Almir Côrtes | |
Afinidades jazzísticas e impressionistas em duas obras de Garoto | |
Rafael Mitsuru Yasuda e Manuel Silvera Falleiros | |
A pesquisa acadêmica sobre bateria: o estado da arte nos últimos sete anos | |
Caio Conti Milan, Eliana C. M. Guglielmetti Sulpicio | |
Uma aproximação entre a música popular e a hermenêutica filosófica: Interpretação musical em Hercules Gomes | |
Thiago Leme Marconato, Hideraldo Luiz Grosso | |
[Subárea] Performance musical |
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Efeito das modalidades sensoriais visual e auditiva sobre o julgamento da performance musical | |
Giovanna Nunes de Oliveira | |
O uso de estratégias e a aprendizagem autorregulada – reflexão sobre a prática de instrumento musical | |
Camilla dos Santos Silva, Carlos Fiorini | |
Interações entre notação, performance e escuta: contribuições do repertorio didático de música contemporânea para piano | |
Joana Cunha de Holanda, Irene Porzio Zavala | |
Cantiga Praiana, de José Maria Neves – uma abordagem dialógica | |
Elenis Sabino Guimarães, Luciana Monteiro de Castro | |
Interpretação do gênero musical maracatu na performance do baterista Nenê na faixa Maracatu do álbum Sanfona de Egberto Gismonti (1981) | |
Christiano Galvão | |
Reflexões sobre uma edição das obras didáticas para piano a 4 mãos de Estercio Marquez Cunha | |
Denise Andrade de Freitas Martins, Luciana Monteiro de Castro, Rodrigo Olivárez | |
Uma Performance Musical para Surdos: canções de Edmundo Villani-Côrtes | |
Andréa Peliccioni Sobreiro, Luciana Monteiro de Castro | |
O Boisinho de Chumbo de Heitor Villa-Lobos: aspectos idiomáticos e interpretativos | |
Lucas Santos Gonçalves, Luciana Sayure Shimabuco | |
Elementos sobre as práticas interpretativas do concerto Ibira Guira Recê de Edmundo Villani-Côrtes (1930) em sua versão para saxofone alto e piano | |
Paulo Eduardo Souza de Almeida, André Barbosa dos Santos | |
A Experiênci-Ação como estratégia para otimizar a performance musical, simulando a capacidade de concentração | |
José Washington Florencio da Silva | |
O timbre na construção da performance | |
Rosedalia Carlos de Oliveira | |
O estilo de Zé da Velha no CD Só Gafieira!: práticas de performance do trombone no choro. | |
Marcos Flávio Aguiar Freitas | |
A relação entre coluna de ar e sonoridade: um cruzamento de dados obtidos por meio da aplicação de 15 entrevistas com trombonistas profissionais | |
Ricardo Félix de Morais | |
Projeto de extensão Pedagogia e Performance dos Metais: relato de produção do biênio 2017/2019 | |
Maico Viegas Lopes | |
Aprendizagem motora e aquisição de repertório pianístico: uma proposta analisada com o primeiro arabesque de Debussy. | |
João Gustavo Kienen, Jhonata Monteiro de Sousa | |
O processo criativo na prática da performance musical: uma perspectiva pelo violão brasileiro | |
Ricardo Henrique Serrão | |
A arte da performance como um meio para se pensar uma prática musical criativa | |
Patrick Moreira de Souza Lima, Luís Antônio Eugênio Afonso | |
A transcrição para violão: uma proposta para a valsa Tristemente (1947), de Reginaldo Carvalho | |
Vladimir Alexandro Pereira Silva, Ewerson de Carvalho Santos | |
Análise do estudo 26 de David Friedman | |
Gustavo Surian Ferreira | |
Considerações sobre os fundamentos da Teoria dos Estilos de Meyer para a performance musical | |
Samuel Henrique da Silva Cianbroni, Regina Antunes Teixeira dos Santos | |
Adaptando a Sonata Sabará do teclado para o duo de traverso barroco e viola da gamba baixo. | |
Fausto Borém, David Castelo, Gustavo W. Freccia | |
O tempo na música contemporânea: uma perspectiva sobre as peças Paisagem Sonora Nº6 de Rodrigo Lima e Maracatu de Liduino Pitombeira | |
Jonatas Weima Cunha Angelim | |
Perspectivas de deliberação na prática pianística de uma proficiente | |
Michele Rosita Mantovani, Regina Antunes Teixeira dos Santos | |
Repertório para piano solo no contexto luso-brasileiro: Panorama sobre tendências nas composições com técnicas estendidas | |
Gisele Pires Mota | |
Práticas históricas e performance moderna ao violão: duas propostas de realização de baixo contínuo a partir de uma Lição do Methodo de piano-forte de José Maurício Nunes Garcia | |
Luciana Câmara Queiroz de Souza, Andrea Alencar Coelho da Silva | |
O piccolo e os grupos sinfônicos: uma abordagem histórica | |
Gabriela Deps Gomes, Eduardo Gonçalves dos Santos, Samanta Adriele Neiva dos Santos | |
Análise musical e interpretação: um debate para a performance | |
Jefrey Antonio de Andrade, Rogério Tavares Constante | |
[Subárea] Musicologia, Estética Musical e Interfaces (Mídia, Semiótica, Musicoterapia) |
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Genesis of humor’s bad reputation and its inadequacy to the fine arts | |
Eder W. B. Pena | |
A obra musical em deriva: um debate a respeito do intérprete e sua atuação frente a diferentes formatos composicionais | |
Daniel Gouvea Pizaia | |
A importância da música sacra para a reformulação da imagem do imperador Fernando III após o fim da Guerra dos Trinta Anos | |
Dorotéa Machado Kerr, Caio Amadatsu Griman | |
A new way of making fowre parts in counterpoint: características inovadoras na teoria musical inglesa no início do século XVII | |
Nathalia Domingos | |
Até a morte de cruz: uma análise texto-musical de Christus factus est CPM 193 de padre José Maurício Nunes Garcia | |
Lucas Roberto de Souza Oliveira, Modesto Flávio Chagas Fonseca | |
Memória vocal radiofônica: a natureza do belo em fonogramas de cantoras eruditas e populares dos anos 1940 a 1960 | |
Benedicto Bueno Gurgel Júnior | |
O cantochão da antífona Asperges me no ritual mercedário de João da Veiga (1780): uma investigação melódico-comparativa de sua origem, a partir de cantorais mercedários, tridentinos e dominicanos | |
André Alves Gaby, Paulo Augusto Castagna | |
A gruta dos pássaros, para piano a quatro mãos: histórico, análise, edição de performance e divulgação da obra de Cardoso de Menezes (1848-1931) | |
Myrian Ribeiro Aubin, Mauro Camilo de Chantal Santos | |
O madrigal Da le belle contrade d´oriente– a escrita do compositor Cipriano da Rore como marco inicial da Música do Maneirismo | |
Rafael Luís Garbuio | |
A flauta transversal, a clarineta e o pistom na obra musical de autoria do Padre José Maria Xavier | |
Adhemar Campos Neto, Modesto Flavio Chagas Fonseca | |
Marco Padilha: memórias e principais idiossincrasias temáticas e estéticas da sua produção musical | |
Jessé Máximo Pereira, Emerson Luiz de Biaggi | |
Frederico Nascimento e o Gabinete de Acústica do Instituto Nacional de Música | |
SUELY Aparecida CAMPOS FRANCO | |
A música no texto dos artistas-viajantes: Rio de Janeiro, século XIX | |
Marcia Ermelindo Taborda | |
Os usos das poéticas musicais luteranas no século XVII – o caso do Musica Poetica de Joachim Burmeister | |
Cassiano Almeida Barros | |
Sérgio Belluco, vida e obra: os cadernos manuscritos de música no Brasil | |
Saulo Luiz Vieira Ligo Junior | |
Apontamentos sobre criação, produção, difusão, recepção e performance musicais na contemporaneidade. | |
Potiguara Curione Menezes | |
A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas através de seus programas musicais 1929-1974. | |
Gabriel Angelo da Costa, Lenita Waldige Nogueira | |
Taquaras, tambores e violas: fazeres musicais em narrativas audiovisuais | |
Alice Martins Villela | |
Universalismo e essencialismo na música brasileira: esboços para uma metodologia de investigação | |
Marta Castello Branco | |
“Como pode um peixe vivo viver fora d’água fria?” Considerações iniciais para a pesquisa sobre a história de um curso de extensão universitária | |
Valéria Garcia Soares | |
Santo do dia: um recurso antroponímico para a formulação de hipóteses referentes à data de nascimento de músicos em comunidades católicas | |
Paulo Augusto Castagna | |
Dois de janeiro de 1762: um requerimento, uma nova tecnologia e um novo sistema à música em Vila Rica | |
Felipe Novaes | |
Luthier Raul Lage: das fábricas e escolas cubanas para o ensino e produção de instrumentos musicais de corda dedilhada no Brasil | |
Aluisio Laurindo Silva Júnior | |
A opereta A Princesa do Catete de Euclides Fonseca (1854-1929): histórico e edição de uma obra da Belle Époque brasileira | |
Melina de Lima Peixoto, Mauro Camilo de Chantal Santos | |
De ouvidos bem fechados: O Concerto original da Société Musicale Indépendante-SMI | |
Danieli Verônica Longo Benedetti | |
A missa de defuntos na literatura coral-sinfônica brasileira do século XX: uma análise do Réquiem Contestado, de Eli-Eri Moura | |
Vladimir Alexandro Pereira Silva, Laís Lorrany Andrade | |
Uma abordagem temporal da teoria da imaginação da escuta de Smalley | |
Tauan Gonzalez Sposito, Rael Bertarelli Gimenes Toffolo | |
As relações de poder e as instituições mantenedoras das bandas de música de Pedro Leopoldo/MG: um estudo de caso | |
Ana Carolina Pietra Malaquias, Edite Rocha | |
[Subárea] Teoria e Análise Musical |
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Uma análise de Trash TV Trance de F. Romitelli pelo viés da sonoridade | |
Tales Botechia, Thales Roel | |
Pensamento schenkeriano versus emocionalidade musical: acordos, contrastes e tensões no campo da performance | |
Leandro Martins Turano | |
Análise da Orquestração da Primeira Peça de Quattro Pezzi per Orchestra de Giacinto Scelsi | |
Igor Leão Maia, Laís Souza | |
Um olhar sobre obras exclusivamente gráficas para flauta doce de Louis Andriessen e Michael Vetter | |
Alfredo Faria Zaine, Sonia Ray | |
O Artesanato Furioso e Child of Tree de John Cage: uma análise morfológica através da performance | |
Daniel Luna de Menezes, Valério Fiel da Costa | |
[Simpósio] 2.1.1. Choro no sentido lato |
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Além do regional: a heterogeneidade de formações e instrumentos aplicados à performance do choro na passagem do século XIX ao XX | |
Rodrigo Heringer Costa.2 | |
A múltipla produção artística do flautista Altamiro Carrilho entre 1948 e 1960 | |
Marcio Modesto, Silvia Maria Pires Cabrera Berg | |
Roda de Choro Curitibano: significados e sentidos | |
Cláudio Aparecido Fernandes | |
Identificando padrões de interpretação no Choro através da mensuração de performances de Jacob do Bandolim | |
Ivan Paparguerius | |
“Cadê os seus Chediak da vida?”: considerações sobre em uma gravação etnográfica de Cochichando | |
Renan Moretti Bertho, Guilherme Augusto Lamas | |
[Simpósio] 2.1.2. Música e cultura popular na região Nordeste |
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“O funk nasce do erro”: ressignificações do funk na cena lésbica em São Paulo | |
Raquel Mendonça Martins | |
Ancestralidade, pureza e ruralidade: construções discursivas de uma viola no Nordeste brasileiro | |
Guilherme Jacobsen | |
Autoscopia e entrevista recorrente: a qualidade dos sujeitos como fator de adequação dos instrumentos metodológicos | |
Leandro Drumond Marinho, Eurides de Souza Santos | |
O boi, nos bailados populares e na religiosidade a partir das pesquisas de Mário de Andrade | |
Flávia Camargo Toni, Rosangela Francischini | |
[Simpósio] 2.1.3. Música, gênero, corpos e sexualidades: processos, métodos e práticas de produção sonora dos artivismos |
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Diversidade e Resistência: uma pesquisa sobre as mulheres do Coral Universitário Clarice Sarmento | |
Rayssa Karoline Rodrigues Pereira, Maria Amelia Castilho Feitosa Callado, Thauan Silva Chaves | |
Pelo direito à voz identitária: caminhos da reconfiguração vocal da mulher trans | |
João Gustavo Kienen, Jully Vidal Guimarães Silva | |
Fisiologia da voz transexual | |
João Gustavo Kienen, Jully Vidal Guimarães Silva | |
De Itapuã a João Pessoa (PB): análise de um episódio na “Passarela do Samba” | |
Harue Tanaka | |
O protagonismo musical feminino negro no universo do coco de roda paraibano | |
Eurides Souza Santos, Erivan Silva | |
Mulheres no carimbó: por onde passa a saia com o passar do tempo? | |
Iva Rothe-Neves e Mariana Bastos Garcez | |
Cultural labour, Creative industries, organised feminisms and their implications in the shaping of new Brazilian sound art | |
Vanessa De Michelis | |
[Simpósio] 2.1.4. Música e pensamento afrodiaspórico |
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Gentilismos e assimilação nas práticas musicais religiosas de duas congregações de africanos Mina no Rio de Janeiro no século XVIII: os casos de Rosa Maria Egipcíaca da Vera Cruz e Francisco Alves de Souza | |
Fernando Lacerda Simões Duarte | |
A primeira umbigada a baiana é quem dá: uma breve discussão sobre o legado da irmandade da Boa Morte na história do samba. | |
Victória Marques Conceição | |
Pesquisa etnomusicológica, práxis sonora e pesquisa ação participativa: discussões afrodiaspóricas entorno do debate político-epistemológico-metodológico | |
Leonardo Moraes Batista, Thamara Collares do Nascimento, Danilo da Cunha de Jesus Santos, Acsa Braga Costa, Victor Hugo Costa Cantuaria da Silva | |
Colonialidade do saber e pesquisa etnomusicológica: descolonizando os termos da Mbira | |
Micas Orlando Silambo, Marcello Messina | |
Elementos afro-indígenas na canção Foi Bôto, Sinhá! de Waldemar Henrique | |
Leonardo dos Santos Silva Soares | |
Uma perspectiva afro-brasileira do som afrofuturista: ficção, raça, som e tecnologia | |
Pitter Gabriel Maciel Rocha | |
[Simpósio] 2.1.5. Musicar local: comunidades musicais de prática em diversos contextos |
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Trabalho com música em bares e festas particulares de Aracaju: a interferência do Estado | |
Joao Luís Santos Meneses | |
Os tambores que vibram em nós: a comunidade de prática do taiko na cidade de Atibaia e a quebra de esteriótipos | |
Flávio Rodrigues | |
O trabalho musical comunitário: a vida social e econômica da Banda Dona Gabriella Suzel Ana Ana Reily, João Henrique Amancio Gião |
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Analisando o conceito de comunidade através do funk e da representatividade lésbica na cidade de São Paulo | |
Raquel Mendonça Martins | |
O musicar dos capoeiristas da Escola de Capoeira Angola Resistência sob uma perspectiva ecológica | |
Daniel Lacerda Franco Marinho Bueno | |
A Irmandade do Divino Espírito Santo de Maués | |
Tarcisio Braga, Tércio Macambira de Vasconcelos | |
[Simpósio] 2.1.6. Panorama da pesquisa sobre violão no Brasil |
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O ritmo Aksak no primeiro grupo de Estudos Polirrítmicos e Polimétricos para violão de Dusan Bogdanovic | |
Alexandre Gismonti | |
A prática da performance: relatos de violonistas de excelência | |
Rafael Iravedra, Daniel Wolff | |
Acervos musicais: possibilidades para reconstrução de trajetórias e reabilitação de repertório para o violão brasileiro | |
Flavia Prando | |
Repertório violonístico do eixo geográfico Ásia Menor-Bálcãs: concepções interpretativas em diálogo com a música tradicional | |
Filipe Malta, Flavio Barbeitas | |
Aníbal Augusto Sardinha – o Garoto: um panorama dos trabalhos acadêmicos sobre o violonista e compositor | |
Caio Vitor Priori dos Santos, Leonardo Barreto Linhares | |
Do quarto para a rua: performance culturalmente informada de obras para violão solo inspiradas no candombe uruguaio | |
Marcos Matturro, Flavio Barbeitas | |
Nuevos Estudios Sencillos de Leo Brouwer: considerações técnico-interpretativas | |
Claryssa de Pádua Morais, Carlos Fernando Fiorini | |
Tenho medo, de Rogério Guimarães: Uma transcrição inédita para violão solo | |
Jefferson Luis Gonçalves da Motta, Gilson Uehara Gimenes Antunes | |
Trajetórias paralelas do violão em Belo Horizonte no século XX: a academia e o rádio | |
Fabio Nery, Flavio Barbeitas | |
[Simpósio] 2.1.7. Patrimônio musical brasileiro |
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Atividade musical na Santa Casa de Misericórdia de Pelotas no século XX: uma abordagem a partir do patrimônio musical documental e organológico | |
Fernando Lacerda Simões Duarte | |
O acervo musical da Schola Cantorum da Sé de Belém: sua constituição, a proveniência dos documentos musicográficos e os vestígios de atividades musicais religiosas na capital paraense | |
Stherfany Taynara Ribeiro de Sousa, Fernando Lacerda Simões Duarte, André Gaby | |
Catalogação musical do repertório brasileiro para trombone solo do século XXI: distribuição das obras entre os trombones alto, tenor, baixo e contrabaixo | |
Ricardo Félix de Morais | |
A produção composicional trombonística do compositor Gilberto Cabral para a performance | |
Anderson Jardel Bezerra da Slva, Ranilson Bezerra de Farias, Ricardo Félix de Morais | |
O campo profissional da Música: análise preliminar sobre as primeiras atas do Centro Musical do Rio de Janeiro (1907-1908) | |
Hudson Cláudio Neres Lima | |
Fundo documental do Sindicato dos Músicos do Estado do Rio de Janeiro: Um estudo exploratório a partir de documentos trabalhistas | |
Luciana Requião | |
O índice onomástico do volume 1 de Músicos Pernambucanos do Passado como instrumento de pesquisa musicológica | |
Wheldson Rodrigues Marques, Gilson Rodrigues Chacon de Oliveira | |
[Simpósio] 2.1.8. Práxis de formação em música na atualidade: múltiplas abordagens, contextos e perspectivas |
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A extensão universitária e a formação para a cidadania como campos de contribuição para novas práticas pedagógicas no ensino de música | |
Carlos Ernest Dias | |
A história da Escola Portátil de Música e sua contribuição para a transmissão do choro | |
Luciana Fernandes Rosa, Silvia Maria Pires Cabrera Berg | |
Interseccionalidade das identidades sociais: é categoria útil de análise em contextos de Educação Musical? | |
Vânia Beatriz Müller | |
Pobre samba meu… foi se misturando, se modernizando: a presença e a influência da música estrangeira no cenário musical popular brasileiro | |
Raphael Fernandes Lopes Farias, Heloísa de Araújo Duarte Valente | |
[Simpósio] 2.1.9. Semiótica musical: novas fronteiras |
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No cambi mai… O “hit” musical como persistência da memória | |
Heloísa de Araújo Duarte Valente | |
Minas Geraes: o Clube da Esquina e o regionalismo mineiro | |
Matheus Barros de Paula | |
A dinâmica dos valores socioculturais no ato performático | |
Caio Victor Oliveira Lemos | |
Caderno musicale di Annalibera de Luigi Dallapiccola: polarizações em Contrapunctus Primus | |
Ederaldo Sueiro Junior | |
[Simpósio] 2.1.10. A voz nos diversos contextos da prática musical |
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Onda Vai… Onda Vem…: as influências da performance na edição musical | |
Felipe Pillis Panelli, Paulo Castagna | |
A pesquisa sobre canto coral nos anais da ANPPOM no período de 2015 a 2019 na subárea Educação Musical | |
Fábio Miguel, Felipe Pillis Panelli, Felipe Rodrigues Ferreira Perez, Emerson Pereira Tineo, Maicon Pereira Jacinto, Regina Celia Corso Marcondes do Amaral, André Laitano dos Santos, Willian Gomes Pedrozo, Agnelson Gonçalves, Helen Silva | |
A inteligibilidade do texto como recurso expressivo na música vocal contemporânea | |
Felipe Rodrigues Ferreira Perez | |
Técnica vocal para coro: uma proposta de adaptação de exercício vocal | |
Fábio Miguel | |
Uso do sistema de Dó-móvel aplicado ao repertório de câmara alemão para estímulo ao desenvolvimento musical do aluno de canto brasileiro | |
Carlos Eduardo da Silva Vieira | |
Improvisação vocal em movimento: a proposta do grupo L.I.V.E. | |
Wania Mara Agostini Storolli | |
Três canções para mezzo-soprano e piano de Carlos Alberto Pinto Fonseca | |
Angelo José Fernandes, Sarah Victória Santibanez Migliori | |
Jardim do amor e da paixão para barítono e piano de Almeida Prado e José Aristodemo Pinotti: aspectos composicionais | |
Leandro Augusto Cavini, Adriana Giarola Kayama | |
A Questão da interpretação dramática na canção brasileira urbana | |
Alberto José Vieira Pacheco | |
Catálogo audiovisual de técnicas estendidas para voz Regis Luis de Carvalho |
COMUNICAÇÕES ARTÍSTICAS
Comunicação Difusão |
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Berimbau | |
Luciane Cardassi | |
O Baque do Acre | |
Iago Tojal Araújo | |
APONTAMENTOS SOBRE O PROCESSO COMPOSICIONAL DA OBRA HARLOOM – PARA VIOLINO, VIOLONCELO E PIANO | |
Francisco Cardoso de Araujo | |
As XIV Variações sobre um tema de Xangô de Almeida Prado- Abordagem metodológica do processo de variação | |
Ariane Isabel Petri | |
Considerações composicionais e analíticas acerca da composição “Pérgolas” para violão solo. | |
Ely Janoville Santana Sobral, Flávio Santos Pereira | |
“Variações de Baião e Maracatu”: por uma investigação do processo criativo na prática interpretativa musical | |
Geremias Tiófilo Pereira | |
Comunicação Recital |
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A Jurema Encantada para contrabaixo solo | |
AÍRTON FERNANDES GUIMARÃES FILHO | |
A dança da cigarra: canto difônico, rugosidade e “pós-voz”. | |
Ber dos Santos Neves, Micael Antunes, lucas bertoloto pereira | |
Sermões em Palimpsestos, para flauta e sons eletrônicos | |
Rodrigo Frade | |
A influência da música folclórica búlgara nos Três caprichos de solo violino de Petar Hristoskov | |
Maria Grigorova Georgieva | |
Obras Brasileiras Contemporâneas para Saxofone | |
Jonatas Weima Cunha Angelim | |
O bandolim contemporâneo de Hamilton de Holanda: Potencialidades Polifônicas do bandolim de 10 cordas | |
Eduardo Pereira da Costa | |
“Passos com Guinga” | |
Marcelo Silva Gomes, Paulo José de Siqueira Tiné | |
História da música de concerto pelo violão, performances comentadas | |
Pedro Oers Santoro Meira | |
Villa-Lobos’ Grand Concerto for Cello and Piano | |
Lars Hoefs, Aline Alves | |
Rarefações | |
Micael Antunes, Guilherme Misina | |
Concepção interpretativa na canção de Guinga | |
Deborah Ferraz Neiva Gontigo, Ricardo Henrique | |
Os duetos para flauta doce de Jacob van Eyck e sua possível atribuição à Paulus Matthysz | |
Alfredo Faria Zaine, Daniel Figueiredo | |
A ampliação do repertório brasileiro para piano e violão: Nova música de câmara através de encomendas, arranjos e transcrições | |
Fábio Figueiredo Bartoloni, Daniela Lucatelle Bartoloni | |
Vertente nordestina: uma releitura das composições armoriais Forró de Salú, Forró e Lamento do São Francisco para flauta e pifano de Egildo Vieira | |
Leonardo Araujo Da silva, Rucker Bezerra De Queiroz | |
Musicalidade mineira: uma proposta de estudos performáticos a partir das composições de Milton Nascimento, adaptadas para duo de trompete e violão. | |
Klesley Bueno Brandão, Victor Rocha Polo | |
Ricardo Tacuchian e Marco Padilha: a alma e o som da viola através de obras inéditas. | |
Jessé Máximo Pereira |
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