O 8º Encontro do Fórum Permanente de Pesquisa em Música traz para as análises da nossa área o tema “Políticas afirmativas e a produção de conhecimento em música: relevância e impacto das cotas raciais na pesquisa e na formação musical”.

Os debates e as ações sistemáticas da área de música sobre esse tema são cruciais em um período em que as políticas afirmativas e as cotas raciais estão em processo de discussão e renovação no país.

Esse processo se dá em meio aos constantes ataques racistas e a descontinuidade das políticas públicas para lidar com a trajetória de segregação e exclusão de diferentes grupos sociais no país.

O Evento será transmitido pelo Canal da ANPPOM no YouTube: https://youtu.be/xYvbReFKgr8

Para este debate, contaremos com a participação de:

  • Pedro Acosta: professor de música da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e professor de música – Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul/SEDUC. tem experiência na área de artes, com ênfase em Música atuando principalmente nos seguintes temas: educação antirracista, etnomusicologia e música popular. É doutor em Etnomusicologia /Musicologia pela UFRGS e o atual Presidente da ABET.
  • Cristiane Galdino: professora associada da UFPE e do Programa de Pós-Graduação em Música da UFPB. Doutora em Educação Musical pela UFRGS, tem experiência na área de Educação Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores de música; educação musical não-formal; educação musical e etnomusicologia; e formação de professores de música e diversidade. É presidenta da ABEM.
  • Edson Kayapó, pertencente ao povo Mebengokré, é ativista do movimento indígena e ambientalista no Brasil, doutor pelo EHPS/PUC-SP. é pesquisador das questões amazônicas e indígena, escritor premiado pela UNESCO e pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. É professor do Instituto Federal da Bahia, e docente credenciado no programa pós-graduado em Ensino e Relações Étnico-Raciais da Universidade Federal do Sul da Bahia.
  • Eurídes de Souza Santos: é professora da Universidade Federal da Paraíba. Doutora em etnomusicologia, orienta e desenvolve pesquisas no campo da Música de Tradição Oral com enfoque em temas como religiosidade, memória, identidade musical e cultura popular. Tem trabalhado com pesquisa e ações com ênfase em relações étnico raciais e perspectivas antirracistas na área de música.

Coordenação:
Luis Ricardo Queiroz: Violonista, educador musical e etnomusicólogo, é professor da UFPB e o atual presidente da ANPPOM. É bolsista de produtividade do CNPQ desde 2013 e tem trabalhado com pesquisas acerca de temas como colonialidade/decolonialidade em música, epistemicídios musicais, músicas e culturas afro-brasileiras, diversidade em música, currículos e formação musical no século XXI.