Musicologia


SESSÃO 1 - 29.08 - SALA 01

Frederico Macedo

Algumas conseqüências das novas tecnologias de produção e reprodução sonora sobre a música: a dissociação entre performance e experiência musical, a autenticidade e a autoria

Marcos Edson Cardoso Filho
Carlos Palombini

Música e tecnologia no Brasil: a canção popular, o som e o microfone

Frederico Macedo

Media e mediação cultural: podem os meios de comunicação de massa veicular valores culturais?

Heloísa Valente

Da duração do reinado, no império da mídia (mais considerações sobre a memória da canção)

SESSÃO 2 - 29.08 - SALA 18

Denise Pelusch

William Byrd's codes in his elegies and lament songs

Helena Jank
Silvana Scarinci

A Cantata em Barbara Strozzi: uma ópera em miniatura

Stella Almeida Rosa

As Instruções sobre Baixo Contínuo de J. S. Bach: Uma Proposta de Aplicação no Ambiente Musical Brasileiro

Milson Fireman

Sonata para Violino Solo BWV 1001: uma transcrição para violão

André Oliveira

O uso de figuras de retórica no Magnificat de J. S. Bach

SESSÃO 3 - 30.08 - SALA 01

Adriana Ballesté
Jupter Abreu Jr.
Rosana Lanzelotte

Biblioteca Digital para a coleção de lundus do acervo Mozart de Araújo

Beatriz Magalhães Castro
Fernando Cruz

Biblioteca Digital Brasileira em Música (BDB-MuS): perspectivas para um dimensionamento transdisciplinar em ciência e tecnologia da informação para a pesquisa musicológica no Brasil

Pablo Sotuyo Blanco
Ricardo Sodré Andrade

Conhecimento Científico em Música e Open Archives: vantagens de uma aproximação

André Guerra Cotta

Projeto Conservação e Instalação Definitiva do Acervo Curt Lange-UFMG: comunicação de resultados

Mary Angela Biason

Catalogação dos acervos das bandas ouropretanas

SESSÃO 4 - 30.08 - SALA 18

Antonio Guerreiro de Faria

Harmonia Tradicional, Harmonia Funcional e Música Popular: uma reflexão motivadora

José Reis de Geus

A performance do choro-jazzístico de K-Ximbinho

Luciano Carôso

Xisto Bahia: ilustre e desconhecido

Fernanda Pereira

O violão na sociedade carioca no período de 1900 a 1930: técnicas, estéticas e ideologias

Maria Prado

A canção infantil no processo de ocidentalização do Japão

SESSÃO 5 - 31.08 - SALA 01

Luiz Guilherme Duro Goldberg

Concertos da Exposição Nacional da Praia Vermelha (1908): ponta de lança para a modernidade musical do Brasil?

Enrique Menezes

As atualizações da nostalgia na música moderna

Roseane Yampolschi

Intertextualidade e estetismo na música pós-moderna

Cesar Maia Buscacio

A Música Brasileira: um estudo da correspondência entre Curt Lange e Camargo Guarnieri (1934-1935)

Antenor Corrêa
Dorotéa Kerr

Rumos da análise musical no Brasil

SESSÃO 6 - 31.08 - SALA 18

Mário Barbosa

Notturno e Allegro Scherzando, de Meneleu Campos: contexto de composição, transcrição musicológica e história da recepção

Marcio Pascoa

Dimensão estética em torno da produção lírica de Gama Malcher

Lia Vieira

Práticas musicais que fizeram a Educação Musical no Pará da primeira metade do século XX

Líliam Barros
Maia Gilda

Nobre Família, Nobre Lenita: breve estudo do individual em música

Pablo Sotuyo Blanco

Filarmônicas da Bahia: tradição cultural incentivada ou politicamente dependente?

SESSÃO 7 - 31.08 - SALA DE REUNIÕES

Denise Garcia

Gilberto Mendes, música eletroacústica e Cage

Clayton Rosa Mamedes
Denise Hortência Lopes Garcia

A parte de tape escrita nas obras mistas de Gilberto Mendes: Cidade, Vai e Vem e Nascemorre

Alexandre Ulbanere

O Pensamento Musical de W. C. de Oliveira

Guilherme Barros

O Conceito de Harmonia como Fundamento da Ética e da Estética no Trabalho Didático e na Obra Musical de Ernst Mahle

SESSÃO 8 - 01.09 - SALA 01

Vanda Freire

As Mágicas, segundo periódicos e produtores teatrais – Brasil e Portugal

Marcos Nogueira

Estudo comparado da construção temática do “Prelúdio de Maria Tudor”, de Carlos Gomes, e da “Sinfonia de La Forza del Destino”, de Verdi

Marcos Virmond
Lenita Nogueira
Rosa Marin

Exoticismo e orientalismo em Antônio Carlos Gomes

Marcos Virmond
Rosa Marin

Restauração e análise de alternativas composicionais no primeiro ato de Condor de Antônio Carlos Gomes

Lenita Nogueira

A obra camerística de José Pedro de Sant’anna Gomes (1834-1908)

SESSÃO 9 - 01.09 - SALA 18

Marcia Taborda

A viola e a música de Domingos Caldas Barbosa: Uma investigação bibliográfica

Mariana Portas de Freitas

A “Escola de Canto de Órgão” do Padre Caetano de Melo de Jesus (1759-60) – Uma súmula da tradição tratadística luso-brasileira do Antigo Regime

Claudia Schreiner

Representações e ênfases na idéia de “criança” no salmo Laudate pueri Dominum de José Maurício Nunes Garcia

Cacilda Alamino

Atividades musicais na Vila Real do Senhor Bom Jesus do Cuiabá (1778-1817)

Handel Silva

O Órgão Setecentista de Diamantina: em busca da identidade deste instrumento


Copyright © 2006 XVI Congresso da ANPPOM - Web Design: Beatriz Magalhães Castro