ANPPOM
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA

MUSICOLOGIA
Comunicações, Painel e Relatos de Pesquisa


Catálogo Temático da Coleção Manuel José Gomes (relato)

Lenita Waldige Mendes Nogueira

Download da versão .pdf deste texto

O projeto Catálogo Temático da Coleção Manuel José Gomes recebeu neste ano de 1995 a Bolsa VITAE de Artes na área de Pesquisa Musical e visa a catalogação de cerca de 700 manuscritos musicais que datam desde 1810 até o início deste século. Este acervo, bem como a tradição musical de Campinas, foi formado a partir da chegada do pai de Carlos Gomes, Manuel José Gomes (1792-1868) à Campinas por volta de 1815 para atuar como mestre-de-capela da então Vila de São Carlos, função que exerceu por mais de cinqüenta anos. Após sua morte, seu arquivo musical foi requisitado em inventário por seu filho Sant'Anna Gomes que continuou ampliando-o com composições suas como de outros autores.

Este material foi doado pela família ao Centro de Ciências, Letras e Artes de Campinas, uma entidade particular fundada em 1901 e que mantém o Museu Carlos Gomes onde está o acervo em questão desde 1954. Este material nunca havia passado por uma catalogação sistemática e foi bastante manuseado, às vezes por pesquisadores nem sempre cuidadosos, que deixaram marcas de caneta esferográfica ou jogaram fora capas de partituras possivelmente deterioradas, mas que, apesar disso, deveriam ter permanecido como estavam no conjunto do acervo a fim de não descaracterizá-lo.

Desde 1987 vínhamos trabalhando com esse material de maneira assistemática e somente agora, com o apoio da VITAE é que a catalogação será concluída. Em 1990 defendemos na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo a dissertação de mestrado "Maneco Músico, pai e mestre de Carlos Gomes" onde foi feito um levantamento histórico completo do seu trabalho e atividades musicais, revelando um músico bastante competente e um trabalhador incansável, cuja influência regional em sua época foi marcante. É importante salientar a qualidade histórica e musical dessa documentação e sua abrangência, uma vez que possui obras únicas, cuja preservação se deve à cópias realizadas por Manuel José Gomes. Como exemplo, podemos existem algumas obras do Padre José Maurício e de André da Silva Gomes que figuram nos Catálogos Temáticos de Cleofe Person de Matos e Régis Duprat, e que só foram preservadas graças às cópias de Gomes, que, além de copista, mestre-de-capela, regente e professor, era também um excelente compositor.

Entre outros compositores encontrados nesse acervo podemos citar Joaquim José Emerico Lobo de Mesquita, Manoel Dias de Oliveira, Jerônimo de Souza Lobo, João de Deus Castro Lobo, Jesuíno do Monte Carmelo, Henrique Alves de Mesquita, Elias Álvares Lobo, além da própria família Gomes: Manuel, e seus filhos Joaquim José Gomes de Santana, José Pedro de Sant'Anna Gomes e Carlos Gomes, sendo que este último terá uma catalogação específica para sua obra. Com relação à Sant'Anna Gomes, recebemos em 1992, o Prêmio Estímulo outorgado pelo Conselho Municipal de Cultura de Campinas, o que nos permitiu a reconstituição da obra camerística deste compositor: quartetos, quintetos de cordas e peças para canto que foram executadas publicamente naquele ano, sendo que todas estas partituras foram transcritas e agrupadas em um livro que está à disposição dos interessados.

Retornando à Coleção Manuel José Gomes, no que se refere ao trabalho de catalogação em si, já foram feitas as fichas de cada obra, e para este trabalho foi usado como base de dados o programa FoxPro, que permite ampla facilidade de relacionamentos e cruzamentos de dados que foram passados para o Word 6.0 a fim de serem formatados na forma final do catálogo. No que diz respeito ao aspecto musical de cada ficha, está sendo utilizado um programa de notação musical, uma vez que são necessários cinco ou seis compassos de cada obra para a sua completa descrição. Após a conclusão dessa fase de escrita musical, cada incipit será importado para o Word formando a obra definitiva. Esta fase só se dará após conferência e correção de pontos obscuros (e não são poucos, dada a complexidade do material) e cruzamento com outros catálogos e algumas partituras já editadas, a fim de tentar diminuir o número de obras anônimas e esclarecer algumas dúvidas que restarem ao fim do trabalho de coleta de dados.

O Catálogo Temático da Coleção Manuel José Gomes será entregue à VITAE em fevereiro próximo, e esperamos estar dando nossa parcela de contribuição para a preservação da memória musical brasileira.

Gostaríamos de aproveitar esta oportunidade para expressar nossos sinceros agradecimentos ao professor Régis Duprat que desde o início de nossos trabalhos vem prestando uma inestimável orientação, o que tem permitido que tarefa se realize da melhor maneira possível.

 

line-mus.gif (407 bytes)

Retorna

Back to Top