NOTAS FINAIS SOBRE O ENCONTRO


O XII Encontro teve como característica principal a aplicação de um formato distinto de realização. A Comissão Organizadora Local decidiu apresentar uma nova proposta de condução para os nossos encontros anuais. Propomos encurtar a duração total do evento, alterar a maneira de serem constituídas as mesas e a forma de apresentação dos trabalhos.

A proposta de encurtamento da duração total do evento surgiu como tentativa de reverter a tendência crescente do número de participantes que não permaneciam durante todo o encontro ou participavam exclusivamente das comunicações de suas sub-áreas de atuação, fazendo flutuar a efetividade da programação, redundando, sempre ao final, num constante esvaziamento de nossas assembléias gerais.

Decidimos, a partir da constatação das tendências de fragmentação e dispersão que vinham marcando nossos encontros recentes, que seria edificante reiterar nossa posição de mantermos a associação nos mesmos moldes de 1989 quando essa foi criada. Optamos por compor as mesas com um representante de cada sub-área em torno de um mesmo tema, congregando um número maior de participantes às sessões plenárias, incrementando um debate coletivo, mais rico e abrangente. Na composição das mesas, convidamos recém-doutores com o intuito de abrir espaço para novas idéias, buscando a renovação da instituição.

Durante o encontro, foram apresentadas três conferências e oito trabalhos em mesa. Para provocar uma maior interação entre as sub-áreas, escolhemos a forma de poster para a apresentação dos trabalhos. Foram apresentados 55 trabalhos reunindo a produção, docente e discente, de vinte instituições brasileiras de ensino universitário, vários dos que, devido a abragência temática de vários deles, ficaram inseridos nestes Anais em mais de uma área de concentração: em Análise, Teoria e Composição (24); Etnomusicologia e Musicologia Histórica (23); e Educação Musical e Práticas Interpretativas (23).

Agradecemos ao CNPq e à CAPES, pelo sempre presente apoio, e à Fundação Luis Eduardo Magalhães, pela cessão das instalações e pessoal, que viabilizaram o XII Encontro Anual da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música.


Alda Oliveira
Jamary Oliveira
Joel Barbosa
Manuel Veiga
Oscar Dourado

índice    |   t  pag.  u          sair