Comunicações

 

Acácio Tadeu de Camargo Piedade

Jazz, música brasileira e fricção de musicalidades

 

Adriana Noronha Piccolo

O canto popular brasileiro e a sistematização de seu ensino

 

Adriana Moraes Vilas Boas Prado — co-autor(a)

Análise da influência da música do processo de desenvolvimento da escrita

 

Adriano de Castro Meyer — co-autor(a)

A produção musical de Sigismund Neukomm no Brasil

 

Affonso Celso de Miranda Neto

A guitarra elétrica de Pepeu Gomes

 

Alessandra C. Lisboa co-autor(a)

Villa-Lobos e o canto orfeônico: análise de discurso nas canções e cantos cívicos

 

Alexandre Bräutigam

Sons tônicos e complexos: Artemiev e Tarkovski em “Stalker"

 

Alexandre Dias da Silva co-autor(a)

Perspectivas dialógicas sobre um mapeamento musical da Maré, Rio de Janeiro.

Grupo Musicultura – CEASM/Rede Memória

 

Alexandre Martinello Sanches co-autor(a)

Representações visuais na educação musical

 

Alexandre Milne-jones Náder

Transmissão musical no cavalo-marinho infantil e a nau-catarineta.

 

Alexandre Torres Porres

Microtonalidade na música do século XX: Duas abordagens composicionais

 

Alice Lumi Satomi

As recriações na permanência da música okinawana no Brasil

 

Aline Cristina Souza co-autor(a)

Perspectivas dialógicas sobre um mapeamento musical da Maré, Rio de Janeiro.

Grupo Musicultura – CEASM/Rede Memória

 

Aline Faria Silveira

Música, cultura e educação no município de Paraty

 

Aline Romeiro Pereira

No limiar das artes: liberdade e controle no grafismo musical norte-americano e europeu de 1950 a 1970

 

Almir Côrtes co-autor(a)

Jacob do Bandolim: um estilo interpretativo no choro

 

Ana Cláudia de Assis

Querido Guerra-Peixe, Caro amigo Lange: Aspectos de uma correspondência.

 

Ana Lúcia Fontenele co-autor(a)

Música Eletroacústica e Modelagem Ecológica: uma experiência compositiva

 

Ananay Aguilar S.

Discurso e sintaxe em Emmerson (1986)

 

Anderson S. de Barros co-autor(a)

Perspectivas dialógicas sobre um mapeamento musical da Maré, Rio de Janeiro.

Grupo Musicultura – CEASM/Rede Memória

 

André Cavazotti co-autor(a)

Panorama da produção científica brasileira sobre música e fenomenologia

 

André Guerra Cotta

Conservação e instalação definitiva do acervo Curt Lange – UFMG

 

André Protasio

Arranjo coral: definições e poiesis

 

André Siqueira co-autor(a)

Giacinto Scelsi: colapso nervoso e orientalismo

 

Ângelo Nonato Natale Cardoso

Aprendizagem no candomblé: Inovações e pluralidade

 

Anselmo Guerra de Almeida co-autor(a)

Música Eletroacústica e Modelagem Ecológica: uma experiência compositiva

 

Panorama de atividades dos Laboratórios de Pesquisa Sonora da UFG

 

Antenor Ferreira Corrêa

Poliônimo: definição de alguns termos relativos aos procedimentos pós-tonais

 

Any Raquel Carvalho co-autor(a)

Fantasia para Órgão, Op. 115, de Ernst Widmer: uma abordagem analítica

 

Arthur Rinaldi co-autor(a)

A organização formal na obra de Iannis Xenakis

 

Augusto Pires Ordine co-autor(a)

Análise da trilha sonora do Programa Ra-Tim-Bum da TV Cultura:

resultados parciais

 

Mídia, música e educação: análise da linguagem sonora do programa infantil “Xuxa no Mundo da Imaginação” da Rede Globo e suas implicações com a educação

 

Áurea Helena de Jesus Ambiel

O tratamento temático na orquestração do Ricercar A 6 de J. S. Bach por Anton Webern

 

Áurea Helena de Jesus Ambiel co-autor(a)

Forma Sonata e procedimentos neo-clássicos no primeiro movimento da “Sonata para violão e cravo”, de Manuel Maria Ponce (1882-1948)

 

Bruna Vieira co-autor(a)

Sonata N. 1 para piano e Divertimento para cordas, de Edino Kriger: Adaptações idiomáticas no processo de transcrição

 

Catarina Domenici

Interpretando o hoje: uma proposta metodológica para a construção da performance da música contemporânea

 

Carlos Alberto Figueiredo

As edições de obras sacras de José Maurício Nunes Garcia

 

Carlos Palombini co-autor(a)

Giacinto Scelsi: colapso nervoso e orientalismo

 

Cecília Cavalieri França

Apreciação musical como indicador da compreensão musical no Vestibular da UFMG

 

Cecília Cavalieri França co-autor(a)

Bossa pra não chorar: gêneros brasileiros a quatro mãos para o iniciante ao piano

 

Identidade musical de pacientes com esclerose múltipla

 

Inclusão física versus integração: função da musicoterapia na iniciação e educação musical da criança portadora de atraso do desenvolvimento na rede regular de ensino

 

Christian Alessandro Lisboa co-autor(a)

A comparação de execuções de peças para piano do séc. XX com foco na transmissão de emoções

 

Cintia Bisconsin Ferrero

Na trilha da viola branca: aspectos sócio-culturais e técnico-musicais do seu uso no fandango de Iguape e Cananéia, litoral Sul do Estado de São Paulo

 

Clara de Albuquerque Fernandes co-autor(a)

Análise da trilha sonora do Programa Ra-Tim-Bum da TV Cultura:

resultados parciais

 

Mídia, música e educação: análise da linguagem sonora do programa infantil “Xuxa no Mundo da Imaginação” da Rede Globo e suas implicações com a educação

 

Clara Fernandes Albuquerque

L’art de toucher le clavecin: uma decisão consciente para o atual ensino de cravo

 

Clara Márcia de Freitas Piazzetta co-autor(a)

Escuta musicoterápica: uma construção contemporânea

 

Cleida Lourenço da Silva

Ernesto Nazareth e a música de concerto

 

Cleusa Cacione co-autor(a)

Avaliação da aprendizagem: desvelando concepções de licenciandos em Música

 

Cristiane Maria Galdino de Almeida co-autor(a)

Educação musical não-formal: um estudo sobre a atuação profissional em projetos sociais de Porto Alegre – RS

 

Cristiano Severo Figueiró co-autor(a)

Estratégias composicionais na interação homem-máquina

 

Cristina Capparelli Gerling co-autor(a)

Sonata N. 1 para piano e Divertimento para cordas, de Edino Kriger: Adaptações idiomáticas no processo de transcrição

 

A Sonata para Piano de Esther Scliar (1926-1978): linguagem harmônica e esquema formal

 

Convergências e derivações em valsas de Radamés Gnattali

 

A aula de solfejo e as estratégias de resolução de problemas na proposta de Davidson e Scripp

 

Sonatina n° 2 de Hector Tosar: aspectos históricos e analíticos

 

Cristina Rolim Wolffenbüttel co-autor(a)

Folclore e música folclórica: vivências e concepções de alunos do Ensino Fundamental

 

Cybelle Maria Veiga Loureiro co-autor(a)

Inclusão física versus integração: função da musicoterapia na iniciação e educação musical da criança portadora de atraso do desenvolvimento na rede regular de ensino

 

Daniel Bento

Subtematismo e unidade nos Estudos Op. 10, de Chopin

 

Daniel Gohn

Educação a distância: como desenvolver a apreciação musical ?

 

Danieli Verônica Longo Benedetti

A produção pianística de Claude Debussy durante a Primeira Guerra Mundial

 

Darlan Alves do Nascimento

Timbres e texturas em Debussy e Villa-Lobos: um estudo analítico e comparativo de “La mer” e “Amazonas”

 

Daysi Fernandes Mouta co-autor(a)

Convivendo com o câncer, cantando...: um projeto de musicoterapia na Casa Ronald McDonald

 

Deborah Fernandes Nilson co-autor(a)

Bossa pra não chorar: gêneros brasileiros a quatro mãos para o iniciante ao piano

 

Denise Cristina Fernandes Scarambone co-autor(a)

Subsídios teórico-práticos para implementação de um programa de formação continuada em educação musical para a educação básica em Uberlândia-MG

 

Denise Garcia

A música em 'Kelbilim, o cão da divindade', ou as múltiplas funções da música em cena

 

Diana Santiago co-autor(a)

A comparação de execuções de peças para piano do séc. XX com foco na transmissão de emoções

 

Didier Guigue — co-autor(a)

Conceitos analíticos baseados no conceito de objeto sonoro utilizados num estudo do Makrokosmos de George Crumb

 

Diogo Vitor Araújo co-autor(a)

Perspectivas dialógicas sobre um mapeamento musical da Maré, Rio de Janeiro.

Grupo Musicultura – CEASM/Rede Memória

 

Dorotéa M. Kerr co-autor(a)

Villa-Lobos e o canto orfeônico: análise de discurso nas canções e cantos cívicos

 

Douglas Ferreira Gadelha Campelo

Notas sobre a música e o universo mitológico Maxakali

 

Edson Zampronha co-autor(a)

Considerações sobre formalismo e referencialismo na composição musical contemporânea

 

A organização formal na obra de Iannis Xenakis

 

Inter-relações entre o ciclo “Des Knaben Wunderhorn” de Gustav Mahler e sua Terceira Sinfonia

 

Eduardo Antonio Duque

G.R.E.S Gato de Bonsucesso: reflexões de um pesquisador nativo sobre uma pesquisa ação participativa compartilhada

 

Eduardo Fraga Tullio

O Idiomatismo nas composições para percussão de Luiz D’Anunciação, Ney Rosauro e Fernando Iazzetta: análise, edição e performance de obras selecionadas

 

Eduardo Larson

Polifonia: a construção do sentido na canção

 

Eliane Figueiredo — co-autor(a)

Análise da influência da música do processo de desenvolvimento da escrita

 

Eliane Tokeshi co-autor(a)

Técnica expandida para violino: Classificação e avaliação de seu emprego na música brasileira

 

Elione Alves de Medeiros

Um discurso sobre edição e interpretação das "16 Valsas para fagote solo de Francisco Mignone"

 

Elisabeth Martins Petersen co-autor(a)

Convivendo com o câncer, cantando...: um projeto de musicoterapia na Casa Ronald McDonald

 

Eliton Perpétuo Rosa Pereira co-autor(a)

Computador, multimídia e softwares na educação musical: uma experiência interdisciplinar em escola pública de ensino formal

 

Softwares na musicalização escolar: caracterização metodológica, técnica e pedagógica

 

Elizete Higino

Duas grandes coleções musicais estão depositadas em biblioteca no Rio de Janeiro

 

Emerson Luiz de Biaggi co-autor(a)

O Neobarroco e a Escrita para Viola de Paul Hindemith: uma Investigação Estilística e Interpretativa da Sonata Op.25 No 4

 

Esdras Rodrigues Silva co-autor(a)

Jacob do Bandolim: um estilo interpretativo no choro

 

Em defesa do uso de instrumentos históricos: resposta a uma crítica de Theodor Adorno

 

Euridiana Silva

Maxakali: a fome do yãmiy e a substanciação da música

 

Fabiano Araújo co-autor(a)

A canção 23 de Junho de 1996, do Calendário do Som, de Hermeto Pascoal, segundo o conceito de monotonalidade de Schoenberg

 

Fábio Furlanete co-autor(a)

Composição de interações musicais em rede

 

A utilização de jogos eletrônicos na musicalização de crianças

 

Representações visuais na educação musical

 

Fábio Miguel co-autor(a)

Coral da Igreja Batista em Jardim Utinga: Um estudo do ambiente sonoro ao seu redor

 

Fábio Henrique Viana

Ritmo e contorno melódico: a "comunicabilidade" no Allegretto con moto, para flauta e piano, de César Guerra Peixe

 

Fátima Carneiro dos Santos

Por uma educação musical para além da ´nota´: o exercício de escuta e composição de paisagem sonora

 

Fausto Borém

Impromptu para contrabaixo e piano de Leopoldo Miguez: aspectos musicológicos, composicionais e de performance

 

Fausto Borém co-autor(a)

As informações sensoriais (audição, tato e visão) no controle da afinação não-temperada do contrabaixo acústico

 

A canção 23 de Junho de 1996, do Calendário do Som, de Hermeto Pascoal, segundo o conceito de monotonalidade de Schoenberg

 

Marcos Leite e seus arranjos vocais para o grupo vocal Garganta Profunda: aspectos históricos e estilísticos

 

Fernanda Lopes Alves co-autor(a)

Análise da trilha sonora do Programa Ra-Tim-Bum da TV Cultura:

resultados parciais

 

Mídia, música e educação: análise da linguagem sonora do programa infantil “Xuxa no Mundo da Imaginação” da Rede Globo e suas implicações com a educação

 

Fernando Binder co-autor(a)

Trombetas, clarins, pistões e cornetas no século XIX e as fontes o para história dos instrumentos de sopro no Brasil

 

Fernando Iazzetta

A importância dos dedos para a música feita nas coxas

 

Flávia Camargo Toni

Edição crítica e crítica genética em Música

 

Flávio Carvalho

Sucesso ou fracasso da ópera "Abul" de Alberto Nepomuceno em palcos argentinos?

 

Flávio Mateus da Silva co-autor(a)

Marcos Leite e seus arranjos vocais para o grupo vocal Garganta Profunda: aspectos históricos e estilísticos

 

Francisco Gouvea de Sousa

O conceito de “música popular” e as práticas musicais mineiras do século XIX

 

Frank Michael Carlos Kuehn

Além do apenas diferente

 

Freddi Gerling co-autor(a)

Sonata N. 1 para piano e Divertimento para cordas, de Edino Kriger: Adaptações idiomáticas no processo de transcrição

 

Gabriel Gagliano Pinto Alberto

Diferenças acústicas e interpretativas entre as clarinetas em si bemol e em lá

 

Geandra N. do Nascimento co-autor(a)

Perspectivas dialógicas sobre um mapeamento musical da Maré, Rio de Janeiro.

Grupo Musicultura – CEASM/Rede Memória

 

Gisele Pires de Oliveira co-autor(a)

Quatro Líricas (1938) de Francisco Mignone com poesia de Manuel Bandeira: Análise das canções com enfoque pianístico

 

Guilherme Mannis co-autor(a)

Inter-relações entre o ciclo “Des Knaben Wunderhorn” de Gustav Mahler e sua Terceira Sinfonia

 

Guilherme Menezes Lage co-autor(a)

As informações sensoriais (audição, tato e visão) no controle da afinação não-temperada do contrabaixo acústico

 

Gustavo Souza

A experiência mass mediatica no movimento hip-hop: música e violência no cotidiano da juventude brasileira

 

Harue Tanaka

Reflexões acerca dos modos de ouvir e fazer música a partir de uma pesquisa participante em uma escola de samba

 

Heitor Martins Oliveira

Conhecimento harmônico intuitivo na prática do canto em vozes

 

Heitor Martins Oliveira co-autor(a)

O uso de acordes de empréstimo modal (AEM) na música de Tom Jobim

 

Helaine Christian Alves co-autor(a)

Perspectivas dialógicas sobre um mapeamento musical da Maré, Rio de Janeiro.

Grupo Musicultura – CEASM/Rede Memória

 

Helen Gallo

A querela dos tempos: considerações sobre a música eletroacústica mista

 

Helena Jank co-autor(a)

Forma Sonata e procedimentos neo-clássicos no primeiro movimento da “Sonata para violão e cravo”, de Manuel Maria Ponce (1882-1948)

 

Hermilson Nascimento

Música popular e continuum criativo

 

Hudson Lima de O. Mendes co-autor(a)

Perspectivas dialógicas sobre um mapeamento musical da Maré, Rio de Janeiro.

Grupo Musicultura – CEASM/Rede Memória

 

Igor Jorge Kimo

Estratégias de manutenção em um Terno de Folia de Reis do norte de Minas Gerais

 

Iracele Vera Lívero

Claudio Santoro, Prelúdio n. 11: Interações entre conjuntos de sons e estrutura

 

Isabel Porto Nogueira

Antonio Leal de Sá Pereira: um modernista em terras gaúchas

 

Itamar Junior co-autor(a)

Perspectivas dialógicas sobre um mapeamento musical da Maré, Rio de Janeiro.

Grupo Musicultura – CEASM/Rede Memória

 

Jaqueline Souza de Andrade co-autor(a)

Perspectivas dialógicas sobre um mapeamento musical da Maré, Rio de Janeiro.

Grupo Musicultura – CEASM/Rede Memória

 

Jean Joubert Freitas Mendes

Renovando os sentidos: percepção e escrita etnográfica na Etnomusicologia

 

Jean Paul Bianquinch — co-autor(a)

A cultura e a música Bassari

 

Jéssica A. de Macedo

Perspectivas dialógicas sobre um mapeamento musical da Maré, Rio de Janeiro.

Grupo Musicultura – CEASM/Rede Memória

 

Joana Cunha de Holanda co-autor(a)

A Sonata para Piano de Esther Scliar (1926-1978): linguagem harmônica e esquema formal

 

João Berchmans de Carvalho Sobrinho

António Luiz Miró: um compositor lusitano no Maranhão Imperial

 

João Miguel Freire

Conclusões da pesquisa “Pianistas e Cláudio Santoro- um estudo etnomusicológico”

 

João Pardal Barreiros co-autor(a)

As informações sensoriais (audição, tato e visão) no controle da afinação não-temperada do contrabaixo acústico

 

Jônatas Manzolli co-autor(a)

Reflexões sobre a criação gestual na peça Invariâncias no.1 a partir do Planejamento Parametrizado

 

Composição de interações musicais em rede

 

Estudo experimental da sonoridade “chalumeau” da clarineta através de projeto fatorial (ii)

 

José Carlos Teixeira Júnior

A música umbandista e o mercado religioso carioca – uma abordagem etnomusicológica

 

José Fortunato Fernandes

Brasilidade na ópera: um paralelo entre Malazarte de Lorenzo Fernândez e Pedro Malazarte  de Camargo Guarnieri.

 

José Henrique Martins

Camargo Guarnieri e Mário de Andrade – sua ligação através dos “12 Poemas da Negra”

 

José Nunes Fernandes co-autor(a)

Análise da trilha sonora do Programa Ra-Tim-Bum da TV Cultura:

resultados parciais

 

Mídia, música e educação: análise da linguagem sonora do programa infantil “Xuxa no Mundo da Imaginação” da Rede Globo e suas implicações com a educação

 

Josélia Ramalho Vieira

José Siqueira, um líder musical

 

Josely Maria Machado Bark

Alceo Bocchino: Sonatina para piano – uma abordagem analítica-estrutural

 

José Orlando Alves co-autor(a)

Reflexões sobre a criação gestual na peça Invariâncias no.1 a partir do Planejamento Parametrizado

 

José Vianey dos Santos

Treze Canções de Amor de Camargo Guarnieri – Uma abordagem analítica e interpretativa.

 

Josye Durães

Ideologias cruzadas na produção musical de Cláudio Santoro

 

Júlia Zanlorenzi Tygel

Etnomusicologia aplicada: uma reflexão crítica sobre as metodologias de dois projetos de pesquisa e ação

 

Julian Jaramillo Arango

Música do ready-made: registro, reprodução e ruído

 

Laila Andresa C. Rosa

Iansã, Mãe Biu e a busca pelo “eu” nacional em terra estrangeira -Sincretismo religioso, compartilhamentos musicais e gênero a partir de uma toada de Iansã

 

Lara Gazaneo co-autor(a)

Musicoterapia na humanização – uma proposta de trabalho em hospital oncológico

 

Lara Roberta P.de L. e S. Greco co-autor(a)

Il Neige... de Noveau! e Viva Villa!, de Gilberto Mendes: Um estudo sobre intertextualidade musical

 

Leandro Pedrotti Coradini co-autor(a)

Considerações sobre formalismo e referencialismo na composição musical contemporânea

 

Leila Rosa Gonçalves Vertamatti co-autor(a)

Alargando as fronteiras da experiência Coral

 

Lenita Nogueira

Música e política: o caso de Carlos Gomes

 

Lenita Nogueira co-autor(a)

O Processo de Elaboração Composicional de Condor de Antônio Carlos Gomes

 

Lenita Portilho Furlan co-autor(a)

O processo inicial do desenvolvimento da habilidade de leitura e escrita musical: um paralelo com a psicogênese da língua escrita

 

Leomara Craveiro de Sá co-autor(a)

Escuta musicoterápica: uma construção contemporânea

 

Leonardo dos Santos Marques co-autor(a)

Perspectivas dialógicas sobre um mapeamento musical da Maré, Rio de Janeiro.

Grupo Musicultura – CEASM/Rede Memória

 

Leonardo Loureiro Winter

Elementos paradoxais nas “Quatro estações do sonho”, opus 129, de Ernst Widmer

 

Lia Rejane Mendes Barcellos

A previsibilidade da canção popular como “Holding” às mães de bebês prematuros.

 

Lia Tomás

A “Tipologia da Escuta” de Theodor Adorno

 

Liane Hentschke co-autor(a)

Aprender a ensinar: os saberes docentes na construção da prática de ensino dos estagiários de música

 

Liane Hentschke co-autor(a)

A aula de solfejo e as estratégias de resolução de problemas na proposta de Davidson e Scripp

 

Luciana Barongeno

O ensaio sobre as Treze canções de amor

 

Luciana Del Ben co-autor(a)

Folclore e música folclórica: vivências e concepções de alunos do Ensino Fundamental

 

Educação musical não-formal: um estudo sobre a atuação profissional em projetos sociais de Porto Alegre – RS

 

Luciana Monteiro de Castro co-autor(a)

Estudos analítico-interpretativos da canção de câmara brasileira: um foco sobre os pares de canções de Alberto Nepomuceno

 

Luciana Nunes Kiefer

As canções para voz aguda e piano de Bruno Kiefer: uma abordagem interpretativa

 

Luciana Requião

Processos de trabalho do músico & formação profissional: fundamentos metodológicos

 

Luciana Rodrigues Gifoni

Música de câmara e pós-modernismo: os grupos Syntagma (CE) e Anima (SP)

 

Luciane Beduschi

Fundamentos para o Estabelecimento do Catálogo de Obras de Sigismund Neukomm

 

Luciano Zanatta

Um Processo Composicional de Música Gravada

 

Lúcia Pompeu de Freitas Campos

O choro contemporâneo de Hermeto Paschoal

 

Lúcia Silva Barrenechea co-autor(a)

Quatro Líricas (1938) de Francisco Mignone com poesia de Manuel Bandeira: Análise das canções com enfoque pianístico

 

Il Neige... de Noveau! e Viva Villa!, de Gilberto Mendes: Um estudo sobre intertextualidade musical

 

Luís Carlos de Oliveira co-autor(a)

Estudo experimental da sonoridade “chalumeau” da clarineta através de projeto fatorial (ii)

 

Luís Fernando Panadés Aranha

Samba e Rádio das décadas de 30 e 40:

trabalho, cultura e inclusão social

 

Luis Ricardo Silva Queiroz

A música dos Catopês em suas dimensões performáticas e socioculturais

 

Luis Ricardo Silva Queiroz co-autor(a)

A música no contexto social de Montes Claros

 

Perspectivas para as licenciaturas na área de música: concepções do projeto político pedagógico do curso de licenciatura em música da Universidade Federal da Paraíba

 

Luís de Moura Aragão co-autor(a)

Convivendo com o câncer, cantando...: um projeto de musicoterapia na Casa Ronald McDonald

 

Luiz Henrique Fiaminghi co-autor(a)

Em defesa do uso de instrumentos históricos: resposta a uma crítica de Theodor Adorno

 

Luíza Monteiro de Castro Silva Dutra

Catalogação virtual de canções brasileiras: divulgação e compartilhamento de informações

 

Mackely Ribeiro Borges

Gira de Escravos na Umbanda de Salvador- BA

 

Marcelo Alves Brum

A experiência da realização de concertos como vivência profissional e estética na formação do aluno de Música

 

Marcelo Macedo Cazarré co-autor(a)

Arthur Napoleão e os estilemas do virtuosismo oitocentista

 

Marcello Ferreira co-autor(a)

Conceitos analíticos baseados no conceito de objeto sonoro utilizados num estudo do Makrokosmos de George Crumb

 

Márcia Victório de Araújo Costa

Construindo a  História da Educação Musical no Colégio Pedro II

 

Márcia de Oliveira Goulart co-autor(a)

Histórico dos eventos científicos brasileiros na área de música no século xx

 

Márcio de Souza

A música no teatro de J. Simões Lopes Neto: aspectos históricos e estruturais da comédia-opereta “Os Bacharéis” (1894)

 

Márcio Páscoa

A ópera na Amazônia durante o século XIX: José Cândido da Gama Malcher e o melodrama Bug Jargal

 

Marco Túlio de Paula Pinto

O saxofone na música de Radamés Gnattali

 

Marcos Botelho

Sociedades musicais do Centro-Norte fluminense

 

Marcos Branda Lacerda

Transformação dos processos rítmicos de offbeat timing e cross rhythm em dois gêneros musicais tradicionais do Brasil

 

Marcos Holler

A música na atuação dos jesuítas na América portuguesa

 

Marcos Moreira co-autor(a)

Identidade musical de pacientes com esclerose múltipla

 

Marcos Nogueira

O ato da escuta e as metáforas de evento musical

 

Marcos Pantaleoni

Novas Abordagens da Harmonia na Música Eletroacústica

 

Marcos Virmond co-autor(a)

O Processo de Elaboração Composicional de Condor de Antônio Carlos Gomes

 

Marcus Mota

A realização de óperas como campo interartístico: dramaturgia, performance e interpretação de ficções audiovisuais

 

Marcus Vieira co-autor(a)

A utilização de jogos eletrônicos na musicalização de crianças

 

Marcus Wolff

Elementos não-europeus na brasilidade musical de Mário de Andrade e Camargo Guarnieri

 

Margarete Arroyo

Adolescentes compondo: interpretação sociológica e implicações para a Educação Musical

 

Margarida Borghoff co-autor(a)

Estudos analítico-interpretativos da canção de câmara brasileira: um foco sobre os pares de canções de Alberto Nepomuceno

 

Maria Cecilia A.Torres

Fragmentos de identidades musicais: recorte de uma pesquisa biográfica

 

Maria Cristina de Carvalho Cascelli de Azevedo co-autor(a)

Aprender a ensinar: os saberes docentes na construção da prática de ensino dos estagiários de música

 

Maria de Lourdes Sekeff

Música e psicanálise

 

Maria Elizabeth Lucas co-autor(a)

Arthur Napoleão e os estilemas do virtuosismo oitocentista

 

Maria Helena J. Borges

Softwares na musicalização escolar: caracterização metodológica, técnica e pedagógica

 

Maria Helena J. Borges co-autor(a)

Computador, multimídia e softwares na educação musical: uma experiência interdisciplinar em escola pública de ensino formal

 

Maria Ignez Cruz Mello

Aspectos interculturais da transcrição musical

 

Mariluci Correia do Nascimento co-autor(a)

Perspectivas dialógicas sobre um mapeamento musical da Maré, Rio de Janeiro.

Grupo Musicultura – CEASM/Rede Memória

 

Mario de Souza Maia

O sopapo e o cabobu: a invenção de uma tradição percussiva no extremo sul do Brasil

 

Marisa Fonterrada co-autor(a)

O processo inicial do desenvolvimento da habilidade de leitura e escrita musical: um paralelo com a psicogênese da língua escrita

 

Coral da Igreja Batista em Jardim Utinga: Um estudo do ambiente sonoro ao seu redor

 

O papel mediador da educação musical no contexto hospitalar: uma abordagem sócio-histórica

 

Alargando as fronteiras da experiência Coral

 

Maria Betânia Parizzi Fonseca

O canto espontâneo como indicador do desenvolvimento cognitivo da criança de três a seis anos

 

Marly Chagas Oliveira Pinto co-autor(a)

Musicoterapia na humanização – uma proposta de trabalho em hospital oncológico

 

Martha Herr

As canções para voz aguda e piano de Bruno Kiefer: uma abordagem interpretativa

 

Martin Heuser co-autor(a)

Fantasia para Órgão, Op. 115, de Ernst Widmer: uma abordagem analítica

 

Maurício Freire Garcia

A análise espectrográfica como ferramenta didática

 

Maurílio Nunes Vieira co-autor(a)

As informações sensoriais (audição, tato e visão) no controle da afinação não-temperada do contrabaixo acústico

 

Michelle Lauria Silva

As sonatas para violino e piano de cláudio santoro: uma abordagem estilística

 

Mônica Duarte

A significação no âmbito da virada retórica da filosofia: fundamentos teóricos para a análise dos discursos sobre música

 

Mônica Duarte co-autor(a)

Análise da trilha sonora do Programa Ra-Tim-Bum da TV Cultura:

resultados parciais

 

Mídia, música e educação: análise da linguagem sonora do programa infantil “Xuxa no Mundo da Imaginação” da Rede Globo e suas implicações com a educação

 

Mônica Leme

Impressão Musical no Rio de Janeiro (séc. XIX): Modinhas e Lundus para “Iaiás” e “Ioiôs”

 

Monique de Lima Pureza co-autor(a)

Perspectivas dialógicas sobre um mapeamento musical da Maré, Rio de Janeiro.

Grupo Musicultura – CEASM/Rede Memória

 

Myrian Ribeiro Aubin

Três micro-peças de Ronaldo Miranda: decisões interpretativas aplicando o método “note grouping”

 

Nadia Aparecida de Souza co-autor(a)

Avaliação da aprendizagem: desvelando concepções de licenciandos em Música

 

Nadge Breide co-autor(a)

Convergências e derivações em valsas de Radamés Gnattali

 

Nathália Faustino Pereira co-autor(a)

Perspectivas dialógicas sobre um mapeamento musical da Maré, Rio de Janeiro.

Grupo Musicultura – CEASM/Rede Memória

 

Nidia Beatriz Nunes Kiefer

Projeto Prelúdio

 

Pablo Sotuyo Blanco

Damião Barbosa de Araújo: de músico militar a mestre-de-capela

 

Patrícia Furst Santiago

A perspectiva da técnica Alexander sobre os problemas físicos da performance pianística

 

Paulo Castagna

Um século de música brasileira, de José Rodrigues Barbosa

 

Paulo Castagna co-autor(a)

Histórico dos eventos científicos brasileiros na área de música no século xx

 

A produção musical de Sigismund Neukomm no Brasil

 

Trombetas, clarins, pistões e cornetas no século XIX e as fontes o para história dos instrumentos de sopro no Brasil

 

Paulo Sérgio Trindade Queiroz

Estudo de caso comparativo dos possíveis significados presentes no Concertante e no Maxixe da Pataca da mágica Rainha da Noite

 

Pauxy Gentil-Nunes

Partições e música: uma pequena resenha

 

Pedro de Moura Aragão

Luiz Heitor Corrêa de Azevedo e o mapeamento musical brasileiro

 

Pedro Kröger

Desenvolvimento e implementação de uma linguagem de descrição de alto-nível, extensível e conectável, para composição musical com sistemas de afinação

 

Polyane Schneider

Paulistana Nº 7 para piano, de Claudio Santoro: uma investigação dos elementos característicos da escrita pianística

 

Radamir Lira

Awá Korin – Nós cantamos: Um estudo do repertório dos cantos de prosperidade no candomblé de matriz Ijexá

 

Rafaela Copetti co-autor(a)

Técnica expandida para violino: Classificação e avaliação de seu emprego na música brasileira

 

Raiana Alves Maciel Leal do Carmo co-autor(a)

A música no contexto social de Montes Claros

 

Regina Antunes Teixeira dos Santos co-autor(a)

A aula de solfejo e as estratégias de resolução de problemas na proposta de Davidson e Scripp

 

Regina Meirelles — co-autor(a)

A cultura e a música Bassari

 

Renato Moreira Varoni de Castro

O violão substitui a viola de arame na cidade do Rio de Janeiro no século XIX

 

Ricardo Dourado Freire

Características e focos de aprendizagem de diversos sistemas de solfejo

 

Ricardo Dourado Freire co-autor(a)

O uso de acordes de empréstimo modal (AEM) na música de Tom Jobim

 

Influência de Jerome Bruner na teoria da aprendizagem musical de Edwin Gordon

 

Ricardo Goldemberg co-autor(a)

Estudo experimental da sonoridade “chalumeau” da clarineta através de projeto fatorial (ii)

 

Ricardo Lobo Kubala co-autor(a)

O Neobarroco e a Escrita para Viola de Paul Hindemith: uma Investigação Estilística e Interpretativa da Sonata Op.25 No 4

 

Rodrigo Gudin Paiva

Percussão: uma abordagem integradora nos processos de ensino e aprendizagem desses instrumentos

 

Rogério Borda Gomes

Por uma proposta curricular de curso superior em guitarra elétrica

 

Rogério Luiz Moraes Costa

Apontamentos sobre o estudo da harmonia: por uma abordagem abrangente

 

Rosa Fuks

O novo sentido do silêncio na Escola Normal – Considerações acerca da música da instituição em dois tempos (anos oitenta e noventa)

 

Salomea Gandelman co-autor(a)

A Cartilha Rítmica para Piano, de Almeida Prado: vertentes pedagógicas

 

Sandra Loureiro de Freitas Reis

Forma musical, mimesis dos princípios da vida; Interpretação, transcriação poética da partitura.

 

Sara Cohen co-autor(a)

A Cartilha Rítmica para Piano, de Almeida Prado: vertentes pedagógicas

 

Sergio Augusto Molina

A organização das alturas no quarto movimento do Quarteto Iv de Béla Bartók

 

Sérgio Figueiredo

A prática coral na formação musical: Um estudo em cursos superiores de licenciatura e bacharelado em música.

 

Sheila Zagury

O “neo-choro”: os novos grupos de choro e suas re-leituras dos grandes clássicos do estilo

 

Shirlene Vianna Moreira co-autor(a)

Identidade musical de pacientes com esclerose múltipla

 

Sidney José Molina Júnior

Performance musical como desleitura

 

Silvana Scarinci

Um exemplo de abordagem analítica de uma cantata italiana do século XVII: Apresso ai molli argenti, de Barbara Strozzi (1619 – 1677)

 

Silvia Hasselaar co-autor(a)

Sonatina n° 2 de Hector Tosar: aspectos históricos e analíticos

 

Sinesio Jefferson Andrade Silva co-autor(a)

Perspectivas dialógicas sobre um mapeamento musical da Maré, Rio de Janeiro.

Grupo Musicultura – CEASM/Rede Memória

 

Sonia Ray co-autor(a)

O alongamento muscular no cotidiano do performer musical: estudos, conceitos e aplicações

 

Sônia Tereza da Silva Ribeiro co-autor(a)

Subsídios teórico-práticos para implementação de um programa de formação continuada em educação musical para a educação básica em Uberlândia-MG

 

Tatiana Catanzaro

Do descontentamento com a técnica serial à concepção da micropolifonia e da música de textura

 

Thiago Rodrigues da Silva co-autor(a)

Perspectivas dialógicas sobre um mapeamento musical da Maré, Rio de Janeiro.

Grupo Musicultura – CEASM/Rede Memória

 

Valério Fiel da Costa

Interpretando e reinterpretando esquemas de preparação de obras para piano preparado de John Cage

 

Piano preparado: composição com resultantes

 

Verônica Gomes Archanjo de Oliveira Silva co-autor(a)

Influência de Jerome Bruner na teoria da aprendizagem musical de Edwin Gordon

 

Vanda Lima Bellard Freire

Avaliação do novo currículo de Licenciatura em Música da Escola de Música da UFRJ -A perspectiva dos alunos

 

Óperas e Mágicas em teatros e salões do Rio de Janeiro e de Lisboa

 

Vanda Lima Bellard Freire co-autor(a)

Panorama da produção científica brasileira sobre música e fenomenologia

 

Vanessa Pereira de Morais co-autor(a)

Perspectivas dialógicas sobre um mapeamento musical da Maré, Rio de Janeiro.

Grupo Musicultura – CEASM/Rede Memória

 

Vanessa Weber de Castro

A música e o tempo em um periódico baiano do século XIX

 

Vanildo Mousinho Marinho

Emboladas da Paraíba: buscando uma caracterização dessa manifestação musical

 

Vanildo Mousinho Marinho co-autor(a)

Perspectivas para as licenciaturas na área de música: concepções do projeto político pedagógico do curso de licenciatura em música da Universidade Federal da Paraíba

 

Victor Neves de Souza co-autor(a)

Perspectivas dialógicas sobre um mapeamento musical da Maré, Rio de Janeiro.

Grupo Musicultura – CEASM/Rede Memória

 

Wladimir Tourinho co-autor(a)

Análise da trilha sonora do Programa Ra-Tim-Bum da TV Cultura:

resultados parciais

 

Mídia, música e educação: análise da linguagem sonora do programa infantil “Xuxa no Mundo da Imaginação” da Rede Globo e suas implicações com a educação

 

Xandra Andreola Marques co-autor(a)

O alongamento muscular no cotidiano do performer musical: estudos, conceitos e aplicações

 

Yahn Wagner Ferreira de Mello Pinto

Da experiência musical para o entendimento – Relações da estruturação textural na percepção do objeto musical

 

Zoica Andrade Caldeira co-autor(a)

O papel mediador da educação musical no contexto hospitalar: uma abordagem sócio-histórica

 

Zoya Alves Maia

Considerações Sobre o Sagrado e o Profano nos Estilos Musicais