Lista Geral dos Painéis apresentados (25 de Outubro de 1999)

(ordem alfabética)

PAINELISTAS    NOME DO PAINEL APRESENTADO
Aldrovandi, Leonardo Considerações sobre a oscilação de valores entre o gesto
Instrumental e a abstração composicional no ato de criação.
Almeida, Anselmo Guerra de A Arte como Modelo de Interatividade.
Antunes, Jorge BAQUES e QUICADAS: novas identificações de semantemas musicais na música eletroacústica, com base em significações do tipo "emoção forte".
Barreiro, Daniel L.
Zampronha, Edson S.
Tempo em Schaeffer e Ferneyhough: Do Objeto isolado ao Objeto em contexto.
Boccia, Leonardo V. Relações Canto-Diálogo para um modelo de “SINGSPIEL”.
Borém, Fausto 250 Anos de Música Brasileira no Contrabaixo solista: Aspectos idiomáticos da transcrição musical.
Braga, Reginaldo Gil “Trajetórias Religiosas e Musicais de Três Tamboreiros de Nação”.
Cançado, Tania Mara Lopes Uma Investigação dos Rítmos Haitianos e Africanos no Desenvolvimento da Síncope no Tango/Choro Brasileiro, Habanera Cubana, e Ragtime Americano (1791-1900).
Cardassi, Luciane Os Painéis Sinfônicos “CAMPEADORES” e “POEMA TELÚRICO” de Bruno Kiefer e seu paralelo com a poesia de Carlos Nejar.
Carvalho, Any Raquel Contraponto Tonal: Um Manual Prático.
Chada, Sônia Do azeite à água.
Corrêa, Marcos Kroning Violão sem Professor: Um Estudo sobre Processos de Autoaprendizagem
musical com adolescentes.
Cunha, Maximiliano Carneiro da Ritos e Festas Pankararu: uma etnografia da música ritual.
Deltrégia, Cláudia A Composição Musical e o Ensino do Piano no Brasil: Uma breve reflexão.
Duarte, Mônica de Almeida
    Coelho, Dalton Santos
    Nascimento, Jerônimo Sérgio do
    Oliveira, Luciana Santos Silva
    Quaranta, Daniel Eduardo
    Rangel, Ilana Assbú Linhales
    Ribeiro, Priscilla dos Reis

“Criança fazendo música na Universidade”: Uma proposta que alia Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária.
Fernandes, José Nunes O cancioneiro brasileiro: currículos e programas oficiais brasileiros para a educação musical no ensino fundamental (estados e capitais) – análise preliminar.
Ferraz, Silvio Criação musical com suporte tecnológico.
Figueiredo, Carlos Alberto Problemas no texto literário na transmissão de um Christus factus est (CPM 203) de José Maurício Nunes Garcia.
França, Cecília Cavalieri Performance Instrumental e Educação Musical: A Relação entre a Compreensão musical e a Técnica.
Fuks, Leonardo Um Apito no Samba: aspectos acústicos e perceptivos.
Garbosa, Guilherme Formação do Professor de Clarineta no contexto brasileiro.
Garbosa, Luciane Wilke Freitas Formação do Licenciado em Música e Mercado de Trabalho.
Gomes, Wellington Uma Introdução para a Compreensão de Aspectos da Estrutura Métrica Musical.
Gubernikoff, Carole Empirismo e Composição: Almeida Prado e Tristan Murail.
Gugelmo, Daniele Procedimentos composicionais do primeiro movimento da obra: “Os sete dias da criação”.
Kerr, Dorotéa Machado Música para órgão solo de compositores brasileiros.
Kröger, Pedro Do Agrupamento Rítmico.
Laboissière, Marilia A memória da Universidade Federal de Goiás através de seus
Concursos de Música.
Loureiro, Maurício Alves A Variação do Timbre da Clarineta na Interpretação de Frases Musicais: análise das variações das amplitudes e freqüências dos componentes harmônicos.
Louro, Ana Lúcia
   Souza, Jusamara
Reformas curriculares dos Cursos Superiores de Música e a
formação do professor de instrumento.
Lucas, Maria Elizabeth
   Arroyo, Margarete
   Prass, Luciana
   Stein, Marilia
"É de pequeno que se aprende…" Três estudos sobre
processos nativos de ensino e aprendizagem musical em
contextos populares.
Lucas, Glaura O Ritual dos Ritmos no Congado Mineiro dos Arturos e do
Jatobá.
Macedo, Cíntia Costa Estudos para Piano de Osvaldo Lacerda.
Maciel, Emmanuel Coelho Valsas Piauienses de Possidônio Nunes Queiróz.
Malamut, Stael Viegas A Flauta no Período Dodecafônico de Guerra-Peixe.
Moutinho, Jorge Trio Elétrico de Armandinho, Dodô e Osmar: a resistência do som da velha guitarra baiana.
Nogueira, Marcos Forma Musical e Discursividade.
Oliveira, Sergio Alberto de Coro-Cênico: Uma nova Poética Coral no Brasil.
Palombini, Carlos Idéias para uma Musicologia das Músicas Digitais: Notas para uma leitura de Landy.
Pinheiro, Paulo José Moraes Fundamentos de Estética (Questões de Estéticas aplicadas à música).
Rangel, Ilana Assbú Linhales O Som da Singularidade.
Raymundo, Sônia Marta Rodrigues A Influência do Baião no Repertório brasileiro Erudito.
Rezende, Marisa “AURA”: Um Estudo de caso à luz da Teoria dos Conjuntos.
Robatto, Pedro Duos para Flauta e Clarineta:“DUALISMO II” de Fernando Cerqueira e“IBEJI” de Paulo Costa Lima.
Sampaio, Josyra Formosa. Foliões e Violeiros. Projeto desenvolvido em Formosa de Goiás
dentro do programa "Danças do Brasil em volta de Brasilia".
Santos, Ana Maria Souza dos O Efeito do Coral Cênico no Desenvolvimento Musical - Um Estudo de caso.
Santos, Antonio Eduardo Os Caminhos do Festival Música Nova.
Santos, Eurides de Souza Música SER-taneja?
Silva, Vladimir Alexandro Pereira O repertório coral na literatura contemporânea: aspectos teóricos, gestuais e vocais das coleções Música Nova do Brasil para Coro a Capela e Arranjos Corais de Música Folclórica Brasileira.
Silveira, Fernando José Silva Rodrigues da Procedimentos de Ajuste de Palhetas de Clarineta.
Simões, Nailson de Almeida
   Lima, Mariana de Almeida
Reforma Agrária Musical: A vez das Pequenas e dos Fracos.
Sponton, Cesar Augusto C. Algumas considerações acerca da especificidade do Discurso Estético (musical).
Sobrinho, João Berchmans de Carvalho O Pagode no Terreiro: um estudo de uma manifestação cultural do Médio-Parnaíba piauiense.
Sotuyo Blanco, Pablo Motetos e Miserere: uma nova partitura atribuída a Damião Barbosa de Araújo.
Souza, Jusamara
   Hentschke, Liane
   Oliveira, Alda
Relação da Escola com a Aula de Música: Três Estudos de caso em Escolas de Porto Alegre – RS e Salvador – BA.
Travassos, Elizabeth Fragmentos de carreiras: repertórios musicais e práticas profissionais de estudantes de música.

índice    |   t  pag.  u          sair