Apresentação dos Anais

É com grande satisfação que o Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal da Bahia organiza o XVIII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM).
Nesta edição procuramos evitar a multiplicação das sessões paralelas, resgatando um formato linear de
evento, no qual todos os participantes possam assistir praticamente tudo o que acontecerá durante o congresso, permitindo assim uma apreciação mais clara e direta do que a nossa comunidade produz de melhor.
Considerando a música no centro da pesquisa acadêmica como atividade humana, social e culturalmente contextualizada, a escolha da temática central (Fronteiras da pesquisa em Música x Pesquisa em Música de fronteiras) ficou articulada, na sua conceituação científica de tipo processual, nas três temáticas transversais que marcam a produção deste congresso. Embora tenha inicialmente resultado instigante o formato dos enunciados das 3 temáticas transversais (com seus parênteses e travessões), tais recursos tentaram, por um lado, propor aparentes oposições ou eventuais ramificações de recortes transversais supostamente simples e facilmente reconhecíveis (porém ainda ardilosos e escorregadios).

Por outro lado, procuraram provocar a comunidade a repensar a tradicional abordagem epistemológica dos congressos da nossa ANPPOM, abrindo mão até da sua tradicional estruturação por subáreas de conhecimento. Pensando nisso, decidimos não apenas propor um tema geral claramente do tipo "uróboro", mas também substituir o ponto de partida disciplinar na discussão transversal pelo foco, alvo ou destino investigativo no qual tais disciplinas são aplicadas. Neste XVIII Congresso da ANPPOM, é necessário deixar de pensar no "que" se faz para começar a pensar "aonde" se faz, ou melhor, em qual parte do processo se aplicam as ferramentas da própria disciplina.
Com relação aos eventos culturais, este ano contamos com a parceria do II Festival Internacional de Música Contemporânea PPGMUS-UFBA.
Tanto neste caderno de resumos quanto nos Anais em Cd-Rom, o leitor encontrará não apenas os textos das Comunicações e Pôsteres apresentados no Congresso, mas o resultado do esforço conjunto de profissionais de diversas universidades, aos quais tivemos a honra de coordenar e presidir neste evento.

Finalmente, gostaríamos de agradecer por este meio a todos aqueles que, de uma ou outra forma, participaram da realização deste XVIII Congresso, contribuindo para abrilhantar este evento.
Assim sendo, sintam-se bem-vindos a Salvador para participar dos diversos níveis deste Congresso...

Salvador, setembro de 2008

 

 

APRESENTAÇÂO

Comissão Científica e Corpo de Pareceristas

COMUNICAÇÕES


Ricardo Mazzini Bordini
Presidente do XVIII Congresso da ANPPOM
Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Música
Universidade Federal da Bahia

Pablo Sotuyo Blanco
Coordenador da Comissão Científica