PAINELISTAS |
NOME DO PAINEL APRESENTADO |
Aldrovandi, Leonardo |
Considerações sobre a oscilação de valores entre o gesto
Instrumental e a abstração composicional no ato de criação. |
Almeida, Anselmo Guerra de |
A Arte como Modelo de Interatividade. |
Antunes, Jorge |
BAQUES e QUICADAS: novas identificações de semantemas
musicais na música eletroacústica, com base em significações
do tipo "emoção forte". |
Barreiro, Daniel L.
Zampronha, Edson S. |
Tempo em Schaeffer e Ferneyhough: Do Objeto isolado ao
Objeto em contexto. |
Boccia, Leonardo V. |
Relações Canto-Diálogo para um modelo de “SINGSPIEL”. |
Borém, Fausto |
250 Anos de Música Brasileira no Contrabaixo solista:
Aspectos idiomáticos da transcrição musical. |
Braga, Reginaldo Gil |
“Trajetórias Religiosas e Musicais de Três Tamboreiros de
Nação”. |
Cançado, Tania Mara Lopes |
Uma Investigação dos Rítmos Haitianos e Africanos no
Desenvolvimento da Síncope no Tango/Choro Brasileiro,
Habanera Cubana, e Ragtime Americano (1791-1900). |
Cardassi, Luciane |
Os Painéis Sinfônicos “CAMPEADORES” e “POEMA
TELÚRICO” de Bruno Kiefer e seu paralelo com a poesia de
Carlos Nejar. |
Carvalho, Any Raquel |
Contraponto Tonal: Um Manual Prático. |
Chada, Sônia |
Do azeite à água. |
Corrêa, Marcos Kroning |
Violão sem Professor: Um Estudo sobre Processos de Autoaprendizagem
musical com adolescentes. |
Cunha, Maximiliano Carneiro da |
Ritos e Festas Pankararu: uma etnografia da música ritual. |
Deltrégia, Cláudia |
A Composição Musical e o Ensino do Piano no Brasil: Uma
breve reflexão. |
Duarte, Mônica de Almeida
Coelho, Dalton Santos
Nascimento, Jerônimo Sérgio do
Oliveira, Luciana Santos Silva
Quaranta, Daniel Eduardo
Rangel, Ilana Assbú Linhales
Ribeiro, Priscilla dos Reis |
“Criança fazendo música na Universidade”: Uma proposta
que alia Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária. |
Fernandes, José Nunes |
O cancioneiro brasileiro: currículos e programas oficiais
brasileiros para a educação musical no ensino fundamental
(estados e capitais) – análise preliminar. |
Ferraz, Silvio |
Criação musical com suporte tecnológico. |
Figueiredo, Carlos Alberto |
Problemas no texto literário na transmissão de um Christus
factus est (CPM 203) de José Maurício Nunes Garcia. |
França, Cecília Cavalieri |
Performance Instrumental e Educação Musical: A Relação
entre a Compreensão musical e a Técnica. |
Fuks, Leonardo |
Um Apito no Samba: aspectos acústicos e perceptivos. |
Garbosa, Guilherme |
Formação do Professor de Clarineta no contexto brasileiro. |
Garbosa, Luciane Wilke Freitas |
Formação do Licenciado em Música e Mercado de Trabalho. |
Gomes, Wellington |
Uma Introdução para a Compreensão de Aspectos da
Estrutura Métrica Musical. |
Gubernikoff, Carole |
Empirismo e Composição: Almeida Prado e Tristan Murail. |
Gugelmo, Daniele |
Procedimentos composicionais do primeiro movimento da
obra: “Os sete dias da criação”. |
Kerr, Dorotéa Machado |
Música para órgão solo de compositores brasileiros. |
Kröger, Pedro |
Do Agrupamento Rítmico. |
Laboissière, Marilia |
A memória da Universidade Federal de Goiás através de seus
Concursos de Música. |
Loureiro, Maurício Alves |
A Variação do Timbre da Clarineta na Interpretação de
Frases Musicais: análise das variações das amplitudes e
freqüências dos componentes harmônicos. |
Louro, Ana Lúcia
Souza, Jusamara |
Reformas curriculares dos Cursos Superiores de Música e a
formação do professor de instrumento. |
Lucas, Maria Elizabeth
Arroyo, Margarete
Prass, Luciana
Stein, Marilia |
"É de pequeno que se aprende…" Três estudos sobre
processos nativos de ensino e aprendizagem musical em
contextos populares. |
Lucas, Glaura |
O Ritual dos Ritmos no Congado Mineiro dos Arturos e do
Jatobá. |
Macedo, Cíntia Costa |
Estudos para Piano de Osvaldo Lacerda. |
Maciel, Emmanuel Coelho |
Valsas Piauienses de Possidônio Nunes Queiróz. |
Malamut, Stael Viegas |
A Flauta no Período Dodecafônico de Guerra-Peixe. |
Moutinho, Jorge |
Trio Elétrico de Armandinho, Dodô e Osmar:
a resistência do som da velha guitarra baiana. |
Nogueira, Marcos |
Forma Musical e Discursividade. |
Oliveira, Sergio Alberto de |
Coro-Cênico:
Uma nova Poética Coral no Brasil. |
Palombini, Carlos |
Idéias para uma Musicologia das Músicas Digitais: Notas
para uma leitura de Landy. |
Pinheiro, Paulo José Moraes |
Fundamentos de Estética
(Questões de Estéticas aplicadas à música). |
Rangel, Ilana Assbú Linhales |
O Som da Singularidade. |
Raymundo, Sônia Marta Rodrigues |
A Influência do Baião no Repertório brasileiro Erudito. |
Rezende, Marisa |
“AURA”: Um Estudo de caso à luz da Teoria dos Conjuntos. |
Robatto, Pedro |
Duos para Flauta e Clarineta:“DUALISMO II” de Fernando Cerqueira e“IBEJI” de Paulo Costa Lima. |
Sampaio, Josyra |
Formosa. Foliões e Violeiros.
Projeto desenvolvido em Formosa de Goiás
dentro do programa "Danças do Brasil em volta de Brasilia". |
Santos, Ana Maria Souza dos |
O Efeito do Coral Cênico no Desenvolvimento Musical - Um
Estudo de caso. |
Santos, Antonio Eduardo |
Os Caminhos do Festival Música Nova. |
Santos, Eurides de Souza |
Música SER-taneja? |
Silva, Vladimir Alexandro Pereira |
O repertório coral na literatura contemporânea: aspectos
teóricos, gestuais e vocais das coleções Música Nova do Brasil
para Coro a Capela e Arranjos Corais de Música Folclórica
Brasileira. |
Silveira, Fernando José Silva Rodrigues da |
Procedimentos de Ajuste de Palhetas de Clarineta. |
Simões, Nailson de Almeida
Lima, Mariana de Almeida |
Reforma Agrária Musical: A vez das Pequenas e dos Fracos. |
Sponton, Cesar Augusto C. |
Algumas considerações acerca da especificidade do Discurso
Estético (musical). |
Sobrinho, João Berchmans de Carvalho |
O Pagode no Terreiro: um estudo de uma manifestação
cultural do Médio-Parnaíba piauiense. |
Sotuyo Blanco, Pablo |
Motetos e Miserere: uma nova partitura atribuída a Damião
Barbosa de Araújo. |
Souza, Jusamara
Hentschke, Liane
Oliveira, Alda |
Relação da Escola com a Aula de Música: Três Estudos de
caso em Escolas de Porto Alegre – RS e Salvador – BA. |
Travassos, Elizabeth |
Fragmentos de carreiras: repertórios musicais e práticas
profissionais de estudantes de música. |