V.31, 2021
XXXI Congresso da ANPPOM
[Subárea] Composição e Sonologia | |
Aspectos da composição da obra Uma Viagem ao Céu no contexto do gênero música-teatro | |
José Adriano de Sousa Lima Júnior, José Orlando Alves | |
Aspectos da criação gestual no processo composicional da peça Pantomimas VIII | |
José Orlando Alves | |
A utilização de técnicas minimalistas e da teoria do contorno no planejamento e composição da peça “Frevindo-Minimalismando” para grupo de percussão | |
Flávio Fernandes de Lima, José Orlando Alves | |
A influência dos processos automatizados sobre as decisões criativas na composição auxiliada pelo Interpolador de materiais musicais na composição de duas peças para guitarra elétrica | |
Rogério Tavares Constante, Christian Lucas Teixeira, Rafaela Eduarda Haveroth | |
Terremotados, la poética de la sonoridad y la imagen de los hilos: memorial de composición | |
Germán Enrique Gras | |
O efeito priming como possibilidade artística na composição musical | |
Gandhi de Oliveira Martinez, Acácio Tadeu Camargo Piedade | |
Considerações sobre a realização do curso de extensão Introdução à Composição Compartilhada | |
José Orlando Alves, Diego Michel Coelho da Rocha, Uirá Garcia | |
Implicações criativas na composição auxiliada por um software interpolador de materiais musicais. | |
Rogério Tavares Constante, Rafaela Eduarda Haveroth, Christian Lucas Teixeira | |
Perspectivas de uma Pesquisa sobre Intertextualidade e Composição Musical | |
Fabrício Solano Gonçalves, Acácio Tadeu Camargo Piedade | |
Som e racialidade: a construção do imaginário sonoro dominante em práticas musicais experimentais | |
Felipe Merker Castellani, Manuel Pessôa de Lima | |
Emprego de SMS para análise comparativa do residual não harmônico na sonoridade do violino com o uso de diferentes surdinas | |
Marcus Vinicius da Silva Evangelista, Sérgio Freire | |
As Telas de Xenakis como base para a composição de Bondage II | |
Raphael Sousa Santos, Liduino José Pitombeira de Oliveira | |
Compositional Planning Based on Scalar Modulation Techniques | |
Helder Alves de Oliveira | |
Música de câmara transnacional telemática: conectando comunidades criativas | |
Cássia Carrascoza Bomfim | |
Aplicação composicional de conceitos de Análise Particional: compondo com linvectors | |
Pedro Faria Proença Gomes | |
Um universo criado pelo violoncelo: drono, textura e técnicas do instrumento em Celloverse | |
Riccieri Luís Paludo, Luigi Antonio Irlandini | |
O sprechgesang como técnica composicional no século XXI – comentários analíticos sobre obras vocais de Marcos Balter e Januibe Tejera | |
Silvio Mansani da Silva, Acácio Tadeu De Camargo Piedade | |
A confluência da análise estilística com os sistemas composicionais modelados: o Prelúdio nº 20 de Cláudio Santoro como estudo de caso. | |
Roberto Macedo Ribeiro, Liduino José Pitombeira de Oliveira | |
Composição a partir da mesclagem de intertextos | |
Vinicius Ramos Braga, Pedro Proença, Liduino José Pitombeira de Oliveira | |
Desafios sonoros do repertório contemporâneo para flauta: praticando com a ajuda de descritores de áudio em tempo real | |
Rodrigo Frade, Sérgio Freire, Caio Campos | |
A ideia do som: o projeto imagético como guia do processo de produção fonográfica | |
Fernando Braga Campos, Sérgio Freire | |
A Suíte para piano Clarice(a)nas (2020): registros de processo criativo | |
Marcus Mota | |
Knight’s Tour: a modelagem de jogos como gerador de materiais composicionais | |
Alexandre de Souza Ferreira da Silva Pinto, Liduino José Pitombeira de Oliveira | |
Síntese de formantes para a emissão de vogais do português brasileiro | |
Anselmo Guerra | |
Composição musical a partir de uma perspectiva textural: uma breve introdução ao design textural | |
Daniel Moreira de Sousa | |
Escuta como processo: análise da obra It’s gonna rain e a música como processo gradual de Steve Reich | |
Lucia Esteves, Silvio Ferraz | |
Estaticidade movimentada: a diversidade de eventos de uma mesma categoria de comportamento sonoro presentes de Dérive I de Boulez | |
Danilo Valadão | |
O jogo de Go enquanto metáfora para a elaboração de um jogo de improvisação musical | |
Rodrigo Moreira da Silva |
[Subárea] Educação Musical |
|
Excesso sonoro e Saúde Auditiva do Professor de Ensino Coletivo de Violino | |
Davi Correa Bueno | |
O Ensino de Música em Tempos de Pandemia | |
Cristina Rolim Wolffenbuttel | |
Pierre Bourdieu: aproximações teóricas em diálogo com a educação musical especial e políticas de inclusão | |
Vinicius Alves Maciel, Regina Finck Schambeck | |
As ideias pedagógicas na institucionalização da educação musical no período imperial brasileiro: a pesquisa em desenvolvimento | |
Thiago Xavier de Abreu | |
O canto coral nas aulas de arte do ensino médio | |
Leandro Silva | |
Educação musical e autismo: Um estudo sobre a percepção das mães a respeito do desenvolvimento de seus filhos nas aulas de musicalização | |
Sergio Alexandre de Almeida Aires Filho | |
O ensino de viola no Brasil e a Escola de música da UFRJ | |
Bernardo Gimenes Fantini | |
Escolas e professores de canto orfeônico em Manaus (1930 a 1964) | |
Lucyanne de Melo Afonso, Isabela de Lima Pereira | |
Educação musical e paralisia cerebral: Rompendo paradigmas para a inclusão de um aluno com paralisia cerebral hemiplégica espástica esquerda em uma escola livre de música | |
Mara Síntique Del Guerra Valério, Regina Finck Schambeck | |
Educação musical online e semipresencial: organização, planejamento e oferta de cursos de instrumentos musicais. | |
Rodrigo Souza Galvão, Júlio César de Melo Colabardini | |
Educação musical no hospital: o professor improvisador | |
Rossana Flores Bastos, Ana Lúcia de Marques e Louro-Hettwer | |
Produção intelectual e atuação profissional: perspectivas de egressos do Programa de Pós-graduação em Música da Universidade de Brasília | |
Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo, Rodrigo Zolet Pereira, Nilson de Melo Vieira | |
O musicar na Música do Círculo: possibilidades de interpretação segundo o pensamento de Tia DeNora | |
Uliana Ferlim | |
Mapeando intersecções entre a educação musical e a aprendizagem maker: Um diálogo entre o fazer/aprender/compartilhar musical e tecnologias digitais interativas | |
Daniel Schnitman | |
O ensino de violoncelo online: o uso das TICS como ferramenta de inclusão sociodigital: o estado do conhecimento | |
Jonathan Baião dos Santos, Paulo Roberto Affonso Marins | |
Regentes jovens, cantores idosos: a experiência do Coral da Terceira Idade da USP | |
Letícia Skaidrite Kriger Góes, Susana Cecília Igayara-Souza | |
Musicalização por estação de trabalho de áudio digital (digital audio workstation – DAW): aspectos tecnológicos para aplicação no ensino médio | |
Fabiano Lemos Pereira | |
Influência do programa The Voice Kids Brasil na demanda por aulas de canto para crianças | |
Milena Castilho Meyer | |
Música e Pedagogia: alguns encontros em modos de ser professor no ensino superior | |
Cláudia Ribeiro Bellochio, Alice Paula Ghisleni | |
A Edu(comuni)cação Musical como um novo paradigma: o diálogo entre educação musical e educomunicação para uma prática pedagógica mais atenta à contemporaneidade | |
Eduardo Assad Sahão | |
Projetos criativo-musicais na escola: modelando ideias e princípios | |
Viviane Beineke | |
Repertório brasileiro para piano no ensino superior de música de uma universidade brasileira: considerações de uma pesquisa em andamento | |
Lívia Figueiredo de Alencar e Silva, Josélia Ramalho Vieira | |
O Coro Acadêmico da UFJF: estratégias e recursos pedagógicos para o ensino remoto | |
Willsterman Sottani, Guilherme Pereira de Magalhães, Vinícius Gonçalves Arriel | |
A desconstrução das pedagogias autoritárias e Educação Musical: discutindo metodologias para o ensino coletivo de percussão | |
Beatriz Woeltje Schmidt | |
O ensino on-line de regência: problemas e soluções em tempos de pandemia | |
Fellipe Rafael Carnauba Teixeira, Katarine de Sousa Araújo | |
Desenho de aplicativo mobile para auxiliar estudantes de música com privações sensoriais, intelectuais e motoras no desenvolvimento de pesquisa científica | |
Tarsilla Castro Rodrigues da Silva, Jessika Rodrigues da Silva, Áureo Deo DeFreitas Júnior, Kátia Regina Sabel Mota | |
Mário de Andrade no Diário Nacional- ideias para a educação musical | |
Erica Santana Santana dos Passos | |
Reflexões sobre a prática pedagógico-musical: participação e ação das crianças | |
Silani Pedrollo, Teresa Mateiro | |
Apropriações do conceito de habitus conservatorial na literatura em educação musical: uma análise nos anais da ANPPOM | |
Marcus Vinícius Medeiros Pereira, Amanda Martins Barbosa, Debora Andrade, Maria Angélica de Toledo Calderano da Costa, Sara Paraguassú Santos do Vale | |
Canto coral e ensino remoto emergencial (ere): estratégias aplicadas nas aulas do projeto de extensão coral encantos da escola de aplicação da UFPA | |
Jucélia da Cruz Estumano, Hélio Jônatas Lima Araújo | |
Revisão Bibliográfica sobre pesquisas na área de deficiência visual e música: teses e dissertações | |
Andréa Menezes da Costa Gama | |
A Logoterapia na educação musical: bases teóricas para a formação do logoeducador musical | |
Sandra Kalina Martins Cabral de Aquino, Maura Penna | |
O ensino de música na Escola Parque: uma revisão de literatura sobre estudos com a abordagem da pesquisa (auto)biográfica | |
Lílson Pelegrine Simas | |
Formação em canto: um levantamento bibliográfico em diálogo com a subjetividade | |
Dara Elizabeth Costa Alencar, Erika Kallina Farias de Oliveira | |
Piano na Pandemia: Relato de um curso on-line para crianças | |
Nan Qi, Bruna dos Santos Miranda, Mariana Lima de Souza, Durval Cesetti | |
Mestre de banda: um percurso da aprendizagem musical acadêmica para as Bandas de Música | |
João Batista Silva | |
O estudo da clarineta através de obras indicadas como “autores acadêmicos brasileiros” no Acervo da Rádio Inconfidência | |
Lucian Brandão Braz | |
O ensino coletivo de instrumentos musicais na formação superior: trajetórias, experiências e mobilizações na aprendizagem de estudantes no Curso de Licenciatura em Música da UFCA | |
TATIANA DA SILVA SANTOS, Fábio Henrique Gomes Ribeiro | |
Possibilidades heurísticas da entrevista narrativa para a pesquisa em educação musical | |
Maura Penna | |
Práticas de ensaio coral com adolescentes: A Score Animation enquanto recurso pedagógico | |
Eric Vinicius Aguiar Lana, Thays Lana Peneda Simoes | |
Círculo Musical Tabajara e projetos associados: relatos de experiência de música popular instrumental dentro das escolas públicas de ensino na cidade de João Pessoa (PB) | |
Aynara Dilma Vieira da Silva Montenegro, Geovane da Silva Santos, Wyne Tavares Pereira de Lima Silva | |
Professores especialistas de música na educação de infância: desafios de um levantamento exploratório no Brasil e em Portugal | |
Ana Paula Malotti, Maria Helena Vieira | |
A regência além da performance: o papel educacional do maestro de bandas escolares (pesquisa em andamento) | |
Jefferson Matheus Alecrim da Rocha, Fellipe Rafael Carnauba Teixeira | |
Análise de materiais didáticos utilizados por violonistas em Sobral-CE | |
José Uélito Terto de Souza Filho | |
Coro Cênico: conceito e revisão de literatura no contexto brasileiro | |
L. Marcello Franco Teles, Vânia Malagutti | |
Procedimentos de ensino de música para crianças e adolescentes no contexto das bandas filarmônicas | |
Victor Vitoriano Dantas | |
O choro: experiências compartilhadas entre docentes e alunos do curso de formação em música da FAMES | |
Marcelo Rodrigues de Oliveira, Michele de Almeida Rosa Rodrigues | |
Interação professor-aluno no ensino do forró para músicos de formação musical erudita: um trabalho colaborativo | |
Regiane Hiromi YAMAGUCHI, Rudson Ricelli Lima da Silva, Alexandre de Sousa Silva | |
A netnografia e sua aplicação em um curso online de guitarra elétrica: perspectivas e potencialidades na pesquisa em educação musical | |
Alerson Donizete Oliveira, Vania Malagutti Loth | |
Impactos da pandemia na formação continuada de professores de Artes/Música | |
Lucian José de Souza Costa e Costa, Áureo Déo de Freitas Júnior | |
Educação musical e Sociologia da infância no Brasil: uma relação emergente | |
Sandra Mara da Cunha, Dhemy Fernando Vieira Brito, Sarah Gervásio Nascimento de Oliveira | |
Percursos profissionais em música dos jovens do Programa Guri Santa Marcelina: um estudo em andamento | |
Nicole Reis, Vania Malagutti | |
Uma genealogia dos valores atribuídos ao corpo quando considerado “o instrumento do cantor” no ensino de canto | |
Rafael Prim Meurer, Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo | |
Conhecer a música: um empreendimento para a educação musical | |
Renato de Carvalho Cardoso |
[Subárea] Etnomusicologia |
|
“As coisas do meu quilombo”:música e resistência na festa do coco de roda de uma comunidade quilombola do Ipiranga | |
Katiusca Lamara Barbosa | |
Uma mostra netnográfica de violeiros e violeiras ligados à música instrumental: a etapa exploratória como preparação para o mergulho etnográfico | |
Leandro Drumond Marinho, Eurides de Souza Santos | |
Desci, desci, a umbanda me chamou: iniciação e aprendizado na Tenda de Umbanda Cruzeiro de Luz | |
Tiago Scaramella de Azevedo Cunha | |
A cena musical virtual do saxofone: manutenção do fazer técnico e artístico de saxofonistas durante a pandemia | |
JOSÉ ROBSON MAIA DE ALMEIDA, LEONARDO PELLEGRIM SANCHEZ | |
A presença do merengue nas práticas musicais de Belém do Pará | |
Paula Thais Pelaz da Silva Paulo Murilo Guerreiro do Amaral Guerreiro do Amaral; Silva | |
O julgamento da apresentação das baterias nos desfiles das escolas de samba da cidade do Rio de Janeiro segundo os critérios do manual do julgador – uma hipótese sobre suas transformações desde a década de 1970 até 2002 | |
sergio naidin | |
Música litúrgica no nordeste: apontamentos sobre música, igreja e sociedade na obra de Reginaldo Veloso | |
Roberto Rodrigues de Sales Dutra | |
Comunidades de prática musicais na pandemia: distanciamentos e virtualizações em três contextos | |
Renan Moretti Bertho, Flávio Rodrigues | |
Tapyra’yawara: A Ecomusicologia de uma Dança Dramática do Rio Maués-açu | |
Karine Aguiar de Sousa Saunier | |
As Rodas de Choro em Goiânia (GO): motivações, locais de atuação e relações com o mundo do trabalho | |
Lauriane Campos Barbosa, Magda de Miranda Clímaco | |
Rimando a cidade: das práticas sonoro-musicais de MCs na Região Metropolitana de Porto Alegre (RS) | |
Bruno Affonso Muck, Maria Elizabeth Lucas | |
O eloquente discurso musical reggaetonero: A produção musical do Reggaeton e sua reapropriação independente na obra de Bad Bunny | |
Roger Lins de Albuquerque Gomes Ribeiro, Simone Aparecida Alves de Araujo, Rafael Andrade de Aragão | |
Lambadas das Quebradas Volume 1 – análises das primeiras obras de Mestre Vieira | |
SAULO CHRIST CARAVEO, Sonia Maria Chada | |
“Bom barulho da Baixada” no centro da metrópole: o Escritório da Transfusão como articulador de cenas musicais lo-fi | |
Gabriel Islaz Gonçalves Dos Santos, Maria Elizabeth Lucas | |
A prática musical do flamenco como forma de interação: aspectos performáticos da cena musical do flamenco no Brasil | |
Micael Gustavo Pancrácio dos Santos | |
Aspectos Sobre a Presença da Etnomusicologia em Cursos de Graduação em Música Sem Programas de Pós-graduação de Universidades Públicas e Institutos Federais no Nordeste Brasileiro | |
TIAGO DE QUADROS MAIA CARVALHO, Larissa Guedes dos Santos, Leandro Pequeno da Silva | |
Movimentos sonoros da afrodiáspora: sobre percursos musicais e estratégias identitárias entre as juventudes negras de Bagé/RS | |
Antoniel Lopes, Maria Elizabeth Lucas | |
O São João de Caruaru: sentidos da festa e suas tensões | |
Climério de Oliveira Santos e Philipe Moreira Sales Silva |
[Subárea] Música Popular | |
Aspiração ao avanço da “moderna música popular” na gravadora Forma de Roberto Quartin | |
Guilherme Araujo Freire | |
Processos criativos na elaboração de arranjos originais por Luiz Eça: um estudo preliminar sobre o arranjo de Construção para seção rítmica e quinteto de madeiras tradicional | |
Guilherme Mauad Sant’Anna, Paulo José de Siqueira Tiné | |
Joaquim Luíz de Souza e o trompete nos primórdios do Choro | |
Maico Viegas Lopes | |
Dialetos: estudo interpretativo e adaptação do boi da baixada e do boi de zabumba para bateria | |
Leandro Barsalini, Leandro de La Cruz Lui | |
A modernização do Baião: aspectos composicionais e interpretativos da obra de Dominguinhos | |
Rodrigo ZOLET Zolet Pereira, Sérgio NOGUEIRA Nogueira Mendes | |
Fonogramas e acervos da Música Popular Brasileira: Uma Revisão Sistemática de Literatura dos Anais da ANPPOM | |
Isabele Ferreira da Silva | |
Forró com jazz: convivência e fricção de duas musicalidades em uma obra de Hermeto Pascoal | |
Renato Michelin Sanches de Oliveira Borghi | |
Processos de Institucionalização da Música Popular no Ensino Superior Brasileiro: o que Nos Revela a Internet Sobre a Presença da Guitarra Elétrica na Atualidade | |
Josias Mechillemoth da Silva Lira, Ana Carolina Nunes do Couto | |
Um só diamante: identificando espectros de aplicações do hibridismo e modalismo através do Clube da Esquina 2 | |
Lucas Franco de Souza Ribeiro | |
Francisca, de Toninho Horta: estratégias e processos envolvidos na criação de um arranjo para violão/guitarra solo | |
Victor Rocha Polo | |
Luciano Perrone e as gravações com vibrafone na Orquestra Típica Victor na década 1930 | |
Alisson Antonio Amador | |
A clave como pivô na modulação métrica em Maracangalha gravada pelo Trio Corrente | |
Eduardo Brasil Pereira Santana, Fernando Martins de Castro Chaib | |
Notas da ponta: apontamentos sobre a concepção melódica de Toninho Horta em contexto de acompanhamento | |
André Carreiro | |
As cópias rejeitadas de Josué de Barros da vitrola de Mário de Andrade | |
Eduardo Fonseca de Brito Lyra, Andrea Albuquerque Adour da Camara | |
Auge e decadência de Luiz Gonzaga: Revista do Rádio (1949-1955) | |
RAFAEL ANTUNES DE FREITAS | |
Dimensões métrica e rítmica: discussão de eventos rítmicos polimétricos e polirrítmicos a partir de excertos da música popular brasileira midiatizada | |
Leandro Barsalini, Natália Brunelli da Silveira | |
Contextualização e transcrição de seis composições do álbum Bossa Nova (1962) de Djalma de Andrade (Bola Sete) | |
Potiguara Curione Menezes, Igor Colombo Simões | |
Acervo Digital do Choro de Pelotas: uma construção coletiva e afetiva | |
Gustavo Fleury Fina Mustafé, Rafael Velloso | |
Gênero musical como Escuta Poética: um olhar sobre a milonga | |
Mateus Porto Moraes, Hermílson Garcia do Nascimento | |
De Neurastênico a Ônibusfobia: Uma biografia da canção de Betinho e Nazareno de Brito | |
NIRA AZIBEIRO POMAR | |
Reflexões sobre o ensino da música popular brasileira no contexto acadêmico | |
José Simião Severo, Jorge Luiz Schroeder | |
Exemplos de ornamentação na prática instrumental do flautista Altamiro Carrilho no LP Depoimento do Poeta (1970) | |
Marcio Modesto, Silvia Maria Pires Cabrera Berg | |
O discurso musical improvisado: a trompa dessinfonizada e sua atribuição na música popular | |
Victor Prado Cavalcanti Ferreira |
[Subárea] Performance musical |
|
A Ornamentação livre em trio-sonatas: uma construção de modelo para o primeiro movimento da terceira sonata do Opus III de Arcangelo Corelli. | |
Roger Lins de Albuquerque Gomes Ribeiro | |
A construção de palhetas para oboé no Brasil: considerações parciais sobre a análise de metodologias utilizadas nos cursos de oboé nas instituições de ensino técnico e projetos sociais brasileiros | |
Ravi Shankar Magno Viana Domingues, Eva Maria de Pontes Lima Tavares de Farias, Mateus Horácio Alves | |
O aprendizado da trompa por meio das memórias pedagógicas de Arnold Jacobs | |
Marcelo José de Almeida das Virgens | |
Questão de timing: manipulação de pulso e métrica enquanto ferramenta interpretativa | |
Felipe Avellar de Aquino, Sandra Martins Cabral de Aquino | |
Ópera no Brasil no século XXI: a construção de uma historiografia da performance em curso e a plataforma Base Ópera Brasil | |
Homero Antonio Velho | |
Gestos estilísticos e os parâmetros da performance practice em duas interpretações do Lundu Característico de Joaquim Callado | |
Paula Cristina Cabral Martins | |
Tocando violão com a distonia focal do músico: estratégias de estudo e perspectivas de performance | |
Denis Quadratti Sartorato | |
Música brasileira: Villanisando o Tímbre Nr.2 | |
Alfeu Rodrigues Araújo Filho, Hideraldo Luiz Grosso | |
Colaboração musical: reflexões sobre enunciados conceituais e condutas éticas | |
Daniel Gouvea Pizaia, Valério Fiel da Costa | |
O estudo do gesto regencial na obra Appalachian Spring, de Aaron Copland | |
Fellipe Rafael Carnauba Teixeira, André Luiz Muniz Oliveira | |
Pulsão de morte e “Supereu conservatorial”: formulações incipientes sobre insalubridade psíquica na performance musical | |
Luigi Brandão, Flavio Barbeitas | |
O idiomatismo na performance musical em estado da arte | |
Rafael Mendes Ávila, Rogério Tavares Constante, Jean Carlos Gomes da Costa | |
Prática de conjunto enquanto laboratório para a elaboração de edições críticas: um estudo de caso | |
Raquel Santos Carneiro, Aloysio Moraes Rego Fagerlande | |
Da decisão à ação performática na obra indeterminada: estudo de caso na obra Blirium C9 (1965) para piano, de Gilberto Mendes | |
Eduardo Henrique de Souza Santos, Ana Paula da Matta Machado Avvad | |
Universalidade na obra de José Siqueira: edição crítica da II Sonata para Violoncelo e Piano | |
Marcelo Moreno da Silva | |
Uso de scordatura na redução para violino e piano da obra Danse Macabre Op. 40 de Camille Saint-Saëns | |
Lourenço De Nardin Budó, Gerson Gedalias Martins dos Santos | |
Vieira Brandão e a expansão da literatura musical brasileira para o violoncelo: brasilidade e coerência estrutural | |
Isabelle Sousa Azevedo | |
Representações mentais da mão direita na performance violinística de crianças de 5 a 10 anos | |
Tasmim Alves Gregorim | |
Corais de trombones: um panorama sobre os grupos em atividade no Brasil | |
Fabio Carmo Placido Santos, Lélio Eduardo Alves da Silva | |
Adaptação do método Suzuki adotada nos níveis coletivos de violino do Instituto Baccarelli-SP: prioridades, habilidades, performance musical e resultados | |
Pedro Visockas, Ricardo Lobo Kubala, Adonhiran Bernard de Almeida Reis, Sonia Ray | |
Música de câmara: reflexões sobre aspectos interpretativos que envolvem o conceito de temporalidade em música | |
Gabriel Ferraz da Silva | |
Proposta de edição da obra Suíte Sertaneja para Violoncelo e Piano de José Siqueira | |
Marcelo Moreno da Silva | |
O objeto da pesquisa em performance musical: entre a partitura e o ato performático | |
Caio Victor Oliveira Lemos | |
Tempo, espaço e presença: um estudo para corpos da música | |
Ana Luisa Fridman | |
O estado do conhecimento sobre o corpo expressivo na performance musical nos periódicos Música Hodie, Opus, Per Musi e Revista da ABEM entre os anos de 2009 a 2020 | |
José Dias Silva | |
O baile na flor para canto e piano de Meneleu Campos (1872-1927) sobre poesia de Castro Alves (1847-1871): análise musical e edição da partitura | |
Anelise Resende Claussen Dativo, Mauro Camilo de Chantal Santos | |
Tambores do Amapá: estudo da performance percussiva do Marabaixo e Batuque | |
Ygor Saunier Mafra Carneiro Monteiro Saunier | |
O prefácio de L’art du chant appliqué au piano de Sigismond Thalberg (1812–1871): 12 recomendações sobre a prática das transcrições de obras vocais para piano solo | |
Juliana Coelho de Mello Menezes, Alberto José Vieira Pacheco | |
A terapia cognitivo-comportamental como possibilidade de controle da ansiedade na performance do músico perfeccionista auto orientado | |
Patrícia Alonso, Sonia Ray | |
Rosalía em processo: reflexões sobre a criação de uma performance cênico-musical | |
Adriano Lopes Sobrinho | |
Parâmetros para a composição de repertório não convencional para iniciantes ao violoncelo | |
Alexandre Remuzzi Ficagna, Marjorie Elizabethe dos Santos | |
Um estudo sobre as técnicas estendidas do saxofone associada a termos regionais nordestinos na obra Divagações sertanejas do compositor Anderson Pessoa | |
Raimundo Santos Ranieri, Ranilson Bezerra de Farias | |
Baião, maracatu e frevo na bateria entre os anos 1950 e 1970: Performances de bateristas em gravações com orquestras e grupos ligados aos ritmos nordestinos | |
Christiano Galvão | |
Estratégias de estudos para cantar e tocar violoncelo simultaneamente na peça Colóquio Op. 92 de Lindembergue Cardoso | |
Daiane Silva de Andrade | |
Estudos diários intertextuais para trombone | |
Mizael José Nascimento França, Lélio Eduardo Alves da Silva | |
Sonata para Piano Op. 21 de Fábio Neves: um relato de colaboração compositor-intérprete entre um casal de músicos | |
Kellen Raissa Brito de Pinho Neves, Durval da Nobrega Cesetti, Tarcisio Gomes Filho | |
Concerto para violino e orquestra de Alfredo Barros: uma Colaboração compositor-intérprete desde a gênese até a estreia. | |
André Albiergio Lima Couto, Alfredo Jacinto de Barros, Rucker Bezerra de Queiroz | |
Estratégias de estudo para a prática instrumental de estudantes universitários de cordas friccionadas sob uma perspectiva da aprendizagem autorregulada | |
Mayra Carmeli Maia Sales | |
O uso do playback e o piano colaborativo: uma reflexão crítica acerca do desenvolvimento da criatividade do músico-performer | |
Rudson Ricelli Lima da SIlva, Regiane Hiromi Yamaguchi | |
Estudo dos gestos corporais na performance da flauta transversal | |
Ana Thereza Naback, Fernando Chaib | |
A Canção Sertaneja (1928) para piano solo de Camargo Guarnieri: abordagens técnico interpretativas a partir da concepção sonora do compositor e sua escrita polifônica | |
Lorena Alves de Magalhães e Silva, Carlos Henrique Costa | |
Análise dos programas de concerto de Milton Nunes: reverberações do violão no interior paulista entre as décadas de 1940 e 1960 | |
Stephen Coffey Bolis, Sr. Fabio Scarduelli | |
As Premissas do Bel Canto e a Sonoridade da Voz do Tenor Aplicadas a uma Performance | |
Gustavo Henrique Pinto | |
Solilóquio, de Estercio Marquez Cunha: uma abordagem de áudio para música-teatro | |
José Pereira de Mattos Neto, Jackes Douglas Nunes Angelo, Eros Sester Prado Guimarães | |
O piano de Jorge Peixinho no Brasil: reflexões sobre o Estudo III em Si bemol maior (1976) | |
Ana Cláudia Assis | |
Peças a dois pianos de Francisco Mignone – Discussões interpretativas e Justaposição histórica | |
ALEXANDRE DIETTRICH | |
Quatro estratégias para o ensino contemporâneo do contrabaixo acústico desenvolvidas no programa PRONATEC em São José do Mipibú | |
Natalia Cristina Pinheiro Dantas, Victor Vitoriano Dantas | |
Distinções entre competências do pianista colaborador | |
Taiur Agnoletto Fontana | |
Koellreutter – Estudo para Vibrato para violão solo de Geraldo Ribeiro: revisão e aplicações | |
Evandro Dotto, Fernando Araújo | |
O violino na música popular brasileira: processos para o desenvolvimento da improvisação. | |
Guilherme Pimenta | |
Reflexões sobre o trabalho criativo do cantor na interpretação vocal | |
Lucila Romano Tragtenberg | |
A utilização da Trombeta no repertório camerístico de Osvaldo Lacerda: obras compostas entre 1954 e 1996 | |
Daniel Moraes Cavalcante |
[Subárea] Musicologia, Estética Musical e Interfaces (Mídia, Semiótica, Musicoterapia) |
|
Características gerais da Caligrafia de José Maurício Nunes Garcia | |
Davi Correa Bueno | |
Crescimento de mercado e de competitividade na indústria fonográfica brasileira nas décadas de 1940 a 1960 | |
Guilherme Araujo Freire | |
Athanasius Kircher e o papel da música no ensino da retórica nos colégios jesuíticos da Europa católica seiscentista | |
Caio Amadatsu Griman | |
A Música da Capoeira na Europa: questões norteadoras | |
Simone Miranda Simões Grundner | |
Da entrevista a Leo Brouwer: uma revisita | |
Gabriel Nogueira Batista Strauss | |
Memória e cultura musical: a Sociedade Sinfônica Campineira (1929) no diálogo entre o presente e o passado | |
Mariana de Oliveira Candido, Lenita Waldige Mendes Nogueira | |
Ópera Yara de Josef Prantl (1895-1951) e Otto Adolfo Nohel (? – 1932): contribuições para a história cultural de Joinville-SC na década de 1930 | |
Cristiano Damaceno, Marcos Holler | |
Vocal Wisdom em português: a tradução de um tratado histórico de pedagogia vocal | |
Homero Antonio Velho | |
O circuito musical das companhias líricas na rota das cidades do Rio de Janeiro (RJ), de Florianópolis (SC) e do Rio Grande (RS) entre 1850 e 1880 | |
MARCELE PEDROTTI MENESES, Marcos Holler | |
A produção da crítica especializada sobre as temporadas de concertos da Société Musicale Indépendante – SMI (1910-1935) | |
Danieli Verônica Longo Benedetti | |
Acervos, música e musicologia: abordagens, interesses e tendências musicológicas | |
Renato Pereira Torres Borges | |
O impacto das atitudes estéticas de Guerra-Peixe na obra para piano da fase nacionalista | |
Ísis Natali Cardoso | |
A Ideia do Livro em Bach: O caso de A Oferenda Musical (BWV 1079) | |
Marcus Mota | |
A revolução maneirista e a iconografia musical do século XXI: a ambientação visual do concerto “Lettera Amorosa” baseada na estética de seu repertório | |
Augusto Caymmi, Rafael Garbuio | |
As críticas aos concertos da compositora Lycia de Biase Bidart entre 1930 e 1934. | |
Nicole Manzoni Garcia | |
A viola da gamba na França nos séculos XVI, XVII e XVIII | |
André Luiz Tartas | |
Música-teatro brasileira na perspectiva do teatro pós-dramático | |
Fernando de Oliveira Magre | |
Eddie Van Halen: o último guitar hero? | |
Paulo Vinicius de Freitas Zuba | |
O Senado da Câmara e a atividade musical da vila de São José del Rei(MG) | |
Willer Douglas Silveira | |
A música sacra de Reginaldo Carvalho: uma análise das obras escritas entre 1946 e 1975 | |
Vladimir Alexandro Pereira Silva | |
O Congado na Construção de uma Narrativa da Música Formiguense | |
Vinícius Eufrásio, Edite Rocha | |
A Modinha como Campo de Estudo | |
Gina Cavalcante Falcão, Susana Cecilia Igayara-Souza | |
Qual o valor do músico? A atividade musical a partir dos registros administrativos da Orquestra Lira Sanjoanense (1890-1913) | |
Rodrigo Pardini, Edite Rocha | |
Venerar teus iguais debaixo de um comum acordo: Santa Cecília em Vila Rica, Lisboa e Porto (século XVIII) | |
Felipe Novaes | |
Luigi Maria Smido e a circulação mundial de músicos no Brasil do século XIX | |
Inez Beatriz de Castro Martins Gonçalves | |
A difusão da música de J. S. Bach no Rio de Janeiro do século XIX | |
Marcelo Ferreira Portela Nunes | |
Gomes e seus libretistas: comentários e atualizações sobre a relação de texto e música no secondo ottocento | |
Isaac William Kerr, Lenita Waldige Mendes Nogueira, Marcos da Cunha Lopes Virmond |
[Subárea] Teoria e Análise Musical |
|
O uso estrutural da série em Totenvögel | |
André de Cillo Rodrigues, Amílcar Zani Netto, Heloisa Helena Fortes Zani | |
Análise semiótica da participação do violão na ópera O barbeiro de Sevilha, de Gioachino Rossini | |
Atilio Figueira Rocha | |
Algumas considerações analíticas sobre a “Introdução” da primeira parte do balé “A sagração da primavera” de Igor Stravinsky: estruturação harmônica, forma e ritmo | |
Adriano Claro Monteiro | |
Materiais cênicos em algumas obras de Kagel e Estércio | |
lucas manassés barbosa | |
Metasserialismo em Ilha das Flores, de Almeida Prado | |
Gregório dos Santos Oliveira | |
O que há de harmônico na melodia? O processo criativo da harmonização a partir das implicações da melodia | |
Thanise Barbosa Pinto Silva |
[Simpósio] ST-1. Choro no sentido lato (2ª edição) |
|
Zé causando na pista: reelaboração musical para Violão 7 Cordas de aço | |
Guilherme Lamas Lamas | |
O papel da tradição goiana e do trânsito de pessoas na trajetória do choro em uma cidade moderna, projetada no século XX: Goiânia (GO) | |
Mariana Marques Marques Ferreira, Magda de Miranda de Miranda Clímaco | |
Articulando o passado: como a tradição pandeiristica do choro é apropriada pela geração do Pandeiro grave | |
Leandro Barsalini, Ricardo Augusto de Lima Brandão | |
O lugar de Esmeraldino Salles na memória do choro e da música paulista | |
Felipe Siles Castro | |
Amplificar e ampliar o choro na educação básica | |
Camile Tatiane de Oliveira Pinto | |
Capricho de Choro de Hamilton de Holanda: elementos de notação e performance e seu papel na caracterização estilística, em confronto com a tradição e a inovação no choro | |
Priscila La Gatta Carminate, Bruno Soares Santos | |
Uma roda de choro por Hercules Gomes: referências instrumentais em um arranjo para piano solo | |
Thiago Leme Marconato | |
Für Elise ou Para Elisa? | |
Tales Pimentel Portugal | |
Nelson Galeano (Baloi) e suas memórias sobre o I Festival Nacional do Choro “Brasileirinho” (1977) | |
Cibele Palopoli |
[Simpósio] ST-2. Formação musical, diversidade e cultura: etnomusicologia e educação musical em diálogos e interações |
|
Abordagens metodológicas na, sobre e através da internet e as práticas pedagógico musicais em mídias sociais: reflexões sobre práticas etnográficas na cibercultura e no ciberespaço | |
Gutenberg de Lima Marques | |
A narrativa do “violão vadio” e o conceito de instrumento-documento: uma sugestão teórico-metodológica | |
Fernando Llanos | |
Encontro de Saberes da/na Universidade Federal Fluminense: Toques e Cantos | |
Edilberto José de Macedo Fonseca | |
Perspectivas para uma formação culturalmente contextualizada de professores de música: o desafio da incorporação de modos de ensino-aprendizagem fundamentados em culturas musicais diversas | |
João Valter Ferreira Filho | |
Técnica Alexander: otimização do estresse na performance musical | |
Eliana Cecilia Maggioni Guglielmetti Sulpicio, Leticia Maria Antunes | |
Atuação profissional do licenciado em Música em ambientes extra-escolares: propostas formativas e práticas abrangentes | |
Luciana Fernandes Rosa | |
Primeiras concepções de um estudo sobre transmissão musical na cantoria repentista a partir de uma entrevista piloto | |
Rodolfo Rodrigues | |
Música popular por caminhos decoloniais: reinterpretando contextos na formação em música | |
Daniel Silva dos Santos, Ana Paula Peters | |
Alunos egressos do Bacharelado em Música do Instituto de Artes da UNICAMP: da formação à atuação profissional | |
Keroll Elisabeth Weidner, Emerson Luiz de Biaggi | |
A formação do professor que atua com o ensino coletivo de violão: um estudo de caso na Orquestra de violões da Paraíba | |
Johnatan Martins de Sousa | |
Desclassificar é preciso: a Pesquisa Artística como ferramenta decolonial na pesquisa acadêmica em tempos liminares | |
Bibiana Bragagnolo, Leonardo Pellegrim Sanchez | |
A história vista de baixo: resistência negra e indígena na Paraíba através do coco de roda e ciranda | |
Zé Silva | |
Na rua pife, na aula flauta transversa: inquietações sobre o ensino de flauta no Nordeste | |
Nina Graeff, Elen Firmino de Santana | |
Na batida do Maracatu sergipano: transmissão musical e identidade cultural | |
Daniela Macedo Lima, Daniela Maria Ferreira | |
Antonio Madureira e a Iniciação à Música do Nordeste: Entre Etnomusicologia histórica e Educação Musical | |
Francisco Luiz Jeannine Andrade Carneiro | |
Prática musical nas áreas comuns da universidade: um estudo sobre engajamento musical e moral na Escola de Música da UFRN | |
Mario André Wanderley Oliveira, Yanaêh Vasconcelos Mota, Carlos Antônio Ribeiro, Angelita Kleis Souza Moura | |
As Ganhadeiras de Itapuã: perspectivas e desafios da trajetória musical de mulheres negras | |
Estela Marinho da Paixão | |
Bailes funk na pandemia: a festa sem máscara | |
Thiago Barbosa Alves de Souza | |
Imergindo nas práxis musicais da cultura popular: dimensões etnográficas a partir da educação musical e da etnomusicologia | |
Luis Ricardo Silva Queiroz, Vanildo Mousinho Marinho | |
Comunidades de Prática Musical na Internet: Currículo Negociado e Ensino Não Formal em Música no Facebook | |
Gregor Castro Erbiste, José Roberto Zan | |
Situações de aprendizagem e os processos de transmissão musical: um estudo no naipe de surdo de terceira da bateria Pegada de Malandro, escola de samba da General Telles. | |
Vanessa Ramos de Oliveira Souza | |
Diálogos reflexivos entre Etnomusicologia e Educação Musical | |
Helena Lopes, Lúcia Campos | |
Autorregulação da aprendizagem no processo de formação de professores de piano em grupo na licenciatura em música | |
Dayse Gomes Mendes |
[Simpósio] ST-3. Forró: história, etnografia, patrimônio e contemporaneidade |
|
A identidade da mulher que toca forró: um estudo de caso focado em Socorro e Mazé | |
Sidcléa Cavalcanti Marques Cavalcanti de Moraes | |
A Feira de São Cristóvão: poéticas sonoro-musicais da nordestinidade | |
Edilberto José de Macedo Fonseca | |
A rabeca nos forrós do Cariri cearense: para além do trio pé-de-serra de Luiz Gonzaga | |
MARCIO MATTOS ARAGÃO MADEIRA, Fabiano de Cristo Teixeira e Pinho Júnior | |
O forró de Caruaru (PE) nas rádios e na indústria fonográfica (1950-1980) | |
Amilcar Almeida Bezerra | |
Canção Popular e Literatura: o caso de João do Vale | |
Ludmila Portela Gondim Braga |
[Simpósio] ST-4. Improvisação musical, interação e cultura |
|
A extemporização de Toninho Pinheiro no samba de prato fraseado | |
Caio Conti Milan, Eliana C. M. G. Sulpício | |
Um uso diferente da teoria dos conjuntos no jazz: a análise de uma composição do guitarrista Miles Okazaki | |
Rogerio Barroso Lopes | |
Bicho Papão: Extemporização e Groove no Solo de Paulo Moura | |
Eduardo Lucas da Silva | |
Livre improvisação coletiva em contextos educacionais: ferramenta ou objetivo? | |
Arthur Faraco | |
Improvisação e didática musical na Itália Setecentista | |
Roberto Cornacchioni Alegre, Mário Videira | |
Aspectos da interação criativa na improvisação Maxixe do grupo Trio Ciclos | |
Breno de Souza Rodrigues, Manuel Silveira Falleiros, Stéphan Olivier Schaub | |
Conducted Improvisation: community building practices | |
Ludovico Peroni, Guilherme Peluci de Castro | |
Improvisação musical no frevo: história e práticas | |
Niraldo Riann de Melo, Ayrton Müzel Benck Filho | |
New ‘One-Man Band’: poéticas interativas por mediação tecnológica nas obras de Pat Metheny e Jacob Collier | |
Caio José Rodrigues Maciel, Fabiano Araújo Costa, Felipe Pessin Manzoli | |
A música eletroacústica ajuda a pensar o problema da dialética entre a analogia e a expressão | |
Bruno Maia de Azevedo Py | |
Processamento de áudio em tempo real como suporte aos processos criativos em improvisação musical | |
Yasmin Marques de Freitas, Felipe Pessin Manzoli, Fabiano Araújo Costa |
[Simpósio] ST-5. Música e pensamento Afrodiaspórico |
|
O padre José Maurício Nunes Garcia e a modinha: a afrobrasilidade por excelência | |
Pedro Razzante Vaccari | |
Escritas e Reescritas: pensamentos sobre a afro-diáspora e seus afros na pesquisa em música | |
Valquiria Alexandre Camara, Beatriz Magalhães-Castro | |
Escritas e Reescritas: pensamentos sobre a afro-diáspora e seus afros na pesquisa em música | |
Valquiria Alexandre Camara | |
Tshiketa Kudelela “Mbira”: compositor, estilos e estéticas musicais do sudeste da África. | |
Micas Orlando Silambo | |
Uma musicologia em “ferro” e “couro”: uma revisão candomblé-orientada dos “toques” da nação ketu | |
Ferran Rebollo Tamarit | |
Racismo Acadêmico na Música: um diálogo com o Manifesto das pessoas negras contra o racismo nos cursos de música | |
Eurides de Souza Santos | |
Coco de roda: um devir-negro em diáspora de luta | |
ERIVAN SILVA | |
Educação musical e relações étnico-raciais: Possibilidades e aproximações do debate sobre as relações raciais através do filme Black is King | |
Cleydson Luan Amancio de Lima |
[Simpósio] ST-6. Música Popular e Interdisciplinaridade | |
Orquestra Brasil Jazz sinfônica, sua conquista e seu arquivo | |
MILENE JORGE ALIVERTI | |
A bateria de Palhaço: um olhar sobre o instrumento no contexto de revitalização do samba na década de 1970 | |
Luiz Guilherme Sanita, Leandro Barsalini | |
“Só pago impostos, estou sempre no limite do meu cheque especial”: análise da crítica à ideologia neoliberal expressa na canção Classe média, de Max Gonzaga | |
Roberta Carvalho Pereira Campos, Adelcio Camilo Machado | |
Etnobiografia e audiovisual no estudo do musicar de um mestre | |
Yuri Prado | |
Recursos interpretativos do violinista Ricardo Herz em Ponteio (Edu Lobo/Capinam) | |
Victor Leandro Fernandes Lima, Adelcio Camilo Machado | |
MiNas e Milton: A identidade regional e a concepção sonora de Milton Nascimento. | |
Matheus Barros de Paula, Heloísa De Araújo Duarte Valente | |
O imaginário e a realidade do morro carioca em “Feio não é bonito”, de Carlos Lyra e Gianfrancesco Guarnieri | |
Jonas Bertuol Garcia | |
“Doutor, sim; de que se admiram?” Abdon Milanez: o engenheiro compositor da opereta Donzella Theodora | |
KLEITON DE ARAÚJO SANTOS | |
A banda vai ao disco: a inserção de dois grupos catarinenses no segmento fonográfico regional | |
Giovanni de Sousa Vellozo | |
Resignação masculina? Reflexões sobre a canção Parado no bailão, de MC L da Vinte e MC Gury | |
Maria Carolina Cadamurro, Adelcio Camilo Machado | |
A DAW e o loop criativo: entre o determinismo tecnológico e a tábula rasa | |
Gilberto Assis de Oliveira Rosa, Jônatas Manzolli | |
A canção francesa no Brasil: circularidades culturais e midiáticas | |
Raphael Fernandes Lopes Farias, Heloísa de Araújo Duarte Valente | |
A música como trabalho no Brasil pré-pandemia: composição do mercado por tipo de vínculo, gênero, raça e escolaridade | |
Rodrigo Heringer Costa | |
A Refazenda de Gilberto Gil: uma interpretação | |
Vinícius Rangel Souto | |
Tecnobrega: fases de um movimento periférico e os ciclos de música popular no Pará | |
Manoel Magalhães | |
Acusticidades em conflito: a musicologia ocidental e a relação colônia-metrópole de acordo com Ana María Ochoa Gautier e Alexander Rehding | |
Paula Zimbres |
[Simpósio] ST-7. Música popular: formação, pesquisa, performance e fruição | |
Acordos acústicos: reflexões sobre a gravação de música em casa durante a pandemia | |
Angélica De Carvalho Pereira, Gustavo Branco Germano, Igor Caracas de Souza Maia, Kezo Nogueira, Maurício Pazz | |
Estudo analítico e interpretativo do frevo da Brasiliana n.3 para violoncelo e orquestra de Cyro Pereira | |
MILENE JORGE ALIVERTI | |
A construção de sentido na moda-de-viola “Rei do gado” sob orientação do modelo tripartite da semiologia musical | |
José Roberto de Oliveira Oleriano, John Kennedy Pereira de Castro | |
Música, memória e identidade cultural: algumas reflexões | |
Leonardo de Fontes Barbosa | |
Cultura de tradição oral e desterritorialização: interlocuções musicais na cultura de tradição oral da Nação Xambá | |
Diogo Rodrigues Lopes Ferreira | |
CAMINHOS ENTRE A MÚSICA MEDIEVAL EUROPEIA E ALGUNS GÊNEROS BRASILEIROS: LEITURAS A PARTIR DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA PARA REPERTÓRIOS HISTÓRICOS | |
Ana Paula Peters, Daniele Cristine Silva de Oliveira, Letícia Pereira Burtet | |
Sociologia da música e Estudos Culturais. Contributos Teórico-metodológicos para o Estudo das Músicas Populares Contemporâneas | |
Luciana Ferreira Moura Mendonça |
[Simpósio] ST-8. Música, Gênero, Corpos e Sexualidades: processos, métodos e práticas de produção sonora dos artivismos |
|
Uma musicologia feminista no Brasil da década de 1930: a biografia de Chiquinha Gonzaga por Mariza Lira | |
Rodrigo Cantos Savelli Gomes | |
Uma reflexão decolonial sobre práticas da educação musical: o ijexá na escola | |
Rogerio Barroso Lopes | |
Coquistas e cirandeiras paraibanas: educação, sobrevivência e resistência cultural | |
Harue Tanaka | |
Mestre Laurene Ataíde: protagonismo feminino na produção, difusão e ativismo cultural da manifestação do Cordão de Pássaro na ilha de Caratateua- Belém/PA | |
Jorgete MAria Lago | |
Violências simbólicas na produção musical: Origens e persistências das relações de gênero e poder | |
Klissy Kely Guimarães, Amanda Lourenço Jacometi, Maurício Bortoloto da Costa Figueiredo | |
Música para oboé por compositoras brasileiras: uma proposta de inclusão no currículo | |
Alice de Paula Ghisleni, Lucius Batista Mota | |
Os estudos de gênero, raça, sexualidade e capacitismo: uma reflexão sobre os temas que atravessam a minha história | |
Yarana Ester de Campos Borges, Rafael da Silva Noleto | |
O pensamento Pankararu sobre as questões de gênero, raça, corpo e sexualidade: primeiros olhares | |
Cleomar Andeson Cleomar dos Santos Santos |
[Simpósio] ST-9. Música, Infância(s) e Pesquisa | |
O fazer musical das crianças a partir dos estudos da infância | |
Edson Ponick | |
KAZOO: um estudo sobre musicalização com crianças de uma escola municipal da cidade de Pelotas – RS | |
Rodrigo Santos Xavier, Regiana Blank Wille | |
Educação musical e letramento emergente: possibilidades para crianças do primeiro ano do ensino fundamental | |
Renata Severo Fantini | |
Tecnologias digitais contemporâneas na mediação de práxis de ensino e aprendizagem de música via aulas online para crianças do 1º ano do ensino fundamental | |
Igor de Tarso Maracajá Bezerra |
[Simpósio] ST-10. Musicalidades latino-americanas: práticas, fazeres e pedagogias |
|
Isaías Sávio y Brasil: consideraciones sobre tres piezas del ciclo Cenas Brasileiras para guitarra | |
Gabriel Angelo da Costa, Gilson Uehara Gimenes Antunes, Eduardo Fernández Odella | |
Prática coral em contexto latino-americano | |
Ederson marques de goes, Valéria Lüders | |
Concepções estéticas presentes em títulos de obras fonográficas da música instrumental brasileira | |
Ramón Del Pino | |
Ressonâncias atlânticas em cordofones do Nordeste: substituabilidade e padrões acústico-mocionais entre instrumentos musicais | |
Nina Graeff, Lucas de Lima Wanderley Resende |
COMUNICAÇÕES ARTÍSTICAS
COMUNICAÇÃO DIFUSÃO |
|
Samba de Aruak: a exploração de compassos mistos como insight composicional | |
Raphael Ferreira da Silva | |
FREVO – BRASILIANA N.3 – CYRO PEREIRA – SP, julho de 1998 | |
MILENE JORGE ALIVERTI | |
Sobre Pontos, Linhas e Entrelaços, para piano, eletrônica e vídeo | |
Wellington Jose Gonçalves | |
Estudos criativos para percussão popular | |
Chico Santana | |
DUB para Oxum | |
José Balbino Santana Jr | |
O estudo do monorritmo: a trajetória do mensageiro. Primeiro movimento – A partida: encontro com Ogum. Ano de composição: 2021. | |
Rafael Souza Palmeira | |
Imprevisto: choro para guitarra elétrica e big band | |
Bruno Mangueira | |
Dialogias entre duas composições autorais e elementos da musicalidade mineira | |
Klesley Bueno Brandão, Victor Rocha Polo | |
COMUNICAÇÃO RECITAL |
|
Transgressão | |
Atilio Figueira Rocha, Ivy Szot, Lucas Rezende | |
O reflexo do pífano na música popular brasileira: uma abordagem dos motivos melódicos da escala nordestina | |
Leonardo Araujo Silva, Rucker Bezerra Queiroz, Ezequias Oliveira Lira | |
As Canções de Câmara de José Siqueira (1907-1985): Uma Introdução | |
Marcel Ramalho de Mello, Martin David Jones | |
OBRAS INÉDITAS PARA PANDEIRO BRASILEIRO | |
Vitor Lyra Biagioni | |
Atualidade do arcaico: cantando os poemas de Catulo e Horácio recriados por tradução performativa e mediação tecnológica | |
Celso Garcia de Araújo Ramalho, Fábio Frohwein de Salles Moniz, Walace Pontes Mendonça, Artur de Freitas Gouvêa, Zelma Amaral da Rosa, Ana Carolina Braga Trindade Fernandes, Calebe Nascimento Moreira Faria, Calebe do Carmo Pereira, Flávio dos Santos Silva, Henrique Francisco da Costa e Souza, Isaac Newton Rozendo Soares, Marcelo Carvalho Panain, Matheus Maciel da Silva Maciel da Silva, Pedro Henrique Souza da Costa, Pietro Dri Marchiori, Mirian Valentin Borges, Rian Camilo de Paula, Thays Souza dos Santos, Paulo Henrique Loureiro de Sá
|
|
Tocando com a distonia focal do músico: novas formas de arranjos e composições no violão solo | |
Denis Quadratti Sartorato | |
Sonata para viola e piano de Brenno Blauth | |
Luciana Noda, Daniel Marques | |
Claudio Santoro e Silvia Berg para violão e violão de oito cordas (Brahms) | |
Vitor Botelho Sampaio, Fernando Donizete Genari | |
O tempo musical em obras contemporâneas para piano | |
Maurício Zamith Almeida, Acácio Tadeu de Camargo Piedade | |
Coroa de Sonho | |
Carla Domingues, Claudio Thompson | |
No Brasil Desconhecido: Compositores Tonais da Primeira Metade do Século XX | |
Durval Cesetti | |
“CHORO E ESPERANÇA”: EXPERIÊNCIAS, PRÁTICAS E CONHECIMENTOS MUSICAIS COMPARTILHADOS. VIOLÕES DA UFRJ E ASSOCIAÇÃO DO MOVIMENTO DE COMPOSITORES DA BAIXADA FLUMINENSE JUNTOS EM TEMPOS DE PANDEMIA” | |
Pedro Costa, Pedro Brandão, Luiza Beatriz, Lucas William, Daniel Haddad, Lucas Dal Lacqua, Guilherme Nishijima, Jandivison Guilerme, Bartolomeu Wiese | |
Três Choratas para uma Camerata | |
Celso Garcia de Araújo Ramalho, Paulo Henrique Loureiro de Sá, Bartolomeu Wiese Filho, Marcus de Araújo Ferrer, Henrique Leal Cazes, Marcello Gonçalves | |
Compositoras Brasileiras: peças para piano solo e música de câmara | |
Gisele Pires Mota, Mariana Gomes | |
Rastros sobre paisagem | |
Frederico Santiago |
Acompanhe-nos!